Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › O rigoroso inverno do Canada!
- Este tópico contém 15 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 5 meses atrás por otto.
-
AutorPosts
-
-
19 de janeiro de 2007 às 15:21 #4511marcelomanzoParticipante
No último domingo liguei para a minha tia que mora em Montreal, ela comentou que o efeito estufa, está fazendo o frio ser cada vez menos severo… eeee!!!
Esse ano foi o inverno menos rigoroso nos últimos 63 anos!!!
Isso é uma maravilha para nós que vivemos (ou viemos) de um país tropical como o Brasil, só quem já viveu para saber como é rigoroso o inverno…
-
19 de janeiro de 2007 às 15:44 #12653Carlos_SantosParticipante
porém ontem nevou bastante e recebi uma foto interessante de Montreal vinda de um colega la…
é preciso ter cuidado com as expectativas …. la é frio pacas!
16 negativos com sensação termica de 30 negativos ja houve neste inverno atipico deles, foi o que eu ouvi na RDI na internet!
atenção! :!:
-
19 de janeiro de 2007 às 21:54 #12671FabiocbParticipante
Carlos,
é verdade embora tenha demorado o frio chegou e esta tendo dias com temperaturas abaixo de -20C e com sensação termica de -35C então na verdade só demorou mas chegou, alem disso essas temperaturas amenas estão causando enchentes e ventanias então não é tão bom assim não.
Abraços
Fábio
-
19 de janeiro de 2007 às 22:26 #12679ErasmoParticipante
Mesmo com todo rigor do inverno, e cientes de que só sabe o que é quem já esteve (está) lá, temos que torcer para que isto perdure por um bom tempo…senão, bye-bye cidades costeiras e praias…
Segundo nossos amigos de Montréal, o díficil não é somente o frio propriamente dito…mas a “adorável” mistura de neve+sujeira das ruas/calçadas/jardins+sujeira dos carros que vira o que alguns já devem ter visto como “M&#%@ Branca”….eles disseram que, só após presenciarem isto, compreenderam o porquê de tirar os sapatos dentre de alguns estabelecimentos e nas casas…. :x
Adaptação, aí vamos nós…… :?
Abraços!
-
19 de janeiro de 2007 às 23:12 #12681leserafimParticipante
E isso ai galera, ninguem ta enganado quanto ao frio, entao, vao a ele.
Abraço
Leandro
-
19 de janeiro de 2007 às 23:50 #12684KatyParticipante
Tenho pensado bastante nessa questão do inverno. Temperaturas baixíssimas, muito frio, o que dificulta bastante a adaptação do País. Por isso, pretendo viajar entre os meses de junho e julho/2008 para poder pegar o verão e, assim, ir me acostumando ao clima gradativamente.
Katiuscia
-
20 de janeiro de 2007 às 01:48 #12687neveseaParticipante
Eu adoro frio!!! Infelizmente moro na gerião mais quente do Brasil (nordeste). Tenho certeza que irei me adaptar mais repidamente que muitos brasileiros. Já li as dicas no blog da Luciana Misura sobre as roupas para inverno rigoroso http://luciana.misura.org/2005/01/30/roupas-para-encarar-a-neve/
Excelente artigo! Eu recomendo.
Gostaria de comentar sobre os acontecimentos relacionados ao aquecimento global. É inegável o problema que vem ocorrendo ao longo dos anos. Mesmo assim, é bom ter consciência que as mudanças climáticas não ocorrem da mesma maneira em todos os lugares do planeta. Ou seja, mesmo com o aquecimento, determinadas regiões podem apresentar invermos mais frios! É o caso de alguns países da Europa como a Alemanha que passou o dia de ontem em baixo de uma tempestade de neve.
O fato é que em Nova York, apenas 8 graus abaixo de zero foram suficientes para causar vários transtornos à cidade. Imaginem 20 graus negativos… O inverno canadense ainda vai levar muitos anos para esquentar.
No mais, o efeito estufa não surgiu agora. Desde a minha época de criança que eu já ouvia falar das mesmas coisa: aquecimento do planeta, derretimento do gelo, inundação das cidades, aumento do nível do mar, mudanças climáticas, etc.
Seria o apocalipse chegando? O polo norte vai derreter esse ano? Será que eu ainda vou ter a oportunidade de conhecer a neve ou ela não mais existirá no inverno canadense?
Na minha opinião o problema é grave mas a Rede Globo vem fazendo um certo sensacionalismo com essa série de reportagens sobre o aquecimento global para faturar a audiênciano horário do Fantástico. O que a Globo evita comentar é: qual o país que mais contribui para o efeito estifa? Resposta: os EUA. :?
:P Espero vê-los no Canadá com muita neve caindo do céu, caso contrário, vou acreditar que o apocalipse está realmente chegando.
Eduardo.
-
20 de janeiro de 2007 às 03:34 #12689FabiocbParticipante
Olá Eduardo,
Muito obrigado pela dica, lembro de ja ter visto este site mas ha muitos anos atraz.
Abraços
Fábio
-
21 de janeiro de 2007 às 17:03 #12721Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Eduardo,
Inclusive a Luciana autorizou a divulgação das suas dicas aqui na CBQ, você pode conferir na seção Artigos.
Espero que no dia 20 de março, quando chegaremos no Canadá, não esteja tão frio assim…
abraços,[/align]
-
22 de janeiro de 2007 às 00:09 #12728neveseaParticipante
Olá Adrinana,
Eu vi pela primeira vez as dicas de neve na seção de artigos aqui mesmo no forum. Afinal, é difícil encontrar alguma coisa na internet que já não esteja disponível no CBQ. Parabéns! Você está se tornando uma das maiores consultoras de assuntos “quebecois” da internet.
Aproveitando a ocasião gostaria de sugerir que fosse criada uma nova regra para evitar que os usuários postem muitas mensagem sem conteúdo específico. Dessas que não acrescentam nada à discussão e só servem para aumentar a frequencia de utilização dos usuários. Para mim não é importante a quantidade de mensagens de um usuário e sim a qualidade das mesmas!
Toda vez que vejo um post seu e de alguns outros, já me sinto estimulado a visitar o tópico e participar dele…
Abraços,
Eduardo. -
22 de janeiro de 2007 às 00:35 #12730ErasmoParticipante
Olá Eduardo, concordo contigo…a CBQ é um verdadeiro Ponto de Referência…mas para que continue assim, melhorando a cada dia, devemos, todos nós, fazer nossa parte.
Já declarei aqui e volto a repetir:
Temos de ver o quanto nossa postagem ou resposta será enriquecedora ao fórum e à CBQ…vejo muitas mensagens “vazias”, que não enriquecem em nada a discussão em questão e muito repetitivas! Uma das regras do fórum diz:– Evitem postar mensagens apenas para aumentar o ranking!!!
Acho que muitos precisam reler essas regras pois estão, às vezes, “pisando fora da faixa”…
Viu só?! Minha mensagem é mais uma destas que fogem do foco e não enriquecem em nada… :x
Então, voltando ao foco, minha amiga Valérie postou em seu blog algumas fotos de Montréal sob neve e sobre a Patinação no Vieux Port.
Abraços!
-
22 de janeiro de 2007 às 14:40 #12743Carlos_SantosParticipante
deixo aqui um link para um topico aonde discutimos esta questão do frio em nossos habitos de brasileiros no Brasmontreal, como temos muitas contribuições não da para copiar tudo….para aqui!
Tempo de Banho X Frio X Qualidade da Agua X Dermatologista
um pequeno trecho:
Prezados colegas de forum,
ao ler a mensagem da Mariana no tópico Saúde Particular deste forum, me lembrei do mesmo problema que tivemos na França.
Assim pegando o gancho neste pedaço da mensagem da Mariana:
Alguém acredita que precisei de um dermatologista porque tomar banhos em exagero me fez mal à pele? O exagero consistia em um banho diário com duração de 15 minutos. O mal foi uma horrível coceira, seguida de descamação, causada pela destruição da oleosidade protetora da pele.
Eu não sabia que precisava marcar consulta médica com antecedência, mas, curiosamente para dermatologista isso não era exigido (mais tarde concluí que não é comum os quebequenses apresentarem problemas dermatológicos por excesso de banhos: eles são prudentes quanto à freqüência e ao tempo que permanecem sob a ducha).Coloco aqui apreciação sobre esta questão que pode ser mais geral do que o que a Mariana colocou…. e complementar, deixando aos residentes permanentes deste forum algumas considerações a comentar.
Vamos lá…. por partes como jack , primeiros os dados…
1) A quantidade de banhos que uma pessoa habituada a climas quentes como o nosso, é trivial e comum, em dias quentes tomamos muitos banhos, mas como transpiramos e produzimos “gordura” suficiente na pele, não geramos problemas de pele com estes banhos, que recessecam-na.
2) Quando mudamos de país, mudamos alguns produtos de higiene, como o sabonete, shampo, papel higiênico, absorventes íntimos (tenho esposa, ok!), etc… e estes produtos são DIFERENTES do que estamos acostumados (componentes químicos diferentes), naturalmente uns reagem a estas mudanças enquanto para outros nada acontece.
3) A água não é a mesma. Em termos de qualidade, quantidade de cloro, fluor, etc… além de ter de considerar o tipo de mineralização que esta aguá contém, que é diferente da que estamos acostumados. Talvez ao beber não sintamos diferença, mas é diferente!
4) Frio, neve, etc…. este fator nos faz querer tomar um banho bem mais quente e mais demorado do que o normal, principalmente se vc quer economizar na conta do aquecimento “chaufage”, e ainda mais se este for elétrico e o chuveiro a gás (que, normalmente é mais barato!). Assim damos ao luxo de ficar mais tempo num banho mais demorado para aquecer… aquecer o ambiente da casa… faziamos isso lá na nossa casa pois além de ser a gás… o nosso aquecimento era central e não aquecia bem o banheiro…
Bem, dados estes pressupostos, seguimos para as consequências….
A) Nossa pele fica mais seca, pois:
– a água quente do banho resseca mesmo!
– mais banhos, hábito cultural adquirido continua no outro país que não é tão quente, mas hábitos são difícies de mudar mesmo… demora um pouco, adptá-los, enquanto outros nunca mudam!
– o clima frio, vento cortante, também resseca a pele!
– os agentes químicos dos produtos de higiene são diferentes !
– a água pode ter mais calcário ou outro elemento que contribui neste processo de ressecamento também.Conclusão:
I) Você deve se hidratar por dentro e por fora, digo, beba mais água (por dentro) e use mais cremes hidratantes no corpo e proteção labial (aqueles bastões vendidos em farmácias e supermercados), completando assim a proteção externa (por fora).
II) Verifique várias marcas de sabonetes que tenham cremes hidratantes na sua composição e a marca que melhor se adapta a sua pele.
III) Qualidade da água, isso é mais complicado…..vc não pode fazer quase nada ou nada! verifique apenas a composição dela aonde vc mora, os forunistas engenheiros químicos e químicos podem se pronunciar!! mas normalmente isso é divulgado em sites do governo…. é preciso procurar por esta informação, que irá te dar uma idéia de quanto vc vai precisar se cuidar a mais !
IV) Agua quente quente é muuuuuuuuuuuito bom quando está frio, mas o tempo de banho deve ser proporcional ao tempo que vc deseja gastar passando cremes e cuidando da sua pele depois….
Bem, porque abri este tópico afinal? simples…. os moradores de diferentes cidades (Montreal, Laval, etc… ) podem se manifestar sobre o que encontraram em termos de qualidade da água !
Além é claro de deixar aqui um pouco de minha experiência em enfrentar um outro país mais frio do que o nosso e menos gelado que Montreal. Depois que li que 72 cm de neve em média é comum aí em janeiro, comecei a me preocupar mais ….
Fico por aqui e aguardo contribuições de vocês.
Atenciosamente,
Carlos Luiz.
mais dicas vejam no topico sugerido!
atenciosamente
-
23 de janeiro de 2007 às 11:32 #12772Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Eduardo e Erasmo,
Obrigada pelos elogios à Comunidade!!!
Estamos refazendo as Regras do Fórum pois muitas pessoas queixaram não conseguir visualizar, e sim estamos atentos à estas respostas “vazias”. Eu mesma quando tenho que responder à várias pessoas coloco tudo numa mesma resposta.
Olá Carlos,Muito boa a dica sobre os banhos :lol: Quem irá sofrer com isso é o Bruno que já o peguei várias vezes dormindo em pé debaixo do chuveiro, e quando ele sai do banho está uma verdadeira sauna devido à água quente. Eu como sou mais econômica me policio pois a CEMIG cobra bem caro estes banhos demorados aqui em BH.
Abraços,[/align]
-
27 de julho de 2007 às 19:15 #18946COISEIRAParticipante
Neve é bacana prá quem nunca viu, uma maravilha nos primeiros dias mas depois, meus amigos, vira a famosa WHITE SHIT!
E frio do Canadá não é a “friagem” brasileira que ocorre em julho…é frio de doer os ossos! Então o negócio é saber o que esperar, temperaturas muito baixas, e neve prá de pau em cima!
-
27 de julho de 2007 às 19:41 #18949PessoaParticipante
A minha dica para muita neve é: curtir o que ela tem de bom e deixar a saudade do calor guardada durante o inverno.
Eu sempre curti muito o verão e muito o inverno. Basta saber o que fazer.
Durante a semana de trabalho pode ser chato, pois a neve pode atrapalhar, mas no final de semana com neve não tem coisa melhor.
Ideal para esquiar e snowboardiar. Se morar perto de uma estação de esqui, nem durante a semana vai ser chato, sai do trabalho e vai esquiar algumas horas para relaxar! :D
Ideal para ir ao restaurante comer um bom prato com vinho ou até mesmo fazer um fondue ou raclete em casa.Temos que usar o que cada estação tem de bom!
-
28 de julho de 2007 às 08:45 #18954ottoParticipante
Pessoa…
essa realmente é a melhor postura a assumir… pois o saudosismo é algo que atrapalha na adaptação.
Aqui em Fortaleza temos quase 300 dias de Sol/ano… não me imagino passando 300 dias de frio no Canadá somente pensando nos 65 de Sol que chegarão..um dia…
O lance é curtir, realmente, o que cada estação traz…
Otto.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.