Na dúvida… emigrar, sim ou não???

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Na dúvida… emigrar, sim ou não???

Visualizando 29 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7838
      estellarb
      Participante

      Olá!

      Me chamo Estella e estou nesse drama… será que vale a pena imigrar para o Quebec?

      Meu marido fez intercâmbio por 6 meses no Canadá e se apaixonou pelo país. Ele voltou, nos casamos (ha 3 anos) e fixamos residência em Brasília. Aqui trabalhamos na área, ele engenheiro e eu nutricionista. Temos uma vida razoalvemente confortável, dá pra pagar todas as contas, mas não sobra nada…. Nos últimos meses ele teve essa idéia de irmos para Quebec. Assistimos a uma daquelas palestras e eu achei a proposta bem interessante.
      Parece um sonho viver num país com segurança, qualidade de vida e educação de primeira. Mas depois me bate uma certa agonia. Como assim? Deixar a família, emprego, certa estabilidade… Também estou aprovada em 2 concursos, só aguardando ser chamada (o que deve acontecer até 2013). Estamos começando a pensar em ter filhos…. enfim!
      Provavelmente vamos começar a estudar francês enquanto decidimos sobre isso… será???? Que indecisão!!! Me ajudem!!!

    • #49419
      SANDROMS
      Participante

      Estella,

      Coloque tudo na balança, o Brasil é um lugar legal mas tem seus problemas, o Canadá é um lugar legal e também tem os seus problemas.

      Você disse que o seu marido se “encantou” pelo Canadá, coloque no papel (ou no excel) as coisas que ele gostou, faça o mesmo com as coisas boas do Brasil: empregabilidade (vc é concursada), proximidade da família, etc. coloque peso para cada critério, pois o frio, por exemplo, agrada alguns e é insuportável para outros…

      É necessário que a balança pese bastante pro lado do Canadá, pois o processo é longo, não é barato e após chegar aqui há uma longo caminho para validação da profissão de engenheiro e nutricionista. Isso pode representar alguns passos atrás para depois dar passos pra frente mais tarde.

      Boa sorte,

    • #49422
      Filipevsm
      Participante

      Estella, é muito do que o Sandro bem disse.

      Além, é claro, desta questão de se limitar por muito tempo. Quem começa a se dedicar para entrar em um processo de imigração assim, gasta muito dinheiro com cursos, taxas, documentos, se desgasta muito, deixa de fazer muita coisa no Brasil com a cabeça no Canadá, e acaba tendo pelo menos 1-2 anos muito complicados e apertados, até o visto sair.

      Esta questão da validação dos diplomas também é outro ponto que terão de ter paciência e determinação dobradas, pois com certeza vai demandar tempo de vocês, e exigir que assumam um padrão de vida bem inferior.

      Por outro lado, como vocês tem expectativas de ter um filho em breve, não é preciso dizer que o Canadá é o lugar ideal pra isso. Não só em questões de segurança, mas também de acompanhamento médico, que é feito muito de perto (procure relatos em blogs).

      No fim das contas, nenhum de nós sabemos se é exatamente isso a opção certa a seguir, mas felizmente, temos a opção de voltar caso os sonhos não sejam exatamente aqueles.

      Boa sorte em suas ponderações.

    • #49430
      RonaldoMaciel
      Participante

      Estella, se vc tiver a oportunidade de fazer uma visita ao Canadá e ao Québec isso talvez também possa ajudar, e vc está fazendo o certo, conheça as pessoas, troque umas idéias.

      Mas veja o que vc quer fazer realmente, não pense somente “no que seria melhor”, qual seu desejo verdadeiro? Muita gente cai nessa e pensa que “é claro qeu a vida no Canadá é melhor que no Brasil, vejam os índices de violência, desemprego, qualidade vida etc”, mas morar em outro país envolve muitas outras coisas como vc falou: distância da família e amigos, perda de suas referências culturais e contínuo esforço para fazer outras e abertura a novas experiências.

      Tenha também um objetivo claro ao vir para cá e eu sou da opinião que os dois do casal devam ter objetivos aqui e não vir somente de carona com o outro, pois pode escrever, na primeira briga que tiverem isso será jogado na mesa.

      Boa sorte mesmo!

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #49437
      estellarb
      Participante

      É verdade….
      Tenho que refletir muito ainda…
      Eu tenho tentado ficar de coração aberto para esta idéia, mas no fundo ainda estou super em dúvida.
      Vocês costumam estar sempre totalmente decididos a emigrar, ou alguém já passou pela mesma situação que a minha???

      Estella

    • #49438
      Familia Tanganelli
      Participante

      Oi Stella! Não só concordo com os depoimentos dos colegas acima como faço diariamente este exercício da balança. Sair do país é uma decisão, no meu ponto de vista, quase como vocação. Historicamente sempre houve as pessoas desbravadoras, aventureiras e que querem descobrir o novo. Algo fundamental é não fazer comparativos, caso contrário é certo que você irá se frustrar. É um novo país, uma nova cultura, tudo é novo e segue uma ordem particular. Viajar antes acredito ser uma boa opção para quem está em tanta dúvida. Eu mesmo morei nos EUA, mas nunca fui ao Canadá e mesmo assim estou no processo. Tem que estar preparado para os choques. E o pior de todas as coisas…. a saudade. Trabalho, casa, adaptação isso vem fácil. A Saudade é única coisa que você tem que estra realmente preparada ….. espero ter ajudado ..

      http://tanganellisnoquebec.wordpress.com/

    • #49439
      Filipevsm
      Participante

      Estella, muitos de nós, se não todos, temos muitas dúvidas quando pensamos em dar início a um projeto de tamanha importância em nossas vidas.

      Mas a forma mais correta de saber se a imigração é o que queremos, é de fato, buscar motivos pelos quais você gostaria de emigrar, colocá-los na balança, e avaliar seus próprio psicológico quanto a decisão final.

      Você conseguiria ficar longe de sua família? Conseguiria deixar pra trás toda sua história? Conseguiria abrir a mente para aceitar uma cultura totalmente diferente da sua?

      São muitos os fatores.

      Alguns conseguem administrar a saudade via Skype, outros não. Alguns se motivam a criar uma nova história no Canadá, outros não. Alguns aceitam as diferenças e choques encontrados no Canadá, outros não.

      Avalie tudo com carinho, antes de fazer qualquer coisa.

    • #49442
      fsouza
      Participante

      Estella,

      O canada é maravilhoso. Tem segurança e qualidade de vida. Mas como vc e seu marido estão empregados na sua area, vc passou em 2 concursos, se fosse vc pensaria mtooo antes de aplicar…

      A questão de trabalho no quebec nao é tao facil assim…pelo menos pra as pessoas que eu conheci e no meu caso… Tem emprego se vc quiser trabalhar em loja, restaurante, farmacia, como caixa de banco,telemarketing mesmo assim não é tão facil. Tem que ter ingles e frances fluente e ter experiencia canadense. Se não eles nao pegam.

      Eu prefiro quebec do que brasil, os quesitos EDUCAÇÃO , JUSTIÇA, ORDEM e PROGRESSO foram o que pesaram para mim. Mas acredite o frio é pior do que falam! Da depressão, é horrivel e olhe que eu adoro esquiar, etc. Emprego ta dificil, se pensar somente do lado profissional, sem duvida indico ficar no BRASIL. Acredito que a economia brasileira está mais aquecida.

    • #49443
      Carlos_Santos
      Participante

      Faco minhas as palavras de muitos colegas acima.

      Estou aqui, como muitos colegas acima que te responderam, Estella.

      Imigrar nao é para todos!

      recomecar, também nao é visto da mesma forma por todos!

      Ter de aceitar retornar aos estudos para poder exercer sua profissao, também!

      No final, cada um tem um boa ou nao tao boa estoria para contar.

      Quem vive aqui mais de 5 anos e ainda aqui esta, nao acredito que volte, pois é quando comecamos a viver de fato os dois lados da vida aqui!

      Nao se esqueca que os objetivos de cada um também sao diferentes!

      Nem todo mundo busca a mesma coisa!

      Fazer um bom balanco como o Sandro disse é fundamental!

      Uma coisa que podemos fazer por você, alias ja estamos fazendo, é que vc tenha a vontade nao somente de escrever, mas sobretudo de se informar, LENDO as inumeras questoes do processo, do cotidiano nosso aqui, da questao de ter filhos aqui, e muitos outros assuntos intensamente debatidos aqui no forum!

      Nao falta gente para ajudar, mas é preciso colaborar, pois como vc, varios e varios e varios outros colegas nos fazem sempre as mesmas questoes!

      Temos mais de 6 anos de existencia enquanto forum e assunto para ler é o que nao te faltara!

      Achando algo que ainda nao ficou claro, nos pergunte, sera um prazer indicar aonde esta a resposta ao que vc busca ou se for algo novo em responder.

      Espero que tenha entendido a nossa forma de ajuda ;-)

      Atenciosamente

    • #49447
      estellarb
      Participante

      É muito bom poder compartilhar essas dúvidas e receber o comentário de vocês.
      Agradeço realmente pela atenção de todos. Parabenizo a iniciativa dos responsáveis pela comunidade e a disposição de todos que comentam!
      Vou continuar por aqui, tentando conhecer cada vez mais sobre o processo de imigração e a vida no Canadá. Acredito que seja o melhor a fazer….

      Estella

    • #49590
      SANDROMS
      Participante

      Estella,

      Me inspirei nesse tópico e criei no meu posto o Imigrômetro. Um questionário para avaliar (de brincadeira) se emigrar é a sua praia. Apesar de ser uma brincadeira despretenciosa, listei no questionário os principais desafios dentro desse processo de imigração. O link é esse:

      http://www.truth.com.br/ospatos/2012/01/teste-de-imigrabilidade/

      Um abraço,

    • #49593
      mrodolfo
      Participante

      Sandro,

      Me diverti com o seu post!

      Abraços,

    • #49598
      Filipevsm
      Participante

      Muito interessante o imigrômetro! rs..

      Isto foi uma bela brincadeira, mas pode ser muito útil a muita gente que está descontente com o Brasil e imagina a emigração como solução dos problemas.

    • #49606
      familia_brito
      Participante

      hahaha, respondi ao imigrômetro:
      88% adaptabilidade
      34% risco
      38% ficabilidade

    • #49451
      nilian
      Participante

      79% adaptabilidade
      45% risco
      37% ficabilidade
      Fiquei feliz com meu resultado porque sei que ainda tenho algum tempinho para ir me acostumando com a partida, para engordar minha conta, para me dedicar mais ao francês e ao inglês tbm. Afinal, acabei de enviar a doc para Sydney, ou seja, tô engatinhando no Federal…

    • #51494
      Sammynurse
      Participante

      Olá Stella,

      Eu tenho a mesma dúvida que você.Sou enfermeira e concursada.E no meu caso,iria emigrar sozinha.È muita coisa em jogo,e um dos meus receios é não me adaptar.Porém, penso em ir ao Canadá para reconhecimento por 1 mês.
      Estamos no mesmo barco….rs.

      Abraço,
      Sammy.

    • #51500
      FCelso
      Participante

      Uma baita questão essa.

      Estamos falando aqui considerando a imigração de trabalhadores qualificados.

      Assim, como tendência geral, quanto mais idade e melhor colocado no mercado de trabalho, mais complicado para se libertar desse patamar atingido. Se for possível também morar em um lugar que tenha infraetrutura adequada e percepção de segurança satisfatória, muito pesa para ficar no Brasil. Lembro a todos que dentro do país temos regiões muito diversas, e mesmo dentro de uma mesma cidade, microrregiões. Considerem, ainda, custos, tempos, esforços que, se não forem usados para a imigração poderiam ser usados para crescimento pessoal ou outros interesses no seu local de origem, ou ainda, a imigração para outro lugar no mesmo país.

      Para a imigração ao Canadá e ao Quebéc, a meu entender, quanto maior o nível de língua inglesa E língua francesa, maiores as possibilidades de obter um emprego satisfatório. Aliado a isso, caso a área de trabalho não demande validação do diploma e regulamentação numa ordem profissional, o caminho está aberto às possibilidades.

      Na minha opinião é válido fazer uma viagem de reconhecimento e, se possível, obter um trabalho temporário na área que se pretende trabalhar. Investigar como são os hábitos de vida, rotinas, atrativos e demais itens julgados como importantes para se fazer uma comparação com a vida que se está habituado e, sobretudo, para ter uma ideia de quanto tempo/dinheiro/esforço/dedicação será necessário até se atingir o patamar desejado na terra gelada. Ah, e falando em terra gelada, melhor mesmo pegar um período no inverno, para estar ciente da situação mais adversa.

      Sugiro para aqueles que pretendem ter uma experiência no exterior, que façam um intercâmbio. O processo de imigração é mais adequado para quem quer viver em outra sociedade e está aberto a se adptar a ela, com novas regras, com o que há de bom e de ruim nessas novas regras, além dos idiomas, do clima e da cultura. O mais importante na imigração é identificar se os valores e modo de vida da nova sociedade são aqueles com os quais o imigrante se identifica.

      Para quem não sabe, fiz a parte estadual da imigração quando estava trabalhdo no QC, e depois de um ano com o CSQ decidi por não continuar o processo. Para quem tiver interesse no assunto, busque nas minhas mensagens por “Desistência de Imigrar”.

      Salut,
      Fabrício

    • #51503
      fsouza
      Participante

      Pessoal,

      Estou no Quebec a 1 ano, nao está facil de arrumar emprego. Para vcs que estao vindo, pensem bem … eu nao recomendaria deixar emprego estável no Brasil, para tentar algo aqui. Emprego está dificil.

      Falo frances e ingles fluente, mas mesmo assim ja sofri descriminaçao por nao ter sotaque quebeco. Vale a pena assistirem ao link: http://www.youtube.com/watch?v=Fsti–9Uyl4

      Eu nao gosto do Brasil, nao pretendo voltar, mesmo passando por dificuldade aqui. Mas eu acho que no momento, talvez por causa da crise economica, o mercado de trabalho nao está absorvendo os imigrantes. Da medo, conheco mtos imigrantes que ficam so estudando, vivendo da bolsa.

      Espero que a situaçao economica melhore, espero que este cenario mude logo, mas li no jornal que a taxa de desemprego entre os imigrantes no quebec é de 20%.

      Fsouza

    • #51504
      Helen Hartung
      Participante

      Fsouza, só por curiosidade, qual sua área profissional? Vc está procurando emprego na sua área ou está no plano B? Você está a um ano sem emprego?
      Desculpe-me a indescrição….
      responda se se sentir à vontade.
      abç

    • #51509
      mrodolfo
      Participante

      Quem é concursado ainda tem a facilidade de pedir uma licença sem vencimentos e se não gostar voltar e ter sua vida de volta…

      Essa é uma excelente maneira de imigrar e fazer o test drive com mais calma… Se gostar, pede exoneração. Se não gostar, voltar no mínimo com uma experiência diferente…

    • #51521
      marcossilva
      Participante

      Ah Estella, essa é a questão primordial. Acredito que ela deve permanecer sem uma resposta definitiva na cabeça de boa parte daqueles que já estão no Quebec ainda durante os primeiros anos da experiência.
      Assim como você moro de Brasília, apesar de ser paraibano. Também tenho uma vida relativamente confortável junto com minha esposa, pagamos as contas e ainda tem sobrado pra se divertir um pouco. Considero Brasília um local que oferece uma qualidade de vida razoável à certa parte da população. Embora diversos problemas de cidades maiores já estejam começando a aparecer por aqui, como um trânsito que vai se tornando cada dia mais problemático e um transporte público completamente ineficiente.
      Também enfrentamos a mesma dúvida, minha esposa e eu. Ainda assim, decidimos iniciar o projeto estudando francês e pesquisando bastante sobre o tema Quebec.
      Espero que esse apoio e toda a troca de informações que ocorre aqui na comunidade Brasil Quebec continue ajudando a todos a diminuir um pouco mais a angústia dessa grande dúvida inicial.
      Boa sorte!

    • #51528
      fsouza
      Participante

      Helen,

      Sou formada em administraçao. Tenho 9 anos de experiencia na area e falo fluente ingles e frances.

      Trabalhei sim, Continuo estudando.
      Tentando buscar algo na minha area.

      Nao é só minha opiniao, entre os imigrantes que eu conheço, 95% está desempregado ou estudando. As pessoas que estao aki a mais de 3 anos, já estao na sua area. Me disseram que a media de tempo pra entrar na sua area aki é de 3 anos.

      Vamos ver..estou correndo atras.
      Boa sorte,
      Fsouza

    • #51533
      gabi-infirmiere
      Participante

      a ideia dos 3 anos para atuaçao na area parece um consenso, mas ha casos onde a inclusao é praticamente automatica (TI com dominio de ingles e frances) e outros que o tempo de espera pode ser igual ou maior ao de um curso universitario (medicina, por exemplo, 5 anos e +)

      entre meus conhecidos (entre parenteses, o numero de profissionais por area) =

      enfermeiros (>5) = 1 a 2 anos apos a chegada, dependendo se foram fazer francisaçao ou nao e se ja chegaram aqui com o OK da OIIQ ou nao.

      ergoterapeuta (=1) (TO) = 1 ano

      engenharia (=2) = 2 anos para obtençao do status de *engenheiro junior*

      TI (=4) = menos de 6 meses para os que ja falavam ingles e frances e de 12 a 18 meses para os que precisaram da francisaçao

      mudança de area (imigrantes que estao aqui ha mais de 2 anos) =
      advogado (originario do Bénin) = esta terminando um curso na HEC em gestao
      médica veterinaria (originaria da Algeria) = teve 2 filhos no QC, atualmente fica em casa
      professora de educaçao infantil (Haiti) = fez um AEC em contabilidade

      Ha alguns estudos que podem ser garimpados pela net que tratam desse aspecto, em quanto tempo o imigrante consegue se integrar profissionalmente. Nossas amostragens obviamente sao viciadas pois representam apenas nosso minusculo circulo de conhecidos. Achar dados estatisticos que tracem um perfil global é melhor do que pequenos dados aqui e acola.
      A imigraçao, como ja dito, nao é uma decisao a se tomada num impulso e tao pouco de maneira idealizada. Deve ser bem estudada e refletida, e a profissao do aplicante deve ser considerada, se ha ordem profissional envolvida, qual a necessidade da profissao no mercado de trabalho atual, quais as perspectivas, etc

      É uma decisao tao pessoal que as vezes comentarios em excesso podem mais atrapalhar do que ajudar

    • #51540
      SANDROMS
      Participante

      @fsouza wrote:

      Helen,

      Sou formada em administraçao. Tenho 9 anos de experiencia na area e falo fluente ingles e frances.

      Trabalhei sim, Continuo estudando.
      Tentando buscar algo na minha area.

      Nao é só minha opiniao, entre os imigrantes que eu conheço, 95% está desempregado ou estudando. As pessoas que estao aki a mais de 3 anos, já estao na sua area. Me disseram que a media de tempo pra entrar na sua area aki é de 3 anos.

      Vamos ver..estou correndo atras.
      Boa sorte,
      Fsouza

      FSouza,

      Sim é verdade que alguns profissionais só entram em sua área após 3 anos, para mim foram 3 meses, mas sei que TI é exceção.

      As causas dessa demora são conhecidas:

      1. Necessidade de validar seu diploma x ter um diploma daqui

      Faz parte da preparação do seu projeto avaliar se é necessário voltar ao banco da escola para trabalhar no Quebec. Então o imigrante deveria saber quanto tempo vai ficar estudando/trabalhando fora da área até conseguir seu lugar ao sol.

      Se achar que a espera não vale a pena é melhor não imigrar. Infelizmente acho que foi o caso da sua amiga médica: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/4552.html?p=43124#p43124

      2. Falta de experiência canadense/quebecoise

      Esse é o clássico problema do ovo e da galinha. Vc não consegue emprego porque não tem experiência e não tem experiência porque não consegue emprego. As vezes é necessário passar os primeiros anos em uma atividade paralela (não precisa ser sub-emprego) para ter a primeira experiência.

      Nesse caso vale voluntariado, fazer um curso com estágio, procurar vagas júnior numa área relacionada com a sua, etc. Algumas empresas são abertas em reconhecer a experiência profissional no exterior, outras não! É preciso focar nas primeiras.

      3. Falta de domínio do francês e/ou inglês

      Muitos imigrantes, entre eles alguns brasileiros, acham que podem chegar aqui e sentar na janelinha falando apenas “Bonjour, je m’appelle Fulanô de Tal”. É preciso realmente se virar bem com a língua para competir com os locais ou outros imigrantes francófonos por uma vaga de trabalho.

      Imigrar sem conhecer esse 3 desafios é como saltar de um trampolim sem saber se a piscina está cheia.

    • #51541
      RonaldoMaciel
      Participante

      Muito bons pontos este que o Sandro mencionou.

      Mas o problema da falta de experiência canadense acredito ser o pior de todos eles. É igual ao primeiro emprego no Brasil – te pedem experiência mas ninguém quer te dar.

      Daí dependendo da sua área (como administracao por exemplo) em vez de dar 1 passo para trás, tenha de dar uns 3 ou 4…

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51547
      Sammynurse
      Participante

      O meu resultado :

      Adaptabilidade:91%

      Risco:41%

      Ficabilidade:38%

      Adorei! :)

    • #51550
      SIMONE CARVALHO
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Faco minhas as palavras de muitos colegas acima.

      Estou aqui, como muitos colegas acima que te responderam, Estella.

      Imigrar nao é para todos!

      recomecar, também nao é visto da mesma forma por todos!

      Ter de aceitar retornar aos estudos para poder exercer sua profissao, também!

      No final, cada um tem um boa ou nao tao boa estoria para contar.

      Quem vive aqui mais de 5 anos e ainda aqui esta, nao acredito que volte, pois é quando comecamos a viver de fato os dois lados da vida aqui!

      Nao se esqueca que os objetivos de cada um também sao diferentes!

      Nem todo mundo busca a mesma coisa!

      Fazer um bom balanco como o Sandro disse é fundamental!

      Uma coisa que podemos fazer por você, alias ja estamos fazendo, é que vc tenha a vontade nao somente de escrever, mas sobretudo de se informar, LENDO as inumeras questoes do processo, do cotidiano nosso aqui, da questao de ter filhos aqui, e muitos outros assuntos intensamente debatidos aqui no forum!

      Nao falta gente para ajudar, mas é preciso colaborar, pois como vc, varios e varios e varios outros colegas nos fazem sempre as mesmas questoes!

      Temos mais de 6 anos de existencia enquanto forum e assunto para ler é o que nao te faltara!

      Achando algo que ainda nao ficou claro, nos pergunte, sera um prazer indicar aonde esta a resposta ao que vc busca ou se for algo novo em responder.

      Espero que tenha entendido a nossa forma de ajuda ;-)

      Atenciosamente

      Boa tarde Carlos e a todos!

      Por favor, preciso da orientação! Estou me preparando para imigrar desde agosto de 2011, quando assisti a palestra, estou estudando francês, mas sinto bastante dificuldades ainda para falar. Gostaria de saber, se eu for para o Québec como estudante de intercambio por 1ano, eu conseguiria o visto permanente já estando no Canadá?

      Tenho uma vida estável, sou Administradora na Petrobras e vou imigrar com minha filha de 12 anos. A decisão foi bem pensada, coloquei todos os assuntos na balança. Acompanho sempre o blog e vejo as dúvidas e experiencias que surgem, isso tem me ajudado bastante!

      Preciso de informação sobre escolas particulares para minha filha, ela está no 7º ano, de preferencia em Montreal.

      Atenciosamente,
      Simone.

      [/color]

    • #51569
      FCelso
      Participante

      Olá Simone,

      Inicialmente te recomendo que procures te informar bem, pelo teu posicionamento e questionamentos, acredito que ainda estás “crua” no que diz respeito à imigração.

      Podes começar buscando sobre a área de trabalho que pretendes atuar no Québec, se existe necessidade de equivalência e registro na ordem profissional, e também o nível dos idiomas que você está atualmente e qual o nível necessário para tua atuação profissional.

      Boa busca!

      Fabrício

    • #51595
      Braga
      Participante

      Os patos migram em bando…

      Adaptabilidade 93%
      Risco 44%
      Ficabilidade 25%

      Ehh…está na hora de ralar peito daqui…

    • #51598
      FCelso
      Participante

      Só para ter um contraponto e confirmar a ideia de que imigração não é para todos:

      Confirmando a ideia do “fico”, seguem resultados do teste para o meu perfil.

      RESULTADOS (feitos para um casal na faixa dos 30-35 anos com 1 filho adolescente (14 anos):

      Adaptabilidade – 66%
      Risco – 54%
      Ficabilidade – 61%

      Abraço,
      Fabrício

Visualizando 29 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.