Montreal – nem tudo sao flores

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Montreal – nem tudo sao flores

Visualizando 56 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7372
      fsouza
      Participante

      Pessoal,

      Só um breve relato, de uma pessoa que nao ama de paixao o Brasil e veio pra ca pelo mesmo motivo que muitos brasileiros: violencia, corrupcao, falta de justica, burocracia, etc…

      1- sujeira: a cidade é IMUNDA, metro é IMUNDO, onibus é IMUNDO. Sim, eles funcionam bem , e o transporte é barato. Mas que da nojo de sentar na cadeira deles da.

      2- Calçada – tem varios buracos, as ruas sao esburacadas, tenha cuidado pra nao torcer o pé. Isso é devido a neve e o sal . TEM MAIS BURACO do que no BRASIL.

      3- atendimento a cliente – NAO TEM! ZERO. Ex: tente reclamar de algum serviço que nao funciona tipo: TELUS, ROGERS etc. Fiquem esperto com contratos, taxas, e pessoas que se aproveitam de recem chegados.

      4- venta muito, eu adoro frio, mas vento todo dia de 30km, 20km, 45km, nao é muito agradavel, guarda-chuva aqui é descartavel, quebra rapido.

      5- a cidade é bonita, mas um pouco mal conservada.(nao sei porque…)

      Mas vale a pena vir pra ca, tem muita oportunidade de emprego, o acesso ao estudo é facil e para todos, vc nao precisa de carro pra ir e vir, o transporte publico é eficiente, aqui os bem de consumo sao mais baratos e todos tem acesso a tudo.Segurança é otima!

      Sorte a todos,
      Fsouza

    • #44512
      rodrigoo
      Participante

      Boa noite fsouza,
      Tudo bem?
      O seu título ao invés de “Montréal – nem tudo são flores” bem que poderia ser “Vida – nem tudo são flores”.
      Como tenho falado com o pessoal a tempos, tem muita coisa boa aqui e muita coisa boa lá assim como coisa ruim. Acho que tem que fazer um balanço e a partir do momento que o lado negativo começa a ficar mais pesado é hora de buscar uma alternativa. Não estou dizendo que seja o seu caso, é uma reflexão apenas.
      Eu “ando” por Montréal quase que diariamente pelo Google Street View e percebo algumas coisas como lixo na rua, calçadas esburacadas, etc. Isso sei que é dose mas pelo menos lá é por causa da neve, aqui é por causa dos políticos que ganham dinheiro recapeando barato e levando o dinheiro do povo.
      Atendimento ao cliente é algo que me preocupa será como voltar ao Brasil dos anos 80. Mas se você pensar, é algo para ser desenvolvido e planejado ainda, acho que leva tempo mas um dia chega.
      A sujeira deve ser grande mesmo, vi que um grupo de montréalais se uniu para limpar esse domingo o parque mount royal. No final isso que faz a diferença. Os links: http://www.lemontroyal.qc.ca/en/news//2011/2011-Corvee-du-Mont-Royal-clean-up-97.sn

      http://montreal.ctv.ca/servlet/an/local/CTVNews/20110501/mtl_mountain_110501/20110501/?hub=MontrealHome

      Abs,
      Rodrigo.

    • #44504
      JF
      Participante

      Gosto de ler os posts do Fabrício pq eles quebram um pouco essa visão utópica que nós, futuros imigrantes, gostamos de ter sobre o Canadá. É importante ver as coisas por outro lado e se preparar para encarar os problemas de lá.

      Não sei em que cidade do Brasil a pessoa que enviou esse relato morava pra ter tido esse choque em Montreal. Moro em São Paulo e posso dizer que minha cidade é IMUNDA e fedorenta; os ônibus são sujos, caros, absurdamente barulhentos e o sistema de transporte público como um todo não presta; as ruas e calçadas tem mais buracos e remendos mal feitos do que qualquer outra coisa… Imagino que muitas outras cidades por aqui também têm essa situação.

      Estive em Montreal no ano passado e me lembro de ter visto alguma sujeira nas ruas – basicamente papéis e embalagens de alimentos jogados no chão (pessoas mal educadas existem em qualquer lugar), mas nada muito chocante. Na minha opinião e pela experiência que tive, Montreal é uma cidade mil vezes mais limpa e conservada que São Paulo. E olha que estou falando da área “nobre” de São Paulo, se formos para a periferia a situação é muito mais triste…

      Quanto a atendimento ao cliente vou ter que chegar lá para poder opinar. O Brasil já evoluiu muito nesse sentido, mas ainda estamos longe de ter um bom atendimento. Ontem mesmo eu estava brigando com a TIM por uma cobrança indevida e meu marido disse “imagina quando tivermos que fazer essas mesmas reclamações em francês”… realmente não vai ser fácil!

      Como disse o Rodrigo, o tópico poderia se chamar “Vida – nem tudo são flores”.
      Problemas existem em todos os lugares, cabe a cada um escolher quais problemas preferem enfrentar. E saber quais são esses problemas já é o primeiro passo.

    • #44526
      OgaiT_TiagO
      Participante

      POxa, estive 4 meses em Montreal, e passei em apenas 1 buraco na Rua, e olha que andava todos os dias, ou de onibus, ou de carro. Nao vi nada que se pode comparar a desosganizacao do Brasil. Se vcs acham que tem muito lixo em Montreal, Nao aparecam em Nova York no inverno. La tem montanhas nas esquinas de 4 mestros de altura de tanto lixo. Agora em Montreal, nao acha lote baldio, nem lixo nas ruas como no Brasil. Pra mim, Montreal – sao flores.. rs… no quesito atendimento ao cliente, nao tive grandes problemas, apenas com devolucao ou troca de produtos, onde nao gastei mais que 10 min pra conseguir trocar!

    • #44536
      Patinha11
      Participante

      Vamos lá!!

      Dia 11 de maio completaremos 2 anos e 6 meses que vivemos aquí,7 meses e meio foram em Laval,mas saindo quase diariamente para Montreal.

      Compramos todo nosso ”guarda roupa aquí”,no começo o de inverno e agora geral mesmo.
      Compramos os móveis,alguns eletros e JAMAIS tivemos qq dificuldade para trocar inclusive meu marido devolveu uma bota após 2 meses de uso pq não estava funcionando como diziam.(sempre com nota fiscal).

      As ruas são sujas em alguns poucos bairros em alguns lugares em especial,no meu bairro e no vizinho são limpas!!

      O metrô é mais velho do que sujo,mas funciona super bem,adoro ter esse transporte perto de mim,resolvo tudo pela cidade de metrô rapidinho.
      Os ônibus sempre vi sujos por fora,por dentro não peguei nenhum sujo,apesar de usar pouco.São muito confortáveis e os motoristas são sempre simpáticos e educados,ao contrário dos que conhecí no RJ que andavam com a gente ainda subindo os degraus.

      A Rogers (3 celulares)vira e volta erra na fatura,a gente liga,perde um tempinho explicando e eles resolvem sempre.
      A Bell,com quem temos contrato para TV,NET e telefone fixo,jamais nos aborreceu.
      Os órgãos do Governo em geral funcionam bem,somos atendidos com educação bem diferente dos que me lembro do Brasil.

      Os agentes do Emploi Quebec as vezes dão trabalho,jogam as pessoas pra baixo,negam direitos que sabemos ter,dificultam alguns caminhos…mas.. a gente supera,não bate de frente,fala com o superior e também resolve quando temos razão.

      Encontramos pessoas maravilhosas aquí,tenho vizinhos prestativos e simpáticos que não tive em Joinville por exemplo durante os 5 anos que morei lá.

      Acho que já andei escrevendo isso tudo aquí ou no blog,mas de vez em quando é legal repetir pq apesar daquí não ser só flores,não troco de forma alguma atravessar com calma,andar segura a noite no metrô,mesmo que tenha que mudar de lugar as vezes(raramente) pq o local está sujo.

      Amo essa cidade de paixão,não precisei me acostumar a nada,cheguei e me sentí em casa,mesmo vendo muitas pontas de cigarros pelo chão e o lixo que surge debaixo da neve na ocasião do degelo.(eles limpam depois,mas não entendo pq o povo joga no chão e não nas lixeiras).
      Temos a natureza juntinho da gente,gosto de ver os esquilos,guaxinins,etc..sem ter que ir ao zôo.

      O Rio é mais sujo que Montreal e Joinville mais limpa.

      Mas aquí é meu lar doce lar.

      :mrgreen:

    • #44546
      erikabcoelho
      Participante

      Tem uma coisa que eu acho uó: Ninguém pode fazer um comentário sequer de algo que nao gosta no Québec que já chovem tomates em cima da pessoa. Falar de coisas negativas é tabu, heresia! O/A FSousa começou deixando bem claro que nao ama o Brasil de paixao.
      Ele-Ela (desculpe, nao sei o sexo da pessoa) NAO disse em momento algum que nao gosta ou que está insatisfeito com Montréal. NAO falou que nao tá feliz. Só enumerou pontos que nao sao legais na opiniao dele/a. Mas pelos motivos que disse que veio pra cá, entendo que as expectativas nesse sentido estao sendo atendidas. O fato do Brasil ter mais buracos que aqui, nao faz com que os buracos daqui desapareçam, infelizmente. É claro que se colocar todos os prós e contras na balança, a maioria absoluta vai optar viver aqui e vai viver feliz, ninguem vai botar as troxinhas nas costas e voltar pro Brasil porque passou numa rua esburacada, mas isso nao quer dizer que nao existam pontos negativos daqui. E O/A FSousa só fez relatar quais os pontos que até aqui achou menos legal. Vejo em comunidades, orkut, blogs e N meios as pessoas descerem a lenha, desprezarem, serem grosseiros, ironicos com quem fala qualquer coisa negativa sobre o Québec. Nao dizemos que estamos vindo para ca para ter todos os direitos de um cidadao nascido aqui? O direito de reclamar do que nao está bom também faz parte do pacote. Tá cheio de Québecois que acha a cidade suja, no radio de manha o povo reclama toneladas dos buracos (experimenta ouvir o programa Puisqu’il faut se lever se quiser saber, por exemplo ( http://www.985fm.ca/em/puisqu-il-faut-se-lever-391.html) . Entao nós que adotamos essa sociedade podemos e DEVEMOS fazer o mesmo, para que a qualidade aqui seja daqui pra cima (Claro que coisas como o vento daqui nao tem até o presente momento como mudar!) As pessoas as vezes ficam entorpecidas pelo próprio sonho. Sonhar é importante, mas negar a vida real pode gerar uma grande decepçao.
      Google street view é uma ótima ferramenta para ter uma idéia, mas daí a ter mais peso do que a vivência de alguém que já está vivendo aqui e veio aqui gentilemente dividir conosco sua opiniao, num lugar apropriado para isso, acho demais.
      Se fosse assim, a velha idéia de muitos gringros que o Brasil é só busanfa também estaria validada pelo street view, pois o que mais vi do street view no Brasil foi gente abaixando as calças e mostrando a busanfa. Mas quando morava no Brasil, mostradores de busanfas nao faziam parte de minha realidade.

    • #44548
      rodrigoo
      Participante

      Oi Erikabcoelho,
      Tudo bem?
      Seus pontos são válidos porque você está no Québec e porque você é sincera no seu depoimento. Realmente, muitas pessoas em outras comunidades descem a lenha, como você mesma disse, e dizem coisas absurdas e ofensivas em relação aos outros e suas opiniões. Claro que a pessoa que viajou ou morou no Québec pode falar com propriedade da vida e dos problemas e conhecer melhor que alguém que nunca foi ou que desconhece a província.
      Por outro lado, não concordo que isso tenha acontecido aqui. Acho que respeitei e não ofendi ninguém. Ele desabafou o que está sentindo, eu fiz a minha reflexão sobre o que ele disse, acredito que estamos trocando ideias afinal a comunidade é para isso, certo? Se ele não quisesse uma opinião contrária acho que não a teria tornado pública.
      Em nenhum momento me senti o dono da verdade ou disse que conheço mais porque vi pelo street view, simplesmente é a minha opinião e você ou qualquer outra pessoa tem o direito de concordar ou discordar e fazer comentários. Estou aberto a isso porque sou assim e também porque acho essencial essa postura de quem imigra.
      Sempre agradeço a todos que postam algo aqui com a experiência de lá – já falei que o FCelso é um deles pois desistiu e ainda contribui conosco – acho muita consideração por parte dos que estão por lá, só me parece limitado ter que concordar com tudo e não opinar porque posso parecer um sonhador que nega a vida real. Pela resposta que eu postei em outro comentário que você fez em relação ao conhecimento do imigrante em francês quando está no Brasil VS vida real no Québec deu para perceber que tento manter o projeto o mais realista possível.
      Boa sorte a todos!
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44551
      Carlos_Santos
      Participante

      Nao li até agora nenhum desrespeito nas colocacoes dos colegas neste topico.

      De outra forma eu ja teria interferido….

      O forum é para dividir, expor, apresentar idéias e experiencias (boas ou nao!).

      Sempre havera um que fara um comentario contrario, ainda bem, pois dizem que “quando 100% estao de acordo existe um problema”

      No mais é nao se sentir ofendido se alguém expoe uma opiniao contraria, mesmo que seja assim que recebemos quando lemos.

      Afinal, ler e interpretar é algo EXTREMAMENTE PESSOAL, cada um lê segundo suas experiências.

      Ja tive “leituras piores”, hoje leio com um pouco mais de sagesse ;-)

      Abraços

    • #44555
      FCelso
      Participante

      Boas pessoal,

      O que me deu a impressão, pela mensagem de Fsouza, é que sua mensagem tem um tom de descontentamento, possivelmente por estar na fase onde a realidade começa a aparecer e as expectativas de país de primeiro mundo estão ficando para trás.
      Vou citar aqui um editorial de um jornalista gaúcho (David Coimbra, jornal ZH) que tratava outro dia do desenvolvimento de nosso estado. Ele fez um contraponto com o exemplo de colaboração entre Gramado e Canela, onde temos nível de primeiro mundo (limpeza, organização, respeito inclusive no trânsito, segurança) obido a partir da aproximação dos poderes públicos de ambos os municípios e da continuidade dos projetos, independente do partido que está no governo. No outro lado, temos o restante do estado, onde um partido não dá continuidade aos projetos do outro, e muitas vezes utiliza os recursos para desfazer o que tem possibilidade de funcionar. Isso, segundo o jornalista, tem deixado o estado para trás nas tabelas de classificação em relação a outros estados.
      Contextualizando com o tema em questão nessa discussão, no RS temos a metade Sul empobrecida e, atualmente a região da serra (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, ramado, Canela), do planalto médio (Passo Fundo, Lagoa Vermelha) e metropolitana (Porto Alegre Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo) como as mais desenvolvidas e com possibilidades de avanços.
      Em relação à limpeza e organização, as cidades menores, com colonização Alemã e Italiana são as mais bem colocadas. A Capital, devido ao maior número de pessoas, inclusive SEM EDUCAÇÃO, tem locais muito degradados. Mas há também locais muito bem conservados, ilustrando o clássico brasileiro, que é o contraste.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44557
      roxy
      Participante

      Galera, acho que na verdade tudo depende do motivo pelo qual se quer mudar de país, no meu caso além de ter me apaixonado pelo Canadá quando tive a oportunidade de conhecer o país (e encantada com a educação daquele povo), tenho um sério problema com o Brasil… que são os brasileiros…
      O Brasil é um país lindo, clima ótimo, fora da rota de praticamente todos os desastres naturais que podem acontecer (terremoto, furacão, tsunami, vulcão, etc) tem uma economia cada vez mais expressiva à contexto mundial, e falando daqui da minha região posso dizer que não falta emprego pra ninguém que tenha vontade de trabalhar, os salários não são ruins, e eu tenho a sorte de morar numa cidade extremamente segura, no meu bairro mesmo nunca ouvi falar de assalto, roubo ou coisa assim, tem casas que nem portão tem e é comum as crianças brincarem nas ruas e o pessoal colocar as cadeiras nas calçadas para conversar, os colégios particulares são os melhores do país, mas os públicos (SESI e escolinhas do pré-primário da prefeitura) também são muito bons (tanto no ensino quanto nas merendas hahahaha) a cidade em que vivo até pouco tempo atrás era uma das que mais incentiva a arte/cultura e esporte no mundo (não sei se o titulo ainda continua com a cidade) aqui é possível encontrar cursos gratuitos de tudo o que vcs imaginarem (danças diversas, canto, instrumentos musicais diversos, pintura, artes no geral, e todos os esportes, volley, futebol, natação…) pra qualquer um que seja cidadão da cidade e pra todas as idades, e existem cursos de corte e costura, culinária, computação também geralmente para as mães de família e há muitos cursos específicos para a terceira idade também, tudo sempre gratuito e incentivado pelo município. Buracos não existem, lixos nas ruas menos aind. Bom, eu ficaria horas falando dos pontos positivos daqui, porém o que me irrita aqui nesse país, é ver as pessoas querendo sempre levar vantagem EM TUDO, saber que o país poderia ser muito melhor se não houvesse tanto desvio de dinheiro, é assistir ao filme “tropa de elite 2″ e saber que é tudo verdade, ontem mesmo vi um motorista bebado dirigindo na pista, que quase bateu no meu carro, e um pouco depois, um carro que simplesmente andava na rua ocupando duas faixas, quando de repente o motorista abre a janela e joga um lixo pra fora, quando vejo isso chego a ter vergonha de ser brasileira, por isso eu digo que pra mim, no meu caso pontual, o problema que me faz querer sair daqui são os brasileiros, e isso é algo que o Brasil não vai conseguir consertar… não tenho a intenção de ofender ninguém afinal, também sou brasileira, mas temos que admitir como somos no geral e como acho isso tudo um grande defeito, preferi me mudar daqui (seguindo aquele velho ditado”os incomodados que se retirem”)

    • #44559
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Frabicio,

      @FCelso wrote:

      … estar na fase onde a realidade começa a aparecer e as expectativas de país de primeiro mundo estão ficando para trás.

      de fato, quando se chega num novo País e cheio de expectativas e neste processo, por mais que se informe, elas sao sempre ENORMES, é normal termos esta fase…

      Muito bem colocado.

      Quanto à imagem de primeiro mundo, isso é lenda e criada nos países como o nosso.

      Quando converso com os colegas aqui, tenho a impressao que o “País de primeiro mundo que tinha na minha cabeça” era o Brasil 8O

      Em inumeras coisas estamos “anos luz” deles aqui. Mas isso nao aparece, nao é dito e afinal. Nao viemos para aqui no Qc para isso!

      Inevitavel a comparacao entre o que tinhamos e o que temos, neste processo de mudanca de País!

      E acho que o colega que abriu este topico fez um desabafo no intuito de mostrar da sua maneira, o que muitos nao querem dizer e que honestamente sentiu!

      Sempre vejo isso com bons olhos, mas nunca tomo como “A realidade unica”, mas sim uma delas ;-)

      Atenciosamente

    • #44562
      Ravanello
      Participante

      Das minhas visitas ao QC, eh simplesmente injusto comparar lados;

      ninguem vai comparar a terrivel restricao de tomar uma cervejinha em um parque em um dia ensolarado com a vantagem de saber que a policia nao vai – via de regra – chegar te dando um sopapo antes de pedir seus documentos.

      assim como ninguem vai comparar tentar atravessar a sherbrooke ouest em horario de pico a pe com atravessar a paulista na altura da torre bandeirantes na hora de pico a pe

      assim como comparar as praias do saint laurant com as praias da paraiba.

      a gente decidiu trocar uns por outros, por que escolheu que outros sao melhores que os uns. Claro que tem lado ruim; vc vai ter estigma de imigrante mesmo que nao seja visualmente imigrante por uns anos.

      Meus avos sao imigrantes da italia para o brasil. Meu pai nasceu no brasil. Ele ainda tem sotaque de novela da globo. Na epoca, chamavam-nos de berdinazzis. . . .

      Bem .. eh a hora. Meus avos fugiram da guerra e eu acho que o futuro no canada me trara mais possibilidades de felicidade do que aqui. Simples assim!

    • #44570
      rodrigoo
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      No mais é nao se sentir ofendido se alguém expoe uma opiniao contraria, mesmo que seja assim que recebemos quando lemos.

      Afinal, ler e interpretar é algo EXTREMAMENTE PESSOAL, cada um lê segundo suas experiências.

      Eu acho extremamente importante a discussão e realmente nem sempre podemos ter opiniões a nosso favor. Por isso mesmo faço parte dessa comunidade e leio alguns blogs interessantes sobre o Québec. Se o Fsouza se sentiu ofendido ou descontente com o que eu disse, sinta-se a vontade para me mandar ou MP ou dizer aqui mesmo, como eu disse, alguém que torna a opinião pública está sujeito ao julgamento de outros e eu me incluo nessa.
      Posso dizer que a minha intenção foi expor como eu vejo o tema do post e não ofender o Fsouza que estava desabafando ou qualquer outra pessoa. Posso me redimir se causei alguma tristeza a você Fsouza mas pedir desculpa pela minha opinião, isso não.
      Estou aberto a comentários.
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44571
      DUQC11
      Participante

      Gente! Acho que ninguém que intenta imigrar pensa que o Québec é um reino de algum conto de fadas. E quem já está lá tem todo direito de não gostar de alguma coisa. E quem desistiu de estar lá tem tbm o direito de sempre vasculhar/comparar prá saber se tomou a decisão certa voltando. Tenho certeza que no fundo, no fundo, o maior desafio é consigo mesmo!! A sociedade brasileira é, regra geral, hipócrita e dissimulada, finge que não é racista e preconceituosa, mas é super-racista. Quem tem orientação sexual diferente do padrão, que o diga, e quem é negro tbm que o diga, e pobre então é considerado lixo!! A política é podre, os governantes são infinitamente demagogos, há uma epidemia de consumo de crack disseminada no país que está destruindo muita gente e deixando a sociedade ainda mais doente. As praias do Brasil são lindas, mas não tô afim de abrir um quiosque. Sou funcionário publico, ainda não pedi a conta porque to esperando os vistos, mas êta classe mais desvalorizada!! Enquanto isso, os vereadores e prefeitos fazem a farra!! Sei que isso é regra geral e há exceções, mas são tão poucas……
      Claro que deve até haver alguma falcatrua rolando em alguma Câmara québécoise, mas não deve ter comparação com a politica brasileira….
      Sinceramente eu me preocupo com o Brasil. Gente, a violência está demais!!Pelos menos acho que neste quesito há unanimidade, não? Pelo que sei a violencia no Québec é quase 0. Ou há algum rincão abençoado neste Brasil onde tudo são flores?????
      Abs.

    • #44584
      erikabcoelho
      Participante

      Oi Rodrigoo, tudo bem, e vc?
      Olhe só, manifestei minha opiniao sobre várias coisas em um único post e acabou te dando a impressao que a msg inteira era para vc. Nao era. Nem para ngn em particular.
      Na verdade, eu me manifestei em relaçao à um comportamento que tenho visto em vários lugares, até em encontros pessoais isso acontece infelizmente.
      Aqui na comunidade acontece em bem menor grau e com menor frequencia, mas acontece tambem (Por isso só participo dessa comunidade e de meu próprio blog, desisti de outros “meios” pq. o nível baixa muuuuito!).
      Mas vou falar sobre isso em outro comentário separado para nao “meler” de novo, rsrs.

    • #44585
      erikabcoelho
      Participante

      (Cont. Rodrigoo) No meu primeiro comentário, somente a questao do streetview era relacionado ao seu comentário: Eu adoro o street view, uso muito e já indiquei para um monte de gente lugares usando o street view como ferramenta, acho ótimo poder ter com ele uma melhor dimensao de, por exemplo, tamanhos dos quarteiroes, o ver como é o comercio em determinado local, a aparencia do bairro (uma idéia!), ver se o ponto de onibus é coberto ou descoberto, se é arborizado, e por ai vai…Mas quando li seu comentário, tive a impressao que vc. rebateu a alegaçao do Fsouza, onde ele diz que aqui tem buracos, baseado nas imagens que vc. viu (no caso nos buracos que nao viu!) no Street view. O street view é feito com uma foto de um único momento que o “carro do google” passou, nao acho que sirva para negativar uma coisa que alguém que passa 365 dias por ano (ou mesmo que seja 30!) no lugar que vê com os próprios olhos. E que o que uma foto mostra muitas vezes está longe de ser a realidade. Também nao da para dizer que o que a pessoa tá dizendo é a mais pura (sua verdade), pois o que para ela é muito buraco, para vc. pode ser “alguns buracos”. Mas nos dois casos tem buracos!
      Talvez eu tenha interpretado errado, ou talvez vc tenha dito mesmo. Se eu entendi errado, peço desculpas, se entendi certo, posso discordar assim como vc. pôde se manifestar, e pode discordar da minha discordancia, e assim vai.
      Mais uma coisa: nao acho que quem está aqui seja dono da verdade, mas também nao acho que quem esta no Brasil pequisando tudo e mais um pouco também seja.
      Eu ja vi as respostas que vc. dirigiu ao FCelso e tenho realmente a impressao de que vc. está disposto a ouvir outras opinioes e mesmo opinioes fora do lugar comum.
      Quanto a ofender o Fsousa, somente ele poderá dizer isso, mas nao foi minha intençao dizer(nem mesmo pensei!) “vc. ofendeu o colega!”.
      Obrigada e sorte para vc. também.

    • #44586
      erikabcoelho
      Participante

      apagado = (trecho publicado em duplicidade, sorry)!

    • #44588
      rodrigoo
      Participante

      Já disseram que no Québec tem cidade onde se pode ver muita gente fumando maconha na rua como se fosse cigarro mas aqui já vi isso também.
      Concordo com você DUQC11, o crack está dominando e acabando com o país sobretudo com os mais jovens. Me preocupo demais com essa situação, cada mês são duas operações ou mais da Polícia Federal apreendendo toneladas de crack e agora parece que é um tal de cranck? Não entendi muito bem mas é mais forte que o crack e mata mais rápido. Hoje vi que um grupo de sérvios foi preso em outra operação que levava droga para a Europa.
      Não sei onde isso vai parar.
      Abs

    • #44589
      erikabcoelho
      Participante

      complementando minha opiniao:
      Eu sempre escuto/leio muita gente falar “eu sei que no Canada (ou Québec) nao é uma mar de rosas, mas é bem melhor que aqui no Brasil”. Até ai, sinceramente, eu acho que a frase nao acrescenta nada de novo, todos sabem que nenhum lugar do mundo é perfeito. Quantos dos que dizem saber que aqui nao é um mar de rosas, sao capazes de fazer uma lista de 15 itens, por exemplo, de coisas que faz com que aqui nao seja esse mar de rosas? E se tem a lista, ja sabe como vai resolver? Ótimo! Vai valer muito a pena para essa pessoa mesmo!
      Uma coisa é fato: TODOS mais cedo ou mais tarde, vao vir pra cá e ver que tem buraco e que tem muitas outras coisas também.
      E quando isso acontece a pessoa vem aqui eu imagino, para:
      1) Ajudar aqueles que ainda nao estao aqui a se prepararem ainda melhor. Ela nao vem (ao menos a maioria) para dizer “nao vale a pena imigrar pq aqui tb. tem buraco depois do inverno”.
      Eu vejo isso como algo altruista, mas em vez de ter isso reconhecido, a pessoa começa a ouvir/ler afirmaçoes como se ela tivesse reclamando de barriga cheia, ou nao tivesse se preparado direito, ou que nao é competente, que ela esqueceu dos problemas do Brasil, e por ai vai…Sera que dá mesmo para esquecer dos problemas do Brasil gente? Nunca vou conseguir esquecer os porques d’eu estar aqui. Nem sei se isso é bom ou ruim, mas tanto é verdade (minha verdade!) que eu nunca senti, nem por um segundo, saudade nenhuma do Brasil, nao voltei pra lá desde que imigrei e ficarei sem ir o quanto puder. E sei que tem um monte de gente na mesma condiçao. Entao quando a roda do meu carro prende num buraco e eu falo “tarbaaaaauéete”, pouco importam os buracos do Brasil (Aliás o Brasil já foi pro buraco!rsrs), nao quer dizer que eu esqueci da quantidade nem porque tem buraco no Brasil, nem que eu vou chorar de saudade e achar que nao valeu a pena. Embora aqui tenham buracos, quando a gente cai num, fala um tabauéééte, e segue em frente, tem um buraco aqui, nao ganha rugas por causa disso (se bem que alguns perdem $$$). Mesmo aqui tendo esses problemas, a vida aqui tem outro ritmo (normalmente!) e a gente teve tanto ganho em tantos aspectos que o descontentamento com o buraco na rua dura quase nada. Falei o post inteiro sobre buracos, mas se aplica a qq outro “problema”.

    • #44590
      erikabcoelho
      Participante

      2) Outro motivo que acho que motiva a pessoa a escrever uma opiniao sobre algo negativo que conheceu é um sentimento de tentar achar alguém com um ponto em comum, um apoio, uma forma de saber se nao está delirando, se ela nao está só, que faz parte de um coletivo. Nem vou usar os pontos citados pelo FSousa, até pq ele citou coisas que a mim nao incomoda, mas vou fazer uma analogia com uma situaçao bem simples que eu vivi hoje, vcs. poderao achar até patético, mas vou arriscar assim mesmo, rsrs: O inverno foi surpreendentemente para mim uma estaçao ótima. Para mim pode fazer o frio que for, desde que eu nao tenha que aturar mais que 3 dias de ceu nublado. A estaçao que realmente me faz querer cortar os pulsos (exageraaaada!) é a primavera, é minha 3a por aqui. Nos dias ensolarados da primavera a vida é linda, se vc me encontrar na rua eu estarei saltitante. Claro que eu adoro ver a vida renascendo depois do inverno, as plantas rebrotando, as flores lindas para todos os lados, chego até a sorrir para essas coisas. Mas gente, estamos numa semana uó aqui: 5 dias de céu variando de cinza-cinza à cinza-escuro, chovendo sem parar de garoa a chuva-chuva, com temperatura de +5 fica um frio de lascar. Tem cidades que estao inundadas, o exercito ja foi la para ajudar. E a previsao é de aumento de ao menos 60 cm do nivel da agua.
      Imaginem por exemplo eu vir aqui e abrir um tópico: “Primavera no québec é de amargar, só chove”, só para expressar um sentimento e mostrar minha opiniao sobre a primavera.
      Respostas que eu imagino que o tópico teria:
      Chove, mas nao tem assalto como no Brasil (??????????????) = (eu penso: oh, really? mais…c’est quoi le rapport?)
      Chove, mas as autoridades dai sao barbaras, nao morre gente como no Rio que foram quase 1000 mortos = (eu penso: É verdade, por essas e outras é que NAO fui morar no Rio.)
      Chove, mas nao tem marginal Tiete = (eu penso: mas o transito tb. para!)
      Chove, mas em Sao Paulo tb. chove muito, estamos com 30 dias chovendo direto = (eu penso: nao sei como sobrevivi tantos anos em Sao Paulo. Por isso que quando um nativo fica tentando me convencer que o Brasil é melhor “pq. lá tem sol”, eu mostro foto de sao paulo inundada e digo: ESSE é o verao de lá!).
      Hoje no trabalho, eu nem tinha mencionado nada sobre tempo e recebi um email de uma colega que desejava ao grupo “bonne journée ensoleillée”, mesmo estando um céu horroroso. Lógico que a pessoa foi ironica, ela quis realmente dizer “diazinho de marde, mas tenham força, vamos sobreviver”. Mais tarde recebi um outro onde a pessoa perguntou se tava tudo bem, falei que tava tudo otimo, ainda que a meteô estivesse querendo nos sabotar. Ela respondeu “é verdade, tb. me sinto découragé, tomara que melhore logo! Lâche pas!”. Foi impossivel nao sorrir e agradecer.

      Isso para mim sao atitudes positivas, em torno de uma situaçao que é corriqueira, que nao sao o fim do mundo, mas que sao chatas, incomodam e fingir que nada está acontecendo…bom, é fingir! A palavra é feia por si só, o significado entao, nem se fala.
      ainda na linha da analogia, se alguém vem aqui dizer que chove pra dedéu na primavera, um exemplo de atitude positiva em relaçao ao relato, ao meu ver, seria por exemplo:
      ô fulano, nao sabia que era essa chuvarada toda e tanto tempo, valeu, vou tentar colocar no nosso orçamento “comprar impermeável”, “tomar vitamina D” e “Comprar maquina de luz ultravioleta artificial numa promoçao do Canadian Tire”, rsrs…

    • #44591
      erikabcoelho
      Participante

      Desculpe gente, empolguei de novo e escrevi um jornal, eu ainda tenho esperanças de aprender a ser concisa. :(

      abraços
      Erika

    • #44592
      rodrigoo
      Participante

      Oi Erika,
      Tudo ótimo por aqui, espero que você esteja curtindo o arzinho gelado e gostoso que tem feito por aí esses dias. Aqui só 10ºC de noite e de dia aquele “bafo” de 30ºC.
      Você realmente explicou bem detalhadamente os seus pontos rsrs. Eu concordo com o que você disse até porque o seu blog é um dos que eu acompanho desde o começo dessa jornada que comecei lá por 2009 e você sempre foi honesta e tem muita coisa boa lá mesmo. Sempre acompanho a vida dos que estão lá e tento absorver bastante do que eles compartilham, por mais que não eu não faça comentários fico muito feliz com a vitória dos outros. Quando são brasileiros que passaram tantas dificuldades e que estão vencendo fora do Brasil é uma satisfação grande. Li o post da compra da casa de vocês e lembro que fiquei super contente quando li. Não sabia que era você até ver o seu blog no final da sua assinatura aqui na comunidade uns dias atrás. É muito blog e muita gente, acabei não relacionando, lesei total.
      Essa lista que você mencionou realmente é útil e é assim que devemos agir.
      Enfim, gostei do que você escreveu e não tenho muito o que complementar, acho que atitude positiva é muito importante sim. A pessoa que é otimista e tem aquela mente “vencedora” será assim aqui ou na China porque é a forma que ela enxerga a vida e isso faz toda a diferença do mundo, afinal a vida de todo mundo nessa terra tem altos e baixos, do contrário ninguém estaria aqui para aprender e crescer.
      Isso serve de aprendizado se a pessoa permitir que assim seja na vida dela, acho que acaba fazendo parte do processo evolutivo de cada um.
      Obrigado pelos seus comentários e pelo loooongo relato :) a ajuda de vocês que estão por aí já é imensa!
      Continuemos a trocar ideias :discuss:
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44593
      rodrigoo
      Participante

      Acabei vendo o último post agora e posso dizer que realmente não tinha me colocado na situação da pessoa que está no outro lado. Deve ser um saco mesmo querer colocar para fora em algum lugar o que está sentiendo e começar a ver mensagens dos que estão aqui falando justamente o que você disse. Vou me preparar quando estiver aí no Québec escrevendo sobre a vida.
      Uma tristeza, eu vi sim que em Montérégie já faz uma semana (?) que o nível de água sobe e chamaram agora o exército para ajudar o povo, é uma época complicada mesmo.
      Abraços e boa sorte e boa noite a todos!
      Rodrigo.

    • #44603
      Carlos_Santos
      Participante

      fico contente em ver que o dialogo ficou claro e todos se entenderam ;-)

      Abraços à todos!

    • #44606
      Baratinha
      Participante

      Eu morei na Africa, eu vi gente morrendo de fome na rua. Gente que catava lixo pra comer. Tem gente que mora em montanhas de lixo. Na cidade que eu morei so vim um semaforo , o transito e caotico. A cidade vive em cimna do lixo. A miseria e extrema. Tem gente que come rato pra sobreviver.
      As vezes ,eu acho meio limitado quando alguem fala que tem lixo na rua, pois eu asseguro, sem medo de errar que essa pessoa nao viu o que e lixo na rua. Se nas estradas tem buracos, tem e muitos por causa do efeito do gelo e degelo, mas o pior trecho que passei ate hoje foi na route Marie Victorin, mas pelo menos o asfalto ainda ta la . O pior e ter que passar numa picada, que nem estrada de terra e rezar pra uma mina nao explodir!
      O Brasil e um lugar bom ,mas o Quebec tambem é um lugar bom. O Quebec , eu acho bem parecido com o Brasil, inclusive no quesito corrupcao.
      Sinceramente, pra mim o Quebec é o Brasil que deu certo.

    • #44607
      DUQC11
      Participante

      Oi baratinha! É deste tipo de realidade que falo. E esta Africa do seu relato já tá esbarrando em nós aqui em SP, Rio, BH, e já esta presente em Manaus, Recife, Maceio, Salvador, Brasilia…
      Não quero dizer que seja: “o último que sair apague as luzes!”, porque todos temos entes por aqui, mas o alerta está aí: A COISA TÁ FEIA!!!

    • #44608
      JF
      Participante

      Erika,

      Confesso que fiquei um pouco triste quando li sua primeira resposta nesse tópico, achei um pouco reativa demais. Sempre me identifiquei muito com o que você fala aqui, por isso estranhei… mas depois de ler a explicação mais detalhada, entendi o sentido da sua reclamação.

      É sempre bom ver as coisas por outro ângulo. Obrigada pela paciência de explicar e por incluir mais exemplos. :-)

      O caso da Patinha só prova que cada um vive uma experiência diferente. O que é IMUNDO para um, pode ser uma maravilha para outro. Cabe a cada um ler e pesquisar o máximo possível, filtrar as informações de acordo com seus objetivos e experiências para chegar no Québec um pouco menos despreparado.

      Bom fim de semana pra todos!

      Ju.

    • #44587
      fsouza
      Participante

      Erika,

      Obrigada pelo seu ponto de vista, leio sempre o seu blog, ADORO! Me ajudou e ajuda muito mesmo estando ja em Montreal.Li seu comentario sobre a ROGERS e foi ele que me fez mudar de ideia e pegar o telefone fixo com a BELL.

      Eu sou mulher, só pra constar…rs, desculpem nao ter me identificado antes.
      Só quis dizer que nem tudo sao flores, por exemplo: desde ontem o predio vizinho ao meu faz uma obra interna , com britadeira, ontem foi ate as 4 AM – antes que alguem me xingue, sim liguei pra 911 , sim a policia veio, mas nem conseguiu entrar no predio, só hoje (sao 11:07 PM) pois liguei novamente(nao só eu, todos que moram no predio) a policia me retornou: infelizmente eles estao em obra e nao podem trabalhar durante o dia, e fizemos um acordo pra que eles trabalhem somente ate as 1 AM, isto durará aproximadamente 2 MESES! Sim isso mesmo: 2 meses com barulho de britadeira na cabeça e olha que aqui as paredes sao finas, mas nao estou xingando ou qq coisa do tipo a cidade, só estou colocando pras pessoas saberem que as vezes mesmo num pais de 1 mundo acontecem coisas de 3 mundo.

      Espero que pessoas possam continuar a expor suas experiencias aqui, sendo elas boas ou ruins…

      Fsouza

    • #44613
      fsouza
      Participante

      Pessoal,

      Espero que todos encontrem seu caminho seja aqui ou no Brasil e que ele seja otimo e de sucesso a todos.

      Aqui voce tem que abrir os olhos como no Brasil, tem otimas coisas e coisas BEM piores do que no Brasil. Valeu a discussao, um abraço a todos.

      Erika , gostaria muito de poder te encontrar algum dia, acho seu blog super bem escrito, adoro teus comentarios, voce nem imagina como me ajudou com suas dicas!!! Obrigada! Espero que continue escrevendo…

      FSouza

    • #44614
      Patinha11
      Participante

      Oi pessoal!!

      Ju,vc disse:”O caso da Patinha só prova que cada um vive uma experiência diferente. O que é IMUNDO para um, pode ser uma maravilha para outro.”
      Eu vejo a sujeira e os buracos,inclusive a rua atrás da minha parece rua de pedras de tanto que meu carro pula quando passamos nela!!
      O que deve acontecer comigo,é que vejo pelo conjunto e o resultado pra mim é maravilhoso sim.
      São valores e experiências de cada um.
      Vc disse certo,pesquisar e obter sua própria opinião.

      Quando comento algo negativo no meu blog recebo até mensagens anônimas grosseiras dizendo que estou reclamando pq não quero que venham outros brasileiros pra cá!
      Mas.. eu penso também pra que ficar me queixando se estou onde queria estar e estou realizando os planos que fiz junto com minha família aquí e não no Brasil?
      Não gosto de ficar falando mal do Brasil,mas como a Erika,ainda não tive a menor vontade de visitar o Brasil nesses 2 anos e meio aquí.(fui por questões pessoais relacionadas a minha mãe e não gostei do que reví por lá).

      Baratinha teve uma experiência pesada vendo um quadro gravíssimo em outro país e consegue valorizar o que tem de bom aquí e até mesmo no Brasil.

      Eu morria de medo no RJ,fui assaltada,levei soco na boca do estômago,temos parentes vítimas de bala perdida,outro que faleceu num assalto,etc.. e talvez por isso,viver aquí seja essa tal ”maravilha”pra mim hoje.

      Bom fim de semana pra todos !!

    • #44632
      erikabcoelho
      Participante

      Oi Rodrigoo
      Que bom que ficou esclarecido!
      Obrigada por acompanhar o blog, uma das coisas mais legais de te-lo é exatamente isso, saber que pessoas que o lêem, anonimos ou nao, torcem por nós e ficam felizes com nossas conquistas.
      Será um prazer continuar trocando idéias, só acho uma pena nao poder contribui mais por nao ter muito tempo on line disponivel durante a semana (nao acesso internet na empresa para uso particular nem na hora do almoço, entao a noite acaba ficando curta, rsrs)
      Abraços e boa sorte! :bigups:


      Oi J+F!

      Ainda bem que ficou esclarecido para vc também. :wink:
      Abraços e boa sorte,

      Oi FSouza
      Obrigada por ser leitora do blog e pelos elogios, fico feliz em saber que o blog pode contribuir com outras pessoas, de certa forma estamos apenas passando adiante tudo o que já recebemos e que continuamos a receber.
      Sobre a Rogers, nao vou me extender sobre o assunto aqui pois o tema é outro, mas recebi uns comentários de leitores que tiveram o mesmo problema que nós mas com outras operadoras. Ngn mencionou Bell por enquanto! Se quiser, dá uma lidinha lá nos comments.
      Sobre encontrar, me manda um email ou MP. 8)
      Abraços e boa sorte, tomara que “os moços” terminem logo a obra! :bangwall:

      Erika
      http://www.leslapins.wordpress.com

    • #44642
      Filipevsm
      Participante

      Eu vejo a emigração em geral, pode ser pro Canadá, Austrália, Egito, Brasil (por que não?)… como uma opção que a pessoa dá a si mesma de TROCAR sua realidade por outra.

      Os problemas irão acabar? Nunca. Nós emigrantes, no geral, trocamos a violência e corrupção brasileira por maior segurança e respeito no Canadá, mas em contrapartida, temos problemas canadenses que no Brasil não tinhamos.

      É tudo uma questão de sacrificar algo para receber algo, e qualquer um pode ser feliz com a sua realidade onde for. Até porque, felicidade é algo muito relativo pra cada um, não é verdade?

      Eu prefiro ver relatos assim, negativos, do que os lindos e maravilhosos. A visão pós “primeiro mundo” é mais real, e transparente, e é esta visão que devemos ter quando falamos de emigrar.

      Alguém sabe qual o horário da linha para o país das maravilhas? :)

    • #44646
      FCelso
      Participante

      @Filipevsm wrote:

      Eu vejo a emigração em geral, pode ser pro Canadá, Austrália, Egito, Brasil (por que não?)… como uma opção que a pessoa dá a si mesma de TROCAR sua realidade por outra.

      Exatamente Filipe!

      Outro dia apreceu uma reportagem (de uma série) sobre imigração para Porto Alegre (RS), e relatava a estória de um casal (ele, alemão e ela, espanhola) que escolheu POA a partir de um estudo de imigração que se baseou, entre outros itens, na facilidade de integração com a sociedade local e o clima.
      Acredito que seja assim mesmo, cada um escolhe (quando pode escolher – é o caso dos trabalhadores qualificados imigrando) o que acredita ser melhor para si mesmo.

      Abraço,
      Fabrício

    • #44661
      rodrigoo
      Participante
      erikabcoelho wrote:
      Oi Rodrigoo
      Que bom que ficou esclarecido!
      Obrigada por acompanhar o blog, uma das coisas mais legais de te-lo é exatamente isso, saber que pessoas que o lêem, anonimos ou nao, torcem por nós e ficam felizes com nossas conquistas.
      Será um prazer continuar trocando idéias, só acho uma pena nao poder contribui mais por nao ter muito tempo on line disponivel durante a semana (nao acesso internet na empresa para uso particular nem na hora do almoço, entao a noite acaba ficando curta, rsrs)
      Abraços e boa sorte! :bigups:

      Oi Erika,
      Sem problemas. Você contribui com o que pode afinal a vida segue e é complicado mesmo arranjar tempo sempre. Os seus posts contribuem demais, escreva sempre o que você quiser, quanto mais melhor rs; Tenha certeza que continuarei passando pelo seu blog e torcendo por vocês sempre. Achamos que chegar no Québec é o mais importante mas são tantas etapas, chegar na terra gelada, primeiro apartamento, primeiro emprego, carro, aumento de salário, férias, primeira casa, cidadania canadense…tem tanta coisa que sempre vai ter alguma novidade a postar no blog.

      @Fsouza
      : desculpa ter te tratado por homem, já vi seu post se identificando!
      Boa sorte a todos!
      Abs,
      Rodrigo.

    • #45644
      fsouza
      Participante

      Cuidado com os caloteiros de plantao!
      Em Montreal tem mto nativo que aproveita de nos pobres imigrantes recem chegados, nos dao serviço e depois nao pagam.( inclusive eles anunciam em jornal e sites de emprego).

      Nem no Brasil vi tanta cara de pau como aki!

      Trabalhei 3 semanas e nao recebi! Fazendo web designer.
      Pensei ai foi comigo só, depois conversando com outros brasileiros descobri:

      É MAIS COMUM DO Q IMAGINAVA!

      Ouvi mto: Fasse confiance de moi, je vais te payer. Mas depois dos calotes, dinheiro na frente, senao é vendaval!!!!

      VAI A DICA….

    • #45695
      _TAZ_
      Participante

      Você trabalhou sem fazer nenhum contrato?
      Isso é trabalho no “noir”, sem pagar impostos, etc.

    • #45709
      FCelso
      Participante

      @fsouza wrote:

      Cuidado com os caloteiros de plantao!

      Em Montreal tem mto nativo que aproveita de nos pobres imigrantes recem chegados, nos dao serviço e depois nao pagam.( inclusive eles anunciam em jornal e sites de emprego).

      Nem no Brasil vi tanta cara de pau como aki!

      Trabalhei 3 semanas e nao recebi! Fazendo web designer.

      Isso de fazer sítios para a internet apenas no acerto verbal (sem contrato), minha esposa fez diversas vezes quando estava começando no curso de Design, e levou o calote nem uma nem duas vezes. Em Porto Alegre RS, cidade natal dela.

      Abraço,
      Fabrício

    • #45760
      SANDROMS
      Participante

      Não entendi Fabrício, ela levou ou não calote?

    • #45762
      Filipevsm
      Participante

      Os calotes ocorrem mesmo com contrato? Aí o negócio tá feio mesmo! :(

    • #45766
      van
      Participante

      Oi, pessoal!

      Se eu for comparar com as cidades do subúrbio de Boston e com Ottawa-Gatineau, Montréal é mais suja, mas se eu for comparar com as capitais dos estados do Nordeste brasileiro, com São Paulo, Porto Alegre, Santos e as cidades em volta dessas, Montréal é limpa!

      Não dá para negar que esperamos chegar aqui e não encontrar sujeira nas ruas. Mas a verdade é que tem e é decepcionante, sim. A maior parte do lixo é bituca de cigarro. Não gostaria que isso acontecesse, pois muitas vezes está bem perto da lixeira. Mas não consigo associar o que vejo a uma cidade imunda. Há alguns lugares sujos, mas imundo é demais, do meu ponto de vista.

      Além disso, cada bairro é um bairro… Tem bairros mais nojentos que outros. Eu adoro a limpeza do meu, o que contribui bastante para a beleza dele e tbm foi por isso que o escolhi.

      Nunca, em 4 meses aqui e tendo andado muito mesmo a pé (o que adoro), vi um buraco na calçada. Eu amo o fato de termos calçadas limpas, amplas e planas.

      Há buracos nas ruas, não chegam a ser buracos enormes, na maior parte das vezes são rachaduras. Mas isso eu já sabia pq eu via pelo streetview. A verdade é que talvez tenha mais buracos do que eu consigo perceber, pois eu não dirijo aqui ainda.

      Não tenho nada para reclamar do atendimento do serviço público. Fui sempre bem tratada, bem atendida. O lugar é limpo e tem móveis novos. Falo isso pq é bem menos desagradável ficar numa sala de espera quando ela é bonita… Lembro sempre das vezes que tive qeu ir ao Detran em Santos e sentia uma agonia por ter qeu olhar para os móveis que pareciam ter sido jogados fora pela secretaria de “não sei lá o quê” e para o lodo que subia pelas paredes!

      Quanto ao atendimento de operadora de telefone, tv, etc; nunca tive problemas tbm, mas já ouvi muitas pessoas reclamando do atendimento da Rogers.

      Acho os ônibus bons, nada para reclamar. O metrô é antigo, mas para mim, está em bom estado. O chão é empoeirado, não tem uma faxineira passando um pano a toda hora (como no de São Paulo), mas tbm não vejo lixo pelo chão, pelo menos, nunca prestei atenção nisso. Dentro do vagão já vi lixo, mas não uma imundice. Um pacote de biscoito no chão, um jornal… O que acho absurdo tbm, mas nunca vi algo nojento.

      O transporte público é eficiente, mas por umas 3 vezes o ônibus não passou. Não é que ele não passou no horário, ele não passou mesmo. Fiquei 30 min esperando o próximo…

      Mas o pior mesmo, aquilo que me faz dizer tbm “que nem tudo são flores”, é o fato deles demorarem muito durante o processo de seleção para uma vaga… Demoram para chamar, para selecionar, para responder sim ou não… Eu não contava com essa demora toda. Ponha aí uns 4 meses para conseguir aquela vaga que vc sabe que é sua… rs! Claro que pode conseguir mais rápido, mas hj eu aconselho quem queira vir para cá e batalhar por uma vaga na área de formação (sem ser as que precisam de certificação, equivalência, ordem, etc), a vir com dinheiro suficiente para montar a nova casa e viver por uns 6 meses. Para quem quer trabalhar com qualquer coisa, aí já fica mais fácil, desde que tenha domínio dos idiomas (qualquer um aqui em Montréal é bilíngue).

      Vanessa
      http://twitter.com/VanessaVan_

    • #45772
      FCelso
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Não entendi Fabrício, ela levou ou não calote?

      Oi Sandro,

      Ela levou calote em Porto Alegre quando estava começando na área de webdesign, o pessoal queria que fizese muito por pouco $. E, no caso dos calotes, simplesmente receberam website e não pagaram. Aí ela começou a hospedar os sites desenvolvidos e quem não pagava era colocado em off. Mas isso foi quando ela começou a trabalhar com isso, acho que foi ingenuidade de principiante, acreditar nos acertos sem contrato.

      Abraço,
      Fabrício

    • #45776
      janeneves
      Participante

      Olá Vanessa!

      Obrigada pelo depoimento detalhado.
      É muito bom para quem ainda está “do lado de cá” para entender sua opinião e os porques dela, e com isso estabelecer expectativas realistas.

      Abraços!

      Jane.

    • #45781
      neilasasa
      Participante

      @van wrote:


      Além disso, cada bairro é um bairro… Tem bairros mais nojentos que outros. Eu adoro a limpeza do meu, o que contribui bastante para a beleza dele e tbm foi por isso que o escolhi.

      Desculpe, eu sei que é off topic, mas Van, qual é o bairro que você escolheu?
      Essa dica pode ajudar outros futuros imigrantes como eu!
      Tks =)

    • #45783
      AFFerreira
      Participante

      OI pessoal, ainda estou no brasil, e gosto muito de ler topicos que falam dos problemas do Québec pois de certo modo me ajudam a ficar com os pés no chão, por outro lado quando vejo as reclamações dos problemas do Québec tenho mais vontade de imigrar pois nem os piores problemas que leio no forum se comparam aos problemas que vivo no Rio de Janeiro, sugeira, buracos, problemas com reclamação de serviços, se esses fossem os problemas do Rio eu viveria aqui numa boa, mas conviver com a imensa corrupção dos policos brasileios e andar pelas ruas com medo de ser assaltado o tempo td seja de dia ou de noite, isso sim é problema, trabalho na Sulamerica seguros, a empresa construim um predio novo no bairro do Estacio no Rio de Janeiro, e ter que conviver com o fato do predio onde trabalho tem vidros blindados por ter sido metralhado do morro ao lado, com o fato de dois policas terem sido assacinados em frente ao predio em pleno domingo as 8 da manha, ter medo de andar com minha filha na cadeirinha no banco de traz do carro pelos varios casos de assalto onde a criança e levada ou pior como no caso do garoto que foi arrastado e td o brasil solbe disso. Acho que isso sim são problemas, e po isso quando vejo que os problemas do Québec são vento, buracos, sugeria, fico muito feliz e mais impenhado em imigrar.

      Agradeço a atenção.

    • #45785
      javabeats
      Participante

      Quem quiser reclamar da sujeira de Montreal – ou mesmo de algumas cidades brasileiras – faça o favor de visitar qualquer cidade indiana :)

      O ponto é que a percepção sempre será relativa, já que uma comparação é forçada; eu prefiro pensar diretamente nos critérios: em termos de consciência ecológica, quais cidades são mais “limpas”? E aí o ‘ranking’ de Montréal melhora consideravelmente, não é?

      O fato é que não existe lugar perfeito. Escolhe-se baseado em diversos fatores, muitos deles, ligados à preferências pessoais. Debatê-los de forma incessante é inútil – melhor conferir pessoalmente.

    • #45786
      JF
      Participante

      No fim, o que eu consigo tirar como conclusão é o seguinte:
      Todas as cidades do mundo tem problemas. Cabe a cada um escolher os problemas que prefere enfrentar. E cada um se baseia em suas experiências, seus valores e suas prioridades na vida.

      Simples assim. :-)

    • #46129
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola J+F,

      @J+F wrote:

      …Simples assim. :-)

      nem sempre vemos as coisas claras e simples, apenas porque estamos no meio do problema/situacao e com todas as emocoes juntos…

      Mas concordo contigo!

    • #46467
      marimarimari
      Participante

      Oi pessoal, meu nome é Mariana e estou no forum ainda avaliando se Canada é a melhor opção para mim e para meu futuro marido (estamos juntos há 5 anos, mas sem casar no papel por enquanto). Estou há alguns dias coletando informações e lendo os tópicos (até pra não perguntar alguma coisa que alguém já tenha perguntado). Gostei muito desse tópico aqui, me esclareceu muita coisa. Acho importantíssimo esse tipo de declaração do pessoal que já mora aí, até por uma questão de desabafar mesmo, isso é normal. Eu tenho uma amiga que foi recentemente morar na frança. Quando ela veio nos visitar aqui no Brasil, disse que estava morrendo de saudades e falou tudo o que não gostava de lá. Como ela mora em cidade pequena, o único dentista que tem é horrível, eles pegam o pão com a mão e o queijo ralado também, não tem costureira pra fazer uma baínha e quando tem, eles cobram uma fortuna. Agora… ela passou 15 dias aqui. Quando foi dormir a primeira noite, não conseguiu por conta to barulho da rua e logo que pegou o primeiro trânsito do Rio de Janeiro, ficou morrendo de vontade de voltar logo, mesmo com saudades da família e dos amigos. Ela disse que uma coisa que ela tem é qualidade de vida, coisa que não tinha aqui. Vivia estressada com o trânsito, com o trabalho muito pesado (fazendo hora extra, estresse…) e com medo da violência. Vivia doente, gripada e alérgica. Enfim… o que eu busco é justamente isso, me livrar desse estresse excessivo que vem do trabalho+medo de andar na rua. É uma coisa constante. Passei 15 dias em Santiago do Chile. Lá o povo é muito estressado no dia a dia, mas por conta da segurança na cidade, do silêncio (não se compara ao barulho do RJ) e do trânsito mais leve, acabou o turno de trabalho, as pessoas conseguem relaxar. Para se ter uma noção, tem wi-fi no metrô. Você anda pelos corredores do metrô e vê pessoas com macbook na maior tranquilidade acessando internet. Por outro lado, é uma cidade absurdamente poluída, de noite minhas unhas ficavam pretas só por causa disso. Além disso, tem atividade sísmica elevadíssima. Enfim… sempre temos que ponderar tudo isso. O que mais me incomoda no Brasil é a mesma coisa que incomoda a maioria das pessoas que vão pro Canadá. Só estou ainda avaliando qual seria a melhor maneira de ir (porque nunca fui, não conheço, não sei se vou gostar), qual a melhor região (estou ficando apaixonada por Montreal ahah), cidade e se iria mesmo para o Canadá ou tentaria Europa (que está passando por uma crise severa). Estou analisando todas as possibilidades. Obrigada pelos seus relatos. Acharia bacana que vocês pudessem dizer qual bairro moram e as peculiaridades de cada bairro também, assim como eu, outras pessoas que não conhecem e estão pensando em ir, podem ter a mesma questão.

    • #46468
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Mariana,

      seja bemvinda ao nosso forum.

      @marimarimari wrote:

      ….Estou há alguns dias coletando informações e lendo os tópicos (até pra não perguntar alguma coisa que alguém já tenha perguntado).

      obrigado! Se todos fossem assim….

      @marimarimari wrote:

      ……..Acharia bacana que vocês pudessem dizer qual bairro moram e as peculiaridades de cada bairro também, assim como eu, outras pessoas que não conhecem e estão pensando em ir, podem ter a mesma questão.

      eu acho que existe algo parecido por aqui na CBQ…. vou ver se acho.

    • #46469
      marimarimari
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      eu acho que existe algo parecido por aqui na CBQ…. vou ver se acho.

      Oba, estou aguardando. :mrgreen:

    • #46470
      Carlos_Santos
      Participante

      @marimarimari wrote:

      Oba, estou aguardando. :mrgreen:

      conheces a ferramenta de busca??? :lol:

      aqui algumas dicas:

      aqui Québec como um todo:

      http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/forum.html?f=36

      Boa leitura!

    • #46471
      marimarimari
      Participante

      ah, eu pesquisei com a palavra chave “bairros” tanto aqui quanto no outro forum, o viver em montreal. Não apareceu muita coisa. :oops: Mesmo assim, obrigada! :mrgreen:

    • #46472
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      perfeito Marimari
      Eu e minha esposa tb pesquisamos muito antes de tomar a decisão de migrar para o canadá exclusivamente pela qualidade de vida que lá existirá, mas problemas do cotidiano tb haverá como toda grande metropole, porém numa escala muito menor que aqui no Brasil
      E tb tenho a mesma dúvida que vc em relação ao bairros de Montreal.

      Carlos
      o link que vc enviou é muito antigo (2006, acho q deve ter mudado alguma coisa como o metrô chegando até laval ou coisa mais)
      Existe algo mais atualizado?
      As pessoas que hj estão lá poderiam nos atualizar dos bairros de Montreal?

      Muito obrigado

    • #46474
      fsouza
      Participante

      Marimari,

      Montreal é sem duvida bem mais tranquila do que o Rio ou SP. No começo, você assusta um pouco, lógico nada é perfeito e talvez por criar uma grande expectativa…

      Na minha opiniao, tem mto brasileiro q nao concorda, mas
      Eu recomendo você procurar pela linha do metro verde.
      Ao sudoeste. Guy concordia, atwater, place des artes etc.

      Na minha opiniao o lado oeste é melhor do q o leste.
      E o sul melhor do que o norte.

      Tem NDG , perto da estação villa maria, que é bem bom.Nao é caro.
      Eu gosto de angrignon tbm.Lá tem um parque mto bonito.Lá é bem tranquilo.

      Eu aconselharia a voce alugar algo já estando aqui em Montreal, acho importante verificar a limpeza e a manutenção do ape antes de aluga-lo.
      é facil , tem bastante oferta. O dificil é arrumar um fiador, se vc ainda nao tiver conhecidos aki. Mas tem alguns proprietarios que nao pedem…
      No meu caso ele me pediu e tbm dei 1 ano de cheques pre datados. Eu sei q a lei quebeca nao permite isto, mas só consegui alugar assim. Conheço mto gente q teve q pagar 3 meses a vista. No meu caso eu paguei 1 só. E predatei os outros. Aqui se vc nao paga o aluguel na data certa, o proprietario pode te expulsar do ape. Pelo menos foi o que me disseram aki…

      Boa sorte, aqui é bem tranquilo, tem problemas sim, mas onde nao tem?
      Na minha opiniao , no momento , com esta crise global, a europa está mais dificil de se arrumar um emprego e se estabilizar do q o Canada. Nao q o Canada esteja facil de se arrumar emprego. Eu acho q o Canada está sofrendo sim com a crise dos eua.

      Boa sorte!
      Fsouza

    • #46475
      marimarimari
      Participante

      Fsouza, gostei das dicas. Acabei lendo diversos tópicos sobre bairros. Os que mais gostei foram: Plateau (dependendo da região, parece legal, né?), NDG (achei o mais interessante), Outremont e Rosemont.
      Estou ficando cada vez mais motivada a ir, por diversos motivos. Iria com boa grana extra pra procurar apto já por aí mesmo. Tenho uma conhecida francesa que mora em Montreal, e acho que poderia nos ajudar bastante tb.
      O legal é que somos um casal sem filhos e topamos alugar um studio e juntar dinheiro para ir crescendo aos pouquinhos, quem sabe ir pra um lugar maior depois. Somos bem urbanos e preferimos transporte coletivo ou a pé mesmo do que carro. O ideal é morar em local com comércio perto, onde dá pra fazer as coisas a pé, e de preferência que tenha um café que possa ser o nosso point… ahahahahah. Moro em um local assim e isso é o que eu mais gosto de fazer por aqui: tudo a pé.

    • #46477
      Carlos_Santos
      Participante

      @Rodolfo e Giseli wrote:


      Carlos
      o link que vc enviou é muito antigo (2006, acho q deve ter mudado alguma coisa como o metrô chegando até laval ou coisa mais)
      Existe algo mais atualizado?
      As pessoas que hj estão lá poderiam nos atualizar dos bairros de Montreal?

      otima idéia Rodolfo ;-)

      Nao se esqueca de dar uma olhada também nos sites da STM na internet :idea:

    • #46505
      Rodolfo e Giseli
      Participante

      perfeito Carlos

Visualizando 56 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.