Passamos !

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4956
      ricpan
      Participante

      Pessoal,

      Passamos na entrevista nesta sexta ! Ufa que alívio.

      Dica para todos: Se estão seguindo as orientações do site e palestra não há o que dar errado. Tudo ocorreu bem conosco, apresentamos nossa papelada, conversamos um pouco sobre o Québec, regiões entre outros.

      Estamos muito felizes mesmo. Quem está no meio do processo manda brasa no Francês pra comemorar depois !

      Todos que estavam durante a manhã sairam rindo com o CSQ na mão !

      Obs.: Madame Soraya é uma pessoa muito simpática e gentil e muito profissional. Outra dica: Não levem em consideração os comentários que fazem dela, pois CADA CASO É UM CASO. Na hora foi pedindo os documentos e ao mesmo tempo avaliando o francês. Minha esposa travou um pouco na hora em que foi perguntada sobre o que pretendia fazer como trabalho, ela pediu desculpa disse que estava nervosa, respirou fundo e respondeu e mesmo assim Madame Soraya falou tudo bem e seguiu.

      É isso pessoal, não tenham medo. No final tudo da certo.

      Sucesso a todos

      ricpan

    • #18307
      lfantoniosi
      Participante

      Parabens ricpan!

      Agora vc pode relaxar enquanto seu processo federal desenrola!

    • #18309
      Ventura
      Participante

      Parabens ricpan,

      Mais uma relato de sucesso!!

      Forte Abraço a todos,

      Alexandre

    • #18310
      mariangela
      Participante

      Oi Ricpan

      Legal, mais um CSQ quentinho, saído do forno.
      Agora vamos comemorar mesmo   :wink:
      Mariangela

    • #18311
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pelo sucesso.

      Boa sorte na próxima etapa.

      Abraços,

      Alê

    • #18312
      LuanaSenna
      Participante

      Olá, Parabéns mesmo!!!

      Eu e meu esposo estamos estudando vorazmente o francês, e gostaria de pedir um favor a vc, se possivel vc poderia me relatar como foi a entrevista, quais foram as perguntas e se o francês tem que ser avançado, para temos o mesmo suceso que vocês tiveram.

      Mais uma vez Parabéns!!!!

    • #18315
      jrsp
      Participante

      parabéns!!!

      que beleza, ESTÁ CHUVENDO CSQ!

      um abraço e parabéns!

      Camila

    • #18318
      Godo
      Participante

      Meus parabéns. mandou bem !
      Sucesso!!

    • #18319
      Craisse
      Participante

      Parabéns e sucesso na etapa federal!

      Craisse!

    • #18324
      ricpan
      Participante

      Ola,

      Nossa entrevista estava marcada para as 10hs mas ela só chamou às 10:40. Quando chegamos na sala ela nos cumprimentou e foi muito simpática. Foi logo se dirigindo a mim, que sou requerente principal. Ela se apresentou e disse que estava representando o governo do Québec, começando a entrevista pedindo os passaportes.

      Ela não falava rápido, nós que não somos fluentes conseguimos entender basicamente tudo e dai por diante foi pedindo e conferindo cada documento que nós havíamos mandado: diplomas, experiência de trabalho, financeiro e o comprovante do curso de francês. No nosso caso foi uma declaração do prof. particular. As perguntas são as mesmas: porque escolheu o quebec, no que vai trabalhar, o que faz atualmente no Brasil e só. Depois dirigiu-se a minha esposa e foi ai que ela ficou nervosa, engasgou um pouco, disse que estava nervosa e depois conseguiu falar. Perguntou no que pretendia trabalhar la e como soubemos do processo para o Québec.

      O importante é estar preparado para responder tudo em francês… estudou direitinho passa, mesmo ficando nervoso. Sejam sinceros também.

      Terminado, deu algumas dicas de onde morar, emprego em demanda e nos cumprimentou com a frase de que tinhamos sido aceitos…parabéns.

      Ai foi só alegria

      Sucesso a todos

      OBS>: Lembrem-se que cada caso é um caso, tomem por base isso, não cheguem cego achando que será igual !

      @LuanaSenna”;p=”10923 wrote:

      Olá, Parabéns mesmo!!!

      Eu e meu esposo estamos estudando vorazmente o francês, e gostaria de pedir um favor a vc, se possivel vc poderia me relatar como foi a entrevista, quais foram as perguntas e se o francês tem que ser avançado, para temos o mesmo suceso que vocês tiveram.

      Mais uma vez Parabéns!!!!

    • #18326
      otto
      Participante

      Bem… o tão sonhado (ou ¨pesadelado¨)  dia da entrevista chegou …

      Chegaríamos ao Recife na quinta feira à tarde mas, devido à uma troca de horário do nosso vôo ( mesmo sem nos ter avisado), a GOL nos colocou num avião que só chegou ao Recife por volta das 23h… Aborrecimentos à parte…chegamos e nos hospedamos na casa de um casal de amigos.
      Chegamos ao Hotel Mercure na sexta-feira, dia 6, 30 minutos antes do horário marcado e, ao sermos avisados pelo recepcionista, subimos até o piso M, onde Madame Soraia Tandel estava a nos esperar… estômago dando cambalhotas mas sem nervosismo( este não teve coragem de subir.. ficou lá no saguão com os que seriam os próximos entrevistados).
      Chegando à sala, fomos recebidos por um largo sorriso, um suave mas firme BONJOUR e convidados à entrar. Apresentações devidamente feitas, Mme. Tandel começou a nossa entrevista perguntando como havia sido o nosso vôo ( serviu pra descontrair…) e pediu nossos passaportes e começou a fazer acréscimos de informações no seu laptop. Após este item, ela nos solicitou guardar os devidos documentos já verificados.
      Apesar de o francês ter sido falado desde o momento da nossa chegada, senti que a partir deste momento é que o negócio estaria ¨valendo¨, pois Mme. Tandel disse: A partir deste momento eu vou fazer perguntas a vc e, em seguida, à Sophia e gostaria que as respostas fossem bem condizentes com a documentação previamente enviada à B.A. Deste momento em diante, vieram as perguntas ¨Onde tu aprendeste a falar francês¨, perguntou a data de início do meu primeiro curso de francês. Neste momento deu um branco e eu não lembrava da data ( ou melhor, nunca nem me preocupei em saber qdo começou e qdo terminou). Ao perceber q eu estava um pouco atrapalhado, ela disse:¨ Tenha caaalma, que eu não sou a polícia!¨. Começamos a rir e a entrevista se descontraiu de vez. :D ..verificou mais uma vez meu passaporte para verificar vistos de viagens passadas. Pediu, em seguida, meu diploma universitário, verificando data de formatura e a veracidade do documento. Alguns outros diplomas depois, ela viu que eu tinha acabado recentemente mais uma pós-graduação e danou a colocar informações no laptop.
      Chegou, desta vez, o momento de solicitar provas de experiencia de trabalho… mostrei carteira com assinaturas passadas, contratos de prestação de serviço, alguns outros materiais que ilustraram o momento, etc.  Aos poucos a mesa foi ficando repleta de matrial, papéis e tudo o mais que coube nas três pastas. Detalhe: couberam na pasta pra ir à entrevista, mas não couberam mais no momento de guardá-los! Não dava tempo de guardar tudo bem bonitinho como lá chegou pois, como ela mesma disse no início da nossa entrevista, só tínhamos 45 minutos. Desta forma, ela conferiu diplomas de cursos correlatos à nossa àrea e outros pertinentes à uma rápida inclusão no mercado de trabalho, já que vamos validar nossos diploma e sabemos do tempo necessário para que este processo finde. Quando Mme. Tandel falou:¨ Vocês não estão sabendo que a profissão de vcs é regulamentada no Canadá e que a Ordem é bem rígida?( e minha barriga foi gelando!). Pq vcs não enviaram o formulário de ciência deste fato, devidamente assinado e falando que não vão exercer a Odontologia por lá? ( e uma vertigem começou a tomar de conta da minha vista). Não temos esse papel… vocês sabem que deveriam ter enviado, não é? E é por isso…( e nesta hora eu fiquei certo q o pior tinha acontecido: tínhamos esquecido de enviar o bendito formulário, mesmo tendo feito checklist dos documentos mais de 79 vezes e seríamos, por este motivo, eliminados do processo…)… que eu quero que vocês assinem este documento aqui uma outra vez, ANTES DE EU COMEÇAR A IMPRIMIR O PAPEL DE VCS! No momento que escutei isso, eu estava preenchendo um outro formulário ( nem preciso dizer q minha letra, a partir deste momento, pareceu carta psicografada pelo Chico Xavier) e quase não consigo terminar… Pense que o francês, língua que eu falo de forma corrente e sem ressalvas, ficou parecendo Rap…eu gaguejava demais pq eu estava certo que o CSQ sairia, e seria normal ficar emocionalmente movido depois da ¨dica¨ que ela nos havia dado, embora esta emoção tenha sido no momento errado, já que a entrevista ainda não tinha terminado e que a calma ainda seria amplamente necesária. ¨O que vcs vão fazer como em relação ao trabalho no Québec?¨ foi a deixa para mostrarmos nossas pesquisas em relação à Odontologia e ocupações relacionadas à ela. Mostramos impressos sobre o mercado de trabalho, estatíticas sobre desemprego…vagas disponíveis e tudo o que foi possível usar a nosso favor e que estava nos endereços que eles nos enviaram com a carta de confirmação da entrevista. E mais informação entrando no laptop e em seguida ela perguntou se tínhamos algo à acrescenter, que para ela já estava suficiente, pois deu pra ver nesta UMA HORA E DEZ MINUTOS de conversa em francês que nós éramos fluentes, bem formados, com experiência de trabalho… e que TÍNHAMOS SIDO ACEITOS PELO QUÉBEC!!!!!!!!!!! Começamos a sorrir..depois a rir.. veio uma risada mais pronunciada… Sophia começou a chorar ( o aniversário dela é semana que vem e este foi o maior presente que o trabalho de uma vida toda poderia ter dado!)… nos abraçamos… recebemos as últimas informações e recebemos as vias do CSQ, num papel comum mas que se transformou, devido ao teor do que estava escrito, num papel de óoootima qualidade! :D
      Desta forma, saímos de lá com o CSQ em mãos, um sorriso no rosto e uma imensa vontade de escrever este relatinho, para tentar ajudar aos que aqui procuram informações da mesma forma que nós procuramos e fomos muito bem recebidos pelo Jefferson, Mariana, Alessandro, Rodrigo, Pastor Carlos pessoas que nos ensinam com a sua coragem e disponibilidade, além de desprendimento de vaidades e brios. Agradecemos tb aos muitos outros que contribuem com a manutenção desta base de dados, aos que erram e que mostram com estes erros o que deve ser aprendido. Parafraseando o Jefferson: Aprenda com os erros dos outros.
      Soraia Tandel foi extremamente educada, polida e paciente ( muito diferente da mesma Soraia que havia feito a entrevista alguns meses atrás e que, segundo os relatos da imensa maioria, era bem diferente do que ela foi hoje!!).
      Levem tudo organizado e de uma forma que não seja necessário fazer esforço mental na hora de mostrar os documentos, pois o francês foi cobrado em tempo integral ( pelo menos conosco) e a emoção, a tensão e a seriedade do momento competem com a lógica e com a facilidade de encontrar datas de início e fim de trabalhos numa montoeira de papel, documentos e impressos que levamos.
      Usem marca texto de cores bem pronunciadas, pois fica mais fácil ( inclusive pra ela) encontrar informaçõs importantes perdidas num emaranhado de coisa escrita e impressa. Tudo o que foi levado foi visto e as 136 perguntas ( controversas, por sinal) participam da entrevista de uma forma bem diluída e homeopática…. mas participaram sim!
      Ficamos aqui e esperamos que os nossos companheiros virtuais ( outros reais) tenham sucesso na obtenção do CQS e que não esqueçam que muitos momentos de tensão vão aparecer… mas que fazem do momento de receber o ¨Félicitacion¨ uma coisa extremamente gratificante.

      Nesta segunda nós enviaremos os documentos para o Processo Federal ( já estava tudo pronto… dentro do envelope… aguardando somente o CSQ).
      Otto e Sophia.

    • #18328
      carol.
      Participante

      Parabéns Otto e Ricpan,
      A estação dos CSQs voltou…
      Boa sorte nas próximas etapas.
      Abraços,
      Carol

    • #18329
      mariangela
      Participante

      Parabéns Otto e Sophia

      O reelato de voces está cheio de emoções e um pouco de suspense.
      Acho que vale a pena exteriorizar tudo isso, nesse espaço, onde todos os interesses convergem. Québec,  apesar da divergência dos usuários.
      Já estava sentindo falta do relato de vcs desde ontem. Fiquei até um pouco aflita, dai vi no Timelines que dia 9 vcs ja estão enviando os docs para o Federal, daí respirei aliviada.
      Agora é comemorar, a fase seguinte é menos estressante, no que se refere ao lance de será que eu vou passar???
      Aos colegas que estão na fila de espera da entrevista relaxem, acredito que a galera de Recife se deu muito bem e isso deve ser um estímulo para todos.
      Aqui em setembro tem mais, pelo menos foi o que ela disse na última palestra…
      Boa Sorte Otto e Sophia, falta mais um pouco.     :wink:
      Mariangela

    • #18330
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Parabéns pelas recentes conquistas!!!!

      E boa sorte para os próximos entrevistados!!!

      Abraços,[/align]

    • #18336
      makeloo
      Participante

      Otto E Sophia,
      Meus parabéns!!!!!
      Estava ansioso para ler orelatode vocês.
      Agora, bola para frente.

      Um abraço
      Marcelo

    • #18337
      otto
      Participante

      Obrigado à todos…. pelo apoio, pelos relatos, pelas dicas….

    • #18339
      Hanton
      Participante

      Parabéns Otto (e Sophia) e Ricpan!!
      Muito bom saber que nossa terrinha está servindo de cenário para emissão de tantos CSQs!! :D
      Que todos vcs tenham muita sorte nas próximas etapas!!
      Aproveitamos para agradecer os relatos detalhados das entrevistas, que ainda que não devam ser seguidos a risca, como bem disse Ricpan, sem dúvida servirão como “aulas” que devemos estudar para ter uma idéia do que pode nos aguardar, quando chegar a nossa vez… E queira Deus que ela chegue logo… :wink:
      Abraços a todos!
      Hamilton e Dani

    • #18345
      Daniele
      Participante

      Otto e Sophia parabéns!! Muito bom o relato de vcs. Bem emocionante.

      Abraços, Daniele.

    • #18357
      Carlos_Santos
      Participante

      ricpan,

      parabéns pela etapa e boa sorte nas próximas!

      atenciosamente

    • #18364
      Tchika
      Participante

      Ricpan e Otto,

      Parabêns mesmo pela conquista. Mais uma fase vencida. Boa sorte na parte federal

      Abraços
      Lícia

    • #18365
      Ventura
      Participante

      Otto, parabens!! Que susto, hem!? Mas o melhor é que deu tudo certo! Sucesso na parte Federal!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18366
      jrsp
      Participante

      Parabéns!!!
      Que beleza de relato!
      parabéns Otto e Sophia,
      finalmente dentistas entrevistados e com CSQ na mão.

      Vcs precisaram marcar horário para a entrega do processo federal?

      um abc, Camila e José Roberto

      obs – porque não tentam validar os diplomas na Ordem? Até 31 de Outubro podem enviar para ver se fazem a prova em Abril.

      qq coisa nos contatem.

      Camila e José Roberto

    • #18371
      lfantoniosi
      Participante

      Parabens Otto e Sophia!

    • #18374
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Otto, Sophia e Ricpan,

      que bom que deu tudo certo!!!

      Boa sorte no processo federal!!!

      Abraços,

      Alê

    • #18379
      RickSimon
      Participante

      Aos amigos de CSQ nas mãos,

      Parabéns e muito sucesso nas próximas etapas!

      É bom ver inúmeros CSQ’s sendo emitidos, aliás se continuar nesse ritmo a Volkswagem vai ter que lançar o
      GOL CSQ, pois os números estão ficando parecidos, rsrs!!

      Brincadeiras à parte, é maravilhoso ver que muitas pessoas estão conseguindo realizar o seu projeto de imigração, isso mostra que os interessados estão se preparando de fato e que vão fazer a diferença no Québec, muito bom isso!

      Mais uma vez parabéns à todos!  E que venham mais CSQ’s!!

      Um abraço fraternal e um beijo no coração!

    • #18406
      ricardobertoni
      Participante

      Parabens Otto e Sophia por mais esta etapa cumprida…. Agora, “bora” pro federal.. abraços

    • #18418
      mcanoco
      Participante

      Oi Gente,

      Finalmente segue nosso relato da entrevista. Ela aconteceu no dia 06/06 às 11h, mas como estava de férias sem acesso a internet somente agora vou postar.
      O texto foi feito no dia, então não vou alterar nada ok?

      “Oi gente,

      Nós conseguimos!!!!!!! Estamos com nosso CSQ em mãos!!!!!
      Nossa entrevista foi hoje de manhã e durou cerca de 45 min.

      Mme. Tandel é super simpática e nos deixou muito a vontade.

      Ela começou conferindo alguns documentos como passaporte, certificados de graduação e especialização, comprovação de emprego nos ultimos 05 anos e, no nosso caso em particular, os documentos relativos a filha do 1º casamento do meu marido, que a princípio nao irá conosco.

      Em seguida perguntou sobre nossa área de atuaçao e pediu que meu marido explicasse melhor o que faz um analista de sistemas informatizados. No meu caso isso nao foi necessário.

      Perguntou porque queríamos imigrar para o Québec (seja objetivo e convincente nesse momento) e para qual cidade estamos planejando ir.

      Vale ressaltar que ela questiona com mais frequência o demandante principal, mas tbém se dirigi ao “acompanhante”. Sobretudo para pedir explicaçoes quanto a profissão.

      Feito isso ela disse que faria algumas anotações e para que não permanecessemos em silêncio, ela adiantaria que nós havíamos sido selecionados pelo Québec.

      – Félicitacions. Vous avez êtes sélectionés par le Québec !

      Nesse momento respiramos aliviados. A emoçao é indescritível.
      A partir desse momento passamos a conversar em português. E como conversamos….

      Ela nos deu várias dicas sobre cidades, alguns documentos sobre a província e contatos de escritórios de acolhimento aos novos imigrantes.

      Aos que ainda vão fazer a entrevista, fiquem traquilos, se preparem bem e certamente tudo dará certo.

      Um abraço.

      Mariana”

    • #18423
      otto
      Participante

      Parabéns, Mariana!

      A nossa foi à tarde…tá tudo no relatinho q fizemos!

      Uma coisa q percebi é que existem itens q sempre se fazem presentes na entrevista (” Fale do seu trabalho”, ” O q vcs vão fazer no Québec?”…) e outros que variam bastante, dependendo do perfil do candidato e dos documentos enviados ( “Para qual cidade vcs pretendem ir?”, “Quais as suas motivações?”)..

      No nosso caso.. a entrevista demorou bastante.. foi TOTALMENTE em francês e não nos foram cobrados todos os documentos que levamos e que ELES SOLICITAM que a gente leve!!

      Parabéns mais uma vez…

      Otto.

    • #18432
      Ventura
      Participante

      Olá Mariana,

      parabens pelo CSQ!! Sucesso na etapa federal!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18434
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Mariana,

      boa sorte na parte federal!!!

      Abraços,

      Alê

    • #18435
      abeltrao
      Participante

      Oi Pessoal,

      Nossa entrevista foi hoje pela manhã. Foi super rápida (durou cerca de 30 minutos). Mme Soraia foi super atenciosa e nos deixou muito tranquilos.

      Como aconteceu com quase todos, ela seguiu um “script”:

      1) Pediu para ver os nossos passaportes;
      2) Nossos certificados de francês;
      3) Nossos comprovantes de experiência profissional; e
      4) por fim, sobre nosso local de destino, sobre o que pensamos em fazer, o que já sabiamos sobre o Québec e o mercado de trabalho.

      Tudo correu muito bem! Saimos da entrevista e fomos direto ao banco pagar as taxas do processo federal, e em seguida já enviamos a papelada para o consulado em SP. :)

      E que venham mais CSQs!!

    • #18436
      lfantoniosi
      Participante

      Parabens abeltrão,

      E a fila vai andando!

      Vamos entupir o consulado de CSQs :-)

    • #18452
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Alexandre !!!  e boa sorte nas demais etapas!

      atenciosamente

    • #18475
      mcanoco
      Participante

      Alexandre, Otto e Alessandro,

      Muito obrigada pelos parabéns!
      Agora vamos enfrentar a fase Federal.

      Um abraço.

      Mariana

    • #18480
      otto
      Participante

      :D Toooodos de parabéns!….

    • #18484
      RickSimon
      Participante

      Gente,

      A coisa está andando mesmo, que M A R A V I L H A ! ! ! !

      Mais e mais CSQ’s!  Parabéns à todos pelo bom desempenho na entrevista, pela preparação e pela dedicação real nesse propósito, do fundo do coração parabéns!

      Estejamos sempre preparados e tudo sairá bem, com toda certeza!

      Abraços fraternais e beijos nos corações!

    • #18489
      Ventura
      Participante

      Alexandre,

      Parabens pelo CSQ!! Sucesso na parte federal.

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18492
      tanylle
      Participante

      Olá Pessoal,

      Acabei de chegar de Recife e tb estou com meu CSQ em mãos!! A entrevista foi muito tranquila, durou cerca de 30 mim ou menos. A Soraya é muito simpática!
      De inicio ela pediu o passarporte e como nele tinha um visto de estudante da frança ela já me perguntou como tinha aprendido o idioma e algumas coisas sobre a viagem. Após, me pediu meu diploma e os comprovantes de emprego, fez as contas de qnts meses de experiencia eu tinha e em seguida perguntou com o que pretendo trabalhar no Quebec e minhas pesquisas sobre a profissão. Somente isso, mais nada!! Uma grande dica é falar muito bem o francês, acho que por eu falar bem a língua minha entrevista foi bem curtinha. Um rapaz antes de mim tb, foi super rápido pq ele falava super bem o francês.

      Boa Sorte á todos!!

      Abraços, Tanylle

    • #18494
      AleBHZ
      Participante

      Tanylle e Alexandre,

      parabéns pelo sucesso.
      Agora é partir para a parte federal, que tem deixado a galera com o coração na mão…
      Como estamos no mesmo barco agora, boa sorte pra gente, não é?

      Abraços,

      Alê

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.