Língua francesa na Paraíba

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Língua francesa na Paraíba

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      karlamatias
      Participante

Para aulas particulares em João Pessoa, escrever para Maria Cristina Benevides Legault cristinalegault@gmail.com O marido dela é professor de francês nativo québecois. O único québecois do qual tenho conhecimento aqui em Jampa.

Aqui em João Pessoa, é possível estudar francês nos seguintes locais:

* Alliance Française (site: http://www.afjoaopessoa.com.br/doku.php)

* Cursos de extensão do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (site: http://www.cchla.ufpb.br/dlem/)

* Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba (site: http://www.codismapb.hpg.ig.com.br/index.htm)

* Wizard (site: http://www.wizard.com.br/sistema/Unidades/Default.aspx?Modulo=Brasil&ID=0)

Quem for da cidade ou de outras cidades da Paraíba, aproveite o tópico pra deixar suas dicas de cursos e professores! ;)

Um bom começo de semana para todos! :)

karlamatias
      Participante

Ah esqueci deste!

* Centro de Línguas do Governo do Estado Rua Prefeito José Leite, 115, em Miramar (rua ao lado do Yázigi, entre a Av. Rui Carneiro e Av. Epitácio Pessoa)

Malaman
      Participante

Oi Carla,

Qual a sua opinião sobre os cursos de francês para quem está se preparando primeiramente para a Entrevista e posteriormente para viver, estudar e trabalhar no Québec.

Estudo na Aliança Francesa, mas acho a metodologia muito lenta. Na minha turma, 6 meses de curso e todo mundo balbucia muito para falar, dá pavor !

Conheço a metodologia do Wizard, é muito boa para conversação. Os alunos do Wizard saem falando na 3 terceira aula, acho isto fantástico, porém o conhecimento gramatical é bem reduzido.

Não conheço outras, mas sei que você tem experiência no assunto e gostaria de saber a sua opinião.

karlamatias
      Participante

Ricardo, para o objetivo de todos aqui na comunidade, respondo na lata: AULA PARTICULAR!!! ANTES E APÓS a entrevista! Só recomendo escolas para quem não tem a intenção dar entrada no processo imediatamente. É a exceção! Por exemplo, conheço um rapaz que começou o doutorado agora aqui no Brasil e só vai dar entrada no processo provavelmente no último ano do curso. Ele tem 3 anos no mínimo pela frente pra estudar tranquilo, então dá pra frequentar uma escola, ir estudando com calma e provavelmente terá, na pior da hipóteses, 300 horas de estudo quando enviar o dossier. Mas pra quem tem pressa, melhor coisa é contratar um professor.

As aulas particulares são mais caras, eu sei, mas eu sugiro que se forme um pequeno grupo de 4 a 6 pessoas e se negocie com o prof. Vale a pena! Dependendo da negociação, acaba saindo o mesmo preço ou até mais barato que um curso em escola. Em aula particular, a gente diz exatamente o que quer, há menos conversas paralelas que distraem os alunos, os alunos também se dedicam mais a cumprir as tarefas e evitam perder aula, pois lembram quanto custa cada hora de aula perdida e dá pra cobrar mais dedicação também da parte do prof. A vantagem de algumas pessoas que moram em SP, RJ, por exemplo, é que já há um bom número de candidatos ao processo. Aqui em JPA nem existe tanta demanda e ainda assim estou vendo o pessoal optando por aulas particulares.

Do Wizard, conheço o livro de italiano, mas sei que em todas as línguas o método é o mesmo, baseado em repetição e tradução/versão de frases (a menos que tenha mudado desde que usei o material deles). Em geral, eu condeno esses métodos de “condicionamento”, mas cada aluno tem um estilo pessoal de aprendizagem, e conheço pessoas que se sentem mais seguras aprendendo assim, pois como você mesmo disse, ao final da aula a gente sai com pelo menos umas 5 frases memorizadas. Acho um método válido pra quem quer fazer uma viagem como turista. Por exemplo, em uma aula, eles te ensinam a chegar em um restaurante e fazer o pedido. Você aprender umas 5 frases fixas e um certo número de palavras. Isso “quebra o galho” nessas situações… mas se o garçon resolver puxar conversa, a gente se perde porque não estava no “roteiro”  :lol:  Também é um excelente pontapé inicial pra quem está começando do zero se sentir mais seguro, mas só no começo! Pra “vida real” em que a gente vai ter de debater idéias, defender opiniões, negociar… melhor partir pra outra depois do primeiro momento.

Na “bagunça” toda dos meus estudos de francês, acho que passei o total de 4 anos na Alliance Française: 2 anos e meio na condição de aluna e 1 ano e meio como monitora. Como aluna, gostei de estar em sala de aula enquanto não tinha pressa, porque estava com comecinho. Quando peguei o embalo, não tive mais paciência com a lentidão, como você mesmo disse. Eu levava o curso a sério porque tinha dificuldade na fonética, mas quando peguei o jeito, avancei muito rapidamente e a maior parte dos alunos não se dedicava muito. Então deixei o curso regular e optei por me preparar para os exames por conta própria e com algumas aulas particulares.

Pode parecer surpresa (porque as mensalidades não são tão baratinhas), mas a Alliance é antes de tudo uma organização sem fins lucrativos para a difusão da Francofonia. Por um lado isso é ótimo porque o clima da AF é de cultura, se fala francês o tempo todo, há muitas atividades voltadas para essa missão de manter a Francofonia viva: festas, exposições… Em compensação, os seus membros não se dedicam às novas metodologias/tecnologias de ensino como as escolas de inglês, por exemplo. Já vi muita gente se irritar com o “método” e abandonar o curso no meio do 1º semestre, principalmente se se tratava de alguém que havia aprendido inglês antes em uma dessas escolas “modernas”, com computadores, quadros especiais etc.

O que é muito importante na AF para o processo especificamente é sua reputação! Uma avaliação feita na AF é valiosa. Além disso, a AF representa o CIEP no Brasil. O CIEP é o Centre international d’études pédagogiques  que elabora as provas DELF e DALF. Um tempo atrás, notei que se irritaram comigo em outra comunidade quando destaquei a importância dessas provas, como se eu estivesse querendo fazer o processo parecer inacessível pra quem não tem uma certificação. Deixo claro pra todos: o bureau do Québec NÃO exige diplomas pra fazer a seleção! Declaração de escola, de prof particular, tudo isso vale! E o que interessa é o desempenho na hora da entrevista. Porém, ter um certificado (pra quem tiver tempo para estudar pra um) poderá ajudar bastante quem ainda vai fazer a entrevista. A mim, pelo menos, ajudou demais!!! Moro em João Pessoa e economizei uma viagem a São Paulo graças ao DELF!

Bem, essa é minha avaliação. Mas eu não conheço as AFs ou Wizards de outros estados. De repente as coisas são diferentes em outros lugares.

Uma coisa é certa: é preciso estudar muuuuuuuuuuito em casa! Não apenas exercícios formais, de gramática e vocabulário, mas também ouvir rádio, ler jornais, piadinhas, assistir TV e filmes, ouvir música… enfim, se familiarizar com a língua viva. O simples exercício de aprender uma nova canção na língua já aumenta o vocabulário, melhora a compreensão das estruturas gramaticais em contexto e dá uma lapidada na pronúncia (mas tem de cantar junto e imitar o cantor, viu??? :whistle: :punk:

À plus!

Malaman
      Participante

Très Bien !

smvidal
      Participante

Karla,
      para a entrevista, você tinha qual certificado do DELF? A2, B1, B2?

Obrigada,
      Simone

karlamatias
      Participante

Oi, Simone…

No dossier, de francês eu enviei o DELF 2ème Degré, que fiz em 2000, por isso ainda é do sistema antigo. Ele equivale no novo sistema ao DELF B2. Em inglês, os certificados mais alto que eu tinha eram o FCE Grade B de 1996, e CEELT também de 1996 (esse é de metodologia), ambos de Cambridge.

Me mandaram o seguinte e-mail no dia 16 de agosto de 2007 (enviei o dossier dia 03 de julho):

Madame,

D’après les informations qui figurent dans votre dossier nous serions en mesure de faire une acceptation sur dossier, c’est à dire de vous exempter de l’entrevue de sélection (notre prochaine mission de sélection à Sao Paulo est prévue pour le mois de novembre).
      Si cela vous convient, vous devez nous envoyer des copies certifiées conformes (ou des originaux) des documents suivants:
      – actes de naissance et première page du passeport
      – diplôme universitaire et relevé de notes
      – preuves d’expérience professionnelle (déclarations annuelles d’impôts depuis 2002 et livret de travail)
      – attestation concernant votre niveau avancé de français (Delf 1er et 2ème degré)
      – attestation concernant votre niveau d’anglais.(Cambridge Examination)

Je reste à l’attente de votre réponse.

Meilleures salutations.

Marcela DOMECQ.

Eu enviei as cópias autenticadas de tudo que pediram, incluí o IELTS 8.0 e CAE Grade B que eu tinha feito em julho e me mandaram o CSQ por correio.

No sitema ALTE, cada certificado equivale aproximadamente a 150 horas de estudo, então o DELF B2 equivale a aprox. 600 horas de francês e o CAE a 750 horas de inglês, mas o IELTS 8.0 equivale ao CPE (C2) que, por sua vez, representa aprox. 900 horas de estudo de inglês. Eu acumulei muitas horas de estudo, mas porque comecei a estudar inglês em 1992 e ensinar em 1996, e o francês, estudo desde 1995.

Pra conhecer o Common European Framework: http://www.alte.org/can_do/framework/table.php

Equivalência IELTS / Cambridge: http://www.britishcouncil.org/ielts-coe_flier.pdf

Conheço duas outras pessoas que conseguiram a “acceptation sur dossier”: o Pessoa daqui da CBQ e o Guilherme que participa da “Quero ir para Québec” do orkut. Sei que o Guilherme confundiu o processo do Québec com o simplificado, fez o IELTS e o TEF desnecessariamente, mas acabou sendo liberado da entrevista graças aos resultados que obteve. Foi um “erro” que acabou virando a favor dele.

No caso do Pessoa, não sei os detalhes da aprovação dele, mas existe um tópico a respeito aberto pelo Felipe (felipewise). Tentei achar o tópico e não consegui, se alguém achar, cole aqui por gentileza! (Felipinho, querido, é tarefa pra vc porque é fácil encontrar o tópico no seu perfil já que foi vc quem criou! ;)

Talvez já haja mais casos de aprovação sem entrevista, mas acho que algumas pessoas se acanham de falar a respeito com receio de parecerem esnobes. Eu, pra ser franca, não ligo! Meus relatos dessa experiência já deram origem a umas fofoquinhas tempos atrás entre pessoas que nem sei quem são e nem me conhecem. Fiquei chateada no primeiro momento, prometi a mim mesma que não escreveria mais nenhuma linha sobre nada, mas prefiro pensar que estou dando minha contribuição sobre o que sei às pessoas que estão buscando informações com a mente aberta e sem orgulho. Acho que relatos negativos e positivos servem para ajudar as pessoas a se auto-avaliarem e tomarem as melhores decisões. Já relatei um monte de besteira que fiz no processo e isso também ajuda, a ensinar o que não se deve fazer! Espero que todos encarem as coisas assim! ;)

Depois vou ver se encontro umas explicações sobre provas que postei em algumas comunidades do orkut há alguns meses e colo aqui na CBQ, ok?

Abraço!

smvidal
      Participante

Karla,
      Muito obrigada pelas dicas!!!
      Abração,
      Simone

karlamatias
      Participante

Contato de mais um prof aqui em Jampa, ele está disponível para aulas particulares, ok? Valores a acertar com ele:

Paul Sauter
      (83) 9955-9208
      aula.francais@yahoo.com.br

karlamatias
      Participante

Contato de mais um prof aqui em Jampa, ele está disponível para aulas particulares. O Paul é nativo francês.

Paul Sauter
      (83) 9955-9208
      aula.francais@yahoo.com.br

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.