Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Novo processo – horas de curso?
- Este tópico contém 6 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 5 meses atrás por
gabi-infirmiere.
-
AutorPosts
-
-
17 de fevereiro de 2012 às 17:35 #7929
leticia_rj
ParticipanteOi, gente!
Sou super nova em tudo isso…decidi entrar no processo há 2 dias e estou consumindo tudo que eu posso de informação. Cada vez fico mais empolgada!
Pretendo enviar os documentos daqui a 1 ano e em 2012 me dedicar a estudar francês (que não sei NADA) e um pouco de inglês (já sou fluente). Presto o TCF e o IELTS esse ano e aí ano que vem mando todos os documentos.
Tenho lido muita coisa na internet, porém como o processo mudou muito recentemente, 99% das coisas que leio são de antes disso, então fico sem saber.
Espero que possam me ajudar!
Bem, não sei nada de francês, nada mesmo. E não sei se vou conseguir pagar um curso, porque estou tendo muitos gastos mensais esse ano. Baixei vários livros e audios de francês, e pelo site da imigração, se eu tirar A2 na prova eu já consigo o número de pontos. Então a minha idéia é estudar 6 meses sozinha, tirar A2 na prova e mandar essa nota com os documentos.
Minha dúvida: antes, nao era obrigatorio o TCF, mas voce tinha que comprovar pelo menos 150 horas de aulas de francês. Agora o TCF é obrigatório. EU AINDA PRECISO COMPROVAR AS AULAS? Porque como quero estudar sozinha, não vou ter como comprovar essas horas…
Outra dúvida: mesmo enviando TCF e IELTS, eles me chamam pra entrevista? Ou não?
Obrigada a todos e boa sorte pra gente!!!
-
17 de fevereiro de 2012 às 18:39 #50636
cmussio
ParticipanteBem vinda Letícia!!
Bom, vamos lá:
– Acredite 100% APENAS nas informações oficiais, nos sites do Consulado e do Québec. SEMPRE.
– Pelo que entendo, não precisamos mais comprovar pois o que mais interessa ao governo do Canadá é a comprovação da capacidade linguística e isso será feito através dos testes …. MAS é o eu entendo, não é oficial.
– Ainda não há informações suficientes sobre a entrevista após os testes.Você já se inscreveu na Rede Brasil Québec? http://redebrasilquebec.com
Abraços
-
17 de fevereiro de 2012 às 18:40 #50637
SANDROMS
Participante@leticia_rj wrote:
Minha dúvida: antes, nao era obrigatorio o TCF, mas voce tinha que comprovar pelo menos 150 horas de aulas de francês. Agora o TCF é obrigatório. EU AINDA PRECISO COMPROVAR AS AULAS? Porque como quero estudar sozinha, não vou ter como comprovar essas horas…
Leticia,
em primeiro lugar, bem-vinda! Em segundo lugar esse lance de 150 horas é lenda urbana. Até escrevi um post o meu blog sobre isso. http://www.truth.com.br/ospatos/2012/01/o-aluno-tranqueira/
Antes da mudança você tinha que provar o estudo de francês, ponto final! Havia várias maneiras de comprovar isso, podia ser com número de horas, com uma carta explicando onde e como você aprendeu (morou um tempo na França por exemplo), ou você poderia fazer um teste oficial. Em todos os casos, era o entrevistador dava a nota final para o francês.
Ou seja a sua ideia, estudar em casa + TCF, já era válida antes das mudanças. O TCF vale muito mais to que um carta da escola dizendo que você cursou X horas (onde você pode ter aprendido muito ou pouco).
Mas o que vale agora é o teste. É obrigatório para pontuar e absoluto para sua avaliação. No seu caso, você pode anexar uma carta dizendo que vc estudou por conta própria X horas, mas o que importa mesmo é o resultado do teste.
Minha dica, sempre verifique as informações nos inúmeros site oficiais do governo do Quebec e do Canadá. No caso da avaliação de conhecimento de francês:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/note-language-skills.html
Effective December 6, 2011, the results of language competency tests recognized by the Ministère are the only language proficiency evaluation tool used for immigration candidates who submit an Application for Selection Certificate.
Boa sorte,
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
17 de fevereiro de 2012 às 19:00 #50639
Marcelo_Andrade
ParticipantePura verdade! Leticia, repito o que o Cmussio disse, acredite apenas em informações oficiais e ponto final. Algumas pessoas deixaram de enviar o dossiê com as regras antigas acreditando que tinham que ter as benditas 150 horas…..
Informações de blogs não são oficiais, tanto que os colegas sempre colocam a fonte para facilitar nossa analise.um abraço!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
19 de fevereiro de 2012 às 00:39 #50653
gabi-infirmiere
Participantee as 150h nao servem para muita coisa.
Esta realmente interessada ? Invista PESADO no estudo da lingua francesa, que é muito mais do que *bonjour* e *merci*.O governo quer, cada vez mais, que os candidatos a imigrantes ja cheguem com um conhecimento mediano da lingua, por isso as exigencias dos exames
(TEFAQ, TCFQ, TEF, TCF, DELF ou DALF).Acho justo.
Alguém com o seu perfil, de fluencia em ingles e conhecimento nulo em francês é uma *ameaça* à preservaçao da lingua francesa no QC, justamente o que o QC nao quer. Lembrando que os processos de parrainage nao exigem conhecimento de frances, nem os casos de demandeurs d’asile, de forma que ao governo sobra exigir o conhecimento da lingua aos candidatos espontaneos (AKA, *nos*)
Ainda mais com a ameaça de anglicismo da maior cidade do QC antes de 2020, o governo quer ter cada vez mais a garantia de que os candidatos à RP tenham um conhecimento adequado da lingua francesa.http://www.vigile.net/IMG/pdf/Le_grand_Montreal_sanglicise.pdf
essa discussao vai longe, bem mais longe do que a obrigatoriedade de 150h de estudo ….
-
23 de fevereiro de 2012 às 13:22 #50648
leticia_rj
Participante@gabi-infirmière wrote:
Alguém com o seu perfil, de fluencia em ingles e conhecimento nulo em francês é uma *ameaça* à preservaçao da lingua francesa no QC, justamente o que o QC nao quer. Lembrando que os processos de parrainage nao exigem conhecimento de frances, nem os casos de demandeurs d’asile, de forma que ao governo sobra exigir o conhecimento da lingua aos candidatos espontaneos (AKA, *nos*)
Ainda mais com a ameaça de anglicismo da maior cidade do QC antes de 2020, o governo quer ter cada vez mais a garantia de que os candidatos à RP tenham um conhecimento adequado da lingua francesa.Oi, Gabi!
De forma alguma pretendo ignorar o francês e viver em inglês, mesmo porque eu sei que não é uma região bilingue. Pretendo aprender francês de verdade, viver em frances e usar o inglês como complemento somente, principalmente porque trabalho em uma área que provavelmente será usado mais inglês (web mkt).
Minha preocupação é apenas em relação ao TCF, porque quero aplicar logo e não sei francês. Mas mesmo depois da prova continuarei estudando, pois desejo ser fluente.
Agora fiquei preocupada com o IELTS, espero que eu não tire uma nota tão alta…rsrs
-
23 de fevereiro de 2012 às 13:24 #50649
leticia_rj
ParticipantePessoal, muito obrigada pelas infos!
Pelo o que percebi, o processo novo ainda está bem obscuro. Vou acompanhando o forum e enquanto isso estudando francês. :)
A école quebec é do lado da minha casa!
Beijos
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.