Je m´apelle Viviane..

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Je m´apelle Viviane..

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5873
      Vivie
      Participante

      Olá,

      Me chamo Viviane, tenho 33 anos, e acabei de enviar minha documentação ( enviei na terça dia 08/12, foi recebida na quarta dia 09/12 e já recebi a cartinha hoje, dia 11/12 com a abertura do meu dossiê). Ano passado ( 2008) fui para Montreal 04 vezes, pq namorava um canadense, e este ano morei 5 meses estudando francês . Me apaixonei pelo lugar e depois de voltar ao Brasil, arrumar emprego e retornar a vida normal, resolvi mandar os documentos. Retornei em agosto deste ano para SP, e mandei os docs somente agora, quando vi que meu lugar não é aqui mesmo. Sou formada em Direito, mas trabalho na area adm financeira. Falo inglês fluente há bastante tempo e o francês está ok tb, além do espanhol. Fiz várias amizades no canadá, e conheci Mtl mto bem, morei em Longueill, Boucherville ( area extremamente francofone) e Outremont. Uma amiga minha que estava lá comigo, mandou os docs em agosto/09( final), e já em novembro/09 foi entrevistada e já está com CSQ nas mãos. Nossa impressão é de que sim, eles dão preferência para quem morou já e conhece o Québec. A entrevista dela foi com o Monsieur Daniel ( o mesmo que estava presente palestra que fui em março/09, junto com a Soraia) e foi mto tranquila. Ele não perguntou quase nada e disse que o dossiê dela estava ótimo ( e ela é formada em Turismo e agora faz Comércio exterior, e trabalhava em banco, tem 28 anos morou em Vancouver e MTL este ano)… o inglês dela é intermediario e o francês é avançado, fizemos 05 niveis em MTL. Nós duas fazemos o processo sozinhas e iremos sozinhas. Acho que se você morou lá e conheceu, e conhece pessoas lá, é um pouco mais fácil. Acho que dificilmente se eu não tivesse ido antes, conhecido o inverno, a vida lá, eu daria entrada, pq não teria coragem de ir sem nunca conhecer o lugar.

      Mas me apaixonei pela cidade, e embora canadenses sejam não tão fáceis de se relacionar ( tem que mudar mto conceito nosso) os meus melhores amigos hj são quebecóis e quebecoises! E a família do meu ex namorado lá, mesmo depois que não estavámos mais juntos, me tratava como filha.

      Só tenho medo de demorar muito pra arrumar trabalho… na área administrativa ( apesar do inglês, francês e espanhol). Minha idéia é ir trabalhar em empresas mesmo, ou bureaux, mais ou menos com o que faço aqui ( hj sou coordenadora adm e financeira). Será que consigo? Será que demora mto tempo? Meu único medo é esse… mas tb, não ia achar nada ruim se eu arrumasse um emprego na MAC ( loja mesmo) e começasse assim… mas aí o francês tem que ser perfeito não é? Eu estudei na YMCA na Stanley e amava a escola e tudo lá ( só detestava a quantidade de mexicanos… aliás, é mto mexicano que tem em Quebéc… ainda bem que agora eles precisam de visto tb não é?)

      Meu visto temporário é de 3 anos ( ficando seis meses), e estou pensando em após minha entrevista, ir pra MTL ficar mais um tempo, até sair a parte federal. Penso em fazer cursos em algum CEGEP quando chegar já como imigrante, ou até mesmo um MBA ou um curso de extensão na MCGILL ou na CONCORDIA( pra canadense ou visto permanente não é mto caro, graças aos subsidios do governo). Vcs acham que isso aumentaria a minha chance de um travaille na area adm/financ? Eu tb trabalhei em uma multinacional aqui em SP, de auditoria e consultoria.

      Enfim, minha maior dúvida é essa: qual será meu primeiro passo em MTL para arrumar um trabalho legal? Eu quero ir com uma grana boa pra estudar e poder ficar bem ( tenho condições de conseguir isso)… mas ao mesmo tempo, o medo de poder não dar certo, e voltar ao Brasil já com uma idade ( após os 35) que emprego não é nada fácil…. enfim, será que meus planos estão dentro do que eu posso realmente fazer aí em Mtl? Pq aí, me parece que nunca se é mto velho pra trabalhar, ao contrário daqui. No meu escritorio, pessoas que se formam com 25 anos já não são contratadas… e aí, conheço pessoas que imigraram da França com 37 anos, pra começar tudo de novo em mtl.. ( uma amiga francesa minha que imigrou sozinha)!

      Desculpe a apresentação meio comprida… mas é que eu queria detalhar o máximo possível.

      Obrigada !! Tb me ofereço para tirar dúvidas ou encontrar os prováveis imigrantes que ainda estão em SP e nunca foram ao Québec. Acho que tem que ter informação mesmo antes de ir definitivamente. Para quem nunca colocou os pés no Canadá, eu acho, deve ser mais dificil.
      Um abraço a todos! Merci!

    • #30478
      Ventura
      Participante

      Olá Viviane, seja bem vinda a comunidade! Achos que suas duvidas são normais, as incertezas existem sempre que saímos da nossa zona de conforto. Temos que nos preparar também para isso! Pelo jeito você conhece bem mtl, eu estou pensando em em morar em outremont, o que você achou do bairro? Quais as dicas de regioes dentro do bairro?

      Abs.

      Ventura

    • #30479
      Vivie
      Participante

      Outremont é lindo… fica pertinho do MontRoyal, e é super arborizado. É uma região meio cara de MTL, este tempo que morei lá era num quarto que aluguei de uma senhora que recebia moças. Tem a estação de metro Outremont, mas é na linha azul, que é uma linha um pouco complicada pois você precisa trocar de linha duas vezes pra chegar ao Centro. Eu geralmente pegava um onibus até a estação Rosemont, ou ia até a Park e pegava um onibus direto. A melhor coisa de Outremont é ser perto do Mont Royal, o que no verão facilita muitissimo. Mas tem que achar um lugar mais barato… tb tem Cotê Des Neiges, que acho que lá vc acha uns apês mais em conta, e é perto da Universite de Montreal… enfim, é um lado da cidade bem legal, eu adoro.

    • #30480
      petula
      Participante

      bem vinda!

      são dúvidas bem normais, fique tranquila. acho que o importante é você pensar nos planos a, b, c, etc. isso inclusive é importante para a entrevista e já te ajuda a definir como agir e o que buscar assim que chegar no québec em definitivo. PRINCIPALMENTE porque uma parte importante já não é mistério pra ti: a vida, as pessoas, o clima, montréal e longueil.

      dá uma estudadinha nessas áreas desejadas e vamos trocando info. eu, por exemplo, sou de ti, ainda farei mais um ou dois anos nessa trilha, mas o foco agora é tradução. querendo, a gente se ajuda!
      :)

      boa sorte nesse processo que é um grande exercício de paciência. e assim que chegarmos lá… nouvelle vie!

    • #30482
      Vivie
      Participante

      Oi Petula,

      Vi seu blog… vc vai sozinha tb? Vi que vc vai agora, inicio de 2010… vc já tem conhecidos lá? pq vc resolveu ir? vamos nos falar, meu msn é vivi_fonseca@hotmail.com

      Beijo

    • #29324
      AuroraBorealis
      Participante

      Oi Vivi, bem vinda!!

      Acho que, dependendo do seu nível de inglês/francês, você pode dar alguns passos em busca de um emprego legal ainda no Brasil…

      Dê uma olhada no meu blog ( o meu último post foi um pouco sobre isso… rsrsrs) e a gente vai se falando, como somos da mesma área (direito) teremos bastante figurinhas para trocar!! rsrsrs

      Ah, e para a entrevista, planos a, b, c… na cabeça!!!

      Abs,

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.