Migrando com a familia Francisação, bolsa e ajuda do governo

Home Fórum Off-Topic Mensagens Interessantes Migrando com a familia Francisação, bolsa e ajuda do governo

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      Anonymous
      Participante

Bom dia amigos,
      Na ultima palestra em que estive na cidade de Campinas, Madame Tandel, diz sobre auxlio do governo para que tem filhos pequenos (Bebê, com 1 ano, 2 anos, 5 anos, etc…). Hoje li o topico sobre a Francisação aí vem a pergunta:

– Casal com uma filha de 6 anos e outra de 4 meses chega a Drummondville (nivel de Francês basico – oral), fazer a francisação em tempo integral com bolsa + auxilio ou francês tempo parcial + subemprego até nivelar o francês ?
      – Alguém já passou por isso ou algo similar ?

Não conheço direito este auxilio do governo, alguém que está no Québec, já recebeu este auxilio ? digo isto porque, apesar de estar garantido financeiramente (com minhas economias), por um certo periodo não sei o dia de amanhã e penso que uma vez dedicando-se ao francês (francisação tempo pleno) vou desenvolver a lingua mais rapidamente aumentando em muito a possibilidadede conseguir emprego na minha area.

Grato

SANDROMS
      Participante

Tenho amigos que passaram por isso.

1. A francisação em tempo integral paga uma bolsa, mas só quando tem aula, feriados e intervalos não são pagos. O valor não é muito alto (não sei muito ao certo pois não foi o meu caso) mas um casal vai pagar o aluguel e vai sobrar um troco.

2. Fazendo a francisação em tempo integral é muito difícil trabalhar, pois não dá tempo e é extremamente cansativo. Mas não é difícil conseguir um survival job (que não é sub-emprego!!!) principalmente no comércio, mas aí o francês tem que ser no mínimo intermediário. Vc vai recerber entre 10 e 12$ a hora.

3. Se a mãe da criança em idade pré-escolar faz a francisação em tempo integral, os custos da garderie são pagos pela francisação (não sei se é 100% mas é quase);

4. Independente do casal estudar ou não o governo te paga auxílios financeiros para as crianças, proporcionais a sua renda declarada nos anos anteriores (vc assinará um termo dizendo qdo ganhou no Brasil nos últimos 2 anos). Esse auxílios são:
      a. retorno da TPS/TVH – auxílio federal que consiste em devolver parte do imposto que vc paga a cada compra; (uns 150$ por trimestre)
      b. Auxílio guarda 100$ por criança em idade pré-escolar;
      c. Prestation fiscale canadienne pour enfants – ajuda do governo federal para crianças, de 200 a 350$ por filho;
      d. Prestation fiscale pour le revenu de travail – tipo um imposto de renda negativo
      e. soutien aux enfants – auxilio do quebec às crianças – veria de 200 a 400 por filho por trimestre;
      f. tem outros que não conheço bem: como prime au travail… poupança para estudo das crianças com participação do governo (tipo vc poupa 1000 o governo te dá mais 500). etc…

Benefícios federais:
      http://www.cra-arc.gc.ca/bnfts/menu-fra.html
      Benefícios quebec:
      http://www.revenu.gouv.qc.ca/fr/citoyen/clientele/parent/naissance_adoption/soutien_enfants.aspx

Gus_23
      Participante

Sandro… Excelente post! Aliás seus posts normalmente são muito bons! as vezes me pergunto como vc e outros usuários aqui da comunidade (como carlos, patinha e etc.) acham tempo ai no Québec pra colaborar tanto!

Por acaso eu estava hj procurando info sobre isso. Em pouco tempo estarei ai e nossa reserva não é tão boa quanto deveria.. Pagando os custos da viagem devem sobrar uns $8.000 CAD. Meu francês é básico, meu inglês é fluente e minha esposa está entre o básico e intermediário em ambos. Nossa idéia era ela fazer a francisação integral e eu parcial + survival job ( comercio mesmo) até meu nível melhorar.
      Mas agora vendo o dia da mudança chegar dá uma boa insegurança quanto a possibilidade do nosso plano dar certo!! Antes de microbiologista, trabalhei uns 7 anos com suporte geral e em redes – TI. Vc que desenvolvedor Java, como é o mercado pra quem fala bem mais Inglês que francês? Será que consigo algo melhor que 10$/hr?!

Carlos_Santos
      Participante

@Gus_23 wrote:

Sandro… as vezes me pergunto como vc e outros usuários aqui da comunidade (como carlos, patinha e etc.) acham tempo ai no Québec pra colaborar tanto!

Na realidade, eu retribuo a ajuda que aqui recebi.

Muitos colegas aqui dizem que é tempo de passar à outra etapa, viver aqui toma tempo, etc, etc, …. nao julgo ninguém com este comentário, mas sempre me questiono a mim mesmo sobre o assunto.

De fato, acho que o que me faz continuar a ler e escrever aqui na CBQ é que gosto de ajudar os outros! e é fato que isso pode ser feito em qualquer lugar, nao so aqui na CBQ.

Sempre me coloco na pele de quem esta aí no Brasil, como alias estava até 2007, e ávido por informações que pudessem me ajudar a estabelecer um bom plano de chegada aqui.

Felizmente, vários reforços sempre chegam e contribuem aqui na CBQ, estou sempre acompanhando e observando. Isso me deixa super contente ;-)

Nao quero citar nomes pois sempre podemos esquecer alguém e isso sempre causa constrangimento. Sintam-se todos reconhecidos!

SANDROMS
      Participante

Gus,

acho que como analista suporte vc pode ganhar entre 15 e 20 a hora no primeiro emprego. Se seu inglês em bom ou muito bom ou fluente, vc tem um mercado excelente em Montreal. Algumas empresas vão te exigir o francês básico, outras nem isso, se sair do centro de Montreal o francês já se torna obrigatório e o inglês vai perdendo a importância.

Carlos,

Assino embaixo!

Anonymous
      Participante

A Francisacao em tempo pleno para em torno de CAD 120 por semana. Mas como ja comentado, quando há feriados ou férias, nao é pago.
      Héa bastante demanda de programadores especializados em Java neste momento. Se tem ingles, as chances sao boas. Se o frances é basico, o ideal seria conciliar trabalho nesta area, em empresa que nao exija nivel alto de frances + francisacao em tempo parcial (que nao paga bolsa). Afinal, como tb. já foi dito, nunca se sabe o dia de amanha.
      O soutien aux enfants e a prestation canadienne pour garde d’enfants, respectivamente provincial e federal, pagam em torno de 230/mes para primeiro filho, um pouco menos para os segundo. a ultima vez que consultei a tabela, so pagava até o terceiro filho, sendo que para este terceiro o valor era bem menor, em torno de CAD 80,00.
      Atençao: os valores nao sao pagos mensalmente, citei apenas uma media. A periodicidade dos depositos sao bem diferentes entre provincial e federal.

abraços
      Erika

Gus_23
      Participante

Valeu a Força gente! A francisação será realizada, mas provavelmente em tempo integral pela minha mulher e em tempo parcial por mim, com algum emprego durante o dia. A primeira opção é Microbiologia, a segunda é TI e a terceira é o que pintar! ehhehe! Tenho planos de fazer um PhD , estou em contato com um professor da UdM, mas isso depende de bolsa.. e é muito provável que nao saia até o próximo inverno.

Muito Obrigado pela força gente!

Patinha11
      Participante

Gus…
      Faço minha as palavras de Carlos.
      Lembro muito bem de minhas dúvidas e questionamentos antes de virmos e nao saberia agir de outra forma senao compartilhando minha experiencia com quem esta longe ainda na esperança de estar minimizando as surpresas desagradaveis ao chegar por simples falta de informaçao.Nem tudo se encontra em sites oficiais,poucos podem vir e conhecer antes onde viverao,costumes e etc.

Mas confesso que faço mais por mim mesma do que pelos outros,pois o prazer em ajudar é sem dúvida enorme e muitas vezes maior do que o de receber a ajuda.

Ia esquecendo;mesmo atrasada,boas festas de fim de ano para todos!
      :D

milenanzi
      Participante

Auxilios que eu já ouvi falar:
      1. Soutien des enfants (provincial e federal) – Eu recebo o aproximadamente 500$ mensais por uma criança, sendo que o Quebec manda a cada 3 meses. Outro detalhe, envie os formularios somente após estar seguro que esta tudo correto. Estou aqui a 5 meses e das pessoas que chegaram na mesma epoca que eu (amigos da francisação) ainda não estão recebendo devido terem enviado dossie incompleto.
      2. Reembolsamento antecipado de Frais de garde – é como uma restituição antecipada do imposto para pagar garderie. Como não conseguimos uma vaga p/ nosso guri em uma garderie de 7 $, recebemos 75% (varia de acordo com sua renda no ano corrente). Os depositos são feito a cada 3 meses.
      3. Ajuda do MICC para pagar a guarderie de filhos de alunos da francisação. O valor atual é de 7$ por dia e ambos devem estudar ou trabalhar em tempo pleno.
      4. Já ouvi que existem lugares que distribuem alimentos.
      5. Sei que existe ajuda para pessoas que estão com dificuldades financeira. Vc não pode solicitar antes de completar 3 meses de Quebec. Não conheço o valor aqui, mas em uma outra provincia, um conhecido precisou e recebeu mensalmente +/- 1100$.
      6. Ia me esquecendo, 120 por semana na franccisação

Carlos_Santos
      Participante

@milenanzi wrote:

4. Já ouvi que existem lugares que distribuem alimentos.

até aonde eu sei, nao é o governo que distribui, e sim organizações religiosas ou caritativas, destinadas à quem realmente precisa de alimentos pois nao tem como viver dignamente.

As campanhas de final de ano destas instituições estavam na TV pedindo alimentos pois o numero de pessoas atendidas tem aumentado à cada ano e os estoques quase vazios. A campanha de arrecadacao de $$$ teve 100 mil CAD ARRECADADO A MENOS ESTE ANO!

Nao vem dos impostos que pagamos ao governo, vem da caridade e solidariedade da população aos que nao tem como viver com o salário que ganham (sim, cada vez mais trabalhadores vivem abaixo da linha de pobreza aqui no Québec, isso tb existe aqui.)

Cada um com sua consciência…..

atenciosamente

Patinha11
      Participante

Sim pessoal,os orgaos de caridade tem pedido ajuda direto pq a reduçao das doaçoes foi bastante mesmo,isso tem saído nos jornais frequentemente.
      Infelizmente alguns brasileiros pensam que é o governo quem oferece e ainda para os imigrantes em especial,mas nao é o caso nao.
      Cada um sabe de si e de sua necessidade.

Soubemos através de uma amiga que é assitente social de um caso que deixou uma colega quebecoise constrangida pois ela foi levar a cesta de alimentos na casa de um casal inscrito e chegando lá viu que eles tinham TV LCD na sala dentre outros confortos materiais que nao condiziam com o pedido de ajuda alimentar que haviam feito.
      Infelizmente eram brasileiros e em Gatineau.

Vamos cuidar de nossa imagem por aquí pra nao parecer que somos aqueles famosos ”espertos” que nós mesmos criticamos no Brasil.
      :?

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.