Nível de Francês

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121284
      Julio Galvao
      Participante

      Gente eu fiz mais um simulação colocando meu nível de Francês Intermediário Avançado e Iniciante para minha esposa, e o resultado foi esse:

      O resultado

      você parece satisfazer os critérios de selecção de Quebec. Importantes Regras foram adotados no processo de recebimento e processamento de pedidos de Certificado de Seleção apresentados pelos candidatos à imigração económica. Se essas regras se aplicam a você, consulte a página Web Regras e procedimentos de imigração (www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/regles-procedures-immigration) .

      Isso quer dizer que só o requerente principal precisa ser nível Intermediário-avançado?

      Valeu!

    • #121291
      SANDROMS
      Participante

      Isso quer dizer que você tem pontos suficientes para conseguir o CSQ mesmo sem o francês da sua esposa. É uma questão do total de pontos, se vc pontuasse menos em outros critérios, os pontos da sua esposa estariam fazendo falta. Você simulou com os dois iniciantes?

    • #121292
      Julio Galvao
      Participante

      Oi Sandro tudo bem?

      Eu simulei com meu nível intermediário-avançado. E ela com iniciante.

      Valeu!

    • #121295
      SANDROMS
      Participante

      Você simulou com os dois iniciantes?

      Oi Julio, a pergunta acima na verdade é uma sugestão! Você simulou com diferentes combinações de francês? Você pode usar o back do browser e editar as informações para tentar diferentes combinações. É uma maneira interessante de saber qual a sua “margem de manobra”.

    • #121296
      Julio Galvao
      Participante

      Sandro,

      eu tinha simulado outras vezes, e qualquer nível que eu coloque pra mim menos que Intermediário-avançado, eu não passo.

      Será que mesmo com a “aprovação” na avaliação, eu mande o TCFQ B2 (meu) e nada pra minha esposa, será que mesmo assim eles chamam pra entrevista?

    • #121303
      SANDROMS
      Participante

      Se vc atingiu a pontuacao minima você será chamado para a entrevista. Mesmo que você ou sua esposa não pontuem no francês. Mas, pela sua simulação, você precisa do B2 para atingir essa pontuação. Se vc optar por mandar sem o TCF dela não esqueça de colocar nível zero no francês dela, senão eles podem dizer que está faltando o o resultado do teste dele.

    • #121304
      Filipevsm
      Participante

      Julio, eu pessoalmente não dou muita atenção ao que diz esse questionário. Ele é muito duvidoso, pois não reflete 100% as atuais regras (ao meu ver).

      Fiz várias simulações da minha pontuação através do GPI diretamente, considerando as várias possibilidades de avaliação: antes de agosto de 2013, depois de agosto de 2013; com diferentes pontuações de francês e inglês; com diferentes possibilidades de avaliação para profissão.

      Assim eu tive uma visão mais concreta da “margem de manobra” que o Sandro mencionou.

      Sugiro que utilize o GPI para fazer o mesmo, pois enquanto o questionário me diz em algumas simulações que não estou apto a aplicar, o GPI diz que tenho plenas condições de receber meu CSQ.

      • #122399
        juniordenadai
        Participante

        Blz. A tradução vc está fazendo aqui mesmo ou em quebec? Dizem que lá seria mais barato.

    • #121306
      Marco Aurélio
      Participante

      Galera, alguém tem alguma dica de professores em Belo Horizonte para aula particular de francês que tenha um bom preço, obrigado.

    • #121307
      Julio Galvao
      Participante

      Muito obrigado Felipe e Sandro. Eu sinto muito pois não pude pensar em Quebec antes. Pois comecei a estudar frances apenas agora e tentarei tirar o TCFQ B2 em dezembro, e enviar em Janeiro/15 mas acredito que os 6500 formularios ja devera ter sido enviados. Mas tentarei, caso contrario, tentarei ano que vem nos moldes NZ e Australia.

      Abraços.

    • #121557
      JuliaIracema
      Participante

      Oi, Pessoal.
      Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um assunto.
      Eu não tenho conhecimento de Francês e o meu Inglês é de nível básico.
      Segundo o GPI, precisobde 6 pontos de linguagem para estar apita para dar entrada no processo de imigração. Minha dúvida é a se é melhor eu me dedicar para tirar nota 8 no IELTS ou seria melhor eu tirar nota b2 em um dos exanes orais e tirar nota 5 no IELTS?
      O que vocês acham?

    • #121558
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Se quer imigrar para o Quebec, você precisa conhecer o Francês.
      Não ter pontuação alguma no francês não pega muito bem, além de tornar todo processo de adaptação lá mais difícil.

    • #121559
      JuliaIracema
      Participante

      Então nesse caso o IELTS só compensa para garantir uns pontos extras, não é?
      Eu pretendia fazer a prova do IELTS em julho de 2015 e só depois iria estudar francês mas sendo assim, acho melhor antecipar os estudos de francês.
      Nesse caso vou começar a estudar francês por conta própria junto com inglês mas dando preferência mais ao francês.

    • #121560
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Exato…
      Acho que você já sabe, mas o Francês só dá pontuação a partir do B2. Se você tirar B2 nas duas principais (compreensão e expressão oral), vc consegue 10 pontos.
      No inglês, se tirar a pontuação mínima nestas duas competências, dá 2 pontos.
      Como pode ver, a diferença é enorme.

    • #121561
      JuliaIracema
      Participante

      Quanto tempo vocês acham que leva para uma pessoa com zero de francês chegar a B2? Sei que isso vária de pessoa a pessoa mas é só para ter uma ideia.

    • #121562
      Alessandra e Fabio
      Participante

      Em escola, acho q vai uns dois anos, sem intensivos.
      Com professor particular, com a mesma frequencia de escola, dá pra fazer em menos tempo.
      Mas se fizer intensivos, e se dedicar de corpo e alma, acho q dá pra fazer em até um ano.
      Mas pra isso, vc precisa de $$$ e tempo.

    • #121669
      brleandro
      Participante

      Pessoal,

      alguém entendeu o que eles quiseram diser no gpi:

      1
      Les attestations de réussite d’une session DELF ou DALF ne sont pas acceptées comme preuve de compétence en
      français. Pour faire valoir des résultats obtenus aux épreuves du DELF ou du DALF, il est nécessaire de produire
      l’original du diplôme émis par la Commission nationale du DELF-DALF. 2
      Dans les examens DELF B2 et DALF C1, à l’oral comme à l’écrit, la compréhension et la production, sont évaluées
      séparément; il y a donc quatre résultats à prendre en considération.

      Será que eles podem levar em consideração só a produção escrita por exemplo? Será que se eu tiver um TCF produção oral B2 e os demais B1 e apresentar um DELF B2 com o mínimo exigido em produção escrita, eles levam em consideração? Posso ter pontuação parte por TCF e parte por DELF?

      Att.,
      Leandro

      Abertura do processo: 01/09/2012
      CSQ: 16/09/2014

    • #121670
      Leo78
      Participante

      BRLeandro,

      este trecho que você citou não faz menção à sua dúvida. Ele apenas diz que o atestado emitido do DELF não serve como prova de conhecimento de francês, tem validade apenas o

        diploma

      do Delf (ou Dalf) que é emitido alguns meses depois de você ter recebido o atestado.

      Essa sua dúvida a respeito de combinação de provas diferentes com diferentes resultados eu não sei se eles aceitariam. Já tive essa mesma dúvida, mas algo me diz que isso não funcionaria, mesmo porque no DELF todas as provas são obrigatórias. Caso você tire uma nota melhor em uma, o que garante que eles vão pegar apenas estas?

    • #121671
      brleandro
      Participante

      Leo78,

      veja no último trecho:
      Dans les examens DELF B2 et DALF C1, à l’oral comme à l’écrit, la compréhension et la production, sont évaluées
      séparément; il y a donc quatre résultats à prendre en considération.

      Ele diz que há 4 resultados a serem levados em consideração e são avaliados separadamente. Por isso minha dúvida.

      []s,
      Leandro

      Abertura do processo: 01/09/2012
      CSQ: 16/09/2014

    • #122309
      Lauro
      Participante

      Ressucitando o tópico, uma dúvida geral sobre a exigência do francês B2:

      Pessoal, algum de vocês conseguiu, ou leu em algum lugar que alguém conseguiu recentemente um CSQ mesmo tendo um francês em nível como B1 (pelo menos desde que a avaliação foi pro México)? Claro, isso exige que os demais requisitos – diploma, experiência, escolaridade, idade, inglês – compensem pela falta desses pontos.

      Eu sei que tecnicamente é possível, mas eu pergunto “na prática” mesmo. Eu teria a informação que é essencialmente recusa certa se seu francês não for B2. Alguém sabe de alguém que conseguiu sem B2?

      Meu francês talvez ainda não esteja no B2 (TCFQ semana que vem), mas já que tenho muitos pontos e gostaria de mandar o processo antes das mudanças de 2016, quando tenho pressentimento que vai ser mais difícil (a julgar pelo novo Express Entry federal).

      Sucesso a todos!

    • #122310
      Lauro
      Participante

      Ressucitando o tópico, uma dúvida geral sobre a exigência do francês B2:

      Pessoal, algum de vocês conseguiu, ou leu em algum lugar que alguém conseguiu recentemente um CSQ mesmo tendo um francês em nível como B1 (pelo menos desde que a avaliação foi pro México)? Claro, isso exige que os demais requisitos – diploma, experiência, escolaridade, idade, inglês – compensem pela falta desses pontos.

      Eu sei que tecnicamente é possível, mas eu pergunto “na prática” mesmo. Eu teria a informação que é essencialmente recusa certa se seu francês não for B2. Alguém sabe de alguém que conseguiu sem B2?

      Meu francês talvez ainda não esteja no B2 (TCFQ semana que vem), mas já que tenho muitos pontos e gostaria de mandar o processo antes das mudanças de 2016, quando tenho pressentimento que vai ser mais difícil (a julgar pelo novo Express Entry federal).

      • #122311
        brufonte
        Participante

        Olha minha situação foi bem parecida com a sua. Fiz o TCF(eu e minha esposa) e tivemos B1/B1. Já estava na nova regra quando enviei.

        Sabia que o TCF não daria ponto, mas mesmo assim enviei.

        A duas semanas atrás recebi um e-mail dizendo que eu fui selecionado para entrevista.

        Nos guia do processo, não lembro o nome exato do documento, diz quais são os critérios mínimos para que você possa aplicar.

        Se você não tem os níveis mínimos para pontuar, então você não vai ganhar ponto, só isso. Não li em local nenhuma nada sobre ter um nível mínimo.

        Mas como lhe disse, enviei o tfc b1/b1 mesmo sabendo que não ia pontuar e agora aguardo a data da entrevista.

        Espero ter ajudado.

        • #122312
          Lauro
          Participante

          Ajudou bastante sim, obrigado. Seu dossiê foi enviado ao México? Quando foi o envio?

          Quem mais tiver relatos, eu agradeço!

          • #122313
            brufonte
            Participante

            Meu processo foi aberto dia 19/01/2014.

            27/02/2015 recebi o e-mail.

    • #122314
      JuliaIracema
      Participante

      Só uma pergunta?
      Posso não enviar o exame do francês? Isso porque em agosto vou fazer o exame do IELTS e assim que tiver a nota vou enviar o meu processo pois não quero correr o risco de só poder dar entrada quando o novo processo entrar em vigor.

    • #122394
      juniordenadai
      Participante

      Saudações! Tenho uma dúvida quanto ao teste de idiomas.
      Ao analisar a grade de pontuação para a aplicação, minha família atinge a pontuação necessária sem somar pontos de conhecimentos de francês ou inglês. Ainda não fiz o teste para saber o nível. Sei que para pontuar tenho que ter no mínimo b2. Mas como atingimos a pontuação ainda sim tenho q fazer um teste de linguas para anexar no dossiê? No pdf de documentos me dava uma interpretação de que caso eu nao quisesse pontuação no teste de linguas era só marcar na opção adequada no formulário. O que fazer? Tenho que fazer esse bendito por fazer ou posso destinar a verba para as traduções juramentadas? Ou fazer esse teste em outra ocasião que não seja essa primeira fase?

      Abraços!

      • #122395
        Lauro
        Participante

        Olha… eu agora tenho pontuação suficiente sem o francês (estou na espera pelo resultado do meu TCFQ), mas já fui instruído como se o B2 acabasse sendo obrigatório por uma questão prática. Uma resposta do brufonte aí em cima mostrou que isso parece não ser uma regra absoluta, o que eu acharia mesmo bem improvável, afinal a documentação diz que menos de B2 não ganha ponto, mas não diz ser obrigatório (como a auto suficiência financeira).

        Eu acho que no mínimo a pontuação do francês vira uma questão de garantia… se você tem boa pontuação, mostrar que ainda por cima sabe falar francês é a garantia da aceitação. Você já deve estar gastando uma bela grana em traduções e tudo mais (já paguei uma fortuna também, e não acabei), mas acho que acima de tudo você quer a aceitação do seu dossiê, e dane-se os 490 paus da prova. Pra quem vai pagar possivelmente muito mais que isso em traduções, o preço vale a tranquilidade. Se quer economizar, faça o teste só você e não sua esposa, afinal pra ela vale muito menos pontos.

    • #122400
      Lauro
      Participante

      Estou fazendo aqui, por simplicidade. Caro certamente é, pode até ser mais barato lá, mas agora estou indo pelo caminho mais rápido.

    • #122406
      Marco Aurélio
      Participante

      Galera Bom Dia, vou falar por mim essa questões de enviar ou não os testes de língua, mandei meu processo em abril de 2014 com 63 pontos e não enviei nenhum teste recebi agora em março convocação para a próxima entrevista no Brasil, então acho que convocaram para entrevista porque não enviei os testes mais vai entender o BIQ eles falam que 63 pontos você recebe o CSQ em casa agora não tem jeito é estudar e sair do basicão kkkk para o nível de entrevista se for da vontade de Deus tudo vai dar certo.
      Para ter uma ideia do BIQ olha o processo do FILIPEVSM eles estão de brincadeira, mais desejo sorte para todos e se tivesse meu processo pronto com pontos suficiente mesmo sem testes não pensava duas vezes para enviar.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.