Opiniões sobre bairros de Ville de Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Québec Opiniões sobre bairros de Ville de Québec

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Autor
      rod_ss
      Participante

Boa noite a todos :) !

Gostaria de uma opinião de vocês (que estão em Ville de Québec ou já tenha ido para lá), sobre melhores regiões para moradia lá.

Pelo que estou pesquisando, há seis “regiões” :

1 – Beauport;
      2 – Charlesbourg;
      3 – La Cité;
      4 – La Haute-Saint- Charles;
      5 – Lauretien;
      6 – Les Rivières;
      7 – Limoilou;
      8 – Sainte-Foy-Sillery.

Obrigado no que puderem nos ajudar. :D

Rodrigo e Luciana.

mrodolfo
      Participante

Rodrigo e Luciana,

Sabe qual é a resposta mágica para a pergunta de vocês? Essa mesma: Depende….

Lembrem-se que o que é bom para um pode não ser para o outro.

Bonne chance,

Carlos_Santos
      Participante

dê uma olhada neste topicos:

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/1170.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/11/3240.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/11/536.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/57.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/299.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/23.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/2009.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/36/1765.html

Mas como disse o Marcos, o que é bom para mim, gosto do meu canto aqui em Ste-Foy, mas conheço gente que mora em Beauport e adora!

O que é preciso analisar é o que vc busca no bairro. eu procura escola secondaire internacional….

Atenciosamente

Carlos_Santos
      Participante

tem este site aqui tb:

-http://www.ville.quebec.qc.ca/immigrants/index.aspx
      http://www.ville.quebec.qc.ca/immigrants/docs/portrait_population_immigrante.pdf

FCelso
      Participante

Rod_ss,

Estive morando na cidade em questão durante 1 ano (mar/2008 a mar/2009) e fiz um levantamento na época, sendo baseado em incursões a pé, de bicicleta, de ônibus, de táxi e de carro.

Fiz um apanhado geral, reorganizando os “bairros” de acordo com sua proximidade geográfica.

A Cidade do Québec é na verdade uma comunidade urbana, formada no início dos anos 2000 com a junção administrativa de diversas cidades; antes disso existiam cidades independentes, todas com governo municipal próprio.

Cap Blanc, Sillery, Sainte Foy – São os mais caros, as casas custam mais de CAD$ 1 milhão em Cap Blanc; Sillery e Ste-Foy pode-se conseguir casas razoáveis entre CAD$ 200 e 400 mil. Há uma pressão sobre a região de Sillery no sentido de ocupar o terreno com construções novas (condomínios),mas já foram feitas dus votações e a população do bairro rechaçou a ideia. Entretanto, conforme passar o tempo e os dinossauros donos das propriedades forem morrendo, a tendência pode ser que essa pressão comece a surtir efeito e o bairro perder suas características. Em Ste-Foy há mais condomínios que em Sillery, mas no geral eu diria que metade de Ste-Foy é de formada por apartamentos e metade por casas (depende da região específica).
      O terreno nessa área é em sua maior parte plano, e fica sobre um platô. A incidência de ventos é constante durante todo o ano.
      Nessa área tem-se acesso fácil a centros de compras, à Universidade Laval e ao centro de formação profissional de Ste-Foy, entre outras facilidades (acesso ao centro da cidade). As linhas de ônibus mais rápidas e menor intervalo de espera passam pelo bairro, geralmente passando pelo Chemin Ste-Foy, pela Boulevard Laurier e pela Grande Alée.

Cap Rouge, L’Ancienne Lorette, Saint Augustin de Desmaures, Quartier Laurentien
      Os valores dos imóveis são intermediários (mais baratos que o grupo anterior)
      São mais afastados do centro da cidade, o transporte público é mais escasso, dificultado o acesso (mais longe) à ULaval, há menos opções de centros de compras, embora haja um centro de diversões, principalmente para ciranças.
      O terreno é sinuoso, predominando as coxilhas, havendo regiões mais planas.

Vanier, Charlesbourg, Val Belair, Lebourgneuf
      Os valores dos imóveis são intermediários (similares grupo anterior).
      São mais afastados do centro e da ULaval, sendo constituídos basicamente por condomínios de apartamentos.
      É uma região mais baixa da cidade (exceto Val Belair que apresenta-se em coxilhas); a predominância de ventos é menor que em Sillery.

Centre Ville, Basse Ville, Lairet, Notre Dame des Anges
      Os valores dos imóveis são similares ao grupo anterior, ou ainda, mais caros no caso de Centre-Ville (Vieux-Québec). Nesses bairros tem-se boa oferta de serviços, mas ULaval fica mais distante.
      É uma região marcada pela parte alta e baixa, com diferença de até 80 metros de altitude desde a área costeira do Rio São Lourenço até a parte de cima da cidade antiga (na Cidadela, por exemplo).

Limoilou e Vieux-Limoilou, Maizerets
      São os bairros mais baratos, próximos à parte antiga da cidade, muitos imóveis antigos, com grande concentração de imigrantes refugiados.
      É uma região mais plana, sem grande incidência de ventos.

Loretteville, Sainte-Émile, Wendake e proximidades
      São ainda mais distantes do centro e dos centros de compras, ULaval e cursos profissionalizantes. Os preços dos imóveis são intermediários.
      É uma região mais irregular, predominando as coxilhas com altos e baixos; a incidência de vento é moderada (afastados do Rio São Lourenço).

Beauport, Giffard, Villeneuve, Montmorecy, Courville
      São ainda mais distantes do centro e dos centros de compras, ULaval e cursos profissionalizantes. Os preços dos imóveis são intermediários. A tendência em Beauport é de ter apartamentos em condomínios, enquanto nos demais predominam as casas. O terreno é bastante íngreme dependendo da região específica.
      É uma região de altos e baixos; próximo ao Rio São Lourenço a altitude é baixa; acima da cascata Montmorency a altitude é alta. Para ir de um a outro é preciso vencer grandes declividades do terreno. A incidência de vento é intensa em qualquer lugar desses, pois é próximo ao Rio São Lourenço.

Basicamente seria isso; te recomendo dar uma olhada no Google Earth, onde considero como referência de atualização uma construção que já terminou, mas que ainda consta das máquinas trabalhando, nas seguintes coordenadas:

Latitude 46°48’54.69″N
      Longitude 71°13’3.84″O

rod_ss
      Participante

FCelso, boa tarde!

Simplesmente espetacular suas informações !!!
      Foi muito didático e prático ao mesmo tempo !

Obrigado realmente!

Rodrigo e Luciana.

alinefp
      Participante

Fcelso,

Obrigada pelas ótimas informações postadas. Ville de Québec está na minha listinha de futuro lar, já tinha uma noção de como eram os bairros, mas não com tantos detalhes.
      E quem tiver mais opiniões sobre esses bairros, por favor, continuem postando.

Sucesso para todos.

Aline

septentrional51
      Participante

Os melhores bairros em minha opinião são: Saint Roc e Saint Sauveur fica exatamente na entrocadura para pegar os ônibus 800 e 801 que vão para todos os lados da cidade.

Depois disso tem o Saint Jean Baptiste que fica na fronteira com o Vieux Québec, próximo ao parlamento, centro de eventos e do Grande parque Plains d’Abrahan ele fica essencialmente do ladinho de toda a historia da cidade de Québec.

Limoilou, perto da Galerie de La Canardière é uma excelente opção, as linhas expressas 800 e 802 passam no terminus de beauport.

Outro bairro que é um pouquinho longe, mas dotado igualmente de uma fabulosa condição de vida e Charlesbourg. Todos esses lugares são excelentes, não são muito falados por serem pequenos, não se compara com Sainte-Foy, mas são bairros bem familiares, vemos pessoas na varanda, as pessoas passam por você e falam com você eu ainda não entendo o que eles dizem mas sempre respondo merci.

afbernardi
      Participante

Faz um pouco mais de um mes que aluguei meu apartamento aqui perto da “Galerie de La Canardière” (Limoilou) e até o momento não posso reclamar.

Realmente com o Terminal de onibus relativamente perto fica facil se locomover. Tem tb supermercado, farmacia, locadora, etc… É um bairro tranquilo e o aluguel é intermediario. Daqui até o Vieux Québec + ou – 20min de onibus. Daqui até o MICC (Ste-Foy) uns 40 min.

Um amigo meu mora em Charlesbourg e lá é muito bonito mesmo, a maioria são casas, vi poucos apartamentos por lá.

FCelso
      Participante

@septentrional51 wrote:

Os melhores bairros em minha opinião são: Saint Roc e Saint Sauveur fica exatamente na entrocadura para pegar os ônibus 800 e 801 que vão para todos os lados da cidade.

septentrional51,

Não recomendo o Quartier Saint Roch e arredores, bem como a Boulevard Wilfrid-Hamel porque são locais que concentram a prostituição na Cidade do Québec. :roll:

septentrional51
      Participante

@FCelso wrote:

@septentrional51 wrote:

septentrional51,

Não recomendo o Quartier Saint Roch e arredores, bem como a Boulevard Wilfrid-Hamel porque são locais que concentram a prostituição na Cidade do Québec. :roll:

PRECONCEITUOSO

FCelso
      Participante

@septentrional51 wrote:

@FCelso wrote:

@septentrional51 wrote:

septentrional51,

PRECONCEITUOSO

septentrional51,

Não é preconceito, é a realidade. Imagine você saindo de casa com sua família e ficar exposto à convivência de oferta de “serviços de acompanhante” (por assim dizer). Particularmente não me sentiria bem com o exemplo e questionamento dos filhos menores, pois não considero isso normal na vivência em sociedade (sempre existiu, porém pode ser discreto). Estou colocando aqui a realidade para o pessoal que chegar na Cidade do Québec não se surpreender e/ou se arrepender depois das escolhas serem realizadas.

mrodolfo
      Participante

É por evitar esse tipo de discussão que minhas respostas para essas questões é sempre “depende”…

FCelso,
      Continue com a suas colocações que são sempre bastante pertinentes…

septentrional51,
      Desestresse um pouco. O que é bom e aceitável para um pode não sê-lo para outro…

Carlos_Santos
      Participante

concordo com o Marcus (Mrodolfo) e o Fcelso!

Na época que andava de onibus e lia o jornal quotidiano que circulava nele, nunca as boas noticias vinham deste bairro!

Sossego tem preço! e eu pago por ele ;-)

Boa pesquisa à todos!

Globz
      Participante

E verdade que Saint Roch de noite é um pouco barra, mas pra quem ta chegando com meios limitados uma boa opçao é Limoilou e mesmo le vieux limoilou pois esta muito proximo do centro da cidade e apenas ha 20 minutos (ligne 801) de Sainte-Foy. Os alugueis sao abordaveis, para um apartamento com dois quartos contar entre 600 e 700 CAD o que é o preço de um apartamento de um quarto em outros bairros.
      Se ha brasileiros em Limoilou faisons connaissance !

mrodolfo
      Participante

Nós decidimos o bairro em função da escola para nossos filhos…

Carlos_Santos
      Participante

@Globz wrote:

….Os alugueis sao abordaveis, para um apartamento com dois quartos contar entre 600 e 700 CAD o que é o preço de um apartamento de um quarto em outros bairros.

nao posso falar dos outros bairros, mas aqui no prédio um dois quartos (4 et demi) com todas as taxas incluidas (eletricidade tb) esta por 700 Cad (este ano). Ano passado era 10 dolares menos…. :alright:

Estou falando de Saint-Foy ;-)

Anonymous
      Participante

Pessoal,
      Ontem eu, minha esposa e meu filho completamos 1 semana de Vieux Québec, estamos hospedados no “Les Angéliques” pela indicaçao do Carlos Santos. Obrigado Carlos!
      Agora estamos procurando um novo ape para mudarmos e gostamos de Limoillou. Alguém conhece ou esta alugando um 41/2? Outra duvida: a maioria dos anuncios nao inclui éclaire e chaufage, voces sabem me dizer qto sai por mes os dois serviços?

Agradeço desde ja a quem puder ajudar! Ser novato é fogo….. risos
      Jefferson.

rod_ss
      Participante

Boa tarde a todos!!

Apenas uma questão sobre este tópico para aproveitá-lo : há alguma diferença de opinião de 2 anos para cá em relação aos bairros de Ville de Québec que vocês gostariam de comentar aqui ?

Obrigado,

Rodrigo.

RicardoTrapp
      Participante

Estou chegando agora em março e pretendo alugar algo pelo bairro de Limoilou, pois possuem algumas opções de escolas interessantes e os preços não parecem absurdos. Aproveitando a deixa, alguem ja alugou apartamento via a LABERGE? Ao que parece eles são administradores de vários prédios em todas as regiões, com apartamentos semi-meubles e meubles.

Qualquer comentario é valido.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Ricardo,

eu particularmente nao recomendo este bairro, mesmo sendo barato. Nao gostei da frequentacao quando passei por la.

Sei que o foco é sempre economizar quando chegamos, mas tudo tem um preco e sossego para mim nao tem!

Sugiro que reflita melhor sobre o bairro. Se eu nao me engano teve um colega aqui que se mudou para la. Nao sei se ainda esta por la, sei que aqui ele nao escreve mais, infelizmente!

Atenciosamente

RicardoTrapp
      Participante

Obrigado pela resposta!

Fui contratado agora nesta missao de TI e a empresa fica no bairro de Saint-Roche. Apesar de estar praticamente 4 meses procurando informações, agora que esta na vespera eu começo a ficar muito aflito pois não consigo decidir nada. Eu procurei informações sobre ste-foy mais não encontrei escolas primarias perto dos edificios que pesquisei, já que esta sempre é a prioridade para qualquer pai. Minha filha esta com 11 anos e nem sei se ela sera matriculada numa escola primaria ou secundaria, ja que ela fará 12 em julho.

Outra opção pra mim seria Charlesbourg, o que acha?

Mais uma vez, muito obrigado!

carol.
      Participante

Olá Ricardo,
      Eu nao recomendo esses bairros (Saint Roque e Saint Sauveur), se o principal pra você é a escola você deveria escolher bairros mais bem frequentados.
      O Charlesbourg sim, é bem melhor e tranquilo, principalmente mais perto do trait-carré ou mais ao norte.
      O bairro Sainte foy também é muito bom, aliás todos, eu só nao escolheria o Saint Roque, Saint Sauveur e Vanier.
      Mas é apenas uma opiniao pessoal, deve ter gente que mora lá e gosta. :bigups:
      Carolina

RicardoTrapp
      Participante

Obrigado Carolina,

Eu acho que ficarei um mês num apart-hotel antes de decidir qual bairro ficarei, não adianta me desesperar e querer resolver tudo a distancia não é mesmo?

Ricardo Trapp

rod_ss
      Participante

Bom dia e obrigado por reativarem o tópico !!

Gostaria de ter uma opinião de vocês sobre os seguintes endereços com os respectivos links no google maps :

Se puderem opinar como a primeira e a segunda opção, seria excelente, principalmente para uma família que ainda não tem carro….

1 – 2200 Avenue Chapdelaine
      Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=2200+Avenue+Chapdelaine+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&sll=46.835859,-71.238184&sspn=0.007237,0.021136&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=now&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=2200+Avenue+Chapdelaine,+Qu%C3%A9bec,+G1V+1N1&t=m&z=16&start=0

2 – 2305 Benoit XV
      Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=2305+Benoit+XV+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&ll=46.835859,-71.238184&spn=0.007237,0.021136&sll=46.788836,-71.277409&sspn=0.029207,0.084543&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=dep&date=12%2F02%2F27&time=07:00&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=2305+Boulevard+Beno%C3%AEt+Xv,+Qu%C3%A9bec,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec+G1L+1W3&t=m&z=16&iwloc=A&start=0

3 – 1805 Rue de Grandville
      Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=1805+Rue+de+Grandville+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&sll=46.789309,-71.276724&sspn=0.007243,0.021136&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=now&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=1805+Rue+de+Grandville,+Qu%C3%A9bec,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec+G1J+5E5&t=m&z=16&start=0

Obrigado a todos,

Rodrigo.

Carlos_Santos
      Participante

@RicardoTrapp wrote:

… Minha filha esta com 11 anos e nem sei se ela sera matriculada numa escola primaria ou secundaria, ja que ela fará 12 em julho.

com esta idade ela ira para o primario aqui. Minha filha com esta idade quando chegou e foi para o 6 ano do primario.

Imagino que seja o mesmo para sua filha.

Escola primaria tem muita opcao. Escolha uma e veja a moradia por perto. Foi assim que fiz.

Para ir trabalhar em Ste Roque, que é na parte baixa da cidade, nao é compliacado, basta estar na linha do 800 ou 801.

So pense no que for melhor para sua familia. Eu escolhi Ste-Foy porque tinha a escola e estava perto do CEGEP e da univerisdade. Coisa que hoje é bem util!

Nao existe problema de mudar de bairro. Alias vejo muitos que chegam aqui e depois se mudam. Mas mudar de escola para a sua filha sera menos interessante. Por isso é sempre bom ver o que é melhor para eles!

Você se desloca!

@RicardoTrapp wrote:

…Outra opção pra mim seria Charlesbourg, o que acha?

Muitos colegas moram por la. Eu nao escolhi por que ja tinha um em vista. Mas o bairro é bom!

Carlos_Santos
      Participante

@rod_ss wrote:

Se puderem opinar como a primeira e a segunda opção, seria excelente, principalmente para uma família que ainda não tem carro….

Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=2200+Avenue+Chapdelaine+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&sll=46.835859,-71.238184&sspn=0.007237,0.021136&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=now&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=2200+Avenue+Chapdelaine,+Qu%C3%A9bec,+G1V+1N1&t=m&z=16&start=0

tive um amigo que morava por ali. Tem o 107 que passa nesta rua e faz o trajeto expresso do 7 misturado com o 800. De Sainte-Foy à Gare du Palais. Eu usei muito este onibus.

Tem varios aptos por ali. Depende de qual vc ira morar. É perto da universidade e do cegep. Tem comercio perto…

Tem muito estudante nas proximidades….

@rod_ss wrote:

…2 – 2305 Benoit XV
      Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=2305+Benoit+XV+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&ll=46.835859,-71.238184&spn=0.007237,0.021136&sll=46.788836,-71.277409&sspn=0.029207,0.084543&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=dep&date=12%2F02%2F27&time=07:00&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=2305+Boulevard+Beno%C3%AEt+Xv,+Qu%C3%A9bec,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec+G1L+1W3&t=m&z=16&iwloc=A&start=0

como disse eu nao recomendo Limoulu e proximidades…. questao de ter visto gente estranha no onibus e nas ruas…. questao de impressao mesmo!

@rod_ss wrote:

…3 – 1805 Rue de Grandville
      Ville de Québec, QC

http://maps.google.ca/maps?q=1805+Rue+de+Grandville+Ville+de+Qu%C3%A9bec,+QC&hl=en&ie=UTF8&sll=46.789309,-71.276724&sspn=0.007243,0.021136&geocode=Fb3yyQIdTGfA-yl_gbS-55a4TDF-qSqlYkbOIQ%3BFUo8ygIdyF_B-ymj0f_A2ZW4TDFTYIfu4_zXZg&gl=ca&dirflg=r&ttype=now&noexp=0&noal=0&sort=def&hnear=1805+Rue+de+Grandville,+Qu%C3%A9bec,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec+G1J+5E5&t=m&z=16&start=0

para mim é a mesma coisa do 2….

Isso é pelos bairros… mas depende do estado do apto ;-)

Herve_e_Daniela
      Participante

Ola,

para quem esta chegando, recomendo participar da session d’accueil da prefeitura de Québec: http://www.ville.quebec.qc.ca/immigrants/etablir/sessions_accueil.aspx

Durante a manhã, você tera uma apresentação de todos os serviços a disposição e a tarde, você podera ter uma visita gratuita de onibus de TODOS os bairros da cidade.

Nada melhor de que ver por si mesmo cada um dos bairros.

Bem vindos,

rod_ss
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

@rod_ss wrote:

Ville de Québec, QC

tive um amigo que morava por ali. Tem o 107 que passa nesta rua e faz o trajeto expresso do 7 misturado com o 800. De Sainte-Foy à Gare du Palais. Eu usei muito este onibus.

Tem varios aptos por ali. Depende de qual vc ira morar. É perto da universidade e do cegep. Tem comercio perto…

Tem muito estudante nas proximidades….

@rod_ss wrote:

…2 – 2305 Benoit XV
      Ville de Québec, QC

como disse eu nao recomendo Limoulu e proximidades…. questao de ter visto gente estranha no onibus e nas ruas…. questao de impressao mesmo!

@rod_ss wrote:

…3 – 1805 Rue de Grandville
      Ville de Québec, QC

para mim é a mesma coisa do 2….

Isso é pelos bairros… mas depende do estado do apto ;-)

Carlos, obrigado pela sua resposta! E desculpe a demora em agradecer!!

Sempre muito solícito.

O grande problema infelizmente é que o apartamento mais legal custa $300 a mais e eu estou meio “preso” à administradora para não precisar “quebrar” meu bail aqui em Montréal. Sei até que em Sainte Foy existem apartamentos legais por preços bons, mas o apartamento em Ste Foy que a administradora tem é bem caro, cerca de $1000.

Segue o postal code : G1S 2J5

E terei que estar ai para começar o trabalho dia 26 de março, ou seja, muito perto.

Mas vamos ver se encontro ainda algo legal!

Obrigado e um abraço!
      Rodrigo.

mrodolfo
      Participante

Esse apartamento está bem longe de Ste-Foy… Está na divisa de Montcalm com St-Sacrement… Tudo bem que está no chemin…

O lugar é bem legal, com muito comércio por perto, um hospital que falam bem…

Se você for para Ste-Foy mesmo, deve encontrar bails mais em conta… Eu pagava 870$ num 4 1/2 enquanto morei lá…

Bonne chance,

rod_ss
      Participante

@mrodolfo wrote:

Esse apartamento está bem longe de Ste-Foy… Está na divisa de Montcalm com St-Sacrement… Tudo bem que está no chemin…

O lugar é bem legal, com muito comércio por perto, um hospital que falam bem…

Se você for para Ste-Foy mesmo, deve encontrar bails mais em conta… Eu pagava 870$ num 4 1/2 enquanto morei lá…

Bonne chance,

Marcos, boa noite!
      Então, muito provavelmente eu alugarei em outro local mais distante, pq estou meio “preso” ao bail aqui em MTL e a administratora tem apartamentos aí, porém, uns mais caros, outros mais em conta, mas não são ruins não.

Obrigado pelas dicas!

Abs,

Rodrigo.

Clarinha
      Participante

Olá a todos, bem interessante os comentários a cerca dos bairros em ville, eu gostei de Charlesbourg, mas nao encontro escolas primarias por lá…. Limoilou que é um bairro que parece que as pessoas nao gostam muito dele, mas tem muitas escolas primarias… o que vcs acham, no site da comission scolaire vi todas as escola nenhuma se concentra em charlesbourg ou beauport…. o que vcs acham, merci

eacampos
      Participante

Oi pessoal,

Queria a opinião de todos, em especial de Carlos que tem filho e muitos anos de Québec.

Temos um filho de 3 anos e outro de 12 anos. Queria dicas de bairros de Ville onde eu pudesse encontrar escola para os dois. Não sei em qual nível cada um entraria, se o primeiro vai entrar em escola ou garderie. Queria dicas de bairro.

Muito obrigado !!

Abraço,

Eduardo
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

Familia Tanganelli
      Participante

Olá Carlos e amigos …

Vi que você definitivamente não gostou de Limoilou. Engraçado que olhando pelas fotos, os partamentos parecem muito bom por lá. E foi o melhor custo x benefício que encontrei. Lógico que falta um ano e meio no mínimo para eu partir, mas já viso a cidade do Québec como opção. O quão ruim seria isso. Por que uma coisa é o nosso padrão brasileiro. Ruim aqui é a zona leste de São Paulo. Seria coisa do tipo? Traficante, gente roubando sua bicicleta e prostitutas. Isso sim é ruim. Como é aí Carlos?

Tenho um colega canadense que moram em Ville e me reproduziu o seguinte texto que compartilho abaixo quando perguntei sobre os bairros. Pelo que vi sobre a opinião dele e tanto a de você amigos brasileiros St-foy realemnte parece a melhor opção, mas também bastante caro. Agora esse caro também depende. Mil dólares é muito caro. Dá pra pagar isso com duas pessoas trabalhando e ganhando salário mínimo mais benefícios do governo sem pesar de mais no orçamento. Sei que são muitas perguntas, mas acho que pode ajudar a todos….

grande abraço e segue a resposta do meu colega Maxime… que mora em Ville ….

email do Maxime:
      um que é bom com o preço e com a localização é perto da Avenida Maricourt em Sainte-Foy (na verdade, só há apartamentos nessa rua):

http://g.co/maps/uvda4

Sainte-Foy é onde há mais empregos na cidade de Quebec, mas não é realmente o “centro”. Mas tem lá tudo o que é preciso e até mais. Perto dessa avenida fica o quase “bairro brasileiro” de Québec. Há vários imigrantes brasileiros que vão morar lá quando chegam.

Tem duas empresas bastante importantes de locação de apartamentos que poderiam dar uma idéia das possibilidades para você:

http://www.laberge.qc.ca/appart.asp?Lg=fr&AbrRegion=qc

http://www.immeublesroussin.com/

Senão, tem Limoilou, que é um bairro bem agradável e normalmente barato:

http://g.co/maps/de7da

Essa parte da cidade é realmente mais perta do verdadeiro centro de Quebec. No entanto, é um bairro mais simples e talvez seja preciso visitar mais apartamentos para achar o certo.

Acho que há tantas possibilidades de trabalho, tanto em Sainte-Foy como no centro da cidade.

Bairros afastados e interessantes: Charlesbourg, Beauport, Lebourgneuf e Cap-Rouge.

No entanto, Quebec é uma cidade de carros. Não há trem nem metrô… Há um bom serviço de ônibus em Sainte-Foy e no centro, mas mais longe, o serviço é mais ou menos vamos dizer. Então, se morar afastado, é melhor ter um carro já. O trânsito comparado ao de São Paulo não tem nada ver… Mas eu pessoalmente prefiro andar de bicicleta!

gabi-infirmiere
      Participante

este assunto agora me interessa, ja que irei me mudar pra Québec …

Para quem estuda na Laval ou trabalha no bairro = valeria a pena morar em Charny ou o transito da ponte Pierre Laporte é insuportavel?

Carlos_Santos
      Participante

Ola Familia Tanganelli,

@Família Tanganelli wrote:

Vi que você definitivamente não gostou de Limoilou.

quando usava onibus, sempre ia em algumas lojas em Beauport e sempre pegava o onibus da linha 800 que passa em Limoilou.

Sempre achei estranho o que via na rua e no onibus e curioso era sempre neste bairro. Coincidência?

Tenho um colega de trabalho que comprou o apto dele la porque era mais barato e ele esta super feliz!

Eu nao seria! questao de se sentir bem no local e com a vizinhanca!

Vamos responder à suas questoes abaixo!

… Engraçado que olhando pelas fotos, os partamentos parecem muito bom por lá. E foi o melhor custo x benefício que encontrei. Lógico que falta um ano e meio no mínimo para eu partir, mas já viso a cidade do Québec como opção. O quão ruim seria isso. Por que uma coisa é o nosso padrão brasileiro. Ruim aqui é a zona leste de São Paulo.

pois é foto nem sempre mostra tudo!

morar num apto bonitinho, porém velho, vc escuta o seu vizinho falando no telefone (eu tinha este problema no meu apto em Ste-foy, aonde pagava 720 CAD pour um dois quartos – 4 1/2 com tudo incluido! caro Ste-foy? depende….)

…Seria coisa do tipo? Traficante, gente roubando sua bicicleta e prostitutas. Isso sim é ruim.

o que mais me incomoda é a frequentacao do bairro. Se custa mais barato nao é a toa. Porque vc acha que a maior parte dos imigrantes mora por la? custo!

So que isso cria uma deformidade do restante dos outros bairros.

Eu nao estas cenas que vc descreveu, mas sempre tem mais patrulhas de policia “passeando” por la do que ja tenha visto em outros bairros. Porque sera?

…Como é aí Carlos?

Bom acho que ja dei a minha opiniao. Mas nao a tome como verdade, apenas como a minha impressao!

infelizmente o colega que mora por la e que por meses nos bombardeou de questoes nao escreve mais aqui! ele sim poderia dar a impressao de um verdadeiro morador deste bairro!

…….
      Essa parte da cidade é realmente mais perta do verdadeiro centro de Quebec. No entanto, é um bairro mais simples e talvez seja preciso visitar mais apartamentos para achar o certo.

tem muita opcao mais em conta! isso é verdade. Mas o barato custa caro! é o que eu sempre escutei!

Fico por aqui!

Carlos_Santos
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

….este assunto agora me interessa, ja que irei me mudar pra Québec …

mais um brasileiro aqui! ula la la ….. acho que vou mudar de cidade! :lol: :lol: :lol:

@gabi-infirmière wrote:

….Para quem estuda na Laval ou trabalha no bairro = valeria a pena morar em Charny ou o transito da ponte Pierre Laporte é insuportavel?

Eu nao usaria esta estrategia se fosse você.

Morei anos em Niteroi e sempre peguei a ponte Rio -Niteroi para ir trabalhar.

Aqui é ainda pior porque no inverno, existe a glace-noire que por vezes eles fecham a ponte!

Fora o fato que o ultimo idiota que resolveu subir na ponte, obriggou a fecharem até a ponte até que a policia o retira-se.

Eu honestamente nao acho que morar fora da cidade para poder pagar menos (tem gente que mora em Levis por isso e pega as barcas todos os dias) valha a pena!

Minha opiniao, ok!

Eu moraria justamente em Ste-Foy e iria a pé para a universidade, coisa que muitos alunos fazem!

Veja as opcoes com carinho pois depois de 5 anos aqui e mesmo ouvindo os colegas do trabalho falarem que comprar uma casa aqui neste barirro custa os olhos da cara, eu pude comprar uma num prec abordavel e mesmo meu aluguel antes nao era tao caro assim.

Questao de procurar e ter um pouco de sorte!

Abraços

gabi-infirmiere
      Participante

obrigada Carlos, suas consideraçoes foram bem pertinentes :-)

ir a pé esta nos planos, com certeza :-)

alias, se alguém souber de algum bom apto para setembro, estou procurando rs …

carol.
      Participante

@Clarinha wrote:

no site da comission scolaire vi todas as escola nenhuma se concentra em charlesbourg ou beauport…. o que vcs acham, merci

Clarinha,
      A comissao escolar de Charlesbourg e Beauport se chama les premières segneuries. Talvez vc esteja procurando em comission scolaire de Québec, mas lá vc nao vai achar nada sobre charlesbourg e beauport que sao bairros novos de quebec (eram duas cidades, assim como sillery e Sainte-Foy).
      Em Charlesbourg tem escolas primarias em cada um dos seus setores.

Pelo menos já vi no trait carré, guillaume-mathieu e na regiao da Montagne des roches.

Familia Tanganelli
      Participante

Valeu Carlos mais uma vez pelas informações. concordo que fotos enganam muito. e é engraçado que navegando pelo google earth tive a impressão de Limoilou ser um bairro meio estranho mesmo. Pode ser que ecistam áreas tmb melhores e outras piores. É como você disse. Só indo e tirando as próprias conclusões … abs

Clarinha
      Participante

Bom dia a todos, alguém pode me informar algumas coisas sobre o bairro L’ancienne lorette em ville de quebec, como por exemplo escolas primarias por perto, mercados de compras, coberturas de onibus….. obrigada

FCelso
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

obrigada Carlos, suas consideraçoes foram bem pertinentes :-)

ir a pé esta nos planos, com certeza :-)

alias, se alguém souber de algum bom apto para setembro, estou procurando rs …

Oi Gabi,

Além de Ste-Foy, podes considerar também Sillery. Não sei como é o teu perfil, se está sozinha, casada, com filhos, etc, mas ali tem muitas opções de aptos divididos entre alunos, que sai mais em conta e ainda tem diversas facilidades. Quando fiquei na cidade, aluguei um quarto pequeno em Sillery, tudo incluído (TV a cabo no quarto, internet sem fio, telefone, energia/aquecimento, uso da cozinha completa compartilhada, frigobar individual, lavanderia com lavagem e secagem, bicicleta) ao custo mensal de CAD$ 360,00.

gabi-infirmiere
      Participante

Oi Celso.

entao, estou indo pro mestrado (infirmière praticienne spécialisée) e devo ficar em Québec 2 anos, com marido junto :-) sem filhos por enquanto, mas temos um gato-rei que manda na casa rs. O objetivo é voltar para région, dessa vez para o Bas st-Laurent (adorei a vida em région, é isso que quero pro meu futuro!)

durante nosso séjour temporario em Québec, pretendemos alugar um 4 et demi, pois meus pais virao nos visitar no inverno e quem sabe a cegonha dara o ar da graça tb rs ….
      idealemente procuramos algo perto da Laval, ou perto suficiente para que possa ir de bicicleta …
      se souber de algo neste perfil, ficaremos agradecidos.

e estou repassando meu 3 et meio (grande) em Ile des soeurs, vista maravilhosa, face sul :-) quem quiser, basta comunicar por aqui mesmo :bigups:

Clarinha
      Participante

Boa tarde a todos, bem estive olhando os bairros de ville e gostei de Charlesbourg, bem gostei daqui, rsrsr bem lá tem escola primaria e uns centros comerciais por perto, vi o quartier 4.6 que fica mais proximo do centro e tem uma escola primaria bem no centro dele, mas gostaria de saber quem ja morou por lá, se pode dar alguma opiniao….. fiquem a vontade, merci

FCelso
      Participante

Oi Gabi,

Quanto à inicação de aptos, vou ficar te devendo. Mas posso te indicar o site da Ulaval, pois lá havia o cadastro de vários anunciantes tanto para quartos como para apartamentos. Como está no site da ULaval, geralmente os anúncios ficam próximos à universidade.

Boa busca!

Carlos_Santos
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

… procuramos algo perto da Laval, ou perto suficiente para que possa ir de bicicleta …
      se souber de algo neste perfil, ficaremos agradecidos.

Ola Gabi,

Olhe o site da lista de brasileiros aqui no Québec, pois tem sempre um deixando um apto ante do final do contrato e quem sabe nao tem um aonde vc deseja.

veja aqui:

PÁGINA DO GRUPO: http://groups.google.ca/group/brasileiros-em-quebec

PARA ENTRAR NA LISTA: http://groups.google.com/group/brasileiros-em-quebec/subscribe?note=1&pli=1

Abraços

gabi-infirmiere
      Participante

obrigada Carlos, ja me inscrevi por la.

estou aguardando a resposta de 3 aptos, faremos as visitas no sabado … pois é, mais uma brasileira na area rs (temporariamente, ja que quero voltar pra région assim que a formaçao acabar!)

gabi-infirmiere
      Participante

conseguimos nosso apê.
      Um simpatico 3 et demi pertinho da universidade (18min de bike) no bairro de Montcalm, perto da Plaines d’Abraham e do Vieux Québec.

Pelo que li, é um cantinho residencial e calmo, mesmo sendo perto do *agito*.

entao, em setembro chego na area

Carlos_Santos
      Participante

parabéns Gabi pelo apto ;-)

gabi-infirmiere
      Participante

obrigada, Carlos.
      Nao é o 4 e meio que queriamos, mas é um confortavel 3 e meio muito barato e com todos os eletros incluidos (geladeira, fogao, maquina de lavar e de secar roupa). ja negociei com meus pais, durante as 3 semainhas de visita eles ficarao na sala :-)
      infelizmente sera algo por apenas 1 ano, ja que a pessoa que aluga o ap¸e esta de viagem para finalizar seu doutorado na França e voltara para Québec em julho 2013. Entao ano que vem estarei aqui de novo, procurando outro cafofo rs…..

o apê fica + ou – proximo do cruzamento entre a rua Lockwell e a avenida Turnbull, sabem dizer alguma coisa desse canto?

FCelso
      Participante

Oi Gabi,

O único inconveniente é que não há supermercado muito grande próximo. Acho que há um Provigo próximo, mas não é dos melhores, embora tenhas próximo à ULaval um bom Metro no Place Sainte Foy (shopping).

Em relação ao lugar, é bem movimentado nos fins de semana do verão, pois é próximo aos pontos turísticos na parte antiga da cidade, mas à noite não tem problema em relação à barulho, pois geralmente dormem cedo e não há casas noturnas ali perto, se concentrando mais na Grande Allée, onde há também vários restaurantes, embora nem sempre a preços convidativos.

Acho que você vai gostar da cidade, pode ser que até mude de ideia em querer voltar à Region (tu poderias dizer qual é? pois eu não vi qual região específica tu vivias antes), pois a cidade em si tem um tamanho razoável, mas a impressão do comportamento é de cidade pequena, bastante tranquila e agradável. O shopping por exemplo, fecha 17h diversos dias da semana, acho que só sexta e sábado que fica até 21h. Estranhei bastante isso, porque saída da facul depois das 18h e precisando comprar alguma coisa, só conseguia nos mercados perto de casa, ou nos armazéns :alright:

gabi-infirmiere
      Participante

oi Celso,

sobre nao ter grandes mercados proximo, nao é problema, pois pegamos o carro se for necessario.
      Nao somos socios ainda, mas provavelmente faremos um cartao Cosco, para comprarmos coisas em maior quantidade (ja que apesar de ser pequeno, o apê tem grandes armarios hehehe)

imediatamente gostamos da rua, cheia de arvores, com as escadinhas externas tipicas que vemos aqui em Montréal, jardinzinhos bem cuidados e segundo a moça que nos subloca o apto, os 4 casais que vivem no prédio formam quase uma *familia*, o que da um senso de comunidade muito legal e respeituoso. Todos possuem gatinhos ou cachorrinhos, entao ninguém vai reclamar do meu peludao :-)
      O apto é menor do que os blocos residenciais que visitamos, mas ele tem um *cachet* especial, sabe quando gostamos de um imovel logo de cara? foi uma *paixonite* a primeira vista rs
      :P
      sobre région = em 2010 eu morei em Abitibi-Témiscamingue, na cidade de Témiscaming (menos de 3mil habitantes). Agora prospectamos ir pro outro lado, direçao Bas St-Laurent, cantos de Rimouski, Rivière-du-Loup, Cacouna ….. viajar é preciso :wink:

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gabi,

conheco o local de passagem, fora o fato que o Celso disse do fato de ser centrao e na época do verao é mais cheio e tem claro mais movimento.

É bom ver como funciona o estacionamento pois no centro existe uma restricao de vagas de estacionamento e tem a vignette da rua que eu nunca usei, paga-se para a prefeitura!

Quanto ao COSCO, fui membro e desisti, pois nunca achei nada mais barato por la (mesmo comprando em quantidade) que eu nao tenha achado mais barato e comprando menos em supermercados em promocao (veja o pub-sac).

Bem, experiente e se nao comprar nada no comeco, vc pode devolver e ser reembolsada, foi o que eu fiz. Visitei umas tres vezes e so compraria coisas que nao preciso no final. Por isso desisti.

Bem, seja bem vinda à QUébec!

gabi-infirmiere
      Participante

hum, bom saber sobre o Cosco ;-)

para a vignette, ja vimos o preço = para a rua, é de 65$ ao ano.
      :-)

rod_ss
      Participante

Bom dia a todos!

Gostaria de saber se alguém aqui que mora ou já morou em Ville de Québec conhece a região de Lac Saint-Charles / St-Émile ? Pelo mapa, vejo que é longe do centre-ville, mas nada que um carro não possa resolver….

http://maps.google.ca/maps?q=lac+saint-charles,+quebec&hl=fr&ie=UTF8&ll=46.908529,-71.375427&spn=0.187402,0.308647&safe=active&hnear=Lac-Saint-Charles,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec&gl=ca&t=m&z=12

Se vocês tiverem opinioes sobre este bairro, seria otimo !!

Muito obrigado pela costumeira ajuda!

Rodrigo.

mrodolfo
      Participante

Nunca passei por lá mas pude ver que é um bairro estritamente residencial…

Precisa dar uma olhada no site da RTC para ver o quão servido de transporte público ele é e também dar uma olhada nas distâncias para os itens básicos de sobrevivência (mercado, farmácia e escolas para aqueles que têm filhos).

Para quem estiver chegando pode não ser uma boa opção uma vez que tem muitas casas por lá (igual a aluguel mais caro quando se encontra uma para alugar).

Tenho visto uma certa penúria de imóveis em Québec, principalmente para aqueles que possuem animais. Quem estiver pensando em se estabelecer por lá, vale umas horas extras de planejamento…

Bonne chance,

rod_ss
      Participante

Bom dia Rodolfo,

em relacao aos onibus, eu verifiquei sim, sao poucas as opcoes, mas tem a linha express nos horarios de ponte até o centre-ville, que é uma boa opcao, em geral, 45 minutos até o centro.

Os comercios sao mais “raros”, nao como no centre-ville, mas você nao esta tao isolado assim como Sainte-Brigitte de Laval, onde fui dar uma olhada, tem muitos terreros e casas a venda, mas em contrapartida, acho que sera um bom lugar para morar daqui alguns anos, quando este aumento de populacao obrigar a vila a ter mais amenidades a seus moradores.

Coloquei este bairro porque tenho visto uma demanda alta de construcao de casas e venda de terrenos la e o preco é abordavel.

Obrigado pela resposta!

Rodrigo.

gabi-infirmiere
      Participante

45min numa via expressa nao é muito tempo, nao?

falo isso pois eu fujo de transito (trauma paulistano) ….. aqui em Montréal quando ultrapasso 30min (com trânsito) ja começo a ter **faniquitos**

Carlos_Santos
      Participante

Ola Rodrigo,

a minha antiga dentista era em Ste-Julie um pouco proximo do loal indicado.

O problema que vejo é a quantidade de ofertas de onibus e express nao tem toda hora, somente pela manha e para voltar à tarde. Veja os horarios disponiveis no site da RTC.

Quanto à usar carro, tem sempre obras por aqui ultimamente (5 anos ja) e sempre temos engarrafamentos e vias estreitadas o que causa ainda mais problemas!

Eu no seu lugar pensaria melhor ;-)

FCelso
      Participante

Boas Rod_SS,

Estou com um russo-canadense que mora à 18 anos na Cidade do Québec, ele disse que para quem pode trabalhar em casa, ou tendo horários flexíveis, é uma boa escolha porque na região há contato com a natureza e é calmo. Entretanto se precisas trabalhar todos os dias fora, ou ainda, estudar, é mais complicado. 45 minutos de trânsito nessa cidade é um tempo inaceitável para a maioria dos locais. Ele contou que um professor da ULaval morava na região, mas se mudou porque ficava muito tempo no tráfego. Ainda sobre o tráfego, como o Carlos mencionou, geralmente no verão são feitos os reparos nas estradas, de modo que algumas pistas são fechadas e os congestionamentos costumam aumentar. Se tu precisas trabalhar num local fixo que não é a tua residência, na minha opinião é melhor morar o mais próximo possível e ter acesso ao transporte público, porque daí tu podes usar bicicleta ou ir a pé algumas vezes e usar ônibus/carro quando chover ou estiver mais frio. Eu por exemplo, em Porto Alegre para ir na academia de ginástica utilizo a bicicleta, que já é um aquecimento e evito de procurar vaga ou pagar para estacionar. Mas acho que vai do perfil de cada um.

Abraço e boa decisão,
      Fabrício

Carlos_Santos
      Participante

Ola Fabricio,

imagino o que ja comecou ou devo dizer continua sendo feito aqui???? obras!

Nao reclamo pois melhora e é necessario….

Mas varias pistas da Charest oest foram reduzidas, modificadas, a Duplessis esta um caos, pois estao modificando a iluminacao fora o viaduto velho que foi demolido. Quatro vias se reduziao à duas, ta complicado para quem mora e precisa dela!

Bom, isso é so um exemplo ;-)

Visualizando 60 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.