Meu Endereco apareceu no E-cas!!!!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal E-CAS Meu Endereco apareceu no E-cas!!!!

Visualizando 368 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4817
      Larissasantos
      Participante

      Hoje apareceu lah!!!!  :D

      Eu sei q nao eh garantia nenhuma mas melhor q nada.

    • #16571
      Javs
      Participante

      Ola Larissa,

      não quero te dar falsa esperança de que os seu pedido de exames esta a caminho, mas no meu caso o dia da postagem do pedido foi o dia em que o meu endereço apareceu. Pode ter sido Coincidência.

      Qual foi o dia da abertuta do seu processo federal?

      Abraços!
      Julio

    • #16573
      Larissasantos
      Participante

      Nossa Julio!!! Tomara q aconteca o msm comigo!!! hehehe

      O processo federal foi aberto no dia 01/feb/07.

    • #16578
      AleBHZ
      Participante

      Oi Larissa,

      parabéns pelo aparecimento no e-cas.

      Afinal, cada passo dado em direção ao Québec é um motivo a mais de comemoração, n’est-ce pas?

      Não vejo a hora do meu endereço aparecer tb. Mas sei que ainda vai demorar um pouquinho.

      Abraços,

      Alê

    • #16579
      carol.
      Participante

      Parabéns Larissa,

      sei como cada sinal, nesta fase do processo, é importante pois é uma fase praticamente sem notícia e nossa ansiedade vai a mil…

      Abraços,
      Carol

    • #16580
      kggarcia
      Participante

      Qual é o site que acesso o e-cas?

      Obrigado

      Karlos

    • #16583
      Carlos_Santos
      Participante

      basta digitar no google.ca que vc acha!

      boa sorte mas não se fiem nele!  temos relatos que provam justamente o contrario do que aconteceu com o Julio!

    • #16591
      carol.
      Participante

      O meu caso foi parecido com o do Júlio,
      algum tempo depois que apareceu o meu endereço, recebi a carta. :bigups:
      Abraços
      Carol

    • #16593
      Larissasantos
      Participante

      Legal Carol!!! Valeu pela forca!  :D

    • #16602
      Nara
      Participante

      Oi Larissa!!

      Parabens pela data!! ehehehe
      O meu processo foi aberto dia 28/12/06 e até agora não pareceu a data no e-cas. E nada de exames médicos tb… Sem querer morgar ninguem… mas eu to acompanhando o grupo canadaimmigration do yahoo agora os exames estão levando uns 5 meses para chegar. Mas pode ser que o seu caso seja uma exceção à regra e chegue logo essa semana.

      Boa sorte!!

    • #16606
      AleBHZ
      Participante

      Será que existe a possibilidade desta demora de 5 meses ter sido causada pelas férias do pessoal do Consulado, provavelmente em janeiro ou fevereiro?

      Ou será que realmente a demanda está tão alta e os processos estão todos atrasados?

      O tempo médio de espera daqueels que receberam o visto até o início do ano foi de 4 meses.  :(

      Vamos fazer uma campanha pela volta dos 4 meses!  :D rsrsrs  :lol:

      Abraços,

      Alê

    • #16627
      Larissasantos
      Participante

      Aeeeeeeeee!!!!!!!!! Meu pedido de exame medico acabou de chegar!!!!

      :D  :D  :D  :D  :D

    • #16631
      carol.
      Participante

      Parabéns Larissa,
      Foi muito rápido comparado com os outros processos de fim de ano,  :D  :D
      Um abraço,
      Carol

    • #16634
      Erasmo
      Participante

      No nosso caso, o Processo foi completado e já consta no eCAS…

      Parece que estão atualizando mas, cada caso é um caso.

      Abraços!

    • #16636
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns Larissa!!!

      Tomara que comece logo a chuva de Pedidos!!!  :lol:

      Abraços,

      Alê

    • #16638
      JeffersonAV
      Participante

      Nossa!!!    :D

      Minha esperança voltou… meu endereço está lá desde início de janeiro e o meu processo foi aberto em 29 de dez. … mas até agora necas de pedido.

      Mas é bom saber que eles estão chegando…

      Abraços,

    • #17051
      Fabiocb
      Participante

      Olá Larissa,

      Parabéns pela conquista, imagino a felicidade e estou tentando não criar nenhuma espectativa, ainda mais depois do que o Jefferson relatou, mas desde ontem meu endereço começou a aparecer no E-CAS, até me assutei na hora que vi.
      Bom estou torcendo para todos pois adoraria ver uma grande comunidade brasileira em Québec, mas uma comunidade integrada e não “gethorizada”.

      Boa sorte e abraços e a todos,

      Fábio

    • #17053
      MVPS
      Participante

      Pessoal,

      Pelo que entendi, a Larissa deu entrada no processo federal em fevereiro e já recebeu o pedido de exames médicos, é isso mesmo????

      Caramba, eu dei entrada 27/12 e até agora nada!!!!

      Será que esqueceram de mim???    :cry:

    • #17057
      AleBHZ
      Participante

      Esqueceram não MVPS,

      esta fase demora mesmo, e eles vão enviando os pedidos aos poucos, quase pingando…

      Uma vez eu escrevi (brincando), que a razão deles pedirem tantas fotos, é para eles brincarem de jogo da memória.
      Eles viram as fotos de todo mundo para baixo e embaralham. Qdo eles tiram 2 fotos da mesma pessoa, eles enviam os pedidos de exames dela. kkkkk

      Brincadeiras a parte, o que podemos fazer é continuar esperando e torcendo para que cheguem logo, pois qto antes os de vocês chegarem, melhor para a gente, (entrevistas de abril/2007).

      Abraços,

      Alê

    • #18133
      anacoxabranca
      Participante

      Oláaa!! Hoje meu endereço apareceu no E-cas!! Sou da turma das entrevistas de abril!!!

      Apesar de que acredito que tenha aparecido lá em função de termos solicitado a alteração do nosso endereço…  :?

      Bom, mas é isso!!

      A cada mudança, um novo suspiro!

    • #20485
      jrsp
      Participante

      Olá a todos!

      gostaria de saber se existe alguma ligação entre o aparecimento do endereço no e-cas e algum tipo de evolução no prodesso federal.
      Já procurei em postagens anteriores e sempre estão ligadas a pedidos de exame médico mas, nas mais recentes, vêm aparecendo o endereço rapidamente no sistema? Como isto funciona?

      se alguem souber alguma novidade,

      obrigada,
      Camila

    • #30376
      Patinha11
      Participante

      :) Hoje apareceu nosso endereço no e-cas !!
      Pode ser que não queira dizer nada,porém é bom ver alguma alteração no processo nesse tempo de espera pelos exames médicos…(olhava dia sim dia não!)
      Eita ansiedade !!!!!!!!!!  :?

    • #30379
      Marisalpa
      Participante

      Parabéns Patinha….
      Essa ansiedade nos mata..
      Olho todo dia e nada até agora
      Bjs

    • #30380
      Patinha11
      Participante

      Marisa !Obrigada querida !! estou esperando vc aparecer no MSN hein??
      Vamos combinar de procurar um  :angel: bom Centro lá?o que acha? Uma amiga que já está em Laval há um ano encontrou um que gostou muito…
      Bjs

    • #30385
      Marisalpa
      Participante

      Que ótima notícia… adorei e sei que não conseguiremos ficar sem frequentar um
      Desculpa mas ando correndo tanto que quase não estou com tempo para o msn os meus amigos andam reclamando bastante rsss
      Bjks

    • #30400
      Espektro
      Participante

      Fazia muito tempo que não olhada o e-cas, o meu endereço ja está aparecendo também…

      Processos andando…. :D

    • #30401
      milenanzi
      Participante

      Parabens Larissa

      Parece que depois que se envia os exames, o processo se completa mais rapidamente.
      Espero que agora eles enviem bastante pedidos, pois a espera é angustiante.

      Abraços

      Milena

    • #30403
      Patinha11
      Participante

      Parabéns Spektro !!
      É bom ver as coisas caminhando,não é mesmo??
      Abçs.

    • #33516
      pjotal
      Participante

      so pra facilitar.. segue o endereco do eCAS.

      http://services3.cic.gc.ca/ecas/authenticate.do?app=ecas#

      no site do CIC o link esta disponivel em Home > On-Line Services > Client Application Status

      caso mesmo assim nao funcione.. a dica eh procurar no site do CIC (ou em blogs) por ‘ecas’ ou ‘Client Application Status’.

      espero que ajude.

    • #33537
      willgoes
      Participante

      Pessoal E-cas é uma furada, não contem com ele para quase nada, ele só serve para vc saber que o seu endereço está correto e caso nao esteja vc entra em contato com o consulado pra corrigi-lo.

      Quando o meu endereço apareceu, só recebi a solicitação dos exames médicos 2 meses depois, sem contar que já enviei meu passaporte pra ser “carimbado” e ainda está lá a seguinde e esclarecedora informação: “In Process” kakaka…

      Sorte a todos, Will Goes.

    • #33539
      SANDROMS
      Participante

      Will,

      no meu caso o e-cas bateu certinho… uma semana depois de aparecer o endereço veio o pedido de exames… ele ficou In Progress até o visto ser emitido aí mudou para Decision Made.

      Ele só conclui qdo da emissão do CRP. Mas tem gente morando no Canada cujo e-cas ainda está In Progress….

      Sandro.

    • #33791
      Alvaro
      Participante

      Oi Sandroms, mas seu processo é de quando?
      Minha carta de abertura do processo federal é do final de dezmebro (30). Meu nome no e-cas apareceu na primeira semana de janeiro. Estou quase comlpetando meu primeiro mês de espera da segunda etapa e tudo o que sei é que ainda estou “In Progress” e nem sinal de nenhum pedido.

      Abraços

    • #33793
      Patinha11
      Participante

      Mesmo não querendo dizer nada a mais… nosso nome apareceu no Ecas e 30 dias depois recebemos os pedidos de exames médicos em casa.
      :)

    • #34370
      Alvaro
      Participante

      O meu endereço apareceu hoje!! UHU!!!

      Mas Patinha11…30 dias?
      tava imaginando na mesma semana…sera que é viagem?

      bom…moro do lado de Sp, então não tem tantos motivos pra demorar…espero.

      qdo chegar eu posto um anuncio

      xxxxxxxxx

    • #34503
      Anonymous
      Participante

      Finalement!
      Hoje, apareceu o nosso endereço no e-cas! Agora, que venham os pedidos de exames médicos, hehehehe.
      Pelos relatos aqui, o povo que tinha visto o e-cas na segunda passada recebeu o pedido na quinta/sexta.
      Arre!

    • #34506
      Malaman
      Participante

      O nosso endereço apareceu no E-CAS na segunda, na quarta estava o exame na porta.
      Faremos os exames amanhã em SP.

      Ricardo

    • #34507
      Malaman
      Participante

      O nosso endereço apareceu no E-CAS na segunda, na quarta estava o exame na porta.
      Faremos os exames amanhã em SP.

      Ricardo

    • #34536
      Alvaro
      Participante

      Meu pedido chegou!!
      UHU!!!!!!!!!!!!!!!

      dia 20.03.2009
      abraços

    • #35094
      sabrinaxgimene
      Participante

      :D Meu endereço apareceu hoje!!!! Uhuuuu espero receber logo o pedido dos exames!!! Eita ansiedade!!!  :D

    • #35096
      Malaman
      Participante

      Oi Sabrina, parabéns ! Agora é rapidinho… Boa Sorte !

    • #35098
      fabiolabvalio
      Participante

      Parabéns, pessoal!! Tá chegando!!

    • #35099
      Anonymous
      Participante

      @sabrinaxgimene”;p=”29950 wrote:

      :D Meu endereço apareceu hoje!!!! Uhuuuu espero receber logo o pedido dos exames!!! Eita ansiedade!!!  :D

      Tomara que o pedido chegue logo mesmo. Vai fazer 1 mês que o meu endereço apareceu lá e até agora, nada …

    • #35101
      sabrinaxgimene
      Participante

      Obrigada Ricardo e Caia e Fabiola…. Taz realmente sei que pode demorar um pouco… mas só de saber que estão analisando o projeto já dá uma alegria, acho esta parte do federal mais angustiante… pois dependemos total de outras pessoas, espero que vc seja chamado para fazer o exames logo também.

      Boa sorte. :wink:

    • #35117
      lidianestrela
      Participante

      Já Sabrina?????? Que maravilha!!!!!!! tomara que seu pedido dos exames chegue rapidinho!! Era bom mesmo que eles dessem uma agilizada agora até o meio do ano, eu ficaria feliz demais! hehehehe
      Maaassss, ainda tô na expectativa da carta de abertura do processo federal =(

    • #35128
      Agapi
      Participante

      Sabrina, parabéns!!! Sei que o meu processo foi aberto há pouco tempo, mas, fiquei viciada em entrar no site do escritório de imigração e já me acostumei com o texto: In Progress.

    • #35253
      AnaHesse
      Participante

      Será que sou a única que não recebeu a carta de abertura mas já está no e-Cas com endereço e tudo? Liguei hoje para saber se tinham recebido meus documentos, porque chegaram lá no dia 2 de abril de acordo com o Sedex. Maura me informou o número do processo, entrei no e-Cas, e lá está já meu endereço, além da data de abertura de 15 de abril. Eu, hein?

    • #35255
      AnaHesse
      Participante

      Ei, fiquem atentos. Acabo de falar novamente com Maura e ela havia descoberto que a carta havia sido enviada para o endereço errado devido a um erro de digitação que está reproduzido inclusive no eCas. Vão enviar novamente a minha carta.

    • #35265
      petula
      Participante

      uau, essa assustou! imagina se você não fosse atenta? os pedidos de exames iriam pra lá, erradíssimos!
      bom, provavelmente entraremos todos na próxima leva de pedidos de exames. ai, que agonia!

      boa sorte (e relax na espera) pra nós!

      []s
      p

    • #35267
      VictorGalves
      Participante

      Alguém sabe, mais ou menos, quando será a próxima leva? Eu mandei, dia 19 de janeiro, os papéis e meu endereço já aparecia no E-Cas no dia 27 de março.  

      Estou numa agonia…

    • #35268
      sabrinaxgimene
      Participante

      Olá Victor… nossa eu não tenho idéia, mas adoraria saber…. o que me deixa um pouco mais ansiosa é saber que vocês de Janeiro ainda não receberam… eu dei entrada em abril…. ai fico pensando que vai demorar um eternidade para que eles me enviem o pedido….  :cry:  :cry: … estou aqui numa ansiedade de matar…. quero ir logo para Montréal…. estou a quase 7 meses longe do namo (que está lá) é muita coisa 8O.

      Bom desejo sorte a todos nós nessa espera de matar!!!!  :roll:

    • #35269
      AnaHesse
      Participante

      Sabrina, o tempo de espera é muito relativo. Se você olhar em outros tópicos, vai ver que várias pessoas que enviaram entre dezembro e janeiro já receberam o pedido dos exames desde aquela época (no máximo em março). Cada caso é um caso. Além disso, as pessoas que vêm aqui no fórum representam uma porcentagem mínima de todos os que estão no processo. Você vê que o seu endereço apareceu rapidamente no eCas (o meu também), enquanto outras pessoas esperam até um mês (ou mais) por isso. Como eu disse, cada caso é um caso.

    • #35270
      petula
      Participante

      Eu ia dizer bem o que AnaHesse falou. E acho que seremos todos processados juntos na próxima leva, com gente de início de janeiro a, se bobear, maio.
      Vai todo mundo!
      Quanto ao namorado… Skype e Skypeout nele!
      :)

    • #35271
      sabrinaxgimene
      Participante

      Ana, Petula… é sei bem que é tudo muito relativo mas a gente sempre quer tudo muito rápido rs  :D … Petula utilizo bastante o skype, alias todos os dias!!!

    • #35272
      lidianestrela
      Participante

      Finalmente recebi hoje minha carta de abertura do processo federal (com data de 15/04) e meu endereço já está no e-cas! tomara que isso signifique algo bom!!!  :D

    • #35273
      Anonymous
      Participante

      Hoje em dia está tudo uma moleza … esse tal de skype facilita muito a vida.
      Lembro quando fui pra Alemanha (2001) e a noiva estava aqui … era no telefone mesmo … o netmeeting não funfava direito. Toda vez que ia ligar, tinha que ficar entrando em um site que dizia qual a operadora alemã fazia a ligação mais barata naquele instante. Ainda bem que depois de 6 meses ela foi pra lá tb, hehehehehe.
      Eu também acho que a gente vai ser processado em lote. A última leva foi assim tb … gente que tinha mandado em agosto/setembro recebendo os exames junto com a galera de novembro.

    • #35274
      sabrinaxgimene
      Participante

      Eeee parabéns Lidiane…. imagino então que seremos todos do mesmo lote!!!

      Beijos boa sorte na espera para nós!!  :D

    • #35275
      afbernardi
      Participante

      ola pessoal,
         
          quando vcs falam do endereco, é o endereço de correspondencia? pergunto pois quando consulto o status aparece só a data de abertura, 01/04 e só isso :(

      []’s

    • #35276
      sabrinaxgimene
      Participante

      é isso mesmo, primeiro eles colocam a data de abertura… depois de um tempo eles publicam o seu endereço.

      :)

    • #35278
      afbernardi
      Participante

      ok… merci sabrina,
         então o jeito é esperar mesmo….quando aparecer lá eu posto aqui.

      []’s

    • #35279
      petula
      Participante

      puxa, só agora me dei conta que eu estou no e-cas desde 02 de abril, mas meu ENDEREÇO não aparece. tudo o que vejo é “We started processing your application on April 2, 2009.”
      será que isso significa alguma coisa em relação a lentidão?
      :(
      agora fiquei preocupada…

    • #35281
      sabrinaxgimene
      Participante

      Oi Petula então acredito que não seja o caso de se preocupar, pelo que li aqui e em outros lugares…. em alguns casos o e-cas funcionou direitinho… mas na grande maioria que vi, não dava muito para se basear nele… na volta do trabalho fiquei pensando… será que eles juntam uma quantidade “X” de processos e liberam todos de uma vez os pedidos de exames? hehe nessas horas a gente pensa cada uma!   :wink: (posso estar ficando neurotica – rsrs  :lol:  :oops: )

    • #35282
      AnaHesse
      Participante

      Bem, o meu endereço está no eCas e eles ainda não corrigiram a incorreção. Isto é sinal de que o eCas não é mesmo a menina dos olhos do processo…

    • #35285
      fabiolabvalio
      Participante

      Petula, eu já li relatos do pessoal daqui da comunidade que chegou ao Canadá, com o visto de residente permanente, sem o endereço ter chegado a aparecer no e-cas. Então não se preocupe!

    • #35289
      Cassious
      Participante

      Caracas,

      agora que me dei conta…também tenho o nome lá no e-cas, e quando clico no atalho “en cours”, aparece uma mensagem dizendo que começaram a tratar meu dossier 2 de abril…mas não aparece meu endereço em lugar nenhum. Tô na mesma situação que a Petula…

      Fomos marginalizados Petula!!! hehe

    • #35290
      daiel
      Participante

      Eu recebi a carta dizendo que meu processo foi aberto em 24/3 e até agora nada de e-Cas…

      Já tentei varias combinações de nome, já tentei no inglês e no francês… e nada… estou torcendo que tenha sido um erro de digitação deles em algum lugar….

    • #35291
      RonaldoMaciel
      Participante

      É, pessoal agora infelizmente o fato do endereço aparecer não quer dizer muita coisa. O nosso apareceu no final de março e nossa esperança era de receber o pedido de exames na semana seguinte como aconteceu com várias pessoas que iniciaram a parte federal em Nov/Dez de 2008. Mas nós pobres emigrantes que mandamos em 2009, nada nada nada… Meus docs foram enviados dia 15/01.

      Abraços a todos.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #35303
      petula
      Participante

      ainda bem que nós entendemos nosso drama. quando falo com meu irmão ou meu namorado eles quase surtam, querendo me bater por conta do meu estresse.
      :P
      pois é, tuddo é meio confuso, mesmo. na parte I do processo eu só recebi a carta de confirmação de abertura ao mandar um email perguntando se meu dossiê estava ok. quanto à parte II, mesma coisa: cartinha recebida após uma cobrança ansiosa de emigrante brasileira.
      enfim… boa sorte a todos nós. eu estou arriada de gripe de tanto estresse com esse envelopinho pedindo exames… uma coisinha tão pequena me arruinando.
      não sigam meu exemplo. relaxem!

    • #35314
      Cassious
      Participante

      Bem, você não está só no “stress” Petula…

      desde o CSQ, estar stressado é uma constante em mim. Estou sentindo muito mais essa fase federal do que a anterior… Me esforço para pensar em outras coisas, trabalho, lazer e etc…mas nunca esqueço totalmente o tal do pedido de exame médico…

      mas com 1 mês de processo não posso me queixar de demora ou atraso…o problema é a ansiedade mesmo, medo de alguma coisa dar errado e estragar tudo agora que estamos tão perto…

      Não dá para ter certeza de nada, mas acho que nossos pedidos devem começar a surgir no mês de junho…entre dia 15 e fim do mês…ou início de julho…

      Muita sorte para todos nós “stressados e anciosos”…

    • #35331
      AnaHesse
      Participante

      Estava vendo o tópico dos Exames Médicos e parece que só algumas pessoas ficam com muito atraso no recebimento dos exames médicos. A média tem sido de 2 a 3 meses após a abertura do processo, pelo menos na última leva foi assim. Como o pessoal de janeiro que participa aqui ainda não recebeu nada, acredito que quem enviou até abril, ou talvez até maio, vá receber os pedidos entre junho e agosto. Alguém sabe quando é a próxima leva de entrevistas? Parece que tem algo a ver, porque logo após as entrevistas de novembro de 2008, gente que tinha acabado de mandar a documentação já estava recebendo a solicitação dos exames.

    • #35341
      VictorGalves
      Participante

      Meu maior medo com relação ao exame médico é que com esse atraso eu não possa ir antes de março (minha data limite para chegar em Montreal é setembro , depois disso o custo de vida parece aumentar por conta do inverno e como nos primeiros meses não vou estar trabalhando…  Não paro de alugar o carteiro da minha rua. Chega cartinha…

    • #35343
      Anonymous
      Participante

      É fogo mesmo … eu estou numa agonia danada aqui também, assim como todos os que mandaram em janeiro …
      É difícil não ficar pensando “ah se eu tivesse mandado os docs 2 semanas antes … “. A impressão é que a prioridade total está para o povo do processo federal (regras novas).

      UPDATE: O que era impressão, se tornou certeza agora. A prioridade está para o pessoal do processo federal . Acabo de ver num email de uma lista um colega que enviou o calhamaço de documentos agora no fim de abril e ontem recebeu a informação que esta semana receberá o pedido de exames. O processo de avaliação de pontuação, etc foi feito todo em 3 SEMANAS. Considerando que o esforço a ser feito pelo consulado é bem menor no caso do pessoal de Québec (é só olhar os certificados de antecedentes), só nos resta achar que estamos jogados às traças …

    • #35344
      familiasouza
      Participante

      Oi pessoal desculpe-me a ignorância mas como faço pra ver meu nome no Ecas,recebi o CSQ em 06/04 e já recebi a carta confirmando a abertura do processo em 14/04.
        Uma outra coisinha sou a requerente principal,porém a corespondência do consulado veio no nome do meu esposo.Será que isso implicará em problemas futuros?
       Aguardo ansiosa .
       Obrigada.

    • #35345
      familiasouza
      Participante

      À propósito o que significa E-Cas?

    • #35346
      petula
      Participante

      @familia souza, o e-cas está aqui:
      http://services3.cic.gc.ca/ecas/authenticate.do?app=ecas
      acho até que tem um post sobre mais dúvidas dessa telinha, caso você as tenha.

      @everybody vamos torcer para que junho seja o mês de desentupimento dos canos, pra que esse fluxo de futuros quebecoises possa passar. uma pena mesmo ter demorado na entrega da documentação federal…

      eu, particularmente, acho que eles vão juntar um povão, de dezembro a maio e processar de uma vez. o que importa é que chegue logo! só não sei o que acontece com os antecedentes e suas datas de validade… será que teremos que nos dar ao trabalho de emitir outros?

      boa sorte a todos!

      []s
      p

    • #35347
      Erasmo
      Participante

      É o “eletronic-Client Application Status”, onde consultamos todo o “decorrer” do processo, após o início da estapa Federal (obtenção do visto, propriamente dito).

      :: e-CAS ::

      Serve também para os que farão o processo para o obtenção da cidadania CANADENSE – não “Québécoise” :lol:  (coisa de Paladino…hehehe)

      Abraços!

    • #35348
      sabrinaxgimene
      Participante

      Petula… estou já tentando desencanar… quando chegar chegou!!!  :D – Senão quando eu ver um envelopinho e no mesmo estiver um pedido para novos antecedentes ou algo do tipo vou ficar mega estressada e chateada!  :cry:

      Bom acho que não temos muito o que fazer não é mesmo?! Já cheguei a pensar tb na possibilidade de termos que enviar novamente alguns dctos/formulários. mas vamos esperar e ver o que aconteçe. De qualquer forma Boa sorte a todos nós nesta espera.

      FamilíaSouza: nesta carta de abertura do federal vem um número de processo… você coloca ele no site (que a petula e o Erasmo enviaram)

    • #35350
      familiasouza
      Participante

      Pessoal não consegui verificar se meu nome consta na lista será que fiz algo errado ou é comum receber a carta mas não ter o nome incluso na lista?

         Obrigada pelo apoio!

    • #35351
      petula
      Participante

      familiasouza, acho que pode acontecer… mas é um achismo.

      mas tente fazer selecionando identification type = immigration file number (seu número que começa com B).
      seu nome de família tente todos, mas geralmente é o último dos últimos que eles usam.
      tente com os dados do cônjuge. já vi gente falando que eles mudaram sem avisar o aplicante principal quando cadastraram no e-cas.

      boa sorte!

      []s
      p

    • #35352
      AnaHesse
      Participante

      Eu ia deixar uma mensagem aqui falando de algumas coisas, mas desisti. Estou começando a achar que algumas pessoas acabam estressando outras por fazer especulação sobre o que poderia dar errado no processo. Eu realmente preferiria que a conversa por aqui fosse um pouco mais produtiva, e que as pessoas realmente tentassem deixar de lado seus medos e preocupações. O que eu disse sobre as entrevistas parece ser certo, há pessoas sendo entrevistadas agora em maio. É óbvio que em um mês de entrevistas, eles não vão enviar pedidos de exames. Agora, eu só acho que não adianta ficar reclamando. Tem que esperar. Este tópico está aqui para falar do eCas, e eu escrevo aqui porque meu endereço apareceu lá e havia um erro. Mas já vou me abster de participar porque não tenho mais como contribuir.

      Eu soube que houve um grupo de pessoas que fez entrevista com um certo funcionário que supostamente era “rígido demais” e que reprovava bastantes candidatos. E esse grupo chegou a fazer um abaixo-assinado para o consulado para que retirassem o dito funcionário. Agora, vejam vocês, esse tipo de atitude, vocês me desculpem, é bem típica de brasileiro, que acha que o problema é sempre do outro, e não dele. Portanto, fica aqui o meu “protesto” sobre quem fica procurando alguém para quem apontar a culpa do atraso do processo, e achando ruim a espera mas sem haver forma alguma de mudar essa situação, já que se trata unicamente de número limitado de pessoal para trabalhar nessa área. Acreditem, se o Canadá pudesse, teria aí pelo menos dez vezes mais funcionários para trabalhar a agilizar tudo, afinal eles não estão sendo bondosos nem fazendo favor a ninguém ao abrir as fronteiras do país para imigrantes. Eles precisam desses imigrantes.

      Eu gostaria mesmo era de poder chegar aqui e ler apenas informações construtivas e pertinentes ao tópico, porque, sinceramente, do que adianta vir aqui para reclamar ou para se lamentar?

      Dito isso, eu realmente não devo mais voltar aqui até eu mesma ter alguma notícia para dar. Portanto, até breve (espero).

    • #35353
      Agapi
      Participante

      Ana, gostei da atitude e por isso, tenho focado na francisation en ligne!!!! Vamo que vamo!!! Abraços a todos.

    • #35354
      Anonymous
      Participante

      @AnaHesse”;p=”30231 wrote:

      Dito isso, eu realmente não devo mais voltar aqui até eu mesma ter alguma notícia para dar. Portanto, até breve (espero).

      Até breve.
      Quando voltar, espero que você já tenha se dado conta que o escritório de imigração do Québec não tem nada a ver com o Consulado e que a suposta relação entre entrevistas e pedidos de exames não existe.
      Em relação à sua reclamação pela ansiosidade de alguns, é estranho vê-la partindo de alguém que postou:

      @AnaHesse”;p=”29813 wrote:

      Bem, gostaria de saber se alguém poderia fazer a caridade de postar aqui o endereço de Maria João? Será que seria muito inconveniente enviar uma mensagem a ela para saber uma estimativa de quando enviariam a carta de abertura do processo? Enviei e chegou no dia 2 de abril, mas já parece uma eternidade. Obrigada de antemão.

      O fato das pessoas, entre as quais eu me incluo, estarem se referindo ao pedido de exames aqui é porque, tradicionalmente, o fato de aparecer o endereço no e-cas queria dizer que o pedido de exames estava próximo e que atualmente essa “regra” furou …
      Nossos comentários podem ser irritantes para você, mas como a nossa colega petula comentou em uma outra mensagem, eles servem para sentirmos que “estamos no mesmo barco”, que nossa ansiedade é compartilhada.
      Você poderia contribuir com os outros ao invés de somente criticar quem coloca as suas impressões no fórum. Pesquisei suas  6 mensagens (12/05) e vi que você NÃO postou o seu timeline, NÃO postou as suas impressões sobre a sua entrevista para ajudar os outros que ainda estão nessa fase, etc. Assim, de que adiantam as informações contidas nessa comunidade se não as mantemos atualizadas?

    • #35355
      petula
      Participante

      nossa, AnaHesse! sei que surgem polêmicas por aqui, mas uma pena você ter ficado chateada com o que leu. no final das contas, é apenas mais um espaço democrático. e tem gente que pensa (e fala) de um tudo, não é mesmo?

      da minha parte acho o fórum bastante produtivo, além dos vários recursos na comunidade! eu confesso que tornou todo o meu processo mais claro e mais tranquilizador. espero que suas próximas navegadas por cá sejam mais felizes.

      []s
      p

    • #35358
      familiasouza
      Participante

      Pôxa também tô passada!!!!!!!!!
        Acho que aqui também é um lugar para desabafos!
        Faço das palavras da Pétula as minhas!
        Cristina

    • #35416
      familiasouza
      Participante

      Depois de muitas tentativas consegui verificar meu endereço no E-CAS o detalhe é que tive que utilizar o útimo sobre nome do meu marido.Mesmo eu sendo a requerente principal!
      Vai entender!

    • #35502
      Clebel
      Participante

      Boa tarde!
      Consigo visualisar o estado do meu processo porém o meu endereço também não aparece… afinal, quando isto acontece deve-se ligar ou não?
      Queria saber também se a carta com o pedido dos exames é registrada, pois como moro só e trabalho durante o dia, receio que o pedido chegue e eu não esteja em casa para assinar.
      Obrigado

    • #35514
      petula
      Participante

      clebel,

      moro em prédio sem porteiro e um amigo que está no federal simplificado idem. a carta chega como chegaram as outras ou ao menos ele não teve que assinar nada. estava lá, linda, na caixinha do correio…

      o endereço de alguns de nós, eu  inclusive, não aparece. não temos que ligar. a cartinha do consulado fala que eles têm de 6 a 10 meses pra fazer contato então… só nos resta esperar.

      []s
      p

    • #35516
      VictorGalves
      Participante

      @petula”;p=”30417 wrote:

      clebel,

      moro em prédio sem porteiro e um amigo que está no federal simplificado idem. a carta chega como chegaram as outras ou ao menos ele não teve que assinar nada. estava lá, linda, na caixinha do correio…

      o endereço de alguns de nós, eu  inclusive, não aparece. não temos que ligar. a cartinha do consulado fala que eles têm de 6 a 10 meses pra fazer contato então… só nos resta esperar.

      []s
      p

      Essa história de 6 a dez meses é correta mesmo?

      Para mim está escrito que a data limite é em julho e eu mandei os papéis em janeiro.  Acho que o limite são 6 meses, não?

    • #35517
      petula
      Participante

      a soraia deu essa info no slide, victor. e na minha cartinha também veio assim, mas ao contrário de você, só fiz o pedido de visto final de março deste ano. pode ser que para agora o prazo tenha aumentado, até porque eles terão mais imigrantes pra processar.

      []
      p

    • #35971
      carolmarjorie
      Participante

      Oi Pessoal…estou super feliz….MEU ENDEREÇO APARECEU NO E-CAS……UHHHHUUUUU!!!
      Sei que isso pode não significar muita coisa….mas para mim…que sou mega ansiosa…é muita coisa!!!.oba…

      Petula, veja o seu pois acho que já deve estar lá tb…afinal mandamos na mesma época….

      Passei apenas para dar a notícia…a fila está andando.!!! BOA SORTE A TODOS!!

      28/09/2008 – Envio da DCS para o BIQ
      24/03/2009 – Entrevista e CSQ
      02/04/2009 – Início Processo Federal (e-cas)
      10/07/2009 – Endereço no e-cas

      Grande abraço

      Carol

    • #35973
      afbernardi
      Participante

      ola pessoal,
          acabei de olhar la e o nosso endereço tb apareceu por la…. bom sinal neh, fila esta andando  :D
          acho que o da Petula tb deve ter aparecido…. boa sorte pra nós…

    • #35978
      SANDROMS
      Participante

      Umas 2 semanas depois de aparecer meu endereço no E-CAS recebi a correspondência do exame médico. Mas um amigo meu apareceu o endereço e depois chegou uma correspondência pedindo que ele corrigisse e acrescentasse alguns dados faltante no formulário.

      Mas se está aparecendo “em lote” é boa notícia.

    • #35982
      borboletinha
      Participante

      Sou mais uma nessa espera … e o pior é que nem a cartinha ou qualquer comunicado eu recebi para poder acompanhar meu processo … dei entrada ha um mes no processo federal e aunica coisa que recebi foi uma ligaçao por parte deles para confirmar o CEP da cidade… e depois disso , nada mais.
      Tenho ficado preocupada pela a demora da tal  carta q todos recebbem… e na maioria das vezes segundo o que li, com 15 dias apos a entrada do federal… Bom sera normal essa demora?

    • #35983
      Clebel
      Participante

      petula, sabrina e pessoas,
      meu endereço apareceu também no e-cas, já tinha até parado de acessar o site por causa da ansiedade diária.. mas hoje olhei e estava lá.
      tomara que o pedido chegue em ainda este mês.

    • #35984
      sabrinaxgimene
      Participante

      Amigos de jornada! Borboletinha não se preocupe o nosso problema é que acabamos sempre nos baseando em outros processos, porém cada caso é um caso… o dei entrada no federal na mesma data que alguns aqui na comunidade… e algumas semanas depois meu endereço já estava no E-cas, enquanto o pessoal que deu entrada no mesmo dia que eu começou aparecer agora os dados por lá…. e eu nem recebi os exames…. mas acredito que vamos receber em breve!

      A espera é normal…. porém nunca vamos conseguir entender qual o padrão do consulado.  :roll:

      Beijos e boa sorte a todos!!!!

    • #35988
      RonaldoMaciel
      Participante

      Exatamente como a Sabrina disse. Não se baseiem em outros processos achando que o seu seguirá a mesma regra. Fundamente-se na sua deadline e pronto. Esqueça os outros. Nós caímos nesta besteira e acabamos por achar que o nosso processo tb seguiria o que até agora achamos ter sido uma completa e incrível exceção: Processos federais demorarem 2 meses e meio, 3 meses.

      O nosso acabou durando o de praxe, quase 6 meses. Este é o conselho a todos. Não fiquem achando que se o de fulano demorou X o meu tb demorará. Isso somente torturará vcs…Veja seu deadline e leve sua vida pra frente… melhor para seu coração e sua cabeça.

      Abraço
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #36002
      borboletinha
      Participante

      E verdade , devemos manter a calma mesmo … e pelo o  que lemos cada um tem um relato… com suas particularidades… Bom obrigada pelos conselhos … pois as vezes sao tao obvios e ao mesmo tempo tao necessarios… pois é como se nesse momento , necessitasse mos ouvir algo de alguem q tabem compartilha da mesma ideia e que sofre a mesma dor desse parto eterno … e pessoas assim, so encontramos na comunidade  .

      Envio documentos Québec: 20/09/2008
      Entrevista: 08/04/2009
      Envio processo federal: 17/06/2009
      Recebimento carta federal: **/**/****
      Recebimento pedido exames: **/**/****
      Envio dos exames: **/**/****
      Chegada em T&T: **/**/****

    • #36008
      petula
      Participante

      nem falem! a gente só pode ficar torcendo pelo melhor mas sem se roer. pior que meu endereço apareceu no e-cas e lembrei que tenho que mudá-lo, pois com exames e passaporte não se brinca (e não tenho porteiro nem ninguém pra receber esse tipo de material” delicado”). daí já surgem novas minhocas na cabeça.

      enfim… aguardemos. agora mais felizes!
      ps: meu primeiro deadline bate em outubro. estou confiante, porém de receber agora julho/agosto

      []s
      p

    • #36027
      Cassious
      Participante

      Meu endereço agora consta no e-cas também… e meu processo começou a ser tratado no dia 2 de abril de 2009… Na verdade tinha quase um mês que não checava o e-cas.

      Meu deadline é 25/9.

    • #36859
      LelyKanawati
      Participante

      Acabei de receber minha carta de abertura de processo (depois de umas 3 semanas de espera), mas nada de E-Cas…
      acho que o negócio é esperar, né….

      Meu deadline é 05 de Fevereiro! hehehe.

      abraços pra todos!

    • #36882
      onuki
      Participante

      Pessoal,

      Desculpem a minha ignorância mas… O que vocês querem dizer com o meu endereço apareceu no e-cas?
      Eu recebi uma confirmação de recebimento do consulado dizendo que o tempo de processamento é de 10 meses… :( Isso quer dizer que eu vou demorar 10 meses para receber a carta para fazer os exames médicos?
      Eu entrei no e-cas e a única coisa que aparece lá é “IN PROCESS” ao lado do meu nome… O Que isso quer dizer?

      Obrigado pela ajuda.

    • #36883
      sabrinaxgimene
      Participante

      Onuki o tempo de processo pode levar 10 meses até ser finalizado. Mas você pode receber o pedido de exames médicos bem antes deste tempo, porém é meio difícil saber já que temos relatos de pessoas que receberam com 3 meses e outros que já estão com 7 meses de espera e até agora nada. Ter paciência é o segredo! (Mas é bem difícil).
      Quanto ao ECAS, na minha opinião não serve para nada, lá eles colocam seus dados assim que dão andamento no processo, mas você não vai encontrar nenhuma informação ou dica de como está o processo. Somente pelas cartas, que eles mandam para seu endereço solicitando mais documentos ou para fazer os exames e assim por diante. Não se preocupe com o Ecas.   :wink: Mas é claro que ficamos muito feliz quando vemos que alguém está lá com seus formulários. É um sinal de que estão te analizando. Nesta fase qq notícia é muito importante, tanto pessoais como de colegas que também estão na mesma situação. O consulado é uma caixinha de surpresas, saber qual o critério deles acho que é a dúvida de muitos aqui.

      Boa sorte vom seu processo.

    • #36886
      SANDROMS
      Participante

      Onuki,

      O e-cas serve para você saber que seu dossie está no sistema, e alterar o seu endereço de correspondência.

      Qdo o consulado precisar enviar algum doc para você, o seu endereço vai aparecer na página, acima do status. Se você tiver se mudado ou o endereço estiver errado no sistema vc fica sabendo e entra em contato com eles para acertar o endereço.

      Dizem por aí que quando o endereço aparece você recebe os pedidos de exames médicos no máximo em um mês, ou… deu zica no processo e você vai receber uma carta sizendo para reenviar algum formulário ou documento.

    • #36891
      onuki
      Participante

      Opa, obrigado pelas respostas pessoal.
      O neocio é esperara então, como sempre… hehehe

      Um grande abraço!

    • #27838
      Anonymous
      Participante

      Oi gente,
      eu estava vendo o e-cas praticamente todos os dias, nada do endereço aparecer (nosso processo começou em 02 de setembro). Mas quando eu vi que muitas pessoas estavam dizendo que o processo tava muito lento, eu resolvi parar de entrar no tal e-cas, pois estava ficando muito ansiosa!rsrsr.
      Mas hoje, não resisti! Fui dar uma olhadinha lá, e para minha surpresa nosso endereço estava lá!!!!!
      Bem, não sei como está acontecendo atualmente, mas nos processos anteriores, vi que algumas pessoas recebem a carta de exames médicos depois de uma ou duas semanas, outras depois de um ou dois meses depois do endereço aparecer no e-cas.
      Vou torcer muuuito pra receber logo!!!
      Beijo pra todos!
      Ana Sandes.

    • #29317
      faley
      Participante

      Anasandes,
      A data do seu processo é um dia antes da minha, sou de 03/09. Meu endereço já estava no e-cas desde início de outubro, e do meu amigo que tem a mesma data que a sua só foi aparecer no início de novembro.
      Acho que antigamente quando o endereço aparecia era sinal de pedido de exames, mas hoje em dia não é mais assim.
      Acho que o melhor é ver o pessoal que tá recebendo.
      O povo de final de julho já começou a receber os pedidos, já vi gente de agosto recebendo carta pra correção de formulário, ou seja daqui a pouco chega o pedido de exames médicos do povo de agosto e em seguida seremos nós!!!
      Só espero que eles não dêem aquelas paradas clássicas em que ficam uns 3 meses sem mandar nada…
      Ainda mais que está correndo um boato que a Maria João está deixando o consulado!!!

    • #29015
      patitando
      Participante

      Oi gente, só para avisar que hoje recebemos a cartinha de abertura do processo federal (duas semanas depois do envio) e fui checar se o nosso processo já aparecia lá e não é que funcionou?! Claro que ainda não tem endereço nem nada, apenas consta a data quem que a solicitação começou a ser processada, dia 10/12.

      Aí vai o nosso timeline:
      01/10/2009 – Abertura do processo via Québec
      05/10/2009 – Débito no cartão de crédito
      07/10/2009 – Recebimento de carta informando recebimento do processo
      22/10/2009 – Convocação para entrevista por e-mail
      26/10/2009 – TCF-Q
      02/12/2009 – Entrevista = CSQ!
      02/12/2009 – Postagem da documentação para a etapa federal
      10/12/2009 – Abertura do processo federal (carta)

      abraços!
      Pati

    • #29158
      petula
      Participante

      ê!!!

      verão 2010 no québec!!

    • #29161
      patitando
      Participante

      Ohhh Petula tomara…
      Estamos querendo ir no meio do ano, será que rola?!

      abraços!!
      Pati

    • #19796
      Belinassi
      Participante

      acho q o endereço aparecer lá no e-cas não quer dizer q seja a entrega dos exames. Hj mesmo recebi uma carta do consulado pedindo para corrigir alguns formulários e meu endereço aparece no e-cas. Eu mais q depressa já mandei os formulário preenchidos corretamente…agora é só aguardar…

      Bibi
      http://www.ilhaebibi.blogspot.com

    • #19801
      Riba
      Participante

      Oi patitando, eu acho que ate Julho rola….
      Se tiver tudo certo com a documentação, acho que sai sim… ta tudo mais rapido né, por ser aqui em Sampa….

      O nosso também apareceu no E-CAS….

      Abs,
      Riba e Ná

    • #30126
      reijane
      Participante

      Olá pessoal.
      Eu acho que ter o endereço no E-cas não quer dizer muita coisa, pois liguei no consulado e obtive a informação de que meu processo sequer havia passado pela primeira avaliação, e olhem que está tudo no E-cas: data de abertura e inclusive o meu endereço. Além do mais, pelo que tenho lido nos blogs, o tempo de espera pelo pedido de exames fica em torno de 6 meses. Tem que esperar mesmo, não tem outra saída.

      Visitem meu blog:
      Vie à Ville
      http://www.reijaneejonathas.blogspot.com

      À la prochaine.

    • #37195
      rod_ss
      Participante

      Boa tarde!

      Nosso processo apareceu no E-Cas no fim de novembro.

      Aí vai o nosso timeline:
      20/07/2009 – Abertura do processo via Québec
      02/09/2009 – Débito no cartão de crédito
      27/07/2009 – Recebimento de carta informando recebimento do processo
      17/08/2009 – Convocação para entrevista por e-mail
      01/10/2009 – Entrevista = CSQ!
      19/10/2009 – Abertura do processo federal (carta)
      12/11/2009 – E-CAS

      Aguardo de pedido médico.

      Abraço,
      Rodrigo e Luciana.

    • #37199
      SANDROMS
      Participante

      @reijane wrote:

      Olá pessoal.
      Eu acho que ter o endereço no E-cas não quer dizer muita coisa, pois liguei no consulado e obtive a informação de que meu processo sequer havia passado pela primeira avaliação, e olhem que está tudo no E-cas: data de abertura e inclusive o meu endereço.

      Isso é bom sinal, quer dizer que pelo menos já abriram o seu envelope e digitaram os dados no sistema.

      P.S. te mandei uma mensagem privada, acho que vc não leu – veja o link Mensagens Privadas Novas.

    • #37391
      knwt
      Participante

      Preciso fazer uma correcao aqui. Eu venho afirmando que meu processo nunca apareceu no e-Cas, mas acabo de descobrir que ele esta lá desde o dia 20/08/2009. O problema foi que eu so descobri isso qd recebi meu pedido de exame e notei que a data de nascimento da minha esposa (R.Principal) estava errada.

      Se eu coloco no e-Cas essa data errada o nosso status aparece. Ja entramos em contato com o consulado e eles responderam que ja resolveram esse pequeno problema. Mas mesmo assim, no e-Cas, nossos dados so aparecem se colocarmos a data errada.

      Enfim, com os exames feitos e enviados, o e-Cas ja nao tem tanta importancia assim, mas é bom saber que ele sempre esteve la eheheheh…

    • #37448
      knwt
      Participante

      Post duplicado… :bangwall:

    • #37503
      tecota
      Participante

      Olá pessoal, td bem?!

      Eu enviei meus dados do processo federal desde o dia 08/01/2010 e até agora nada de receber a cartinha avisando da abertura do processo federal. É normal esta demora?

      Abraços

    • #37597
      patitando
      Participante

      Oi Gente! Passando por aqui só para avisar que hoje vimos nosso endereço no E-cas! O nome já aparecia lá desde sempre, mas o endereço só vimos hoje. Fiquei feliz! Sei que para algumas pessoas isso não quer dizer muita coisa, mas só de ter alguma mudança por lá já fico mais animada… E também há casos de pessoas que recebem o pedido de exames médicos um tempo depois, certo? Tomara que seja o nosso caso! :bigups:
      Eiiiita ansiedade…

      :arrow: Nosso timeline:
      2009
      29/09 – Envio dos docs para o BIQ
      01/10 – Abertura do processo
      05/10 – Débito no cartão de crédito
      07/10 – Carta informando recebimento dos formulários
      22/10 – Convocação para entrevista
      26/10 – TCF-Q
      02/12 – Entrevista = CSQ!
      02/12 – Envio dos docs para a etapa federal
      10/12 – Abertura do processo federal
      17/12 – Vimos o processo no E-cas
      2010
      02/03 – Vimos o endereço no E-cas
      __/__ – Exames médicos?

    • #37694
      tecota
      Participante

      Salut à tous,

      finalmente chegou minha carta indicando o ínicio do processo federal. E, logo, corri pra ver se o meu nome já constava no E-cas…e tá lá!!!!! Que bom, já estava imaginando que o processo tinha sido esquecido..hehehe

      Vlw a todos,

      2009
      08/01 – Abertura do processo
      08/09 – Entrevista = CSQ!
      2010
      08/01 – Envio dos docs para a etapa federal
      29/01 – Abertura do processo federal
      09/03 – Vimos o endereço no E-cas

    • #37712
      outbrazil
      Participante

      Sim sim, a minha cartinha tbm chegou hoje!!

      meu timeline:

      25/09/2009 – Abertura do processo via Québec
      29/09/2009 – Recebimento de carta informando recebimento do processo
      22/10/2009 – Convocação para entrevista por e-mail
      03/12/2009 – Entrevista = CSQ!
      25/01/2010 – Postagem da documentação para a etapa federal
      29/01/2010 – Abertura do processo federal
      09/03/2010 – Recebimento de carta informando recebimento do processo federal

      agora é só esperar pelo exame médico e talvez entrevista =))

    • #37726
      SANDROMS
      Participante

      @tecota wrote:

      SE, logo, corri pra ver se o meu nome já constava no E-cas…e tá lá!!!!! Que bom, já estava imaginando que o processo tinha sido esquecido..

      Note que no E-Cas é possível visualizar a data de início do processamento do seu dossiê. É uma boa referência para fazer as contas.

    • #37732
      gustavobk
      Participante

      A minha chegou hoje! :)
      Obviamente também já fui direto pro e-cas e estava lá, início do processamento: 1/3/2010. Eu mandei a documentação dia 07/02/2010, e na carta acusa o recebimento no dia seguinte. :-D

      Tomara que seja tão rápido quanto foi a etapa provincial pra mim (1 mês, do envio dos documentos até a entrevista) 8) .

    • #38167
      knwt
      Participante

      Hj o nosso status no E-CAS apareceu assim:

      Medical results have been received.

      A decision has been made on your application. The office will contact you concerning this decision.

      Isso é bom ou ruim? Nao deveria aparecer algo como “Vc foi aceito, pode parar de roer as suas unhas”? Como eles costumam entrar em contato?

      Duvidas…. :bangwall:

    • #38168
      sabrinaxgimene
      Participante

      ISSO É MUITO BOM!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

      Quer dizer que os passaportes já estão prontos!
      No dia seguinte que entrou essa msg no meu e-cas (a mesma msg) o consulado me ligou!!!

      Se preparem, logo o telefone toca para confirmar o endereço de entrega!!!! :D :D

      Parabéns!!!

      Bjus

    • #38169
      knwt
      Participante

      :rockout: :mbounce:

      Demais! Valeu Sabrina!! Muito bom saber isso!!

    • #39565
      fsouza
      Participante

      Sabrina,

      No meu e-cas aparece só: MEDICAL RESULTS HAVE BEEN RECEIVED.

      Não aparece a decision has been made on your aplication….
      Será que tem algum problema?

      FSouza

    • #42233
      Pat
      Participante

      Pra quem está dando entrada no Federal agora em 2010, quanto tempo está demorando pra aparecer os dados no E-cas?

    • #42234
      Cabeda
      Participante

      Cosia de 1 mês foi o que levou o meu, mas isso varia muito, vai depender do consulado estar ou não começando a analisar os novos pedidos, pq só aparece o “e-cas” quando o consulado lança teus dados no sistema e começa uma análise inicial…

    • #42239
      Pat
      Participante

      @Cabeda wrote:

      Cosia de 1 mês foi o que levou o meu, mas isso varia muito, vai depender do consulado estar ou não começando a analisar os novos pedidos, pq só aparece o “e-cas” quando o consulado lança teus dados no sistema e começa uma análise inicial…

      Valeu! Vou dar um tempinho então.. pensei que talvez estivesse digitando algum dado errado.

    • #42249
      SANDROMS
      Participante
    • #42256
      Pat
      Participante

      Obrigada Sandroms! Vou ler os tópicos.

    • #42645
      Ric_liu
      Participante

      Está suuper lento esse processo hein? Enviei a parte federal em 10/11/2010 (pessoalmente) e até agora nada de carta, e nada de aparecer no e-cas..
      Quanto tempo será que leva para aparecer?

    • #42648
      vmalavacci
      Participante

      @Ric_liu wrote:

      Está suuper lento esse processo hein? Enviei a parte federal em 10/11/2010 (pessoalmente) e até agora nada de carta, e nada de aparecer no e-cas..
      Quanto tempo será que leva para aparecer?

      Oi pessoal!

      Eu tb entreguei pessoalmente minha documentação no consulado, mas até agora não recebi nenuma carta e tb não apareceu no eCas. Alguém poderia me explicar quais são os próximos passos?

      Segue meu timeline:

      10/09/2010 envio dos docs para o escritório
      11/11/2010 entrevista + csq
      20/11/2010 entrega dos docs no consulado

    • #42649
      Carlos_Santos
      Participante

      @vmalavacci wrote:

      Alguém poderia me explicar quais são os próximos passos?

      veja aqui:

      Como imigrar para o Québec – Passo a passo
      http://www.brasilquebec.com/noticias-cbq/destaques-cbq/item/58-como-imigrar-qc-passo-a-passo/58-como-imigrar-qc-passo-a-passo.html?start=5

      Boa sorte no seu processo!

    • #42650
      larocque
      Participante

      Pessoal,

      Hoje fui pessoalmente no Consulado do Canadá aqui em São Paulo entregar os documentos do Processo Federal, conheci a Maura que é uma pessoa extremamente atenciosa. Ela protocolou os formulários, abriu uma pasta com o nosso processo e em seguida entregou-me a carta que eles enviam com o nosso número de processo. Ela também disse que demorara em torno de 3 a 4 meses para o nosso processo aparecer no e-cas e disse também que antes os processos estavam demorando em torno 4 a 6 meses, mas que agora, conforme fala na carta, são pelo menos 10 meses.

      Comentei com ela que eu tenho 3 RGs (Belém, São Paulo e Porto Alegre – pensando na facilidade de poder tirar os Antecedentes Criminais pela internet), pois o sistema aqui no Brasil não é unificado, ou seja, apenas um RG para todo o território nacional, ela disse que não tem problema e que sabem desse problema do sistema não ser unificado e que já tiveram outros casos parecidos.

      No mais… é isso pessoal…

      Um grande abraço,
      La Rocque e Silvia.

    • #42663
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado La Rocque pela contribuicao!

    • #43252
      Osvaldo Yariwake
      Participante

      Recebemos a famigerada cartinha, porém fiquei com um certa duvida. Na carta fala sobre um provavel 2ª entrevista, essa tal entrevista já ocorreu com alguém? Pois, pensei que a partir de agora era só esperar a marcação dos exames médicos, não esperava por um 2ª entrevista.

    • #43337
      JF
      Participante

      Pessoal que recebeu a carta de abertura do federal agora em Fevereiro, vocês conseguiram acessar o e-cas?

      Eu já tentei de todos os jeitos possíveis e NADA! Só queria saber se somos os únicos ou se tem mais gente na mesma situação…

      Nosso processo foi aberto oficialmente em 26/Outubro.

      Merci!

      Ju.

    • #43338
      roxy
      Participante

      Oi Ju!

      Meu marido entra no E-Cas quase todo dia pra verificar e até agora nada do nosso tambem… e olha que nossas datas são muito parecidas, bom, na verdade acho que meio que desencanei do E-Cas viu? :lol:

    • #43344
      mschoenfelder
      Participante

      Olá , nós também recebemos nossa carta agora em fevereiro mas nada no E-cas até agora.

      Att
      Mauricio S.

    • #43352
      JF
      Participante

      Obrigada, Roxy e Maurício!

      Li que algumas pessoas que receberam a carta esse mês já estavam no e-cas e achei que todo mundo já estava lá menos eu. Fico mais tranquila de saber que não sou a única!

      Roxy, nosso processo está bem parecido com relação às datas, desde a entrevista! Achi que vamos receber os exames juntas! :-)
      Você vai pra qual cidade?

      Bjs e bom domingo a todos!

    • #43362
      roxy
      Participante

      Oi Ju, sim, sim verdade, nossas datas são muito parecidas mesmo, e provavelmente vamos receber os exames juntas sim, já pensou que legal? bom, estamos querendo ir pra Montreal mesmo e vc pra onde vai?

      Bjs e boa semana!

    • #43367
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      Pesquisem aqui no forum, tem um monte de posts com dicas sobre o que fazer para a consulta do E-CAS funcionar. Muito entram o número errado ou escolhem a opção errada ou digitam vários nomes no sobrenome quando deve ser apenas o último nome…etc…

    • #43416
      JF
      Participante

      Ai, já tentei de tudo nesse e-cas e nada!
      Que tristeza… :-(

    • #43423
      salsa
      Participante

      J+F eu tb eu entreguei a minha documentação no consulado mesmo .. tentei colocar de tudo qnto eh jeito as informaçoes no ecas e nada .. faz q nem eu desencana e espera chegar os pedidos de exame medico ahiauhauihauia :P

    • #43604
      eduprado
      Participante

      Ola Amigos!

      Estou na mesma situação, meu processo foi aberto dia 08/11/2010, na ocasião por algum motivo, a pessoa que me atendeu já me entregou a carta de abertura do processo com o numero e tudo, na minha carta consta como 10 messes o tempo total do processo. Bom isso não é o ponto mais frustante e sim o fato de não ter nada do ecas ainda. Ainda não vou ligar no consulado pois a data limite informada na carta é de 30/05/2011, mais com profissional de T.I sinto vontade de oferecer gratuitamente ao consulado meus serviços para uma reformulação dessa ferramenta de pesquisa, so para diminuir o sofrimento de todos! rs :alright:

      Isso ai pessoal! abrs!

    • #43985
      JF
      Participante

      Apareceu!!!

      Gente, nosso processo apareceu no e-cas!! o/ o/ o/ o/
      Recebemos a carta no dia 8 de fevereiro e hoje finalmente nosso processo apareceu lá.

      Tinha visto um casal aqui da comunidade que tb recebeu a carta em fevereiro e já estava com o nome no e-cas essa semana. Eu tentei e o meu não estava lá. Hoje tentei de novo e resolvi colocar meus 2 sobrenomes, aí apareceu! :-)

      Eu sempre tinha lido aqui que a gente tinha que colocar só o último sobrenome, mas pelo jeito não é bem assim. Fica o aviso para todo mundo!

      Meu processo está com o status “Réception de la demande à CIC” e a descrição é “Nous avons reçu votre demande de résidence permanente le 26 octobre 2010.” (a mesma data que veio na carta).

      Como disse no outro tópico: o processo está acordando! Agora a fila anda!!

      Bon courage!

      Ju.

    • #43986
      I_T_A
      Participante

      O nosso nome também apareceu no e-cas, enviamos em 14.OUT.2010.

      Agora mais uma dica, o nosso está como a minha esposa como requerente principal, e ela, como a Ju, tem 2 sobrenomes, mas tem também o meu sobrenome depois que nos casamos. No nosso caso só consegui visualizar depois que coloquei os 3 sobrenomes!!!

      Quem estiver tentando então use diversas combinações, com alguma sorte uma delas já foi cadastrada lá. =)

      Ivan.

    • #43988
      rodrigoo
      Participante

      Boa noite a todos,
      Fiquei muito feliz de conectar aqui e ver que havia mensagem nova nesse tópico. Sempre espero ansiosamente por novidade aqui, fiquei muito feliz por vocês I_T_A e J+F.
      Fiz a mesma coisa que vocês: Coloquei os dois sobrenomes e aí sim apareceu. Ou seja, o consulado antes registrava o último sobrenome e agora registra tudo o que aparecer como sobrenome (igual está no CSQ). Deve ser coisa do novo sistema. Ah, os sobrenomes em maiúsculo ou minúsculo! Tentei dos dois jeitos e funcionou.
      A mensagem que apareceu é a mesma que J+F postou aqui. I_T_A o meu processo é do mesmo dia que o de vocês: 14/10/2010. Está tudo correndo nos conformes!
      Se vamos esperar mais 4 ou 5 meses não sei mas a coisa começou a andar ainda que siga lentamente.
      Boa sorte a todos!
      Abs,
      Rodrigo.

    • #43993
      jujunogueira
      Participante

      Gente, será que agora vai!?!?!

      Vi alguns relatos no orkut também, mas pelo menos o nosso processo que é de novembro ainda não está aparecendo…

      Será qie estou muito otimista ou agora eles estão começando a trabalhar, ou o tal do sistema tá aos poucos voltando a funcionar!?!?! Ai ai, não sei mais o que pensar!!! Sorry pelo desabafo…

    • #44016
      DUQC11
      Participante

      Bom, parabéns à todos que já estão no E-CAS!
      Parece que a fila tá andando. Minha esposa e eu enviamos o federal em dezembro,
      mas nem cartinha ainda…mas pelo jeito tá chegando!
      Bonne chance à tous!!

    • #44138
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Mais uma boa notícia: meu endereço apareceu no e-cas.
      Meu nome apareceu lá na semana passada e hoje entrei de novo e meu endereço está lá!

      Com certeza as coisas estão começando a acontecer. A passos de tartaruga, mas pelo menos estão andando! :-)

      Alguém mais??

      Ju.

    • #44139
      I_T_A
      Participante

      @J+F wrote:

      Alguém mais??

      Ju.

      Apesar de não fazer a menor idéia do que o endereço aparecer lá significa, o nosso apareceu também. =)

      Tens idéia da diferença sem e com o endereço?

      Abs.,

      Ivan.

    • #44147
      rodrigoo
      Participante

      J+F, o meu endereço também apareceu lá ontem, vi agora de manhã mas não acho que seja a passos de tartaruga, está indo mais rápido do que eu pensava. Como disseram 14 meses da última vez já refiz planos para ir ano que vem então talvez isso tenha anestesiado meu desespero.
      I.T.A., geralmente quando o endereço aparece é porque a primeira etapa do processo (Imigração/Consulado) já passou. Se não me engano, agora fica a cargo do centro de imigração no Canadá (o CIC em Sydney, Nova Scotia). Um juiz de imigração pega o nosso processo dá uma olhada e dá o “OK” ou não para os pedidos de exames médicos.
      Normalmente, leva-se algumas semanas entre o endereço aparecer no E-cas e o recebimento do pedido de exames mas na situação atual prefiro nem opinar porque já perdi os parâmetros.
      Sucesso a todos nós!
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44154
      JF
      Participante

      Ivan e Rodrigo,

      Pelos relatos que li, por volta de 2007 e 2008 (2009 talvez?) o endereço aparecia no e-cas alguns dias antes da pessoa receber o pedido de exames médicos. Por isso era um “marco” importante no processo. Mas atualmente, tem gente com o endereço lá há alguns meses e nada de exames…

      Tenho minhas dúvidas se a primeira etapa do processo realmente já passou (ou mesmo começou), pois meu status ainda é “documentos recebidos” e não “análise em andamento”.

      Por enquanto, a única conclusão que posso tirar é que o sistema voltou a funcionar – e isso pra mim já é um grande avanço! Li um relato de alguém que ligou pra Maura e ela disse que o sistema já está funcionando, mas eles têm que compensar todo o atraso que o problema no sistema gerou, ou seja: a fila está grande!

      (Outro fato legal é que alguns processos prioritários começaram a receber os pedidos de exames, o que confirma que o sistema está realmente funcionando.)

      De qualquer forma, também estou gerenciando minhas expectativas. Tínhamos esperança de ir em Setembro/Outubro, mas agora estamos nos planejando para Janeiro. Vamos ver…

      Courage! :-)

    • #44155
      rosi.sch
      Participante

      Oi gente, nosso endereço também apareceu ontem (14/04) no e-cas, depois de uma semana.

      Devagar, mas tá indo.

      até!

    • #44162
      javabeats
      Participante

      É bom gerenciar as expectativas, como bem disse o amigo aí em cima, mas a suspeita de que as coisas estão “entrando nos eixos” é válida, sim. Basta observar o mês em que as pessoas que estão recebendo atualizações deram entrada em seus processos federais: setembro, outubro…

      Se alguém que deu entrada em novembro se manifestar, aí eu vou me permitir ficar contente :)

    • #44164
      ericsobral
      Participante

      Não sei se nome no e-cas continua sendo “bom sinal”, o meu está lá já faz tempo (desde que meu nome apareceu em 22 de julho de 2010).

      De qualquer forma eles estão atualizando as informações do processo não é mesmo?

      Abraços
      Eric Sobral
      http://eunoquebec.wordpress.com
      http://timelines-quebec.appspot.com

    • #44166
      lilia.wang
      Participante

      oi gente,
      nao queria desanimar ninguem…mas meu endereco ja estava no e-cas faz algum tempo …com endereco….e agora, entrei estes dias e o endereco sumiu …rs….e ainda nada da carta de exames medicos….entao…acho que a fila ta andando….mas nada de muito concreto ainda….eu sou de junho.

    • #44167
      JF
      Participante

      Gente, estamos tão “carentes” que qualquer sinal é um bom sinal. :-)

      É claro que não vamos esperar os pedidos de exames para a semana que vem, mas é um alívio ver que as coisas parecem estar funcionando novamente.

      Agora, bom MESMO só quando os processos normais (não-prioritários) do início de 2010 começarem a receber os pedidos. Aí sim!

    • #44168
      rodrigoo
      Participante

      É bem por aí pessoal. Como já me planejei, só vou ano que vem por isso não me preocupo exatamente quando vai chegar o pedido de exames e também não tenho a mínima ideia do que pode significar o endereço no E-cas na situação atual. De qualquer forma acredito sim que estão se mexendo, a coisa está viva!
      J+F, a descrição realmente não é análise em andamento por isso acho estranho o endereço estar lá já. Quem sabe nesse novo sistema não significa muita coisa apesar de outras pessoas dizerem que em alguns casos já tinham o visto e o processo ainda constava como em análise.
      A única coisa que espero é que as pessoas que estão com 12, 13, 14 meses recebam logo os pedidos e tudo termine bem para todos nós!
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44170
      biozibiozi@yahoo.fr
      Participante

      Olá pessoal!

      Enviamos os documentos da parte federal, no dia 14 de jan. de 2011, até agora ainda não recebemos nem a cartinha. O comprovante do Correio monstrou que os documentos chegaram no 17 de jan. de 2011, será que os documentos estão mesmo lá no Consulto? Precisamos uma ajuda, pessoal!! Obrigado.

    • #44175
      rodrigoo
      Participante

      Bom dia biozibiozi,
      Não sei se sua pergunta está no tópico apropriado mas vou responder assim mesmo. Carlos, me desculpa, se precisar apagar minha mensagem siga em frente.
      Se o comprovante dos Correios confirma que foi recebido no consulado, provavelmente está lá já. Não sei se você acompanha a comunidade mas o pessoal tem recebido a carta de abertura do processo por volta de 4 meses após o dito cujo chegar no consulado. É só aguardar mais um pouco já que se não deu problema com o Correio é quase impossível perderem o seu processo no consulado.
      Abs,
      Rodrigo.

    • #44176
      biozibiozi@yahoo.fr
      Participante

      Bom dia, Rodrigoo!

      Muito obrigado pela a sua ajuda e informação, vou aguardar a cartinha de abertura do processo chegar na nossa residência.

    • #44182
      anaspbr
      Participante

      O meu nome tb não apareceu no e-cas ainda. Quem quiser ver meu timeline (o mais esquisito q vc já viu na vida rs), vai lá http://organizando-o-caos.blogspot.com/2011/04/enquanto-nao-vou-p-o-canada.html

    • #44183
      roxy
      Participante

      Olá pessoal!

      Depois de quase 6 meses de processo, nosso nome e endereço apareceu no E-Cas na semana passada! espero que seja um bom sinal! :wink:

      Bonne Chance a tous!

    • #44184
      rodrigoo
      Participante

      Parabéns Roxy! Bom sinal é sim. Pelo menos estão mexendo e tirando a poeira do processo. :) Não importa se vai levar mais 7, 8 ou 9 meses! Alguma coisa está acontecendo.
      @Biozibiozi: É isso aí, o jeito é ter paciència e esperar.
      Abraços e ótima semana a todos,
      Rodrigo.

    • #44197
      BETA2011
      Participante

      Olá pessoal, sou nova por aqui, mas assim como muitos de vocês estou esperando o contato, e-cas, cartas, etc do processo federal. Tenho visto aqui no fórum que desde outubro do ano passado o processo tem sido um pouco mais lento, mas nada como “muita calma nessa hora”.
      Enviei minha documentação em 01/02/2011 e vou postar aqui conforme tiver novidades.

      Timeline:

      10/08/2010 – Envio de Docs para o escritório do Québec
      XX/09/2010 – Convocação para entrevista
      17/11/2010 – Entrevista + CSQ
      01/02/2011 – Envio de Docs para o Federal (Correio).

      :bigups:

    • #44201
      gilderlei
      Participante

      Oie Beta 2011,

      Olha bacanca te encontrar alguém por aqui com o mesmo timeline que eu. Heheheheehehee.
      Sou de Porto Alegre e estamos no mesmo barco cronológico vamos trocar scrap e tem tiver uma boa notícia primeiro, manda um sinal de fumança. Um abraço.

      Colares

      05 jul 2010 – Palestra de Imigração
      27 set 2010 – Envio do dossiê ao Escritório de Imigração
      28 set 2010 – Recebimendo do dossiê no Escritório de Imigração
      06 out 2010 – Recebimento e-mail de convocação da Entrevista
      11 nov 2010 – Entrevista em Sampa e CSQ em mãos.
      08 fev 2011 – Envio do Dossiê Federal para o Consulado.

      Ps.: Ah! Eu vou pra Montreal.

    • #44227
      BETA2011
      Participante

      Legal Gilderlei. Assim que tiver novidades sobre o processo e agora sabendo que voc~e tem o mesmo timeline, vou postar aqui na comunidade. Abraços a todos.

    • #44333
      m1chell3
      Participante

      Gilderlei e Beta2011, estamos com o timeline parecido, vamos nos manter informados =)

      ps: até tirou um pouco o peso da consciência de ter demorado bastante pra enviar o Federal depois do CSQ, fim de ano foi corrido demais. :roll:

      ??/08/2009 Início das aulas de francês
      11/08/2010 Envio do dossiê à SP
      12/08/2010 Entrevista marcada
      03/11/2010 Entrevista realizada
      19/11/2010 CSQ recebido pelo correio
      21/02/2011 Envio do dossiê – Federal

      Também sou de Porto Alegre.

      Abraço

      Michelle

    • #44335
      Johnnie182
      Participante

      Olá Pessoal,

      Também estou no mesmo barco.

      Recebi meu CSQ em 08/12/2010 e enviei o Federal em 10/01/2011, ou seja, estou prestes a completar 4 meses de Federal, mas sequer recebi uma carta de confirmação de recebimento.

      O que me alivia é a comprovação dos correios que foi entregue de acordo.

      Nos falamos.

      Abraços

    • #44339
      JF
      Participante

      Gente, fazendo o papel de CHATA: esse tópico é sobre endereço no e-cas. Por favor, comentem sobre o envio do federal e timelines no tópico apropriado.

      Obrigada e desculpem a chatice… :oops:

    • #44341
      jujunogueira
      Participante

      Por acaso alguém de novembro já está no e-cas????
      Não sei se estou fazendo algo errado ou se simplesmente não estamos lá ainda….
      Só tenho certeza que receberam a nossa documentação pq entregamos lá pessoalmente, pq senão estariamos 100% no escuro até agora…

    • #44342
      salsa
      Participante

      jujunogueira eu enviei o meu federal no dia 01/11/2010 e ainda nao apareceu no e-cas… to aguardando tb…. :)

    • #34281
      Pat
      Participante

      @jujunogueira wrote:

      Por acaso alguém de novembro já está no e-cas????
      Não sei se estou fazendo algo errado ou se simplesmente não estamos lá ainda….
      Só tenho certeza que receberam a nossa documentação pq entregamos lá pessoalmente, pq senão estariamos 100% no escuro até agora…

      Ju, tô igual vc, só fico tranquila pq entreguei pessoalmente…
      Acabei de ver um blog de um casal que entregou no dia 09/12/11, e o deles apareceu hj no E-cas. O meu que é de 17/11, NADA tbm! rsrs
      Pelo visto eles não colocam os processos no E-Cas, por ordem de recebimento.

    • #31606
      LaeRafa
      Participante

      O nosso processo apareceu hoje no e-cas!! Aliás, nem sei se foi antes, porque há mais de uma semana que eu não tentava.
      Enviamos o processo dia 06/12/10, recebemos a carta de abertura no dia 09/02/11 e hoje o nome e endereço estavam lá, com o status de “Application Received”.
      Fiquem de olho no de vcs!!!


      @jujunogueira

      Eu tentei primeiro com o último sobrenome do aplicante principal e nada. Quando tentei com os dois sobrenomes, deu certo. Só para lembrar o campo a ser escolhido é “Immigration File Number”.
      Fique tranquila que as coisas estão andando agora!

    • #44472
      jujunogueira
      Participante

      Bom, não sei qual é o critério deles, mas realmente não estamos lá…
      Tenho tentado exatamente assim com vc disse, LaeRafa, mas realmente até agora nada…

      A minha preocupação é ter algum problema na nossa documentação ou qq coisa do tipo, que possa atrasar o nosso processo…

      Bom, enquanto isso, a gente espera né…… fazer o que!!!

    • #44497
      anaspbr
      Participante

      eles receberam o meu PF 26/11/10, enviaram a cartinha de confirmação 04/02/11, e-cas nada ainda. Aguardando com paciência… ;)

    • #44499
      Pat
      Participante

      Minha preocupação é a mesma da Ju…

      Espero que realmente eles não coloquem os processos no e-cas na ordem… se não for isso, erraram em algum dado do meu marido.. provavelmente no sobrenome… hunff rsrs

    • #44505
      julian.quadros
      Participante

      @Pat wrote:

      @jujunogueira wrote:

      Por acaso alguém de novembro já está no e-cas????
      Não sei se estou fazendo algo errado ou se simplesmente não estamos lá ainda….
      Só tenho certeza que receberam a nossa documentação pq entregamos lá pessoalmente, pq senão estariamos 100% no escuro até agora…

      Ju, tô igual vc, só fico tranquila pq entreguei pessoalmente…
      Acabei de ver um blog de um casal que entregou no dia 09/12/11, e o deles apareceu hj no E-cas. O meu que é de 17/11, NADA tbm! rsrs
      Pelo visto eles não colocam os processos no E-Cas, por ordem de recebimento.

      Vixi … enviamos no dia 22/11 e nada de carta ainda …. quem dirá de e-cas que nao posso nem consultar

      pelo jeito eles não consideram a ordem de chegada nem pro envio da carta de abertura e nem pro e-cas . Mas espero que respeitem essa ordem para dar andamento no processo.

    • #44510
      rodrigoo
      Participante

      Boa noite a todos,
      Claro que acalma os ânimos receber a carta com o número do processo, aparecer o nome no e-cas ou uma resposta segura da Maura mas não necessariamente porque não temos nada disso o processo se perdeu.
      Quem entregou pessoalmente tem a certeza que está lá. No momento que entregamos o dossier a Maura cola o número de processo e carimba com a data recebida (besteira minha não ter pedido o número de processo na hora)o que significa que na análise eles podem rastrear o processo mesmo se perdessem o dossier, o que é quase impossível acontecer.
      Para quem mandou pelo correio com AR ou registrado, sabe que chegou de acordo com o recibo que chega. Quem mandou um documento importante desses e não registrou ou não foi com AR, fica aqui a dica para os futuros imigrantes que ainda não mandaram. Isso alivia a alma. Em último caso, (mesmo não gostando de recorrer a isso) eu mandaria um e-mail ou uma ligação para o consulado e tentaria a sorte. Sei que isso pode gerar sim um mar de e-mails para eles responderem mas se a pessoa está tão aflita e perdida pois não tem nada do consulado e já passou tanto tempo, tenta a sorte.
      Por vezes, parece um pouco irrelevante se o nome está no e-cas ou não, se alguém de dezembro recebeu carta e o de novembro não. O processo está lá e está sendo analisado ou na fila de espera. Prioritário só aqueles com CSQ assim denominado. Do contrário todo mundo entra na ordem. Como já disseram em outro post, depende de como o agente que começou a sua análise registrou.
      Eu entreguei meu processo em outubro e recebi a carta um mês depois. Muitas pessoas de outubro receberam a carta em fevereiro desse ano só mas o nome delas apareceu no e-cas no mesmo tempo que o meu. A mesma coisa com o endereço. Por isso acho que devemos nos acalmar, tudo está andando bem, só temos que lembrar dos problemas que o consulado enfrentou com o número de processos, sistema novo, etc.
      Boa sorte a todos nós!
      Abs

    • #44647
      camilagnunes
      Participante

      Pessoal,

      Alguém de novembro ou dezembro que não estava com o nome no e-cas já apareceu? Sou de 22/12 e até agora nada… sei que os documentos estão lá porque levei pessoalmente e recebi o numero para consulta, mas realmente queria saber se alguém tem novidades.

      Abs e boa sorte a todos nós!

    • #44648
      neilasasa
      Participante

      Olha eu recebi confirmação de recebimento de documentação no dia 24/12 (enviei por correio) e até agora nem cartinha eu recebi…
      Não querendo desanimar mas acho que vai demorar um pouquinho ainda… O momento é de praticar a paciência sem fim ehehehe
      Abs.,

    • #44650
      camilagnunes
      Participante

      Oi Nê,
      Temos o timeline muito parecido :)
      Acho que teremos novidades juntas.
      Abs,
      Camila

    • #44652
      daniel.p
      Participante

      Oi Ne e Camila,

      Mandei meus docs pro consulado no dia 22/12. De acordo com o site dos correios chegou la no dia 23/12. Semana passada eu falei com o Maura por tel e ela me disse que a data de inicio do meu dossie eh de 04/01. Imagino que o de vcs deve ser algo mto proximo disso.
      Ela tb me disse que o meu dossie provavalmente comecaria a ser analisado somente no segundo semestre (em agosto ou setembro), ou seja, nome e endereco no E-cas deve ser soh quando comecar a analise.

      abracos
      Daniel

    • #45804
      camilagnunes
      Participante

      Pessoal,
      Vi hoje na lista “canada_immigration_brasil” que uma pessoa recebeu uma mensagem do consulado indicando que o numero que recebemos na entrega dos documentos não deve ser utilizado para acesso do e-cas pois esse é o número do processo físico e o número que dará acesso ao e-cas é o número do processo eletrônico que ele receberá em breve…
      Eu ainda não consigo acessar meu processo no e-cas (fiquei pensando que deve ser por isso), mas nunca tinha ouvido falar nessa diferenciação.
      Os colegas que ja conseguiram acessar o e-cas e entregaram os documentos pessoalmente, fizeram com qual número?
      Obrigada pela ajuda
      Abs,
      Camila

    • #45815
      rodrigoo
      Participante

      @camilagnunes wrote:

      Pessoal,
      Vi hoje na lista “canada_immigration_brasil” que uma pessoa recebeu uma mensagem do consulado indicando que o numero que recebemos na entrega dos documentos não deve ser utilizado para acesso do e-cas pois esse é o número do processo físico e o número que dará acesso ao e-cas é o número do processo eletrônico que ele receberá em breve…
      Eu ainda não consigo acessar meu processo no e-cas (fiquei pensando que deve ser por isso), mas nunca tinha ouvido falar nessa diferenciação.
      Os colegas que ja conseguiram acessar o e-cas e entregaram os documentos pessoalmente, fizeram com qual número?
      Obrigada pela ajuda
      Abs,
      Camila

      Oi Camila,
      Não sei se confio nessa informação. Primeiro, porque o consulado mudou de sistema ano passado e as mudanças principais já foram feitas e pelo que sei até hoje o código que colam nos processos quando chegam é único até o dia em que nos tornamos cidadãos. Eles podem ter mudado o procedimento mas acho um pouco difícil. O número do processo que recebemos quando entregamos pessoalmente (que você chamou de físico) ou que está na carta de abertura do processo é exatamente o mesmo que se usa para checar os dados no E-cas. Desconheço esse código eletrônico e usando o que recebi na carta funciona normalmente.
      Me parece que estão dando mais informações desencontradas assim o povo fica esperando esse novo número até passar os tais 4,5 meses para o processo aparecer no sistema.
      Abs,
      Rod.

    • #45817
      camilagnunes
      Participante

      Oi Rod,
      Obrigada pela resposta!
      Também achei bem estranho, mas o fato é que o meu endereço ainda não apareceu no e-cas e já completei 6 meses de envio… :(
      O jeito é esperar mais um pouquinho…
      Abs e bonne chance a tous!

    • #45820
      Shape
      Participante

      eu já já completo 7 meses de federal e nem carta informando da abertura do processo eu não recebi ainda. Sou de dezembro, e o jeito é continuar esperando pacientemente mesmo…

    • #45825
      janeneves
      Participante

      Oi pessoal. Sou de novembro…

      me parece pelo que o pessoal tem informado que não tem diferença no timing entre quem entrega pessoalmente ou por correio.
      No dia que o papel chega lá é protocolado e entra na fila prioritária ou “comum” e pronto.

      O negócio é segurar a ansiedade… processos do meio do ano estão em análise…várias pessoas já confirmaram.

      Boa sorte pra todos nós!!
      e muuuuita serenidade porque precisa pra aguentar essa espera rs…

      Jane.

    • #45830
      mCerqueira
      Participante

      putz …. meu processo tem 1 mês e já estou criando úlceras … ehuehuehuehuehuehue

      brincadeiras a parte, estava de férias durante o mês de junho e por isso também dei umas férias na organização das coisas para a tão sonhada data da mudança … a única coisa que não parei foram as aulas de francês (que reduzi de 4x por semana para 2x por semana). Hoje na parte da manhã comecei a montar o planejamento de tudo que tenho que fazer nos próximos meses …. o que posso dizer é: realmente talvez os 14 meses sejam um tanto curtos pra tanta coisa que precisa ser organizada até lá!!

      abraços
      Marcos

    • #45833
      janeneves
      Participante

      Pois é Marcos,

      quando a gente coloca no papel tudo que tem que fazer… vê que o tempo não é tããão longo assim ;)

      Mas o ruim mesmo é ficar um tempão sem notícias e manter a serenidade hehehe
      é aí que complica!

      Abraços!

      Jane.

    • #45834
      javabeats
      Participante

      Para nós, a pior parte têm sido o que já foi comentado por aqui outras vezes – a “meia-vida” que levamos no período.

      Enquanto no Brasil, vivemos num estado de partida iminente, que nos mantêm em um ritmo de estudo e economia que acaba cansando um pouco. E por mais que façamos os preparativos necessários, a vida no Québec está suspensa até que o processo federal termine.

      É especialmente “difícil”, pois todos os nossos (casais) amigos estão em vias de comprar suas casas, ou apartamentos, planejar a chegada dos filhos, viagens, etc. E nós, aguardando, aguardando…

    • #45837
      mCerqueira
      Participante

      javabeats,

      não sei se foi muito cedo, mas minha esposa e eu já começamos a viver essa angústia da “indefinição” do tempo parado entre o processo de imigração e a efetivação do visto desde o começo do processo. Haviam algumas mudanças que queríamos fazer em nossa casa, troca de móveis, etc.. que acabamos desistindo de fazer quando decidimos aplicar o processo pra Quebec. Vez ou outra, nos esbarramos com a vontade de fazer ou comprar alguma coisa e saber que é melhor esperar um pouco mais.

      Realmente a espera não é fácil … porém necessariamente um pouco longa!

      abraços,
      Marcos

    • #45839
      daniel.p
      Participante

      Gente, eu nao soh confio como confirmo a informacao da Camila. Explico. A uns meses atras fui obrigado a entrar em contato com o consulado para avisar que havia mudado de endereco. Fiz esse contato via email conforme a Maura me orientou. Fiquei uns 3 meses sem resposta e semana passada ela me respondeu que havia recebido o email e de brinde me falou o numero do meu processo.
      Contextualizando entreguei minha documentacao no federal em dezembro e nao obtive resposta ou carta do consulado ate o momento.
      Pois bem, eu pensei que com o numero que ela havia me informado eu conseguiria acompanhar minha situacao pelo E-CAS. Como nao consegui apos inumeras tentativas enviei um email para a Maura. Colo na integra a resposta que ela me enviou:

      ==============================
      “Prezado Daniel Pina,

      O número do processo físico é o BXXXXXXXXX. Por favor, note que no e-Cas você terá que utilizar o número do processo eletrônico, o qual estará disponível após a criação do seu caso no sistema. No momento o seu caso está na fila para criação e análise,queira aguardar nosso próximo contato.

      Outrossim, o tempo médio de processamento dos pedidos de residência permanente como trabalhador qualificado para o Québec é de 14 meses.

      Saudações,

      Maura Mondin
      The Visa Section / La section des visas
      Consulate General of Canada
      Consulat général du Canada
      # 55 (11) 5509-4343
      fax # 55 (11) 5509-4262
      http://www.brasil.gc.ca
      Av. Nações Unidas, 12.901/16o. andar – CENU Torre Norte
      04578-000 São Paulo SP, Brazil/Brésil”

      Nao me resta duvida que a informacao que a Camila passou eh verdadeira, pois eu recebi atraves de fontes oficiais a mesma informacao.

      Daniel

    • #45840
      camilagnunes
      Participante

      Pessoal,
      O email do Daniel é o mesmissimo texto que vi na lista. Pelo visto algo mudou ao menos para os processos a partir de dezembro.
      Abs,

    • #45842
      rodrigoo
      Participante

      Oi Daniel e Camila,
      Não tenho dúvida que esse e-mail seja verídico, sei que ele foi enviado pela Maura. Só acho estranho essa informação dela porque acesso o E-cas com o código que está na carta e aparece tudo “normalmente” (que o processo chegou lá). Pode ser que eles tenham mudado mesmo alguma coisa no processo mas talvez eu já esteja tão baqueado com algumas informações que a Maura passa que o ceticismo dominou meu entusiasmo rs.
      Agradeço a vocês pelo compartilhamento da informação. Não tenho dúvidas que o consulado ainda vai nos lançar mais algumas surpresas ao longo do processo.
      Como disse a Jane e o meu xará rodrigo vulgo javabeats o jeito é manter a serenidade mesmo sendo difícil essa meia vida. Tem tanta coisa para resolver que chego a ficar preocupado com o tempo que resta de Brasil.
      Pois é, pedimos com emoção, olha aí.
      Abs,
      Rod.

    • #45976
      JF
      Participante

      Pessoal,

      3 pessoas na comunidade do orkut escreveram ontem dizendo que o nome deles apareceu no e-cas. As datas são 11, 12 e 17 de Novembro.

      Vamos torcer para as coisas estarem andando no consulado! :-)

      J.

    • #45977
      robertogp
      Participante

      Também consegui acessar o E-cas hoje sendo que tinha tentado ontem e não tinha conseguido. Sou de 24 de Novembro.

      Status: Application Received

      Já é um começo :P

    • #45980
      jujunogueira
      Participante

      Meu nome também apareceu hoje!
      Tentei ontem e não tinha nada, mas hoje quando vi várias pessoas comentando que o nome deles tinha aparecido, acabei tentando e vi que estava lá também!
      Somos do dia 18/11
      :D

    • #45984
      biozibiozi@yahoo.fr
      Participante

      Olá pessoal, preciso de uma ajuda!

      Alguem da comunidade pode me dar informação sobre o e-CAS Tracker?

      Obrigado.

    • #45986
      Liliana
      Participante

      Aqui nesse link vc pode saber mais sobre o e-cas tracker:

      http://nossaterraprometida.blogspot.com/2011/06/e-cas-tracker.html

      Eu me inscrevi e funciona mesmo!

      Abs
      Liliana

    • #45987
      biozibiozi@yahoo.fr
      Participante

      Valeu, Liliana!

      Agredeço muito para a informação que acabou de passar para gente, tinham outras pessoas com a mesma dúvida e agora temos uma boa resposta… Vou me cadastrar sem poder ter nenhuma preocupação.

      Obrigado.

    • #45989
      mfernandes
      Participante

      Mes amis,

      Recebemos uma ligação do Consulado para confirmar alguns dados faltantes de nosso filho. Bem, daí a atendente nos passou nosso número do E-cas, que começa com “EP”, está certo isso? pois tentei acessar aparece a seguinte mensagem:
      “This form is incomplete. Please provide the necessary information below, then send your request again.
      Immigration File Number should be in this format: B000000000.”

      Bem, daí fiquei na dúvida se tem que começar com a letra “B”… Bom, de qualquer forma, a atendente disse também que provavelmente o número só estaria disponível por volta de 1 mês…

      Aproveitando, deixe-me perguntar: no campo Surname/Family Name: coloco o último nome do requerente principal? ou vou testando com todos os nomes?

      De qualquer forma, obrigado pela ajuda e atenção!

      Abraço a todos,

      Milton e Tassiani

    • #45990
      Ric_liu
      Participante

      Milton,

      O meu é do padrão B05XXXX.. Agora se mudou eu não sei.
      Sobre o sobrenome, coloque os 2 últimos sobrenomes do aplicante principal.

    • #45991
      JF
      Participante

      Milton,

      O número que veio na minha carta de confirmação começa com B e é esse que uso para acessar o e-cas, escolhendo a opção “Numéro de dossier – immigration” no campo “Type d’identification”.

      Quando minha primeira data venceu e eu enviei um e-mail para ver como estava o andamento, recebi uma resposta padrão deles dizendo que o processo está na fila. Nesse e-mail, eles me informaram um outro número, que começa com EP. O que eles escreveram foi o seguinte: “Queria por gentileza anotar o número do seu processo em nosso sistema – EPXXXXXXXX”.

      Não faço idéia para que serve esse número… Até tentei usar ele para acessar o e-cas, mas ele não foi aceito em nenhum tipo de identificação.

      Com relação ao Nom de Famille, apesar das pessoas com processo mais antigo sempre falarem que você deve colocar o ÚLTIMO sobrenome, o meu só funcionou quando coloquei meus 2 sobrenomes (sou a requerente principal). Vi outros casos de processos mais recentes em que isso aconteceu também, acho que eles mudaram isso quando trocaram o sistema.

      Como você não tem o seu número de dossier (o tal que começa com B) e se você quiser matar a ansiedade de acessar o e-cas, eu ligaria no consulado e pediria. A Maura costuma passar para quem pede e, de qualquer forma, não custa tentar… :-)

      Bonne chance!

      J.

    • #45992
      mfernandes
      Participante

      J. obrigado demais pela resposta!

      Então quer dizer que o com tal número que começa com o “EP” você não conseguiu… que coisa hein?! Será que alguém aqui da comunidade conseguiu acessar?
      Pois é, como não recebi a tal “Carta” (e provavelmente não receberei, como o pessoal tem postado aqui que eles mudaram o processo) não tenho mesmo o número que começa com B…

      Agora a ‘seção especulação’… risos: como a atendente nos disse que estaria disponível para acesso daqui a um mês, pode ser (olha a especulação…risos) que a partir desta data o sistema será mudado e todos os que começam com EP serão aceitos… será?

      Valeu pela dica de ligar para a Maura, mas vamos aguentar nossa ansiedade…risos, é férias escolares e temos um garoto para ocupar o tempo… vamos esperar esse tal um mês pra ver… risos

      Obrigado mais uma vez e vamos nos comunicando todos!

      Abraços,

      Milton

    • #45993
      JF
      Participante

      Milton,

      É bem comum eles darem respostas como “daqui a 1 mês” e “espere mais 3 meses”… mas tudo é possível nesse consulado. ;-)

      Eu tenho esse número “EP” desde Abril e não sei se ele vai chegar a servir para alguma coisa.

      Li aqui na comunidade algumas pessoas que falaram com a Maura e ela comentou sobre número do processo FÍSICO que eles usariam para identificar fisicamente qual é a sua pasta. Essas pessoas tinham pedido o número do e-cas e a Maura disse que ela só tinha o número físico e que ele não serviria para acessar o e-cas, pois o número do e-cas só é criado quando o processo começa a ser analisado.

      Tenho minhas dúvidas, pois meu processo ainda não começou a ser analisado e eu já tenho acesso ao e-cas. Mas desconfio que esse número “EP” seja o número físico da pasta… Enfim, é só um “achismo” meu.

      Boas férias para vocês! :-)

      J.

    • #45994
      mfernandes
      Participante

      J., pois é… esse tal de ‘daqui 1 mês’ fica parecendo aquelas respostas automáticas do telemarketing “vamos estar verificando”…rs.
      Faz sentido, esse P do EP pode ser de “Pasta” mesmo… rs.
      Bom, é ir tentando acessar e se ficarmos muito ansiosos, tentamos conseguir o número com B…

      Qualquer novidade postaremos.

      Obrigado e abraços,

      Milton

    • #45995
      mfernandes
      Participante

      @Ric_liu wrote:

      Milton,

      O meu é do padrão B05XXXX.. Agora se mudou eu não sei.
      Sobre o sobrenome, coloque os 2 últimos sobrenomes do aplicante principal.

      Ric_liu, você conseguiu seu número como? ligando, email ou carta?

      Obrigado pela postagem.

      Abraços,

      milton e tassiani

    • #45996
      Ric_liu
      Participante

      Milton,

      Eu entreguei meu processo diretamente no consulado, e naquela época eles nos davam uma carta escrito meu número B05XXX e 2 datas limites do processo. Pior que a primeira já foi, agora resta a segunda.

      [ ]’s
      Ricardo

    • #45997
      mfernandes
      Participante

      Pois é Ric_liu, sobre o ‘vencimento’ da data a J+F até citou:

      @J+F wrote:

      Quando minha primeira data venceu e eu enviei um e-mail para ver como estava o andamento, recebi uma resposta padrão deles dizendo que o processo está na fila. Nesse e-mail, eles me informaram um outro número, que começa com EP. O que eles escreveram foi o seguinte: “Queria por gentileza anotar o número do seu processo em nosso sistema – EPXXXXXXXX”.

      Daí ela que estava com o número que começa com “B” também recebeu um outro com “EP”.

      Vamos nos falando,

      Abraços,

      Milton

    • #46005
      mCerqueira
      Participante

      eu ACHO que o B….. deve indicar os processos do Brasil e chutaria que EP deve significar Eletronic Process …… mas, é claro que são só chutes
      =P

      abraços
      Marcos

    • #46006
      larocque
      Participante

      @J+F wrote:

      Quando minha primeira data venceu e eu enviei um e-mail para ver como estava o andamento

      J+F,

      Para qual endereço de email vocês solicitaram informações com relação ao processo de vocês quando a primeira data venceu? E depois de quanto tempo eles responderam aos questionamentos de vocês?

      O que devo informar ao redigir este email?

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #46020
      JF
      Participante

      La Rocque,

      Enviei e-mail para o endereço saopaulo-im-renseignements@international.gc.ca no dia 26/Abril e recebi retorno no dia 28.

      Informei meu nome completo, número do processo (BXXXXXXXXX) e data da abertura.

      J.

    • #46021
      larocque
      Participante
      J+F wrote:
      La Rocque,

      Enviei e-mail para o endereço saopaulo-im-renseignements@international.gc.ca no dia 26/Abril e recebi retorno no dia 28.

      Informei meu nome completo, número do processo (BXXXXXXXXX) e data da abertura.

      J+F,

      Muito obrigado por esclarecer nossas dúvidas.

      Um grande abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #46030
      julian.quadros
      Participante

      Eu particularmente consegui o numero do processo apenas ligando pra Maura.

      inicialmente mandei 3 -mails e uma carta em francês.Como não obtive resposta, liguei.

      na ligação a maura me passou a data de abertura do processo (data de registro no consulado) e o numero do e-cas.

      O número da Maura é (11) 5509-4343 ramal 3420 ( demora pra antender mas dá)

      abraço

    • #46032
      larocque
      Participante

      @julian.quadros wrote:

      Eu particularmente consegui o numero do processo apenas ligando pra Maura.

      inicialmente mandei 3 -mails e uma carta em francês.Como não obtive resposta, liguei.

      na ligação a maura me passou a data de abertura do processo (data de registro no consulado) e o numero do e-cas.

      O número da Maura é (11) 5509-4343 ramal 3420 ( demora pra antender mas dá)

      Julian.quadros,

      Obrigado por informar o número de contato da Maura.

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #46033
      larocque
      Participante

      Pessoal,

      Acabei de falar com a Maura e a mesma informou que para quem deu entrada no processo federal em Jan/2011 a conclusão do mesmo ocorrerá entre Março ou Abril/2012 com a emissão do visto.

      Eles fizeram cadastro no sistema do pessoal que deu entrada no processo até Nov/2010 e o pessoal de Jan/2011, provavelmente somente daqui 2 ou 3 meses.

      Ela também disse que realmente receberemos por correspondência um novo número para que possamos acompanhar pelo e-cas começando com EPXXXXX.

      É isso pessoal… Só nos resta esperar…

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #46034
      javabeats
      Participante

      Puxa vida… se for isso mesmo, o total vai bater nos 16 meses :S

      rant ON..

      Já ouvimos de tudo do consulado, então não dá pra levar isso tão a sério. Mesmo assim, que dá um desânimo, isso dá… por mais que uma pessoa possa ser paciente e perseverante, esse prazo todo já é um insulto à boa vontade alheia. Ninguém pode ficar com a vida suspensa tanto tempo assim, censurando o presente em função de um futuro que cada dia é adiado mais alguns meses. Por mais extensa que seja a lista de coisas a fazer antes do visto chegar, com tanto tempo assim, é inevitável que a ansiedade e a expectativa comecem a consumir o futuro imigrante.

      E olha que eu estou com “apenas” 6 meses de espera…

      rant OFF.

    • #46035
      mfernandes
      Participante

      Larocque, que beleza! É sempre bom quando alguém se dispõe a ligar para a Maura. Bem, pelo menos uma coisa tive certeza: o tal do número do processo que começa com EP, pois havia comentado acima, aqui neste tópico, que o padrão do número começava com B e eu estava tentando acessar e não conseguia, pelo menos agora sabemos que será com EP mesmo…. @larocque wrote:

      Eles fizeram cadastro no sistema do pessoal que deu entrada no processo até Nov/2010 e o pessoal de Jan/2011, provavelmente somente daqui 2 ou 3 meses.

      Larocque, e agora? nós mandamos o dossiê no dia 2 de DEZ… risos, será que vamos entrar em qual?… risos

      Javabeats, também concordo com a lamentação desse prazo todo, mas levemos em consideração que o processo está mudando e estamos sendo os ‘cobaias’ dessa mudança. Meu amigo que já está no Québec teve um processo federal de 5 ou 6 meses! Agora a realidade é outra… paciência, n’est-ce pas? Também estamos muito ansiosos, mas já tentamos reorganizar o cronograma e readequar as preparações.

      De qualquer forma, meus amigos, o processo parece que está andando. Vamos nos informando por aqui e tentando driblar a ansiedade e ir nos preparando!

      Abraços,

      Milton e Tassiani

    • #46036
      larocque
      Participante

      @mfernandes wrote:

      Larocque, e agora? nós mandamos o dossiê no dia 2 de DEZ… risos, será que vamos entrar em qual?… risos

      Parece que só nos resta esperar…

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #46037
      javabeats
      Participante

      @mfernandes wrote:

      Javabeats, também concordo com a lamentação desse prazo todo, mas levemos em consideração que o processo está mudando e estamos sendo os ‘cobaias’ dessa mudança. Meu amigo que já está no Québec teve um processo federal de 5 ou 6 meses! Agora a realidade é outra… paciência, n’est-ce pas? Também estamos muito ansiosos, mas já tentamos reorganizar o cronograma e readequar as preparações.

      Explica, mas não justifica. E não é só questão de “ansiedade” – se fosse só isso, tudo bem, já não somos mais crianças :)

      O problema é que temos vida, temos empregos… eu optei por ser sincero e deixar meu empregador a par da minha decisão, o que logicamente gerou um processo de substituição. Vou trabalhar aqui ainda até viajar, mas o “prazo” que havia dado à empresa era de cerca de 12 meses. Toda vez que este prazo aumenta, mexe com o planejamento e a vida de todo mundo. Isso é sério!

      E pensar que existe “demanda” por imigrantes no Canadá.. imagina se não fosse o caso?

    • #46038
      mfernandes
      Participante

      Javabeats, entendo, concordo, mas fazer o quê?! Infelizmente está sendo uma realidade nova que pegamos a transição. Eu e minha família mudamos para o apartamento de um amigo, para economizarmos, e eu havia dito a ele que seriam 7 meses nos máximo!! quem dera… e toda vez estou tendo que conversar com ele, além do emprego e da família… ai ai. Tem que ser na base do ‘explica mas não justifica’ mesmo, pois o certo, a meu ver, seria o Québec ter um consulado específico para a região, pois a nossa maior frustração é ter um processo agilizado pelo bureau e cair depois no consulado geral do Canadá que já tem todos os processos além dos do Québec!

      Mas, vamos nos preparando, mesmo com toda a indignação… :alright:

      Abraços,

      Milton

    • #46039
      Vivs
      Participante

      Pois é, gente
      Imagina para nós que começamos o processo agora. Tenho somente um mês de federal, queria poder já dizer 6, 8 meses e até já estar indignada como vcs. Mas, por outro lado, não tem preço já saber as informações agora no começo, antes de pararmos a nossa vida aqui em função do processo. Não vamos parar nem ao menos de comprar algumas besteiras para o nosso conforto pq sabemos o tanto que é importante para diminuir o estresse, como um móvel novo ou mesmo um quadro bonito para a casa. Claro que tb vamos colocar esses dois semestres para trabalhar para nós, dá para fazer mais dois níveis de intensivo na Aliança Francesa, pode ser a diferença para conseguir emprego com dois, um mês a menos, quem sabe, pois poderei nesse tempo finalizar o curso. Dá tempo de fazer um curso técnico tb, sempre quis aprender alguns programas de modulação 3D, o que vai ser ótimo para mim.
      Em 14 meses terei tempo ainda de preparar documentações imporantes, como o visto norte americano, tão importante para viajar, resolver a burocracia do transporte dos meus gatos, que é grande, bem como aos poucos organizando a papelada que fica, entre declarações de “nada consta” e procurações que devo deixar com meus pais. Ninguém merece ter que lidar com isso pra gente depois.
      Esses meses a mais também servem para aumentar a poupança, são meses a mais para pagar o aluguel do ap lá em Québec. Economizar? Claro, sempre, mas com nada que me limite viver.

    • #46043
      javabeats
      Participante

      @mfernandes wrote:

      Javabeats, entendo, concordo, mas fazer o quê?!

      Ora amigo, o óbvio! Mostrar esse descontentamento. Não fará diferença para o processo, a espera será a mesma, mas me dá duas grandes vantagens: falar o que penso, e quem sabe, chamar a atenção para o problema. Se tornar o tempo de espera dos próximos imigrantes um pouco menor, já terá valido a pena. Não se pode engolir todos os sapos que nos mandam, sem ao menos reclamar – o nosso direito mais básico.

      Mas antes que haja ‘confusão’, quero que fique bem claro: há de se reconhecer a soberania do Canadá e o direito de tratar os pedidos de residência como quiserem, e no prazo que quiserem. Somos impotentes quanto à isso, e sempre seremos.

      O meu argumento é que – para um país que estimula a migração, e repete em cada artigo que escreve, reportagem que produz ou entrevista que dá, que existe preferência por brasileiros – o Canadá ainda está “devendo” nas etapas burocráticas do processo.

      E no mais, foi um só um rant. A indignação não me permite aceitar calado os aumentos do prazo… mas aceitá-los eu devo. Fim de papo.

    • #46044
      mCerqueira
      Participante

      Pessoal, não quero me iludir mas estou procurando ser otimista a respeito desse prazo.

      No primeiro semestre, eu estava mais focado com a 1a parte do processo então não acompanhei com mais afinco o processo federal … MMAAASSSSSS, não sei se estou enganado, mas tive a impressão de nesse período, o processo federal ter ficado muito lento ou praticamente parado (em virtude daquela história da troca do sistema, blá blá blá ….).

      De junho pra cá, tenho observado que houve uma certa acelerada nessas análises e, mal ou bem, me parece que o pessoal do 2o semestre de 2010 já vai começar a receber pedidos de exames e passaportes … ou seja, a impressão que fica é que em 2 meses adiantaram o trabalho de um semestre todo.

      Outra informação que penerei dos fóruns é uma lenda que foram contratados mais 2 profissionais para o consulado para melhorar o tempo de análise do processo.

      Enfim … o resumo desse rant é que eu ACHO (e torço também, claro) que daqui até o final do ano poderemos nos surpreender com uma melhoria considerável nesses prazos.

      Lembro que, quando entrei com o processo federal, a estimativa de conclusão era de 14 meses … hoje já estou ouvindo rumores de 12 meses … não me assustaria se caísse pra 10 .. quiçá, 8 meses (meu sonho .. hehehehe).

      Enfim … compartilho MUITO dessa angústia e ansiedade de vcs …. sou um cara EXTREMAMENTE ansioso e acreditem que acesso os fóruns sobre a imigração TODO santo dia. Em casa já estou meio perdido sobre o que fazer e quando fazer (já que essa indefinição de uma data fim impacta diretamente em nossos planos). Realmente é MUITO ruim esse tempo de espera …. mas estou tentando ser positivo e otimista que nosso prazo vai melhorar e, seu Deus quiser, até o final desse ano o pessoal do final de 2010 e começo de 2011 já tenham novidades mais animadoras do que as que temos hj.

      ufa!! falei demais … hehehehehee :lol:

      abraços,
      Marcos

    • #46051
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Meu endereço sumiu do e-cas!

      Antigamente quando isso acontecia, era sinal de exames médicos. Hoje eu não sei.

      Isso aconteceu com outras pessoas de Outubro há alguns dias e sei que muito já foi dito aqui sobre esse tema, se quer dizer alguma coisa ou não, se é motivo para se animar ou não.

      Mas estou feliz de qualquer jeito. Alguém lá encostou na nossa pastinha! :-)

      Bonne journée à tous!

      PS – Fui informada da mudança pelo e-cas tracker. Recomendo a todos os ansiosos de plantão que procurem no google.

    • #46052
      JF
      Participante

      Mais uma novidade!

      Eu tinha recebido o meu número de e-cas no formato BXXXXXXXXX na carta de abertura. Quando minha 1a data venceu, eu mandei o e-mail e recebi uma resposta padrão onde eles me informaram meu número no formato EPXXXXXXXX.

      Eu não entendi para que servia o número EP e tentei acessar o e-cas com ele, mas não consegui. Essa semana vi algumas pessoas dizendo que a Maura está informando o número EP para acesso ao e-cas (e não mais o número B).

      Hoje, depois que meu endereço desapareceu, resolvi testar o número EP novamente e ele funcionou. Estou acessando tanto pelo B quanto pelo EP – em ambos os casos na opção “numéro de dossier – immigration / Numéro de demande”.

      Não sei quando isso mudou, mas sei que o pessoal que tinha recebido o número EP da Maura até uns dias atrás não estava conseguindo acessar. Será que agora eles conseguem?

      Bonne chance!

      J.

    • #46053
      Liliana
      Participante

      Olá pessoal,

      Fazendo um comentário ao que MCerqueira falou, o fato do consulado ter liberado muitos pedidos de exames no primeiro semestre ter diminuído o prazo do processo federal é muito relativo. Quando esses exames saíram em abril tinha muita gente de fev/mar/abril-2010 que já estava na espera há 12 meses ou mais. Quem se beneficiou com um prazo menor foi o pessoal de maio e junho que acabaram finalizando o processo em menos de 12 meses.

      O que o consulado está fazendo é deixar acumular muitos meses e liberar levas de pedidos com intervalos de 4/5 meses. Quem está no início da fila acaba esperando mais. Por exemplo, eu sou de julho/2010 e estou esperando o pedido há 12 meses. Acredito que na próxima leva(que deve sair em agosto) o consulado vai liberar pedido de exames para o pessoal do final de junho, jul/ago/set e quem sabe outubro também. Quem for de jun/jul/ago é quem vai ter esperado mais tempo, mas quem for de set/out vai acabar terminando mais cedo que os outros.
      Uma leva seguinte deve ocorrer por volta de dezembro.

      Bom, pelo menos esse é o meu raciocínio em relação aos prazos desse ano.

      Abs
      Liliana

    • #46054
      mfernandes
      Participante

      Liliana,
      temos especulado sobre estas “levas” de liberação por aqui também. Parece que, no campo da especulação, o raciocínio vai por ai mesmo! Tomara…

      Abraços,

      Milton

    • #46055
      mfernandes
      Participante

      @J+F wrote:

      Hoje, depois que meu endereço desapareceu, resolvi testar o número EP novamente e ele funcionou. Estou acessando tanto pelo B quanto pelo EP – em ambos os casos na opção “numéro de dossier – immigration / Numéro de demande”.

      Não sei quando isso mudou, mas sei que o pessoal que tinha recebido o número EP da Maura até uns dias atrás não estava conseguindo acessar. Será que agora eles conseguem?

      Bonne chance!

      J.

      J., tentei agora há pouco e não consegui. A atendente do Consulado (Bruna) tinha dito que era para olhar daqui a cerca de um mês. Bom, pelo menos uma coisa mudou, não está aparecendo aquela mensagem que o ‘formato tem que começar com B’, agora ele apenas diz que o número não está disponível no momento.
      Vamos tentando!
      Abraços,
      Milton

    • #46056
      mCerqueira
      Participante

      Oi Liliana …. faz muito sentido também já que, apesar dessa sensação de que de junho pra cá, o trabalho do 1o semestre (2011) se movimentou muito, me parece que agora (julho) está parado de novo … pelo menos não vi tanta gente mais comemorando a chegada do tão sonhado envelope pardo.

      Seguindo essa linha de raciocínio, o que vcs acham que seria a vantagem para o consulado fazer essas solicitações sazonais?? Será que existe apenas um pequeno grupo de pessoas pra fazer tudo? Abrir processo, verificar documentação, encaminhar correspondência e finalizar a análise com os exames e emissão do visto, e por isso eles fazem por “lotes”?

      Não sei … não sei se estou sendo muito simplista, mas estas não me parecem atividades mais demoradas que o tempo que levamos pra preparar e preencher toda a documentação. E, mesmo com um volume grande de processos para analisar, não vejo sentido de demorar tanto assim.

      enfim ….. só especulando mesmo e torcendo para os prazos melhorarem.

      abraços,
      Marcos

    • #46057
      javabeats
      Participante

      Já foi postado aqui, como referência de outros blogs, palestras da Maria João, uma ex-funcionária do consulado que abriu uma consultoria, explicando um pouco sobre a rotina do consulado. Pesquise aí, você vai ficar surpreso…

      Resumindo a história, os pedidos de residência permanente são “deixados de lado” quando a demanda pelos vistos de estudo e turismo aumenta muito. E dependendo de quão próximo o consulado está de atingir as suas metas gerais, o ritmo muda também.

      Portanto, não há qualquer lógica, método ou padrão que possa ser aplicado para fazer essas “previsões” – tudo é subjetivo é vai da situação específica do consulado, suas metas, e a demanda por vistos em cada época do ano. Por isso não fico tentando imaginar o que se passa por lá – só aumenta a frustração. O melhor a fazer é “apegar-se” à um prazo final, e brigar por ele.

      Quanto à “lenda” da contratação de dois funcionários, foi um colega da AF aqui e Ctba que ouviu do Gilles, quando o mesmo esteve aqui, em Junho. As contratações ocorreriam em outubro. Novamente, não há como confirmar se 1) é mesmo verdade; 2) vai acontecer mesmo em outubro, e 3) será de alguma relevância para os nossos processos.

    • #46058
      mCerqueira
      Participante

      Cacildis … não sabia desse post sobre a rotina de lá.
      pow, depois de ler isso vejo que até pra ser otimista, tem que ser bem pessimista antes.
      =

    • #46059
      JF
      Participante

      Milton,

      Eu tive a impressão de que o layout da página de acesso está um pouco diferente e quando cliquei em “help” está escrito que o número tem que começar com B ou EP. Se não me engano, antes falava apenas que tinha que começar com B.

      Continue tentando, acho que dessa vez a informação do consulado está certa! :-)

      J.

    • #46060
      mfernandes
      Participante

      J., sim o leiaute mudou um pouco. Sobre a mensagem, antes quando eu tentava inserir o número com EP ele aparecia uma mensagem em vermelho dizendo que só podia ser com B, agora, pelo menos pula para outra janela dizendo que não está disponível por possíveis três possibilidades.
      Vou tentando! :wink:

      Abraços,

      Milton

    • #46067
      robertogp
      Participante

      Hoje o meu endereço apareceu no E-cas, só que em um formato estranho como segue o exemplo:

      201 533
      Rua Brasil
      Porto Alegre
      904 50000

      É normal aparecer o número do apartamento primeiro (201 do exemplo), depois o edifício (533 do exemplo) e tudo isso na linha anterior ao nome da rua?

      Abraço.

    • #46071
      LaeRafa
      Participante

      Olá, Roberto!
      O nosso endereço aparece da mesma forma.
      Quando ligamos para a Maura após a primeira data, aproveitamos para perguntar sobre isso. Ela explicou que o endereço fica com o formato ‘canadense’ no sistema, mas que isso não atrapalha a correspondência.

    • #46136
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Olá pessoal! Mais novidades!!
      Ontem, aniversário da minha esposa, recebemos um presente inusitado!
      Em 2 de Junho mandamos um email pro consulado perguntando se eles haviam recebido nosso processo….não respoderam tão cedo…até que ontem recebemos uma resposta!
      Recebemos neste email o nosso número do processo e prontamente acessamos o E-cas…e para nossa surpresa, estava lá o nome, endereço assim como a data de recebimento do processo.
      Pelo que notei, algumas pessoas de out/nov/dez estão aparecendo no E-cas.
      Felizmente as coisas estão andando bem!!

      Abraços

      Vi

    • #46139
      javabeats
      Participante

      Aconteceu a mesma coisa comigo, ontem. Em meados de março, ante a falta de notícias do consulado em relação ao que na época todos aguardavam – a carta de abertura do processo – escrevi pedindo confirmação do recebimento dos meus documentos, temendo algum problema com extravio.

      Recebi ontem a resposta ao e-mail, com o número do E-CAS no formato “BR” – que já havia obtido quando, semanas depois do e-mail sem resposta, resolvi ligar lá e falar com a Maura.

      Sabe o que parece? Passado o tumulto dos meses de junho/julho, alguém resolveu tirar a poeira das coisas :)

    • #46141
      JF
      Participante

      Meu endereço desapareceu do e-cas *de novo*.
      Na semana passada ele já tinha desaparecido e aparecido novamente.

      Sei lá o que isso pode siginificar, mas fico feliz cada vez que eles encostam no meu processo! :-)
      Que venha Agosto!!

    • #46142
      Vivs
      Participante

      Puxa, tomara que a coisa esteja andando agora.
      Minha dúvida é quanto tempo devo esperar até mandar um email pedindo a confirmação do recebimento dos documentos? Tenho somente dois meses de processo, mas o medo de ter havido algum extravio é sempre presente e dá a sensação de que se tiver acontecido algo posso estar perdendo tempo que eu poderia estar usando para já resolver qq incidente. :?
      Será que já dá para mandar algum email?

    • #46143
      javabeats
      Participante

      Eu não quero alimentar alguma paranóia, mas já vimos relatos aqui da qualidade do nosso serviço de correio – uma moça que enviou os documentos com aviso de recebimento, recebeu a resposta prevista, mas os documentos não foram entregues no consulado :)

      Acho que, conforme relatos da Maria João, o melhor é escrever uma carta formal, em papel mesmo, em inglês ou francês – assim o consulado tem a obrigação de te responder (mas não sei dizer em quanto tempo). Se a angústia for grande, tente ligar para a Maura. Ela talvez não lhe dê um “número” do processo, mas pode adiantar que receberam os documentos e que eles aguardam análise.

    • #46144
      mCerqueira
      Participante

      Vivs,

      No dia que entreguei o processo, a Maura falou que meu processo só seria aberto depois de 5 ou 6 meses e que até esse prazo, eu deveria apenas esperar.

      Mas, se é apenas para confirmar se o processo foi recebido corretamente e não correr risco de ter sido extraviado (como foi relatado aqui há algumas semanas), creio que vc poderia entrar em contato a qquer momento.

      abraços,
      Marcos

    • #46145
      mCerqueira
      Participante

      @javabeats wrote:

      Eu não quero alimentar alguma paranóia, mas já vimos relatos aqui da qualidade do nosso serviço de correio – uma moça que enviou os documentos com aviso de recebimento, recebeu a resposta prevista, mas os documentos não foram entregues no consulado :)
      (…)

      Pois é … um absurdo. A menina ainda deu sorte pq ela havia tirado cópias autenticadas do CSQ antes de enviar … não sei quanto à validade disso pro consulado, mas felizmente ela conseguiu contornar o problema e as coisas já estão andando pra ela.

      abraços,
      Marcos

    • #46146
      javabeats
      Participante

      Para essas situações, eu acho que o consulado deveria manter a tal carta de abertura do processo – assim tem como saber muito antes se houve algum problema no envio. O melhor seria se eles nos conferissem números rastreáveis no E-CAS já no recebimento do pedido de visto: assim elimina-se uma boa burocracia, e o imigrante pode acompanhar seu processo com esse número, ao invés de sempre ter de ligar ou escrever para o consulado.

    • #46147
      neilasasa
      Participante

      Pois é, após o relato da pessoa sobre o extravio da documentação pelos Correios, resolvemos ligar e confirmar o recebimento, assim como um casal de amigos.
      Eles informaram que receberam mas que levaria de 3 a 4 meses para termos alguma notícia (o que inclui qq número de processo), mas pelo menos ficamos tranquilos que nossa documentação está lá.
      O telefone eu peguei no próprio site do consulado do Canadá e não foi díficil falar com a atendente.
      Abs.,
      Neila

    • #46154
      JF
      Participante

      E o endereço voltou… Consulado a todo vapor!:-)

    • #46156
      Pat
      Participante

      O meu também!!
      Apareceu sexta, sumiu domingo e apareceu de novo hoje!
      Será que tem que sumir de novo pra gente receber os pedidos de exame médico?! rs

    • #46158
      JF
      Participante

      Mes amis,

      Depois desse aparece-desaparece endereço no e-cas nos últimos dias (meu endereço sumiu e voltou 2 vezes), hoje chegamos em casa e tinha um envelope nos esperando! :-)

      Recebemos o pedido de documentos complementares e o que eles pediram foi… uma foto!
      Tenho certeza que enviei, mas eles devem ter perdido ou por algum motivo precisam de mais uma. Não pediram nada do meu marido, apenas assinalaram a linha da foto e escreveram meu nome à mão do lado.

      Que alegria! Vou tirar a foto amanhã mesmo e enviar.
      Acho que o pessoal de Outubro deve entrar nessa próxima leva de pedidos de exames médicos e algo me diz que será em Agosto… vamos esperar.

    • #46168
      mfernandes
      Participante

      Mes amis,
      (acho que já falamos disso aqui mas não localizei), tirem uma dúvida por gentileza: o número novo começa com EP e mais 8 números, exemplo: EP12345678? E tanto faz colocar no site o EP com maiúscula ou minúscula?
      Valeu, abraços.

      Milton

    • #46170
      salsa
      Participante

      mfernandes o meu nao começa com EP começa com B mas coloquei com maiusculo sim…. coloquei o meu sobrenome tb em maiusculo.

      []s

    • #46178
      mfernandes
      Participante

      Salsa,

      obrigado pela resposta. Pois é, já discutimos sobre isto aqui (algumas postagens acima). Parece que o processo de ‘informatização’ do consulado está mudando. E parece que os números vão começar com EP agora. Tem gente aqui que tem os dois números, o antigo que começa com B e o novo que começa com EP; e ambos acessam, mas parece que o padrão será mesmo o com EP a partir de agora.

      Valeu pela resposta.

      Abraços,

      Milton

    • #46179
      JF
      Participante

      Oi Milton,

      Não testei o código EP em letras minúsculas, mas posso te dizer que o código B e o sobrenome funcionam das duas formas (maiúsculas e minúsculas, tanto faz). Imagino que pro EP deve ser a mesma coisa!

      J.

    • #46189
      mfernandes
      Participante

      J., obrigado pela resposta. Vamos tentando, qualquer novidade postamos.
      Abraços, Milton

    • #46995
      JF
      Participante

      Recebi um e-mail do e-cas tracker e acabo de ver que meu endereço desapareceu do e-cas mais uma vez! Da última vez que isso aconteceu, recebi meu pedido de documento complementar.

      Lembro que na mesma época aconteceu a mesma coisa com algumas pessoas que iniciaram o federal por volta de Outubro. Será que agora é alguma coisa??

      Não custa começar a semana com esperança… :-)

      Bonne semaine!

      Julia.

    • #46996
      javabeats
      Participante

      Eu estou na maior expectativa de que os pedidos de exames médicos cheguem logo, e para todo o segundo semestre de 2010 (ou a maior parte dele), se possível.

      Acho que não deve tardar… pelo menos, desse mês não passa! :p (I wish…)

    • #46998
      mfernandes
      Participante

      Opa pessoal, que a semana comece com boas notícias para todos nós. O meu ainda não apareceu no e-cas ainda, apesar de já ter o número. Vamos olhando.

      Abraços!

    • #47000
      neilasasa
      Participante

      Dedinhos cruzados pessoal!!!
      :bigups:

    • #47002
      BETA2011
      Participante

      Bom dia pessoal, tb estou na esperança que os exames saiam logo, aliás estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
      Tenho lido que o e-cas number agora começa com EPXXXX , recebi um email do consulado dois meses atrás, no qual me enviaram número do processo físico q começa com BXXXX. Algum de vc’s acessam o e-cas com esse número? Obrigada pela ajuda e assim como vc’s estou na torcida que logo o consulado dê sinal de fumaça !!

    • #47003
      mfernandes
      Participante

      BETA2011, tudo bem?! já comentamos sobre esta mudança por aqui, tem os dois tipos de número, mas parece que todos serão com EPXXX a partir de agora. Veja o que já comentamos por aqui: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/24/1370.html?start=225

      Abraços.

    • #47010
      I_T_A
      Participante

      O meu desapareceu tem pelo menos 2 (talvez 3) semanas e até agora nada.

      Julia,

      vi que o seu sumiu e voltou algumas vezes já. Quanto tempo levou mais ou menos para voltar?

      Ivan.

    • #47015
      JF
      Participante

      Oi Ivan,

      Não me lembro muito bem, mas em Julho meu endereço apareceu e desapareceu 2 vezes em cerca de 1 semana. Não ficou tanto tempo sem voltar como o seu, o endereço voltou depois de 1 ou 2 dias. Mas meu caso é só um caso, não sei se é o normal.

      Veja também se você está acessando o e-cas com o código B… ou o EP… . Vi algumas pessoas dizendo que o código B parou de funcionar e só o EP dava acesso. Mas, pelo menos para mim, continuo acessando com os 2 códigos normalmente (e desde ontem meu endereço não está mais lá).

      Em caso de dúvida, ligue para a Maura e pergunte qual o status do seu processo.

      Bonne chance!

      J.

    • #47016
      JF
      Participante

      Oi Ivan,

      Não me lembro muito bem, mas em Julho meu endereço apareceu e desapareceu 2 vezes em cerca de 1 semana. Não ficou tanto tempo sem voltar como o seu, o endereço voltou depois de 1 ou 2 dias. Mas meu caso é só um caso, não sei se é o normal.

      Veja também se você está acessando o e-cas com o código B… ou o EP… . Vi algumas pessoas dizendo que o código B parou de funcionar e só o EP dava acesso. Mas, pelo menos para mim, continuo acessando com os 2 códigos normalmente (e desde ontem meu endereço não está mais lá).

      Em caso de dúvida, ligue para a Maura e pergunte qual o status do seu processo.

      Bonne chance!

      J.

    • #47273
      LaeRafa
      Participante

      Gente, desculpem a ignorância…
      Mas quanto a mudança de B…. para EP….
      Trata-se da mesma sequencia de números, alterando somente de B para EP?

      Pergunto isso porque o nosso processo (Dez/2010) aparecia no e-cas desde maio…E agora sumiu! E a resposta foi aquela “We were not able to identify …”
      E quando tentei com o tal de EP, a resposta foi:
      “This form is incomplete. Please provide the necessary information below, then send your request again.
      1. Immigration File Number/Application Number starts with a letter and is followed by a combination of nine (9) numbers or letters. (Example: B000000000 or EP00000000).”

      Enfim…Sei que o e-cas não garante nada, que o processo está demorado mesmo… Mas são 9 meses sem notícia!!! E qualquer coisa mexe com a gente nesse momento né!!
      Obrigada!

    • #47288
      rosi.sch
      Participante

      @LaeRafa wrote:

      Gente, desculpem a ignorância…
      Mas quanto a mudança de B…. para EP….
      Trata-se da mesma sequencia de números, alterando somente de B para EP?

      Pergunto isso porque o nosso processo (Dez/2010) aparecia no e-cas desde maio…E agora sumiu! E a resposta foi aquela “We were not able to identify …”
      E quando tentei com o tal de EP, a resposta foi:
      “This form is incomplete. Please provide the necessary information below, then send your request again.
      1. Immigration File Number/Application Number starts with a letter and is followed by a combination of nine (9) numbers or letters. (Example: B000000000 or EP00000000).”

      Enfim…Sei que o e-cas não garante nada, que o processo está demorado mesmo… Mas são 9 meses sem notícia!!! E qualquer coisa mexe com a gente nesse momento né!!
      Obrigada!

      Olá LaeRafa,

      Há um mês (12/08) não conseguimos mais acessar nosso e-cas, tentamos de todas as formas, mas simplesmente não entra. Já havia sumido endereço e voltado semanas depois, mas o nome é a primeira vez.
      Somos de setembro/2010, final de junho/11 o consulado nos ligou solicitando algumas informações.

      Ainda não perdemos a esperança de entrar nesta próxima “leva” de exames!

      abraços

      Rosi

    • #47290
      JF
      Participante

      Oi La e Rafa,

      (Mandei a mensagem abaixo no blog de vocês, mas vou repetir aqui porque pode ser a mesma dúvida de outras pessoas.)

      Vamos lá:

      Dúvida 1: quando eu digo que o endereço sumiu, foi só o endereço mesmo. Continuo acessando o e-cas, mas o lugar onde o endereço aparecia está vazio.
      Dúvida 2: os númeor B… e EP… são diferentes! Não adianta mudar apenas as letras, um número não tem nada a ver com o outro!

      Li sobre algumas pessoas que não conseguiam mais acessar com o número B e só conseguiam entrar com o EP. A última vez que chequei, eu estava conseguindo acessar com os 2 números sem problemas.

      O número B eu recebi na carta de abertura do processo e o número EP eu recebi por e-mail, quando escrevi dizendo que minha primeira data havia vencido. Eles enviaram a resposta padrão, mas na primeira linha incluíram algo como “Queira anotar seu número de processo: EPxxxxxxx”.

      Acho que você consegue o seu número EP se ligar no consulado ou enviar um e-mail.
      Bonne chance!

      Julia.

    • #47292
      LaeRafa
      Participante

      Obrigada Julia!
      Foi o que descobrimos hoje!
      O marido ligou para a Maura que passou o novo número do processo (EPxxx), e era por isso que o Bxxx não está mais disponível. Um alívio, já que depois de 9 meses de espera, qualquer coisa conta!
      O chato foram as notícias…De que o processo está demorando 14 meses… Ou seja, a nossa expectativa é de Fevereiro/2012. ='(
      Não quero nem pensar…
      Obrigada pela atenção tá?!

      Rosi.sch,
      Obrigada pela resposta! Acredito que vcs tenham um número novo também… E acho que vcs entram na próxima leva sim!!!

    • #47297
      rosi.sch
      Participante

      @J+F wrote:

      Dúvida 2: os númeor B… e EP… são diferentes! Não adianta mudar apenas as letras, um número não tem nada a ver com o outro!

      Bonne chance!

      Julia.

      Oi Julia!

      Muito obrigada!!! Não sabia que eram números diferentes. Assim que li sua mensagem, enviamos um email para o consulado e logo em seguida eles nos responderam informando o número novo e também como está nosso processo.

      “Sua demanda está em processamento, a fase de Background checks, nenhuma ação sua é requerida neste momento. Agradecemos por aguardar, os próximos passos lhe serão avisados oportunamente.”

      Acessamos o e-cas com o novo número e lá estavam nossas informações. hehe

      abraços

      Rosi

    • #47311
      JF
      Participante

      Só pra constar: eu ainda consigo acessar meu processo tanto com o número B quanto com o número EP. E meu endereço que sumiu no começo do mês, continua “sumido”.

      Rosi, que bom que você conseguiu seu número. Acho que não adianta nada ter esse número na mão e acessar o e-cas, mas pelo menos é alguma coisa! ;-)

    • #47315
      mfernandes
      Participante

      Mes amis! com a recente informação que vocês de dezembro estavam acessando o e-cas, e nós que tínhamos recebido o número em Junho (porque uma atendente nos ligou pedindo um dado faltante), resolvi acessar de novo.
      Estava sempre tentando com todas as possibilidades de sobrenome e nada, daí vocês não acreditam, o último nome do requerente escreve com Ç, daí pensei que, pelo francês ter a letra, ela seria usada, mas NÃO 8O entra com o C no lugar do Ç :lol:
      Bem, agora conseguimos acessar, mas como disse a Júlia, não adianta muita coisa aparecer lá, mas é pelo menos uma pequena certeza… n’est-ce pas?!…
      Bom, quando acessamos ainda só tem a seguinte mensagem: We received your application for permanent residence on December…
      Vamos acompanhando, e tentando conter a ansiedade, além de nos preparar, meio cegamente…rs

      Abraços a todos.

      Milton

    • #47326
      viviharumi
      Participante

      Que bom Milton! Félicitation! Com certeza cada passo em direção ao Quebec nos faz nos sentir mais próximos e deve ser comemorado!

    • #47455
      JF
      Participante

      Mais um capítulo da novela do e-cas!
      Meu endereço voltou a aparecer hoje! Ele estava “sumido” desde 5/setembro.

      Será que é alguma movimentação no consulado??
      Mais alguém teve alguma mudança no e-cas esses dias?

    • #47470
      mfernandes
      Participante

      Julia, não houve alteração no nosso. Aqui, li algumas postagens suas atrás:

      @J+F wrote:

      Dúvida 1: quando eu digo que o endereço sumiu, foi só o endereço mesmo. Continuo acessando o e-cas, mas o lugar onde o endereço aparecia está vazio.

      Julia.

      No nosso só aparece: “We received your application for permanent residence on December 6, 2010.”

      Mais nenhum dado, só isso, não tem endereço nem nada, ou não localizamos onde acessar os dados.

      De qualquer forma, não teve nenhuma alteração estes dias.

      Abraços,

      Milton

    • #47473
      JF
      Participante

      Milton,

      O endereço aparece na parte de cima da tela, assim que você entra com sua senha (na tela anterior ao detalhe sobre o status).

      Quando aparecer o seu, você vai perceber sem erro.

      Bon vendredi!

    • #47474
      mfernandes
      Participante

      Obrigado J+F, vou ficar atento. Abraços.

    • #47556
      I_T_A
      Participante

      Pessoal,

      uma atualização do CIC formal e diferente de tudo que vi até agora. Depois de mais de um mês sumido do E-CAS o nosso processo voltou a aparecer (com o acesso BXXXX, nunca tivemos o EPXXXX) mas a diferença foi que houve uma mudança no status, a primeira parte já aparecia, a segunda foi a primeira vez que vi.
      ________________________
      We received your application for permanent residence on October 14, 2010.

      We started processing your application on September 22, 2011. :bigups:
      ________________________
      Mais alguém de uma data anterior ou próxima viu essa mudança?

      Abraços.

      Ivan.

    • #47559
      mfernandes
      Participante

      I_T_A, que boa notícia! Olhamos o nosso aqui e não apareceu ainda, mas somos de Dezembro e você é de outubro. Então parece que está andando! Que bom, meus parabéns. Agora é aguardar novas notícias.

      Grande abraço,

      Milton e Tassiani

    • #47561
      JF
      Participante

      Ivan,

      Vi essa semana uma pessoa dizendo algo sobre o e-cas mostrar a data de recebimento e a data de início do processamento. Eu não tinha entendido direito o que era, mas vendo o seu texto fica claro que é uma atualização do status do processo. No caso que eu tinha lido, também houve essa demora de 11 meses entre um status e outro.

      Vejo isso como ótimas notícias! Estão realmente mexendo e processando o pessoal de outubro! Quer dizer que as coisas não estão tão paradas quanto pensamos…

      Meu processo é do dia 26/10 e continua só com o status de abertura mesmo. Espero que atualizem em breve!

      Julia.

    • #47567
      rosi.sch
      Participante

      Oi Ivan,

      O nosso aparece com inicio de processamento 21 de setembro de 2011. Demos a entrada no federal em 10/09/10.
      Essa data apareceu hoje pra nós, ontem ela não estava lá…hehe

      Cada mudança é uma esperança!

      abraços

      Rosi

    • #47573
      JF
      Participante

      Nosso processo também foi atualizado no e-cas! :-)

      Agora estamos “en cours” e nosso processo começou a ser analisado em 26 de Setembro – exatos 11 meses após a abertura segundo a carta.

      Courage!!

    • #47578
      Helen Hartung
      Participante

      Boa tarde!
      Sou leitora a algum tempo mas ainda não tinha participado ativamente do site, mas começarei :)
      Gostaria de saber se é algum problema com o meu computador ou se é um problema no site, pois as mensagens estão aparecendo picotadas, sabem o que houve?
      Um grande abraço,
      Helen.

    • #47580
      neilasasa
      Participante

      Alguém de novembro ou dezembro que já possua e-cas e esteja acompanhando?
      Eu sou de dezembro mas não recebi nenhum e-cas ainda :?
      Como estão atualizando o status do pessoal de outubro queria saber se tem alguma notícia do pessoal de nov…

      Helen, a CBQ estava atualizando e por isso deve ter dado algum erro… Nunca vi acontecer…

    • #47584
      Ric_liu
      Participante

      Sou de novembro, já tenho e-cas, mas pra mim que sou do dia 10/11 nada mudou.. :(
      Provavelmente ficaremos pra próxima leva.. mas vou acompanhando.. hehe esperança é a última que morre.. hehehe

    • #47586
      neilasasa
      Participante

      Sim Ric_liu, vamos fazer pensamento positivo e torcer pra vir um bloco de 2º semestre de 2010!!! E caso tenha alguma notícia avise stp.
      :bigups:

    • #47746
      alanlui
      Participante

      Ola senhores, meu federal é de novembro de 2010 e essa semana meu nome apareceu no e-cas… sera que recebo o pedido de exames esse ano?

    • #47763
      mfernandes
      Participante

      @J+F wrote:

      Milton,

      O endereço aparece na parte de cima da tela, assim que você entra com sua senha (na tela anterior ao detalhe sobre o status).

      Quando aparecer o seu, você vai perceber sem erro.

      Bon vendredi!

      J+F, esta semana apareceu nosso endereço por lá! Aguardemos, nos preparemos!

      Abraços,

      Milton e Tassiani

    • #47764
      mfernandes
      Participante

      @alanlui wrote:

      Ola senhores, meu federal é de novembro de 2010 e essa semana meu nome apareceu no e-cas… sera que recebo o pedido de exames esse ano?

      alanlui, nós somos de dezembro, e nossos dados apareceram recentemente também, a esperança é esta, de que se desenvolva o processo e possamos receber o pedido de exames ainda neste ano.
      Quaisquer novidades, postemos.

      Abraços,

      Milton e Tassiani

    • #47767
      rubemrj
      Participante

      Gente,

      Por favor vcs poderiam me dizer como conseguir acesso ao sistema E-cas? Ja to na biqueira dos exames a te o momento ainda nao tenho este acesso.

      Obrigado.

      R.R.

    • #47768
      javabeats
      Participante

      Se você não recebeu uma carta com o número do seu processo – situação de muitos aqui, inclusive a minha – você precisa ligar no consulado e pegar o número com eles. Com ele você consegue acessar o E-CAS – desde que o seu pedido esteja em análise.

    • #47769
      neilasasa
      Participante

      Eu sou de dez/10 e liguei no consulado hoje de manhã. Acho que falei com a famosa Maura (ramal 3420, até já decorei rsss) e ela me informou que meu processo ainda não tem número EP (que é o número para acessar o ecas) e que devo esperar em torno de 2 meses para qualquer comunicação via correio, seja envio do número EP, solicitação de documentação complementar ou pedidos de exames (torcendo para esta última opção!!!!)…
      Com meus pensamentos positivos tenho a fé que estarei com o visto até fev/12!
      Abs.,
      Neila

    • #47864
      camilagnunes
      Participante

      Pessoal,
      Meu endereço apareceu no e-cas!!!
      Parafraseando a Larissa na primeira página, eu sei que não é garantia nenhuma, mas melhor do que nada :)
      Meu processo venceria a segunda due date hoje e, na quarta feira recebemos um email automatico do consulado, dizendo que nossa documentação tinha sido recebida, não era necessário entrar em contato com o consulado e informando o numero com EP. No dia tentei acessar o e-cas e não funcionou, hoje tentei e foi. Muito bom!
      Neila, somos do mesmo dia, espero que você tenha recebido também.
      Abs,
      Camila

    • #47866
      Shape
      Participante

      Eu sou de 20/12/2010 e nada ainda, mas vamos aguardando né?! =)

    • #47886
      Shape
      Participante

      Atualizando: hoje recebi um e-mail do consulado, provavelmente igual ao e-mail da camilagnunes e com número do processo para tentar o e-cas… por incrível que pareça, não estou curioso, então acho que vou tentar isso amanhã cedo e volto pra dar notícias. =)

    • #47887
      neilasasa
      Participante

      Uhuhuh também recebi agora de manhã um e-mail com meu número EP!!!!
      Como sou ansiosa fui tentar acessar o ecas mas ainda só deu erro… Talvez tenha que dar um tempinho para acessar neh?!
      Gente, pensamento positivo pois nossos exames vão cehgar no final de nov/começo de dez!!!!
      Bonne chance à nous!!!

    • #47888
      javabeats
      Participante

      Que beleza pessoal, parabéns!

      Vocês são (do final) de dezembro?

    • #47890
      mfernandes
      Participante

      Mes amis, somos de 6/12, não recebemos o e-mail. Mas, nós já temos o número “EP”, de uma ligação da atendente do consulado que nos ligou para confirmar um dado de nosso filho, então, desde setembro conseguimos aceder o site. Não sei se por isso, não recebemos o tal e-mail.

      Sorte para todos nós!

      Grande abraço,

      Milton e Tassiani

    • #47892
      mCerqueira
      Participante

      Java … tô aqui torcendo pra ler um post seu dizendo q vc tb recebeu .. ehueheuheue

    • #47894
      Shape
      Participante

      @javabeats wrote:

      Vocês são (do final) de dezembro?

      Eu sou do final de dezembro, dia 20 e acabei de verificar e aparentemente meu endereço ainda não apareceu no e-cas… mas o e-mail já é uma novidade né? A primeira depois de pouco mais de 10 meses de processo. :?

    • #47895
      javabeats
      Participante

      E eu, mCerqueira, torcendo para que o consulado não pare no pessoal de dezembro/2010. Se entrarem no “ano novo”, eu já fico feliz :!: :wink:

    • #47897
      neilasasa
      Participante

      Bom, somos do último dia de 2010. Então pensamento positivo para o consulado continuar seguindo este ritmo!

    • #47899
      mfernandes
      Participante

      @javabeats wrote:

      E eu, mCerqueira, torcendo para que o consulado não pare no pessoal de dezembro/2010. Se entrarem no “ano novo”, eu já fico feliz :!: :wink:

      Que entrem em 2011 e não parem mais! Força para todos nós!

      Abraços,

      Milton

    • #47908
      janeneves
      Participante

      olá pessoal,

      meu nome apareceu na semana passada.

      enviamos a papelada fim de novembro e a data de abertura do processo é dezembro/2010.

      abraços!

      Jane.

    • #47950
      larocque
      Participante

      Olá Pessoal…

      Finalmente hoje nosso nome apareceu no e-cas, estamos muito felizes com a novidade!!!

      Parece que os processos começaram a andar novamente!!! Que legal!!!

      Demos entrada com os papéis do Processo Federal em 04/Jan/2011.

      Boa sorte à todos que estão nessa caminhada!!!

      Abraço à todos,
      La Rocque e Silvia.

    • #47951
      javabeats
      Participante

      Acho que você é o primeiro de 2011! Parabéns!

    • #47953
      larocque
      Participante

      javabeats,

      Obrigado!!! Estamos torcendo para que o seu saía logo!!!

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #47954
      daniel.p
      Participante

      Larocque, você recebeu essa confirmação como, por e-mail? Eu mandei meus docs pro federal no dia 22/12/10 e no meu processo a data de abertura está como 4/01/11, mas eu ainda não recebi nenhum e-mail (ou carta) dizendo que meu processo foi aberto. Estou ficando preocupado.
      Daniel

    • #47955
      larocque
      Participante

      @daniel.p wrote:

      por daniel.p » 28/10/2011-13:13:52
      Larocque, você recebeu essa confirmação como, por e-mail? Eu mandei meus docs pro federal no dia 22/12/10 e no meu processo a data de abertura está como 4/01/11, mas eu ainda não recebi nenhum e-mail (ou carta) dizendo que meu processo foi aberto. Estou ficando preocupado.
      Daniel

      Daniel,

      No dia 26/Out, recebemos um email informando o nosso número do Processo, o famoso EPXXXXXXXX e a data de recebimento do mesmo no Consulado de São Paulo, no caso dia 04/Jan/2011.

      E depois de 2 dias, no caso hoje, tentamos acessar o e-cas e lá estava o nosso processo.

      Esperamos que você possa ter informações o mais rápido possível do processo!!!

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #48009
      mCerqueira
      Participante

      eita … essa matemática do consultado fica cada dia mais estranha.
      Semana passada o tempo médio calculado por eles eram de 13 meses.
      Hoje curiosamente acessei aqui e está aparecendo 6 meses
      =O

      #

    • #48010
      mCerqueira
      Participante
    • #48011
      javabeats
      Participante

      Se não for um erro ou um engano… é uma boa notícia para todos. Mas uma redução de 50% no prazo, de uma hora para outra? é muito suspeito. :?

    • #48013
      neilasasa
      Participante

      Vamos lá pessoal, nosso pensamento positivo está fazendo efeito!!!
      Tenho certeza que nossos exames chegarão no final de novembro, começo de dezembro!!!
      :bigups:

    • #48014
      mCerqueira
      Participante

      hehehehehe … deve ter sido alguma mancada do estagiário
      =P

      Considerando que o critério matemático da conta é isso aqui: The times are based on how long it took to process 80 percent of all cases between October 1, 2010, and September 30, 2011. e que não ouvimos nenhum relato de algum processo não prioritário que tenha sido concluído em menos de 11 meses, tô achando que foi um baita erro mesmo …. de qquer forma, mesmo que nosso processo fosse concluído em 6 meses, ainda esperaríamos maizomenos os 10 meses mesmo pra mudar.

    • #48015
      andreejulia
      Participante

      Falamos com a MAURA hj, ela nos deu o numero do e-cas…. MASSS nada de e-cas… nosso endereço num tah lah…. bemmm a propria MAURA nos falou q poderia n aparecer nada lah… mesmo sendo de 26/nov/10…

      Noticia fresquinha… eles estao terminando de enviar ao pessoal de outubro os pedidos de exames e jah jah vao começar nov…

      tah chegando …

    • #48019
      Danibley
      Participante

      @mCerqueira wrote:

      ops … faltou o link:
      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp#west

      #

      Juro que dei risada quando abri o link. É realmente difícil de acreditar, o mais provável é que seja um erro mesmo. Talvez tenha invertido os dados de São Paulo com Santo Domingo.

      Esta página ainda está com 14 meses, mas faz tempo que não é atualizada.

      Seja como for, parece que os novos VACs (Central de Aplicações de Vistos) estão funcionando bem!

      Juro que, por mais ansioso que esteja, ficaria feliz se o processo federal fosse cumprido nos 12 meses “prometidos”. :P

    • #48023
      javabeats
      Participante

      Deve ser um erro sim, porque para se adequar ao prazo de 6 meses, o “backlog” seria de nov/2010 à maio/2011 :lol:

      Vejo atualizações lá no sisteminha de timelines, pessoal de janeiro “aparecendo” no ECAS… é um bom sinal, e muito mais relevante do que esse número aí na página :wink:

    • #48024
      mCerqueira
      Participante

      quem dera, Java. Eu sou de maio/11 … hehehehehehe

      em tempo, naquela página de acompanhamento de prazos do CIC, eles exibem prazos diferentes para etapa federal para quem é do processo via Quebec e os demais. Na prática existe mesmo algum tratamento diferenciado para nós via Quebec e/ou os processos de Quebec realmente andam mais rápido que os demais???

      abraços,
      #

    • #48025
      Shape
      Participante

      Talvez não seja bem um “erro”. Eu sou de 20 de dezembro de 2010 e estou achando que devo receber os pedidos de exame ainda esse ano. Se isso acontecer, 12 meses… há pouco tempo atrás estava levando 14 a 16 meses pra receber os pedidos. Se continuar nesse rítimo, talvez o prazo se normalize para os que derem entrada em 2012. Eu lembro que antes desse caos todo os prazos eram normalmente de 4 a 6 meses.

      … ou o estagiário esqueceu de colocar um “1” antes do 6 =P
      mas na última palestra que fui, ouvi que o consulado está trabalhando mesmo para normalizar os prazos dessa etapa… pra mim já não faz mais diferença, mas espero mesmo que esse prazo seja verdadeiro pelo menos para aqueles que darão entrada agora em 2012.

    • #48030
      mCerqueira
      Participante

      pronto … demitiram o estagiário.
      voltou pra 13 meses … hehehehehe

      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp

    • #48031
      Shape
      Participante

      Poxa, mas o estagiário era tão legal =

    • #48033
      mCerqueira
      Participante

      pois é … eu também tinha se amarrado-me no otimismo dele … ehueheuheuheuheue

    • #48034
      Vivs
      Participante

      Bom, pelo menos o erro não foi a falta do 1, imagina se retificassem para 16 meses? :bangwall:
      Podemos ainda ser otimistas, mas só vou acreditar quando esse prazo cair para 10, esperança sempre! :bigups:

    • #48035
      mCerqueira
      Participante

      pois é … mas considerando que essa é uma informação estatística, ainda vai demorar um pouco pra essa média cair pros 10 meses …. torço MUITO pra que o tempo do meu processo ajude a derrubar essa média … ehuehuehuehue

    • #48164
      mCerqueira
      Participante

      opa … recontrataram o estagiário otimista.
      a estatística média voltou pra 6 meses hj de novo hehehehehe
      =P

      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm/skilled-que.asp#west

    • #48165
      H.Rodrigues
      Participante

      Bom, como meu processo federal já está em 12 meses, isso quer dizer que quem aplicar agora deve em tese pegar o visto no mesmo dia. Ai sim essa média de 6 meses é válida :>)

    • #48331
      andreejulia
      Participante

      Galera,

      So pra contar o “MEU NOME NAO APARECEU NO e-cas”, sou de nov/2010, mas até agora nada, pode ser q o estagiario ruim que fica colocando 14 meses no site, é o mesmo que coloca o endreço do pessoal no e-cas heheheh
      Enfim, a Maura nos falou que estamos na fila, entao é fazer o q a maioria do pessoal desse site sabe fazer, ESPERAR ;)

      veleu

    • #48721
      NEURAMOS
      Participante

      Como faço para verificar no e-cas??? eu mandei meu processo agora em novembro… eles enviam um numero para o acesso??? obrigado

    • #48821
      Caca_e_Vivi
      Participante

      @NEURAMOS wrote:

      Como faço para verificar no e-cas??? eu mandei meu processo agora em novembro… eles enviam um numero para o acesso??? obrigado

      Caro colega, para conseguir acessar o e-cas voce precisa de um número de acesso (o immigration file number), que o consulado só vai lhe informar por email ou contato telefonico.

      Mas sugiro que comece a exercer o mantra do fórum “esperar e esperar” uma vez que demora no mínimo 6 meses de processo federal para conseguir “tirar” esse número do consulado (a exceção está nos CSQs prioritários).

      Acredito que qualquer tentativa de contato agora, no seu caso, é precipitada e só vai retardar ainda mais o andamento dos processos de imigração como um todo, ou seja, o seu, o meu e o de todos os outros candidatos.

      abs

      Carol

    • #48923
      alanlui
      Participante

      Meu endereço sumiu do E-cas sera q é agora?

    • #48948
      NEURAMOS
      Participante

      @Caca_e_Vivi wrote:

      @NEURAMOS wrote:

      Como faço para verificar no e-cas??? eu mandei meu processo agora em novembro… eles enviam um numero para o acesso??? obrigado

      Caro colega, para conseguir acessar o e-cas voce precisa de um número de acesso (o immigration file number), que o consulado só vai lhe informar por email ou contato telefonico.

      Mas sugiro que comece a exercer o mantra do fórum “esperar e esperar” uma vez que demora no mínimo 6 meses de processo federal para conseguir “tirar” esse número do consulado (a exceção está nos CSQs prioritários).

      Acredito que qualquer tentativa de contato agora, no seu caso, é precipitada e só vai retardar ainda mais o andamento dos processos de imigração como um todo, ou seja, o seu, o meu e o de todos os outros candidatos.

      abs

      Carol

      Muito obrigado pelas informações… estou fazendo a francisation para não desanimar, pois a verdade é que já estou ficando decepcionado… são promessas de um processo que iria ser mais rápido, com troca de sistema e blablabla e que estamos vendo que nada disso é verdade… Mas fazer o que.. marcamos um exame no SUS, sentamos e esperamos, pois o tempo é o mesmo hauhauhau…
      abras

    • #48949
      fernandasrcm
      Participante

      Meu endereço sumiu do ecas desde ontem apesar do status não ter mudado… vamos ver em breve o que isto significa.

    • #49392
      Tricia
      Participante

      O meu tbm tinha sumido e voltou hoje!!

    • #49406
      fernandasrcm
      Participante

      Meu endereço também voltou a aparecer no E-Cas hoje.

    • #49416
      SANDROMS
      Participante

      Vai ver que está para chegar um envelopinho pardo na sua casa…. tomara!

    • #49418
      Tricia
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Vai ver que está para chegar um envelopinho pardo na sua casa…. tomara!

      Tomara!!
      Seria ótimo fechar a semana com esse presente :D

    • #49421
      SANDROMS
      Participante

      Trícia e Fernanda,

      no meu tempo(federal em 2008) quando aparecia o endereço no e-cas é correspondência sendo enviada, pois assim vc sabe se eles estão enviando para o endereço certo ou não, estranho é que já havia aparecido e depois sumiu.

      Boa sorte,

    • #51397
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Meu processo não serve de parâmetro para a maioria de vocês, mas de qualquer forma, segunda-feira (12/3/12) ele apareceu no E-CAS.
      Boa Sorte!

    • #54108
      Bauerana
      Participante

      OI gentem!!
      To precisando de uma ajudinha de vcs :)
      O meu endereço apareceu no e cas hoje.. Só q o nº do apartamento (401) está na frente do nº da rua (189).. Como eu faço p alterar isso??
      Alguém já recebeu alguma correspondência do consulado assim??
      Qdo aparece o endereço quer dizer q iremos receber correspondência??
      Como eu estou no federal a apenas 3 meses e não prioritário, tô boiando legal c esse lance do endereço..

      :alright:

    • #54110
      hugoc
      Participante

      Nao sei como funciona esse endereço no ecas porque nunca vi o meu, mas sei que é assim que eles escrevem o endereço aqui, quando é um apartamento vem primeiro o numero do apartamento, depois o numero da rua e o nome da rua. Eu diria que não tem nenhum problema no seu endereço..

    • #54112
      Bauerana
      Participante

      Obrigada Hugoc.. Eu estava imaginando ser msm alguma forma canadense de colocar o endereço..
      Mas eu sei lá se tava errado.. rs
      Tb ñ sei se vou receber alguma coisa..até pq meu processo federal ainda usa fraldas.. rs
      Mas bem q podia chegar um pedido de exames médicos né??

      :wink:

    • #54116
      rubemrj
      Participante

      Parei de receber as atualizaçoes, entao, aqui estou eu pra voltar a recebe-las.

    • #54122
      mCerqueira
      Participante

      Pessoal,

      Acabei de verificar que nosso e-cas mudou. O status continua o mesmo, mas agora começou a aparecer também o endereço de correspondência (antes só aparecia application received). Na verdade não sei se faz alguma diferença em relação ao andamento do processo. Mas acho que é sinal que alguma coisa se movimentou, né??

      abraços,
      #

    • #54123
      larocque
      Participante

      Nosso endereço de correspondência também voltou a aparecer hoje no e-cas. Estava sumido desde Jan/2012. :D

      Abraço à todos,

      La Rocque e Silvia.

    • #54127
      Shape
      Participante

      Também acabei de verificar meu e-Cas e pela primeira vez meu endereço aparece no sistema. Sou de 04 de janeiro e teóricamente devo receber o combo em breve… talvez mais uma ou duas semanas? É, a coisa tá andando…

    • #54148
      javabeats
      Participante

      Sou do final de janeiro (24/01), e ontem meu endereço apareceu no ECAS pela primeira vez – incorreto. Liguei para lá para fazer a correção, e aproveitei para perguntar se isso tinha algum significado especial. Disseram que não.

    • #54151
      cleo.noire
      Participante

      Olá a todos!

      Hoje estava eu entrando no site para ver se algo acontece no meu e-cas, eis que surge o meu endereço – Votre adresse actuelle, hahahah, será que isso é uma boa novidade? Sou do novo processo. O meu pai! Será que vou embora ainda esse ano, hahahahaha. Alguém sabe algo?

      Merci

    • #54157
      nilian
      Participante

      @cleo.noire wrote:

      Hoje estava eu entrando no site para ver se algo acontece no meu e-cas, eis que surge o meu endereço – Votre adresse actuelle

      Ei, Cleo!
      Tivemos o mesmo frio na barriga, menina! :P
      Nosso endereço tbm apareceu no e-CAS e somos de 09 de janeiro, via Sydney. Não sei se quer dizer alguma coisa, pois o e-CAS é louco, mas esperamos que estejam caminhando bem…
      Bonne chance!

    • #54161
      larocque
      Participante

      @Shape wrote:

      Também acabei de verificar meu e-Cas e pela primeira vez meu endereço aparece no sistema. Sou de 04 de janeiro e teóricamente devo receber o combo em breve… talvez mais uma ou duas semanas? É, a coisa tá andando…

      Shape,

      Você por acaso chegou a ligar por esses dias questionando o Consulado sobre o seu processo, já enviaram o seu Combo??? Também somos de 04/Jan/2011 e o nosso Combo foi extraviado pelos Correios (Obrigado Correios!!! :x ).

      Tivemos que ir no Consulado no último dia 06/06 e falamos com a Maura, e ela nos deu o Combo em mãos, por causa desse problema nos Correios.

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #54165
      victor_m
      Participante

      Pessoal, não sei o que isso quer dizer, mas sou do dia 21/06/11 e meu endereço apareceu no E-cas… é a primeira vez que aparece

      Abraços,

      Victor

    • #54167
      Shape
      Participante

      Não liguei não larocque, mas no seu caso acho que já tinha mudado seu status no e-Cas antes. O meu só mudou agora. Como já desisti de ir esse ano, vou aguardar mais duas ou três semanas (talvez um mês?) e se nada de novo acontecer eu tento ligar e conversar no Consulado. Valeu pela dica ;)

    • #54169
      cleo.noire
      Participante

      Oi Nilian

      Então acabou a alegria, andei lendo que isso é normal ne, hahahahaha, alegria de pobre dura pouco.

      Quoi faire. Bonne chance à tous!!!

    • #54484
      juliarib
      Participante

      eu vim aqui no tópico justamente pra perguntar isso :mrgreen:

      pelo que entendi então, os processos até 2010 demoravam um ano pra receber o email confirmando o recebimento do processo e dando o número pra consulta do e-CAS. agora, nós de Sidney recebemos esse mesmo email com menos de 40 dias que enviamos. o meu processo foi recebido lá dia 04/05 (dois dias depois que mandei aqui de Montréal) e essa é a mesma data de abertura do meu processo. recebi o e-mail quarta passada e hoje já consegui acessar o e-CAS e meu endereço tá lá. junto com o status “application received”.

      pelo menos isso anda mais rápido, né? agora é entrar na fila…… :bangwall:

      *timeline*
      17/12/2010 - envio DCSQ
      21/11/2011 - entrevista e CSQ
      21/12/2011 - envio federal - devolvido por clonagem no cartão
      04/05/2012 - reenvio federal (data de abertura)
      17/12/2013 - pedido de exames médicos
      27/12/2013 - exames realizados
      17/01/2014 - E-cas com exames recebidos

    • #60796
      Andrei RS
      Participante

      Olá Pessoal!!

      Encaminhei a documentação do federal em dezembro, e recebi na semana passada a confirmação do início do processo e número para consulta no e-cas. Consta “Application Received “, quais são as próximas etapas? Já mudou tanta coisa nos últimos tempos, que nem sei mais. rsrs

      Abraços!!

    • #60799
      CasalEncrenca
      Participante

      olá Andrei!
      Nós tivemos o ecas com aplication received em 09/05/2012, sendo que a abertura do processo consta como 12/07/2012.
      Exatamente hoje mudou para In Process :D
      Espero que para o seu caso demore beeeem menos ;-) Boa sorte!

    • #60803
      Andrei RS
      Participante

      Parabéns CasalEncrenca!

      Obrigado pela resposta! Putz, uns 2 meses de paciência só para a abertura do processo rsrsrs
      Dizem que o federal deve demorar menos agora, mas pelo que eu li tem pessoas de 2011 ainda na fila esperando 8O !

      Boa sorte tbm!
      abraços

    • #60835
      lulis
      Participante

      Oi Andrei,
      O federal está demorando bastante. Atualmente estão chamando o pessoal do final de junho e julho de 2011. Acompanhe o tópico Exame Médico 2013 pra vc ter uma idéia melhor.
      É bom respirar fundo e adquirir muita paciência que vai longe… mas uma hora acaba!!! Guenta firme!!!
      Abs

    • #60837
      CasalEncrenca
      Participante

      Obrigada Andrei!
      Desculpe te desanimar mas eu escrevi errado a data!
      Nosso processo é de 12/07/2011
      Demorou 10 meses pra atualizarem o ecas! :?
      Enviamos o Estadual em fev/2011, fizemos a entrevista 02/06/2011 e só maio/2012 pra receber o email com a data de abertura do processo, e só agora em março;2013 pra entrar em análise nosso processo.

      Espero sinceramente que agora com esses novos formulários, nosso processos, tudo seja BEM mais rápido, tem mais 2 casais de amigos, cada qual em uma fase diferente, que espero ver logo no Canada.

      No meu caso, eu espero até junho estar no Quebec, o Sr Encrenca disse que vamos viajar em Maio… rsrsrs melhor acreditar no que ele diz né?
      Agora estamos esperando o email com pedidos de exames médicos, já já ta chegando.

      Vou te falar outra coisa, começa a fazer uma ioga, meditação, algo pra distrair a mente, pq não é fácil aguentar essa espera infinta…
      O prazo total de processo atual é 22 meses, somente o federal.
      Mas não desanime, se esse é realmente seu sonho ;-)

      Boa sorte pra todos que estão no início do federal! :)

    • #60839
      tati06
      Participante

      Oi pessoal…alguém sabe explicar pq antigamente demorava pra receber o ecas, tipo 8 , 10 meses e ate mais, e agora a gente recebe em um mês? Alguém abe pq? Será que tem chance de andar mais rápido agora?? Já começaram a analisar os processos que sao eletrônicos? Será que isso pode ajudar a acelerar?!
      Fogo viu….13 meses de provincial, e agora nAo sei qto tempo p federal…..aiaiaiaiia :alright:

    • #60842
      fabianongc
      Participante

      Agora com os novos formularios as informaçoes sobre os candidatos não precisam ser digitadas manualmente, pois tudo esta nos codigos de barras, a tendência e que quando esses formularios forem analisados pelo consulado aqui em São Paulo o tempo de espera diminua muito.

    • #60864
      Andrei RS
      Participante

      Olá lulis e casalencrenca! Pois é, triste essa vida de iniciante de processo federal…rsrsrs
      Bom, eu tive 14 meses de provincial, já to craque na matéria de paciência, hehe. Mandei a documentação em set-2011, e só fiz entrevista em nov-12. Mandei o federal em dez-12. Minha leve esperança, é que o federal seja (pelo menos) um pouco menos demorado que está sendo nos últimos tempos, pois eu sou de uma “leva” que ficou testando a paciência no provincial já… :alright:
      Mazzza casalencrenca! então em poucos meses estarão lá!! fico muito feliz!! :D
      PS: se ele diz, diz! não dá para contrariar! hehe
      Um ioga ia ser bom, mas to trabalhando TANTO, que nem lembro que sou imigrante! rsrs
      Isso mesmo, não dá para desanimar! Cedo ou tarde, estaremos lá!!
      Abraços!!!

    • #60865
      Andrei RS
      Participante

      Oi tati06!!
      De quando é o seu processo?

      Na minha teoria de tempo de federal to usando regra de 3 simples :wink:
      Antes se levava 8 meses para obter o Ecas, e 20 meses de federal. Recebi meu Ecas em 2 meses, logo: 20 x 2 / 8 = 5 meses!! MAS, como neste caso as informações não são diretamente ou inversamente proporcionais, meu resultado (pode) precisar de um “certo” ajuste. rsrs
      Falando sério, fiz esse cálculo, mas acho que não dá para calcular nada em se tratando de processo de imigração. (mas bem que eu podia estar certo)!

      Bom, seja como for, não quero estar aqui na copa!! :bigups:

      Abraços!!

    • #60866
      tati06
      Participante

      Oi Andrei, mandei meu federal em dez 2012….em janeiro recebi o email com o ecas….
      Nao entendi seu calculo, de qualquer forma, vou torcer pra que vc esteja certo…hehehehhehe….é sempre bom ter pensamento positivo pra atrair coisas boas….
      Tbm nao quero estar aki na copa!!

      Abraços! :bigups:

    • #60872
      leonardo_vac
      Participante

      @Andrei RS wrote:

      Oi tati06!!
      Antes se levava 8 meses para obter o Ecas, e 20 meses de federal. Recebi meu Ecas em 2 meses, logo: 20 x 2 / 8 = 5 meses!! MAS, como neste caso as informações não são diretamente ou inversamente proporcionais,
      Abraços!!

      hehe realmente seria muito positivismo pensar que a redução do tempo é proporcinal à redução do Ecas..

      mas, pq não pensar numa redução de pelo menos 5 ou 6 meses da diferença entre 8 e 2. hehehe

      Vale ainda lembrar que tivemos quase 1 ano sem entrevistas no brasil, isso poderia dar um salto legal, ou não?

      enviei meus documentos ontem, e já pensei tbm que não gostaria de estar na copa por aqui, mas pelo jeito..

    • #60880
      carlosecamila
      Participante

      @Andrei RS wrote:

      Oi tati06!!
      De quando é o seu processo?

      Na minha teoria de tempo de federal to usando regra de 3 simples :wink:
      Antes se levava 8 meses para obter o Ecas, e 20 meses de federal. Recebi meu Ecas em 2 meses, logo: 20 x 2 / 8 = 5 meses!! MAS, como neste caso as informações não são diretamente ou inversamente proporcionais, meu resultado (pode) precisar de um “certo” ajuste. rsrs
      Falando sério, fiz esse cálculo, mas acho que não dá para calcular nada em se tratando de processo de imigração. (mas bem que eu podia estar certo)! :P

      Bom, seja como for, não quero estar aqui na copa!! :bigups:

      Abraços!!

      Pow Andrei, bem que o pessoal do consulado poderia ver sua conta e ficar inspirado … hahahaha…

      Temos praticamente o mesmo Timeline… Agora é esperar pra ver se a coisa começa a andar um pouco mais rápido, o mais importante é que estamos no bolo….
      Querendo ou não já estamos quase ninjas na arte da espera, afinal de contas, 14 meses de Provincial como esperamos não foi nada fácil … hahahaha

      Uma hora dessas dá certo… vamos que vamos galera!!!!

      Abraços e sorte a todos
      Carlos

      Carlos e Camila
      Timeline:
      18/09/11 - Envio DSC
      15/10/11 - Abertura Provincial
      11/10/12 - Convocação entrevista
      20/11/12 - Entrevista e CSQ
      27/11/12 - Envio do Federal
      17/01/13 - Abertura do Federal conforme e-cas
      14/01/14 - Solicitação de exames médicos
      20/01/14 - Exames médicos realizados
      07/02/14 - Solicitação de envio de Passaportes
      13/02/14 - Retirada dos passaportes

    • #60883
      Andrei RS
      Participante

      Olá!

      De verdade, acho que será mais rápido agora, mas não vamos fugir de pelo menso 1 ano na fila! Porém, como carlosecamila disseram “o mais importante é que estamos no bolo…. ” :discuss:

      O primeiro que receber seu combo, dá sinal de vida! heheeh

      Abraçoss!

    • #61279
      eacampos
      Participante

      Nosso nome apareceu no E-CAS !!!! Ufa !!!

      Graças a Deus !!

      Receberam nossos papéis em Sydney no dia 20/02, debitaram a taxa depois de 29 dias e hoje apareceu no E-CAS.

    • #62224
      leonardo_vac
      Participante

      Fui dar uma olhada hj no E-CAS e vi que meu endereço apareceu lá! Não sei desde quando, mas eu achei rápido comparando com o pessoal mais antigo (tenho o Application Received em 18/03/13).

      Como que está para o pessoal que enviou nesse inicio de 2013??

    • #62235
      Amélie
      Participante

      Oi pessoal,

      gostaria de sugerir que colocassem o adamento do federal neste tópico

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/5745.html

      para concentrarmos as informações e acompanharmos melhor a andamento do pessoal do fim de 2012 e de 2013.

      :bigups:

      leonardo_vac, vc encontrará o que procura lá! :)

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

Visualizando 368 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.