Mais um desiludido…

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Mais um desiludido…

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
      VitorVG
      Participante

Pessoal,

Acabei de me registrar no site.
      Estou passando para falar um pouco de mim e minha decisão…

Já conhecia o incentivo à imigração Quebecois desde 2009… Em 2010 estive em solo canadense, visitei Toronto, Niagara Falls, Montréal e Quebec City (dá para ver o Château Frontenac nos fundos do meu avatar).

Porém somente há exatos 7 dias, tomei a decisão pessoal de me inscrever no processo de migração.

Tenho 26 anos, sou economista formado pela UFRJ, moro no Rio de Janeiro e tenho um bom emprego estável. Estou cursando um MBA e devo terminar neste ano. Meu inglês é quase fluente e o francês é básico.

Levo uma vida razoavelmente confortável, moro de aluguel com minha namorada que é enfermeira (de nível superior) e com apenas 2 anos de trabalho já possuo carro próprio quitado com menos de três anos de uso, nenhuma dívida pessoal e uma boa reserva em poupança.

Tive uma infância e adolescência humildes, a maioria dos meus amigos que cresceram comigo estão em “dead end jobs” aqui no Brasil e olham para mim com admiração, como se eu tivesse dado supercerto na vida…

Apesar de tudo, estou profundamente insatisfeito com muita coisa que me cerca… a desordem, insegurança, caos urbano, descaso dos governantes, violência, impunidade…
      Tudo isso me afeta muito negativamente.

Já passei por situações bastante complicadas na vida, desde deslizamentos de terra que destruíram parcialmente minha casa em Petrópolis em 2001 quase matando membros da minha família, até o absurdo de ter uma arma apontada para minha barriga durante um assalto no Rio de Janeiro e de ter ficado preso dentro de um túnel na mesma cidade no meio de um tiroteio…

O Rio é uma cidade insalubre… tráfico de drogas, toroteios, assaltos, roubo de carro, enchentes, bueiros explodindo, prédios desabando, bondinho sem freio, 65 mil casos de dengue em um ano… aqui a gente não vive, sobrevive!

E foi para dar um basta nisso que no último dia 12/02/12 tomei a decisão de construir minha vida em outro lugar…

Sei que tenho um caminho árduo pela frente, mas está decidido. É isso que eu quero!
      E é por isso que vou lutar! Pode até não dar certo, mas que vou fazer uma bela tentativa… ah sim.. isso vou!

Esse é o meu primeiro post, espero que em 2 anos eu possa postar neste site pela última vez e que seja para dar a boa notícia: mais um desiludido rumo ao Quebéc!

Abraços

Abertura Provincial: 06/06/2013
      CSQ: 11/09/2014
      Envio docs Federal: 15/09/2014
      Abertura federal: 23/01/2015
      Pedido de exames médicos: 18/02/2015
      Pedido de passaportes: 27/02/2015
      Vistos recebidos: 30/03/2015

gabi-infirmiere
      Participante

Ola Vitor.
      2 anos de reflexao, espero que a decisao seja bem pensada e que possa trazer frutos.

Bem vindo e nao esqueça =
      * nao existe paraiso, o QC possui suas desigualdades, seus problemas e suas injustiças, como em qualquer lugar do mundo
      * saiba quais os passos para exercer sua profissao, tenha plena consciência das dificuldades que pode (ou nao) encontrar pelo caminho
      * ao escolher o QC, tente entender os motivos que levam a sociedade québécoise a lutar com unhas e dentes em favor da lingua francesa e nao veja as 150h como suficientes
      * comece desde ja a exercer aquela que sera sua maior virtude durante o processo de imigraçao, a paciência.

:-) Le Québec vous souhaite la bienvenue

alanlui
      Participante

@VitorGusmão wrote:

Pessoal,

Acabei de me registrar no site.
      Estou passando para falar um pouco de mim e minha decisão…

Já conhecia o incentivo à imigração Quebecois desde 2009… Em 2010 estive em solo canadense, visitei Toronto, Niagara Falls, Montréal e Quebec City (dá para ver o Château Frontenac nos fundos do meu avatar).

Porém somente há exatos 7 dias, tomei a decisão pessoal de me inscrever no processo de migração.

Tenho 26 anos, sou economista formado pela UFRJ, moro no Rio de Janeiro e tenho um bom emprego estável. Estou cursando um MBA e devo terminar neste ano. Meu inglês é quase fluente e o francês é básico.

Levo uma vida razoavelmente confortável, moro de aluguel com minha namorada que é enfermeira (de nível superior) e com apenas 2 anos de trabalho já possuo carro próprio quitado com menos de três anos de uso, nenhuma dívida pessoal e uma boa reserva em poupança.

Tive uma infância e adolescência humildes, a maioria dos meus amigos que cresceram comigo estão em “dead end jobs” aqui no Brasil e olham para mim com admiração, como se eu tivesse dado supercerto na vida…

Apesar de tudo, estou profundamente insatisfeito com muita coisa que me cerca… a desordem, insegurança, caos urbano, descaso dos governantes, violência, impunidade…
      Tudo isso me afeta muito negativamente.

Já passei por situações bastante complicadas na vida, desde deslizamentos de terra que destruíram parcialmente minha casa em Petrópolis em 2001 quase matando membros da minha família, até o absurdo de ter uma arma apontada para minha barriga durante um assalto no Rio de Janeiro e de ter ficado preso dentro de um túnel na mesma cidade no meio de um tiroteio…

O Rio é uma cidade insalubre… tráfico de drogas, toroteios, assaltos, roubo de carro, enchentes, bueiros explodindo, prédios desabando, bondinho sem freio, 65 mil casos de dengue em um ano… aqui a gente não vive, sobrevive!

E foi para dar um basta nisso que no último dia 12/02/12 tomei a decisão de construir minha vida em outro lugar…

Sei que tenho um caminho árduo pela frente, mas está decidido. É isso que eu quero!
      E é por isso que vou lutar! Pode até não dar certo, mas que vou fazer uma bela tentativa… ah sim.. isso vou!

Esse é o meu primeiro post, espero que em 2 anos eu possa postar neste site pela última vez e que seja para dar a boa notícia: mais um desiludido rumo ao Quebéc!

Abraços

Meu querido vc vai se desiludir ainda mais com o processo de imigração… va pra la pra estudar ou como turista e consiga alguem pra casar…. vai ser melhor q abrir processo de imigração agora…

VitorVG
      Participante

hahahaha… putz… isso sim é “jeitinho”…
      Se a Gabi ler isso vai brigar com vc…

Mas não tem como não… estou preparado para sofrer… andei lendo por aqui que as coisas mudaram um pouco para este ano, mas vou fazer a coisa do jeito correto.

Abs

alanlui
      Participante

@VitorGusmão wrote:

hahahaha… putz… isso sim é “jeitinho”…
      Se a Gabi ler isso vai brigar com vc…

Mas não tem como não… estou preparado para sofrer… andei lendo por aqui que as coisas mudaram um pouco para este ano, mas vou fazer a coisa do jeito correto.

Abs

Kuakkaka não tem nada de ilegal casar!!!

Helen Hartung
      Participante

Vitor Gusmão, Bienvenue!
      Estamos, eu e meu marido no processo federal (7meses) e aguardando pacientemente…. Um belo dia também tomamos a decisão de imigrar, assim como você e independentemente do tempo de processo, estamos muito felizes pela perspectiva de uma vida melhor! Também somos de Petrópolis, RJ. Nossa casa também sofreu com as últimas chuvas, chegamos em casa e uma barreira grande nos impedia de chegar na porta de entrada…nos mudamos a 3 semanas para outra casa, temendo por nossa segurança. Enfim, sentimos necessidade de buscar um lugar melhor pra viver e temos plena consciência que buscamos um lugar MELHOR e não perfeito, pois este, não existe… Sabemos que mesmo que nossa nova vida não dê certo, pelo menos tentamos, acho que é isso que realmente vale à pena, lutar sempre!
      Essa comunidade é uma fonte inesgotável de informações e de pessoas de boa vontade, usufrua e contribua!
      Bem vindo à luta!
      Estamos aí pra o que precisar…

VitorVG
      Participante

Obrigado Helen,

Fico feliz pelo apoio. Espero ainda dar várias boas notícias por aqui.

Abs.

SANDROMS
      Participante

@alanlui wrote:

Meu querido vc vai se desiludir ainda mais com o processo de imigração…

Vitor, vou discordar do Alanlui, o processo de imigração tem regras claras (que mudam de vez em quando) mas infelizmente está muuuito demorado nesse exato momento. Mas se você sabe disso, então planeje-se, termine seu MBA, aproveite o tempo para dominar o francês e o inglês, e case-se com sua namorada enfermeira, assim ela será a aplicante principal e vocês provavelmente terão o processo prioritário.

Para não se desiludir no Quebec:
      * Capriche o conhecimento do francês e inglês
      * Venha preparado para dar vários passos atrás
      * Saiba que o investimento financeiro será grande e o retorno vai demorar
      * Pesquise, pesquise e pesquise para ter certeza do buraco aonde vc está se metendo.

Boa sorte,

VitorVG
      Participante

Sandro,

Obrigado pela ajuda.
      Depois do seu comentário surgiram mais algumas dúvidas:

1- Devo terminar o MBA até o fim do ano, mas gostaria de aplicar antes disso. Acha provável que eles considerem válida uma declaração de “curso em andamento” com expectativa de término para fim de 2012?

2 – Acho que terei que ser o aplicante principal, dado que minha namorada está alguns passos atrás de mim em termos de idioma. Na sua opinião, levar “na bagagem” (tomara que ela não leia isso…rs) uma enfermeira com 2 anos de especialização pode elevar nossas chances, mesmo que minha profissão não seja prioritária?

3 – Por fim, a comprovação de união estável pode ser feita de outras maneiras que não o casamento civil? Digo isso pois não tínhamos planos de nos casar por agora, e pretendo aplicar até o meio do ano.

Abs.

mrodolfo
      Participante

Vitor,

Vou tomar a liberdade de responder as perguntas que você colocou ao Sandro…

1- Acho que o seu MBA não será considerado. Veja aqui (http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf). A não ser que seu diploma venha escrito MESTRE EM qualquer coisa. Se vier escrito MBA ESPECIALIZAÇÃO EM…, esqueça.

2- Será o demandande principal aquele que trouxer mais pontos para o processo. No quesito formação, você traz 10 pontos (Bacc) enquanto sua esposa traz 10 pontos (Bacc) + 12 (domaine de formation)
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_1_Liste_dom_2009.pdf

3- Para união estável, é necessário que se comprove que os candidatos moram juntos há mais de um ano. Vocês conseguem comprovar isso?

Para finalizar, o próprio BIQ se encarrega de definir quem é o demandante principal ao longo da avaliação, pois este é o candidato que mais agrega pontos no processo. Veja que sua parceira, mesmo com menos conhecimento de francês, já sai com 12 pontos à sua frente…

Bonne chance,

VitorVG
      Participante

Entendi…

O jeito é torcer para que o examinador do dossiê leve em consideração subjetivamente esta minha formação que é lato senso e tem menos de 450hrs (ou seja, não possui equivalencia no sistema quebequense segundo a tabela que vc me mandou).

Moramos juntos desde Ago/11 mas não tenho formas de comprovar isso, nem correspondência para o mesmo endereço temos…

Por fim, como descubro se terei que voltar para a Universidade ao chegar lá?

Abs

mrodolfo
      Participante

Vitor,

O único quesito que permite subjetividade é a Adaptabilidade…

Quanto a voltar ou não aos bancos escolares, essa decisão é sua, em função das suas competências e de como o mercado de trabalho as reconhecerão. Eu, por exemplo, não voltei.

SANDROMS
      Participante

@mrodolfo wrote:

Vitor,

Vou tomar a liberdade de responder as perguntas que você colocou ao Sandro…

1- Acho que o seu MBA não será considerado. Veja aqui (http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf). A não ser que seu diploma venha escrito MESTRE EM qualquer coisa. Se vier escrito MBA ESPECIALIZAÇÃO EM…, esqueça.

2- Será o demandande principal aquele que trouxer mais pontos para o processo. No quesito formação, você traz 10 pontos (Bacc) enquanto sua esposa traz 10 pontos (Bacc) + 12 (domaine de formation)
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_Annexe_1_Liste_dom_2009.pdf

3- Para união estável, é necessário que se comprove que os candidatos moram juntos há mais de um ano. Vocês conseguem comprovar isso?

Para finalizar, o próprio BIQ se encarrega de definir quem é o demandante principal ao longo da avaliação, pois este é o candidato que mais agrega pontos no processo. Veja que sua parceira, mesmo com menos conhecimento de francês, já sai com 12 pontos à sua frente…

Bonne chance,

Não preciso responder, o Marcos já o fez. :lol:

Só uma adendo quanto ao requerente principal, o BIQ pode inverter os papeis se perceber que o aplicante principal pontua menos que o cônjuge, mas um entrevistador falou a um colega meu de francês que tal dossiê seria passível de devolução para ser refeito, caso a diferença fique muito grande.

Sugestão, estude bem o GPI (veja na home page da CBQ o passo a passo) e calcule a sua pontuação individual e da sua namorada. Se a diferença for grande a favor dela, e acredito que seja, ela deve ser a principal para evitar problema. E na dúvida (MBA) considere a resposta como não.

fernandes.f
      Participante

@alanlui wrote:

@VitorGusmão wrote:

Meu querido vc vai se desiludir ainda mais com o processo de imigração… va pra la pra estudar ou como turista e consiga alguem pra casar…. vai ser melhor q abrir processo de imigração agora…

rsrsrsr Não deixa de ser uma opção “legal”.
      De qq forma, passará por um processo!

Ucrambuco
      Participante

Olá Vitor, seja você e sua namorada bem vindos!

O mais importante é você ter a consciência de todo o processo, prepare-se para buscar informações sempre! Sugiro já começar a pesquisar sobre os teste de francês e começar a se preparar o quanto antes; o processo tem sido lento e pode mudar a qual quer momento! Passei 01 ano para meu marido, então namorado, amadurecesse a idéia de Imigrar… portanto decisão tomada, foi 01 ano de estudo de francês… e sempre, dentro do que você julgar válido para você, escute as sugestões dos colegas daqui da Comunidade que já estão no Québec.. O Carlos, Sandro e Rodolfo, assim como os demais, têm muitas dicas e sugestões e muitas delas, direcionadas a mim ou que se aplicavam amim estou seguindo…
      Portanto, se os dois juntos, que pretendem ficar juntos , se tomaram esta decisão agora é se preparar…. eu e meu marido estamos aguardando convocação para entrevista, estamos no aguardo do processo.. se vamos morar lá a vida inteira? ahh, isso ninguém sabe…

Bonne chance!

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

VitorVG
      Participante

Oi Mari,

Obrigado pelas palavras de apoio.
      Tenho certeza que o processo deve ser realmente bastante desgastante. Já estou me preparando para não ter decepções.

O nosso maior problema por enquanto é o francês, já que nunca tivemos contato com o idioma.
      A nossa meta é fazer um superintensivo para obter um bom grau no TCFQ e pular a entrevista, assim ganhamos algum tempo.

Tenho feito alguns audios de francês e compreendo parcialmente o que se diz, porém quando busco algum video ou notícia de Quebéc não compreendo NADA do que se diz… Acho que vou ter que aprender o idioma duas vezes: uma vez para a prova e outra para a vida…rs.

Enfim… dificuldades comuns a todos nós, tenho certeza.

Abs

cmussio
      Participante

Vitor, bem vindo ao time!
      O que eu vejo em tudo isso é: o processo é longo, complicado, angustiante, … mas temos a perspectiva de ter uma vida melhor pelo RESTO de nossas vidas!!
      O que são 2, 2,5, 3 anos de espera para isso??!!

Vamos juntos, vamos firmes! :alright:

Abraços

Juntos no Quebec
      Participante

Parabéns Vitor,

Não dê ouvidos aos pessimistas. O que são 2 anos de espera e planejamento, diante de uma vida de realizações? Siga seu sonho e não olhe pra trás.
      Quanto ao francês, você terá tempo para estudar. Fomos na entrevista com apenas 56 hs de francês e saimos com o CSQ (esposa enfermeira). Dá uma olhada em nosso blog: http://www.juntosnoquebec@blogspot.com

Abraço e boa sorte

Cleberson

gabi-infirmiere
      Participante

Cleberson,
      nao devemos confundir *pessimismo* com *realismo*.

O Vitor esta recebendo orientaçoes compativeis com a realidade.
      E essa primeira etapa, por mais tensa e demorada que seja, é a mais facil (ACREDITE!)

Chegando ao QC é que se dara o *renascimento*. Sera aqui que as interrogaçoes estarao pipocando a cada noite. Passada a fase de euforia e de achar tudo lindo, *cai a ficha*.
      Cai a ficha de que as ordens profissionais sao muito exigentes e que os processos podem ser muito longos
      Cai a ficha de que o mercado de trabalho é muito exigente e que obter a experiencia quebeca é mais complicado do que parece
      Cai a ficha de que o francês é uma lingua linda e muito complicada e que o dia-a-dia nao tem tecla SAP e que a fila de espera para a francisaçao pode levar mais de 3 meses
      Cai a ficha de que a saudade do que deixamos é considerada diariamente, mesmo que tenhamos todos os pontos negativos marcados na porta da geladeira

Obter um CSQ é um primeiro degrau, importante, obvio, mas bem pequenininho no processo de imigraçao-integraçao.
      Ser realista e saber das dificuldades é fundamental. Um imigrante bem preparado conseguira enfrentar melhor as (quase inevitaveis) adversidades do processo, em qualquer fase que isso ocorrer. O planejamento realista é fundamental.
      Olhando meu parcours, eu teria modificado um item e so chegaria ao QC com o *OK* da minha ordem profissional em maos. Vim com o processo encaminhado e infelizmente por um erro da faculdade meu processo atrasou um tempao. Isso desestabiliza qualquer pessoa.
      Infelizmente conheci alguns imigrantes que fantasiavam demais, que minimizavam demais e consequentemente que acabaram sofrendo demais.

nao desejo sofrimento nem angustias para ninguém.

Carlos_Santos
      Participante

Seja bemvindo ao nosso forum Vitor.

Mais um petropolitano por aqui……. ahahah morei 12 anos la ;-)

Aproveite o nosso forum ;-)

Ucrambuco
      Participante

Olá concordo com a Gabi….
      Só não acho que devam pensar que o Canadá irá ser um vida cor de rosa… como o SandroMS diz, se preparem para dar vários passos para trás.. e ter consciência de muitas coisas….:)

Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

Juntos no Quebec
      Participante

Olá Mari e Gabi,

Concordo com vocês. Essa parte que vocês mencionaram não se refere ao pessimismo que cito. Isso que vocês enumararam muito bem, se chama preparo e é exatemente dessa forma. Critico algumas pessoas que só se queixam e não têm nada a acrescentar. Passei por essa fase e afirmo que quando nos deparamos com essas pessoas ficam mais dúvidas e a angustia triplica. Gosto de gente que expõe a realidade, que sabemos que não são mil maravilhas, mas que no fim afirmam que é possível. Li isso em um blog a pouco tempo, Schultz Family no Canadá, exatamente essa realidade difícil, mas no fim ela afirma, “Não é impossível imigrar”.
      Isso sim nos anima, porque nós brasileiros somos fortes e batalhadores.

abraço
      Cleberson

leticia_rj
      Participante

Oi, Vitor!

Minha historia é bem parecida com a sua…tenho 27 anos, sou publicitária, pago todas as minhas contas, moro com meu namorado e praticamente sustento a casa sozinha. Trabalho na Rede Globo, não tenho nenhum motivo aparente pra querer ir embora.

But…sou do RJ e também estou saindo por causa da violência, do jeitinho brasileiro, do sistema de saúde, da péssima qualidade de vida.

Ando na rua com medo de ser assaltada, de morrer. Não posso tirar meu ipad de casa. Até dentro de casa tenho um certo medo.

Quero qualidade de vida, respeito, tempo pra mim (trabalhar para viver e não o contrário) e principalmente, morrer velha, e não de bala perdida.

Não sei NADA de francês (hoje aprendi Je m’apelle Letícia), mas tenho ingles fluente, o que não adianta muito.

Estabeleci que esse ano farei o TCF e vou tirar pelo menos B1.

Esse processo só depende de nós e do nosso esforço, por isso tenho certeza de que vou conseguir. E se não for de primeira, será de segunda, de terceira…

Agora uma coisa é certo: nada é definitivo, eu não sei o que vai acontecer depois que eu for pra Montreal. Mas aí é outra história!!! A vida está sempre em movimento, pelo menos a minha.

Beijos :bigups:

VitorVG
      Participante

cmussio,

Obrigado pelo incentivo.
      E por falar em angústia… hoje me dei conta de mais uma: o risco de o câmbio disparar de uma hora para outra e nossas economias virarem pó frente ao dólar canadense.
      Sugiro que fiquem atentos às flutuações cambiais e ao mero sinal de intervenção do BC ao anúncio de medidas governamentais para desvalorizar o Real, corram e comprem moeda estrangeira.

Cleberson,

Fique tranquilo, estou vacinado contra pessimismos. Acho que faz parte da formação de economista saber se posicionar em pontos de vista tanto otimistas quanto pessimistas, com o objetivo de tomar as melhores decisões.
      Mas valeu pela dica!

Gabi,

Obrigado pelo ponto de vista sincero.
      Fico satisfeito que as pessoas do fórum estejam realmente dispostas a declarar a realidade como ela é.
      Isso é fundamental para evitar decepções e fortalecer psicologicamente os aspirantes.
      Acho que ainda vou te perturbar muito nos próximos meses…rs
      Minha namorada é enfermeira e terá que passar por todo o processo que você enfrentou.

Carlos,

Obrigado pelas boas-vindas.
      Bom, acho que a frase “Quem pensa que é feliz em outra terra é porque… ainda não viveu aqui!” certamente não fez nenhum sentido para você, correto? rs…

Mari e Jonas,

Obrigado pelo comentário, ainda estou descobrindo quantos passos terei que dar para trás para depois começas a caminhar.
      Mas o que posso dizer até agora é que o “vou” está ganhando do “fico” por ampla vantagem….rs.

Letícia,

Te desejo sorte e persistência.
      Fico feliz de encontrar alguém que conheça a realidade do Rio.
      Também estou começando no francês, daqui a alguns meses se você quiser podemos fazer um grupo de conversação para trocarmos aprendizado. Basta me procurar por aqui no fórum!
      Você falando do seu Ipad me lembrou um fato bizarro que aconteceu comigo… certa vez ganhei um relógio de pulso muito bonito de presente de aniversário da minha mãe…tão bonito que decidi não usá-lo pois na época estava frequentando locais e pegando ônibus perigosos no Rio… fiquei esperando a minha rotina mudar… o relógio está em uma gaveta até hoje, a bateria já acabou, os ponteiros pararam e eu nunca o usei… Bizarro? Absurdo? Não… Realidade Carioca!

Abs a todos

tati06
      Participante

olá Vitor….só posso te dizer que isso nao é só uma realidade carioca…..Curitiba está terrível…..tenho medo toda vez que paro no semáforo….e sempre com os vidros fechados…sempre tem um flanelinha por perto….pior sao os que jogam ácido no vidro, isso qdo nao vai no rosto…cada coisa inacreditavel…..a violencia acho q e’um dos principais motivos de querer sair daki….pois já morei fora e sei de todas as dificuldades que temos qdo chegamos…vc tem q aceitar trabalhar de qquer coisa…mas ainda assim preiro isso, pois p mim e p meu marido nao tem preço que pague o sossego!!!!

Letícia…..parabens pela coragem…sei o que vc passa e como se sente….admiro sua coragem mesmo, pois tem um emprego bom aki no Brasil…p mim é mais fácil pois na minha profissao aki no Brasil se ganha muito pouco, uma manicure ganha mais p vc ter uma ideia….entao fica mais facil eu largar o emprego….mas boa sorte na sua jornada….

Letícia e Vitor…..olha só….eu sempre amei ingles e espanhol, e sempre odiei o frances…ate pq ouvi o frances durante 15 anos da minha vida pois fiz ballet…fez 1 ano agora em fevereiro q faço frances…eu nao sabia nada qdo entrei…só as palavras do ballet…se vc estudar é possivel sim conseguir um bom nivel de frances…eu fiz um semi intensivo e continuo…assisto tv5 monde direto e leio artigos….
      nao desanimem e boa sorte!!!

VitorVG
      Participante

Oi Tati,

Obrigado pela dica.
      Já iniciei os estudos e pretendo chegar a um nível aceitável lá pelo final do ano.

Aprendi inglês com muita facilidade, espero ter o mesmo desempenho com o francês.

Abs

Herve_e_Daniela
      Participante

Ola Vitor,

como os outros amigos escreveram nas mensagens anteriores, 2-3 anos passam rapido considerando que depois você tera a sua vida inteira para desfrutar …

Sou françês, estou aqui no Brasil ha 17 anos, ja cheguei a voltar para França, revoltado por varias coisas, e … voltei para ca, achando que eu poderia mesmo assim fazer a diferença ou pelo menos contribuir a mudar certas coisas … Dai alguns anos depois, casado e com dois filhos, percebi que não era o lugar para oferecer um futuro aos meus filhos e que nada vai mudar (pelo menos na minha geração ou dos meus filhos). 2 anos quase exatamente depois, ca estamos com os vistos de residentes permanentes na mão embarcando para Toronto com o nosso cachorro daqui menos de 2 semanas, rumo a cidade de Québec.

Engraçado que eu também acompanho alguns grupos no FB e LinkedIn sobre Franceses no Brasil, e ta cheio de franceses, portugueses, gregos achando que o Brasil é um pais de oportunidades, loucos para vir se estabelecer aqui … Engraçado que o Brasil visto de fora tem uma boa imagem de um Lula simpatico, das praias, das mulheres, dos biquinis e que ta cheio de emprego e oportunidades …

Uma imigração atrai uma outra ;-) enquantos muitos Brasileiros altamente capacitados saiam em busca de uma qualidade de vida, muitos gringos estão loucos para vir para ca iludidos por uma certa imagem do Brasil. Sera que estes movimentos migratorios vão ajudar a melhorar o Brasil ?

o gringo tropicalizado que eu sou entende muito bem você. Por mais chato que seja o processo, vale esperar e ficar firme. O mais dificil vai ser esperar, esperar, esperar, o que vai deixar você louco.

Leigos
      Participante

@Herve_e_Daniela wrote:

2 anos quase exatamente depois, ca estamos com os vistos de residentes permanentes na mão embarcando para Toronto com o nosso cachorro daqui menos de 2 semanas, rumo a cidade de Québec.

Herve, como eu queria escrever isto também… com data marcada para realizar o sonho. Boa viagem e que tudo dê certo no Canada…

Vitor,
      veja se vale a pena ter esta pressa de entregar os documentos ainda em meados deste ano – com as novas exigências não seria melhor vocês começarem a criar provas de que estão junto, terminar MBA e vocês dois atingir um bom nível de francês.
      Outra coisa – se fizerem o processo conjunto vocês terão que ficar junto até entrarem no Canada pelo menos, pois se não me engano se um vai desistir no meio do caminho, então se não me engano vai invalidar o processo e terá que começar tudo de novo. Começar um processo junto é um compromisso muito sério entre vocês dois e é bom estar ciente disso.

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.