Mais um na comunidade

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Mais um na comunidade

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      arthurcmsd
      Participante

Bom dia, boa tarde, boa noite a todos!
      Me chamo Arthur e sou de Brasília.
      Assim como vários aqui, estou iniciando meu processo de imigração para o Canadá, mais especificamente para Quebec.

Estou ainda começando o Francês, para depois ver a certificação e então a documentação.

Sou da área de TI, como alguns daqui que já vi.

Aproveito para perguntar a quem é da área, ou saiba a respeito.
      Imagino que pelo problema do Francês, eu não consiga uma vaga de Analista, me restando então, vagas de programação.
      Qual linguagem tem tido mais aceitação?

flaviovlq
      Participante

Olá Arthur,

Vejo vagas para Java, .NET e C/C++… ouvi pessoas comentando que muitas vezes trabalham mais em inglês que em francês, mas seja para o crescimento profissional ou para a vida social, o francês é fundamental no Québec.

Quanto melhor for seu francês, mais oportunidades terá. Se já tem boa experiência como analista/programador, meu conselho seria não se focar tanto numa linguagem de programação específica, mas sim nos estudos da língua francesa.

Bonne chance,

Flávio

Filipevsm
      Participante

Bem vindo Arthur!

Também sou de Brasília, já há algum tempo na luta pela emigração e há 10 meses na espera pela entrevista.

Trabalho também com TI, mais especificamente com QA. O Flávio mencionou bem como funcionam as coisas por lá em relação a TI.

Vagas para a nossa área transbordam por todos os lados nas principais cidades do Canadá. O que realmente é necessário para estar no páreo com os locais é ter, pelo menos, um nível muito bom de francês/inglês. Entendo que, normalmente, os profissionais de TI, principalmente os imigrantes, possuem um background profissional muitíssimo apurado e rebuscado. Então neste caso, a experiência pode não ser tanto o problema, e por isso devemos dar tanta importância ao conhecimento das línguas estrangeiras.

Sucesso em sua jornada, e utilize as informações do fórum sem moderação. rs..

angelo.mendes
      Participante

Galera da área de TI. Fui em uma palestra no CentreQuebec aqui em Curitiba e a palestrante informou que a área de Ti é bem requisitada la. Tem um Site : quebecnacabeca.com.br que vem atrás de profissionais para trabalho e ate paga passagem aérea e alguns custos. Ai la em Quebec você pode entrar com o pedido de imigração.

Tem q dar uma pesquisada nisso.

Abraço.

Carolbeca
      Participante

Salut mes amis!

Sou mais uma aspirante a Imigração e “novata” no CBQ! Sou de Salvador/Ba, e levo na minha bagagem uma família linda (Marido e Filha).

Não sou da área de TI, sou da Construção Civil, mas espero obter muitos contatos antes de desembarcar no Québec.

À Bientôt!

Carol

flaviovlq
      Participante

Bienvenue Carol,

Pelo que vejo, existe boa demanda na área de engenharia civil por lá. Entretanto, por se tratar de profissão regulamentada, você pode ter alguma dificuldade para exercê-la lá, então seria importante adiantar tudo com relação a isso caso pretenda exercer a profissão lá:

http://www.oiq.qc.ca/fr/Pages/accueil.aspx

Bonne chance,

Flávio

Carolbeca
      Participante

Olá Flávio;

Já fiquei sabendo desse detalhe muuiitooo importante, então eu já havia buscado informações juntamente com a Ordem da minha categoria. Terei que fazer a equivalência de diploma e provavelmente vou que estudar um pouquinho mais no Québec para que está equivalência seja concretizada.

Eu estava querendo fazer essa equivalência mesmo estando no Brasil, o que você acha? Faço logo ou espero chegar no Québec?

Carol

gabi-infirmiere
      Participante

bem vindos!!!

para TI, há informação de monte e vários colegas podem ajudar.

para engenharia, como tem uma ordem profissional no meio, acho que vale a dica padrão: se for possível, agilize o máximo que puder e chegue ao QC com o OK de sua ordem em mãos (ou o mais próximo que conseguir!). Sei por blogs alheios que o processo da OIQ pode ser iniciado no Br, que os funcionários são educados e respondem às questões e que vc pode fazer as provas enquanto aguarda o processo de imigração (as provas debvem ser feitas no QC). Sei tb que o primeiro passo é ser engenheiro-junior, e que o processo finaliza em torno de 2 anos.
      dê uma zapeada no Google, com certeza achara blogs de engenheiros que estão no mesmo barco.

bonne chance!!!

flaviovlq
      Participante

@Carolbeca wrote:

Olá Flávio;
      Eu estava querendo fazer essa equivalência mesmo estando no Brasil, o que você acha? Faço logo ou espero chegar no Québec?

Como diz a Gabi, o quanto você puder adiantar, melhor será. Os processos são longos e você não deve querer ficar anos de molho ao chegar lá. Se o processo da OIQ pode ser adiantado a partir do Brasil, não perca a oportunidade!

Carolbeca
      Participante

Olá Flávio!

Valeu pela dica! Vou providenciar isso o quanto antes.

Abraços;
      Carol

abacus
      Participante

Hello everyone in IT :)

My name is Josyanne and I’m an International Recruiter specialized in IT for Abacus. I know is it not easy to evaluate its profile compare to Quebec IT market. To help you with many questions you could have, I invite you to dowload our Foreign-Trained IT Professional’s Guide to Success, available on our website at http://www.abacustalent.com/en/hints-working-in-quebec. It is the A to Z about how to integrate the Quebec IT market and how you can perform an auto-evaluation of your own profile.

Moreover, if you are interested by our services (it is totally free!), you can register in our website (http://www.abacustalent.com) and submit your profile. In order to be eligible to our services, you need to have obtained your CSQ. If your profile fits with our criteria, a member of our team will meet you by webcam in order to undertake a detailed evaluation of your experience and make sure to offer you proper personalized advice, according to your profile. The goal is for you to prepare yourself the right way before you arrive to Quebec. If that meeting is successful, we make ourselves available to you throughout your immigration process, answer any of your questions, help plan your job search and, as your travel date approaches, we can plan interviews with potential employers.

Let me know if you have any questions, it will ba a pleasure for me to help you.

Josyanne (josyanne@abacutalent.com)

flaviovlq
      Participante

Josyanne, this guide is very interesting, but the link seems to be wrong, this should be the right one:
      http://www.abacustalent.com/en/hints-working-in-it-quebec

Il y a aussi une version en français, plus intéressante pour ceux qui vont s’établir au Québec:
      http://www.abacustalent.com/conseils-pour-travailler-en-ti-au-quebec

Thanks,

Flavio

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.