Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Ja se esqueceram da realidade no Brasil?
- Este tópico contém 16 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 7 meses atrás por FCelso.
-
AutorPosts
-
-
29 de abril de 2011 às 03:51 #7366edupradoParticipante
Ola amigos!
Vai a pergunta:
Brasileiros no Canada ja se esqueceram de como é a realidade no Brasil?
Essa duvida que me ocorre todas as vezes que leio algo em blogs de brasileiros que já estão no canada, que levantam dificuldades na pós-imigração. Sim, acho úteis os relatos e analises emitidos, mas percebo uma leve tendência “amedrontadora” nos relatos, que impactam direto os iniciantes da ideia de imigrar. Veja, se o objetivo é esse, eu também não quero brasileiros toscos poluindo o canada, sempre malandros e oportunistas, afinal muitos queremos sair daqui por não mais suportar essa cultura impregnada em grande parte da população. (ponto para os blogs rs)
Sempre reflito sobre isso, à espera para o visto esta apontado para uma media de ate 2 anos (o processo completo) ou seja, é muito tempo… Quem espera tanto por algo, sempre terá/ira valoriza-lo nos momentos difíceis certo?
Em suma, o processo padrão de 2 anos, para um profissional qualificado na província do Quebec é purificador por si só, se uma pessoa que deu entrada em seu dossiê em meados de maio de 2010, ainda espera pacientemente ser chamado para os exames médicos, com objetivo de obter seu visto, não existe/existiu um dia ou semana, essa pessoa não pensou ou analisou algo sobre o canada, ou sobre seu plano de imigração; logo essa pessoa não tem duvidas; e na minha opinião esta preparada.
Por fim, aos brasileiros/canadenses que sempre nos ajudam com seus relatos, acho que cabe aos brasileiros desse lado também ajudar no que é preciso, afinal é assim que se forma a comunidade não? Aos que ainda tem duvidas ocultas ou acham que esta difícil por algum motivo a vida no canada, nada posso argumentar sobre isso por ainda não viver por ai, mais posso sugerir uma boa dose “ homeopática” da realidade brasileira.
Para isso é só entrar no youtube e digitar brasil urgente, isso com certeza reforçara seus motivos imigratórios e trará alegria de estar criando ou ira criar seus filhos em um lugar melhor.
o que voce acha?
abraços!
-
29 de abril de 2011 às 13:32 #44384janenevesParticipante
Ola Edu
interessante sua reflexão.
Eu ainda acho que o tempo de espera não prepara a pessoa para o processo.
A espera dá tempo para a pessoa se preparar… e “filtra” os mais imediatistas ou os que acham que é muito trabalho.
Mas o que tenho visto, é que um grande número de pessoas se preparam para a entrevista, e encaram o resto do processo como papelada, quando na verdade a entrevista em si é só um “gate”, sendo a “prova” mesmo é lá no Quebec.Concordo também com a mudança de perspectiva dos que já estão lá.
Mas acho que é natural… todos mudam para começar nova vida, e falam dos problemas e conquistas que encontram. Essa é a realidade que eles vivem, e o que podem contar… e sou muito grata a eles por compartilhar de forma tão aberta e desprendida essas experiências.Cabe a cada um determinar porém como essas informações podem nos ajudar (ou não), tomar nossas próprias decisões, e escrever nossa própria história.
Eu particularmente, estou louca para encarar os problemas de lá e deixar os daqui pra trás. ;)
E estou no grupo dos que estão tentando usar o tempo de espera (longo e angustiante, sim) a meu favor.Abraços,
Jane.
-
29 de abril de 2011 às 14:47 #44386andrezabarretoParticipante
Olá, a todos!!
Nossa, como eu concordo com Eduprado, achei uma ótima iniciativa, da sua parte em criar esse tópico, moro em Recife, e vejo aqui todos os dias, a violencia, a falta de saneamento e estrutura para a saúde e educação, o baixo salário e o altissimo custo de vida. Bem sei que em todo Brasil a situação é a mesma, sei que temos muitos obstáculos nesse longo caminho que temos em frente, mais sem sombras de dúvidas, vc só em ter qualidade de vida, um custo de vida relativamente baixo, e principalmente SEGURANÇA, já vale todo o esforço e estresse, do processo. Sei que as pessoas que escrevem suas experiencias seja no Brasil ou no Canadá, faz com a intenção de alertar, mais a realidade de uma pessoa, não serve para todas. Eu particulamente nao vejo vantagens aqui no Brasil, para as pessoas que estão em busca do mesmo que eu. Tenho muitos amigos, e amigos que tem amigos lá..rsrsrs, não quer dizer que lá é um mar de flores, mais comparado a realidade do BRASIL, podemos dizer que é, sim. A unica desvantagem que eu vejo, é o fato de ficar longe da familia, mais isso podemos dá uma solução, sei que a economia do Brasil esta crescendo e etc, mais a qualidade de vida, e uma vida digna, que merecemos está muito longe.
Minha opinião, respeito a de todos e temos sim, que nos expressar e discutir pontos importantes de experiencias positivas e negativas, mais nao levar como um motivo para desistencia, e sim levar como mais uma informação, afinal quanto mais informações vc tiver, mais conhecimento do processo, englobando tudo, cultura, lingua, politica, menos surpresas desagradáveis teremos.beijos a todos!!
-
29 de abril de 2011 às 16:22 #44388FCelsoParticipante
Boas pessoal,
Existem realidades e realidades, tanto brasucas como canadianas…
De experiência própria, fui ao QC, fiquei 1 ano experimentando, voltei ao Brasil (RS) e, depois de 1 ano aqui no RS (tempo para usar o CSQ) desisti de imigrar. Tenho noção do que acontece em diversos lugares e digo a vocês, é questão de se habituar e atuar de modo a contornar os problemas. Pode ser que, no meu caso, eu esteja mais familiarizado com as condições do RS, por isso me sinto mais confortável com esses problemas do que aqueles que encontrei no QC.Existem relatos como o do Sandro aqui da comunidade que, depois de quase 2 anos de QC voltou ao Brasil em visita e não teve o choque que muitos outros alertaram que aconteceria.
Cada caso, é um caso.
-
29 de abril de 2011 às 17:08 #44391P_A_GParticipante
Retirei o depoimento para não fazê-los tomar partido daqui ou dali, é radical demais.
Mas quem leu sabe que há (muita) verdade no que eu disse. -
29 de abril de 2011 às 17:16 #44395RedCzar777Participante
Mas o cara tem só uma mensagem postada e foi justamente para destratar outro usuário do fórum…
-
29 de abril de 2011 às 17:31 #44396P_A_GParticipante
Não concordo!
-
29 de abril de 2011 às 19:26 #44383rodrigooParticipante
Boa tarde a todos,
Eu concordo com a janeneves quando ela diz que essa espera ajuda a “filtrar” os imediatistas, faz com que aqueles com expectativas “irrealistas” revejam o projeto. Cada um tem a sua realidade. Acredito ser muito importante saber das dificuldades que serão enfrentadas lá e com isso conto com o apoio dessa comunidade, de pessoas que foram e estão por lá contando trechos de suas vidas. Cada um sabe o que faz. Se isso é suficiente ou não para desistir cada um tem o livre arbítrio, cada um é dono de seu ser. Conheci a prima de uma amiga que tinha mestrado no Brasil e hoje trabalha em uma fábrica de doces no Canadá como operária e está feliz da vida. Conheci também pessoas formadas e com condições financeiras atraentes aqui no Brasil que no Canadá trabalham na área e vivem bem mas que estão repensando a imigração. Tudo é relativo de acordo com as expectativas de cada um e do esforço que fazemos. Tempos difíceis vêm e vão, seja no Canadá, no Brasil ou na Síria. Isso independe do país, condição financeira e outros fatores e sim da pessoa e a capacidade dela de lidar com seus problemas, da forma como ela vê a vida. Somos vencedores de qualquer forma porque já passamos por muita coisa nesse país. Não sou tão velho assim mas quem não lembra da época em que chegávamos no mercado e o feijão custava 4 vezes mais do que no dia anterior? Quantas pessoas não perderam as economias da poupança? Passamos muita coisa e sobrevivemos, certo? Porque a vida é assim! Sei que muitos que estão lá por vezes comentam muitas coisas que nos parece estranho mas é o momento deles, é o que estão enfrentando e estamos aqui justamente para trocar ideias. Acho que ninguém esquece dos problemas do Brasil mas como disse antes, há quem prefira viver no Brasil e estar sujeito a todos os problemas e alegrias daqui do que estar no Canadá sujeito a todos os problemas e alegrias de lá.
Para ser bem sincero P.A.G. quando vi pela primeira vez uma mensagem do FCelso até achei um pouco estranho mas o ponto de vista dele é crítico (seja positivo ou negativo) e acima de tudo é realista pois ele relata a experiência dele, das impressões dele. Ele é um dos que comentam aqui que eu mais admiro porque ele foi ao Québec, teve a intenção de imigrar e voltou ao BRasil e vem aqui na comunidade periodicamente relatar tudo o que ele viveu e eu particularmente acho importante analisar todos os pontos de vista. Quantos aqui não usam a comunidade em tempos de imigrar e quando estão lá não retornam mais? Seja por falta de tempo ou interesse ou por achar que não podem contribuir com mais nada. Além do que, é o contrário daquela visão colorida de muitos que imigram e eu acho importante levar-se em conta. Se ele desistiu de imigrar e quer contribuir, qual o problema? Para quem sabe o que quer isso não desmotivará mas servirá de alerta e se alguém acha que a opinião dele não tem fundamento, que subtraia!
Enfim, eu só acompanho e faço parte da comunidade brasilquebec porque aqui temos que nos identificar e o nível de discussão é diferente das outras comunidades (leia-se orkut) onde geralmente as pessoas não compartilham a frustração desse momento que vivemos mas desafogam as mágoas e ofendem os outros por isso acho que o FCelso está certo. Eu agradeço por muita coisa que ele disse, me fez refletir e estar cada vez mais seguro do que quero. Pelo menos é assim como eu vejo as coisas.
Abraços,
Rod. -
29 de abril de 2011 às 19:47 #44400andrezabarretoParticipante
Que coisa horrível, ofender um colega de comunidade independente de imigrar ou não, em uma comunidade que foi feita justamente para as pessoas colocarem suas informações, opiniões e experiêncas, sejam elas positivas ou negativas, agradeço a vc, FCelco. Só lembrando P_A_G, esse tópico nao é para protestos e insultos. Respeito a sua opinião mais nao expressada dessa forma. Lamentável!
-
29 de abril de 2011 às 23:31 #44406BaratinhaParticipante
Quem opta pelo processo de imigração e decide deixar o Brasil deve ter uma dose de auto conhecimento muito grande. Moro aqui em QC a dois anos e quando eu estava no Brasil eu lia muitos blogs para entender como era viver aqui e muitas pessoas reclamavam porque as coisas não estavam indo conforme desejavam. Eu procurava ler nas entrelinhas para entender o porquê da pessoa estar se queixando e em quase todos os relatos , mesmo sendo de pessoas diferentes, eu percebia a presença de um ou mais motivos que cito abaixo.
A pessoa nao tinha conhecimento suficiente da lingua
Nao tinha conhecimento do mercado de trabalho
Nao tinha humildade para recomeçar
Nao tinha conhecimento da cultura do trabalho
Nao tinha conhecimento da geografia, clima e politica
Nao tinha conhecimento da cultura geral do pais.
Nao fazia esforço para se integrar.
Bom , na minha opiniao o sucesso ou o fracasso depende mais de nos que do QC em si. Eu vejo que nos nao devemos esperar que as coisas venham ate nos , devemos ir busca-las.
Espero que todos tenham sucesso, -
30 de abril de 2011 às 01:46 #44410Carlos_SantosParticipante
Ola Eduardo,
@eduprado wrote:
…Brasileiros no Canada ja se esqueceram de como é a realidade no Brasil?
depende do interesse em gardar um vinculo com o País.
Nao da para generalizar ;-)
@eduprado wrote:
…. Quem espera tanto por algo, sempre terá/ira valoriza-lo nos momentos difíceis certo?
nem sempre! depende do tamanho das “expectativas” deste imigrante.
@eduprado wrote:
… logo essa pessoa não tem duvidas; e na minha opinião esta preparada.
nem sempre! tem colegas que voltam! conheco alguns e daqui da CBQ!
@eduprado wrote:
…afinal é assim que se forma a comunidade não?
sem duvida! é isso que fazemos aqui na CBQ!
@eduprado wrote:
…Aos que ainda tem duvidas ocultas ou acham que esta difícil por algum motivo a vida no canada, nada posso argumentar sobre isso por ainda não viver por ai, mais posso sugerir uma boa dose “ homeopática” da realidade brasileira.
nao sei se ajuda ou piora ;-)
@eduprado wrote:
…o que voce acha?
interessante ;-)
Atenciosamente
-
30 de abril de 2011 às 01:57 #44412Carlos_SantosParticipante
Ola Rodrigo,
gostei do que vc disse ;-)
por pessoas como você é que eu continuo este trabalho aqui na CBQ!
@rodrigoo wrote:
….
Para ser bem sincero P.A.G. quando vi pela primeira vez uma mensagem do FCelso até achei um pouco estranho mas o ponto de vista dele é crítico (seja positivo ou negativo) e acima de tudo é realista pois ele relata a experiência dele, das impressões dele. Ele é um dos que comentam aqui que eu mais admiro porque ele foi ao Québec, teve a intenção de imigrar e voltou ao BRasil e vem aqui na comunidade periodicamente relatar tudo o que ele viveu e eu particularmente acho importante analisar todos os pontos de vista.sempre agradeço a boa vontade do Fcelso em vir aqui e continuar discutindo, mesmo nao tendo mais o interesse em fazer o processo ;-)
@rodrigoo wrote:
…. Quantos aqui não usam a comunidade em tempos de imigrar e quando estão lá não retornam mais?
sao muitos!
pedem muito e retornam quase nada aos demais colegas que os ajudaram…. infelizmente!
Faz parte ;-)
@rodrigoo wrote:
….Enfim, eu só acompanho e faço parte da comunidade brasilquebec porque aqui temos que nos identificar e o nível de discussão é diferente
merci!
@rodrigoo wrote:
…. Pelo menos é assim como eu vejo as coisas.
Excelente comentarios ;-)
Atenciosamente
-
30 de abril de 2011 às 01:58 #44413Carlos_SantosParticipante
Ola Baratinha,
@Baratinha wrote:
…..
A pessoa nao tinha conhecimento suficiente da lingua
Nao tinha conhecimento do mercado de trabalho
Nao tinha humildade para recomeçar
Nao tinha conhecimento da cultura do trabalho
Nao tinha conhecimento da geografia, clima e politica
Nao tinha conhecimento da cultura geral do pais.
Nao fazia esforço para se integrar.
Bom , na minha opiniao o sucesso ou o fracasso depende mais de nos que do QC em si. Eu vejo que nos nao devemos esperar que as coisas venham ate nos , devemos ir busca-las.
Espero que todos tenham sucesso,Assino embaixo!
Merci!
-
30 de abril de 2011 às 03:11 #44418rodrigooParticipante
Carlos,
Eu imagino que não é fácil. Muito se pede e pouco se dá em troca. Agradeço muito pelo seu esforço em manter a comunidade funcionando (aqueles que trabalham no backstage também) e também a todos os demais que comentam, que postam novidades, que levam a sério a comunidade. É o único ambiente onde me sinto confortável para participar. Pode ter certeza que surgirão outras pessoas interessadas e essa comunidade será útil sempre! Pena não ter publicado o relato da minha entrevista já que o site estava passando por mudanças(outubro/ 2010).
Farei muito esforço para contribuir positivamente com a comunidade muito depois de chegar no Québec.
Abs,
Rodrigo. -
30 de abril de 2011 às 16:36 #44425Patinha11Participante
Assino em baixo também o comentário da Baratinha!!
Muito fácil ficar querendo vir ,ficar desesperado como se fosse morrer amanhã ,chegar aquí,ser pego de surpresa pq não fez pesquisas direito(conheço quem veio fazendo viagem de prospecção e sabia menos que eu que vim de uma vez só).Outra coisa realmente interessante é ver tantas pessoas buscarem ajuda,nos procurarem e ao chegarem aquí,nem oi nos dão;que dirá contribuir nas comunidades onde buscavam ajudas.Como disse Carlos;”faz parte”.
Mas criticar,ofender,agredir alguém que se dá a esse trabalho,ainda,depois de ano,ou anos,e que sempre é educado como FCelso,sinceramente,não dá pra aceitar!! Ainda bem que não lí o que foi escrito,pois essas atitudes só ajudam a inibir nossas contribuições em comunidades.Aquí sempre teve nível e continuará sendo assim,tenho certeza absoluta disso pois confio cegamente nos moderadores dessa comunidade.Quem deseja descer,que procure o Orkut pois eu recentemente desistí da Quero ir para o Quebec após só levar ”patadas”ao fazer uma pergunta para ajudar uma leitora do meu blog.
Infelizmente tem mais gente pra atrapalhar do que pra ajudar!!Faço questão de continuar disponível sempre que solicitada pq daquí muito recebí e ingratidão não faz parte do meu dicionário.
Procuro ser realista no blog,mas me mantenho otimista sempre,como Baratinha disse,o sucesso depende mais da gente do que da província,do lugar onde estivermos.
Bom fim de semana e boa sorte na escolha das palavras !!
:clover: -
30 de abril de 2011 às 23:44 #44434Carlos_SantosParticipante
@Patinha11 wrote:
…
Faço questão de continuar disponível sempre que solicitada pq daquí muito recebí e ingratidão não faz parte do meu dicionário.Merci Patinha ;-)
Abraços
-
1 de maio de 2011 às 15:17 #44439FCelsoParticipante
Boas pessoal,
Uma pena que o colega P.A.G. modificou a mensagem, assim fico sem saber o que realmente foi escrito e fico sem meu direito de resposta. Mas vamos tocando o barco, pois não perderei o sono por isso.
Como já mencionei em outra mensagem, tenho um sentimento de dever moral em relatar e compartilhar o que tenho de experiência no QC ou mesmo no Brasil (depende do assunto a ser tratado), pois eu experimentei a vida real no QC, recebendo em moeda local, trabalhando e convivendo diariamente com os nativos locais e com imigrantes e estrangeiros, experimentando atividades e modo de vida local (experiência essa que também tenho em outras partes do Brasil e da América Latina).
Muitos imigrantes (acredito que seja a maioria) usam as informações da comunidade para fazerem o processo de imigração e, depois que saem do Brasil, desaparcem da comunidade. Não que sejam obrigados a contarem suas experiências, mas seria interessante ter informações sobre o que acontece depois da chegada “à terra prometida”.
Me manter colaborando com essa comunidade é o mínimo que julgo ser possível de eu fazer, pois meus estudos no Brasil foram pagos pelo governo brasileiro com os impostos dos trabalhadores no Brasil (que podem ser futuros imigrantes no Canadá) e meu estudos no Canadá foram pagos pelo governo canadense com os impostos dos trabalhadores no Canadá (que podem ser imigrantes do Brasil no Canadá).Particularmente acredito que a abertura do Canadá aos imigrantes se dá por necessidade de manter a população em crescimento e a economia funcionando. Por isso, recomendo muita pesquisa e cautela antes de embarcar no processo de imigração. Muitos desavisados relacionam qualidade de vida com o salário maior que teriam no Canadá em relação ao Brasil para a mesma posição de trabalho. Esquecem, entretanto, de colocar na balança outros pontos, muitas vezes subjetivos, que podem tornar a satisfação pessoal (felicidade) impossível. Nesse sentido, sempre tenho recomendado que os interessados em imigrar busquem uma forma legal de trabalhar temporariamente no país de interesse, de modo a farezem um “test drive” e obtem suas próprias impressões (“nossa, como é legal andar em ciclovia num lugar onde há respeito no trânsito” ou “puxa vida, como a carne do churrasco custa cara, e o sabor não é o mesmo daquele que eu gosto”).
Para quem quer um pouco mais da realidade do QC, sugiro que busque no Orkut (sempre com o senso crítico ligado) a comunidade “O Québec na Vida real (o retorno)”, pois há colegas lá que tratam dos assuntos e problemas atuais do QC de maneira realista.
E, só para constar, é bem o que a Baratinha escreveu (sobre quem se decepciona). Não fazem o “tema de casa” e esperam ter sucesso nos seus objetivos??? Meio contraditório, não???
Abraço,
Fabrício
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.