Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Obtendo a Cidadania
- Este tópico contém 93 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 7 meses atrás por SANDROMS.
-
AutorPosts
-
-
27 de outubro de 2010 às 21:45 #7085fsouzaParticipante
Comecei este topico por nao ter achado este assunto em outro lugar.
Caso ele ja exista, peço desculpas antecipadas…Tenho algumas duvidas sobre quanto tempo apos imigrar podemos dar entrada no pedido de cidadania?
Pergunto isto porque ouvi falar que as regras mudaram…que depois de 4 anos vc pede a cidadania e isto leva ate 1 ano para o governo liberar e que depois da cidadania obtida, caso vc queira mudar de pais, deixar de viver no Canada, vc perde a cidadania. Esta correto?
Obrigada,
Fsouza -
27 de outubro de 2010 às 22:52 #40668Bruno BertelliMestre
Para obter a cidadania você tem que acumula 3 anos de Canadá, não precisando ser consecutivos.
3 * 365 dias = 1095 dias
Logo se nos 3 anos digamos hipoteticamente que você foi ao Brasil 3 vezes e que em cada vez você ficou 10 dias, você teve 30 dias a menos de Canadá. Logo vai ter que esperar mais 30 dias para poder dar a entrada no pedido da cidadania.
Espero ter respondido.
Abs e sucesso,
Bruno
http://www.brasilquebec.com
CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci -
27 de outubro de 2010 às 23:54 #40670fsouzaParticipante
Bruno,
Muito obrigada pela resposta!
Qual o maximo de tempo permitido ao resident permanent de ficar fora do canada sem que ele perca o ID CARD?
Ouvi dizer que nao podemos ficar mais de 6 meses, isso procede?Obrigada,
Fsouza -
28 de outubro de 2010 às 10:40 #40671CabedaParticipante
A cada 5 anos, 2 tem que ter sido passados no Canadá, assim você pode renovar seu RC .
Pelo menos é o que sempre é explicado nas palestras do BIQ
-
28 de outubro de 2010 às 21:47 #40678Carlos_SantosParticipante
o site oficial é sempre a melhor fonte :
http://www.cic.gc.ca/francais/citoyennete/index.asp
E tem um topico aonde discutimos isso, faz um tempo, mas foi de onde peguei o link acima:
Sobre a Cidadania
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/42/1440.html?p=16095Boa pesquisa!
-
6 de julho de 2012 às 19:39 #55005SANDROMSParticipante
Pessoal,
o tempo passa e a burocracia só muda de endereço, tenho em casa uma pilha de papéis a serem enviados para o governo do Canadá para dar entrada no meu requerimento de cidadania… eeeeheh 8).
Mas agora surgiram dúvidas, e gostaria da opinião de quem passou pelo processo. A dúvida é em relação ao nome:
No processo de cidadania é possível, corrigir ou mudar o nome previamente informado no pedido de visto. Como no Quebec as pessoas geralmente tem apenas dois nomes, e as mulheres não colocam o sobrenome do marido quando casam, e alguns órgãos (ex RAMQ) pedem o sempre o nome de solteiro, valeria a pena?
1. Diminuir o nome retirando o(s) nome(s) do meio?
2. Fazer o documento de cidadania com nome de solteiro(a)?Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
6 de julho de 2012 às 20:18 #55009gabi-infirmiereParticipante
pode sim!
Oi Sandro, eu fiz isso ..
cheguei aqui com nome de casada, pois ainda nao tinha o divorcio averbado.
Dai me divorciei, tentei mudar o nome da minha carta RP e o proprio agente do Service Canada me recomendou a aguardar e pedir a mudança na hora da cidadania e foi o que fiz = anexei a certidao de divorcio, devidamente traduzida, e pedi para ter meu nome de solteira de novo (nome + 2 sobrenomes)
ter 3 sobrenomes so complica a vida ……
So nao pedi para tirar o nome da minha mae senao a dona bete (minha maman) ia ficar fula da vida ……
mas nao acrescentei o novo nome do novo marido, nao, pedi so meu nome *original* mesmo ….agora, morando em Montréal, **sente e espere** …. vou fazer 1 ano de pedido de cidadania e até agora so recebi a confirmaçao e o livrinho para ir estudando pro exame ….. meu status nao muda no sistema (pois tb é possivel consultar via e-cas)
Nao sei se em Québec sera mais rapido, mas por aqui o prazo MÉDIO é de 18 meses entre o pedido e o juramento ……………. :alright: -
6 de julho de 2012 às 23:47 #55015Carlos_SantosParticipante
Ola Sandro,
eu nao mudei nem corrigi os erros nos nossos nomes que foram TODOS massacrados….no desde o CRP!
O unico ponto que gostaria de te informar é que eles usam dois documentos para tirar o passaporte: a carta da RAMQ e o seu futuro certificado de cidadania canadense (este que vc estara mudando o nome).
E seria melhor ter os dois nomes iguais para evitar mais confusao com os nomes.
So descobri isso quando tentei corrigir os erros para ter os nomes certos nos passaportes e depois de ja ter feito o processo da cidadania. Tarde demais ;-(
Nao se esqueca que para mudar o nome é preciso enviar documentos apoiando a mudanca. No caso da Gabi era o divorcio e no seu caso qual sera o documento :?:
Bom é isso!
Ola Gabi,
eu também olhei umas duas vezes o E-cas e na ultima vez que vi, o meu processo estava na cidade do Québec e mesmo assim demorou um bom bocado para eles marcarem a prova ;-(
Leiam com atencao o guia, pois tem umas questoes engracadas na prova, como por exemplo: qual é a unica provincia do Canada que tem o seu proprio fuso horario?
A resposta esta no guia …. deixo aos bem informados responderem (bom desafio ou nao?)
Sao 20 questoes e com 4 respostas. Algumas sao super simples e por eliminacao você descobre outras sao bem especificas e é preciso ter lido o guia como se deve para uma prova.
Passamos sem maiores stress minha esposa e eu e o mais curioso é que obtivemos a mesma nota ;-) e nem sentamos juntos ;-)
Abraços
-
10 de outubro de 2012 às 18:30 #58081skyhawksParticipante
Pessoal,
Algum tempo atrás estive no Consulado do Canadá em São Paulo para tirar uma dúvida sobre o Processo de Cidadania.
É uma questão pouco usual e complexa. Nem a Maura e nem o serviço de apoio ao imigrante em Quebec souberam me esclarecer.
Ouvi alguns relatos de amigos imigrantes, inclusive da Analista de expatriação que está conduzindo meu caso (estou indo transferido), que Residentes Permanentes Canadenses que viajam a trabalho para o exterior podem anexar ao Processo de Cidadania uma carta da empresa justificando as viagens constantes para o exterior e que isso é normalmente aceito pelo juiz que avalia o caso.
Ou seja: as viagens a trabalho são consideradas no cálculo do tempo mínimo para abertura do processo.
Alguém tem alguma experiência em situações similares?
Abraços
Hugo -
10 de outubro de 2012 às 20:39 #58087SANDROMSParticipante
Hugo,
Isso ajuda?
vos absences du Canada peuvent avoir des conséquences sur votre résidence. Seul un juge de la citoyenneté peut déterminer si vous répondez aux exigences en matière de résidence avec moins de 1095 jours de présence physique.
Fonte: http://eservicesak.cic.gc.ca/rescalc/resCalcStartNew.do?&lang=fr
E isso:
Q11: Je voyage souvent dans le cadre de mon travail (je suis camionneur, employé d’un transporteur aérien, etc.). Dois-je déclarer ces absences?
R11: Oui. Toutes les absences du Canada, peu importe la raison, doivent être déclarées. Vous n’êtes pas tenu de déclarer les voyages d’une journée, c’est à dire ceux où vous quittez le Canada et y revenez le jour même.
Pergunta, você vai passar semanas ou mesmo meses viajando a trabalho?
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
10 de outubro de 2012 às 21:51 #58088skyhawksParticipante
Sandroms,
Como sou responsável por alguns clientes no EUA, eu precisarei fazer viagens de curta duração frequentes.
A questão é: quanto mais pesquiso sobre esse assunto, mas informações desencontradas eu acho.
Conforme comentei acima, alguns amigos que estão prestes a abrir o processo de cidadania comentaram comigo sobre exceções para casos como esse. O mesmo foi repetido pelo oficial que está conduzindo meu processo de expatriação na minha empresa.
Entrei em contato com o CIC no Canadá (1-888-242-2100), e eles informaram que todas as provas que eu tenha, inclusive a carta da empresa comprovando que as viagens são a trabalho, devem ser apresentadas ao juiz que avaliará meu caso.
Segundo eles, a “caça as bruxas” atual não é para pegar esse tipo de casos…
Complicado! Pelo visto, serei um “boi de piranha”.
Abraços
Hugo -
5 de dezembro de 2012 às 02:19 #59029gabi-infirmiereParticipante
e eu recebi um enevelope de Sidney … fiquei toda empolgada ….
dai fui abrir ……
os $/”%&?%$/”*&? dus burocratas nao viram (?????????????????????????) que minha solicitaçao para mudança de nome vem anexada com uma certidao de divorcio devidamente traduzida por tradutor juramentado!
os $/”?%$&*&?%$/ dos burocratas me devolveram o envelope com TODO meu dossiê pedindo “uma copia traduzida da certidao de divorcio confirmando a alteraçao do nome”. HELLO??? Tudo isso ja esta na maldita pilha!!
Ah, que eu odeio os $/”?%&*&?%$/ dos burocratas, sejam eles brasileiros, canadenses ou uranianos.
agora la vou eu sexta-feira diretamente na agência do Service Canada para MOSTRAR que a certidao de divorcio esta na pilha! E com a traduçao!
O que farei ao reenviar para Sidney? COLOCAREI UM POST-IT! :evil: :evil: :evil:
(tô muito brava, desculpem, é phods) :bangwall: :bangwall: :bangwall: :bangwall:
minha alegria durou 1 minuto, estava toda empolgada pensando que fosse a convocaçao pro exame …
Raios, raios duplos :cry:
-
5 de dezembro de 2012 às 02:27 #59031Helen HartungParticipante
Putz Gabi….que meleca….mala tem em qualquer lugar, não tem jeito.
Mas respira fundo! Vai dar tudo certo!Beijos e depois conta pra gente como foi lá!
-
5 de dezembro de 2012 às 16:50 #59037RonaldoMacielParticipante
Nossa Gabi, mto chato msm. Já tinha ouvido falar q mudancas de nome sao uma puta dor de cabeca na hora de pedir a cidadania… Qdo vc tinha enviado sua papelada? Qto tempo ate vc receber o dossie de volta? Abracos e sorte.
P.S. Envio a minha papelada depois do dia 15/dez, qdo farei a prova para comprovar o conhecimento dos idiomas.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
5 de dezembro de 2012 às 17:21 #59039SANDROMSParticipante
Agora fiquei com medo. No meu pedido de cidadania colocamos o nome de solteira da minha esposa, e sim, ela ainda está casada. Mas como tudo por aqui é feito com o nome de solteira ela achou melhor colocar preencher o formulário com o nome de solteira. Ela anexou a certidão de casamento que mostra os dois nomes, antigo e novo.
Será que vão devolver nosso dossiê?
P.S. ligamos antes para perguntar se os formulários poderiam ser preenchidos com o nome de solteira e disseram que ok. Mas nos passaportes e no CRP conta o nome de casada.
P.S.2. pretende casar? pretende emigrar? faça um favor e você mesmo: não troque de nome.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
5 de dezembro de 2012 às 20:19 #59044Helen HartungParticipante
Mas Sandro, pra quem já mudou, como eu, que acrescentei o nome de casada no final dos meus dois sobrenomes, o que é aconselhável? Fazer os documentos no Canadá com o nome de solteira? Sendo que no meu CSQ já consta meu nome de casada….
-
5 de dezembro de 2012 às 22:33 #59049RonaldoMacielParticipante
Nossa realmente como fico aliviado por minha esposa nao ter mudado seu nome depois de casar. Foi a melhor coisa que fizemos.
Porem o nome dela ainda assim está errado no CRP e pensamos em mudar agora, mas acho que vamos deixar errado mesmo. O nome dela é Susana de Souza e no CRP colocaram como Prénom Susana De e como Nom, Souza. É uma correção menor mas para evitar qualquer risco, vamos deixar do jeito que está para evitar qualquer remota possibilidade de problema.
Abracos a todos e sorte.
P.S. Fica a dica para os que estao recebendo os vistos agora: verifiquem se seus nomes estao corretos e corrijam-nos agora pois tentar corrigir depois é muuuuito complicado.
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
6 de dezembro de 2012 às 14:00 #59062SANDROMSParticipante
@Helen Hartung wrote:
Mas Sandro, pra quem já mudou, como eu, que acrescentei o nome de casada no final dos meus dois sobrenomes, o que é aconselhável? Fazer os documentos no Canadá com o nome de solteira? Sendo que no meu CSQ já consta meu nome de casada….
Helen,
O CRP sai com o nome que você colocou na papelada do federal, que deve bater com o nome que consta no seu passaporte. Todos os formulários que você preenche aqui eles pedem o nome de jeune fille (sobrenome de solteira).
O problema é que alguns documentos, assurance maladie por exemplo, eles obrigam que seja feito com o nome de jeune fille. Outros não. Então fica a carteira de motorista de um jeito o NAS de outro a assurance maladie de outro…
@RonaldoeSusana wrote:
Nossa realmente como fico aliviado por minha esposa nao ter mudado seu nome depois de casar. Foi a melhor coisa que fizemos.
Porem o nome dela ainda assim está errado no CRP e pensamos em mudar agora, mas acho que vamos deixar errado mesmo. O nome dela é Susana de Souza e no CRP colocaram como Prénom Susana De e como Nom, Souza. É uma correção menor mas para evitar qualquer risco, vamos deixar do jeito que está para evitar qualquer remota possibilidade de problema.
Ronaldo,
o meu nome está com o mesmo problema. O nome do meio (na verdade tenho dois sobrenomes, os dois do meu pais e do meu avo paterno), e o DE ficaram no nome e o último nome ficou sozinho, que alias é o mesmo da Susana, que alias é o nome da minha irmã… é você maninha? k k k k k
Pedi para corrigir nos documentos de cidadania, mas eles disseram que não problemas para fazer uma mudança menor (erros de grafia, com o de, sem o de, etc…) e o nome corrigido vai ficar de acordo com o meu passaporte brasileiro, o que é tranquilo.
O fato da minha esposa trocar o nome para o nome de solteiro é que não sei se vai dar dor de cabeça… tenho medo de que devolvam a papelada como fizeram com a Gabi.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
7 de dezembro de 2012 às 02:11 #59070gabi-infirmiereParticipante
Ronaldo, eu enviei os docs ha mais de 1 ano, me enviaram o livrinho de estudos, meu status mudou rapidamente par *recebido* e desde entao foi o envelopao com toda minha papelada o unico contato do Service Canada.
Hoje eu liguei, esperei uma eternidade e quando finalmente consegui falar com alguém, soltei os cachorros.
O atendente pediu desculpas, pediu para que eu identificasse claramente (!) onde esta o documento do divorcio brasileiro e a traduçao. A sugestao dele foi como a minha, colocar um post-it. (burocrata preguiçoso, nao deve sequer ter folheado o dossiê!)
O que eu farei = comprarei aqueles marcadores de pasta universitaria, separarei por topicos e sub-topicos (documentos pessoais, prova de alteraçao de nome, imposto, etc). Vou tratar os burocratas como eles merecem, gang d’imbéciles ….
Agora, la vai o envelopao voltar para Sidney, e sabe-se la por quanto tempo ….
enquanto isso, fico na ilegalidade disfarçada, ja que minha carta de RP venceu e eles ainda nao me mandaram a nova …..
-
7 de dezembro de 2012 às 16:58 #59080RonaldoMacielParticipante
Realmente quanta dor de cabeça e que serviço ruim este hein? Um ano + para devolver seu dossiê e falar que ele está “incompleto”?
Força aí e eu vou fazer como vc (td separado, marcado, organizadinho) para evitar dor de cabeça. Boa sorte pra nós!
Ronaldo
-
8 de dezembro de 2012 às 01:18 #59088cFERNANDOParticipante
Acredito que pra minha esposa não terá problemas….. Ou vai….
Ela foi casada antes e mudou o sobrenome. Separou e retomou o nome de solteira. Casou comigo e decidimos não colocar meu sobrenome pra ela para não ter que fazer novos documentos e tal…
Ela averbação de divórcio aí no Canada, no caso dela nem precisará ser mostrada né???
Status dela: nome no passapprte e no visto com nome de nascimento.
-
8 de dezembro de 2012 às 20:37 #59098RonaldoMacielParticipante
Fala Fernando,
O CIC emitirá seu documento de cidadania igual ao que consta no seu CRP (certificat de résidence permanente) emitido no final do seu processo. E o CIC teoricamente deveria emitir este CRP igual ao que está no seu passaporte (mas as vezes eles erram). E o que está no seu passaporte deve ser o que vc coloca nos formulários de imigração.
Se vc quiser corrigi-lo (o CRP) que então deverá provar porquê. E é aqui que moram os problemas pois as vezes ou eles nao aceitam, ou não veem (como no caso da Gabi).
Pelo que o Sandro disse, erros menores de grafia ou da parte deles sao mais faceis de serem aceitos…
Entao no seu caso, como o visto e o passaporte e imagino que o CRP (o formulario marrom) estao corretos, teoricamente nao precisara ser corrigido. A menos que emitam errado o seu CRP. Por isso confira bem certinho quando o receberem.
-
9 de dezembro de 2012 às 19:03 #59104arturbrasil200Participante
Pessoal,
apos ler o relato e a saga de voces , fico surpreso com tanto detalhes a serem consderados.
Com relaracao a esse topico, tenho algumas duvidas.
O nosso cartao de residente permanente. A sua renovacao eh automatica? Ou seja, o governo nos manda um outro sem termos que solicitar? Ou precisamos solicitar? Caso precisemos solicitar, quanto tempo antes de vencer, devemos solicitar o cartao de residente permanente?
Gabi,
Com respeito ao seu caso, o que acontece agora? Nessa segunda vez que estah entregando a papelada, como fica o prazo da resposta? Seria como comecar do ” zero”? Ou seja, voce teria que esperar novamente mais um ano para esssa ”nova abertura do seu processo” e em seguida o juramento? Isso levera mais um ano e meio, a partir da data do seu segundo envio.Juntamente com esse caso da Gabi, alguem sabe como fica a contagem de tempo? Digamos que uma pessoa como a Gabi, tinha o tempo exigido pelo governo na data do primeiro envio. Por algum motivo, sei lah , familiar, teve que voltar pro Brasil exatamente apos a data do primeiro envio. Quando recebeu a notificacao, que faltou algum documento, entao foi enviado esse documento. Como fica a contagem dos dias? Seriam ateh a data do segundo envio? Mas aih a pessoa nao possuia mais o tempo minimo, uma vez que voltou pro Brasil.
-
9 de dezembro de 2012 às 21:30 #59107gabi-infirmiereParticipante
renovaçao da carta RP é responsabilidade do RP, que deve preencher formularios, anexar documentos devidamente traduzidos e copias conformes, pagar a taxa e aguardar. Geralmente é um processo que deve levarm menos de 6 meses (eu pedi a minha em setembro, até agora estou no limbo). Se eu precisar viajar numa urgência existe um meio “temporario” …
para a cidadania =
nao sei se volto pra fila, espero que nao. Mas nas atuais concunstância, nao estou dando a minima. Nao tenho intençao de viajar tao cedo, e pelo visto nao teremos eleiçoes nos proximos meses. Minha condiçao de RP pseudo-ilegal me convém, nao tenho nenhum problema em lugar algum, recebo bolsa de estudos do governo e eles nao encrencaram com minha situaçao, entao se o patrao nao reclama, por quê eu reclamaria?sobre sua terceira pergunta, nao consegui entender …
-
10 de dezembro de 2012 às 14:52 #59113SANDROMSParticipante
@arturbrasil200 wrote:
Juntamente com esse caso da Gabi, alguem sabe como fica a contagem de tempo? Digamos que uma pessoa como a Gabi, tinha o tempo exigido pelo governo na data do primeiro envio. Por algum motivo, sei lah , familiar, teve que voltar pro Brasil exatamente apos a data do primeiro envio. Quando recebeu a notificacao, que faltou algum documento, entao foi enviado esse documento. Como fica a contagem dos dias? Seriam ateh a data do segundo envio? Mas aih a pessoa nao possuia mais o tempo minimo, uma vez que voltou pro Brasil.
Ninguém sabe se o processo recomeça do zero, ou se eles continuam de onde pararam após o reenvio. Um maneira de saber, seria a Gabi checar o e-cas e ver se o processo ainda consta in process lá.
Meu dois cents:
Se o processo começa do zero: terá que acumular o tempo de novo. São 3 anos em quatro. Então se você tinha 3 anos de permanencia quando enviou o processo da primeira vez, e se ausentou do Canadá e a conta não bate mais, vai ter que acumular mais tepo de residência para pedir de novo. Mas tem que ser ausências bem grandes para que você perda mais de um ano em 4.
Se o processo é retomado de onde parou: nesse caso o que vale é a data de abertura do pedido de cidadânia, o que veio depois não conta.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
11 de dezembro de 2012 às 00:15 #59123arturbrasil200Participante
Sandro,
Obrigado por comentar. Acabei de ler a resposta da Gabi e agora o seu post.
Entao Gabi, o Sandro acabou de responder ao seu comentario de que nao tinha entendido a terceira pergunta.
meus 2 cents com relacao a isto, se realmente recomecar do zero eh bastante desanimador, nao importa de qual parte foi o erro , seja do governo que nao viu o documento que a Gabi ja tinha enviado ou da parte da pessoa que teve que voltar por algum motivo.
Como o Sandro disso , Gabi, se puder nos compartilhar a sua experiencia seria bom para a nossa comunidade. So que se fosse o meu caso, mesmo que no site estivesse dando o status que o Sandro havia dito, eu ligaria pro tel pra me certificar realmente se comeca do zero ou nao e qual a estimativa do tempo.
Gabi,
voce disse que a renovacao do seu carto de residente permanente ja dura 6 meses, poderia me informar quanto tempo antes de vencer, voce solicitou a renovacao? e tambem poderia nos informar qual o link para acompanhar esse cartao?obrigado
-
12 de dezembro de 2012 às 01:36 #59140gabi-infirmiereParticipante
eu pedi em setembro, no mês em que minha carta venceu.
Fiquei aguardando sinal de vida do processo de cidadania e quando fui ver, a carta RP estava vencendo….idealmente eles recomendam que a nova carta seja pedida com 2 meses antes do vencimento.
-
14 de dezembro de 2012 às 14:08 #59213arturbrasil200Participante
Ola Gabi,
Nessa segunda vez que voce enviou a documentacao, voce chegou a refazer a declaracao dos enderecos ate a data do seu segundo envio ou vc deixou como estava antes?
obrigado
-
14 de dezembro de 2012 às 14:22 #59214gabi-infirmiereParticipante
deixei como estava pois o endereço é o mesmo.
Acho que vcs procuram pêlo em ovo, na boa … rsfoi burrada do oficial de imigraçao, entao mandei tudo organizadinho e bonitinho pra que o cabeçudo consiga entender todo meu processo.
o que fica de liçao = trate os oficiais de imigraçao como criancinhas do pré, deixe tudo explicadinho e bonitinho, coloque post-its e divisorias entre as partes do processo.
c’est la vie.
-
11 de janeiro de 2013 às 02:24 #59603gabi-infirmiereParticipante
conversei com um agente do Service Canada e confirmei no e-cas, meu status esta como *en cours* desde o 29 de novembro de 2012, o reenvio de documentos nao alterou a data inicial.
agora, a pergunta que nao que calar = como estava em Montréal, o tempo de espera previsto era de 18 meses. Vocês acham que ele deve ser calculado a partir de agosto de 2011, quando meu processo entrou no sistema como *reçu* ou a partir de novembro de 2012, quando entrou enfim como *en cours* ?
se for a opçao 1, em breve devo ser convocada pra prova ….(fevereiro de 2013?) assim espero!
se for a opçao 2, melhor esperar sentada, so vira la para maio de 2015, o que é longe pacas rs…..enfim, la vou eu esperar e esperar e nada do meu nome mudar rs
-
11 de janeiro de 2013 às 03:16 #59605arturbrasil200Participante
Olah Gabi,
espero que seja a sua primeira data e que a data de novembro de 2012 seja em funcao de novas informacoes.
qq coisa nos escreva um relato por favor
boa sorte
-
11 de janeiro de 2013 às 14:20 #59616SANDROMSParticipante
@gabi-infirmière wrote:
conversei com um agente do Service Canada e confirmei no e-cas, meu status esta como *en cours* desde o 29 de novembro de 2012, o reenvio de documentos nao alterou a data inicial.
agora, a pergunta que nao que calar = como estava em Montréal, o tempo de espera previsto era de 18 meses. Vocês acham que ele deve ser calculado a partir de agosto de 2011, quando meu processo entrou no sistema como *reçu* ou a partir de novembro de 2012, quando entrou enfim como *en cours* ?
Gabi eu acho que nem um nem outro… 8O
Como houve a necessidade de reenvio de documentos o seu processo deve atrasar, mas não necessariamente voltar para o fim da fila. Provavelmente seu caso vai ficar um pouco acima da média de 18 meses.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
11 de janeiro de 2013 às 20:02 #59628arturbrasil200Participante
Grupo,
somente para evitar qq mal entendido, quando me referi ah primeira data, queria dizer aquela sua primeira data que vc deu entrada ( a bem antiga).
att
-
12 de janeiro de 2013 às 00:14 #59639Carlos_SantosParticipante
sinto muito o que aconteceu no seu processo Gabi!
Nao acredito que seja um recomeco mas sim uma continuacao com atrasos, como o Sandroms falou!
Espero que este atraso nao atrapalhe nenhum plano a curto prazo!
no mais, isso vai fazer valer ainda mais o seu processo ;-)
É sempre bom ver a coisa pelo lado bom!
Quanto mais suado, mais valorizado ;-)
Boa espera!
-
17 de janeiro de 2013 às 02:45 #59760arturbrasil200Participante
Gabi,
tava eu pensando… acho que seria interessante vc dar uma ligada e perguntar diretamente com eles. Acredito que eles devam saber a resposta.
att
-
17 de janeiro de 2013 às 17:33 #59771gabi-infirmiereParticipante
nao vale a pena. ja tentou ligar no service canada?
1h de espera pra obter uma resposta que pode me frustrar?
vou tocando o barco, aguardando minha segunda carta de RP e quando a cidadania chegar, chegou. -
14 de fevereiro de 2013 às 00:25 #60337gabi-infirmiereParticipante
bom, Immigration Canada ligou pro meu antigo empregador, que me ligou pedindo minha autorizaçao para passar algumas informaçoes pessoais para o pessoal da imigraçao.
bom sinal? mau sinal? :? espero que estejam fazendo o *confere* :mrgreen:
como mudei de cidade, atualizei meu endereço e telefone no sistema, mas nao atualizei meu empregador (e nem mandei nenhuma informaçao dizendo que agora estou estudando).
enfim, deixei recado direto com um agente da imigraçao (em Sidney) e amanha vejo o que querem comigo. meus dados de impostos estao todos certinhos, tenho todos meus T4, se precisarem de informaçao adicional eu mando (com post-it identificando o que é rsrsrsrsrs)
sera que realmente estao analisando a sério meu dossiê ? sera que devo enfim começar a estudar pra provinha? sera? sera? … :roll:
aguardo os proximos capitulos rsrsrsrs
-
14 de fevereiro de 2013 às 17:43 #60358gabi-infirmiereParticipante
liguei pro agente da imigra¸ao e tirei um peso gigante das minhas costas!
ele so queria confirmar 2 dados =
onde passei meu primeiro mês no Canada (resposta – numa casa de familia)para meus sobrenomes (a novela), perguntou se eu nao me importaria em ficar com apenas 1 (pois atualmente sou Gabriela B. V. K., havia pedido para ficar como Gabriela B. V. =
* o K. sai pois é do ex marido
* pro B. é outra enrolaçao, ja que nao tenho em nenhum documento canadense este sobrenome escrito corretamente, esta escrito pela metade (nome e sobrenome grandes, as cartas nao comportam o numero de letras e cortam automaticamente, tenho o final do meu nome *comido* nas cartas de RP e na carteira de motorista.
* como na pratica, Gabriela V. é o nome que uso no cotidiano, vai ser assim: pro Brasil continuo Gabriela B. V.
pro Canada, simplifico, ficarei Gabriela V.O agente disse que nao ha nenhum problema em *cortar* meu sobrenome do meio.
previsao do agente da imigraçao = ele fecha a analise dele ainda hoje, manda de volta pra Montréal onde é o bureau de analise e devo receber a convocaçao pra entrevista nos proximos 2 meses. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
-
14 de fevereiro de 2013 às 19:32 #60359RonaldoMacielParticipante
Parabéns Gabi!! Logo chega.
Ainda tenho os 20 meses de espera. Mandei meu pacote há duas semanas pra Sydney. Eles mandam um carta confirmando recebimento com seu número do processo?
Abracao e happy valentine’s!
-
14 de fevereiro de 2013 às 23:31 #60363SANDROMSParticipante
Ronaldo,
eles mandam uma carta sim, e o livreto para estudar para a prova. Mas você pode consultar se o seu processo já está em andamento usando o bom e velho pelo e-cas. (você achou que estaria livre dele?!?!? :lol: :lol: :lol: ). Forneça no e-cas o número do cartão de RP.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
14 de fevereiro de 2013 às 23:37 #60366Carlos_SantosParticipante
boa sorte Gabi.
Um colega aqui da cidade do Québec, foi a Montreal fazer a prova e apesar de ter sido informado que dariam a resposta em dois meses, ele me disse esta semana que havia passado na prova e que em duas semanas estaria indo de novo a Montreal para a cerimonia….
22 meses de processo, segundo ele.
-
18 de fevereiro de 2013 às 17:36 #60426_TAZ_Participante
Ronaldo,
Você fez o $%@#%&#^ teste de francês? Poderia dizer a “versão”, onde fez e motivo da escolha?
Eu tenho que ir a Montréal renovar o passaporte e quero fazer o teste no mesmo dia …
Cristiano -
18 de fevereiro de 2013 às 21:29 #60437SANDROMSParticipante
@_TAZ_ wrote:
Ronaldo,
Você fez o $%@#%&#^ teste de francês? Poderia dizer a “versão”, onde fez e motivo da escolha?
Eu tenho que ir a Montréal renovar o passaporte e quero fazer o teste no mesmo dia …
Cristiano_TAZ_, eu sei que a pergunta foi pro Ronaldo, mas de que teste você está falando? Eu abri meu dossiê faz uns 6 meses, e não era necessário fazer nenhum teste de francês, apenas a prova de conhecimentos gerais do Canadá, e isso é no fim do processo, não no começo.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
18 de fevereiro de 2013 às 23:34 #60441Carlos_SantosParticipante
Ola Sandroms,
o Taz faz referencia a isto aqui:
http://www.cic.gc.ca/francais/citoyennete/langage.asp
Abracos
-
19 de fevereiro de 2013 às 04:16 #60445SANDROMSParticipante
Carlos, _TAZ_, Ronaldo,
Então ao tão anunciado teste obrigatório de francês para a cidadânia foi instituido!?!? Não sabi dessa. 8O
Fiquei na curiosidade de saber quando entrou em vigor, alguém sabe?
Mandei meu dossiê em agosto do ano passado e não tinha nada no site do CIC referente a isso, inclusive meu processo já está correndo pois recebi a confirmação pelo correio, junto com o manual do teste. Será que eles vão nos pedir o test emais tarde ou escapei dessa?
EDIT: eu mesmo encontrei a resposta: os teste entraram em vigor em 1/nov/2012, e apenas para dossiês enviados nessa data ou após. Escapei for 3 meses!
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
19 de fevereiro de 2013 às 13:54 #60447gabi-infirmiereParticipante
tb escapei :-)
mas se pedissem, eu tenho um TFI que fiz para a admissao na Laval, e um TOEFL tb …
OFF =
acho justo pedir uma prova de conhecimento de lingua. Em Parc-extension eu tinha clientes *canadenses* que viviam ha mais de 10, 15 anos aqui e cujas intervençoes eram SEMPRE feitas com interpretes! (Hindi, Penjabi, Ourdou, Bengali, Gujarati, Tamoul, Pashto … imaginem o gasto do sistema de saude para ficar pagando interpretes para CIDADAOS CANANDENSES! = isso me deixava muito P. da vida … enfim …)OFF 2 =
acho que o Canada deve manter seu perfil de ajuda humanitaria e deve continuar a acolher os solicitantes de asilo e refugiados. Mas a insersao desses grupos deve ser feita de uma outra maneira, atualmente eles sao meio *largados* … parece que para o governo é assim :recebem a BS? entao esta otimo. É como se o governo tapasse o sol com a peneira = por ter vivenciado a realidade de Parc Ex, desenvolvi uma visao bem critica dos processos de imigracao humanitarios….
tinha clientes que conseguiam viver literalmente às margens da sociedade, sem falar nem inglês nem francês, formando guetos, apadrinhando a familia (e dai imaginem 10, 15 pessoas dividindo um 4 e meio num demi-SS), trabalhando no noir e vivendo do BS … sera que sou muito chata ou percebo que ha algo que nao *clica*? As crianças dessas familias iam para as escolas em francês, entao era praticamente apenas a terceira geraçao que estava se integrando (entre aspas, ja que mesmo entre os neo-canadenses praticas como casamentos arranjados continuam a existir) ….enfim, OFF e OFF2 merecem topicos à parte rs … (momento de desabafo)
-
19 de fevereiro de 2013 às 15:41 #60450SANDROMSParticipante
Concordo em número, gênero e grau! Não dá pra ser cidadão sem ter pelo menos um pé na cultura local. Dar cidadania para habitantes de little-meu-país, ou da meu-país-town e outros guetos não faz sentido.
Estou feliz por ter escapado da prova pelo custo (tempo + $$$$) por que não me negaria a fazer um teste de línguas, mesmo porque me sinto à vontade com o francês e completamente confiante com o inglês.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
19 de fevereiro de 2013 às 15:47 #60451RonaldoMacielParticipante
Fala Taz (tamos juntos nessa de novo, hein? – lembra que fizemos exames medicos no mesmo dia?).
Minha escolha pro teste de idioma foi estritatemente econômica, no sentido de achar o teste mais barato hehehe.
Eu fiz o CELPIP General LS – mais info neste link: http://www.celpiptest.ca/celpip-general-ls/
Sim, é um teste em inglês e não em francês. Gostaria de ter feito algum em francês mas eram todos mais caros. Este me custou $150 plus taxe e todos os demais (inglês ou francês) custavam $250 ou mais.
O teste é tranquilo, somente listening e speaking e leva umas 2 horas. Vc precisa agendar um dia para fazer a prova, dentre as opçôes que eles oferecem.
Mas lembre-se que se vc fez a francisação (e tem nota mínima 4) ou tem algum diploma secundário ou pós-secundário daqui do Québec/Canadá, vc é isento do teste e basta apresentar os diplomas – mas tem de ser o diploma mesmo – não pode ser só alguma(s) matérias concluídas.
Mais informações aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/CIT0002ETOC.asp#CIT0002E4
Até mais.
RonaldoEM TEMPO: Gabi, nem o TFI nem o TOEFL são aceitos para efeitos de cidadania, somente estes aqui:
* Canadian English Language Proficiency Index Program General test (CELPIP-G), (not the academic version) or
* CELPIP-General LS – a two-skills (listening and speaking) version of the CELPIP general test or
* International English Language Testing System (IELTS), general training, not the academic version or
* Test d’Évaluation de Français (TEF) or Test d’Évaluation du Français adapté au Québec (TEFAQ) or TEF épreuves oralesThe following list of proof will be accepted only if used for Quebec immigration purposes in the past:
o DALF (Diplôme approfondi de langue française) or
o DELF (Diplôme d’études en langue française) or
o TCF (Test de connaissance du français) or
o TCFQ (Test de connaissance du français pour le Québec)Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
19 de fevereiro de 2013 às 17:15 #60453gabi-infirmiereParticipante
opa, nem sabia rsrsrsrs ….
ainda bem que nao preciso, ja pensou? quase 500$ gasto nos exames (que foram exigencias das faculdades onde apliquei pro mestrado) … eu ficaria no minimo … “frustrada” , para nao dizer &@$#%}{€!!bonne chance à tous ….
-
19 de fevereiro de 2013 às 18:11 #60455_TAZ_Participante
Fala, Ronaldo!
Opa! E olha nós de novo “processando” , kkkk. Me lembro sim, a gente lá no consultório :)
Pois é, eu vejo que está uma facada esse teste … Eu creio que passaria tranquilo também no teste de inglês, vou ver aqui. O problema é que, vejam só, não existe nenhuma instituićão aqui em Québec (a capital) certificada nos testes de proficiência aceitos para a cidadania. Tem que ir em Montréal.
Como eu não fiz a francisaćão do governo (fiz curso de francês do ministério da Educaćão, mas não é aceito), não tenho nenhum papel válido.
Não tenho nada contra o teste (haja vista os absurdos relatados pela Gabi), mas é muita sacanagem não ter nenhum lugar aqui, argh. -
20 de fevereiro de 2013 às 08:49 #60463arturbrasil200Participante
Taz,
me tira uma duvida.
vc disse que vc fez o tal curso de francês do ministério da Educaćão.
nao eh aquele curso que o governo pagaria ateh o tel nivel 3 e depois parou de pagar o nivel da escrita?
mas nesse curso , vc recebeu dinheiro por parte do governo? Isso nao seria a tal francisacao?
se for isso , acho que vc fez sim a tal francisacao.
se nao for isso , o que seria entao a francisacao?
att
-
25 de fevereiro de 2013 às 17:47 #60554_TAZ_Participante
@arturbrasil200 wrote:
vc disse que vc fez o tal curso de francês do ministério da Educaćão.
nao eh aquele curso que o governo pagaria ateh o tel nivel 3 e depois parou de pagar o nivel da escrita?Não, a francisaćão à qual você se refere é do MICC, o ministério da imigraćao.
O curso que eu fiz é do MELS, o ministério da educaćão, lazer e esporte e ligado à comissão escolar. Eu abdiquei da francisaćão porque eu estava mais adiantado do que o nível 3 deles. -
26 de fevereiro de 2013 às 15:09 #60564arturbrasil200Participante
Taz,
se nao se incomodar , me responda por favor.
1)
em ambos receberiamos dinheiro da parte do governo?2)
o local para solicitar o curso oferecido pelo MICC ou MELS ficam no mesmo local?me lembro que eu solicitei no escritorio que fica lah na estacao berri-uquam.
3)
temos o direito de escolher se vamos fazer o MICC ou MELS?4)
pelo que voce disse, entendo que MELS seria somente para quem estah num nivel acima.Mas eu por exemplo comecei pelo basicao mesmo e foi pelo MELS, acho, pois estudei numa escola ligada a comissao escolar.
e nos boletins que recebo apos o fim de cada nivel , consta como MELS. Eh esse o log que estah estampado no alto do boletim.
att
-
26 de fevereiro de 2013 às 15:59 #60565RonaldoMacielParticipante
Desculpe me intrometer na discussão de vcs mas acho que isso ajuda a esclarecer este ponto. Vejam a informação extraída do site do CIC, portanto oficial:
Une preuve que le Niveau de compétence linguistique canadien/Canadian Language Benchmark (NCLC/CLB) 4 (minimum) a été atteint en expression et en compréhension oralesdans le cadre de certains cours de langue financés par le gouvernement, soit :
Pour le Québec : Un bulletin remis par le Ministère de l’immigration et des communautés culturelles du Québec (MICC) depuis juin 2001. Assurez-vous que votre évaluation la plus récente en « interaction orale » soit au moins de niveau 4 (Échelle québécoise)
Segundo o texto, tem de ser um diploma emitido pelo MICC e que tenha uma nota mínima de 4 (conforme o CLB) no critério de Intéraction Orale.
A menos que o curso que o TAZ fez corresponda ao tal CLIC, conforme abaixo:
Cours de langue pour les immigrants au Canada (CLIC) : Cochez la case si vous avez terminé le cours avec succès entre janvier 2008 et le 31 octobre 2012 et fournissez une copie du certificat si vous l’avez reçu. Si vous avez terminé le cours CLIC/LINC depuis novembre 2012, un certificat vous sera remis. Une copie de ce certificat est requise. Notez que l’achèvement d’un cours CLIC/LINC avant 2008 ne constitue pas une preuve de compétence linguistique.
Abraço.
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
4 de março de 2013 às 19:17 #60696_TAZ_Participante
@arturbrasil200 wrote:
Taz,
1)
em ambos receberiamos dinheiro da parte do governo?
2)
o local para solicitar o curso oferecido pelo MICC ou MELS ficam no mesmo local?
3)
temos o direito de escolher se vamos fazer o MICC ou MELS?
4)
pelo que voce disse, entendo que MELS seria somente para quem estah num nivel acima.
att1) Você só recebe uma bolsa se fizer a francisaćão em tempo integral do MICC. O do MELS, ao contrário, você paga pra fazer (algumas pessoas recebem pra fazer o MELS, mas são enviados pelo EmploiQuébec, nada a ver com a francisaćão).
2) Os cursos não têm nada a ver um com o outro. Assim, se tiver curso dos dois no mesmo prédio, é coincidência …
3) Você faz o que quiser, ué … geralmente a francisaćão do MICC é voltada à expressão/compreensão oral e o do MELS ensina francês mais a fundo.
4) Geralmente, quem terminava todos os níveis da francisaćão do MICC ia pra escola lá pra melhorar. Essas pessoas, em média, entravam no nível 4. O nível do MELS vai até o 8. Mas tem gente que chega e entra no nível 1… são normalmente pessoas que não têm direito à francisaćão do MICC (canadenses da parte inglesa, cônjuges de pessoas aqui com visto de trabalho, pessoas que casaram com canadenses, etc).Salientando que, para a cidadania, só vale o curso do MICC.
-
17 de abril de 2013 às 17:48 #61723gabi-infirmiereParticipante
chegou hoje a convocaçao!
prova dia primeiro de maio !
e eu que nem estudei o livrinho, o mestrado me consumindo 7×7 …. agora vou começar o processo de decabelamento ….
prova de exame clinico teorica dia 22
apresentaçao oral de educaçao em saude dia 22
apesentaçao oral de pesquisa e transferência de conhecimento dia 23
prova de francês dia 25
prova de exame clinico pratica dia 29
prova de cidadania dia 01
prova de farmacologia dia 02inicio da sessao de verao dia 06 …
sera que rola de respirar um pouquinho????
boa sorte pra mim hehehehehe
-
17 de abril de 2013 às 18:50 #61726SANDROMSParticipante
Bom descabelamento Gabi!
Até me deu um frio na barriga, quantos meses deu o seu processo todo? O meu está em 9 meses e contando…
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
17 de abril de 2013 às 19:05 #61727gabi-infirmiereParticipante
20 meses! :-)
segundo o site, os processos atuais estao levando por ai, 21 a 23 meses….
é uma gravidez de elefante ….
-
17 de abril de 2013 às 19:23 #61729RonaldoMacielParticipante
Parabens Gabi!! vai ser um periodo bem louco!!! mas muito boa sorte.
Só pra constar eu recebi ontem minha carta de abertura do processo. 8) Minha papelada chegou lá dia 04/Fev/2013 e pelo menos abriram meu processo. Eu conto os 20 e poucos meses a partir de agora, certo? vai levar 2 anos entao…wow!
boa sorte
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
17 de abril de 2013 às 19:38 #61730gabi-infirmiereParticipante
valeu Ronaldo!
depois do almoço dei uma paradinha, mas estou finalizando a avaliaçao de um programa de educaçao, fechando a analise fenomenologica de Heidegger pro texto de pesquisa, ouvindo uns podcasts aqui e ali que falam de exame clinico, lendo farmaco no tempo livre … é, vou ter que incluir o guiazinho do Canada antes de dormir rsrsrsrsrs
ou colocar uma aplicaçaozinha no telefone ;-)
boa sorte por ai, é esperar e desencanar, espero que nao tenham o problema que eu tive com o nome, que no fim das contas foi so para dar dor de cabeça, mas nao interferiu em nada no tempo de tratamento do dossiê ….
-
18 de abril de 2013 às 18:04 #61746QuebecquandoParticipante
Nossa, o processo de cidadania tá tipo o processo de imigração, né? 20 meses… Credo! A diferença é que a agonia não é assim a mesma… :alright:
-
18 de abril de 2013 às 18:55 #61748RonaldoMacielParticipante
Pois é tudo hoje está levando muito tempo, desde o processo de imigracao (fases provincial e federal), processo de cidadania, avaliacao de diplomas, conseguir vaga em francisacao, vagas em creches, etc…tudo muuuito demorado.
-
1 de maio de 2013 às 22:46 #62011gabi-infirmiereParticipante
prova hoje.
20 questões.
NENHUMA questão pedindo data ou evento histórico !
questões muito simples, como “qual é o centro financeiro do Canada?” e 1 questão chatinha com nome de 4 canadenses (não lembro quais) para dizer se eram artistas, politicos, esportistas ou herois … sou péééssima para nomes, nessa questão eu não pestanejei, chutei mesmo.
respondi 18 questões com absoluta certeza, 1 questão com duvida e 1 no chute. A que eu tinha dúvida eu ja verifiquei, foi um erro. Do chute, não tenho como saber pois não vou revirar o livrinho para tentar achar os nomes que eu nem lembro.
depois da prova, encontro com o oficial, verificação de documentos, um papinho besta (em Ing ou Fr) e dai a noticia, a rsposta pode levar até SEIS MESES!
então agora é esperar …..
-
2 de maio de 2013 às 16:41 #62026gabi-infirmiereParticipante
outras questoes que fui relembrando:
1. exploracao natural
2. quem sao os acadiens
3. onde viviam os amerindios antes da chegada dos colonizadores
4. quem pode se candidatar a eleicao
5. o que representa a igualdade homem-mulher
6. onde ha petroleo e oleo
7. como participar de um juri
8. como e composto o parlamento
9. como sao escolhidos os ministros
10. qual o centro financeiro do Canada
11. em qual regiao a maioria dos canadenses vive
12. identifcar os 4 canadenses (4 nomes que nao me lembro)
13. qual provincia possui a maior producao de cartao e papel
14. direitos do cidadao
15.
16.
17.
18.
19.
20.não lembro 5 questões, mas garanto que eram muito faceis rsrsrsrsrs
-
29 de maio de 2013 às 01:36 #62419arturbrasil200Participante
Olah Gabi,
Parabens , um pouco tardio mas quando vejo mais uma pessoa da nossa terrinha conseguindo seus objetivos , fico muito feliz. Isso demostra como nos brasileiros possuimos garra e determinacao de conseguirmos nossos objetivos.
esse seu processo demorou, mas finalmente chegou ao fim.
Gabi, depois que vc receber o certificado, quanto tempo leva pro passaporte? ouvi dizer que se leva uns 6 meses?
uma outra coisa, depois do certificado, tem tambem um cartao de cidadao canadense?
obrigado
-
29 de maio de 2013 às 01:47 #62420gabi-infirmiereParticipante
bem, ainda nem recebi a convocaçao, né? entro de novo na espera rsrsrsrsrsrs
depois do certificado, pdoe-se ir no mesmo dia pedir o passaporte, segue o prazo normal, acho que 1 mês (a renovaçao do passaporte do meu marido foi muito rapida).
sim, ha uma carteirinha de cidadao, que é muito mixuruca se compararmos com a hight-tech da carteirinha RP … parece carteirinha de locadora de video rsrsrsrs
-
29 de maio de 2013 às 04:06 #62421arturbrasil200Participante
olah Gabi,
legal por responder.
o seu marido tem essse cartao? em caso positivo, existe data de validade como nossso de imigrante?
obrigado
-
29 de maio de 2013 às 23:29 #62431gabi-infirmiereParticipante
nao tem data de validade, nao ….
ps = ele é canadense desde o nascimento, nasceu na Alemanha e foi naturalizado logo ao nascer.
-
30 de maio de 2013 às 02:35 #62434arturbrasil200Participante
ok
obrigado por responder.
-
14 de junho de 2013 às 22:16 #62581gabi-infirmiereParticipante
convocada!
irei jurar bandeira dia 26!uma canadense a mais no caminho!
-
14 de junho de 2013 às 23:18 #62582VitorVGParticipante
Muito Legal!!
A realização do sonho de todos nós!Parabéns Gabi!!
VG
Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015 -
15 de junho de 2013 às 00:40 #62583gabi-infirmiereParticipante
e a espera foi minima, ja estava preparada psicologicamente para os 6 meses!
assim, acho que até rola passaporte canadense e viagem em dezembro para visitar o Brasil varonil :-)
-
15 de junho de 2013 às 14:59 #62588arturbrasil200Participante
ola Gabi,
parabens.
realizacao de um sonho e bola pra frante.
-
15 de junho de 2013 às 16:40 #62589gabi-infirmiereParticipante
Ah, e so para constar, tanto minha prova quanto minha cerimônia serao em MONTREAL!
(e da-lhe organizaçao da rotina, para a prova foi uma correria, tive um exame na faculdade na vespera e um no dia seguinte e para a cerimônia eu tinha agendado um dia de estagio com um IPS, terei que remarcar …..)
E nas 2 ocasioes recebi a cartinha de convocaçao com POUQUISSIMO tempo de antecedência! (menos de 2 semanas!)
-
16 de junho de 2013 às 03:12 #62592arturbrasil200Participante
olah Gabi,
primeiramente . valeu selecao, mas na minha opiniao a selecao tem que melhorar muito.
flava-se tanto desse novo japao isso , aquilo, pux…. eles tem que melhorar muito ainda.
se como o japao foi assim, com as outras selecoes, sei nao. minha nota eh 7 pra hojebom gabi, primeiro, com base no que vc respondeu, …. somos nos que escolhemos aonde eh a cerimonia ou eles? se forem eles que escolhem, vc correria o risco de ir pra ottawa por exemplo? ou toronto?
outra, o que vem a ser esse tal de IPS que vc mencionou ?
obrigado
-
16 de junho de 2013 às 11:33 #62593gabi-infirmiereParticipante
acho que mandam para o local mais perto. Tenho um amigo que morava em Témiscaming e seu processo foi feito em Sudbury, ON. Não acho que me mandariam para Ottawa ou Toronto pois essas cidades são mais longe do que Mtl.
IPS é “infirmière praticienne spécialisée”, é o mestrado queestou cursando (e termino em julho de 2014). há explicação no tópico de enfermagem
-
17 de junho de 2013 às 02:56 #62600arturbrasil200Participante
ola Gabi,
obrigado por responder.
somente uma curiosidade. vc sempre responde super rapido aas mensagens. Isso eh muito bom, mas existe algum recurso do forum que nos avise quando alguem respondeu a algum topico?
obrigado
-
17 de junho de 2013 às 11:46 #62601gabi-infirmiereParticipante
Nao sei se ha esse recurso … eu respondo rapido pois estou em fim de sessao entao tenho que preparara meus trabalhos escritos. Fico com a net aberta pois uso Pubmed e outras bases de dados cientificos, entao deixo uma janelinha para a Brasil-Québec rs … :-)
-
27 de junho de 2013 às 12:23 #62680gabi-infirmiereParticipante
oficialmente, canadense!!
éramos 400 RPs de 77 países diferentes …
a sala estava cheia, até todos conseguirem efetuar o check-in e se sentarem, levou um tempão.
ganhamos livrinho com os simbolos do Canada, um folheto com o juraento e o hino, uma bandeirinha do nosso novo país e um “pin” com a folha de érable
A juiza fez um discurso muito empcionante, em Francês e em Inglês, entrecortado por aplausos e muita emoção.
Juramos fidelidade à Rainha, cantamos o hino, recebemos nosso certificado de cidadania, que paree um diploma. Não existe mais a carteirinha de cidadão, o passaporte será o documento e o certificado, a prova da cidaania. É um certificado bonito.
Depois eu comemorei 2x, almoçando com a familia do marido e fazendo um 5 à 7 com poucos amigos brasileiros e quebecas. Agora volto para Québec, comemoração 3 nos planos …
acordei canadense :-)
poderei pedir o passaporte amanhã, eles pedem 2 dias uteis.
Minha carteirinha RP foi confiscada.
Eles reembolsam àqueles que pediram renovação da RP
A acolhida como néo-canandense não poderia tr sido melhor. -
27 de junho de 2013 às 17:08 #62683SANDROMSParticipante
Parabéns!! Já já chega a minha vez… conversei com uma amiga que reprovou no teste, e deu um frio na barriga….
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
27 de junho de 2013 às 17:47 #62685gabi-infirmiereParticipante
As questoes estao TODAS no livrinho e sao super simples. As duas questoes que eu nao sabia foram pisadas de bola .. eu sou péssima para nomes e sobre a parte penal eu li bem superficialmente…
Estava vendo no site da imigraçao, e acredito que a cerimônia onde participei estava lotada (400 novos canadenses) pois a senhora que presidiu é *chique*, ela recebeu a *ordem do Canada* … a maioria das cerimônias sao mais intimas, 30, 50 pessoas … e ha mesmo cerimômias aqui em Québec, nao sei por que cargas d’agua eu fui enviada para Montréal …. mas agora esta feito :-)
Boa sorte, Sandro. Leia o livrinho rs
-
27 de junho de 2013 às 18:48 #62687SANDROMSParticipante
O livrinho é só aquele que eles mandam com a confirmação? Que parece mais uma revista? Por que o site tem um monte de material inclusive em mp3.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
27 de junho de 2013 às 21:24 #62688arturbrasil200Participante
Gabi,
parabens, nao vejo da minha hora chegar.
sobre a carteira , acho que vc que tem que solicitar depois de receber o papel da cidadania.
pois eh sandro, eu tb baixei todos aqueles documentos e parace uita coisa, nem tive tempo de ler.
eh isso e parabens
-
27 de junho de 2013 às 22:03 #62689gabi-infirmiereParticipante
a carteira nao existe mais. Foi dito pelos oficiais durante a cerimônia e esta informaçao tb esta no site.
Sandro, as perguntas do teste sao baseadas no livrinho. As demais informaçoes sao *mais do mesmo*, a prova é feita a partir do livrinho mesmo
-
28 de junho de 2013 às 01:08 #62691VitorVGParticipante
Parabéns Gabi!
É muito estimulante ver que a cidadania é uma realidade para quem se engaja no projeto de imigração.
Felicidades nessa nova fase!VG
Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015 -
30 de junho de 2013 às 16:32 #62705gabi-infirmiereParticipante
ah, esqueci de comentar, com a cidadania eu ganhei um passe livre para visitar os museus e parques canadenses gratuitamente, por 1 ano.
E o direito de pagar 50% em qualquer viagem da Via Rail :-) -
3 de julho de 2013 às 01:34 #62723arturbrasil200Participante
grupo,
hj consegui realizar uma coisa que tava programada, por motivo de tempo. Voltando a alguns meses atras, sobre a tal prova. Hoje fui lah no MICC. Pros que estao em montreal, eh aquele escritorio que fica na estacao da berri.
Bom , cheguei lah com a intencao de resolver uma situacao bem inconformado.
eu – Gostaria de falar com o responsavel da francisacao.
recepcionista – Qual o motivo ?
eu – Particular
r – preciso saber o motivo
eu – ok , eh com respeito ao documento que recebi.
r – ok vou chamarchega a pessoa e fomos para uma sala fechada. aih soltei os verbos dizendo que era um absurdo ainda ter que pagar uma nota soh pra receber um documento dizendo que possuo o minimo necessario para acidadania, que nem pede se sabemos escrever et tal ……
eu – veja bem aqui nos procedimentos …. diz que o MICC emitindo um boletim com nivel no minimo 4 para expressao oral …. eh o suficiente.
a pessoa ve e depois analisa e me diz, tudo bem , vamos ti enviar um boletim com essas informacoes.
e caso resolvido.
Moral da estoria, essa prova que pedem eh totalmente desnecessaria, para aqueles que possuem os criterios pedidos pela cidadania. Claro, se a pessoa somente fez o nivel 1 , pode pedir o boletim, mas nao constarah o tao desejado nivel 4 pedido na cidadania.
NO meu caso ….. fui ateh o nivel 7 e no boletm veio somente ateh o nivel 4.
como isso funciona? o MICC paga ou pagava , na minha epoca , ateh o nivel 4 , nao sei como tah agora. Depois eu continuei por conta.
no fim do curso recebemos um boletim que eh emitido pelo MESL. POr isso que nos posts anteriores ficava um desencontro de informacao. Pois, falava, Fui no MICC solicitar o curso e eles no final me mandam um boletim MELS? Como assim? Eh assim mesmo, nao tente entender. O que importa eh que no tal boletim com a nota 4 exigida vem com a informacao MICC e eh isso que importa .
detalhe, se eu quisesse um documento dizendo que eu tinha nivel 7 , 10 , 20 etc, aih teria que pagar o teste que custa uma fortuma pra minha opiniao. ERa isso que deu a entender nas entrelinhas, pois havia dito que meu nivel era muito maior que 4 e nao poderia simplesmente acrescentar no boletim? Nao , pois o MICC forneceu o curso ateh o nivel x e depois vc continuou por conta.
entao pensei comigo, jah tenho o que quero , deixa pra lah. Apesar que os cursos posteriores eram todos subordinados do MICC,
um pouco de persistencia m nao custa nada. SOmos brasileiros e nao desistimos nunca.
espero ter contribuido.
-
17 de fevereiro de 2014 às 11:04 #73998SANDROMSParticipante
Pessoal,
Para inaugurar a nova versão da CBQ, trago novidades sobre o nosso processo de cidadania. Fizemo a prova no final de janeiro, e já temos a cerimonia marcada para meados de março. Nosso timeline:
1085 dias completos: abr/2012
envio do dossiê: ago/2012
carta confirmação de abertura: sep/2012
convocacao e prova: jan/2014
carta convite para cerimonia: fev/2014
cerimonia de cidadania: mar/2014Total do processo: 19 meses
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
28 de fevereiro de 2014 às 22:34 #98621Bruno BertelliMestre
Pessoal,
Para inaugurar a nova versão da CBQ, trago novidades sobre o nosso processo de cidadania. Fizemo a prova no final de janeiro, e já temos a cerimonia marcada para meados de março. Nosso timeline:
1085 dias completos: abr/2012
envio do dossiê: ago/2012
carta confirmação de abertura: sep/2012
convocacao e prova: jan/2014
carta convite para cerimonia: fev/2014
cerimonia de cidadania: mar/2014Total do processo: 19 meses
Parabéns Sandro!
http://www.brasilquebec.com
CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci -
28 de fevereiro de 2014 às 23:26 #98661RonaldoMacielParticipante
Parabéns grande Sandro!!! Estamos na espera também. Até que foi rápido o teu processo. Ate mais!!!
-
4 de março de 2014 às 16:23 #106731SANDROMSParticipante
Valeu Ronaldo,
o relato da prova está aqui: http://www.truth.com.br/ospatos/2014/02/processo-de-cidadania-canadense-exame-e-entrevista/
quando passar pela cerimônia volto aqui pra postar.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
7 de abril de 2014 às 10:21 #121287SANDROMSParticipante
Nossa cidadania saiu faz algumas semanas, em tempo hábil para que a gente pudesse se registrar para votar. Aproveito para lembrar àqueles que podem votar, não esqueçam de comparecer hoje às urnas!!!
Relato da cerimonia de cidadania aqui:
http://www.truth.com.br/ospatos/2014/04/virando-um-cidadao-canadense/Sandroms -
Os Patos no Facebook -
7 de abril de 2014 às 11:08 #121289RonaldoMacielParticipante
Bacana Sandro, alguns processos estao saindo super rapido.
Vc conhece o Fernando e a Jéssica né? O processamento da demanda de cidadania deles foi super ligeiro. Levaram incríveis 8 meses!! Já farão a prova semana que vem se nao me engano.
Ainda to na espera. Enviei os meus Em fev/2013.
Depois da cerimônia em quanto tempo vc pode pedir os passaportes?
abracao
-
7 de abril de 2014 às 11:59 #121290SANDROMSParticipante
Oi Ronaldo, conheço sim o Fernando e Jéssica, fiquei sabendo de outros processos de 2013, que sairam agora no início de 2014. Mas tem pessoas de 2012 ainda na espera. Ou seja, o governo canadense mantém até o final o seu padrão nonsense de prazos de processamento.
Sandroms -
Os Patos no Facebook
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.