Mudanças no Processo de Québec para 2012

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Palestra Mudanças no Processo de Québec para 2012

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
      larocque
      Participante

Pessoal,

Ontem estive na palestra do BIQ aqui no Senac de São Paulo e o Gilles informou que os Novos Processos a dar entrada (à partir de Jan/2012) para o processo de imigração ainda na fase provincial, serão direcionados/centralizados no escritório do México, que agora será o responsável por toda a América Latina.

Com relação às entrevistas as mesmas ainda serão feitas no Brasil (São Paulo/Salvador), isso não mudará.

Uma informação que achei legal, foi que à partir do segundo semestre de 2012 os processos poderão ser preenchidos e acompanhados eletrônicamente, assim como é feito no Federal.

O escritório do BIQ brevemente estará notificando à todos sobre essas alterações.

É isso pessoal…

Abraço,

La Rocque e Silvia.

Marcelo_Andrade
      Participante

Bacana, vamos postando a medida que sairem as informações oficiais.

um abraço!

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

Lu_campinas
      Participante

Oi Pessoal,

alguém sabe o motivo desta mudança ?
      Será que isto trará maior rapidez ao processo ?
      Não consegui entender se isto é melhor prá nós que ainda vamos aplicar, mas tomra que seja !
      Um abraço
      Lu :?

Tricia
      Participante

@Lu_campinas wrote:

alguém sabe o motivo desta mudança ?
      Será que isto trará maior rapidez ao processo ?

Com certeza não. Aliás, deve demorar mais, pois em algum momento a nossa parte federal do processo, começará a ser enviada para o Canadá, igual é o processo federal hoje.

A mudança é para corte de custos. O escritório de Paris tbm está sendo fechado e passará a ser em Montreal.

larocque
      Participante

Mais coisas para preocupação para quem dará entrada no processo em 2012. Vejam o que recebi no meu email do yahoo. Após a conversa que a Catherine (Dona da ÉcoleQuébec – aqui em São Paulo) teve com o Gilles após a palestra no Senac:

“Salut tout le monde,

Conversei com Gilles ontem a noite depois da palestra sobre imigração. Fiquei sabendo de umas coisas que quero comunicar para vocês.

A partir de janeiro ou fevereiro, o escritório de imigração do Québec ficará em Mexico City. Assim, o processo vai demorar mais ainda.

Também, em janeiro ou fevereiro, começarão a obrigar os candidatos à imigração a fazer a prova de francês. Isso também deixará o processo mais demorado pq vocês terão que atingir o nivel de francês necessário antes de mandar a documentação. Hoje, vocês podem mandar a documentação com nivel menor e continuar estudando para ter o nivel de francês necessário no dia da entrevista.

Porque? O Primeiro Ministro do Québec, Jean Charest, pediu para a Ministra da imigração diminuir o orçamento ainda mais. Não é que eles não querem mais imigrantes, mas eles não querem gastar tanto com eles. E não é que eles querem menos Brasileiros. O escritorio de Paris vai ser em Montréal. Estão simplesmente diminuindo os gastos.

Gilles me disse também que acha que o processo federal não vai ser mais rápido ano que vêm. Tomará que ele esteja errado!

Conclusão: Recomendo aos que tem condição de mandar o dossiê en janeiro (que tem como conseguir os documentos necessários e que jà tem um tempinho de francês), mandarem em dezembro mesmo.

Se vocês estiverem na dúvida se podem mandar ou não, me liguem na escola. Meus horários até 22/12:
      2a, 4a e 6a: 14 às 19 (a menos que esteja dando aula)
      3a e 5a: 10 às 19 (também a menos que esteja dando uma aulinha)

Bonne chance à tous!

Catherine xx

p.s. Os que não poderão mandar até o final do ano, não se preocupem que reorganizaremos o programa para prepara-los para a prova! “

Abraço à todos,

La Rocque e Silvia.

MarcosAlvim
      Participante

Ave Maria!

Atinjo 170h de curso agora em dez/11.

Meus docs precisam ir antes do Natal de qq jeito.

Ucrambuco
      Participante

Olá Pessoal!
      Ufa, ao menos nos dá um alívido para que enviou este ano, mas espero que dê tudo certo para quem vai enviar ano que vem.
      Estas provas de francês são do próprio consulado ou eles estão se referindo ao DELF/ TCF?
      Será por iso que estão agendando entrevistas em Janeiro e fevereiro?

Bom, vamos torcer para que tudo melhore!

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

MarcosAlvim
      Participante

Nos comunicados oficiais apenas dizem que vão reduzir um pouco e blá blá blá.

http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20111101.html

Pra variar se mudarem assim de forma abrupta (os procedimentos aqui no BR)sem um comunicado com um tempo razoável de antecendência, fica complicado, eu por ex.: decidi em 2009 e comecei a corrida em 2010, ou seja, as pessoas se planejam com anos …. eles flexibilizaram bastante….. fizeram propaganda e tal; acabam entrando em contradição, conf. a própria comunidade postou, as matérias sobre as missões de recrutamento deles, dizendo que fou um sucesso etc.

Ó, e agora, quem poderá nos ajudar?

Paul Rock
      Participante

Assisti a uma palestra em Brasília no dia 07/12, o palestrante foi M. Gilles Mascle. Realmente, a partir de 2012 será necessário testes oficiais para a comprovação dos idiomas, para o francês serão DELF, DALF, TCF/Q, TEF e para o inglês o IELTS. Os formulários deverão ser enviados para o México, e a medida da comprovação do idioma, visa a redução das entrevistas. Quanto ao preenchimento on-line das demandas, não sei nada e nem perguntei também.

mrodolfo
      Participante

Paul Rock,

Não é a partir de 2012. Isso começou para todas as demandas enviadas após 06/12/2011! Sem choro, nem vela…

Infelizmente.

eacampos
      Participante

O dossie que chegou lá em Sao Paulo até dia 07/12 ainda será analisado com as regras anteriores, ou seja, considerando atestados e certificados de cursos de francÊs.

Os que chegaram depois deste dia serão utilizadas as regras novas. O meu chegou lá em SP dia 08/12 pela manhã. Uma pena. Mas vida segue. Disseram por telefone que, aqueles que enviaram estes dias, entre 08 e 09, terão um prazo de 6 meses para enviar o resultado dos testes oficiais de Francês.

Abraços,

Eduardo

Lu_campinas
      Participante

Pessoal,

Já saiu o valor das taxas para o ano que vem:
      Requerente principal 406 $ CAD
      Conjuge e filhos 156 $ CAD
      Até que não foi tanto aumento, aida bem, porque as outras mudanças já vão deixer nossos bolsos mais vazios… (teste oficial e tradução juramentada) mas como disse o colega Eduardo a vida segue… e nós apesar de um pouco “abatidos” :alright: continuamos nossa caminhada, afinal quem foi que disse que seria fácil ?!
      Abraço a todos
      Lu

MarcosAlvim
      Participante

E vamos que vamos!!!

nunca é morto quem peleia!

eacampos
      Participante

Quem disse que seria fácil ?? Quem disse que está sendo fácil ?? rsrsrsrsrs

Mas a gente nasceu em um país que lutar e passar dificuldade é a regra… vida fácil é exceção !!!

A luta continua e nos vemos lá… Podem escrever… daqui há algum tempo estaremos rindo de tudo isso e comendo uma bela Feijoada nas terras geladas !!

Abraços,

Eduardo

Lu_campinas
      Participante

Oi Eduardo,

Assim esperamos…
      Hum, feijoada combina com frio!
      Só torço pra nenhuma mudança muito radical aconteça em relação as profissões prioritárias. pois se a minha sair da lista, não sei se ainda teremos chance!
      Vamos continuar com força e coragem.
      Um abraço a todos
      Lu

Mama
      Participante

Gostaria de compartilhar o email que uma participante da lista <> recebeu onterm do BIQ Sao Paulo:

Bom dia,

Pedimos a gentileza de tomar conhecimento das mudanças referentes ao processo de envio das demandas de imigração ao Escritório do Québec em São Paulo:

Informamos que o Ministério de imigração e das comunidades culturais do Québec determinou a reorganização das operações dos escritórios localizados em territórios estrangeiros. Em razão destas mudanças, as atividades do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo serão transferidas ao México e, a partir de 1° de janeiro de 2012, será necessário enviar as demandas de certificado de seleção diretamente ao escritório de Imigração do Québec no México, no endereço abaixo:

Délégation générale du Québec

Bureau d’immigration du Québec à Mexico

Av. Taine 411, Col. Bosque de Chapultepec (Polanco)

México, D.F. 11580

Mexique

As atividades de promoção, bem como as entrevistas de seleção, continuarão a ocorrer no Brasil.

Todos os novos candidatos à imigração na categoria “Trabalhadores Qualificados” que desejam obter pontos no quesito “conhecimento de francês” (tanto o requerente principal como o cônjuge), bem como de inglês (apenas para os requerentes principais), deverão, a partir de agora, demonstrar seus conhecimentos em expressão e em compreensão orais apresentanto, no momento do envio de sua demanda, os resultados de um teste de competências lingüísticas realisado através de um estabelecimento reconhecido pelo Ministério. Os testes aceitos são, para o francês: DELF ou DALF ou TCFQ ou TCF ou TEFaQ e, para o inglês, o IETLS. Para mais informações sobre os testes requeridos, consulte:
      Para os testes TCFQ, TCF, DELF e DALF: www2.ciep.fr/tcf/Centres/Liste.aspx
      Para os testes TEFaQ e TEF: http://www.fda.ccip.fr/tef/centres
      Para o teste de inglês IELTS: http://www.ielts.org

A aplicação das novas regras se aplica às demandas recebidas no escritório a partir de 7 de Dezembro de 2011.

Para obter informações sobre o processo, acesse http://www.imigrarparaquebec.ca

Atenciosamente,

Bureau d’Immigration du Québec à São Paulo

Wilson
      Participante

Acabei de receber esse email.

Pois é. Agora é realmente oficial e já foi comunicado a todos.

Acho que não vai fazer tanta diferença enviar para SP ou para o México já que terei que colocar os testes.

Vou aguardar o TCF-Q e o IELTS para enviar meus documentos, mesmo sendo aprovado no teste online com francês e inglês zero.

http://lepoussins.wordpress.com/

SANDROMS
      Participante

Antes que alguém comece a se descabelar (ainda mais!!!) quero dizer que eu sou do tempo em que os documentos eram mandado para o escritório em Buenos Aires, e as entrevistas aconteciam em hotéis em SP e Salvador. Naquele tempo a demora entre o envio do dossiê e a convocação para a entrevista era de 4 a 6 meses. Não muda muito.

Os primeiros meses podem ser turbulentos, nós enviamos a documentação para B.A. mas fizemos a entrevista no BIQ em São Paulo, os processos deram uma acumulada de uns 3 meses por conta dessa mudança de escritório. Pas pire.

Força aí, e não esqueçam que essa é uma aventura de longo prazo.

Boa sorte,

eacampos
      Participante

:lol: :lol: @Lu_campinas wrote:

Oi Eduardo,

Assim esperamos…
      Hum, feijoada combina com frio!
      Só torço pra nenhuma mudança muito radical aconteça em relação as profissões prioritárias. pois se a minha sair da lista, não sei se ainda teremos chance!
      Vamos continuar com força e coragem.
      Um abraço a todos
      Lu

Oi Lu,

Qual sua profissão ? Não acredito em uma mudança muito radical nessa lista… assim espero… Mas vamos com fé… eu ja mandei meus docs e espero que seja chamado mesmo sem os testes… mas mesmo assim estamos estudando para os testes porque caso precise enviar, teremos 6 meses de prazo para isso.
      Vc será uma das convidadas para a Grande Feijoada de comemoração !!
      Aqui em Salvador minha Feijoada e a Moqueca de Camarão já são bem conhecidas !!!
      rsrsrsrs

Abraço e sorte !!
      Eduardo

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.