Nao falo frances mas passei no teste online.

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Nao falo frances mas passei no teste online.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
      caieira
      Participante

Ola pessoal meu nome é Gilberto sou Eng Quimico fiz o teste on line e fui aprovado e coloquei que nao falo nada de frances nem eu nem minha esposa voces acham que devo dar inicio no processo de imigracao ou devo fazer um curso de frances antes??

Grato

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gilberto,

seja bem vindo ao nosso forum.

Vc deve passar uma entrevista em francês, e se as regras nao mudaram, precisaria ter feito pelo menos umas 150 horas de curso para ter condicoes para passar nela.

Se vc deve mandar…… hum……. acho complicado. Melhor estudar antes, minha opiniao! Mas a decisao é sua ;-)

Boa sorte na sua decisao!

Atenciosamente

Baratinha
      Participante

Concordo com o Carlos , pois idependentemente de qualquer coisa vc tem que passar em uma entrevista em frances e inclusive acho que alem de estudar na escola devemos estudar”por fora”, lendo livros, vendo programas et filemes , ouvindo musica etc…
      Uma outra coisa que e muitissimo importante e que o frances naoa e so para aentrevista, e para a sua vida, entao se vc tem um frances bem afiado vc consegue se colocar no mercado de trabalho mais rapido.
      Resumindo a opera , se eu vc vc estuda frances antes, mas claro cada um sabe “onde é que apertam seus calos”.

Sucesso

Shape
      Participante

Eu já vou além em dizer que o francês, pelo menos o nível básico, não é opcional e sim uma necessidade do processo. Como o Carlos disse, vocês passarão por uma entrevista em francês. Dar continuidade ao curso de francês depois de ter o CSQ é opcional (até porque no caso de vocês, o nível de inglês deve ser de avançado pra fluente), mas não ouvi falar de ninguém que tenha parado de estudar francês ainda aqui no Brasil =P

Filipevsm
      Participante

Bom Gilberto…

Isso pode ocorrer para algumas profissões emergenciais no Canadá, como medicina ou enfermagem (a sua possivelmente pode ser uma destas). Estas profissões passam no teste online mesmo sem ter nada de inglês e francês, mas há um grande PORÉM nessa história toda… Como o Carlos citou, o mínimo exigido até então é de 150 horas de francês para poder enviar o dossiê, e ser chamado para a entrevista ou mesmo receber o CSQ sem entrevista.

Agora esquecendo um pouco o processo e pensando um pouco no lado da sobrevivência e vida no Canadá. Quanto mais o seu francês (e inglês, dependendo da região) estiver próximo de 0, menores são suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho e de se adequar à vida quebequense.

Então… também sugiro meter as caras no francês sem dó nem piedade. :)

tatinana
      Participante

Olá Gilberto, em primeiro lugar sugiro que vc faça o teste online escolhendo a profissão de Engenharia Quimica que está no campo Applied Sciences e não no campo de Quimica e Biologicas. Estou dizendo isso pois muitos amigos vieram me questionar a mesma duvida e quando fui verificar eu percebi que eles estavam cadastrando o curso errado. Em segundo lugar se vcs chegarem aqui sem francês vai ser muito dificil para conseguir emprego. Estou dizendo isso pois eu cheguei no Quebec sem francês nenhum e penei, penei tanto que não aguentei ficar lá e agora estou em Toronto pois eu já sabia falar inglês. Agora vou voltar a estudar Francês por aqui enquanto trabalho e depois tento voltar para o Quebec.
      Abraços

caieira
      Participante

Muito obrigado pela atencao de todos e por me responder tao rapido, seguindo a sugestao das vozes experientes, estarei entao iniciando o curso de frances para futuramente dar entrada no meu pedido de visto.

Muito Obrigado

matheusr
      Participante

Aconteceu o mesmo comigo e fiquei com essa dúvida na cabeca. Passei no teste online de raspao eu acho,mas passei. Como línguas é um diferencial no meu curriculo(estudo jornalismo) decidi fazer 200 horas de frances antes de embarcar para Quebec. Já tenho notado uma boa diferenca do meu frances de antes e o de agora e estou bem feliz com as aulas e o resultado.

Filipevsm
      Participante

@matheusr wrote:

Aconteceu o mesmo comigo e fiquei com essa dúvida na cabeca. Passei no teste online de raspao eu acho,mas passei. Como línguas é um diferencial no meu curriculo(estudo jornalismo) decidi entao fazer 200 horas de frances antes de embarcar para Quebec. Já tenho notado uma boa diferenca do meu frances de antes e o de agora e estou bem feliz com as aulas e o resultado.

Meus planos para estudos das línguas são um pouco mais pesados. Espero entrar no avião com mais de 500 horas de francês e inglês (cada).

É exagero? Talvez possa ser em alguns casos. E depende também da $ituação de cada um quando chegar. Se puder “queimar” dinheiro por alguns meses depois que chegar, 200 horas pode ser o suficiente pra emendar na francisação. Mesmo assim, pra ti mais que nunca por ser jornalista, creio que é necessário pegar pesado também pelo menos com o francês.

Abraços!

SANDROMS
      Participante

@Filipevsm wrote:

Meus planos para estudos das línguas são um pouco mais pesados. Espero entrar no avião com mais de 500 horas de francês e inglês (cada).

É exagero?

Não é exagero não! É a melhor coisa que você pode fazer! Se alguém quiser imigrar com francês/inglês intermediário, vai ter que se preparar para pasara alguns meses estudando aqui. Tem que colocar na balança o custo benefício.

solimar
      Participante

Aproveitando a discussão, gostaria de algumas dicas de filmes e músicas em francês.

Estou cursando francês no nível intermediário, mas sinto que necessito exercitar muito mais.

Qualquer coisa pode enviar e-mail para solimar.alves@gmail.com

Obrigado.

Carlos_Santos
      Participante
      cfabianox
      Participante

Boa noite pessoal.

Aproveitando o assunto abordado aqui relativo ao francês, surgiu uma dúvida que talvez vocês possam esclarecer.

Vou iniciar o processo de imigração no final deste ano. Somos em três (eu, minha esposa e minha filha de 4 anos).
      A minha dúvida é se minha esposa precisa ter algum conhecimento de francês ou uma das pessoas é o suficiente?

Obrigado pela ajuda.

Abraços,

Fabiano

Carlos_Santos
      Participante

Ola Fabiano,

sim ela precisa do francês. Leia os relatos dos colegas que fizeram suas entrevistas e que publicaram aqui os detalhes….

E como vc esta comecando aqui na CBQ, aproveite para ler os demais topicos pertinentes da primeira parte do processo, sera bastante útil para você.

veja aqui:

http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/forum.html?f=2

Atenciosamente

GabiLocatelli
      Participante

Oi!
      Pessoas, se nós imaginarmos um pouco mais além da nossa entrevista, fica fácil decidir fazer o curso antes ou não.
      Imagine você morando em um país sem conseguir comprar uma água, ler um mapa e se localizar, procurar emprego em um jornal ou pedir informações na rua.
      Tá certo que é um país bilingue, mas pelo que eu andei lendo, em Québec há uma predominância do francês, e se é pra lá que a gente vai… em Roma, comporte-se como os Romanos!
      Além do mais estudar francês é uma delícia! :mrgreen:

rafaelch
      Participante

Estudar francês é uma delícia? Infelizmente,nao concordo com essa ideia.

Carlos_Santos
      Participante

Ola Rafael,

@rafaelch wrote:

Estudar francês é uma delícia? Infelizmente,nao concordo com essa ideia.

depende do que deseja……

Eu coloquei na minha cabeça (quando comecei o meu curso, so sabia dizer “bonjour”) que “Francês é facil “!

Isso fez toda a diferenca para chegar aonde eu cheguei. Em tres meses de curso passei numa prova da AF e assim fui para a França e hoje estou no Québec….

Delícia….. :hmm: depende….. tem quem ache e acho otimo que outros nao achem.

Hoje, se o seu objetivo é vir para o Québec (imagino que por isso vc faz parte do forum) deve ser algo a considerar seriamente.

Questao de trabalhar o seu psicologico antes de criar “bloqueios” no seu aprendizado.

Fica a sugestao!

amandagcarrico
      Participante

Acredito que esse ‘negócio de gostar ou não’ do francês é muito relativo.

Eu particularmente AMO francês… Muito mais do que outras linguas. Meu primeiro contato com o francês foi há 10 anos atrás, na escola pública onde estudava. Achava, de princípio, muito fácil, algumas palavras lembravam o português e isso me ajudava bastante. Infelizmente o curso acabou e fiquei por um bom tempo ‘órfã’ dessa língua, pois não tinha condições de bancar um curso decente.

Hoje estou matriculada na AF de São Paulo e estou achando um pouco mais difícil do que antes. Não sei se estou ‘na neura’ de aprender o francês rápido demais para imigrar, mas acredito que, se você tem um objetivo, você tem que sacrificar algumas coisas que gosta e enfrentar o que não gosta.

Estudar francês é um grande prazer pra mim. É questão de foco e objetivo. Pense que esta vai ser sua língua ‘materna’ daqui pra frente. Se não gostar, vai ser dificil se virar em Québec.

:yes:

Filipevsm
      Participante

A única língua que tenho gosto, é o inglês. De toda forma, o gosto foi gerado, pois esta foi a única língua que tive contato desde criança na escola e a qual tenho alguma desenvoltura.

Já tive bloqueios quanto à algumas línguas, mas no fim vi que era bobagem minha. Hoje em dia sou um, digamos assim, “curioso” em línguas estrangeiras. Não é questão de gostar ou não mais. Creio que todos precisam ter contato com a língua para definir um gosto, e claro, pode-se odiar o francês, mas se a visão é ir para Québec, deve-se passar a amar. rs..

micheltrip
      Participante

Me encaixo na turma dos “francê é necessidade”, pois tenho apenas o inglês intermediário e pretendia fazer alemão (sonho deste criança), mas vou me matricular no curso de Francês pelas circunstância e coloquei na cabeça que será “fácil” com ajuda de todo esforço pretendido.

E por outro lado, tenho minha esposa Amanda, que realmente AMA FRANCÊS e tem muita facilidade de aprendizagem com a língua, digo isto por experiência própria, quando fomos para França e ela conseguiu abonar quase 100% do inglês na tentativa de uma comunicação local.

Portanto, acho válido e necessário um curso de francês (eu pretendo fazer École Quebec)

@amandagcarrico wrote:

Eu particularmente AMO francês… Muito mais do que outras linguas…
      Estudar francês é um grande prazer pra mim….
      :yes:

janeneves
      Participante

Eu acho no mínimo temerário morar num lugar que fala uma língua com a qual não se tem nenhuma afinidade.

Já imaginou no dia a dia? Ter que “aturar” o francês todo dia sem gostar… com o tempo até o bom dia do pessoal do trabalho vai ser irritante…

rafasgomes
      Participante

Bom, pra mim aprender linguas é um processo.
      No começo vc ta empolgado, o conteudo é menor e básico.

Aí depois vc começa ver aquele monte de regras, exceções, verbos, e etc… ai bate aquele desespero !

Depois vc aprende e vê que dá pra encarar.

Não acredito que alguém odeie uma lingua… a gente odeia aquilo que nos faz sentir menos… e é natural que uma lingua nos mostre o quanto não sabemos dela ! rs
      Mas isso passa…

Abraços !

Rodolfo e Giseli
      Participante

eu creio que para ter um projeto dessa magnitude devemos nos dedicar, e o que mais vejo em minhas pesquisas que o Francês é essencial, não apenas para fazer a entrevista, mas sim para sobreviver no Quebec, o inglês eu entendo que seja um “algo mais” porém, o francês é essencial. A minha esposa Giseli tem muita facilidade com linguas, ela tem uma facilidade com o Inglês e consequentemente o francês está sendo bem natural pra ela tb

No meu caso eu fiz intercâmbio no proprio Canada em Toronto (parte inglesa) fui visitar o Quebec e vi q o francês é predominante e necessário, sinceramente estou gostando do Francês, tenho a dificuldade natural para aprendizado inicial de uma língua, porém vejos muitos bebefícios por ser um lingua também latina.
      A dica q eu deixo é simplesmente tentar mergulhar no francês, pq lá no Quebec imagino eu q com o passar do tempo se tornará natural

att

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

Me lembrei de uma experiência que minha sobrinha vivenciou… ela morou nos EUA e lá aperfeiçoou o inglês que já estudava há alguns anos, então achou relativamente fácil…depois fez um ano da faculdade na França, porém desta vez o estudo da língua tinha sido bem mais breve, apenas 4 meses antes de viajar, e agora depois de ficar fluente nas duas língua ela diz que acha o francês mais bonito, mais gostoso de falar… acho que depois que tivermos contato real com o francês, vamos acha-lo tão parte da nossa vida como o inglês é hoje!
      bem assim espero…
      abraço
      Luciana

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.