Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Oportunidade de emprego
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 5 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
20 de junho de 2012 às 23:16 #8187rodpucParticipante
Surgiu uma oportunidade de emprego pra mim no Canadá, porém a empresa não está familiarizada com o processo de imigração. Eu já estava pra entrar com o processo como skilled worker e disse que o processo seria mais rápido se eu tivesse uma proposta de emprego. Eles estão me perguntando qto tempo levaria. Eu sei que é mais rápido mas não sei qto, alguém saberia me precisar isso?
Trabalho como programador Java.
Preciso disso urgente, se alguém puder ajudar eu agradeço muito!
-
20 de junho de 2012 às 23:36 #54557
-
21 de junho de 2012 às 01:50 #54559rodpucParticipante
Oi Gabi! Obrigado pela atenção!
Os links que passou só falam sobre trabalho temporário, e no meu caso seria permanente.
É possível anexar uma proposta de trabalho ao processo como skilled worker e, dessa forma, meu processo receberia prioridade. O problema é que a empresa quer que eu informe o quanto seria reduzida a espera, pois eles não querem esperar muito.
-
21 de junho de 2012 às 11:52 #54565gabi-infirmiereParticipante
até onde sei, para quem vem com proposta de trabalho, o processo é esse mesmo.
bonne chance
-
21 de junho de 2012 às 14:19 #54573SANDROMSParticipante
@rodpuc wrote:
É possível anexar uma proposta de trabalho ao processo como skilled worker e, dessa forma, meu processo receberia prioridade. O problema é que a empresa quer que eu informe o quanto seria reduzida a espera, pois eles não querem esperar muito.
Nesse caso o seu processo tramitará junto com os outros proritários. Dê uma olhada no fórum o no sistema de timeline os processos de enfermeiros, e vc terá uma ideia do tempo do prioritário para o processo completo. Acho que está durando pouco menos de um ano. Dúvido que a empresa esperará isso. Mas, a empresa pode patrocinar o visto de trabalhador temporário enquanto vc espera o processo acabar…
Vc precisa de uma oferta oficial (não sei como funciona) acho que um email dizendo que gostaram do seu CV e querem te contratar não serve. Parece que o usuário desse fórum: javabeats, está numa situação parecida mas com as coisas já encaminhadas. Entre em contato com ele.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
21 de junho de 2012 às 15:36 #54577javabeatsParticipante
Meu caso foi um pouquinho diferente: consegui a oferta aqui no Québec, com o processo de RP já batendo na casa dos 15 meses de espera, e então o consulado preferiu priorizar e finalizar o meu processo de RP, para evitar a abertura de um pedido de work permit.
Agora, o que eu sei sobre o assunto é o seguinte:
As empresas daqui não podem sair contratando estrangeiros como bem entenderem; é por isso que, no caso do Québec, existe o processo de obtenção do CAQ, ou nas demais províncias, uma avaliação positiva da HRSDC (http://www.hrsdc.gc.ca) para que a empresa possa enfim “trazer” o profissional ao país. Após a obtenção dessa liberação, o processo com o consulado é rápido: no máximo 28 dias, cravados.
Como as empresas obtém essa “autorização”? Não sei. Muitos fatores influenciam, como o salário ofertado (para não prostituar o mercado com imigrantes), comprovar que os candidatos in loco que se apresentaram (se for o caso) não são qualificados para a vaga, etc. No caso das empresas da missão de TI, por exemplo, muitas das vagas ofertadas já tem essa “autorização” confirmada pelo governo.
Se você já está no processo para RP (via Québec), é melhor procurar o consulado é perguntar que tipo de comprovação exigem para priorizar a análise do seu processo. No meu caso, foi o contrato assinado, enviado em abril passado. Ainda estou aguardando a finalização (que deve ocorrer, creio eu, só em julho). Então, dá pra dizer com segurança que, no mínimo, de 3 a 6 meses de espera, se você for por esse caminho.
-
27 de junho de 2012 às 21:42 #54728rodpucParticipante
Obrigado pela ajuda pessoal!
Eu já estou com tudo pronto pra entrar no processo, mas ainda não entrei. Por isso estou conversando pra ver se consigo ir como temporário primeiro, vamos ver no que vai dar!
Aproveitando a opotunidade, javabeats, nossa profissão (assumo que seja desenvolvedor java tb :D ) é regulamentada por alguma ordem lá? Vc precisou fazer algo? Não entendi mto bem essa parte de como proceder qdo a profissão é regulamentada.
-
27 de junho de 2012 às 23:46 #54733javabeatsParticipante
Sou desenvolvedor Java sim
Nossa profissão não é regulamentada aqui, em outras palavras, ela não possui uma ordem na qual os profissionais devem ingressar, como no caso dos engenheiros, enfermeiros e médicos.
Pelo que eu sei, o processo da residência temporária não muda caso a profissão em questão seja regulamentada por uma ordem; o que acontece é que é responsabilidade do profissional buscar a filiação para poder exercer a profissão, atendendo aos requisitos da ordem à qual pertence.
-
28 de junho de 2012 às 14:54 #54749SANDROMSParticipante
@rodpuc wrote:
Aproveitando a opotunidade, javabeats, nossa profissão (assumo que seja desenvolvedor java tb :D ) é regulamentada por alguma ordem lá? Vc precisou fazer algo? Não entendi mto bem essa parte de como proceder qdo a profissão é regulamentada.
Minha formação é de Técnologo em processamento de dados, e darei entrada no processo de validação do diploma apenas na próxima semana. Mas sei que existe uma ordem do Tecnologos Profissionais do Quebec, aonde poderia ingressar como Tecnologo em Informatique.
Pra que serve? Pra nada! :lol: O mercado contrata profissionais de informática baseado na experiência com determinada tecnologia. Se vc não tem experiência terá mais dificuldades pra começar. Se vc já tem um proposta de emprego, vc sabe o que eles avaliam, sua capacidade técnica e ponto.
Já engenheiros*, enfermeiros, fisioterapeutas, etc. que queiram atuar no Quebec são obrigados a fazer o processo da ordem que envolve geralmente: validação do diploma brasileiro, exames técnicos e de língua e matérias adicionais para serem cursadas no Quebec.
* depende da engenharia, quem é engenheiro civil não tem como fugir, mas engenheiros de computação por exemplo não precisam da ordem.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
28 de junho de 2012 às 17:34 #54758Carlos_SantosParticipante
Ola Sandroms,
@SANDROMS wrote:
…. mas engenheiros de computação por exemplo não precisam da ordem.
Me permita uma correcao, um colega estava me perguntando umas coisas estes dias e falando justamente do filho dele que é justamente engenheiro em computacao formado aqui na Univ. Laval, o salario varia e muito quando ele pertence a ordem ;-)
E para aqueles que desejarem ser professor na area de engenharia de computacao, também precisam ser membros da ordem ;-)
Bom fica a informacao!
-
28 de junho de 2012 às 18:16 #54761mrodolfoParticipante
Complementando os complementos, fazer parte de uma ordem (OIQ ou outra) vai depender das atribuições de cada função exercida.
Se a pessoa apenas programa, ser membro da ordem pode até atrapalhar; já para ser o responsável técnico da bagaça, ser membro da ordem pode se tornar uma obrigação. Por isso a grande variação de salários encontradas…
-
29 de junho de 2012 às 14:35 #54792SANDROMSParticipante
Carlos,
vc tem razão eu generalizei demais…. até mesmo no meu caso, para trabalhar em alguns cargos de técnologo – como auditor do governo por exemplo – a ordem pode ser exigida.
mrodolfo,
Ficou muita clara a sua explicação.
Sandroms -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.