Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Para refletir
- Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 6 meses atrás por lilia.wang.
-
AutorPosts
-
-
28 de março de 2010 às 23:34 #6489AnonymousParticipante
Boa noite amigos, estava eu navegando nos historicos da internet (sobre imigração, é claro), muita gente reclama do Québec, pois, tiveram uma grande decepção, para aqueles que acham que existe um paraiso, fica aqui o link de refugiados que sairam do :evil: (Palestina)
http://refunitebrasil.wordpress.com/2009/01/14/frustrado-grupo-de-palestinos-quer-ir-embora-do-brasil/
O Paraiso também não é aqui, fica o recado para quem gosta de chorar.
Abraço -
29 de março de 2010 às 19:19 #38062FCelsoParticipante
Boas Carlos,
Ao que parece, tanto a cultura quanto o idioma são os principais obstáculos para os imigrantes. Pelo que percebi no Québec, pessoas vindas do oriente (China, Índia, Irã, etc) têm mais dificuldade com o francês do que os brasileiros e outros latinos. Creio que essa dificuldade está relacionada à língua materna, uma vez que para quem foi alfabetizado em línguas baseadas no latim, a estruturação da linguagem fica facilitada, em relação a outras bases de idioma.
Considero ser fundamental também lembrar ao futuro imigrante ao Québec que além do francês, é importante conhecer também o inglês (a meu ver, pelo menos no nível intermediário). E se for para escolher entre uma língua ou outra, o melhor é chegar falando inglês e depois fazer a francisação, pois o contrário não conta com o apoio do governo quebequense. Se a pessoa ficar sem inglês, vai ficar muito limitada no quesito empregabilidade, uma vez que a maioria das instituições têm contato com a parte inglesa do Canadá e também com os EUA, entre outros países que usam a língua inglesa. -
17 de maio de 2011 às 02:09 #44846lilia.wangParticipante
Ola
nao sei se é exatamente aqui que eu deveria postar….mas gostaria de saber das pessoas que moram no Canada , que passaram por toda imigracao e concluiram o sonho….gostaria de saber um pouco da opiniao sobre os blogs que desestimulam ( ao extremo) a imigracao ao canada…o notcanada …algo assim…é uma curiosidade , e claro, acho importante ouvir os dois lados da moeda….sei que as coisa nem sempre dao certo para todos….mas achei muito repulsivo os dois blogs que vi….entao , se nao for adequado…podem retirar…e me desculpe qq coisa… -
17 de maio de 2011 às 04:01 #44847mrodolfoParticipante
Acho que tudo o que lemos na internet nos dá uma vaga ideia daquilo que realmente encontramos aqui.
Penso que o Not Canada é extremista e minha conclusao é que se o médico paquistanês (ou qualquer outra profissao) fica dirigindo taxi é porque isso é mais vantajoso que exercer a medicina no seu país de origiem.
O FCelso tem diversas opinioes que eu particularmente nao concordo porém acho muito válido quando ele coloca que as pessoas deveriam vir para cá e viver um pouco do cotidiano antes de vir em definitivo. Pena que a realidade dele nao é a mesma para muitos de nós.
A sua opiniao, Lilia, você só vai conseguir formar quando aqui estiver e viver o que nós vivemos. Hoje, o saldo para mim ainda é positivo.
-
17 de maio de 2011 às 12:33 #44849Carlos_SantosParticipante
Ola Lilia,
ainda estou no positivo e melhorando bastante o positivo ;-)
Aqui no forum, colocamos duas postagens sobre a experiencia de cada um :
O lado positivo e o lado negativo…. em duas postagens separadas!
- O lado positivo do Québec: o que vc encontrou aqui …. em
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/3007.html?f=42O lado B do Québec – Quebrando o sonho do paraíso…. em
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/2995.html?f=42Mesmo aqui na CBQ, vc deve pensar como o Marcos disse, é apenas uma visao de cada um e SUA VISAO vc so tera experiementando cada uma delas e AQUI ;-)
O assunto é pertinente e nao vejo problemas em continuar a discuti-lo ;-)
Atenciosamente
-
17 de maio de 2011 às 22:16 #44866FCelsoParticipante
Oi Lilia,
Particularmente em relação ao NotCanada, concordo com o MRodolfo, é extremista do lado negativo. Do mesmo modo, também há extremos de altíssimo sucesso (dentro da interpretação do que seja sucesso para cada um) do lado positivo.
O que tenho dito muitas vezes por aqui é que pode-se pensar em utilizar os recur$o$ de imigração em projetos no Brasil (em vez de imigrar, por que não melhorar sua qualificação? Ou abrir um negócio aqui no Brasil? Quem sabe mudar para uma cidade menor?)
Menciono isso porque muita gente que imigra já parte da ideia que no Canadá conseguirá um salário maior para o mesmo emprego que tem no Brasil. Só que relacionar isso à qualidade e vida, é bastante imprudente!
Fundamental é buscar o que consideras importante para ti e teus entes queridos. E adiciono a isso, buscar o que é importante de modo racional e planejado. Quanto melhor preparada estiveres, maiores as chances de atingir teus objetivos.
Um abraço,
Fabrício -
18 de maio de 2011 às 15:11 #44884lilia.wangParticipante
Obrigada a todos pelas respostas…..
isso ajuda na pesquisa….acho que temos que estar preparados pra tudo mas que principalmente , so vou saber mesmo o que vai acontecer , quando eu estiver la….
Um dos principais motivos de minha ida é a violencia…acho que se fosse só por conta disso, nao iria me arrepender…quer dizer….em qualquer lugar vou encontrar casos de assalto, furto…mas la…talvez em menor quantidade…. -
19 de maio de 2011 às 11:37 #44897FCelsoParticipante
@lilia.wang wrote:
Um dos principais motivos de minha ida é a violencia…acho que se fosse só por conta disso, nao iria me arrepender…quer dizer….em qualquer lugar vou encontrar casos de assalto, furto…mas la…talvez em menor quantidade….
Olá Lilia,
Você já considerou a possibilidade de mudar de cidade ou de estado? Digo isso porque se tua única e exclusiva motivação para ir ao Canadá/Québec, podes não estar fazendo a melhor opção. Existem várias adversidades (podem ser considerados obstáculos) relativos à imigração, seja ela de cidade, estado e/ou país.
No caso do Québec, tem-se basicamente:
– línguas: 1) Francês e 2)Inglês
– reconhecimento da formação profissional
– experiência de trabalho no mercado canadense
– distância física da família e amigos antigos
– cultura
– climaAdicionado a isso, ainda temos o custo financeiro do processo de imigração, da instalação no novo local e o suporte para o período que não estiver recebendo remuneração.
Algo que também tens que ter em mente, os índices de violência no Canadá são, de modo geral, muito inferiores ao do Brasil. Entretanto, dependendo da província/cidade, eles são muito diferentes. A regra geral é simples: mais gente, mais confusão; menos gente, menos confusão. Se começares por aí, notas que no Brasil são 190 milhões de pessoas e no Canadá 34 milhões de pessoas (Québec 8 milhões).Como podes ver, há muitas variáveis a serem consideradas. Por isso um bom planejamento com base em metas claras, é fundamental (minha opinião).
Abraço,
Fabrício -
19 de maio de 2011 às 11:56 #44898lilia.wangParticipante
Ola Fabricio
Agradeco muito a sua opiniao….eu pensei sim….penso muito ….mas cidades pequenas ou medias no Brasil ….muitas delas ( obvio …nao conheco todas…) tem uma mentalidade diferente….para minha profissao e de meu marido….eu acho que nao daria muito certo….vejo pelos colegas da mesma area….ou acho que estou acostumada com bons profissionais me ajudando…nao sei….(sou veterinaria ,trabalho exclusivamente com felinos e meu marido personal trainer, se bem que eu nao penso em exercer a profissao…o exame da ordem é bem complicado)….Existe somente uma coisa que lá é diferente….nao existe tanta diferenca social….eu tenho parentes la…que imigraram ha mais de 20 anos….e isso é uma coisa bem marcante…acho que por ter parentes la…me motiva um pouco mais….mas como voce mesmo disse….existem sempre as coisas boas e ruins…a lingua é realmente um empecilho bem grande….mas nao ha nada que nao possa ser conquistado….com certeza galgar do zero é mais dificil….estou bem confusa ainda…rs….talvez eu precise ir pra la…ver como a coisa é …se gostar eu fico…senao eu volto…nunca diga nunca….nao é mesmo ?
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.