Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › O que está acontecendo com os entrevistados pelo Sr. Eddie?
- Este tópico contém 31 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 11 meses atrás por RonaldoMaciel.
-
AutorPosts
-
-
8 de novembro de 2008 às 19:20 #6315mariangelaParticipante
Colegas, escrevi esse meu ponto de vista no Tópico Contra a carta……….
Eu estava acompanhando as discussões, entretanto não posso deixar de dar minha opinião.
Cada caso é um caso, acredito que que assim sendo quem se sentiu humilhado, mal tratado e injustiçado deve sim fazer uma carta individual relatando os pontos negativos e positivos da entrevista. É de extrema importância para o serviço de Imigração ficar ciente desses fatos.
Pelo que li dos colegas que não conseguiram o CSQ e mesmo daqueles que o conseguiram, há vários pontos em comum: a dicção do entrevistador, o timbre de sua voz parece ser baixo, o mal humor, a impaciência, a desorganização e até mesmo a falta de polidez. Diferente dos últimos entrevistadores, que se apresentam, explicam quais os procedimentos a serem adotados esse me parece muito “seco “. Acredito que a revolta dos entrevistados não é o fato de ter sido reprovado pelo nível do frances, o que seria normal, e sim a não compreensão do frances do Sr. Eddie, o que agrava mais ainda se somado ao nervosismo natural e a ansiedade.
Amigos, escrevam sim uma carta, ao escritório de São Paulo e argumentem esses fatos. Há 1 ano e meio venho lendo as entrevistas, comparem com os relatos do 1o semestre e dos anteriores, nunca li nada IGUAL aos depoimentos atuais. Contestem sim, questionem sim, com polidez e com todos os direitos de qualquer cidadão do mundo.
Lembrem-se que voces investiram tempo, emoções e sobretudo que devem ser entrevistados mesmo, de fato e de direito.
Um abraço e coragem aos colegas que não conseguiram o CSQ, a luta continua, não desistam, não há Sr. Eddie no mundo que jogue fora esse sonho.
Sinceramente tem algo errado com esse entrevistador.
Mariangela -
8 de novembro de 2008 às 23:42 #32464ErasmoParticipante
@mariangela”;p=”26923 wrote:
… há vários pontos em comum: a dicção do entrevistador, o timbre de sua voz parece ser baixo, o mal humor, a impaciência, a desorganização e até mesmo a falta de polidez. Diferente dos últimos entrevistadores, que se apresentam, explicam quais os procedimentos a serem adotados esse me parece muito “seco “. Acredito que a revolta dos entrevistados não é o fato de ter sido reprovado pelo nível do frances, o que seria normal, e sim a não compreensão do frances do Sr. Eddie, o que agrava mais ainda se somado ao nervosismo natural e a ansiedade …
Olá Mariangela,
Primeiramente, como você decidiu abrir um novo tópico, apaguei a mesma mensagem no outro tópico… assim, podemos centralizar o assunto aqui. Também apaguei algumas mensagens idênticas que estavam no tópico “Relatos entrevistas Recife 2008“.
Eu respeito perfeitamente seu ponto de vista… mas apenas ponderemos… a entrevista para a obtenção do CSQ é bem mais “light” que uma entrevista de emprego aqui, por exemplo.
Não esperem polidez, paciência, boa dicção, bom humor, etc, no dia-a-dia aqui… por experiência própria, digo-lhes que na maior parte do tempo, podemos deparar com pessoas com o mesmo estilo de Sr. Alcide ou piores… não é regra, mas a probabilidade é enorme.
Pensar que ele deveria demonstrar o contrário, na minha opinião, seria como aceitar algumas escolas que “passam a mão” na cabeça dos alunos ao invés de realmente educá-los, quando o mundo está pronto para devorá-los… mas cada um é cada um.
No meu ponto de vista, é melhor encarar essa nova realidade das entrevistas como algo mais próximo do que vos aguarda (futuros imigrantes) aqui… a carta tem seu valor, isto eu concordo, mas aquela situação de “bem-vindos e obrigado pelo interesse em Québec” deve ter passado, creio eu…Só para vermos como as coisas mudaram drasticamente, vejam o relato de uma entrevista feita em 2005:
E como foi a minha entrevista (2006):
:: Nossa entrevista e o CSQ nas mãos!!! ::
Como disse em outro tópico, eles apertaram a Seleção, estão mais rígidos, mesmo que isso prejudique a cota de imigrantes estabelecida pelo governo.
No mais, exerçam seus direitos sim, e talvez um modelo de Carta Individual, como nossa amiga Mariangela mencionou, tenha um peso maior.
Abraços, sorte, paciência e muita reflexão a todos!
-
9 de novembro de 2008 às 02:02 #32466mariangelaParticipante
Caro Erasmo
Quero apenas lembrar que “essa entrevista ” não é uma qualquer e esse entrevistador é um “representante” do Serviço de Imigração do Québec que deve ter todas as qualificações necessárias para essa função. O que voce coloca acima são situaçoes do dia a dia, claro que elas acontecem em qualquer lugar do mundo. Agora meu amigo não podemos comparar coisas completamente distintas. Volto a repetir, estamos falando de um Programa de Imigração do Governo do Quebec, estamos falando de candidatos que submeteram um dossiê, analisado previamente, pré-selecionados, que foram em um escritório do Serviço de Imigração para serem “entrevistados”por profissionais altamente qualificados. Estamos falando de representantes de um país democrático, que deseja recrutar jovens Trabalhadores Qualifificados, que deve tratar qualquer candidato com no mínimo muita polidez . Lembrem-se que eles estão prestando um Serviço ao seu país e que estão sendo pagos Também pelas taxas que cobram aos candidatos, portanto vamos falar desse assunto e não de outros assuntos acima colocados como: “passar a mão na cabeça, escola de alunos…”, afinal a entrevista não é uma escola de línguas estrangeiras, nem voce recebe pontos APENAS pelo dominio do frances e ingles, há todo uma ponderação nos pontos atribuídos. Enfim, eu particularmente sou muito exigente quanto aos meus direitos enquanto cidadã, não importa em que país.
Mariangela -
9 de novembro de 2008 às 02:15 #32467mariangelaParticipante
Erasmo
Agora que percebi que voce apagou a minha mensagem do Tópico Contra a carta…..
Será que voce poderia coloca-la de volta? Nem sempre os colegas acessam todos os tópicos e gostaria muito que ela também ficasse lá. Está havendo problema de espaço ou algo assim que impeça a permanecia dela lá também?
Te agradeço muito enquanto usuário…Mariangela
-
9 de novembro de 2008 às 03:07 #32468marcocanadaParticipante
Não tenho nada contra cartas individuais, creio que são a melhor maneira de transmitir o descontentamento com o processo, se a quantidade for muito grande, vai chamar a atenção do Bureau e eles com certeza vão tentar descobrir o que está ocorrendo de errado.
Agora, essa carta deve ser escrita por quem realmente teve problemas, foi eliminado injustamente, se sentiu prejudicado pela falta de interesse, respeito ou outra razão por parte do entrevistador, etc… Porém, carta de quem ainda nem fez a entrevista, nào creio que seja o caminho, ainda mais uma carta coletiva, do tipo abaixo-assinado.
Bonne fin de semaine!!
-
9 de novembro de 2008 às 08:29 #32469ErasmoParticipante
Olá Mariangela,
Com relação à mensagem apagada, não há problema de espaço ou coisa parecida, mas o intuito de manter certa organização no fórum e evitar conteúdo repetitivo. Sugiro que você evite repetir as mesmas mensagens em diferentes tópicos, pois desta forma não colabora com tal organização (verifique as regras do fórum). Se você desejar postar sua mensagem em determinado tópico, sugiro que verifique se sua mensagem condiz com o mesmo, e não abra outro tópico com a mesma mensagem, evitando assim a redundância no fórum. De qualquer forma, sinta-se à vontade para repostar sua mensagem no outro tópico e podemos verificar a opinião dos outros moderadores 8)
Em relação a este tópico, você está corretíssima… aliás, EU fiz todo esse processo, acompanho o tema imigração desde abril/2005 e sou membro desta comunidade desde outubro/2005… passei por todas as etapas que estão passando nossos amigos, assim como todas as expectativas e tensões… sei muito bem e creio que todos aqui também o duro que damos por um “lugar ao sol” de Québec… estou em Montréal desde 13/04/2007 (alguns dias antes de seu cadastro aqui ) e por isso, creio que tenho um pouquinho de experiência (PESSOAL) no assunto.
Mas você esqueceu de considerar o mais importante: todo esse processo de imigração é baseado em uma SELEÇÃO… significa, ao meu ver, que quem se enquadra aos olhos do sistema, é selecionado, senão :cry:
Eu fui professor de química por vários anos e usei o exemplo da escola que “empurra alunos” , aprovando-os sem os mínimos requisitos necessários, e que se tornam os mesmos que não sabem fazer uma simples regra-de-três, ou redigir um pequeno texto, e que serão engolidos pelos verdadeiros qualificados neste mundo cão… e aqui, pelo menos em minha experiência, funciona assim também… o Governo não vai mais empurrar quem não tenha o mínimo de requisitos necessários para se estabelecer. Ou atinge parte destes requisitos antes de chegar aqui, ou :(
Infelizmente, quando decisões são tomadas a partir de ações humanas, como no caso das entrevistas onde o avaliador decide nosso futuro, são gerados problemas como estes de nossos colegas em suas entrevistas… torna-se algo subjetivo! Por isso concordo que enviar uma carta seria uma maneira de se obter algum parâmetro mais objetivo por parte da Imigração… já melhorou muito quando eles passaram a adotar e divulgar o sistema por pontos, mas como esses pontos são atribuídos por uma pessoa, em uma entrevista, voltamos à questão da subjetividade. Alguns podem até pensar: “ele não foi com a minha cara…” :lol:
De qualquer modo, respeito sua opinião, peço desculpas pelo exemplo que usei (embora, ao meu ver, encaixa-se perfeitamente ao assunto 8O ) e deixo somente uma dica a você e a todos: não esperem polidez aqui… e pensem na imigração como uma Seleção. É assim que o Governo os encara: candidatos que podem ser selecionados ou não… “passou, passou… não passou – o próximo, por favor…”
Não quero desmotivar ninguém… pelo contrário, torço para que todos alcancem o sucesso que eu tenho alcançado… 8)
Como nossa amiga Mariangela, sejam exigentes em seu direito, mas encarem esta Seleção de maneira sensata… e muitos que não são reprovados na entrevista, podem ser reprovados no dia-a-dia aqui, o que é bem pior.
Abraços e sucesso a todos nós!
-
9 de novembro de 2008 às 09:42 #32470mariangelaParticipante
Erasmo
Sempre tenho respeitado as regras do Forum e pela primeira vez, intencionalmente repeti a mesma mensagem em dois tópicos, desculpem-me se desorganizei alguma coisa, não foi esse o meu objetivo, quis apenas ser enfática mesmo. Acredito que o assunto é sério e merece destaque e uma reflexão mesmo. 8)
Tenho alguns pontos que merecem ser pensados:1 – Voce analisou perfeitamente quando diz:
“Infelizmente, quando decisões são tomadas a partir de ações humanas, como no caso das entrevistas onde o avaliador decide nosso futuro, são gerados problemas como estes de nossos colegas em suas entrevistas… torna-se algo subjetivo! Por isso concordo que enviar uma carta seria uma maneira de se obter algum parâmetro mais objetivo por parte da Imigração… já melhorou muito quando eles passaram a adotar e divulgar o sistema por pontos, mas como esses pontos são atribuídos por uma pessoa, em uma entrevista, voltamos à questão da subjetividade. Alguns podem até pensar: “ele não foi com a minha cara…” “Exatamente por isso o processo Seletivo deve ser o mais transparente possível e com todas as regras conhecidas com antecedência. Aliás, o Processo Seletivo começa na Pré-análise não é? E só termina com a Parte Federal, considero portanto a Entrevista como uma das Etapas, e emocionalmente a mais dura e portanto ninguem merece ser tratado da forma como estão sendo tratado pelo Sr. Eddie, segundo os relatos…
2 – Vejam que o processo para o lado ingles, o Canadá, os critérios da pré-seleção são bem mais rígidos:
2.1 – Comprovação de $ 10.000 dólares canadense para os 3 primeiros meses;
2.2 – E, quanto aos conhecimentos lingusticos:
COMPÉTENCES LINGUISTIQUES
Veuillez consulter la rubrique « Information relative à l’évaluation des compétences linguistiques » de notre site Web. Si vous déclarez avoir des compétences linguistiques en français ou en anglais, peu importe le niveau de compétence, vous devez fournir un des documents suivants :
Résultats d’un examen administré par une organisation autorisée : nous vous recommandons fortement de soumettre les résultats d’examen si vous déclarez avoir des compétences linguistiques dans une langue autre que votre langue maternelle.
Si vous choisissez de nous envoyer directement les résultats, vous devez nous faire parvenir les originaux : nous n’acceptons pas les photocopies. Moins d’une année doit séparer la date des résultats des examens linguistiques et celle de la demande.
• d’autres preuves écrites :
• votre déclaration écrite présentant les détails de votre formation et de votre utilisation du français ou de l’anglais;
• la documentation officielle relative à vos études en français ou en anglais;
• la documentation officielle relative à votre expérience de travail en français ou en anglais;
• toute autre documentation pertinente.
Votre demande sera considérée comme incomplète et vous sera retournée si vous ne fournissez pas une preuve de votre compétence linguistique.Ou seja, é melhor ser rígido desta forma, claramente, aumentando o índice de conhecimento nesse fator, que sem sombra de dúvidas é extremamente importante, exigindo um teste como o TOEFL ou o IELTS. Aí eu concordo, voce só se entra no processo pra valer DEPOIS de comprovar os seus conhecimentos na língua exigida.
Agora, o Processo de Seleção pro Québec não exige esses testes e na entrevista colocam os candidatos em “Recuperação” ou por questões de “sensibilidade “do entrevistador reprovam na hora H, pelo fator linguistico? Se a entrevista é uma prova oral da lingua francesa e/ou inglesa, que assim seja chamada.Agora, colocar um entrevistador com o perfil descrito pelos candidatos, tenha santa paciência…. , eliminar candidatos dessa forma….
Enfim a discussão é ótima mesmo, por isso sempro visito essa Comunidade, pelo nível dos participantes e das discussões.
Avante colegas a vida é assim mesmo, seja onde for, cheia de desafios e o diferencial é que temos a Coragem de tentar esse dasafio, para muitos, completamente desconhecido, chamado Imigrar para o Canadá, basta a frieza do clima….Bom Domingo
-
9 de novembro de 2008 às 13:04 #32471yuriParticipante
@Erasmo”;p=”26936 wrote:
todo esse processo de imigração é baseado em uma SELEÇÃO… significa, ao meu ver, que quem se enquadra aos olhos do sistema, é selecionado, senão :cry:
Erasmo,
O que talvez você e outras pessoas ainda não sacaram é que o entrevistador não é apropriado para a função. Eu falo isto com propriedade. Como disse em outro tópico:”Conversei com três casais que fizeram a entrevista e que não relataram a entrevista na internet. Conheço o nível de preparo deles. Todos me fizeram um relato de uma entrevista super problemática.Mesmo os dois destes três casais que também conseguiram o CSQ.” O Sr. Eddie se mostra, aí na minha visão, estar totalmente descontente no cargo. Me senti como se estivesse de frente para um descontente funcionário público brasileiro que trabalha recepcionando os cidadãos. Tem gente que fica com dó do Sr. Eddie mas eu acho que se a consequencia da carta fosse a transferência dele para outra função, eu acho que ele adoraria! Não tenho nada contra a pessoa dele. Mais errado tá quem colocou ele lá! Voltando ao que você disse, ao meu ver, é novamente jogar a culpa do fracasso da entrevista no entrevistado! E como já disse, eu consegui o CSQ no dia. Mas ao invés de sair de lá radiante de alegria, saí chateado. E como disse em um grupo fechado que faço parte:”Não é este Québec que quero pra mim. Não tive nenhum problema com nada que precisei do Brasil para dar entrada no processo. Fui muito bem atendido! Este Québec que conheço até agora não é o que quero imigrar. Comparando este Québec com o Brasil, sou mais Brasil!”
Aí você pode falar. Mas o ciclano e o fulano elogiaram tanto o Sr. Eddie. Bom, eu falo pela minha experiência e a dos meus amigos! E porque que continuo falando deste assunto? Porque, além de tudo, tenho uma namorada e imigrantes que já considero amigos e que vão fazer a entrevista. E eu estou preocupado! E quero muito que eles façam a entrevista com outro entrevistador. Minha intenção não é queimar ninguém não. Não tenho nada contra o sr. Eddie como pessoa. Nem o conheço. Falo do Sr. Eddie como entrevistador.Se alguém hoje me mostrar interesse em imigrar para o Canadá, eu não recomendaria o processo quebecois. Eu diria para a pessoa ver se tem condições de fazer o federal.
-
9 de novembro de 2008 às 21:08 #32482ErasmoParticipante
@mariangela”;p=”26937 wrote:
Sempre tenho respeitado as regras do Forum e pela primeira vez, intencionalmente repeti a mesma mensagem em dois tópicos, desculpem-me se desorganizei alguma coisa, não foi esse o meu objetivo, quis apenas ser enfática mesmo. Acredito que o assunto é sério e merece destaque e uma reflexão mesmo. 8)
Mariangela, sem stress 8) , nossa idéia é apenas manter certa organização… mas como lhe disse, sinta-se à vontade e continue colaborando tão bem com o fórum
Como você bem citou, o processo “Federal” tem um caráter mais objetivo… algo meio “prova”… tem o score, passa; não tem, paciência e tenta de novo.
E de certa forma, ao aceitar os testes de proficiência em francês como parte dos pontos, o processo de Québec se aproxima um pouco disso, mas ainda depende do fator humano… daí minha opinião de que um comunicado ao escritório poderia clarificar um pouco essa questão. :?
Num ponto concordamos plenamente… o desafio é árduo e é coragem é o grande diferencial… abraços!
@yuri”;p=”26938 wrote:
…O que talvez você e outras pessoas ainda não sacaram é que o entrevistador não é apropriado para a função. Eu falo isto com propriedade…
Desculpe Yuri, mas realmente não tenho propriedade para julgar o entrevistador… creio também que “sacar” não faz meu gênero… prefiro avaliar e verificar a situação como um todo e sob diversos ângulos… cada um, cada um… :?
@yuri”;p=”26938 wrote:
Conheço o nível de preparo deles…
Acho nobre sua posição… eu, particularmente, conheço meu preparo e não tomo posições em relação ao nível de preparo e experiência dos outros, por mais amigos que sejam 8O
@yuri”;p=”26938 wrote:
O Sr. Eddie se mostra, aí na minha visão, estar totalmente descontente no cargo. Me senti como se estivesse de frente para um descontente funcionário público brasileiro que trabalha recepcionando os cidadãos…
Eu acho arriscado medir o grau de descontentamento de alguém mas essa é sua visão e eu a respeito… contudo, você vai se surpreender com certos funcionários públicos daqui… não é regra, mas alguns bem à brasileira (como você citou)…
@yuri”;p=”26938 wrote:
Não é este Québec que quero pra mim…
Bom ponto, definir o que esperamos do Québec, de preferência ANTES de iniciar o processo… mas digo-lhe, como você deve saber muito bem, não há o que eu quero ou que você ou outro queira… há o que nos aguarda :?
@yuri”;p=”26938 wrote:
Este Québec que conheço até agora não é o que quero imigrar. Comparando este Québec com o Brasil, sou mais Brasil!…
Lhe parabenizo pela posição mas temo sempre as comparações, como sempre digo… vai de cada um… e deixo uma reflexão a todos: estamos prontos para imigrar?!
@yuri”;p=”26938 wrote:
tenho uma namorada e imigrantes que já considero amigos e que vão fazer a entrevista. E eu estou preocupado!…
E tem razão… se, aos olhos do Governo, na pessoa do entrevistador, eles não estiverem aptos… bau-bau :cry:
@yuri”;p=”26938 wrote:
Se alguém hoje me mostrar interesse em imigrar para o Canadá, eu não recomendaria o processo quebecois. Eu diria para a pessoa ver se tem condições de fazer o federal.
Eu sou muito firme em minhas decisões… acredito que você também o seja. Então, se esta é sua posição, meu amigo, não perca seu tempo… não venha para o Québec.
Como na sinalização de trânsito: “Na dúvida, não ultrapasse!”No mais, fecho esta mensagem declarando que, ao meu ver, tudo o que tinha para discutir sobre esse assunto do Sr. Alcide se encerra aqui… me abstenho de escrever qualquer outra coisa que seja ligada a este assunto…
Desejando-lhes boa sorte e sucesso, abraços!
-
9 de novembro de 2008 às 23:00 #32483willgoesParticipante
Gente o que está acontecento com o entrevistador é o oposto de tudo que aconteceu em qualquer outra entrevista passada. O sotaque dele é ruim de se compreender e ele nao confirma a documentação pre-aprovada pelo escritório, mas sim faz uma nova análise de tudo. Se nao é isso, nao sei mais o que é!
Will.
-
9 de novembro de 2008 às 23:15 #32485yuriParticipante
@Erasmo”;p=”26950 wrote:
Eu sou muito firme em minhas decisões… acredito que você também o seja. Então, se esta é sua posição, meu amigo, não perca seu tempo… não venha para o Québec.
Tenho certeza absoluta do que quero. É imigrar para o Québec. Pesquisei muito para chegar nesta conclusão. O processo federal dá direito à morar em qualquer lugar do Canadá. Se eu fizesse o federal, iria para o Québec da mesma forma.
E me desculpe qualquer coisa. Às vezes sou um pouco duro nas palavras. Abraços!
-
10 de novembro de 2008 às 00:05 #32487yuriParticipante
Faltou dizer que ao afirmar “Não é este Québec que quero pra mim. Não tive nenhum problema com nada que precisei do Brasil para dar entrada no processo. Fui muito bem atendido! Este Québec que conheço até agora não é o que quero imigrar. Comparando este Québec com o Brasil, sou mais Brasil!”
Eu me referi única e exclusivamente a esta experiência prática da entrevista! Tanto na parte brasileira como na quebecois. Eu já precisei de outros serviços aqui no Brasil e não fui bem atendido. Mas desta vez tudo ocorreu tudo bem. Estou explicando porque não sei se isto ficou claro para quem lê.
-
10 de novembro de 2008 às 15:02 #32495AlvaroParticipante
Gente,
To bastante preocupado com todo esse processo…As vezes eu queria passar logo pela entevista, independentemente do resultado, só pra me ver livre dessa ansiedade que está me fazendo muito mal (faz uns 15 dias que tenho pesadelos bizarros todas as noite e acordo pilhado, preocupado…uma angustia infinita).O que me preocupa é a imensa discrepância ente os discursos. Primeiro o governo quebequense gasta uma grana animal para que D. Soraia rode o Brasil fazendo palestras maravilhosas cheias de prós (nenhum contra é abordado na tal palestra) sobre a provincia do Quebec, vai em varios canais de televisão fazer materias longuissimas sobre as expectativas de levar XX mil imigrantes por ano para o Quebec.
Entendo que o momento das palestras e o da entevista são distintos e servem a propositos diferentes, mas a sensação que fica é que o funil apertou demais e inesperadamente no final desta etapa, com o surgimento desse entrevistador. E fica uma impressão estranha sobre o processo na medida em que há a possibilidade de ser entevistado por outra pessoa (ja li relatos, acho que do ismael) que não o Alcide…O outro entrevistador tem caracteristicas muito diferentes do Sr. Alcide…A duvida que fica é: qual o criteiro então??
E concordo com essa discussão do nivel de francês…se é pra ter um score minimo reconhecido por algum documento oficial, então, que isso seja criterio de entrada e não de saída. E que fique claro que não serve outro tipo de comprovação. Acho f*** reprovar e depois exigir um score de uma avaliação “reconhecida” (eu sei que na listinha de documentos está dito “recomendado” esse ou aquele teste…mas não está dito “obrigatório” e se eu fui chamado para a entervista, em algum momento a declaração da minha escola valeu de algo, não?)
E tem outra…não falei antes mas vou registrar minha indignação: fiquei muito p***, surpreso e indignado quando uma colega aqui do blog, que está aplicando com o noivo, teve que rebolar para provar que tinha uma união estavel com o noivo. Mesmo morando há 2 anos com ele, mesmo tendo cartões e contas bancarias juntas, o Sr. Alcide não aceitou nada que poderia comprovar a união estavel deles. Ai alguém disse que ele não comprrende as leis brasileiras…Perai: eu sou gay e se quizesse aplicar com meu companheiro, correria o risco do Sr. Alcide não aceitar nenhum dos comprovantes da minha união estavel, uma vez que o estado brasileiro não reconhece a minha união, como casamento. Se não existe um mecanismo de comprovação legal no meu pais, como é que eu comprovaria minha união estavel??? E alem do mais, lá atras, na palestra de informação, eu fiz questão de colocar essa pergunta para a D. Soraia e a resposta dela é que não precisava de um documento oficial (mesmo por que ele não existe de fato – o que existe é um dispositivo usado por muitos casais gays que é o contrato de sociedade – que o Sr. Alcide tb pode não aceitar) e deu outras alternativas como contas conjuntas ou comprovantes de endereço nos nomes das 2 pessoas. Se o Sr. Alcide pudesse “não entender” as leis brasileiras, que garantia eu tenho que vai aceitar o meu diploma, meu historico escolar…minhas certidões negativas de debito da minha empresa?.
To achando tudo isso muito bizarro e preocupante.
Não sei se ele vai aceitar as minhas documentaçoes, as minhas declarações de trabalhos e tudo o mais.Que saco…to bem “irritado” (pra usar uma palavra de “alto” calão)…”saco” é considerada de baixo calão?
Sei que estamos todos no mesmo barco e que ninguém tem autoridade para falar oficialmente, em nome do escritorio, mas me decepciona saber que o lugar que escolhi pra viver, tem tratado os interessados em ir viver la, dessa forma.
-
11 de novembro de 2008 às 02:01 #32513wiliamParticipante
Alvaro
Nossa, sinto bastante por você se encontrar nesta situação de constantes incertezas. Porém, espero que se tenha bom senso no seu caso. Também sou gay e tenho um companheiro, só que diferentemente de você, meu companheiro foi o primeiro a aplicar o processo e embarcou para Montréal no último sábado. No Canadá, somos tratados como gente, quer dizer, somos reconhecidos e obtemos direitos que não temos aqui no Brasil. Por essa razão, digo para você ficar tranquilo em relação à entrevista. Cada caso é um caso. Eu mesmo passei por “maus bocados” como todos sabem, mas no final deu tudo certo. Acredito que dará para você também!
Muito boa sorte, amigo!
-
11 de novembro de 2008 às 02:24 #32515marcocanadaParticipante
Alvaro,
O melhor que você faz é relaxar, va ao cinema, faça yoga, meditação, abstraia!!! Senão piora!!!
Bonne chance!!
-
11 de novembro de 2008 às 10:42 #32517BaratinhaParticipante
Alvaro…
Procure se tranquilizar… Faça coisas agradáveis que te distraiam e procure conversar com outras pessoas sobre outros assuntos que não de imigração. Continue sua preparação normalmente , mas sem stress…
Não se cobre tanto…Um abraço
Bianca
-
11 de novembro de 2008 às 11:09 #32519AlvaroParticipante
Oi William, obrigado pelos toques. Obrigado Marco
To angustiado por que não consigo me sentir seguro lendo tantos relatos que, apesar de parecidos, são muito diferentes ja que tem gente cuja esposa tropeça nas palavras não se comunica e o casal acaba recebendo o bendito CSQ. E tem gente que diz que entendeu tudo, que explicou tudo e que tava com a documenação toda ok, mas que mesmo assim não foi aprovado…Sei la, parece (e é só impressão mesmo) que quando se trata de um casal, o Sr. Alcide é mais condecendente…sei lá…posso estar viajando, sendo persecutório.
Nem sei se me faz bem ficar tentando acompanhar os relatos ou não.
Bom…vou aproveitar o tempo e continuar estudando…Pra ajudar, hoje perdi hora acordei atrasado e perdi a aula de francês! Justo ela!
abraços
-
11 de novembro de 2008 às 11:52 #32520yuriParticipante
Alvaro,
Aplica a tática de disparar a falar sem ficar esperando perguntas do Sr. Eddie. Eu descrevi no tópico “Entrevista em 03/11”. Um colega do marcocanada fez o mesmo e também passou, como ele descreve neste mesmo tópico. E meu francês não é grande coisa não viu!
A entrevista continua sendo só com o Eddie? Eu tinha lido um relato de uma ótima entrevista com uma mulher. O cara publicou no blog dele. Acho que eu acessei através desta comunidade. Dá uma fuçada nos outros tópicos!
-
11 de novembro de 2008 às 11:53 #32521GodoParticipante
Alvaro, o Eddi não é condecendente com os casais, eu e minha esposa ficamos de recuperação, e outro casal que foi entrevistado antes de nós também, não se angustie, o máximo que pode acontecer é você ter que estudar mais françês, é raro encontrar relatos de pessoas que foram realmente recusadas.
Bonne chance !
-
11 de novembro de 2008 às 12:53 #32527
-
13 de novembro de 2008 às 08:34 #32586mariangelaParticipante
Caros
Me parece compreensível o fato de que os que foram reprovados, sobretudo da forma que está acontecendo nessa rodada de entrevistas em São Paulo, fiquem em silêncio, talvez ainda digerindo o fato e se questionando, onde foi que errei?
Me parece que o fator Eddie foi forte demais.
Ainda não li nenhum relato sobre reprovados pela Sra. Judith, interessante não?Fico aliviada pelo fato de que um representante digno do Serviço de Imigração está a caminho de Recife, a Sra. Judith. Bons ventos sopram para as bandas de lá.
Aos que ainda vão passar pela entrevista em São Paulo, essa angústia ANTES, é completamente normal, acontece com todos, o principal é ter o controle da situação durante a entrevista, lembrando, que ela é apenas uma das Etapas de todo o processo.
Coragem, os grandes desafios não são fáceis, siga passo a passo, firme e DETERMINADO, assim é a vida, onde quer que estejamos…
Mariangela
-
13 de novembro de 2008 às 10:17 #32587fariasParticipante
Olá Maringela eu fui reprovado aqui em São Paulo pelo Sr.Eddie,mas as esperanças não estão
totalmente perdidas.Segundo o BIC eu tenho direito á uma nova entrevista basta entrar com recurso
de revisão de dossiê.Eu agora vou mudar de escola pro ano que vem que é pra me preparar melhor,
só não sei quando farei uma nova entrevista,tudo vai depender da decisão deles.Pro ano que vem plane-
jo fazer um intensivão,já entrei em contato com outras escolas,para eu já ir me programando e se
preparando.Um abraço é boa sorte lá no Quebec.
Farias. -
13 de novembro de 2008 às 12:43 #32598SANDROMSParticipante
A pergunta é a todos que fizeram a entrevista com esse “estimado” estrevistador, mas principalmente para o Farias,
Vocês fizeram aula de simulação da entrevista? Com aquela listinha de perguntas que rola na internet (acho até que tem aqui no forum).
Vocês ensaiaram as respostas na aula, tentando explicar os comprovantes de trabalho ou alguma particularidade de sua profissão?
Vocês tentaram usar na entrevista todos os tempo verbais e elementos gramaticais que conhecem para realmente mostrar à que nível já chegaram? Exemplo: se você já chegou no nível intermediário já domina além do presente: passé composé, imparfait, future proche e future simple e talvez o subjonctif. Mas se usa só o presente na entrevista o entrevistador vai te dar um nível básico.!!!
Quem ainda não fez a entrevista sugiro adotar o esquema acima. Eu fiz umas 3 aulas só de preparação para a entrevista, com o professor fazendo o papel do entrevistador. Não cheguei a decorar respostas porque é fria, mas saí com umas frases feitas e pratiquei expressões típicas do meu nível de francês na época, como combinar o passé imparfait e o passé composé na mesma frase para explicar um fato do passado, e combinar presente e futuro para expicar uma condição futura.
A intensão é ajudar…
Sandro.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
13 de novembro de 2008 às 13:50 #32600mrodolfoParticipante
Mes amis,
Fico incomodado com a o que a Mariangela escreveu:
@mariangela”;p=”27068 wrote:
Fico aliviada pelo fato de que um representante digno do Serviço de Imigração está a caminho de Recife, a Sra. Judith. Bons ventos sopram para as bandas de lá.
Será que temos condições e isonomia para julgar a dignidade de alguém? Quem está certo? O entrevistador que é exigente, seco e com cara de poucos amigos ou o entrevistador que é mais cordial, faz papel de pai e mãe?
Penso que o único órgão capaz de julgar a capacidade de seus funcionários é o MICC. Nós, podemos, sim, ficar indignados com certas atitudes, mas devemos estar preparados para todas as situações e quaisquer perfis psicológicos/psicóticos dos entrevistadores. Mais uma vez, sejamos os vetores de nossas ações e nos preparemos cada vez mais e melhor para obter sucesso não apenas na entrevista (que na minha opinião é só a ponto do iceberg) mas na nova vida em outras terras.
Afinal de contas, o M. Alcide e o M. Teixeira (do segundo semestre de 2007) são diferentes?
à la prochaine,
-
15 de novembro de 2008 às 11:59 #32674yuriParticipante
Pessoal,
Eu dei uma olhada em alguns relatos de pessoas que foram entrevistadas recentemente pelo Eddie, além de ter falado com um casal que passou por ele também nesta semana. Pelo que parece, o Eddie melhorou consideravelmente. Pontos para ele. Acho que alguém lá do escritório deu uns toques para ele lidar melhor com a entrevista. Bacana!
-
17 de novembro de 2008 às 14:01 #32712AlvaroParticipante
Peutêtre!
-
17 de novembro de 2008 às 14:12 #32713nicantoParticipante
Ola Pessoal!
Concordo com o Marcos totalmente!
Com certeza se M. Eddie não tivesse capacidade de avaliar os candidatos ele não estaria lá! E quem somos nós para questionar isto?!
Preocupem-se em gastar as energias de vocês concentrados na “solução dos problemas” e não nos “problemas”, com certeza isto vai acalmar as ansiedades!
Um grande abraço a todos!
Nica
-
7 de dezembro de 2008 às 11:57 #33038RonaldoMacielParticipante
Olá a todos. Essa discussão realmente está dando polêmica. O que eu pude ver nos relatos das entrevistas dos que foram reprovados é que tinham alguma particularidade de documentação que poderia atrapalhar. Não vi ninguém que estava com tudo certinho, absolutamente certinho que tivesse sido recusado. Um dos exemplos que eu lembro era uma menina cuja única comprovacao de experiencia profissional era um ESTÁGIO de 6 meses num órgão público e que não foi explicado exatamente como funcionava.
Também concordo com os que disseram que o entrevistador não tem nenhuma obrigação de ser simpático ou passar a mão na cabeça dos candidatos. Cada um tem seu jeito e a função dele é obedecer os critérios de pontuação para a seleção. Se alguém se sentir prejudicado porque ele não seguiu este critério, recomendo sim entrar com a carta de repúdio. Agora se alguém se sentiu “ofendidinho” com o jeito dele tratar, eu sinto muito mas precisa rever algumas coisas. Pq como o Erasmo falou, acredito que muitas pessoas tenham esse nível de objetividade e/ou sejam muito diretas lá no Canadá, que é um país de cultura diferente do nossa.
Eu farei minha entrevista de 17/dez com minha esposa. Sou aplicante principal, moro em Curitiba, com nível de francês ao redor de 200 horas numa escola quebecquoise onde foca muito a conversação. Tenho experiencia profissional comprovada nos últimos 5 anos, tenho ingles avançado e sou formado em Adm – Comércio Exterior. Minha esposa é formada em economia tem frances de 150 horas, experiencia profissional tb comprovada nos ultimos cinco anos (incluindo estágios comprovados com relatórios e contratos) e com ingles intermediario. Somos jovens (26 anos) e então acho que estamos dentro dos pontos mínimos para sermos selecionados. Isso me faz ficar tranqüilo. Refiz varias vezes a simulação dos pontos no site do Escritorio de Imigração e estava OK. Só mesmo se metermos os pés pelas mãos na entrevista que algo pode dar errado. Então tô de boa e espero que tudo dê certo. Vamos ver lá.
Abraço a todos.
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
7 de dezembro de 2008 às 13:29 #33039nicantoParticipante
Ronaldo,
Concordo com vocês!
Fizemos nossa entrevista com M. Eddie…vc pode ver nosso relato no “Relatos de entrevistas – 2008”.
Com tudo comprovado não tivemos problemas.Um abração e uma ótima entrevista para vocês!
Abraço,
Nica
-
8 de dezembro de 2008 às 14:09 #33051SANDROMSParticipante
Ronaldo,
Fica tranquilo, pelo seu perfil você já passou! :lol:
Fiz aula no Centre Quebec também e o foco que eles dão é perfeito para a entrevista. Boa Sorte!
Sandro.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
8 de dezembro de 2008 às 15:26 #33054AnonymousParticipante
Ronaldo,
Você vai na Fête de Noël do Centre Québec esta sexta?
Embora não sejamos alunos regulares da escola (ainda), eu e minha esposa já confirmamos a nossa presença. Pra vc que vai fazer entrevista semana que vem, é uma boa participar, já que vai servir de “mini imersão”, hehehehe.
Um abraço, -
9 de dezembro de 2008 às 21:00 #33072RonaldoMacielParticipante
Fala Cristiano, iremos participar sim da Fête de Noel na sexta. Acho que vai ser bem divertida e beeeem gostosa. A Géneviève fará algumas sobremesas típicas do Québec incluindo algumas que levam a maple syrup, hmmmm. hahaha.
Vcs vão também? Se puderem, vão que acho que vai ser ótimo.
Abraço
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.