Localidades e empregos

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Localidades e empregos

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      carlams
      Participante

Olá todos,

Quando eu for decidir onde morar, uma das minhas principais prioridades será a questão das oportunidades de emprego que o local me oferece. Então gostaria de saber se há algum lugar onde eu possa ver para quais áreas cada cidade oferece a maior quantidade de empregos. Ex: A maioria das ofertas de emprego em Montreal é para trabalhar em restaurantes.

Outra coisa, também estive pensando em fazer um curso que nao seja muito longo antes de ir e que possa ser útil para minha vida profissional ai como, por exemplo, manicure, maquiadora ou algo do tipo. Vocês acham que valeria a pena? Quais cursos me indicam?

Valeu!

Carlos_Santos
      Participante

se vc souber a profissao, vc pode ir no IMT en ligne e verificar aonde no Québec esta mais favoravel olhando na coluna:

Description détaillée
        Perspectives professionnelles
        Salaires et statistiques
        Vue d’ensemble
        Sommaire
        Programmes de formation liés
        Placement en ligne
        Principaux secteurs d’activité

veja a opcao “Perspectives professionnelles” e la estara a sua informacao.

veja abaixo um exemplo:

http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_persprof_01.asp?PT4=53&aprof=2171&lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&PT1=4&type=01&motpro=informatique&PT2=21&pro=2171&PT3=10

Boa pesquisa

septentrional51
      Participante

Dizem as mas línguas que em primeiro vem o emprego para o Quebequense?

Portanto eu pensaria em fazer alguma formação numa área onde os Quebequenses não querem trabalhar, isso para aumentar as chances de emprego.

:bangwall:

SANDROMS
      Participante

@septentrional51 wrote:

Dizem as mas línguas que em primeiro vem o emprego para o Quebequense?

Portanto eu pensaria em fazer alguma formação numa área onde os Quebequenses não querem trabalhar, isso para aumentar as chances de emprego.

Felizmente, se vc vier falando francês bem, não é bem assim. :alright:

Primeiro, conheço pessoas que preferem contratar imigrantes que quebequenses, por que os recém chegados se dedicam mais do que os locais.

Segundo, as empresas as vezes não conseguem pagar um salário dentro da expectativa local e acaba “se contentando” com um brasileiro, que por sua vez tb se contenta com o salário, já que é o primeiro emprego. (aconteceu comigo)

E por último, “Quebequenses não querem trabalhar”! 8O Ponto. :lol: Então você pode escolher qq área onde não tenha uma regulamentação protecionista que te impeça de trabalhar.

curty
      Participante

@SANDROMS wrote:

E por último, “Quebequenses não querem trabalhar”! 8O Ponto. :lol:

Sabe que não é a primeira vez que eu leio isso?

Mas sempre fico com a dúvida que quem convive aí com a situação talvez possa opinar: São eles que não querem trabalhar ou nós que estamos acostumados a trabalhar demais?

Cabeda
      Participante

Eu ainda acho que é a segunda….

Brasileiro acha que trabalhar 12 horas por dia é OK

e quem não faz hora extra não está comprometido com a empresa

DEFINITVAMENTE tem algo errado com essa definição de vida!!!

alinefp
      Participante

@SANDROMS wrote:

E por último, “Quebequenses não querem trabalhar”! 8O Ponto. :lol: Então você pode escolher qq área onde não tenha uma regulamentação protecionista que te impeça de trabalhar.

Eu também já ouvi falar nisso e estou curiosa pra ouvir a opinião de quem já tem experiência no mercado de trabalho do Québec.

SANDROMS
      Participante

Deixa eu me explicar e desfazer os preconceitos. O que eu quis dizer é que não existe área em que o quebequense vai gostar de trabalhar e outras que não. A mentalidade aqui é menos capitalista que a dos EUA e menos ainda que do Brasil.

Em geral, as pessoas fazem o que gostam e trabalham para viver e não vivem para trabalhar. E não existe o medo de ser mandado embora só porque o chefe acordou de mal humor. E nem a ânsia de comprar o carro último modelo, mesmo pq o pessal curte mesmo é uma bicicleta. Por essa e outras eles trabalham mais tranquilamente, o que as vezes se tornam, ou se confunde com improdutividade.

A lixeiros são locais, os trabalhadores da construção civil também, os motoristas de ônibus tb (aliás ganham bem pacas). Então não existe muito o emprego onde o Quebequense não queira trabalhar. Mas há espaço para o imigrante em várias áreas; mas não todas.

curty
      Participante

@SANDROMS wrote:

Deixa eu me explicar e desfazer os preconceitos. O que eu quis dizer é que não existe área em que o quebequense vai gostar de trabalhar e outras que não. A mentalidade aqui é menos capitalista que a dos EUA e menos ainda que do Brasil.

Em geral, as pessoas fazem o que gostam e trabalham para viver e não vivem para trabalhar. E não existe o medo de ser mandado embora só porque o chefe acordou de mal humor. E nem a ânsia de comprar o carro último modelo, mesmo pq o pessal curte mesmo é uma bicicleta. Por essa e outras eles trabalham mais tranquilamente, o que as vezes se tornam, ou se confunde com improdutividade.

A lixeiros são locais, os trabalhadores da construção civil também, os motoristas de ônibus tb (aliás ganham bem pacas). Então não existe muito o emprego onde o Quebequense não queira trabalhar. Mas há espaço para o imigrante em várias áreas; mas não todas.

Perfeito, Sandro. Muito bem explicado.

Obrigado!

curty
      Participante

@SANDROMS wrote:

Mas há espaço para o imigrante em várias áreas; mas não todas.

Sem querer explorar muito, você poderia citar algumas dessas áreas onde os imigrantes não conseguem muito espaço?

SANDROMS
      Participante

Curty,

É impossível listar, simplesmente pq não sei de todas as áreas… mas só qdo eu cheguei aqui e muitos imigrantes ralando e outros nas núvens caiu a ficha. Vou dar um exemplo absurdo para ilustrar o problema com certas áreas.

“Imagine um jornalista esportivo, no Brasil, que acabou de imigrar para o Quebec. É possivel ele trabalhar cobrindo a temporada de Hockey mesmo que tenha um francês avançado? Não. Quem entende de Hockey são os caras que acompanham os jogos – e até mesmo jogam hockey – desde criança.”

Ok, exagerei um pouco, mas acontece em áreas como direito, saúde (medicina e odonto por exemplo), e até mesmo contabilidade, que é profissão em demanda, mas é muito difícil entrar sem estudar aqui no Quebec e aprender as regras do “jogo”.

Há casos onde as ordens são fechadas e exigem provas que dificultam a vida de quem se formou fora. Um bom exemplo é ordem dos fisioterapeutas. Isso não quer dizer que seja impossível, conheço uma fisioterapeuta brasileira que conseguiu. E outros que voltaram para faculdade para recomeçar em outras áreas.

Nomelck
      Participante

Como pretendo imigrar daqui uns 3 ou 4 anos, estou fazendo cursos nas duas áreas em que já tenho algum estudo e experiência.
      Apesar de serem completamente diferentes, Contabilidade e Mecânica Industrial, fica valendo como plano A e B.
      Na Contábil, tenho formação de técnico e agora estou fazendo Ciências Contábeis, já vi algumas vagas em Laval. (plano A)
      Já na Mecânica também sou técnico, então faço alguns cursos menores de automação, usinagem, essas coisas. (Aqui eu tenho uma pequena experiência de 6 meses) Acho que é interessante caso não consiga de imediato um emprego na área que quero.

Ah e claro também estou no Francês e ainda pretendo melhorar um pouco inglês.

Abração!!!

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.