Palestra em Curitiba

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Encontros Palestra em Curitiba

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      Guilhermo
      Participante

Olá,
      Alguém foi na palestra do BIQ que ocorreu ontem (06/09/2012) em Curitiba?
      Alguma informação relevante foi dada?

tati06
      Participante

Oi entao, eu fui…bom, para os colegas que estao na mesma situaçao do que, esperando entrevista ha um ano, foi bom de ouvir que para nós, teremos entrevista nessa missao do fim de ano de novembro a dezembro….ela garantiu de que TODOS os processos do ano passado realmente vao ser zerados esse ano!!!falou que o objetivo do TCF é realmente acabar com as entrevistas…e reforçou o fato de que precisa falar francês, que quem consegue tirar um B1 está mais do que ótimo!!
      se alguem quiser saber de algo é só perguntar, se eu souber respondo!! :P

davidkond
      Participante

Bem, eu fui ontem na palestra. Em relação às palestras que já assisti (a primeira, em 2007 com a Soraya Tandel) achei fraca.
      O que quero dizer com isso, em resumo, acho que ficou pobre de exemplos do dia-a-dia do québequense e do imigrante, que, acredito, é o que as pessoas mais esperam saber.
      Achei também que os palestrantes anteriores foram mais “naturais” em suas explicações. :wink:

Fui lá para tentar ver se tinha alguma informação do processo Federal (pois já vai fazer 21 meses de espera :alright: ), algo sobre o consulado, etc. Ao final da palestra, ela disse não ter informações da parte federal.

Talvez foi útil para quem tinha dúvidas para obter o CSQ, mas, de qualquer forma, as pessoas terão que pesquisar por conta no site de imigração. :roll:

Eu, particularmente, tirei proveito das seguintes informações:
      – a empresa SNC-Lavalin foi a primeira empresa de engenharia do mundo
      – o salário mínimo de CAN$ 9,90/hora é o sálário de uma parcela muito pequena da população (acho que 4%), somente para quem lida na lavoura. Ou seja, na prática é mais, mas não disse quanto. :P
      – nos três primeiros meses no Canada, além de não ter acesso gratuito à saúde, também não tem acesso a outras ajudas de custo do governo, como a assistência à criança. :(
      – o processo provincial dura 12 meses e o federal também 12 meses 8O (o mais importante é acreditar).

É isso.

David

Helen Hartung
      Participante

David, vc já recebeu o pedido de exames médicos e esta esperando o visto?

davidkond
      Participante

Helen, ainda não.
      Amanhã, dia 9/9/12 farão 21 meses certinhos de angustia.
      Essa semana liguei para a Maura, e ela me disse que meu processo já foi avaliado (antecedentes e documentações) e está tudo ok, e agora estão redigindo a carta para me enviar. Segundo ela, virá: pedido para pagar taxas, pedido para o Exame, e de envio dos Passaportes.

A impressão que fico é de que os documentos são enviados para a NASA para avaliar, pois essa demora é inexplicável. Não havia nada errado com nossa documentação. O provincial foi no tempo esperado (6 meses).

Para os que estão se informando sobre o processo agora (pois o tópico sendo sobre a Palestra em CWB, é mais direcionado aos que estão começando a se interar das coisas), vão algumas dicas minhas:
      – disparem o processo provincial, e, na sequencia, o federal, o quanto antes.
      – anotem o telefone e ramal do consulado, pois será o único lugar de onde terás mais informações (do processo federal): (11) 5509-4343 – r3401 / 3420 / 3422
      – não tomem ações do tipo pedir as contas ou comprar passagens em função dos prazos que lhe passarem… só com o visto em mãos dá pra se mexer.
      – “esqueçam” do processo, e vão tocando a vida, estudando francês e economizando.

É isso…

David

Helen Hartung
      Participante

Obrigada pela resposta David,vc está cheio de razão! Me desculpem perguntar nesse tópico sobre esse assunto de exames médicos e visto, sintam-se totalmente à vontade de mudar a minha pergunta pra outro tópico apropriado.
      Um abraço!

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.