Novo Usuário – Boa noite a todos. Como "morar" no Canadá trabalhando no Brasil ?

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Novo Usuário – Boa noite a todos. Como "morar" no Canadá trabalhando no Brasil ?

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      zetsuga
      Participante

Boa noite a todos os membros deste fórum.

Gostaria de dirimir as minhas dúvidas aqui com vocês e que vocês possam me indicar os tópicos a serem lidos.

Agradeço a ajuda antecipadamente

Bom, meu nome é Nelson e estive no Canadá com minha família este ano e simplesmente me apaixonei pelo lugar. Como já era esperado. :wink:

O meu caso é um pouco “sui generis” e por isso estou buscando mais informações de como iniciar o processo de imigração ( nem sei se posso chamar assim…) ou residencia permanente no Canadá.
      Buscando na internet não encontrei exatamente o que eu gostaria.

Então vamos lá.

Sou casado e tenho dois filhos e gostaria que eles estudassem no Canadá, high school e elementary school, e na sequência college.

Quero comprar uma casa lá e deixá-los, meus filhos e minha esposa, vivendo naquele magnífico país. Eu poderei estar com eles de tempos em tempos. Isso já é outra estória

Eu sou funcionário público efetivo a mais de 14 anos e não tenho pretensões de abandonar o meu emprego. Minha renda anual gira em torno de C$120.000,00. Tenho plenas condições de viver um pouco lá, um pouco cá durante um bom período de tempo sem colocar em risco minha carreira e meu salário, dado o caráter de minha função.

Minha esposa é formada mas não temos pretensões de que ela trabalhe por lá, pelo menos não é a ideia principal.
      Nosso sonho é dar aos nossos filhos uma melhor qualidade de vida e melhores oportunidades para o futuro.

Minha dúvida é qual a melhor forma de fazer isso?

Como posso manter residencia lá e cá ao mesmo tempo e também poder usufruir dos benefícios de um cidadão canadense (não que isso – os benefícios – seja tão importante a princípio e nem me fará mudar de idéia)

Abraços a todos.

SANDROMS
      Participante

Zetsuga,

Após receber o status de Residente Permanente, você tem o direito de ir e vir, entre Canadá e Brasil à vontade.

Porém – sempre tem um porém – vivendo no Brasil você não conseguirá renovar o seu status de RP após 5 anos. Então, esse plano serve para viver durante 5 anos como residente permanente, mas depois disso você perderá o seu status. Se a sua esposa for ficar no Canadá ela pode renovar o RP assim como os seus filhos, mas você perderá o seu status e terá que visitar o Canadá como turista ou reiniciar o processo de imigração.

Veja aqui o link oficial que indica que é preciso viver 2 anos no Canadá num período de 5 anos, para não perder o seu status:

http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?q=727&t=4

Boa sorte,

yuricostalima
      Participante

Prezado Zetsuga,

Vivo esta dúvida também. Eu, minha esposa e filhos conquistamos o PRcard em Julho, porém retornamos ao Brasil no mes seguinte para finalizarmos nossos compromissos que não foi possivel anteriormente em função do tempo que tivemos para fazer o landing e aula das criança, enfim. Minha esposa é funcionária publica estadual (SP) à 14 anos também, estatutária, aposenta com salário integral, não gostariamos de abrir mão disso, sendo que a aposentadoria no Canadá não é grande coisas como no Brasil, porém o País possui vantagens muita superiores a de nosso País. Bom, sendo assim, planejamos fazer da seguinte forma: como ela tem por direito se afastar (por motivos pessoais, que pode ser ” seguir o marido”) de forma não remunerada por até dois anos e podendo renovar por mais seis meses, gozaremos deste direito, existe uma regra onde seu superior deve aprovar, etc, mas de qualquer forma faremos assim e ficaremos por este período, isso nos dará tempo para pensar no futuro e para tomar a decisão se ficamos ou voltamos, teremos maiores informações e parâmetros para colocar na balança as vantagens e desvantagens e tomar a melhor decisão. Caso vc seja Funcionário Federal, me parece que vc pode se afastar sem remuneração por 2 anos com direito a renovar por mais 2 . Grande abs

zetsuga
      Participante

Sandroms e Yuricostalima, muito obrigado pelas respostas. Estou analisando as possibilidades e conto com a ajuda de vocês no esclarecimento de alguma dúvida.

Obrigado.

Abraços.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.