Novata na comunidade

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Novata na comunidade

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      vanessamachado.1
      Participante

Olá, meu nome é Vanessa Machado, tenho 32 anos, sou formada há 9 anos como Fisioterapeuta, minha área é Dermato-Funcional, sou Instrumentadora Cirúrgica, e tenho curso técnico em massoterapia. Trabalho basicamente com cirurgiões plásticos e dermatologista. Moro em Curitiba-PR e já estive na palestra sobre imigração ano passado, porém o tempo todo foi falado da necessidade e da preferência por profissionais de enfermagem e TI. Lendo os vários fóruns, percebi que para validar meu diploma será um trabalho a parte, mas minha dúvida maior é a comprovação de experiência, sempre trabalhei como autônoma, como é comum aqui não emitimos recibo, consequentemente tenho dificuldades de comprovar que trabalhei na minha área, atualmente sou professora em cursos profissionalizantes, com registro em carteira a mais de 2 anos, porém como professora. Com esse perfil já fiz varias vezes o preenchimento eletrônico, e sempre aparece como aceito. Mas gostaria da opinião de quem já realizou o processo de imigração se perderei muitos pontos por não ter como comprovar experiência de trabalho, sendo que já me formei há muito tempo?
      Obrigada desde já!

Doug Ramsey
      Participante

Olá, Vanessa, bem-vinda!

Vou falar apenas da parte que sei. Outros colegas poderiam orientá-la melhor.

A comprovação da experiência de trabalho pode ser por recibos, declaração de imposto de renda, contrato de trabalho ou outro documento que ateste que você recebeu legalmente pelo seu trabalho. Em alguns casos, dependendo da profissão, cartas ou declarações de clientes e livros de registros são aceitos (mas nunca vi serem aceitos SOMENTE essas cartas ou declarações, já que, em teoria, qualquer Zé das Couves poderia assinar uma carta dizendo que você prestou um serviço pra ele).