pensando em emigrar – cheio de duvidas

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! pensando em emigrar – cheio de duvidas

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      maunissan
      Participante

olá, sou o mauro tenho 33 anos e penso em emigrar pro quebec eu e minha esposa.

não falo francês (só fiz o o basico intensivo no senac em 2005) e minha esposa nada…

enfim… entendemos o processo, lemos toda ainformação da papelada e achamos quase impossível conseguir tudo aquilo… como por exemplo notas do colégio (estadual) e atestado de emprego pq eu trabalhava de PJ e agora to desempregado… como vou comprovar isso?

mas enfim a duvida principal nem é essa…

depois de atendido toooodo o processo e entrando com a papelada nop consulado… sai o visto e a partir dae?

simplesmente escolho um local no mapa, compro uma passagem e me mando pra lá na cara e na coragem? chego em quebec no aeroporto procuro um hotel e pronto? pra onde eu vou qdo chegar lá? alguem vai me ajudar? pra q região eu tenho q ir? escolho uma na sorte ou esse insttuto quebec q faz o processo me determina algum local? essa parte eu nao entendi…

tenho q pensar nisso tudo antes de começar o processo…

tem algum jeito de chegar lá sem o frances e parender por lá? naopodemos torrar a grana em cursos aqui q não ensinam nada… um basico é caro pra chuchu e tem 50hs de aula… demora pra burro tbem mesmo intensivo…eu fiz um de 100hs num mês mas ja esqueci tudo…e nao dava pra fazer uma entrevista mesmo naquela época…era o basico inteiro mas era muito simples… e era SENAC hein!!!

então me deem uma ajuda ae galera…

abs

SANDROMS
      Participante

Mauro,

Boa a sua pergunta, afinal o processo de imigração não se limita a parte burocratica. Quanto a documentação, é sim possível obter toda a papelada, histórico escolar e comprovantes de trabalho como PJ também. No meu caso, levei contratos e notas fiscais.

Quanto a perguta “e depois do visto?”.

1. mudar de país não é fácil, adaptação ao clima, cultura, mercado de trabalho, viver em outra língua e a distância da família devem ser muito bem avaliados antes de tudo.

2. pesquisar muito. Antes mesmo de obter visto, é preciso pesquisar a situação da sua profissão no Quebec, aonde vc vai gostar de viver, custo de vida. etc….

3. o Quebec oferece suporte a adaptação do imigrante. Ou seja, vc não chega desamparado. Mas esse suporte é bem limitado com exceção talvez da francisação.

4. muitos imigrantes passam os primeiros anos se adaptando ao mercado, isso envolve as vezes voltar para a faculdade ou fazer validação da sua formação.

Em suma, sugiro que vc continue pesquisando nesse forum e em blogs ou outras fontes para conhecer mais o processo todo. Antes, e depois do visto.

Filipevsm
      Participante

Mauro,

Creio que os principais pontos o Sandro lhe citou acima.

Sempre que alguem está começando as pesquisas sobre imigração, sugiro sempre a mesma coisa: Pesquise muito, não se precipite, dê a si mesmo tempo para “sentar” a idéia e aprender a magnitude do ato de imigrar. Com o tempo, você verá que mesmo só pesquisando sobre o assunto, será quase um mundo de tanta informação, e tudo isso antes do visto.

Você de fato não estará desamparado quando imigrar, pois terá acesso à várias instituições ligadas ou não ao governo que oferecem apoio aos imigrantes, apoio na inserção social e profissional, a francisação para melhor moldar seu francês ao modo de Québec, entre alguns outros, mas claro, não espere tanto, pois, como li uma vez… “…o Canadá não irá lhe pegar pelas mãos e te levar pelo tapete vermelho da imigração”.

É possível providenciar toda a documentação exigida, pode ser demorado, mas é possível. Isto é uma das muitas etapas da sua possível imigração. Outra etapa são os estudos das línguas (francês e inglês), o próprio processo exige um nível mínimo de proficiência para que você possa imigrar. Você pode obter isso, ou estudando no Brasil ou pegando um visto para estudar (por bastante tempo) fora. Os valores, infelizmente serão bem semelhantes e altos, e não vejo outra possibilidade de você aprender as línguas, se não aqui primeiro. Claro que quando você chegar no Canadá como imigrante, encontrará cursos de 50 horas por 40 dólares (o semestre), mas até lá, há um preço a ser pago aqui, e infelizmente é alto sim…

Na verdade, o preço de imigrar é relativamente caro em vários aspectos, por isso, pesquise MUITO, amadureça sua idéia, e daí então defina metas para sua imigração.

Abraços!

roxy
      Participante

Olá Mauro,

Junto com a sua documentação para o BIQ vc deverá enviar um atestado de pelo menos 150 horas de frances cursados em escola ou aulas particulares. Chegando no Quebec vc terá direito ao curso de francisação, oferecido para o governo, para entrar no curso seu nível deve ser no mínimo intermediário. A cidade em que vai morar, é vc quem decide, e ela deve ser apresentada no seu projeto de imigração no dia de sua entrevista, que será realizada em francês. Para maiores informações sugiro que vc se inscreve numa palestra informativa oferecida pelo BIQ, pelo link que segue vc também poderá fazer sua avaliação on line para saber se hoje o seu perfil e o de sua esposa seriam aceitos pelo Quebec e o que fazer para melhorar a sua pontuação:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/palestradeinformacoes-inscrevase.php

Só uma observaçao: Quebec é uma provincia do Canadá e não um instituto, quando vc chegar o órgão do governo disponível para ajuda aos imigrantes se chama MICC.
      Espero ter ajudado!

Bonne Chance!

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.