Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Pergunta para quem já fez a entrevista
- Este tópico contém 31 respostas, 17 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 8 meses atrás por tati06.
-
AutorPosts
-
-
5 de agosto de 2011 às 01:33 #7518viviharumiParticipante
Pessoal,
Estou preocupada em não entender o sotaque do entrevistador, pois ele é bem diferente do francês da França, além das expressões próprias do Québec. Alguém que já fez a entrevista, pode dizer se teve algum problema com isso? Estou pensando em fazer um curso online do Québec (Français Québécois) para ir adaptando ao sotaque, além das minhas aulas particulares.
Obrigada!
Viviane -
5 de agosto de 2011 às 02:55 #46269lilia.wangParticipante
Acho que voce pode ficar sossegada…apesar do sotaque…eles falam devagar e repetem se voce nao entender….mas precisa ter um nivel basico/intermediario….Eles perguntam bastante coisa…pra saber se voces estao cientes do custo de vida, o que vai fazer la…sobre seu trabalho…etc…eu estava bem nervosa, mas nem por isso deixei de entender e o sotaque nao me prejudicou….mas sempre vale a pena escutar mais o quebecois …pra acostumar…
nao me lembro o nome de quem me entrevistou…foi uma mulher….ainda nao recebi o pedido do exame medico…sou de 29 de junho 2010. boa sorte !! -
5 de agosto de 2011 às 11:35 #46270anisiooParticipante
Bonjour viviharumi,
Seguinte eu fiz a entrevista em junho com M. Leblanc , não sei se foi por conta do nervosismo mas não percebi sotaque Quebecois nenhum , pois ele fala pausadamente e de forma polida, eu acho que ele usou somente expressão “tabarnouche”, pq no dia que fiz a entrevista são paulo estava um caos por conta da chuva que ocorrera no dia anterior e em função disso ele teve que abrir a porta durante a nossa entrevista …
eu fiz Aliança Francesa e o Français Quebecois , eu gostei bastante pois a cada modulo aprendia bastante sobre a cultura quebecois e quando terminei o curso juntei minhas atividades e já tinha meu dôssie completo !!! fiz também uma simulacao da entrevista com professor bruno me deixou confiante !!! acho que para entrevista nao faz tanta diferença se prepara para accent quebecois , mas, quanto mais voce estudar , mais , menor sera seu choque ao chegar no québec !!!
para ter contato com o quebecois , acredito que tu podes assistir a tva.canoe.ca , me ajudou bastante existem vários programas que são transmitidos pela web …
-
5 de agosto de 2011 às 12:42 #46271JFParticipante
Viviane,
O entrevistador normalmente fala devagar e de um jeito bem claro. Apesar do nervosismo que todos sentem, nunca vi ninguém reclamando que o sotaque tenha atrapalhado em alguma coisa.
Caso você queira ficar mais tranquila, escute um pouco de francês quebecois para sentir a diferença. Eu gosto muito da rádio 98.5fm de Montréal (escuto online no site http://www.985fm.ca/) e se você pretende morar em Montreal, já aproveita para saber um pouco do que está acontecendo por lá. Recentemente a TV5 do Canadá lançou um site com episódios de alguns programas canadenses: http://video.tv5.ca. Veja qual assunto mais te interessa e assista!
Espero que ajude! :-)
Ju.
-
5 de agosto de 2011 às 13:35 #46274Carlos_SantosParticipante
@J+F wrote:
….escute um pouco de francês quebecois para sentir a diferença…
foi exatamente o que fiz antes de por os pés aqui… para nao ficar boiando depois!
Ajuda muito!
Excelente dica Ju.
-
5 de agosto de 2011 às 13:45 #46277neilasasaParticipante
Viviane,
1 mês antes da entrevista eu tentava assistir todos os dias o noticiário no TVA.canoe.
Eu acredito que noticiário é uma boa forma de praticar pois os jornalistas falam mais pausadamente e corretamente. Além de poder assistir a noite após o trabalho.
Na hora da entrevista foi bem tranquilo e a entrevistadora falou claramente. A dica é manter a tranquilidade (mesmo sendo difícil ehehehe)Bonne chance!
-
6 de agosto de 2011 às 01:55 #46288viviharumiParticipante
Muitíssimo obrigada gente!!!
Fico aliviada… Valeu demais pelas dicas!!! Vou entrar nos sites…
Eu estou fazendo aula com um professor particular desde o início do ano e tenho treinado para a entrevista… como enviei o dossier lá pelo dia 20 de jullho não sei se entrarei para esta etapa de entrevistas.. mas já estou super ansiosa!Merci!
Viviane -
6 de agosto de 2011 às 02:02 #46289viviharumiParticipante
Outra coisa, o fato de ter contatos no Québec é um fator importante na entrevista? Digo isso porque não conheço ninguém…
-
6 de agosto de 2011 às 11:58 #46290neilasasaParticipante
Bom, no meu caso não foi empecilho pois eu tb não conheço ninguém que esteja lá (a não ser de blog ou comunidade).
:bigups: -
6 de agosto de 2011 às 22:41 #46295berlotaParticipante
O entrevistador foi bem descontraido conosco, minha esposa morou um tempo na França e conversou diretinho com ele. Eu entendi tudo, mas não consegui responder direito, acho que ele viu que eu não tinha experiência e só me perguntou coisas básicas para ter uma idéia se eu tinha alguma noção.
Quanto a não conhecer ninguém lá não é um impecílio. Conhecer alguém lá só soma mais pontos para te aceitarem, mas não tira pontos. ;)
@viviharumi wrote:Outra coisa, o fato de ter contatos no Québec é um fator importante na entrevista? Digo isso porque não conheço ninguém…
-
7 de agosto de 2011 às 22:36 #46306viviharumiParticipante
Muito obrigada pelas respostas!!! Muito bom encontrar pessoas com o mesmo objetivo!! Estou adorando o site.. obrigada por serem tão prestativos!
-
8 de agosto de 2011 às 03:22 #46313andreejuliaParticipante
Olá,
Pessoal tenho uma história bem legal que pode ser que ajude motivacionalmente a galera, na nossa entrevista, datada 28/09/2010, a entrevistadora foi ótima, tudo bem “bunitinho”, minha mulher (Julia) fala bem francês e n teve dificuldades com o sotaque nem nada… Mas ela pegou e falou no final da nossa entrevista que n tínhamos alcançado os pontos mínimos para sermos aceitos pelo governo do QUEBEC, bem, ela explicou que, os principais pontos negativos que ela apontara foi a falta de experiência REGISTRADA de trabalho , de Julia, e meu francês não era nada bom na época, além de eu ser Prof. de Educação Física e minha esposa Comunicóloga-Jornalista, péssimas profissões, pontualmente falando.
Bem, depois desta Introdução aí que vem o filé (ou carne de pescoço) … Na hora que ela disse que não conseguimos e que n teríamos naquele momento o perfil para sermos selecionados, eu fiquei sem chão, mas, Julia, por instinto quase que maternal, levantou a cabeça e soltou um francês “extraordinariamente” difícil para mim, senti que ela falava dos momentos que trabalhou sem ser registrada e do seu nível de Francês. Enfim a mulher ficou espantada com a reação de Julia àquela intempérie, e decidiu reavaliar alguns pontos, mas que as resposta estava dada.
Então, saímos da salinha da Imigração com uma única certeza, “na próxima semana vcs receberão a resposta do Imigration Quebec”, ou seja, seria uma semana de espera por uma resposta que, para nós, tinha 99% de chance de ser um NÃO, bem maiúsculo.. ?.. a pior semana das nossas vidas passou lentamente….
Terça-feira da outra semana, chegando do trabalho abro a minha caixa de correspondência e lá estava, uma cartinha marronzinha com o emblema do QUEBEC, meu coração parou, entrei em casa olhei para Julia e falei “TAH PRONTA?”, abrimos com cuidado cirúrgico a correspondência, pegamos a penca de papel, mas não entendíamos nada que estávamos vendo, ficamos analfabetos até do português naquele momento, até que eu li em Francês “Certificat de Seletion du Quebec”. Aí foi só correr pro abraçooooooo…. “CONSEGUIMOS, CONSEGUIMOS!!!!”, foi uma sensação ótima, ligamos para pai, mãe, periquito papagaio.. acordei todo do prédio e fizemos o CHURRAS para comemorar..MORAL DA HISTÓRIA:
O pai de Julia, psicólogo experiente, professor de universidade e escritor de livros de Psicologia, foi o primeiro a falar conosco após a entrevista ,enquanto Julia estava aos prantos em meu ombro… :alright: Ele falou que poderia ser uma estratégia Psicológica muito utilizada em processos de seleção… Qual era a nossa Reação ao NÃO, ao negativo… Na hora me pareceu muito viável a hipótese de meu sogro, mas me deixei levar pela emotividade de minha mulher e fiquei bem triste naquele momento….Dica pro pessoal que vai a entrevista, sinta que aquele é o momento de vcs, tudo que a gente coloca sentimento ganha vitalidade, imune a qualquer tormenta…
Bonne Chance…
Fico feliz em poder ajudar de alguma forma…
Os: moderadores da Comunidade sei que meu relato ficou grande, fiquem a vontade para talhar, recortar, tudo que acharem necessário OK??!! -
8 de agosto de 2011 às 15:24 #46320Carlos_SantosParticipante
Ola André,
orbiagdo pela contribuicao e relatos grandes ou nao, sendo uteis nao tem stress ;-)
Boa sorte no restante do processo.. e parabéns!
-
8 de agosto de 2011 às 23:43 #46337viviharumiParticipante
Nossa.. que sufoco hein!? Que ótimo que no final deu tudo certo. Obrigada por compartilharem, André e Julia. Boa sorte com o restante do processo!
J+F, assisti alguns episódios do D’Est en Ouest disponibilizados pela http://video.tv5.ca. , ótimo programa! Verei os demais links! =) -
9 de agosto de 2011 às 13:55 #46355andreejuliaParticipante
Valeu galera…
Obrigado pela força…
Espero ajudar mais….
-
16 de agosto de 2011 às 00:06 #46520biamattarParticipante
Alguém formado em direito ou em outra profissão que não poderá atuar lá já fez a entrevista????
-
16 de agosto de 2011 às 13:24 #46531Carlos_SantosParticipante
ola Bia,
acho que se vc ler os relatos dos que fizeram a entrevista aqui no forum, vc os encontrara ;-)
Abraços
-
21 de novembro de 2011 às 21:25 #48265SuperSayanParticipante
Boa tarde pessoal, estou com uma duvida para a entrevista. Eu terei o frances basico para responder as perguntas da entrevista mas minha mulher nao! apesar de ela falar ingles fluente. Ela nao tera muito tempo de estudar pois ela trabalha em shopping. Então posso enviar a papelada sem o certificado de Frances dela? e Teremos problema se ela nao tiver um frances bom no dia da entrevista? Eu serei o aplicante principal.
obrigado pela atençao!
-
22 de novembro de 2011 às 22:47 #48286Carlos_SantosParticipante
seja bem vindo ao nosso forum Supersayan,
vc ja pensou que me 6 anos de existência deste forum sua questao ja poderia ter sido feita? e que talvez ela també ja deveria ter mesmo varias respostas à ela.
Entao…… que tal dar uma lida nos posts deste mesmo forum aonde vc acabou de postar:
Página Principal ‹ Processo de Imigração ‹ Processo Québec – 1ª Parte – CSQ ‹ Entrevista
Atenciosamente
-
22 de novembro de 2011 às 23:18 #48289francelineParticipante
Pessoal, aproveitando gancho e a experiência de vocês, queria tirar uma dúvida.
No início minha expectativa era Toronto, porém para minha área (tecnologia) fui informada que está difícil a aprovação, já em Quebec é mais fácil, porém é necessário o Frances, como a minha idéia e começar o preenchimento das fichas no segundo semestre de 2012, consigo um nível ao menos intermediário de Frances iniciando os estudos agora?
Alguém indica professor particular em São Paulo?
obrigada
-
23 de novembro de 2011 às 03:18 #48293Lu_campinasParticipante
Olá Franceline,
Depende de quantas horas você pretende fazer nestes 6 meses (até o meio de 2012), eu iniciei em maio deste ano 3 horas/semana, tenho um bom professor, e estamos exatamente com 6 meses, ainda estou no básico, mas confesso que não tenho tido tempo de estudar fora do horário das aulas, já vi relatos de pessoas que estudavam 3, 4, até 12 horas por dia e é claro que neste ritmo você alcança sim um nível intermediário.
Como disse, cada caso é um caso.Boa sorte e leia os relatos, tem muita coisa legal
Luciana -
23 de novembro de 2011 às 16:58 #48300peter.saParticipante
@franceline wrote:
Alguém indica professor particular em São Paulo?
obrigada
eu indicaria a École Québec
http://www.ecolequebec.com.br/ -
23 de novembro de 2011 às 20:26 #48309SuperSayanParticipante
@Carlos_Santos wrote:
seja bem vindo ao nosso forum Supersayan,
vc ja pensou que me 6 anos de existência deste forum sua questao ja poderia ter sido feita? e que talvez ela també ja deveria ter mesmo varias respostas à ela.
Entao…… que tal dar uma lida nos posts deste mesmo forum aonde vc acabou de postar:
Página Principal ‹ Processo de Imigração ‹ Processo Québec – 1ª Parte – CSQ ‹ Entrevista
Atenciosamente
UaU 6 anos?!!! parabens pelo otimo trabalho então! Bom, eu dei uma olhadinha mas não consegui achar nenhum post com este caso especifico de o aplicante principal falar o frances e a esposa não, todos ambos do casal estudaram muito e tiveram nivel bom. Mas vou procurar denovo ja que vc me deu o tok de que tem sim! Obrigado pela atenção e parabens denovo pela paciencia por todos esses anos de forum!
abraço! :mrgreen:
-
24 de novembro de 2011 às 00:41 #43778Carlos_SantosParticipante
de fato muitos colegas ja passaram por esta situacao. No comeco, somente o requerente principal era mais exigido, mas isso andou mudando….e todos sao perguntados pelo entrevistador.
Nao adianta so ter inglês, teve um caso de um colega que teve de mandar uma prova de conhecimento de francês, justamente porque na entrevista a esposa (ou marido, nao me lembro mais) nao tinha o nivel de francês necessario…
Isso tem aqui, pois me lembro ;-)
Obrigado pela compreensao!
-
5 de dezembro de 2011 às 15:39 #48495cleo.noireParticipante
Gente, sou a Cleo tenho minha entrevista agora em dezembro, gostaria de perguntar uma coisa para vcs já fizeram. Tem que levar algum comprovante da conta para comprovar fundos?
Grata,
-
5 de dezembro de 2011 às 15:52 #48496mCerqueiraParticipante
Cleo,
Se sua pergunta é pelo valor que precisamos declarar, creio que a única coisa que eles vão efetivamente exigir é aquela declaração de autonomia financeira assinada.
No meu caso, acabei levando extratos de conta atualizados, cópia de IR e até escritura do meu apartamento … mas ele nem olhou (acho que olhou só o IR).
De qquer forma, se puder levar algum extrato, leve … afinal, melhor sobrar informações do que faltar
;)#
-
5 de dezembro de 2011 às 16:02 #48497cleo.noireParticipante
Entendi, é que achei que era obrigatário ter o dinheiro já na entrevista, mas a declaração de autonomia financeira eu já tinha mandado junto com os outros documentos quando dei entrada no processo. Vc não tinha enviado, por isso que levou na entrevista? O IR é essa declaração?
Grata,
-
5 de dezembro de 2011 às 16:28 #48498mCerqueiraParticipante
IR é o imposto de Renda
sobre a declaração de autonomia financeira, de fato mandamos junto com o pacote do DCS … mas quando recebi o e-mail de convocação para entrevista, eles falam pra levar o contrato de novo …. mas de fato acho que nosso entrevistador nem pegou a outra cópia.#
-
5 de dezembro de 2011 às 16:35 #48499cleo.noireParticipante
Ok, obrigada!!!
-
11 de março de 2012 às 17:27 #51268tati06Participante
Ola pessoal, queria saber de quem ja fez a entrevista…quais sao normalmente as perguntas feitas ao dependente? pois a maioria dos dependentes nao falam muito frances( ou quase nada), vejo pelo meu marido e por alguns amigos….alguem sabe me dizer o que perguntam à segunda pessoa????
-
11 de março de 2012 às 17:41 #51269Helen HartungParticipante
Posso te dizer da minha experiência. Eu era a dependente. O que meu entrevistador perguntou foi:
-Porque eu queria morar no Québec
-Seu eu conhecia la marche à suivre para a equivalência de diploma no Québec (sou fisioterapeuta)
-Se eu sabia falar inglês (ele me perguntou isso já em inglês)
Que eu me lembre foi só, no nosso caso, o bombardeio de perguntas foi pro meu marido…rsBonne chance !!
-
12 de março de 2012 às 12:00 #51280tati06Participante
obrigada Helen….valeu…tomara que seja so isso mesmo…..bjos
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.