Home › Fórum › Off-Topic › Mensagens Interessantes › Notícia METRO de Montreal 12/05/2010
- Este tópico contém 8 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 6 meses atrás por thiagoelizie.
-
AutorPosts
-
-
12 de maio de 2010 às 16:54 #5783MarcosAlvimParticipante
Immigration: Québec ne tient pas compte de la capacité d’intégration
MARTIN OUELLET12 mai 2010 10:32
Soyez le premier à commenter!
Imprimer cette page
Taille du texte
QUEBEC, – Le processus d’intégration des immigrants au Québec comporte de graves lacunes, estime le Vérificateur général Renaud Lachance.Dans son rapport remis à l’Assemblée nationale mercredi, M. Lachance constate que le ministère de l’Immigration ne tient pas compte de la capacité réelle du Québec à accueillir et à intégrer en emploi les nouveaux arrivants.
Sans mesure et sans évaluation, le ministère ne peut s’assurer que le Québec est capable de supporter les hausses progressives d’immigration, souligne le Vérificateur.
Qui plus est, selon le VG, la grille de sélection des travailleurs qualifiés utilisée au Québec est d’une «efficacité limitée» pour assurer un arrimage avec les besoins du marché du travail.
Ainsi, entre 2006 et 2008, seulement neuf pour cent des candidats sélectionnés présentaient un profil répondant aux exigences dans les domaines de formation privilégiés par le Québec.
Les données recueillies par le Vérificateur mettent en lumière des problèmes majeurs d’intégration des immigrants au Québec comparativement à l’Ontario.
En outre, à 13,7 pour cent, le taux de chômage des immigrants au Québec est nettement plus élevé que dans la province voisine, avec 10,7 pour cent
-
12 de maio de 2010 às 18:39 #38704fsouzaParticipante
Obrigada pela notícia!
Mas por que será que o Quebec continua aumentando o numero de solicitação de imigrantes a cada ano, entao??!!!
Se a taxa de desemprego dentre os imigrantes está tao alta assim…
-
12 de maio de 2010 às 18:44 #38705RibaParticipante
Não entendi a notícia que eles publicaram, se está tão ruim assim, porque ainda continuam abrindo as portas, fazendo inumeras palestras, divulgação em site, jornais entre outros meios de comunicação…
Complicado isso…[]´s
-
12 de maio de 2010 às 20:18 #38706SANDROMSParticipante
Com diria Darth Vader: “Bem-vindo ao lado negro da força”… ou melhor bem-vindo ao lado negro da imigração…
Minha opinião (que considero centrada):
1. Por que continuam chamando mais imigrantes?
R. Porque o Quebec precisa dos imigrantes para ocupar postos de trabalho, qualificado ou não, e para movimentar a economia, e para manter a taxa de crescimento da população.
Alguns não se dão bem? Sim! O governo não está nem aí para isso, porque os que se derem bem ficam e se integram a economia de um jeito ou de outro e os que não se dão bem vão embora para o pais de origem e abrem um site chamado NOT Canada…. :lol: :lol: :lol:
2. Por que então 13% estão fora do mercado de trabalho no Quebec e 10% em Ontario.
a) Por causa do francês – (minha opnião) – o mundo globalizado fala mais inglês que francês, muitas vezes no Quebec é preciso saber os dois – eu vivo esse problema, tenho que ser fluente nos dois. Em ontario é so inglês…
b) Por que as ordens profissionais são fechadas – essa é um exemplo do nisso o jornalista tem razão, se o governo vai lá na conchinchina trazer um engenheiro, com pontos extras no processo, tem que facilitar para que a ordem o aceite rapidamente e sem tantas exigências. Esse o ponto da reportagem, não adianta classificar o imigrante com um critério, se o mercado de trabalho usa outro.
3. A situação tá feita então???
Não! No Brasil a taxa é essa (link abaixo), mas não entre uma minoria, mas entre a população geral! Lembre-se que entre os 13% de imigrantes do Quebec, há pessoas que não falam bem nem francês, nem inglês. E muitos que falam, (como alguns de nós) o fazem como uma criança de 5 anos. Tb existem muitos imigrantes do oriente médio que sofrem sim uma certa discriminação étnico-religiosa. Mas no final 87% dos imigrantes estão empregados!
Veja: Desemprego sobe para 13%, mas é o menor para fevereiro em 12 anos, diz Seade/Dieese
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u714531.shtml4. O que fazer?
Se preparar, avaliando a sua situação perante o mercado, a exigência das línguas oficiais para a sua área de atuação, e a possibilidade de estudar um tempo por aqui… o que abre inúmeras portas.
Se vc se preparar bem, vai estar entre os 87%. Senão, vc vai ficar entre os 13%, e ficar infeliz e dizer que o plano de imigração do Quebec ou do Canada é uma farsa….
Conclusão
a) A mensagem dessa reportagem é real, e pode ser resumida assim: é mais fácil passar na entrevista do CSQ do integrar-se no mercado de trabalho e na comunidade Quebecoise.
b) Quem está criticando o governo nessa reportagem é o próprio governo. Renaud Lachance é o Auditor Geral do Quebec a pessoa nomeada pelo congresso e pelo premier para avaliar o correto andamento dos programas governamentais. Reconhecer o erro é o primeiro passo para corrigí-lo.
Veja o site: Vérificateur général du Québec
http://www.vgq.gouv.qc.ca/default.aspxAcho que escrevi demais…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
12 de maio de 2010 às 23:53 #387071000tonfParticipante
Bom, fiz uma conta simples analisando a piramide etária.
Estão prestes a se aposentar este ano cerca de 120000 pessoas no Québec.
Estão entrando em idade para trabalhar cerca de 90000.
Cerca de 15000 por ano saem do quebec.
Logo eles precisam de 45000 imigrantes por ano. Haja professor de francês…
-
13 de maio de 2010 às 00:16 #38708FCelsoParticipante
@SANDROMS wrote:
Com diria Darth Vader: “Bem-vindo ao lado negro da força”… ou melhor bem-vindo ao lado negro da imigração…
Minha opinião (que considero centrada):
1. Por que continuam chamando mais imigrantes?
R. Porque o Quebec precisa dos imigrantes para ocupar postos de trabalho, qualificado ou não, e para movimentar a economia, e para manter a taxa de crescimento da população.
Alguns não se dão bem? Sim! O governo não está nem aí para isso, porque os que se derem bem ficam e se integram a economia de um jeito ou de outro e os que não se dão bem vão embora para o pais de origem e abrem um site chamado NOT Canada…. :lol: :lol: :lol:
Eu acrescentaria aí que tanto os imigrantes que ficam (gastam dinheiro para se instalar, conseguem emprego e depois ficam pagando imposto) como os imigrantes que voltam (gastam dinheiro e não conseguem emprego) fazem a economia girar. O Ministério utiliza uma parcela dos impostos recolhidos para o programa de imigração, logo é dinheiro público que é investido e, conforme se mantém a chegada de novos imigrantes, chegam novas quantidades de dinheiro. Lembrem que para poder entrar no Québec ainda há que se provar a existência de meios financeiros para se sustentar durante os três primeiros meses.
De fato, o governo nunca sai perdendo.Por isso é importante avaliar bem se vale a pena ou não imigrar, de acordo com a profissão e o com o que se quer para o futuro, de maneira bem pensada. Depois, quem decidir mesmo imigrar, é se preparar com afinco e com bastante $ (não apenas o recomendado para os três primeiros meses). Minha opinião. :bigups:
-
13 de maio de 2010 às 00:35 #38711AnonymousParticipante
Concordo com o Sandroms em todos os pontos. Falou tudo! :mrgreen:
Se vcs olharem no site Radio-Canada vão ver essa mesma reportagem tb.
http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Politique/2010/05/12/002-verificateur-general-immigrant.shtml
Muitas pessoas deram suas opiniões a respeito do assunto e ali se vê de tudo. Tem gente falando que empresas ainda têm certa resistência em empregar imigrantes, outros falando que não, comentários contraditórios e um até um preconceituoso com os imigrantes, tanto que o comentário foi retirado. Achei interessante por que mostra como o pessoal de lá vê a situação.
Uma das pessoas comentou o seguinte: “Tous les immigrants devraient être avertis qu’au Québec, trouver un bon emploi c’est très difficile… pour tout le monde. Ça tient beaucoup de la créativité, de l’acrobatie, des contacts.”
Já outra: “Ce n’est pas les emplois qui manquent aux Québec , mais bien les gens compétant pour occuper ces fonctions .Pourtant , Il y a pas juste les immigrants qui souffrent de la capacité d’intégration du marché de l’emploi .Une génération complète venue au monde ici dans notre petit coin de pays mal adaptée aux réalités technique et linguistique de l’économie moderne .”
Não creio que seja “três difficile” achar um emprego quando se está preparado…
Quer se dar bem lá? Estude, estude e estude muito francês, se informe e faça muitos contatos. -
13 de maio de 2010 às 11:47 #38721MarcosAlvimParticipante
hehe! cara bem informado é outra coisa.
Vou deixar minha modesta e simples opinião.
Depois da tempestade vem ? A bonança óbvio.
Falta gente e logo a atitude desesperadora é : o Imigrante. solução rápida.
São um tanto quanto seletivos (até discriminatórios pode-se dizer), pois “preferem” agora então com mais veemência os: Brasileiros, Mexicanos e Franceses, pois são latinos de predominância cristã, é igual vcs disseram tem muitos do oriente que não se adaptam bem a cultura ocidental e por aí vai.
Quem vai usufruir da benesses do Canadá serão nossos filhos por volta de 2030.
Estãto pensando a longo prazo….. e muito mais coisa envolvida que se eu ficar falando vai virar uma lista imensa mas ao meu ver o “grosso” é isso . -
14 de maio de 2010 às 14:15 #38768thiagoelizieParticipante
Esse assunto dá pano pra manga mas concordo q quem se prepara bem tem maiores chances. E os números não mentem: a porcentagem de desemprego no Brasil é similar mas considerando td a população, ou seja…
As dificuldades são inúmeras (preconceito, falta de adaptação, etc.) mas no Brasil temos as mesmas barreiras para transpor, não é verdade? Acho q a diferença é q no Brasil vc está sempre no 0x0, não importa o qto vc seja bom no q faz, do esforço q vc faz pra conseguir seus objetivos. Tem sempre a mão no Governo pra te fazer um “carinho” e levar o pouco q sobrou. Bom, mas como disse o MarcosAlvim, se ficarmos falando vira uma lista.
Acho q a tendência é melhorar (ou pelo menos aposto nisso) e os cortes e medidas paleativas serão revistos pelo Governo. E isso deve refletir no preconceito com imigrantes e tal… Acho q o imigrante precisa ter mais carta branca com o Governo local. É um longo caminho, mas cabe a nós mesmos caminhar nessa direção, exigindo direitos e coisa e tal. Vejo q é possível! E se assim for, nossos filhos serão beneficiados, como já foi dito.
Enqto isso vamos nos preparar psicologicamente.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.