Mapas colaborativos de utilidades gerais

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Mapas colaborativos de utilidades gerais

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
      Filipevsm
      Participante

Hi, Bonjour! rs..

Estive elaborando alguns mapas em Montréal, utilizando o Google Maps, pra facilitar uma possível viagem de reconhecimento no fim do ano. Separei por tema, como por exemplo: Lojas de Vestuário de Inverno, Pontos Turísticos, Universidades, etc.

Com isto, imaginei criar um mapa mais amplo, de uso colaborativo, onde todos pudessem inserir novos lugares interessantes de acordo com o tema do mapa, inserindo inclusive seu comentário sobre o lugar. A idéia não está fechada a Montréal. Vale para toda e qualquer cidade no Canadá que hajam pessoas que queiram colaborar. Assim teríamos uma diversidade de mapas para várias finalidades, para imigrantes recém chegados, quem já está por lá há muito tempo ou mesmo para turistas. Algo para ajudar a todos mesmo a se encontrar utilizando mapas que podem ser exportados pelo próprio Google Maps para diversos dispositivos GPS.

Só não consigo imaginar uma forma prática de realizar isto, pois se simplesmente houver a possibilidade para que todos insiram, comentem ou retirem lugares dos mapas, além da possível desordem do mapa, poderiam haver aqueles que iriam acabar com os mapas de má fé mesmo… Poderia funcionar, talvez, como o fórum funciona. Haveriam administradores e moderadores que fariam a inserção dos locais e comentários nos mapas de acordo com um tópico específico de discussão, utilizando o próprio fórum, ou um grupo a ser criado no Google ou Yahoo. Enfim, apenas uma idéia e sugestão.

Há alguma outra ferramenta de mapas pra este tipo de colaboração?

O que acham da idéia? Dêem suas sugestões, e quem sabe não possamos tirar ela do papel!

Vejam um exemplo do que estou a dizer em Montréal para lojas de vestuário de inverno:
      http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF&msa=0&msid=216095283714182833803.00049945c49a096c719b5

Conto com a participação de todos!

Abraços e feliz páscoa!

Carlos_Santos
      Participante

boa iniciativa.

Como é em Montréal eu fico devendo essa ;-)

Abraços

Filipevsm
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

Como é em Montréal eu fico devendo essa ;-)s

Não, não! rs..

Não é só para o pessoal de Montréal. A idéia é para todo o Canadá, só utilizei Montréal como exemplo. Inclusive vou alterar o post para ficar mais claro.

Mas a idéia (minha sugestão) é ter um administrador e um grupo de colaboradores pra cada cidade, e todos iriam dando suas colaborações, seja pra Montréal, Vancouver, Toronto, Calgary, Ville de Québec, Gatineau, onde fosse.

E poderíamos centralizar os colaboradores indiretos e demais usuários (que não teriam acesso a alteração dos mapas, somente visualização) em um grupo Google ou Yahoo pra que pudessem fazer suas sugestões.

É trabalhoso, mas tenho certeza que poderia ajudar a muitos, como o fórum tem ajudado! :bigups:

Abraços!

erikabcoelho
      Participante

Eu gostei da idéia e colaboraria!
      http://www.leslapins.wordpress.com

janeneves
      Participante

Gostei da idéia e gostaria de colaborar!

Eu já estava montando um mapa para Trois Rivières, que é onde pretendo me instalar… mas gostei de sua idéia de fazer mapas separados da cidade para cada “assunto”… pois só o de garderie já estava super poluído rs

Eu me proponho a dar uma organizada no que eu estava preparando e divulgar aqui na comunidade, mas acho que isso não devia ficar no forum propriamente… que tal colocar a informação “fechada” como um artigo???
      Cada sessão do artigo pode ter as informações
      – Cidade
      – moderadores/administradores do mapa
      – lista de links para mapas por assunto

Dessa forma novas atualizações/sugestões de locais podem ser encaminhadas para os administradores do mapa (por mensagem privada). E assim o mapa continuaria “vivo” mas também não se perderia o controle da informação, e tampouco se perderia a concentração das informações em uma única página (já que a lista de comentários do fórum pode ficar bastante longa – já vi string de mais de 14 páginas…).

MODERADORES CBQ, O QUE VOCÊS ACHAM???

No google maps, é possível convidar pessoas para colaborar com o mapa, basta que o usuário tenha uma conta no gmail.

Voluntários para TR??? Por favor envie mensagem privada para mim!
      :D

Abraços!

Jane.

Filipevsm
      Participante

Show de bola Jane!

Vou mandar uma MP para o Administrador do fórum para ver o que ele acha de abrir sub-fóruns por aqui mesmo. Creio que ficaria até mais fácil de organizar “a casa” e também de disponibilizar os mapas à todos!

Qualquer novidade, volto a postar!

Abraços!

quebec ao tucupi
      Participante

Olá Jane e Filipe,

Achei a idéia genial, posso também colaborar.
      Estou preparando um para Trois-Rivières, Jane podes contar comigo.

Abraço
      Mung Daal
      http://www.quebecaotucupi.blogspot.com

DiegoeThais
      Participante

Otima idéia … estou estudand em Montréal este mes e estou aproveitando a horas possiveis para fazer turismo de immigrante…. estou com algumas informaçoes que julgo set importantes e posso colaborar!!!!

No agaurdo de suas orientaçoes

Filipevsm
      Participante

Ótimo contar com o apoio de tanta gente!

Já estou em contato com o Bertelli. A idéia não é trazermos mais “trabalho” para o fórum. De toda forma, vamos desenvolvendo a idéia!

Esta semana será bastante corrida, mas prometo retomar e trazer boas novas neste fim de semana!

Abraços!

janeneves
      Participante

Oi Filipe!

Acho que não precisa agregar trabalho para o forum.

A gestão de cada mapa pode ficar com um voluntário.

E o artigo ou post aqui no forum pode ser só para centralizar os links mesmo.

Estou montando um mapão geral com tudo para TR, e separando em menores por assunto para ter um mapa mais limpo (já que ainda não achei uma ferramenta de filtro no google maps).

Ao pessoal que já se manifestou para contribuir com os mapas de Trois Rivières, muito obrigada!
      E quem tiver algum endereço ou item interessante mas não quiser mexer no mapa, pode só mandar a informação por MP que eu acrescento.

Abraços!

Jane.

javabeats
      Participante

Amigo,

Pelo que percebo, você é de TI, certo? Permita-me utilizar do nosso jargão e dar uma sugestão.

O PrimeFaces (JSF) tem um componente para renderizar mapas do Google, com a API v3 (sem necessidade de API key). E, o PrimeFaces funciona muito bem na GAE (Google App Engine). Tenho um aplicativo para controlar minhas finanças, hospedado gratuitamente na GAE, com PrimeFaces e Objectify.

Há um pequeno trabalho inicial de configuração, mas seria possível subir na GAE um aplicativo onde a colaboração para edição dos mapas fosse restrita à usuários cadastrados. Assim, poderias hospedar diversos mapas de qualidade, atualizados pelo pessoal da comunidade, com certo controle sobre o conteúdo.

Se a idéia lhe interessar, posso até ajudar no que for possível.

thiagoelizie
      Participante

Filipevsm,
      Acho demais essa ideia e estou disposto a ajudar. Arrumamos um responsável por cidade, definimos os “temas” de cada mapa e mãos à obra. Aí os usuários, amigos vão mandando links e cada responsável faz sua parte. É um trabalho “infinito” mas acho q vale mto à pena! Tô dentro!

javabeats,
      pelo pouco q entedi, acho q é isso mesmo o q precisamos para termos mapas atualizados com
      segurança e mto precisos.

Carlos_Santos
      Participante

Boa iniciativa.

Se o objetivo é publicar os links aqui no forum, nao vejo problema ;-)

A menos que o Bruno tenha que configurar algo, como o “javabeats” indicou.

Boa iniciativa!

Filipevsm
      Participante

Primeiramente desculpem minha ausência! Ótimas idéias!

Estou devagarzinho entrando em contato com o pessoal que se dispôs a ajudar para deixarmos isso bem organizado. Gerei uma planilha por aqui, e estou alimentando com os usuários e as regiões que pretendem colaborar.

Entrei em contato também com o “javabeats” para viabilizarmos a solução.

Aos demais, serão muito bem vindos, caso queiram colaborar e fiquem a vontade para me enviar mensagens privadas caso tenham alguma idéia ou queiram mesmo ajudar com as informações para os mapas.

Volto a repassar assim que houver qualquer informação.

janeneves
      Participante

Olá Pessoal,

segue um mapa da cidade de Trois Rivières.
      Esse é um mapa geral, direcionado principalmente nos locais que interessariam a um recém chegado.

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=201366401654981367479.0004a1c2cd6b1b3f9f064&z=12

Obrigada a todos que colaboraram, especialmente Bianca e William (http://biancaetwilliam.blogspot.com/) por sua informação local :D

Abraços,

Jane.

Filipevsm
      Participante

Legal, legal!

Não esqueci da idéia! Me desculpem toda essa demora. Estive em contato com o Rodrigo, e ele se dispôs a criar uma versão simples (e claro, agradeço de antemão pela disponibilidade), e daí pra frente tocamos com o restante. Enquanto isto, podemos já começar a reunir os dados e mapas que são de interesse à todos. Vou enviar uma MP à quem se propôs a administrar os mapas por suas regiões específicas, e assim que tivermos a primeira versão do nosso programinha mágico, colocamos tudo lá!

javabeats
      Participante

Olá Felipe, pessoal!

Como havia dito, eu ando bastante ocupado ultimamente, em especial com a FEL :p

Mesmo assim, não esqueci do protótipo. Já fiz uma conta no Gmail, que é requisito para utilizar a GAE. Acredito que hoje à noite já vou poder criar a estrutura inicial do aplicativo, e subir o código para o bitbucket. Com isso, se houverem outros colaboradores programadores, eles podem ser incluídos e acelerar as coisas.

Sobre o protótipo em si, a idéia é a seguinte:

1. Haverão duas áreas no site:
      a) Uma pública, a página inicial, onde qualquer pessoa poderá pesquisar e visualizar os mapas;
      b) Uma privada, com acesso restrito, onde moderadores cadastrados (acesso via conta Gmail) poderão editar os mapas e seus pontos de interesse;

2. A estrutura de organização dos mapas, a princípio, será:
      a) Haverá uma lista de cidades;
      b) Para cada cidade, uma lista de mapas;
      c) Em cada mapa, os pontos de interesse;

O importante é fornecer ao usuário a capacidade de filtrar os pontos de interesse que deseja visualizar em cada mapa. Ou, de outra forma, criar mapas com teor específico. Vou usar este espaço para captar sugestões dos senhores.

Espero que já nos próximos dias, ou pelo menos no final deste mês, já tenhamos algo funcional para discutirmos os próximos passos.

Obrigado pela paciência!

javabeats
      Participante

Fiz um esboço… devo atualizar com uma estrutura mais completa no final de semana.

O endereço é: http://cbq-cartes.appspot.com/

Abraço!

Carlos_Santos
      Participante

super javabeats !

vai ficar bem legal ;-)

thiagoelizie
      Participante

Pô, tá chique o negócio… espero o momento de poder colaborar. É só avisarem!

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.