Limbo

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
      roders
      Participante

Olá, a todos os membros, não sei se este é o espaço correto para postar este tipo de mensagem e caso a moderação queira apagar, sinta-se a vontade.
      O que eu quero na realidade é desabafar: já estou com 7 meses de processo federal (e pelo andar das coisas ainda terei mais 7 meses de espera)e estou me sentindo meio com um pé no BR e outro pé lá, sinto que como se estivesse em período de transição. Outro dia, por exemplo, estava querendo comprar móveis novos para a casa e pensei:”por que comprar se já irei mudar?”, percebo que estou me privando de certas coisas, para investir em um futuro (que ainda está distante) e essa sensação é estranha, gostaria de saber se mais alguém sente a mesma coisa?
      Obrigado.

Vivs
      Participante

Oi, Roders

Antes de mais nada, força! Hehe. Achei a iniciativa boa, sim, porque poderemos elaborar estratégias para a espera. Eu ainda estou no comecinho do processo, para você ter uma idéia, recebi esse mês a segunda carta de aprovação e posterior marcação da antrevista, ou seja, nem a entrevista tenho marcada ainda. Mas para mim está sendo muito importante saber que o federal é um processo longo e que, após a obtenção do CSQ, nãó é para pensar que já estará no Canadá em breve, pois essa época, pelo visto, já passou. Achei válido saber que é realmente um limbo e já me preparo para esse período. Tendo em vista muitos colegas que elaboraram a mesma estratégia que você, de parar a vida e os investimentos aqui por conta da iminência de ir embora, digo que talvez essa forma de interromper a vida é muito estressante e só cria mais ansiedade. Talvez você devesse realmente comprar o móvel novo que você quer? Claro que não precisa comprar o mais caro, mas se renove! É claro que pode ser que você receba notícias no dia seguinte e tenha que vender tudo, e claro que vai perder dinheiro, mas o dinheiro que você perdeu foi para pagar essa renovação, esse sentimento de chegar em casa e estar diferente, de não estar parado no tempo sem investir nada no seu bem estar, e nesse caso, acho que é um dinheiro que foi bem gasto, sim, diminuiu seu estresse e trouxe um clima novo para sua casa. Eu mesma e meu marido estávamos entrando nessa. Queríamos trocar o carro, por exemplo, mas achávamos que seria desnecessário se entraríamos no processo de imigração, mas, quer saber, trocamos sim.Claro que não trocamos por um carro que seria nosso sonho de consumo, mais caro, mas por um outro melhor, novinho, que talvez não seria a opção se fóssemos ficar, mas que nos atende bem e nos fez nos sentir melhor, foi ótimo. A mesma coisa com nosso lazer, não dá para se limitar nesse tempo que não se sabe quando vai acabar. Invista, sim, na sua casa, no seu refúgio, e em você, porque essa interrupção da vida para ficar nessa espera é enlouquecedor e faz mal para todos. Sim, devemos economizar, mas o meio termo é importante. A gente precisa se permitir viver sem ser somente esperando e esperando, numa expectativa que cresce a cada dia. Portanto, Roders, se renove, não fique se limitando no que você tiver vontade de fazer por causa do processo, é muito estressante.

Patinha11
      Participante

Oi pessoal!

Bom,apesar de já estar aquí há 2 anos e quase 5 meses,lembro muito bem de minhas angústias durante o processo !!
      São dias intermináveis e a gente fica mesmo assim,eu dizia que meu corpo estava no Brasil e minha alma no Quebec!!Falei isso até para o entrevistador! hehehe..
      Não tenho receita para esse mal,mas posso ser solidária indicando uma música que ouvia e me ajudava a aguentar a espera por vezes quase desesperadora.
      Eu ouvia ”Paciência”,do Lenine.
      Outra coisa complicada é ver as toalhas desgastadas e vc não poder comprar outras pq não sabe mais o que trazer nas malas,tanto por espaço como por não ter certeza de nada ainda.
      Ficamos com lençóis vencidos,toalhas..estávamos juntos (eu e meu marido)há quase 15 anos e nosso enxoval precisava ser trocado,hehehe..mas aguentamos firmes e fortes para comprar tudo novinho aquí aos poucos.
      Gostoso é saber que toda essa fase que vcs estão vivendo vai ficar pra trás e que virão outras diferentes,com novos desafios e também com novas esperas.

Aproveitamos o que pudemos nosso tempo de Brasil para estar com pessoas queridas,ir a lugares especiais,estudar mais as línguas e quando vimos estávamos aquí!!

Espero ter ajudado em algo . :bigups:

Filipevsm
      Participante

Nosso caso por aqui ainda é pior! rs.. Iremos dar entrada no processo só em dezembro deste ano. Já estamos guardando o possível e o impossível de dinheiro e estudando demais (o que também demanda bastante dinheiro), mas não paramos de viver enquanto o processo rola, ou as vezes nem está rolando ainda.

É claro, tudo é bem mais limitado no período que ainda estamos no Brasil nos preparando pra ir embora, mas acho que nos faz mal cortarmos completamente a fonte quando precisamos “nos agradar”. Começamos a perder o estimulo e ânimo e dependendo da limitação.

Então, apesar de tudo, mantemos o mínimo pra gastarmos ainda no Brasil. Compramos sim coisas novas, e mesmo que elas sejam vendidas daqui 1 dia, estamos vivendo ainda e não paramos no tempo (acho que isso só seria possível se fossemos robôs, rs..). Agora, se esta quantia não der pra fazermos o que desejamos, paciência, muita paciência. rs..

Abraços!

cvbernardi
      Participante

Olá Roders,

Essa é definitivamente a parte mais chata do processo pois é necessario essencialmente, esperar…

No nosso caso, a partir do momento que demos entrada no processo, passamos a pensar varias vezes antes de comprar eletrodomesticos, moveis e até mesmo algumas roupas, por três motivos muito simples: 1) vai ser util no Canada e 2) vai caber na mala? e 3) estamos podendo gastar com isso? Enfim, é uma fase bem sem graça mesmo! :)

O que nos ajudou a passar o tempo e diminuir um bocadinho a ansiedade foi nos concentrarmos que coisas que estavam ao nosso alcance e que seriam mais dificeis de encontrar aqui. Acabamos visitando alguns pontos turisticos legais da nossa cidade (moravamos em Curitiba) e tiramos muitas fotos. Algo que não faziamos ha anos! Além disso, vale a pena aproveitar pra comer algumas delicias como pão de queijo, churrasco, pudim de leite, etc… Acredite, as saudades começam pelo estomago!!!

Se tiver ao seu alcance, vale a pena passar uns findis no litoral. A probabilidade de irem estando aqui é menor e a água é mais fria… brrrr…

Quando começamos a encarar os meses que ainda tinhamos pela frente como uma oportunidade meio nostalgica de ir se despedindo aos pouquinhos das terras brasukas, nossa ansiedade diminuiu (só um pouquinho… mais diminuiu).

Felicidades e uma ótima semana!

neilasasa
      Participante

Carol adorei aidéia de vcs! Vou aplicar isso nas nossas vidas ainda mais que falta mais de 1 ano para mudarmos se caso nosso visto sair nesse período…
      Obrigada pela dica!
      Bjs.,

DUQC11
      Participante

Olá a todos! O sentimento é esse mesmo. Impotência diante do inexorável. Uma vida por aqui que tem data marcada prá acabar(data marcada mas ainda desconhecida, o que agrava tudo), e outra vida, imensa, na qual apostamos todas nossas fichas e que também desconhecemos quando será seu início. Até o nick que uso aqui sonhava com um Québec em 2011( DUQC11).
      Minha cozinha precisa de uma reforminha, acho que vou fazer, de qualquer maneira. Minha esposa, que é a requerente principal, até nos inscreveu num programa que realiza intercâmbio de estudantes pra recebermos uma estudante da França (do Québec não tinha ninguém) por 6 meses. Sai mais barato que passar 2 ou 3 semanas no Québec prá praticar o idioma. Vou ter que comprar uma cama, colchão e guarda-roupas, mas enquanto isso vai passando o tempo e vamos aprimorando o idioma. Será que é maluquice?? Qualquer coisa prá aliviar a tensão.
      Bonne chance à tous!!!!!!

lilia.wang
      Participante

Gostei deste topico…serve para desabafar….pra falar a verdade….minha vida empacou…gostaria de pensar como muitos …de aproveitar o que temos aqui e estudar…enfim…nao consigo….odeio a violencia e o transito de sao paulo…esta insuportavel…nao posso trocar meu celular …que esta pessimo, porque senao ficarei presa por um ano com a Claro ou terei que pagar uma multa absurda depois….Nao tenho o que responder direito para o meu chefe e nem para quem vai ficar no meu lugar….pois a pessoa trabalha em outro lugar e vai ter que mudar os horarios mas tambem nao pode falar nada antes de eu sair…uma confusao geral …. nem renovar meu plano na academia vou poder fazer direito….nem sei o que vou fazer , pra falar a verdade….vou me oferecer de estagiaria la no consulado pra ver se agiliza…rs….

roders
      Participante

Olá a todos e muito obrigado pelos comentários.
      Realmente, é uma situação muito delicada … a minha “nova” vida está dependendo do pedido dos passaportes, mas é bom saber que não sou o único a pensar deste modo.
      Paciência e que aproveitemos o tempo que nos resta.

salsa
      Participante

olha eu to no mesmo barco que vocês e realmente tah fogo… inda mais com as ultimas msgs do pessoal falando que aumento o tempo… meu dead line eh mes q vem.. o negocio eh torcer fazer oq …. :(

Carlos_Santos
      Participante

a postagem esta muito bem colocada e é super valida!

Parabéns ROders pela iniciativa!

Eu mesmo apliquei a que a Carol fez, aproveitei para fazer TURISMO na minha cidade e fiz todos os passeios que turistas fazem no Rio.

Meus filhos conheceram em alguns meses o que eu nao conheci em anos de vivencia nesta cidade!

Nao tem coisa pior que um colega aqui no Qc que te diz que foi na sua cidade e que visitou “tal lugar” que vc que nasceu la nem foi :lol:

No mais é se preparar com informacoes, pois nunca é demais!

Boa espera!

Relendo este tópico me fez reviver um pouco as emoçoes do tempo de espera da conclusao do processo até o dia da mudança…

Com certeza entendemos o que você está passando Roders. Nao é uma situaçao confortavel nao.
      Mas é uma situacao que vem como “o preço da escolha” entao o lance é tentar tirar proveito da situacao como a Carol mencionou. Aproveite este tempo para se dedicar ao francês e meio que se despedir das coisas que vc terá dificuldades em ter ou fazer aqui.

Aguenta firme que está quase chegando. Lâche pas la patate! Bien à toi!

Bruno

http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

javabeats
      Participante

Amigo, estou exatamente na mesma situação que você. Assim como muitos outros.

É realmente difícil, frustrante.. mas não tem jeito. A expectativa pela mudança se explica simplesmente pela necessidade de pôr a vida em marcha – ninguém gosta de ficar esperando pelas suas realizações. Como todo bom ser humando, queremos tudo, e queremos agora.

Uma das coisas que nos ajuda a aguentar a espera, é pensar na preparação: cada mês a mais que passamos aqui no Brasil, é também um mês de salário a mais que economizamos; um mês a mais de Francês; um mês a mais com a família e amigos. E sabemos que estas três ‘necessidades’ farão falta lá na frente.

Meu conselho, se é que estou em condições de aconselhar, é pensar na viagem como algo inevitável: pode até atrasar, mas é inevitável. Basta esperar, e se preparar.

Darlene
      Participante

A unica coisa que dá vontade de fazer é :( :( :( :(
      Tudo parece que vai ficando cada vez mais difícil, o trabalho fica insuportável, acordar para estar em um local que você não quer mais estar é horrível! :bangwall:
      E a vontade de olhar para as pessoas que te humilharam, trataram mal, e até foram um tanto responsáveis pela sua busca de coisa melhor e madar todos às favas cresce e você AINDA não pode fazer isto, pois depende de um pedido de exames médicos, que caso fosse alguns anos atras já teria vindo, mas agora, com mudança de sistema, e bla bla bla esta demorando mais para chegar!
      E o pior, a tentativa de sair do lugar ruim e não deixarem, nossa! insuportável! A esperança é realmente saindo do país! E fica a expectativa de: “então, lembra que tentei ir para outro lugar e não foi possível pois você não me liberou?! agora não vai ter como me impedir!”
      Não vejo a hora de poder dizer estas palavras! Mas depende do Consulado!
      Vamos lá, praticar a paciência! :roll:

janeneves
      Participante

Bom… eu me sinto da mesma forma.
      Mandei os documentos para o federal em novembro/2010 e está difícil manter a serenidade, ainda mais com cada notícia do federal dando um prazo de processamento um pouco mais longo.

Por mais que tente ser produtiva, estudar, aproveitar a presença de amigos… é como se um pedaço já estivesse lá, junto com meus sonhos e planos pro futuro.
      Mas tento lembrar que um dia, vou lembrar desse período com saudades, afinal é o fim de uma etapa importante em minha vida, e o começo de outra.

Mas quem já chegou neste ponto, já passou por tanta coisa não é? Essa etapa, por mais difícil que seja, também vai ser vencida :)
      E outras virão… e que venham!!! Pois estaremos mais fortes, mais preparados, e vamos sim transformar todas as dificuldades em conquistas.

Um grande abraço a todos.
      E boa sorte ;)

Jane.

rodrigoo
      Participante

Roders,
      Concordo com você. É muito difícil e bate um desânimo de vez em quando. Eu tento ser otimista mas sempre vem aquele pensamento menos inspirador da demora e isso geralmente acontece nesses momentos em que se tem que tomar uma decisão de médio/longo e até de curto prazo. O lado bom é que deixo a casa com a família inteira morando nela. De qualquer jeito, tenho que ajudar na pintura e reforma, só não compro móveis mas de resto digamos que a vida continua e isso me ajuda a pensar menos na provável ida. Concordo com alguém aqui que te aconselhou para fazer a reforma gastando menos. Quando você for embora, vai ter que vender ou passar para frente e esse dinheiro serve para o futuro no Québec. Conhecer pontos turísticos da cidade é outra ideia genial. Aprimorar o idioma. Economizar. Rever amigos/familiares. Se preparar para a partida. Tudo vale para atenuar essa angústia que você pode ter certeza que muitos outros estão sentindo.

@lilia
      .wang também não aguento o trânsito de SP mas gostei da ideia de se candidatar a uma vaga no Consulado rsrs se fosse possível acho que muitos de nós já estariam lá.
      Courage :alright:

roders
      Participante

Acredito que outra parte ruim, ao menos para mim, está relacionada ao meu trabalho: não poder contar, aos meus superiores e pacientes, que daqui um tempo estarei fora do BR. Esta semana tive que, muito educadamente, rejeitar uma proposta de trabalho.
      Como diz aquela música da Kátia “cega”: não está sendo fácil viver assim ….
      Tomara que, em breve, o problema da implementação do novo software no consulado se resolva.

anaspbr
      Participante

Esse tópico foi bem propício para o momento, nosso ‘muro das lamentações’ enqto não sabemos quando iremos. Eu tb perdi todo interesse em comprar qqr coisa, eu queria um iPad, aí pensei: No Canadá é bem mais barato e a probabilidade de eu ser roubada lá é bem menor. Tb juntei um monte de livros que tenho para vender no sebo e um monte de roupas que não servem em mim, mas insisto que vou emagrecer para entrar nelas, fiz a limpa no guarda-roupa e vou vender no brechó, estou ficando só com o básico, sem falar que o meu desempenho na empresa tá bem meia-boca, como sei que meu intuito não é fazer carreira, fico pouco me lixando para o povo que fica se matando atrás de promoção, ngm lá sabe que estou indo, vai ser um choque pedir as contas pq minha chefe gosta do meu trabalho e se sente confortável cmg dando uma força p/ ela, ela pensa que nunca vou sair debaixo das asas. Sem falar na economia, não quero gastar c/ nada, estou vivendo no limite, abaixo da linha da pobreza (exagero! rsrs). É uma sensação esquisita, a gente não está aqui nem lá, sem falar na ansiedade, no medo, na insegurança de chegar com a cara e a coragem em uma terra estranha, sair do colo de mamãe, ainda vou levar um filho que é dependente de mim e não quero que ele sinta saudades, que o nível de vida decai e ele perceba que no começo vai ter que se conformar com o que teremos até tudo se estabilizar, mas é inevitável, teremos que passar pelo vale para escalar as montanhas. C’est la vie” Bonne chance à nous!
      Ana

DUQC11
      Participante

Ana! É assim mesmo que me sinto!
      Bonne chance!

thiagoelizie
      Participante

Boa! Vamos então mudar o nome deste tópico para Muro das Lamentações… cai bem… ahahahaha!

Não sei, não… mas acho q a gente destoa um pouco desse discurso triste e pessista do pessoal q não vê a hora de picar a mula e morrer de pressa de ir pro QC. Concordo q a espera tem sido longa e pior, sem mta informação consistente do Consulado. Mas ao contrário de reclamar ou cair “na deprê” o q a gente tem feito é estudar francês e pesquisar mto (emploi, logement, garderie, etc.) pra poder chegar um pouco mais por dentro das coisas. Claro, o fato da gravidez e a chegada iminente da Laís está ajudando a ocupar bem as nossas cabeças, mas se tem um conselho q quero dar é: desencana e leva a vida normalmente.

thiagoelizie
      Participante

Boa! Vamos então mudar o nome deste tópico para Muro das Lamentações… cai bem… ahahahaha!

Não sei, não… mas acho q a gente destoa um pouco desse discurso triste e pessista do pessoal q não vê a hora de picar a mula e morrer de pressa de ir pro QC. Concordo q a espera tem sido longa e pior, sem mta informação consistente do Consulado. Mas ao contrário de reclamar ou cair “na deprê” o q a gente tem feito é estudar francês e pesquisar mto (emploi, logement, garderie, etc.) pra poder chegar um pouco mais por dentro das coisas. Claro, o fato da gravidez e a chegada iminente da Laís está ajudando a ocupar bem as nossas cabeças, mas se tem um conselho q quero dar é: desencana e leva a vida normalmente.

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.