Novo na área!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Novo na área!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      Mattt
      Participante

Pessoal, boa tarde!

Primeiramente gostaria de parabenizar a comunidade por se dispor em ajudar os interessados em migrar para o Canadá!

Meu nome é Matheus Miranda e tenho 29 anos. Sou casado e formado Engenheiro de Produção. Tenho mais de 10 anos de experiencia na minha área, porém como engenheiro estou indo para o segundo ano.
      Trabalho atualmente em uma empresa aeronáutica em Itajubá – MG. Uma empresa francesa. Como já fui algumas vezes para a França, falo francês razoável. Sinceramente não sei o meu nível. Numa escala de 0-10, “acredito” que eu esteja na casa do 7.

Minha esposa é Analista Comercial e também trabalha na mesma empresa mas não fala Francês. Ambos temos experiência na área.

Ela como uma pessoa muito conservadora, tem muito receio de sair de um emprego estável onde ela ocupa o cargo hoje, porém a idéia de imigrar para Canadá nos atrai muito.

Não temos filho.

Começarei a juntar meu documentos a partir de hoje para dar entrada no processo em Quebec mas gostaria de tirar dúvidas com vocês.

Como estamos num emprego relativamente muito bacana, temos receio de pedir as contas no Brasil e partir sem emprego pra lá.

Já pesquisei em vários sites/fórum o máximo de informação possível mas não encontrei nada sobre a dificuldade de encontrar emprego lá.

Assim que chega lá, quais são os procedimentos?

Com o valor que eles pedem para levar é suficiente (para uma vida simples) para passar até conseguir um novo emprego?

Como está o mercado de trabalho para engenheiros?

Talvez eu não esteja postando no lugar certo, me desculpem!

Obrigado pessoal! :drunk:

SANDROMS
      Participante

Bem-vindo Matheus,

Você não achou a resposta sobre achar emprego por que não existe uma única resposta. O tempo para se colocar num emprego na sua área vai váriar de algumas semanas até uns dois anos.

Os fatores são: o mercado de trabalho para a sua profissão, as validações necessárias em termos de ordem profissional (se for o caso), o seu nível de francês E inglês, e a sua capacidade de se vender como imigrante-recém-chegado-mas-um-candidato-fantástico!

Geralmente profissões mais técnicas, como TI, resultam em menos tempo de adaptação, profissões mais ligadas as áreas humanas geralmente exigem mais língua e experiência canadense.

Imigrar tendo um bom emprego no Brasil é sempre uma troca, você ganha segurança, uma certa igualdade social, crescimento e aperfeiçoamento pessoal (principalmente na questão línguistica mas em outros aspectos da vida), acesso a educação etc, etc. Em troca você arrisca dar passos atrás em termos de carreira, sofrer a angustia temporária do desemprego e vai gastar dinheiro, pois o processo e a mudança custam $$$.

Quanto a engenharia, acredito que seja uma profissão de fácil inserção, mas os engenheiros devem se submeter ao processo de validação da ordem do engenheiros local e isso geralmente dura mais de um ano. (sugiro procurar o tópico de validação de engenheiros aqui no forum). O francês deve ser muito importante e o inglês também se você for trabalhar em companhias multinacionais ou onde os principais clientes ficam fora do Quebec ou nos EUA.

Continue pesquisando nos foruns, sites e blogs.

Mattt
      Participante

SANDROMS, obrigado por esta tão respeitosa boas vindas.

Estou me preparando para fazer o DELF/TCFQ em Julho ou agosto (dependendo do teste que irei escolher).

Minha duvida agora é:

– Em qual teste deveria me inscrever. Tenho uma desempenho melhor oralmente do que na escrita e gramática.
      – Tenho um certificado de técnico no SENAI e sou engenheiro. Estou na duvida em qual me inscrever, sendo que a de técnico me dá mais pontuações e é capaz de nem precisar fazer entrevista.

Estou na procura de soluções.

Grande abreço e muito obrigado!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.