Mudança na comprovação de conhecimento de frances?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Mudança na comprovação de conhecimento de frances?

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
      marceloak
      Participante

Oi pessoal. Tenho uma duvida. Vou dar entrada no processo este ano. Estou na fase de coleta de documentos. Recentemente entrei no site do consulado e dentre os documentos para comprovar o conhecimento de frances deve-se apresentar  Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ) ou o o Test de connaissance du français pour le Québec (TCFQ). Esses certificados sao obrigatórios ou sugeridos? Falo frances mas aprendi de maneira fragmentada em escolas diversas (inclusive fora) o que me dificultaria em enviar uma carta de algum instituto com as horas realizadas. Se estes certificados nao forem origatórios, qual a outra maneira de comprovar o conhecimento do idioma?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Marcelo

karlamatias
      Participante

Marcelo… se a sua intenção é dar entrada no processo pelo Québec, então vc precisar se informar através deste site: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/buenos%2Daires/index.asp

O site do consulado informa apenas sobre o processo federal, simplificado. É pra esse que diplomas como o IELTS, TOEFL e TEF são exigidos.

Em relação ao francês, muitas pessoas enviam declarações dos professores particulares. Realmente não sei de algum caso de autodidata, por exemplo, que não tem diploma, nem declaração. Eu acredito que se vc mesmo escrever a declaração afirmando ter o nível X de domínio da língua, eles aceitam porque de qualquer forma, na hora da entrevista vc vai precisar demonstrar um conhecimento mínimo exigido por eles.

Se o avaliador confirmar o nível declarado pelo candidato, ótimo! Se não, acredito ser responsabilidade do declarante a falha na avaliação. Essa da declaração feita pelo candidato, estou supondo que é válida, não conheço nenhum caso mesmo. Os diplomas, por sua vez, ajudam bastante no processo.

Mas acho que esse assunto já deve ter sido bastante debatido aqui. Procure no fórum tópicos sobre língua francesa.

Até +

otto
      Participante

Não é mais assim..

…o processo muda de vez em quando.. vai se aprimorando ( ou afunilando) com critérios um pouco mais precisos.

Antes era possível enviar declaração de professor particular, atestando o nivel de francês…mas há algum tempo ( quase 1 ano, se não me engano), o Consulado exige que a aferição do nível de francês seja feita mediante uma prova na Aliança Francesa. Agora, caso não tenhas um certificado ( por quaisquer motivos), tu tens que solicitar uma avaliação na AF.

Otto.

mreboucas
      Participante

Bem, Otto,

Fiz minha entrevista em Julho do ano passado, e nao precisou nada disto !!! nunca fiz nenhum tipo de avaliação, mas eu tinha em torno de 500 horas de frances !!! Mas mesmo assim a propria Soraya Tandel, q foi a minha avaliadora, disse q so precisava das provas das horas do Frances !!! Inclusive algumas pessoas q estavam la tinha estudado com professores particulares, e nem deles tiveram problemas pq nao tinha nenhum teste do Alianca Francesa !!!

E eu nunca estudei no aliança e fiquei com F no CSQ !!!

Abraços,
      Mario Rebouças

RafaCalango
      Participante

No nosso caso, nossa entrevista foi em 29/10/07 e levamos apenas um certificado de horas de uma escola e duas cartas de professora particular atestando as horas cumpridas, totalizando +- 200 horas. Não nos foi exigido nada além disso.

Abraços,

Rafael e Tininha

Anonymous
      Participante

Ola a todos,

Vou fazer a entrevista agora em maio de 2008 e não pediram especificadamente que somente esses certificados seriam aceitos. Acredito que eles tem algum contato tipo um convenio de comprovação de nivel de frances com esses certificados, porém, não acredito que sejam somente estes que sejam aceitos.

Um abraço,

Jean

otto
      Participante

Mrebouças…

..a minha entrevista tb foi em julho, tb foi com a Soraia, tb fui aprovado, tb não precisei levar atestação da AF, tb, tb, tb…..mas se tu olhares bem, o Marceloak ainda não enviou nada, logo, ele vai entrar nos critérios novos!

Quando enviei minha documentação, era necessário enviar extratos bancários… uma semana depois de eu ter enviado isso mudou e os extratos foram abolidos!

Na “Quero ir para Québec” e aqui na CBQ existem alguns tópicos onde esse assunto foi comentado…e neles consta essa informação!
      Espero que todos os que escreveram estejam enganados, e que nenhum tipo de comprovação seja necesária! Quero mais é que as epssoas que têm a intenção de sair do país de uma forma legal possam realizar o seu desejo!

Otto.

karlamatias
      Participante

Pois então, sou professora particular de um casal que deu entrada no processo acho que em setembro ou outubro do ano passado. Eu fiz a declaração deles, acho que eles tinham 180 horas na data, e eles foram convocados para a entrevista que será em 1º de maio. Então a declaração de professor particular ainda vale. Mas tem um detalhe: o rapaz também fez um curso de 4 semanas em Montréal em agosto. E eles mandaram minha declaração com as cópias dos meus diplomas.

No meu caso, eu tenho os diplomas DELF 1er e 2ème Degré, me pediram as cópias autenticadas deles e também dos meus diplomas de inglês e me liberaram a entrevista. Recebi o CSQ pelo correio. Isso comprova que os diplomas não são obrigatórios mas cortam caminho.

A única dúvida que tenho é se no caso de um autoditata, ou seja, alguém que não tem declaração de escola ou prof particular, eles aceitam a declaração do próprio candidato. Eu acho que sim! Como falei, o nível vai ser comprovado na entrevista. Se alguém já fez isso, uma atuo-avaliação, e enviou declaração de nível de francês como autodidata, seria legal dar um depoimento aqui.

Se, no meu caso, eu não tivesse diplomas oficiais que atestam aprox. 600 horas, eu só teria como comprovar com certeza em declaração 200 horas de francês, no máximo 250, pois apenas os 4 primeiros semestres eu fiz regular. Depois ainda tentei frequentar um curso de “Civilisation Française” pra aproveitar que tinha bolsa na Aliança como monitora, mas abandonei o curso em seguida. Depois, eu estudava para os diplomas sozinha e pagava umas 3 a 5 aulas a uma profa amiga minha apenas pra aprender os “macetes” da prova. No entanto, estudo francês desde 1995, mais de 13 anos. Em curso regular, seriam 1.300 horas de estudo.

Té+

Anonymous
      Participante

Ola a todos,

Segue o intem do arquivo que recebi na convocação da entrevista sobre os documentos que devo comprovar no dia da entrevista que fala sobre a comprovação do frances.

“8. Attestations de cours de français ou de votre niveau de français – requérant(e) principal(e), époux(se) ou conjoint(e) de fait – sauf pour les candidats de pays francophones;”

Creio que esses certificados não são obrigatórios, importantes, mas não obrigatórios.

Um abraço,

Jean

mreboucas
      Participante

Exatamente isto Jean !!! Continua como era o ano passado !!!

Abraços e Boa Sorte,
      Mario Rebouças

marceloak
      Participante

Olá. Obrigado a todos.

O Otto tem razao. Vejo que muitos de vcs estao falando de comprovantes e certificados a serem apresentados já na fase da entrevista. Eu ainda nao enviei os documentos e minha pergunta é exatamente essa. Na hora de enviar os documentos, antes da convocação da entrevista, nao é necessário o envio de nenhum certificado certo?

Caso faça aula particular enviar o total de horas realizadas. Isso eu entendi. Mas no meu caso que tenho um frances com aulas fragmentadas (3 meses na Inglaterra, 6 de aliança, mais 6 de particular) como posso atestar meu nível de frances? Pego picado de cada um e escrevo eu mesmo? Ou mais fácil fazer um teste de nível na Aliança que eles emitem um comprovante?

Estou com essa dúvida, por que no próprio site do consulado cujo o link a Karla enviou (e de onde eu tirei os dois testes descritos em minha primeira pergunta) falam desses comprovantes de frances.

Tem alguem aqui na mesma fase que eu (preparacao dos documentos para serem enviados) e que possui esta informacao?

Obrigado mais uma vez a todos!!!

Marcelo

Anonymous
      Participante

marceloak,

Creio que vc deve enviar todos os comprovantes que vc tem de aula de frances. Sobre a aula particular, peça a seu (sua) professor (a) para emitir uma declaração que conste o numero de horas aula que foi feito em aula particular. Foi assim que eu fiz, fiz mais aulas particulares e pedi a todos os meus professores que tive para fazer para mim.

Nesse endereço fala sobre tudo o que vc precisa para dar entrada pelo processo de QUebec.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/buenos-aires/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html

Nesse texto fala:

“Para comprovar os seus conhecimentos linguísticos de francês, você poderá, já a partir de janeiro de 2007, apresentar ao ministério o resultado de um teste de avaliação de francês adaptado às necessidades do Québec, emitido por um dos dois organismos reconhecidos pelo MICC, a saber:”, ou seja, você poderá e não terá.

Um abraço,

Jean

viniciusmarc
      Participante

Ola Pessoal,

Eu tb tenho duvidas, ai como todos, emboa tenho, amigos que estão apenas com professor particular, e foram chamado para a entrevista agora em abril, e tb tenho amigos que estão fazendo aula particular apenas.

Mas  o caso e o seguinte, tal quel algumas pessoas que ficam em recuperação, e depois tem que se submeter a um avaliação na Aliança Francesa, o Marcelo so precisa ir la, e pedir pra fazer uma avaliação.  pronto, e bem verdade que eles são bem rigorosos( querem que vc se matricule la, hehe) mas se o marcelo fala frances, e so ir la e tirar esse certificado

Marcus

Malaman
      Participante

Vou compartilhar as minhas experiências em relação a isto…

Estou fazendo na Aliança Francesa para não ter qualquer questionamentos referente ao reconhecimento, validação das horas de Francês durante a fase 1 do processo. Embora não seja obrigatoriedade, mas foi a minha opção fazer lá inicialmente para evitar problemas.

Na minha opinião, o curso básico da Aliança Francesa (150 horas) não prepara o candidato para a entrevista. O método da Aliança é baseado principalmente no estudo da gramática e tomam muito tempo falando da França, da cultura da França, das linhas de metro da França, do time campeão do mundo de 1998 etc, o que na minha opinião, deveria ser substituído por exercícios de conversação, treinamento e correção de pronúncia, o que julgo ser mais importante para a entrevista na fase 1. Mas método é método, não posso e não tenho competência para julgar.

Se você estuda em casa todo dia, como eu fiz, corre o risco de aprender errado, principalmente em relação a pronúncia das palavras.  O que acontece normalmente, e eu particularmente sofri com isto, é que comecei a ter vícios de pronúncia que depois são difíceis de corrigir. Como o francês tem uma pronúncia bem diferente da escrita, quem estuda por conta sem auxílio de um professor para orientar, tem que ter muito cuidado.

Estou fazendo simultaneamente um outro método com uma professora particular e meu volume de Francês melhorou muito desde então, principalmente a conversação, já que a gramática que aprendi na Aliança me deu uma base muito boa.

Meu objetivo é concluir as 150 horas na Aliança Francesa, e complementar com 100 a 150  horas com a professora particular. Após a entrevista, fico apenas com as aulas particulares.

PS.: A Aliança Francesa é uma excelente escola de Francês, tem excelentes professores, o método é ideal para quem quer tem amplos conhecimentos na língua e sobre a cultura da França. Tenho visto algumas iniciativas deles em SP referente a elaboração de um curso para o processo de imigração para Québec, mas em Campinas onde estudo, não tem ainda.

Jujuba-SP
      Participante

Olá Pessoal,

Também estou nessa fase do processo e tive a mesma dúvida quanto a essas avaliações.

Entendi, assim como o Jean, que a coisa está meio subjetiva, mas estou meio insegura quanto a isso.

Será que a gente consegue esclarecer isso em algum telefone?

Abraços,

Juliana

Anonymous
      Participante

Juliana,

Minha entrevista á agora em maio, eu não fiz nenhum teste na aliança francesa e nenhum outro teste.

Mandei meu dossier com 3 cursos em uma escola aqui em BH e o restante com aula particular.

Meu dossier foi aceito sem isso e acredito que não é uma obrigação senão estaria assim.

Para comprovação da proficiência da lingua deverá  ser o teste “nome do teste” ou deverá comprovar X horas do curso da Aliança Francesa.

Um abraço,

Jean

karlamatias
      Participante

É, não há segredo, opções são:

1. DECLARAÇÃO de CARGA HORÁRIA da escola de línguas ou professor particular (no caso do prof, anexar cópia de algum diploma ou certificado de francês dele);

2. AVALIAÇÃO da Aliança Francesa: alguém te avalia e emite uma declaração do nível avaliado;

3. DIPLOMA OFICIAL (DELF, DALF, TEF, Chambre de Commerce, Letras etc.).

A única dúvida que ficou é se alguém pode declarar o próprio nível, pois acho que essa é a dúvida que abriu este tópico. Supondo que alguém aprendeu a língua de forma completamente fragmentada, não formal, em viagens, no contato com nativos, por conta própria estudando em casa etc. essa pessoa pode declarar ter um nível X, ser chamada para a entrevista e ser avaliada na entrevista? Eu acho que SIM, mas não conheço nenhum caso no processo.

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.