Mudanças no processo de imigração Québec 2012-2015

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Mudanças no processo de imigração Québec 2012-2015

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
      Liliana
      Participante

Bom dia pessoal,

Como já previsto, o processo de imigração do Québec vai ficar mais seleto a partir do ano que vem. Anexei abaixo um artigo extraído do site da Rádio Canadá que foi postado em uma lista de email que participo. Para facilitar, fiz um micro resumo abaixo:

As orientações (do governo) em matéria de imigração para o período 2012-2015

– elevar progressivamente a 50% o número de requerentes principais que possuem uma das profissões privilegiadas (ou seja, as outras profissões terão menos chances)
      – manter uma proporção majoritária de pessoas que dominam a língua francesa (aumento das exigências quanto ao conhecimento da língua)
      – reequilibrar proporcionalmente a origem dos imigrantes. Atualmente o maior número é de africanos, por isso será reduzido (não sei a proporção que a América do Sul tem, mas se for alta a tendência é diminuir, caso contrário a aumentar)
      – reduzir a média anual de imigrantes de 55 000 para 50 000 entre 2012-2015.

Resumo da ópera: quem não tem profissão priortária corra agora mesmo para o super intensivo de francês e dê entrada no seu processo ainda esse ano antes que essas mudanças sejam aplicadas.

Abs
      Liliana

Fonte: Radio Canada http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2011/04/15/001-eil-immigration-baisse.shtml

“Le baby-boom pousse Québec à accueillir moins d’immigrants, dit Weil”.

Le gouvernement Charest justifie sa volonté de baisser légèrement le nombre d’immigrants admis au Québec sur une base annuelle par la poussée démographique de la province.
      C’est du moins ce qu’a affirmé la ministre de l’Immigration et des Communautés culturelles, Kathleen Weil, dans une entrevue accordée vendredi au Réseau de l’information (RDI).

« L’Institut statistique du Québec nous dit maintenant – leurs prévisions ont changé depuis la dernière publication – […] grâce à l’augmentation du taux de natalité et du taux de fécondité, le Québec est en très très bonne position du point de vue démographique », explique Mme Weil.

La ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles a annoncé jeudi sa volonté d’accueillir 200 000 immigrants durant la période allant de 2012 à 2015, soit une moyenne de 50 000 immigrants par année.

Il s’agit d’une baisse de 8 % par rapport au nombre d’immigrants que le Québec a accueillis l’année dernière, soit 54 000. Ce chiffre représente cependant une augmentation de 30 % par rapport aux 35 000 immigrants admis par la province en 2001.

Le seuil d’immigration a graduellement été augmenté par Québec depuis cette époque. Le seuil actuel de 55 000 a été adopté il y a environ trois ans. La hausse avait été approuvée par le Parti québécois, mais avait été dénoncée par l’Action démocratique du Québec.

Les besoins du Québec en matière de main-d’oeuvre sont l’autre facteur qui pousse le ministère à abaisser quelque peu le seuil d’immigration. Selon Mme Weil, les immigrants seront appelés à combler 15 % des 740 000 emplois qui seront à pourvoir d’ici 2014.

« On cherche des gens qui sont qualifiés, des gens qui sont scolarisés, des gens qui sont jeunes et qui parlent français. C’est le profil de personnes qu’on recherche pour nous permettre de croître du point de vue économique, social et culturel », a expliqué la ministre.

Québec souhaite également s’assurer de mieux diversifier l’immigration, en rééquilibrant la proportion d’immigrants issus des grands bassins géographiques, soit l’Afrique, l’Asie, les Amériques et l’Europe.

Québec voudrait faire en sorte que la proportion d’immigrants issus de chacun de ces bassins ne dépasse pas 30 %. En conservant les bassins géographiques actuels, cette politique désavantagerait les immigrants issus de l’Afrique, qui comptaient pour 37 % des immigrants l’année dernière.

Les bassins géographiques peuvent cependant être redéfinis à la discrétion de la ministre. « Le concept de bassin est un concept qui peut être fluide. Ça peut être un pays, ça peut être un groupe de pays, ça peut être un continent », a expliqué Mme Weil à RDI.

35 % des immigrants ne connaissent pas le français

Le document remis en conférence de presse présente un état de la situation. On y apprend notamment qu’à leur arrivée au Québec, 35 % des immigrants ne connaissent pas le français. De plus, la proportion d’immigrants ayant un niveau élevé de maîtrise du français tend à diminuer.

Dans ses orientations, la ministre préconise donc de continuer à admettre à l’immigration une majorité de personnes connaissant déjà le français et à augmenter le niveau de français des candidats à l’immigration.

« Le succès de notre politique d’immigration s’appuie sur une sélection qui s’arrime aux besoins actuels du Québec, sur une offre de francisation toujours plus diversifiée et flexible et sur des services d’intégration qui facilitent l’accès au marché du travail », a dit Kathleen Weil.

Consultations à venir

La ministre mènera une consultation au cours des prochains mois pour tester les orientations de sa politique. « La consultation publique est l’occasion de mener ensemble une réflexion qui nous permettra de tisser encore plus solidement la trame d’un Québec riche de sa diversité », a-t-elle déclaré.

La planification de l’immigration concerne l’ensemble des Québécoises et des Québécois.

— Kathleen Weil

Le public peut soumettre au plus tard le 18 mai 2011 un mémoire à la Commission des relations avec les citoyens de l’Assemblée nationale. Il peut aussi répondre au questionnaire accessible dans le site Internet de la Commission.

Les orientations en matière d’immigration pour la période 2012-2015

Orientation 1 : Porter progressivement à 50 % la proportion des requérants principaux de la catégorie des travailleurs qualifiés détenant une formation dans des champs de compétence correspondant à des besoins exprimés sur le marché du travail.
      Orientation 2 : Maintenir majoritaire la proportion de personnes connaissant le français dans l’ensemble des admissions.
      Orientation 3 : Augmenter le niveau de connaissance du français chez les candidats de la catégorie des travailleurs qualifiés.
      Orientation 4 : Maintenir annuellement entre 65 % et 75 % la part des personnes de moins de 35 ans dans l’ensemble des admissions.
      Orientation 5 : Rééquilibrer progressivement la proportion que représente chacun des grands bassins géographiques de provenance de l’immigration pour qu’en 2015 cette proportion soit limitée à un maximum de 30 % pour chacun de ces bassins.
      Orientation 6 : Maintenir annuellement à un minimum de 65 % la part de l’immigration économique dans l’ensemble des admissions.
      Orientation 7 : Viser une stabilisation relative du volume des admissions pendant la période 2012-2015, de sorte qu’en fin de période, soit en 2015, la moyenne annuelle des admissions s’établisse à 50 000 personnes.
      SITE RADIO CANADA: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2011/04/15/001-eil-immigration-baisse.shtml

Carlos_Santos
      Participante

Ola Liliana,

obrigado pela contribuicao.

Eu via reportagem esta semana na TV na mesma fonte.

O que eu achei bom para os brasileiros é que eles querem reduzir o numero de imigrantes vindos da africa (que fala francês) que representam mais de 30% dos imigrantes que sao aceitos pelo Qc.

Isso irá aumentar o numero de outras nacionalidades no processo!

Atenciosamente

Filipevsm
      Participante

Pense numa pessoa preocupada! :(

Queremos dar entrada na segunda quinzena de dezembro deste ano, e o risco destas regras serem alteradas é grande… Fora que já preciso ter um nível de francês acima da média pra conseguir a pontuação, e agora aumentando ainda mais esta dificuldade, ou serei cortado nas profissões (TI) ou no francês, que no meu caso terá de ser avançadíssimo.

A cabeça fica a mil até o fim do ano, e dalhe francês…

Obrigado pelas informações!

JF
      Participante

Filipe,

Posso estar errada, mas acho que essas alterações normalmente valem para quem enviou os documentos após uma determinada data. Os processos que já estão correndo, seguem como antes.

Se seu processo já foi aberto e já está sendo analisado, você deve escapar das novas regras. Além disso, pelo que entendi as mudanças serão a partir de 2012, então você tem todo o ano de 2011 para conseguir o CSQ antes de qualquer alteração!

Bonne chance! :-)

Ju.

Filipevsm
      Participante

@J+F wrote:

Se seu processo já foi aberto e já está sendo analisado, você deve escapar das novas regras. Além disso, pelo que entendi as mudanças serão a partir de 2012, então você tem todo o ano de 2011 para conseguir o CSQ antes de qualquer alteração!

Olá Ju!

Se eles forem bem criteriosos e pacientes, e estas regras virem a entrar definitivamente dia 1º de Janeiro de 2012, talvez eu tenha alguma possibilidade ainda, sim.

O problema é que só poderei enviar os documentos na segunda quinzena de Dezembro deste ano, pois ainda estou na saga de obtenção de pontos mínimos.

Abraços!

tati06
      Participante

OLA pessoal…sera que alguem teria alguma ideia se a profissao de bioquimico vai ser reduzida na demanda ano q vem???? :roll:

bisou

Filipevsm
      Participante

Tati,

Até onde sei, Bioquímicos são muito demandados e não creio que terá baixa de demanda.

Abraços.

Daniel Silva
      Participante

Creio também que a área de TI não será afetada (ou não?)

Doug Ramsey
      Participante

@Filipevsm wrote:

Pense numa pessoa preocupada! :(

Nossa, cara… nem fala. Eu tava aqui me planejando pra dar entrada em abril do ano que vem. Tô com 110 horas de francês (e mesmo os professores dizendo que com o que eu falo eu consigo passar na entrevista eu não quero arriscar), nem a minha formação (tradução) nem o que faço atualmente (serviço público, área de recursos humanos) são áreas prioritárias, sem falar que já tô com 31 anos e sempre penso que eles podem resolver baixar o quesito da idade pra 30 anos a qualquer momento. Realmente, agora vou ter que pensar muuuuuuuito.

Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

Regis Vivre
      Participante

eu vou aplicar em 2012, estou preocupado também já que minha profissão não é de demanda, me formo psicólogo em dezembro de 2011, estou estudando francês.

Parece que nunca dá para planejar a imigração a longo prazo!!!!

rafaelbalao
      Participante

Bom dia;

Entao hoje conversei com um rapaz que é o responsavel por dar as primeiras coordenadas para os recem chegados aqui no bureau de immigraçao em Sherbrooke, me desculpem nao vou escrever o nome dele pois eu nao consigo entender ele é africano ja me disse umas 50 vezes mas eu nao entendo e ja ficou chato de perguntar.

1 – Sim eles estao estudando em diminuir a immigraçao de africanos, mas com exceçoes , para paises africanos que tem com uma das linguas o françes nao mudara o processo.

2 – Em questao a América do Sul, ele comentou que é interessante separar um pouco as informaçoes ,eles estao realmente tendo muito interesse pelos brasileiros pois eles estao notando que nós temos mais facilidades com a lingua, e tambem que os brasileiros tem tendencia a se virar mais rápido, outro fator é que nós tentamos realmente absorver a cultura, pois ”latinos” (na expressao dele, Colombianos, bolivianos etc etc) tendem a formar guethos e o esforço e desenvolvimento do françes nao é tao rapido como o dos brazucas.

Claro nao generalizando por favor, mas ele compara o immigrante refugiado com o immigrante”Qualificado” é claro que nós vamos fazer de tudo e o mais breve possivel para chegar aos nossos objetivos.

Bom pessoas este foi uma conversa informal que tive com ele, sempre nos encontramos na Universidade e como tive a oportunidade de tocar neste assunto resolvi postar, pois qualquer ponto de vista acredito valido, ainda mais sendo de alguem que trabalha no bureau d’immigration.

Abraço a todos que o solzinho ta chegando uhuuuu

Rafa

Doug Ramsey
      Participante

Valeu pelas informações, Rafael! Bom saber que há a possibilidade de as notícias não serem tão ruins para quem pretende dar entrada só ano que vem, mesmo vindo de uma conversa informal.

Só ainda não faço ideia do que fazer hehehe.

Abraços!

Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

thiagoelizie
      Participante

Acho interessante a mudança, principalmente no aspecto do idioma. Mas continuo achando q se eles vão atrás de profissionais para as vagas em grande demanda, como dizem, querem q pelo menos 50% seja destinado para essas áreas, eles tbm precisam alinhar isso com as Ordens q regem essas classes. Senão, mandam um monte de enfermeiros, psicólogos, médicos, engenheiros, contabilistas… os caras chegam lá e têm inúmeras exigências, burocracias e afins pra só depois de alguns anos poderem trabalhar. É preciso então facilitar alguma coisa, quebrar algumas barreiras. Se isso não for feito… não vai mudar nada na prática.

CaduPimenta
      Participante

Boa noite pessoal. Sou novo no fórum, em breve completo meu perfil e me apresento.
      Mas esta notícia me deu calafrios.

Pergunto a vocês que tem mais experiência :

a) Posso por exemplo dar entrada no escritório de imigração AMANHÃ, tendo francês zero, e durante este tempo para a entrevista, que pelo que vi demora uns 5 meses, fazer as 150 horas de francês ? A idéia é ser chamado pra entrevista antes de 31/12/2011. ps., já tenho inglês fluente e espanhol intermediário, tenho facilidade em aprender línguas.

b) Com o CSQ em mãos, mesmo dando entrada no processo federal depois de 31/12/2011, será que pegamos a “lei” atual ?

Obrigado !
      Eduardo Pimenta

janeneves
      Participante

Eu acho que o caminho não é a ordem facilitar para o imigrante, mas haver uma estrutura para facilitar que ele atenda rapidamente os requisitos das ordens.

Isso garantiria tanto que o nível dos profissionais continuaria o desejado, quanto facilitaria a integração dos profissionais vindos de outros países. Lembrando que eles recebem imigrantes do mundo todo, e portanto com vários níveis de formação para um mesmo “título”, então o mais coerente não é baixar a régua, mas garantir que quem tem capacidade e formação realmente possa exercer.

Por exemplo:
      Para enfermeiros já ouvi falar de programas de estudo/estágio remunerado, para facilitar a inserção dos profissionais, que geralmente ao fim do estágio já estão empregados.
      Esse tipo de iniciativa poderia ser ampliada para receber esses profissionais em várias cidades, e extendida também para outras áreas de formação consideradas críticas.
      Assim o profissional produziria de imediato em sua área de formação (mesmo que com nível de responsabilidade mais baixo) ajudando a diminuir a carência de profissionais, ele também se familiarizaria com a prática profissional em seu novo país e teria uma certa renda (ganhando a desejada experiência e não dependendo tanto de ajudas do governo ou ongs), e depois de um periodo de tempo conhecido e planejado, atenderia os requisitos da ordem e poderia exercer de forma plena.

Alguém aí disposto a fazer a proposta para as “autoridades competentes”??? rs

Abraços!

Jane.

GabiLocatelli
      Participante

Fico preocupada e aliviada ao mesmo tempo!
      Aliviada porquê sou farmacêutica e tenho francês fluente.
      Preocupada porquê vejo que a cada ano, sobem as exigências e os custos para a imigração. Tá ficando mais e mais difícil…
      Mais uns anos e eu não vou mais atingir os pontos mínimos necessários.

Carlos_Santos
      Participante

Caros colegas,

uma colega do linkedin nous indicou o plano de imigração divulgado pelo governo de Quebec para 2011:

http://www.micc.gouv.qc.ca/publications/fr/planification/Plan-immigration-2011.pdf

AInda nao tive tempo de lê-lo, mas acho que vale a pena olhar com carinho!

Obrigado Fabia pela contribuicao !

http://www.linkedin.com/groups/Vale-pena-conhecer-plano-imigra%C3%A7%C3%A3o-3749582.S.54012215?qid=42f47a80-3044-435b-9e04-d96ba26f3ae6&goback=.gmp_3749582

Abraços

CarlaSerafin
      Participante

Essas mudanças a partir de 2012 estão deixando muita gente com a cabeça a mil.

No meu caso, por exemplo, gostaria que vocês dessem suas opiniões. Ambos historiadores, eu e meu marido pensamos em mudar de área, para TI. Isso demandaria mais 3 anos de Brasil para pegar o diploma. Já estávamos certos de que esperaríamos este tempo para ter melhores oportunidades em Québec.

Mas agora, estamos cheios de dúvidas. Se tentamos a imigração agora para não pegar as modificações, ou se esperamos, mudamos para uma área em demanda, e aí sim tentamos a imigração.

Estamos completando 2 anos de francês e é isso que nos ajuda a imigrar agora. Mesmo assim, tenho um pouco de receio de ainda assim ser reprovada na entrevista. Se isso acontecer, nos prejudica se tentarmos mais tarde?

Então, o que vocês acham que seria melhor? Tentar imigrar agora, com diploma em História, experiência em Educação Infantil e Assistente Administrativo de Editora, e 2 anos de francês os dois, ou mudar para a área de TI e tentar imigrar em 2015?

Muita gente também está fervendo os miolos de tanto pensar em ir imediatamente ou não. :roll:

Ir ou não ir, eis a questão!

Carlos_Santos
      Participante

@CarlaSerafin wrote:

…Estamos completando 2 anos de francês e é isso que nos ajuda a imigrar agora. Mesmo assim, tenho um pouco de receio de ainda assim ser reprovada na entrevista. Se isso acontecer, nos prejudica se tentarmos mais tarde?

se a reporvacao for por conta do francês nao acho que atrapalhe se vc continuar a estudar e comprovar no novo pedido as horas a mais que tera feito, neste caso de uma reporvacao.

@CarlaSerafin wrote:

…Então, o que vocês acham que seria melhor? Tentar imigrar agora, com diploma em História, experiência em Educação Infantil e Assistente Administrativo de Editora, e 2 anos de francês os dois, ou mudar para a área de TI e tentar imigrar em 2015?

se vcs passam no teste online com a formacao de vocês eu viria agora e se quiser mudar de area depois, mude aqui! mas nao precisa dizer isso na entrevista!

Boa sorte na decisao de vcs!

Atenciosamente

CarlaSerafin
      Participante

Obrigada Carlos, pela sua opinião. :P
      Acho que nossa atitude será mesmo de tentar a imigração ainda neste ano.

Alguém sabe se para pegar as normas ainda de 2011, temos que abrir o processo logo ou pode ser mais no fim do ano?

CaduPimenta
      Participante

Pelo que sei, os processos que estiverem na parte federal antes de 31/12/2011 participam do processo 2011, visto que a imigração funciona em triênios, e 2011 foi uma exceção a regra, o triênio era 2008/2009/2010 e foi extendido em um ano.
      Pelo que li dos seus comentários, faço minha as palavras do Carlos. Agiliza tudo e vá pra lá. Uma vez lá, vocês “se viram” (brasileiro é expert nisso kkk)

Abs.

CarlaSerafin
      Participante

Nooooooooooossa, tem que agilizar mesmo então. :o
      Valeu pela resposta CaduPimenta.

Meridien
      Participante

Amigos,
      Estou numa situação pior que a do Cadu. Ainda nem comecei o francês! Eu tenho 35anos e meu marido competa 38 em agosto! Temos 2 filhos adolescentes que vão penar pra estudar francês em casa.
      Seria uma boa ideia dar entrada agora e ir estudando para a entrevista???

Obrigada!

@CaduPimenta wrote:

Boa noite pessoal. Sou novo no fórum, em breve completo meu perfil e me apresento.
      Mas esta notícia me deu calafrios.

Pergunto a vocês que tem mais experiência :

a) Posso por exemplo dar entrada no escritório de imigração AMANHÃ, tendo francês zero, e durante este tempo para a entrevista, que pelo que vi demora uns 5 meses, fazer as 150 horas de francês ? A idéia é ser chamado pra entrevista antes de 31/12/2011. ps., já tenho inglês fluente e espanhol intermediário, tenho facilidade em aprender línguas.

b) Com o CSQ em mãos, mesmo dando entrada no processo federal depois de 31/12/2011, será que pegamos a “lei” atual ?

Obrigado !
      Eduardo Pimenta

janeneves
      Participante

por Meridien » 26/05/2011-15:30:38

Amigos,
      Estou numa situação pior que a do Cadu. Ainda nem comecei o francês! Eu tenho 35anos e meu marido competa 38 em agosto! Temos 2 filhos adolescentes que vão penar pra estudar francês em casa.
      Seria uma boa ideia dar entrada agora e ir estudando para a entrevista???

Obrigada!

Depende da pontuação de vocês na simulação… se com 0 de francês vocês passam… enviem e estudem francês para poder conseguir fazer a entrevista (e depois prossigam estudando para poder viver lá). Senão, vocês vão ter que estudar até o nível necessário antes de mandar…

Boa sorte!

Jane.

Lu_campinas
      Participante

pessoal desculpem o comentário saiu no lugar errado…

segue agora devidamente localizado :lol:

Aplicar ou não oh dúvida cruel.
      Tô também com a cabeça a mil… idade já acima dos 35 (um pouquinho só rsrsrsr)
      maridõ já mais velhinho (ai se ele ler isto…) profissão em demanda (até quando?) francês ainda engatinhando (2o horinhas bem aproveitadas, mas são só 20hs) se aplicar este ano e eles nos chamarem eu tenho um troço!!! não dá pra acelerar muito no francÊs a vida não para… e se deixar pro ano que vem, menos pontinhos na idade snif, snif, mais pontinhos no francês (isto é bom) e a profissão… se sair da lista tô frita (preciso dos pontos a mais…)
      Alguém ai pode me acalmar? só o chazinho de cmomila não tá resolavendo :bangwall:
      Obrigada,
      Luciana

Carlos_Santos
      Participante

Ola Luciana,

nao existe pessoa viva que possa responder todas as nossas duvidas neste processo….

Um pouco de trabalho, esforco, sorte, ajuda e tudo se resolve, se assim estiver planejado para acontecer!

No mais é fazer a sua parte!

Dei uma limpada nos seus topicos em duplicada pelo forum ;-)

Lu_campinas
      Participante

Oi Carlos,

Muito obrigada por sua paciência… :alright:
      De qualquer forma o caminho é trabalho, esforço e perseverança, né?!

Um abraço

Luciana

gabriel.oliveira
      Participante

De acordo com a citacao abaixo… :

@J+F wrote:

Filipe,

… tudo depende se o processo foi aberto ainda este ano para valer de acordo com as regras de 2011, e isso mesmo entao? Ou so vale se vc vc ja pegou o CSQ?

Como eu me programo para saber que a data em que eu vou mandar o processo e uma data segura para que isso aconteca? Quanto tempo demora de quando vc manda e quando eles recebem e a abre o processo que ai comeca a contar?

Eu queria esperar ano que vem pra ficar melhor ainda no frances, mas minha namorada que e a requerente principal do processo tem uma boa vantagem hoje por causa da area de formacao e atuacao de trabalho. Como nos passamos no teste online mesmo com o nivel de frances basico entao axo que realmente tem que ser este ano para garantir, e nesse meio tempo o frances vai indo ;)

Gostaria de pedir encarecidamente a ajuda para tirar umas duvidas

1) Qual a data que posso mandar no mais tardar deste ano?
      2) Nao esta sobrando muito tempo para minha namorada estudar frances (a requerente principal, eu sou o common-law dela no processo), se chegada a data de fazer a entrevista e nos nao nos sentirmos seguros suficiente para a entrevista e quiser pedir para remarcar a entrevista para uma data futura, isso e possivel, o consulado da essa opcao?
      3) A mudanca para o ano que vem nao parece ser tao ruim (pelo menos no nosso caso), a nao ser que a profissao dela que esta em demanda caisse de pontuacao. Alguem alguma noticia sobre a nova lista (LISTE DES DOMAINES DE FORMATION / Areas of training) do ano que vem? ( talvez o pessoal que ja e craque no frances teria maior facilidade de achar algo sobre isso :bigups: )

Abraco a todos

Caseoli
      Participante

Olá pessoal,

É de se esperar que quem vai aplicar somente para 2012 fique preocupado mesmo, que é o meu caso.

A minha previsão de aplicar o processo é somente para o segundo semestre de 2012, então não tem como escapar mesmo!

Estou terminando a minha faculdade agora fim de 2011 e estou no fim do meu curso de inglês, para depois entrar no francês…não sei como vou fazer, mais sei que vou fazer!

Saudações à todos.

Caseoli

Carlos_Santos
      Participante

@gabriel.oliveira wrote:

….

Gostaria de pedir encarecidamente a ajuda para tirar umas duvidas

1) Qual a data que posso mandar no mais tardar deste ano?

a menos de estar conectado 24h por dia no sitre do MICC, para saber quando eles vao fazer algo diferente, nao tem como prever uma data como vc gostaria de fazer ;-(

@gabriel.oliveira wrote:

….
      2) Nao esta sobrando muito tempo para minha namorada estudar frances (a requerente principal, eu sou o common-law dela no processo), se chegada a data de fazer a entrevista e nos nao nos sentirmos seguros suficiente para a entrevista e quiser pedir para remarcar a entrevista para uma data futura, isso e possivel, o consulado da essa opcao?

Vc pode remarcar a entrevista, eu mesmo fiz isso na época, mas pode ser que a nova data seja muito mais longe do que vc gostaria ;-)

@gabriel.oliveira wrote:

….3) A mudanca para o ano que vem nao parece ser tao ruim (pelo menos no nosso caso), a nao ser que a profissao dela que esta em demanda caisse de pontuacao. Alguem alguma noticia sobre a nova lista (LISTE DES DOMAINES DE FORMATION / Areas of training) do ano que vem? ( talvez o pessoal que ja e craque no frances teria maior facilidade de achar algo sobre isso :bigups: )

na Realidade a lista é de 2009. Nao me lembro de ter visto a de 2010 e de 2011…… se alguém achar elas eu mesmo gostaria de saber ;-)

Atenciosamente

gabriel.oliveira
      Participante

Carlos obrigado pela sua resposta!

Eu fico impressionado como vc sempre tem tempo de vir aqui e responder tanta gente, vc tem um clone? :mrgreen: haha brincadeira
      @Carlos_Santos wrote:

@gabriel.oliveira wrote:

….
      na Realidade a lista é de 2009. Nao me lembro de ter visto a de 2010 e de 2011…… se alguém achar elas eu mesmo gostaria de saber ;-)

Atenciosamente

Realmente vc ta certo e de 2009, eu nunca levei isso em consideracao pra me perguntar sobre a de 2010 e 2011, sera que elas ao menos existem…

Carlos desculpa mas nao entendi sua resposta abaixo:
      @Carlos_Santos wrote:

a menos de estar conectado 24h por dia no sitre do MICC, para saber quando eles vao fazer algo diferente, nao tem como prever uma data como vc gostaria de fazer ;-(

Vou reformular…
      Pelo que eu imagino, a documentacao assim que chega no consulado demora um certo tempo para entrar no sistema e ai que o processo “comeca a valer”.
      Sei tambem que existem varias coisas que ocorrem antes da entrevista, como uma carta que o consulado envia dizendo que o processo foi recebido, ou um email nao sei ao certo, existe o recebimento do numero do ecas, e por ai vai.

Bom, para mim poder me programar pra saber qual seria a data limite para que eu possa mandar eu teria que saber em qual dessas etapas que o processo comeca a valer e entao pesquisar pela internet qual esta sendo a media de tempo que leva entre o envio da documentacao e a chegada de tal etapa.
      Olhei no site da Timeline de quebec online mas a primeira coisa que aparece ja e a marcacao da entrevista e recebimento do CSQ, creio que isso ja esta muito alem doque procuro.

Eu penso em mandar, por exemplo, a documentacao pronta ainda em Novembro pra tentar garantir que o meu processo ainda esteja valendo com as regras de 2011, sera que se eu enviar no meio de Novembro seria muito tarde pra isso?

Carlos_Santos
      Participante

ola Gabriel,

cuidado ao mencionar “consulado” quando vc fala de CSQ que é dado pelo BIQ (bureau d’immigration du Québec)….. isso so confunde os colegas ..

Consulado aqui agente se refere à parte federal do processo do Québec, aonde vc recebe o pedido de exames médicos, visto, etc…

Bem, respondendo à sua questao:

NAO EXISTE LOGICA entre mandar o seu processo e ser chamado para uma entrevista!

Antes havia um prazo que era respeitado: 3 meses!

Mesmo assim, muitos colegas que mandavam depois passavam a entrevista do CSQ antes de outros mais antigos.

Sempre se discutia este “sistema de priorizacao de candidatos” e nunca chegamos à um acordo!

Leia com mais calma os relatos recentes aqui no forum e veja o que é mais proximo de uma logica de tempos….

Boa sorte na sua decsao!

Marcelo_Andrade
      Participante

Olá turma, entrei no forum um pouco atrasado mas achei bem interessante, principalmente no meu caso, que pretendia mandar a documentação em Março/12, mas já estou mudando de ideia. Alguem tem mais notícias sobre a mudança das regras? procurei muito mas não achei nada relacionado.

Um abraço!

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

RonaldoMaciel
      Participante

Olá a todos, dei uma olhada no documento mas parece ter muito barulho por pouca coisa. Para nós brasileiros não parece ter nenhuma alteração substancial, do que sempr se fez.

O que o governo quer fazer simplesmente é se focar cada vez mais na imigração econômica (que é 99% das demandas do brasileiros) e pedir um nível mais alto de francês.
      A questão do francês também não deve ser vista como “mais exigente” pois recomendar um melhor nível de idioma só é bom para o candidato, que terá menos dificuldade de entrar no mercado de trabalho.

Acontecia que os números de imigração do regrupamento familiar (onde não havia seleção aprofundada dos candidatos) estavam um pouco além do esperado e por isso querem diminui-los (vejam que saiu uma notícia há alguns dias dizendo que eles não vão mais aceitar este tipo de processo para trazer pais e avós nos próximos dois anos). http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/family.asp

E também na questão dos refugiados (que é decidido majoritariamente pelo governo canadense).

Finalmente, querem redistribuir geograficamente os números de imigrantes, reduzindo da África e aumentar da América (vejo isso como o peso das diferenças culturais sobretudo em relação a argelinos e marroquinos – dois dos maiores grupos africanos imigrantes – e também como a percepção de que brasileiros se adaptam com facilidade e aprendem o idioma com rapidez). Vcs verão em qualquer sala de francisação os brasileiros se destacam (e muitos desistem do curso por achá-lo de nível fraco).

Então, acho que todos podem acalmar os ânimos, só vão reforçar o que já acontecia nos últimos tempos.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Carlos_Santos
      Participante

Obrigado Ronaldo pelo resumo ;-)

rodpuc
      Participante

Tenho uma dúvida, agora eles pedem uma certificação como a DELF, mas existem vários níveis para ele: Elementar (A1 e A2), Independente (B1 e B2) e Experimentado (C1 e C2). A partir de qual nível eu já estaria apto para dar entrada no processo de imigração?

SuperSayan
      Participante

Pois é rodpuc, eu tb estou com uma duvida parecida, na verdade eu nao tenho nivel nenhum de frances ainda, e no teste online eu ponho zero de frances p mim e minha esposa. mas eu tenho ielts advanced. E passo! Entao eu estou ganhando pontos o suficiente para nao precisar de pontos em frances! mas então fui fazer as contas pelo GUIA para ver onde eu estava ganhando mais pontos:

1- Formation: Diplôme d’études universitaires de 1 er cycle sanctionnant 3 ans ou plus d’études à temps plei – 10
      2- Expérience: 48 mois (4ans) ou plus – 8
      3- Âge: 18 ans à 35 an – 16
      4- Connaissances linguistiques: Compréhension orale 8.5 / Expression orale 8 (advanced ielts)- 3
      5- Séjour et famille au Québec NON
      6- Caractéristiques de l’époux ou du conjoint de fait qui accompagne: Formation: 3 / Âge: 3 / experience ? (nao tem no guia pontuacao referente a anos de experiencia para esposa, enquanto no teste online ele pede a info)
      7- Offre d’emploi validée NON
      8- Enfants NON
      9- Capacité d’autonomie financière – 1
      10- Adaptabilité – 1 (entrevista conhecimentos do quebec e trabalho)

entao vai 44 pontos até antes do ultimo quesito adaptabilidade que é dado na entrevista.

MAS…no guia…diz que para a etapa de seleçao preliminar é necessario um minimo de 57 pontos! como eu estou passando com 44???? a diferença pra 57 é grande! peço ajuda aos experts, ONDE ERREI na contagem dos pontos??

E…diz no GUIA que depois da avaliaçao preliminar precisa-se ter ao menos 67 pontos para ganhar o CSQ! Mas no GUIA eu so vi que vc ganha mais 1 ponto extra que é o da entrevista! onde que se ganha mais pontos alem desses que eu citei acima?? o guia não explica esses pontos extras!

abraçao a todos!

Shape
      Participante

Existem quesitos que você não tem como prever, como o caso do quesito “adaptabilidade” que é verificado apenas no momento da entrevista, quando você poderá mostrar/provar para o entrevistador seu plano de imigração completo, de A a Z, possíveis possibilidades de trabalho, cidades para morar, pesquisas com relação a custo de vida, etc…

Detalhe: sem francês você não passa na entrevista pelo simples fato de que a base toda da entrevista é em francês. O inglês ajuda, mas eles não estão muito preocupados com o inglês =

SuperSayan
      Participante

Obrigado pela resposta Shape! mas o que eu mais quero saber é, dado o meu caso que estou passando no teste online mesmo sem o frances, pois como agora so aceitam o teste oficial, deve ter gente que com certeza ja tinha varias horas de prof particular mas agora nao vale de nada, então, sera que podemos enviar o dossie sem o teste oficial de frances, e quando formos chamados para a entrevista nos falarmos um frances basico, fica tudo ok? ou ate mesmo levar o teste oficial de frances mais tarde! eu acho que sim pois muita gente que ia mandar o dossie agora com o certificado de prof particular ou de outros cursos a fora deveriam enviar o dossie e mais tarde enviar o teste oficial, ou, ate mesmo comprovar o frances na entrevista. o que vcs acham pessoal?

abraços!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Supersayan,

nao sei se sua estratégia é boa ou nao… mas veja o que esta escrito aqui:

Entrée en vigueur du recours obligatoire aux tests de compétences linguistiques

Depuis le 6 décembre 2011, tous les nouveaux candidats de la sous-catégorie Travailleurs qualifiés qui souhaitent obtenir des points à la grille de sélection pour leur connaissance du français (requérant principal et conjoint : maximum de 16 points) et de l’anglais (requérant principal seulement : maximum de 6 points) doivent joindre à leur demande d’immigration des attestations de résultats reconnues par le Ministère. Les enfants qui accompagnent leurs parents sont exemptés de cette nouvelle exigence.

En plus d’optimiser les pratiques de sélection du Ministère, les tests standardisés assurent aux candidats une évaluation précise, homogène et équitable de leurs compétences linguistiques en français et en anglais.

Les résultats aux tests de compétences linguistiques reconnus par le Ministère sont donc l’unique outil d’évaluation des compétences linguistiques des candidats à l’immigration pour les demandes de certificat de sélection qui seront déposées à compter du 6 décembre 2011. Les candidats qui ne veulent pas soumettre une attestation de résultats reconnue par le Ministère doivent le spécifier dans leur Demande de certificat de sélection en cochant la case prévue à cet effet dans le formulaire. Ils n’obtiendront alors aucun point au critère de connaissance de la langue visée.

fonte: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/note-competences-linguistiques.html

mesmo que vc nao entenda francês, acho que as palavras em negrito vc deve ter entendido.

Fala de obrigatorio ter de provar o nivel de francês através destes testes.

Fala do maximo de pontos em funcao deles.

Fala que as pessoas que nao quiserem se submeter à estes testes, devem especificar isso no formulario e nao obterao nenhum ponto neste quesito.

à você de decidir ;-)

Atenciosamente

samuelr
      Participante

Boa tarde pessoal,

Alguem sabe se já existe um link ativo para o simulado online de aceitação para o processo de imigração?
      So encontro o antigo, onde não consta ainda as notas dos exames etc.

Obrigado

mrodolfo
      Participante
      Leigos
      Participante

Um tópico especifico sobre as mudanças a partir de 21(20) de março de 2012
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5133.html

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.