Mecanico de Aviões

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8628
      brunosilva
      Participante

      Olá a todos, tenho uma duvida ronda minha cabeça a um tempo e como o pessoal aqui ja tem mais experiencia que eu, talvez possa me responder com mais propriedade, pois não achei nada muito concreto em minhas presquisas.

      Tenho o projeto de imigrar como vários aqui, mais como não tenho nivel superior e acho que se eu for fazer uma faculdade, vai demorar muito tempo, então resolvi pular para cursos tecnicos.

      Vi que para alguns, a pontuação é maior, como por exemplo, tecnico mecanico de aviões com carga horaria de 1200 hs/1ano e meio de curso e que da 16 pontos no processo, pois é ultra prioritária como vi em algum lugar, pois segundo a fonte, falta muuita mão de obra. Então achei interessante dar uma pesquisada e vi vários cursos de 1 ano/1 ano e 2/3 meses em mecanica de aviões com carga horária na faixa de 1050/1000/1100 hrs. Pelo que vi não é um curso TECNICO pois o tecnico mesmo com direito a CREA é de 2 anos/2 anos e meio, mais é um curso para ser mecanico de aviões, que é o curso que a maioria dos mecânicos fazem, mais eu só faria ele se ele servisse para imigrar. Nessas condições de curso sendo curso de Mecânico de Aviões, regulamentado pela ANAC e tudo certinho, será que ele serviria para imigrar?? Li em algum lugar que mecanico de aviões não precisaria nem passar pela entrevista e que seria aprovado com um francês Basico/Intermédiário. Gostaria da opinião do pessoal mais experiente, pois como disse, não achei nada muito consistente nas minhas fontes de pesquisa. Se a resposta for positiva, darei inicio ao curso o mais rápido possivel.
      Aguardo o contato e até mais

    • #61607
      Doug Ramsey
      Participante

      Olá, Bruno, bem-vindo!

      Não sou da área, e o que vou falar aqui vem de um amigo que está fazendo o curso de mecânico de aeronaves, ok? Lembre sempre de confirmar as informações.

      Primeiro, o processo pela província do Québec avalia um conjunto de fatores. A profissão (ou diploma) é um deles, mas não é o único. Dito isso, o diploma de mecânica de aeronaves, atualmente, é realmente um dos que mais pontuam. Aparentemente, a escassez de mão de obra na área é real. Se o mercado vai continuar assim pelos próximos X anos? Não faço ideia. Você pode buscar previsões nos sites oficiais de emprego e trabalho do governo do canada, como o travailleraucanada.gc.ca. Mas lembre-se: são previsões.

      Segundo, recentemente, o processo pelo Québec passou a exigir testes de proficiência de idiomas. Ou seja, para dar entrada, você vai precisar fazer testes oficiais de inglês e francês, independentemente da sua profissão, se quiser ganhar os pontos relativos ao idioma. Se os outros fatores que compõem o processo te derem uma quantidade alta de pontos e você precisar de poucos no idioma para receber o CSQ, o que você falou sobre básico/intermediário pode ser verdade. Ainda assim, você terá de fazer os testes oficiais e tentar uma boa nota para garantir. O governo do Québec tem aumentado a exigência em relação aos conhecimentos linguísticos. Então, não necessariamente você poderá passar com um básico/intermediário só por ter uma profissão em demanda. E isso, vale lembrar, de acordo com as regras atuais. Pode ser que elas mudem e aí só Deus sabe como vai ficar.

      Terceiro, não sei em que cidade você está, mas o meu amigo está fazendo o curso da EWM em São Paulo. Segundo ele me falou um tempo atrás, para conseguir o CREA por lá, é necessário fazer pelo menos 1 ano e meio de curso. Há relatos pela internet de pessoas que fizeram o curso por lá e imigraram, então talvez seja um bom ponto de partida comparar o curso de lá com o que você pretende fazer.

      Respondidas as suas perguntas, tem outras coisas que eu acho que você precisa ter em mente. Como já falei, o processo de imigração tem mudado ao longo dos anos. Antes, você só precisava ter curso superior ou tecnólogo e falar bonjour; depois, dividiram as profissões em grupos e impediram algumas de participar; daí restringiram as áreas em que você deveria ter o diploma para iniciar o processo e aumentaram o nível de francês exigido. Ou seja, começar qualquer curso com o único propósito de imigrar (já que você disse que só iniciaria o curso se puder usá-lo para imigrar) pode ser a única saída para alguns, mas não extingue o risco de acabar sendo um tiro no pé. Se você vai levar um ano e meio ou dois para conseguir o diploma, o processo pode já ter mudado até lá. Se a profissão de mecânico de aeronaves for tirada da lista, como vai ser isso pra você? E mais importante: você quer mesmo trabalhar co misso? Tem mesmo a intenção de trabalhar como mecânico lá no Québec ou quer usar isso como atalho?

      Além disso, francês “básico/intermediário” para a entrevista é relativamente fácil de se obter. Como os assuntos da entrevista giram em torno dos mesmos temas, você encontra dicas em centenas de blogs, listas das perguntas mais feitas e até modelos de respostas. Mas e o francês para trabalhar lá de fato? Para alugar/compra casa? Para explicar pro médico o que você está sentindo? Para entender um contrato de trabalho e não tomar tombo? Para entender os direitos e deveres que você vai ter? Não vai dar para ser francês básico, e, numa área profissional como a que você quer, um vocabulário bem técnico e específico será necessário. E aí, a sua vontade de aprender um novo idioma (se você já não o domina) é grande pra isso?

      Enfim, antes de se matricular em algum curso que você acha que pode ser a Grande Escapada para você, sugiro pensar bem no que quer fazer, daí investigar as possibilidades e só então tomar decisões. Leia sobre o processo do Québec, se ainda não está fazendo isso, informe-se sobre os requisitos, leia sobre os processos de outras províncias e junte informação para você embasar suas decisões. Acredite, é a melhor maneira de você evitar dissabores no futuro (e, acredite, eles existem).

      Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #61608
      brunosilva
      Participante

      Obrigado pela resposta Lucida, foi BEM esclarecedora.

      Vamos aos pontos:

      Quanto ao idioma, tenho plena certeza que com um basico/intermediario não da para se”viver” com todos os seus direitos plenos, com certeza tem que se ter um nivel avançado/fluente para poder se dar bem no pais.Mais eu disse em relação a entrevista mesmo,como voce mesmo disse, o nivel desejado apenas para a entrevista(para tomar como um norte para esse projeto). seria um intermédiario?(apenas para a entrevista mesmo).

      Quanto a profissão, eu realmente gosto da aerea.Aviação é fenomenal e eu definitivamente me veria trabalhando nessa profissão no CANADÁ.Aqui no Brasil seria um pouco complicado trabalhar com isso, por dezenas de fatores que não tenho como falar agora, mais se eu pudesse aqui, eu trabalharia.Ainda sim, penso muito em trabalhar com isso no Brasil.

      Em relação a lista de Empregos em Demanda, essa lista muda constantemente??pois em relação a previsão, como vc mesmo disse, são previsões, nada muito certo.O curso poderia ser um tiro no pé? Com certeza, mais creio eu que eu tenha que arriscar(posso estar errado e definitivamente me dar mal com esse curso, mais acho que teria que arriscar.Ainda em relação a essa lista de demanda, por essa profissão ser uma que está em alta demanda(com pontuação de 16) existe o risco grande de sair dessa lista??Em 1 ou 2 Anos, toda a demanda estar preenchida?? Geralmente quem esta mais por dentro disso como você, talvez possa dar uma estimativa??

      Em relação ao curso, como seu amigo esta no curso, ele esta fazendo com a intenção de imigrar?Para imigrar só serve como TECNICO mesmo? por que eu vi na lista que que esta como tecnico em mecanica aeronautica,porém com a carga horaria de 1200 horas, MÁS eu vi um curso de mecanica aeronautica com 1000 e algumas horas, quase 1200, na faixa de 1100/1050 horas por ai, esse curso serviria? com base no que seu amigo faz?Não creio que seja TECNICO, mais é um curso de mecanica de aviões, com duração de 13/14 meses por ai. Só serve curso com CREA ou um diploma de um curso reconhecido pela anac serviria?(isso tudo eu sei que talvez voce não saiba rsrs, mais talvez vc tenha alguma informação privilegiada :D) aguardo sua resposta e de coração, obrigado pela resposta anterior e é de pessoas solicitas como voce que o mundo precisa :D

    • #61626
      gabi-infirmiere
      Participante

      Nao entendo NADA de mecânica de avioes.

      o requisito exigido na formaçao é um DEP, o que é compativel com o nivel de técnico (pos médio) brasileiro. Acredito que a carga horaria MINIMA deve ser compativel, ou seja, o curso deve ter mais de 1185h.

      E se nao me engano, os 16 pontos sao para diplomas obtidos no QC. Diplomas estrangeiros valem 12 pontos.

      basicamente, as comparaçoes podem ser:
      DEP = técnico
      DEC = tecnologo
      BAC = universidade

      sei que o layout do site é feioso, mas ele tem informaçoes bem bacanas =
      http://www.metiers-quebec.org/aerospatial/monteur_mecanique_aero.htm

      bonne chance e boa pesquisa

    • #61632
      Doug Ramsey
      Participante

      Oi, Bruno!

      Vamos lá: o nível exigido na entrevista é aquele com o qual você possa explicar ao entrevistador um pouco do que você já fez no Brasil, o que já estudou, com o que já trabalhou, eventuais cursos, viagens que tenha feito, enfim, sua experiência de vida, principalmente profissional e acadêmica. É um tanto arriscado falar em “básico” ou “intermediário” porque isso varia de curso para curso, de escola para escola e de pessoa para pessoa. Tem gente que é “avançado” na escola e pena para pedir um suco de laranja quando vai testar a língua lá fora. E, como falei, as exigências em termos dos idiomas só têm aumentado. Mas, para não deixar a coisa totalmente subjetiva: até há 2 anos, falava-se muito em 150 horas de francês como o mínimo necessário, coisa que você consegue em torno de um ano de estudo (em algumas escolas, até menos que isso). Mas isso era há 2 anos, quando o processo era menos exigente, e era uma referência apenas, até porque dependia muito de como essas 150 horas eram utilizadas. Uns aprendem mais devagar, outros mais rápido, uns são mais interessados, outros menos. Entende por que é difícil apontar um nível ou um número de horas para dizer o que é suficiente para a entrevista?

      A lista de profissões em demanda sofreu alterações algumas vezes nos últimos anos. De um tempo pra cá, permanece a mesma; o que mudou foi que o Québec começou a barrar quem não tinha diploma nessa lista. Antes, você podia ter diploma superior ou tecnólogo em praticamente qualquer área e tava no páreo. Agora, só os que estão naquelas listas. Se vai mudar? Em algum momento vai mudar, mas nem eu, nem ninguém pode te dizer quando, e nem quais alterações vão ocorrer. Tendo a pensar que profissões que pontuam mais alto tenham menos risco de serem tiradas da lista. Mas não é impossível. E, mesmo não sendo tirada da lista, podem reduzir a pontuação se a demanda estiver sendo suprida por lá. No post da gabi, ela disse que acredita que diplomas de mecânica de aviões fora do Québec contem 12 pontos. Pois bem, pode ser que numa mudança futura caia para 6 pontos. Daí teu francês, inglês, experiência profissional, etc teriam de ser melhores do que o “básico” para que você compensasse nesses quesitos os pontos que o processo tirou da profissão. Entende como é difícil dar respostas definitivas quando o processo está sujeito a mudanças o tempo todo?

      Quanto ao curso… de novo, não sou da área de mecânica de aeronaves, mal sei diferenciar um avião de um helicóptero, mas, segundo aquele meu amigo, o curso da escola em que ele está fazendo supre os requisitos da imigração. Ele iniciou os estudos com o intuito de imigrar, mas, diferentemente de você, ele quer trabalhar aqui no Brasil com isso. Pretende inclusive tirar o CREA. Ou pretendia. Na verdade, nem sei se ele ainda tem vontade de imigrar, pois quando o processo mudou e passaram a exigir os certificados de proficiência de idiomas, ele deu uma desanimada, e já faz um tempo que não falo com ele. Sobre técnico e mecânico, uma página do site da escola EWM (http://www.ewm.com.br/index.php?acao=6&codigo=36) fala sobre a diferença. Se é exatamente isso ou não que o escritório de imigração considera, daí eu já não sei e é melhor que você tente encontrar alguém que tenha essa profissão e esteja participando do processo (talvez aqui mesmo, algum colega da CBQ pode ver o tópico e comentar).

      Ah, lembrei agora que, pelo que ele me falou, o CREA não é necessário para o processo de imigração. Só o diploma com o mínimo exigido pelo processo de imigração e reconhecido pela ANAC já é suficiente (lembre-se, ele me falou isso. Pesquise e certifique-se por você mesmo).

      Enfim, sugiro que, se ainda não fez isso, informe-se sobre como o processo de imigração funciona, quais os critérios são levados em conta, onde estão seus pontos fracos e fortes e pense no que seria mais acertado no seu caso. No post anterior, comentei que tem gente pra quem a única saída é tentar fazer um curso de alguns anos para depois, se o processo não tiver mudado, tentar a imigração. E, se for o seu caso, manda ver! Mas, se não for, lembre-se de que há outras possibilidades de imigração para outras províncias do Canadá e mesmo para outros países. O que eu acho importante é, antes de tomar qualquer decisão, você dar uma segurada na ansiedade, se informar direito, pesar se está mesmo disposto a correr os riscos. A internet está cheia de sites oficiais do governo canadense sobre imigração, e há zilhões de blogs de gente que já imigrou, está imigrando ou vai imigrar. Há muito que ler.

      Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #61652
      brunosilva
      Participante

      Pessoal, obrigado mais uma vez pelas respostas, com certeza vocês estão sendo de fundamental Importância na ajuda para eu montar o meu projeto.
      mais vamos la mais uma vez,rs :

      1º- A questão do idioma eu consegui compreender e está bem clara essa parte para mim.

      2º – Em relação a demanda por profissionais na area e a lista de profissões em demanda também está claro. Vai depender do que estiver acontecendo la, na area em relação a demanda. Também está claro para mim essa parte.

      3º – Sobre o pais ou a provincia do canada para Imigrar, eu preferiria de preferencia o canadá, a provincia pra mim não seria o fator principal, por exemplo, eu só iria se fosse para o quebec. Não, negativo , eu tentaria o processo que eu achasse mais fácil, que tivesse uma demanda maior por essa area de mecanica de aviões. Na minha concepção o mais fácil foi o de quebec, mais eu torço pra estar errado e alguém me dar uma noticia boa de que existem outros processos que servem, eu sendo mecanico de aviões. VI que existem alguns outros processos, mais pelo que vi por alto,não sei se daria muito certo. O Federal ainda não saiu a lista de profissões em demanda não né??

      4º Sobre o curso, eu vi alguns cursos que tem a carga horaria de 1080/1100 horas. e o exigido pelo governo do quebec é de 1200. Isso seria um impecilio ou como a diferença é pouca talvez eles aceitem? Otima noticia essa de que não precisa ter o CREA, e eu vi que não necessáriamente precisa ser o TECNICO, se tiver a mesma carga horaria e voce apresentar o certificado/diploma de conclusão,reconhecido pela anac eles aceitam, isso me animou bastante.o Curso é mesmo de MECANICO DE AVIÕES. com duração de 1 ano. eu tentei buscra blog’s de pessoas que foram como mecanicos e só achei um e mesmo assim desativado, por isso fico meio em duvida de algumas coisas.

      5º – Se voces souberem de alguém que imigrou por essa profissão ou esta imigrando, por favor peça para escrever aqui nessa area, para poder dar uma ajuda aqui e sobre outros processos que aceitem o mecanico , tanto o federal, como de outras provincias, talvez vcs sejam mais informados que eu. mais de qualquer forma, pelo que foi postado por ultimo, o curso possa dar certo e talvez eu consiga pelo menos tentar imigrar, se não der certo, paciencia, mais vou planejar tudo com muito cuidado, tenho 22 anos e acho que isso seja um fator positivo. Se alguém tiver algo a mais a acrescentar, certamente serei muito grato.

    • #61655
      erickhcosta
      Participante

      Nao é necessario a CHT para imigrar somente o diploma reconhecido pela anac ?

    • #61656
      brunosilva
      Participante

      essa é minha unica duvida que restou. Se o curso de 1100 hrs serviria,ja que a exigencia do governo é de 1200. Talvez eles tenham uma tolerancia ou alguma coisa do tipo em relação as horas, e que seria a equivalencia do mecanico de la. se conseguirem sanar essa duvida, ficarei extremamente grato

    • #61670
      Doug Ramsey
      Participante

      Bruno, além de procurar candidatos à imigração com a mesma profissão que a que você pretende ter, uma outra maneira de tentar obter informações mais específicas é participando das palestras de imigração do escritório do México. É uma boa porque, além de você ter uma geral sobre o processo, incluindo as regras mais recentes, eles sempre abrem para perguntas, e aí fica mais fácil você saber se o que quer fazer vale a pena.

      Se estiver numa das cidades em que eles fazem palestras, você pode ir pessoalmente. Se não, há palestras virtuais, para as quais você só precisa de um computador com bom acesso à internet. Dê uma olhada no site abaixo e veja se acha uma boa opção para você

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php

      Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #61686
      brunosilva
      Participante

      mais uma vez obrigado pelas respostas, e quanto a palestra online, eu me cadastrei em uma la e estou aguardando agora a data para essa palestra. e quanto ao curso, eu me interessei por essa escola que voce me falou que seu amigo estava fazendo na intenção de imigrar, a EWA, e também gostei que voce disse que viu relatos pela internet que fizeram o curso por la e imigraram. se não for pedir muito, voce sabe onde encontro esses links das pessoas que imigraram depois de ter feito esse curso?? quem sabe assim posso ter uma visão melhor sobre o processo e algumas outras informações, isso é, se não for pedir muito, pois ja busco a muito na internet relatos sobre isso e não encontro nada muito concreto, pra voce ter uma idéia não achei se quer 1 relato de pessoa que imigrou com essa formação, ja vi relatos contados por terceiros mais nunca pela propria pessoa ou um blog ou algo do tipo, se voce puder me ajudar me falando onde achou esses relatos, ficarei muito grato e quanto ao curso , espero começar o quanto antes.

    • #61698
      Doug Ramsey
      Participante

      Bruno,

      infelizmente faz um boooooooooooooooooom tempo que eu olhei esses blogs, e foi basicamente por causa desse meu amigo. Não faço ideia de quais eram os blogs, mas realmente eram poucos. Se você quiser mudar o foco e estudar TI, aí vai ter um zilhão de blogs e novos amigos esperando por você hehehe.

      Eu tenho tentado contato com esse amigo, mas acho que ele está de férias. Muito provavelmente ele está um tanto afastado do processo, primeiro porque, se não me engano, ele termina o curso só no meio do ano. Segundo porque ele não tem ainda os testes de proficiência, o que vai demandar mais tempo ainda. Como te falei antes, nem sei se ele ainda tem interesse no processo, mas, quando eu conseguir falar com ele, vou tentar saber isso. Daí posso te passar o contato dele ou de algum blog que ele porventura esteja acompanhando.

      Aliás, falando em blog, eu achei esse aqui: http://pousandonocanada.blogspot.com.br/
      Não sei se serve de alguma coisa, mas tente entrar em contato com o autor.

      Ah, só pra não haver confusão.. a escola que eu citei (sem fazer jabá, tá, não faço ideia de como são os cursos) é a EWM, não EWA. Sei lá, vai que tem uma EWA, isso pode dar confusão.

      Bonne chance!

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #62038
      brunosilva
      Participante

      Mais uma vez obrigado pelas informações e eu queria fazer somente mais uma pergunta se não for incomodar que é:
      A lista de profissões pro quebec saiu agora esse ano né? a nova lista. normalmente eles(o escritorio) deixam essa lista por quanto tempo??2/3 anos ou todo ano eles trocam??

    • #62039
      RonaldoMaciel
      Participante

      Não há uma regularidade por parte do MICC. Essa lista pode mudar a qualquer momento. Porém acredito, por razões administrativas, que cada lista deve se manter por pelo menos 1 ano.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62097
      SANDROMS
      Participante

      @brunosilva wrote:

      A lista de profissões pro quebec saiu agora esse ano né? a nova lista. normalmente eles(o escritorio) deixam essa lista por quanto tempo??2/3 anos ou todo ano eles trocam??

      @RonaldoeSusana wrote:

      Não há uma regularidade por parte do MICC. Essa lista pode mudar a qualquer momento. Porém acredito, por razões administrativas, que cada lista deve se manter por pelo menos 1 ano.

      Na verdade, corrijam-me se eu estiver errado, a lista atual é a mesma desde 2009. Eles republicaram na página de recepção de demandas no site mas o anexo ao GPI de 2013 é o mesmo arquivo de 2009. Se quiserem conferir comparem os documentos nos links abaixo:

      Lista de profissões em demanda 2009 (anexo ao GPI 2013):
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_1_Liste_dom_2009.pdf

      Lista de profissões em demanda na página do MICC (grupo 1 e grupo 2):
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-12-16.pdf
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

      Não é exatamente a mesma coisa?

      Na minha opinião, a lista de profissões está ficando desatualizada e existe uma grande chance de mudar na próxima revisão do processo, no fim de julho 2013.

    • #62378
      brunosilva
      Participante

      Todos os cursos que eu ja achei , só fornecem CERTIFICADOS, não o DIPLOMA. Para dar entrada no processo somente com o DIPLOMA ou CERTIFICADO SERVE? pq o certificado também é de TECNICO(confirmei com a escola), com a carga horaria de 1120 horas( o escritorio exige 1200 hrs) e talz, 1 ano de curso e etc..

      Podem me dar essa luz??? de Preferencia falando que Certificado tecnico serve??
      kk
      aguardo alguma ajuda :D
      grato mais uma vez

    • #62379
      rafaelserial
      Participante

      A lista de profissões não mudará até pelo menos dia 31 de julho quando está marcado para algumas mudanças no processo. Se vai ou não mudar, aí ninguém sabe,

    • #62383
      brunosilva
      Participante

      Todos os cursos que eu ja achei , só fornecem CERTIFICADOS, não o DIPLOMA. Para dar entrada no processo somente com o DIPLOMA ou CERTIFICADO SERVE? pq o certificado também é de TECNICO(confirmei com a escola), com a carga horaria de 1120 horas( o escritorio exige 1200 hrs) e talz, 1 ano de curso e etc..

      Podem me dar essa luz??? de Preferencia falando que Certificado tecnico serve??
      kk
      aguardo alguma ajuda
      grato mais uma vez

    • #62501
      erickhcosta
      Participante

      bruno,

      Conseguiu descobrir algo sobre o diploma ?

    • #62532
      brunosilva
      Participante

      ERICK
      descobri sim, achei um curso com a carga horaria que o escritorio pede o escritório pede 1200 e ele da 1094,mais me falaram que não precisa ser a cara horaria exata pois o curso no quebec tem coisas particulares de la como história do quebec e coisas afins, eles não dão diploma, dão certificado, mais é certificado TECNICO só fazer uma validação, inclusive após a validação vc recebe outro certificado TECNICO, reconhecido pelo MEC e da inclusive direito ao CREA aqui no Brasil,então creio que seja esse curso o certo, vou começar ele agora em julho e espero que de tempo de termina-lo e ele ainda estar na lista de prioritárias kkkk

      o curso de frances também começo em julho, alguém sabe me dizer se o curso online da fracais quebecois”l ‘ecole de français quebec” é bom?? pq meu frances é sofrivel, então queria um curso bom pra poder compensar e eu só posso fazer online. se puderem ajudar, agradeço

    • #62534
      Joaoquebec
      Participante

      @brunosilva wrote:

      ERICK
      descobri sim, achei um curso com a carga horaria que o escritorio pede o escritório pede 1200 e ele da 1094,mais me falaram que não precisa ser a cara horaria exata pois o curso no quebec tem coisas particulares de la como história do quebec e coisas afins, eles não dão diploma, dão certificado, mais é certificado TECNICO só fazer uma validação, inclusive após a validação vc recebe outro certificado TECNICO, reconhecido pelo MEC e da inclusive direito ao CREA aqui no Brasil,então creio que seja esse curso o certo, vou começar ele agora em julho e espero que de tempo de termina-lo e ele ainda estar na lista de prioritárias kkkk

      Oi Bruno tudo bem? Eu vi pela sua camisa na foto que você é mineiro. Você podia me falar onde é esse curso que você achou.

    • #62537
      erickhcosta
      Participante

      Bruno,

      Legal as informações … referente a escola eu nao sei te informar se é realmente boa ou nao .. mais eu gostei muito da dica ainda mais por ser um frances de quebec que querendo ou nao ajuda muito e o valor esta legal, eu ia dar inicio as aulas com um professor particular via skype e to achando essa sua dica mais interessante pelo fato de vc fazer seu ritmo. Agora precisa saber se vc tera um apoio de professor para duvidas e coisas do tipo.

      Voce teria um outro tipo de contato para irmos nos ajudando ?

      Abraços

    • #62538
      Helton
      Participante

      Bom dia caros amigos .
      Eu minha esposa filha estamos no processo Federal estamos aguardando os Exames Médicos ela tem profissão prioritária é Enfermeira, eu era Advogado, mas qdo iniciamos este processo eu ví que não haveria possibilidades de exercer minha profissão no Quebec devido há vários requisitos seria preciso fazer praticamente outra faculdade, logo resolvi fazer curso de Mecânico de Automóveis no SENAI fiz Mecânica Gasolina e Diesel, em 2012 abandonei a Advocacia e entrei como mecânico de Automóveis na Concessionaria Hyundai ja fazem 1 ano e 3 meses que lá estou, como vocês falaram e explicaram para o brunosilva sobre Mecânico de Aviões com uma certa propriedade sobre mecânica de Aviões gostaria de saber se vc poderia me informar se seria possível eu conseguir trabalho como mecânico automotivo ao chegar no Quebec.
      Conto com a atenção de todos muito grato.

    • #62542
      brunosilva
      Participante

      Joaoquebec
      eu não sou mineiro não, sou baiano, a camisa do galo foi um presente kkk
      quanto ao curso, eu vou faze-lo em uma escola que tem a modalidade EAD,como estou fazendo no intuito de imigrar, ela conseguiu atender minhas expectativas e necessidades, o nome da escola é aerotd da uma pesquisada no google, se vc se interessar. da pra vc fazer da sua propria cidade e de sua casa, é bem legal a proposta deles e é homologada pela anac, então não tem problemas.se se interessar, eles tem turma começando agora em julho que é a que vou começar, então se gostar, CORRE.

      ERICK, ainda bem que consegui resolver a questão do curso de mecanico,agora só falta o de frances, quanto ao professor por skype eu não sei se é bom, pq pra ser todos os dias da semana, deve ser muito caro e o bom do curso online eh que vc tem a hora que quiser, o melhor do curso q eu falei o nome, pelo menos na minha visão, foi que é voltado 100% pro processo do quebec e o frances de la, então creio que possa ser um diferencial legal na hora da prova do TCF-Q. só acho e espero que esteja certo, pq eu tbm não tenho muito dinheiro sobrando pra poder investir tanto nesse projeto de imigração e esse curso o preço é legal, então tenho que economizar daqui, apertar dali e assim por diante.mais espero no inicio do ano que vem,ja estar fazendo a prova e consiga tirar uma boa qualificação.

      tenho um contato de skype se quiser adcionar pra a gente ir se ajudando por la

      bruno.oliveira.silva5

      se mais alguém quiser adcionar pra irmos conversando, pode adcionar

    • #63170
      raonicunha
      Participante

      Olá Bruno,

      Estou na mesma situação que você e estou pensando em me inscrever num curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves também (na escola concorrente da EWM aqui em SP, EACON).

      Ponderei muito se estava escolhendo o curso apenas para imigrar, por isso pesquisei sobre o mercado de trabalho aqui no Brasil também. Acho que cada um tem que avaliar o que quer fazer profissionalmente, então se é uma coisa que você realmente queira vá em frente.

      Porém… infelizmente, parece que a profissão de técnico de manutenção de aeronaves não foi contemplada na nova lista que saiu agora em agosto de 2013 (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf). :bangwall:

      Este curso técnico foi “substituído” por um tecnólogo similar de 3 anos de duração, olhe na lista. Além disso, com este curso não passei nas simulações para saber se poderia ser admitido. Mas se este curso ainda for aceito (tomara que sim, alguém poderia confirmar se ainda é aceito ou não é mais?), ele como certeza precisará ter o mínimo de horas estipulado, que é perto de 1200 horas.

      Bom, então simulei como se eu tivesse feito a faculdade de Eng. Aeronautica e “passei” no teste. O duro é que é muito mais difícil fazer uma faculdade do que um curso técnico. Mas para isso existe Prouni, FIES, etc.

      Vou pensar mais um pouco sobre o assunto, mas se alguém puder confirmar ou não o que eu disse já ajudaria a decidir pela melhor opção.

      Obrigado!
      (vou te adicionar no skype pra gente trocar ideia depois, valeu!)

      P.S.: na simulação que realizei, coloquei francês intermediário (verdade), inglês também intermediário (tenho que estudar pra chegar lá), esposa, sem filhos, 35 anos, nunca fui para o Quebec, experiência de 12 meses na área e trabalhado os últimos 5 anos em qualquer área.
      página para fazer o teste: http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=fr

    • #63176
      Doug Ramsey
      Participante

      Olá, raonicunha!

      Vem cá, o que você quer dizer exatamente com

      @raonicunha wrote:

      Este curso técnico foi “substituído” por um tecnólogo similar de 3 anos de duração, olhe na lista.

      Eu só vi o “Technique de maintenance d’aéronefs (DEC)”, que está na lista, mas não ganha pontos extras pelo domínio de formação. Esse era o que ganhava 12 pontos, se não me engano.

      Minha jornada para o norte: http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    • #63177
      SANDROMS
      Participante

      Acho que o Doug tem razão a formação de técnico de manutenção de aeronaves sempre foi um DEC de 3 anos, mas antes contava 6 pontos. Quem quiser conferir a lista de profissões anterior (2009-2012) está no link abaixo:

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_1_Liste_dom_2009.pdf

Visualizando 25 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.