Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Permis de conduire do QC no Brasil
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 6 meses atrás por
SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
1 de dezembro de 2011 às 23:17 #7766
FernandoG
ParticipanteOi!
Estou com uma duvida e nao sei se alguém ja passou por isso: estou no Canada ha 3 anos e minha carteira de habilitaçao brasileira venceu no começo deste ano.
Estou indo para o Brasil nesse fim de ano e, como tenho a carteira de habilitaçao do Québec, gostaria de saber se eu posso dirigir com ela no Brasil no periodo em que estarei la ou se tenho que obrigatoriamente renovar a minha CNH do Brasil pra poder dirigir por la…
Alguém tem essa informaçao??????
Obrigado!!!!!!!!!!!! :bigups:
-
2 de dezembro de 2011 às 00:53 #48452
_TAZ_
ParticipanteVeja resolução 360 do contran:
http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
Ela regula a situação dos estrangeiros e a dos brasileiros com habilitação emitida no exterior. (tem uma pegadinha … tem que provar que a habilitação foi emitida após o brasileiro estar mais de 6 meses no exterior …). Eu imprimiria a resolução e levaria debaixo do braço …
-
2 de dezembro de 2011 às 15:16 #48473
Carlos_Santos
Participantequestao de reciprocidade, aqui no Québec podemos conduzir por 3 meses com a carteira brasileira.
-
2 de dezembro de 2011 às 16:02 #48475
mrodolfo
ParticipanteSeis meses, agora…
-
2 de dezembro de 2011 às 21:49 #48476
Shape
Participante@mrodolfo wrote:
Seis meses, agora…
Esses dias estava discutindo justamente isso com uma amiga francesa. Se você é francês, por exemplo, e tem carteira de habilitação, não precisa passar pelos exames no Québec.
Se você é Brasileiro, pode conduzir por 6 meses (que não é pouco tempo) e depois é obrigado passar por exames para ter sua habilitação… sou só eu ou tem mais alguém aqui que não ve a menor lógica nisso?
-
3 de dezembro de 2011 às 18:12 #48483
Carlos_Santos
Participanteola Shape,
na realidade existe uma lista de Países (outros que o Brasil) que sao aceitos pelo governo da provincia do Québec.
A lista esta aqui:
http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php
Obrigado Marcos pela atualizacao!
-
4 de dezembro de 2011 às 07:29 #48485
mrodolfo
ParticipanteShape,
Existe uma lógica, sim, a começar pela sinalizaçao vertical que no Brasil é diferente de boa parte do mundo…
-
4 de dezembro de 2011 às 14:00 #48486
Shape
Participante@mrodolfo wrote:
Shape,
Existe uma lógica, sim, a começar pela sinalizaçao vertical que no Brasil é diferente de boa parte do mundo…Mas eles deixam a gente conduzir por 6 MESES?!?! É nisso que não vejo lógica alguma… ou você é apto para conduzir ou não é (muito menos por 6 meses)… Se já podemos conduzir por 6 meses sem precisar de carta, por quê é mesmo que depois a gente precisa de carta? Ah sim, pra conduzir… mas a gente já conduz há 6 meses… entende onde não vejo lógica? =
-
4 de dezembro de 2011 às 22:45 #48490
Carlos_Santos
Participanteuma coisa que entendo aqui e que é diferente do Brasil é que a certeira se PAGA ANUALMENTE, como se fosse um IPVA, ou seja é uma taxa à pagar todo ano.
Por isso mesmo que vc venha de uma outra provincia do Canada, Ontario, por exemplo, vc deve trocar sua carteira pela do Québec, pois isso gera arrecadacao!
Quanto aos critérios para se poder dirigir, é a SAAQ quem estabelece e porque vc pode dirigir 6 meses e nao de maneira permanente, eu nao sei explicar.
Abraços
-
5 de dezembro de 2011 às 16:53 #48501
SANDROMS
ParticipanteShape,
tem lógica sim, siga o racioncínio:
:arrow: se vc tem um visto de turista geralmente sua a permanência máxima é de seis meses;
:arrow: não faz sentido exigir de estrangeiros em situação temporária a carteira do Quebec;
:arrow: turistas geralmente usam carros alugados, e seus trajetos são fora do horário de pico, e os destinos são locais tusiticos ou shoppings, o governos dá os 6 meses como risco calculado;
:arrow: já o residente permante recém chegado, irá logo comprar seu próprio carro e usá-lo em trajetos como trabalho ou escola, em horários de pico, estamos mais propenso ao risco de acidentes; portanto deve conhecer bem a sinalização e código de trânsito local;
:arrow: por último, o processo de torca de carteira dura alguns meses, portanto o RP recém chegado deve começar o processo assim que chegar, e não esperar os 6 meses. Nesse meio tempo pode dirigir como um turista…
Fez sentido?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
5 de dezembro de 2011 às 23:32 #48508
Shape
ParticipanteUm pouco sim Dandroms, e não estou reclamando dos 6 meses que temos para usar o carro como “recém chegados”… só acho que eles poderiam estabelecer alguma nova regra do tipo: o cara que chegou e consegue provar que usou carro por 3 ou 4 meses (dos 6) sem infrações, poderia simplesmente “trocar” de carteira (evitando mais gastos), mas aí o Carlos já disse que vamos ter que gastar com isso todo ano, então tudo bem né?! rs
-
7 de dezembro de 2011 às 17:37 #48575
SANDROMS
ParticipanteOs gastos da troca de carteira são maiores que a taxa de renovação anual, mas o pior de tudo é a dor de cabeça: estudar a legislação, prova teorica, prova prática, rendezvous pra isso rendezvous pra aquilo, é uma novela. :bangwall:
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.