Mudanças na documentação exigida para o CSQ 2015-2016

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Documentos Mudanças na documentação exigida para o CSQ 2015-2016

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #122463
      JuliaIracema
      Participante

      Boa noite, Pessoal.

      Não sei se já souberam mais houve mudanças nas documentações exigidas para a obtenção do CSQ! Segue os links abaixo:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/exigences-documentaires.html
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf

      Parece que só será obrigatório apresentar cópia autenticada somente dos diplomas, históricos e declaração do INSS ou Receita Federal.
      Também não será exigindo o envio dos originas dos exames de inglês e francês, uma cópia simples já o suficiente.
      A que tudo indique eles estão tentando simplificar um pouco o processo, pelo menos na parte de documentação.

      Espero ter ajudado.

      Grata.

    • #122464
      JuliaIracema
      Participante

      Boa noite, Pessoal.

      Não sei se já souberam mais houve mudanças nas documentações exigidas para a obtenção do CSQ! Segue os links abaixo:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/exigences-documentaires.html

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/documents-dcs-fr-dyn.pdf

      Parece que só será obrigatório apresentar cópia autenticada somente dos diplomas, históricos e declaração do INSS ou Receita Federal.
      Também não será exigindo o envio dos originas dos exames de inglês e francês, uma cópia simples já o suficiente.
      A que tudo indique eles estão tentando simplificar um pouco o processo, pelo menos na parte de documentação.

      Espero ter ajudado.

      Grata.

    • #122482
      fkbrun
      Participante

      Também não precisa mandar mais os últimos 3 contracheques.

      Realmente diminuiu a quantidade de documentos e simplificou a história das cópias autenticadas.

    • #122483
      JuliaIracema
      Participante

      Sem falar que agora os documentos deveram ser enviados para Montreal e não mais para o México.
      Isso pode significar uma maior agilidade no processamento dos processo.
      Eu já estou correndo para deixar a documentação pronta para quando eles abrirem o processo de novo, tomara que eles abram depois de setembro pois irá significar mais tempo de preparo para nós.

    • #122484
      fkbrun
      Participante

      Eu já tinha deixado minha documentação pronta pra abril, mas abril veio e se foi e nada. rs

      Pelo que entendi, quando abrirem o processo, vai ser via uma ferramenta online e aí depois que se manda o dossiê. Cenas dos próximos capítulos. Veremos :)

    • #122485
      JuliaIracema
      Participante

      Pelo o que eu ouvi, eles vão voltar no novo processo de imigração do Quebec em Agosto.
      Agora é só rezar para que eles não façam nenhuma mudança ruim para gente.
      Mas bem que eles poderiam acabar com a entrevista e mandar os CSQs por correio para todos, né? :grin:
      Mas eu estive olhando o processo Express Entry, se eles eles se embasarem nele o que vai acontecer é que você se candidatar via online e os primeiros colocados com relação aos pontos e prioridade de demando serão convidados a apresentar a candidatura ao escritório em Montreal. Esses convidados serão os 6500 da cota de 2015-2016, pelo menos é assim que penso.

    • #122558
      eduardo.heine
      Participante

      Agora não é mais aceita a declaração e o recibo da declaração de IRPF.. No meu caso que sou funcionário público e não tenho CNIS como vou fazer?

    • #122565
      thiagopaz
      Participante

      O meu problema também é o CNIS. Por conta da greve não consigo pegar o documento. Como faço então? Não funciona com algum documento da Receita não?

      • #122646
        Wladson
        Participante

        essa greve ta me ferrando tb, falta só esse bendito documento

    • #122587
      fkbrun
      Participante

      Hoje postaram atualização: nova grille de selection. Não vai mais ter os pontos de adaptabilidade, só recebe o CSQ quem alcançar o mínimo estipulado por eles.

      http://www.midi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20150805.html

      Ou seja, agora não tem mais “chorinho”

    • #122588
      fernandomarcuci
      Participante

      Fkbrun, bom dia.

      Esta alteração na grille não muda nada na prática, uma vez que o mínimo de pontos exigidos na avaliação final para obtenção do CSQ também diminuiu seis pontos (de 55/63 para 49/57).

      Abraços.

    • #122598
      Leo78
      Participante

      Será que estas mudanças afetam quem já está aguardando a entrevista e já levarão em conta essa nova tabela?

    • #122601
      wilbur
      Participante

      precisa mandar uma equivalencia de diploma (ciencia da computacao) ou coisa do gênero, ou só o diploma e tradução juramentada são suficientes? Não ficou claro para mim no site da imigração

      Obrigado

    • #122633
      rodrigobrim
      Participante

      Boa tarde.

      Também estou preparando minha documentação. Estou pensando em deixar tudo pronto, e fazer a tradução apenas depois da abertura do processo. Estou aberto a sujestões.

      Mas o principal motivo deste post o seguinte trecho do documento oficial:

      Précisions importantes sur la preuve de légalité :
      Quel que soit le secteur d’activité dans lequel vous travaillez (privé, public, parapublic, etc.), vous devez présenter
      une preuve de légalité de votre expérience professionnelle.
      Tous les documents attestant la légalité de l’expérience professionnelle doivent être délivrés par une autorité
      gouvernementale. Les documents délivrés par votre employeur ou un comptable ne sont pas acceptés.
      L’avis de cotisation à l’impôt sur le revenu est un document officiel délivré par les autorités fiscales qui confirme
      la réception de la déclaration fiscale et l’évaluation des informations soumises.
      Si vous travaillez ou avez travaillé dans un pays ou territoire autre que celui dans lequel vous êtes résident permanent
      ou résidente permanente ou citoyen ou citoyenne, vous devez présenter une photocopie de vos permis de travail.
      Voici quelques exemples de documents qui ne sont pas acceptés à titre de preuve de légalité :
      – les déclarations de revenu;
      – les accusés de réception des déclarations de revenu;
      – les cartes d’immatriculation à un organisme de sécurité sociale;
      – les cartes d’immatriculation fiscale;
      – les fiches de paie.

      Ainda estou engatinhando no francês, mas pelo que entendi a lista de documentos acima não são mais aceitos.

      Quais seriam os documentos aceitos para comprovação de legalidade das nossas experiências profissionais?

      Muito Obrigado!

    • #122634
      JuliaIracema
      Participante

      Rodrigo até onde sei eles aceitam o extrato do INSS ou a declaração do IR.

      • #122635
        rodrigobrim
        Participante

        Rodrigo até onde sei eles aceitam o extrato do INSS ou a declaração do IR.

        Olá Julia.

        Fiquei confuso com os seguintes:

        – les cartes d’immatriculation à un organisme de sécurité sociale;
        – les cartes d’immatriculation fiscale;

        Me corrija se estiver errado. Eles não aceitam os cartões/documentos de registro no INSS nem na Receita, mas aceitam os comprovantes de contribuição previdenciária e imposto de renda?

        Obrigado! :=):

    • #122636
      JuliaIracema
      Participante

      Acho de esse “cartes d’immatriculation” seria comprovante de que de declaração do IR ou que inscrição do INSS, ou seja, não vale os comprovantes de declaração ou de inscrição, o que vale são os documentos que comprovem que vc realmente trabalho pelo período informado e que foi trabalho foi legalizado. Só da para comprovar isso com a declaração do IR ou com o extrato do INSS.

    • #122637
      fernandomarcuci
      Participante

      Prezados, vamos lá:

      Todos os documentos para comprovar a legalidade de sua experiência profissional devem ter sido emitidos por um órgão governamental (“Tous les documents attestant la légalité de l’expérience professionnelle doivent être délivrés par une autorité gouvernementale”).

      A partir daí, eles exemplificam os documentos não aceitos:

      – les déclarations de revenu: equivalente a nossa Declaração do Imposto de Renda. É importante frisar que a declaração de imposto de renda é um documento emitido pelo contribuinte, e não pelo governo. Portanto, NÃO é aceito como prova.
      – les accusés de réception des déclarations de revenu: equivalente ao nosso recibo de entrega da declaração. Também não é aceito.
      – les cartes d’immatriculation à un organisme de sécurité sociale: seria algo equivalente a um cartão da previdência social, que sinceramente não sei se temos algo assim no Brasil. De qualquer maneira, não é aceito como prova.
      – les cartes d’immatriculation fiscale: acredito que seria a mesma coisa que o item acima, só que com a Receita Federal. Entendo que não temos algo similar aqui no Brasil.
      – les fiches de paie: os holerites não são aceitos.

      Apenas uma observação sobre o “L’avis de cotisation à l’impôt sur le revenu” que é citado. Este documento NÃO é a mesma coisa que a nossa Declaração de Imposto de Renda. Na realidade não temos um equivalente a este documento, que seria uma espécie de aviso da “Agence du revenu du Canada” de que sua declaração está sendo avaliada. Nele consta uma espécie de sumário da sua declaração. Não fica claro se este documento seria aceito como prova de legalidade do trabalho, mas para nós brasileiros isso não importa, pois como já mencionei, não temos algo similar.

      Em resumo, acho que para os brasileiros que querem provar a legalidade do vínculo (apenas empregados, não autônomos) sobra apenas o bom e velho Extrato do INSS, devidamente carimbado pelo funcionário do INSS que te atendeu.

      Abraços.

      • #122638
        rodrigobrim
        Participante

        Muito elucidador Fernando.

        Para “PJ”, o INSS não serve? Saberia dizer qual documento serviria?

        Grato

    • #122640
      dburla
      Participante

      Será que estas mudanças afetam quem já está aguardando a entrevista e já levarão em conta essa nova tabela?

      Dá uma ligadinha para lá porque eles não estão mandando emails para avisar, falei lá com eles e descobri que meu CSQ já estava emitido há 2 semanas e a caminho.

      Abs

      www.erablecarioca.com

      • #122647
        Leo78
        Participante

        Você é prioritário? Qual tua timeline? Valeu!

        • #122651
          dburla
          Participante

          Você é prioritário? Qual tua timeline? Valeu!

          Meu processo não é prioritario e é de nov/11 quando ainda era em SP, em out/13 me pediram toda a documentação traduzida e em fev/14 pediram novo TCF para minha esposa, pois na epoca que aplicamos nem exigia tCF mas haviamos mandado mesmo assim, o B1 era considerado na época. Nós só enviamos este ano o TCF e fomos colocados na lista de espera em 05/06. O CSQ foi emitido em 12/08 e deve chegar em mais alguns dias ou semanas, não sei quanto tempo demora os correios.

          Abs

          www.erablecarioca.com

      • #122648
        Manuuu
        Participante

        boa noite dburla,
        seu processo é de quando?
        você mora atualmente no Brasil?
        Pq só vi casos do CSQ sendo enviado para quem já estava no Canadá… sabe se foi enviado por correio comum??

        eu liguei na segunda e a pessoa me falou que eu tinha que aguardar a decisão…

        Obrigada,

    • #122641
      Leo78
      Participante

      Onde acho o fone? É no México ainda? Valeu e boa sorte!

    • #122642
      dburla
      Participante

      Não mudou para Montreal.

      + 1 514 864-9191
      Horaire (appels téléphoniques)

      Lundi, mardi, jeudi et vendredi
      de 8 h à 16 h 30 (Heure de Montréal)
      Mercredi
      de 10 h 30 à 16 h 30 (Heure de Montréal)

      www.erablecarioca.com

    • #122652
      dburla
      Participante

      Só para atualizar o CSQ acabou de chegar!!!! 15 dias no total para chegar! Agora rumo ao federal. :grin:

      www.erablecarioca.com

    • #122753
      GabrielaSchuettz
      Participante

      Pessoal, pera aí que me confundi… ajuda! estou confusa…
      Hoje, aqui e agora… dia 12 de Outubro de 2015 (Brasil). Devo pegar toda a papelada e enviar para o escritório em Montreal, ou aguardar modificações que virão e que permitirão o envio on line?

    • #122754
      Wladson
      Participante

      Hoje é necessário aguardar novo pronunciamento de abertura do processo on-line

    • #124170
      NatanaCMC
      Participante

      Ola pessoal gostaria de tirar algumas sobre a documentação, la na relação da documentação tem as experiencias profissionais, gostaria de saber se são todas?
      E la tem 2 opções de estágios alguém sabe me explicar melhor, por que tem o estagio nos últimos 5 anos e os no período dos estudos.

    • #124171
      Wladson
      Participante

      É necessário comprovar todas as experiências de trabalho até o limite de 5 anos. Quanto ao estágio não sei como funciona :slow:

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.