Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › IT – Faixa salarial & impostos
- Este tópico contém 21 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por danilosrs.
-
AutorPosts
-
-
7 de março de 2012 às 16:13 #7969javabeatsParticipante
Olá pessoal,
Tenho feito várias pesquisas ao longo deste lento processo federal à respeito de faixas salariais em IT (Java) na região de Montréal; para isso, eu tenho utilizado sites como PayScale, Workpolis, Monster, entre outros.
Cheguei à conclusão de que a média paga para programadores Java de nível intermediário/senior aqui em Montréal fica entre $55 e $60 mil/ano. Gostaria de validar com alguém que está aqui ou que conhece o mercado se esta pretensão seria razoável para um imigrante recém chegado. Sem ilusões por favor, podem mandar a real
Aproveitando o post, eu estou tendo dificuldades imensas para compreender o sistema de tributação aqui do Canadá; encontro muita informação, mas está difícil digerir tudo. Tenho uma pergunta específica, que pode até influenciar a tal pretensão: qual é o valor que se pode transferir para um cônjuge que não trabalha (ou com renda baixa), e o quanto isto representa de dedução no final das contas?
-
7 de março de 2012 às 16:51 #51098SANDROMSParticipante
Javabeats,
O salário médio “justo” seria esse que você pesquisou. As grandes empresas podem ir além e pagar até 80mil por ano. O problema é que não dá para chegar e sentar na janelinha.
A falta de experiência canadense pode te jogar em empresas que contratam imigrantes mas pagam ligeramente abaixo do mercado. Outro problema é a possibilidade de vc ser contratado como júnior quando já é pleno por falta dessa experiência canadense. Mas nada te impede de sentar com seu chefe após alguns meses e exigir isonomia.
Eu diria que o factível é de 45 a 55 mil para o primeiro emprego, se você puder esperar mais um pouco e o francês/inglês estiverem tinindo: entre 50 a 60. Mas não esqueça, esse é o inicial, tem empresas que pagam mais que isso.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
7 de março de 2012 às 17:43 #51105javabeatsParticipante
Obrigado Sandro pelo insight :bigups:
No meu caso, eu tenho 6+ anos de experiência com Java, projetos internacionais (Índia, Europa), tenho um inglês fluente e considero meu francês avançado – pelo menos eu ainda não precisei pedir arrêgo por aqui. Trabalhei muito tempo (mais de 4 anos) em uma multinacional no Brasil, e considerei que uma vaga de programador pleno seria o meu plano B. Estou recebendo convocação para entrevistas ao enviar meu currículo, isso sem ainda ser RP.
Com a devida liberação para trabalhar, você acha que eu estou em condições de negociar um salário na faixa que você considerou “justa”?
-
7 de março de 2012 às 17:59 #51108SANDROMSParticipante
Provavelmente você vai poder jogar pra cima sua pretensão, a experiência no exterior e o inglês vão te ajudar bastante.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
7 de março de 2012 às 18:08 #51109javabeatsParticipante
Obrigado mais uma vez, Sandro!
Para os que lerem o tópico e quiserem fazer uma pesquisa sobre a sua faixa salarial, eu recomendo a ferramenta do payscale: http://www.payscale.com
Ela leva em conta múltiplos fatores interessantes, e os compara com outros profissionais na mesma “categoria” que você; isso ajuda à chegar numa pretensão razoável, e pelo que eu pude perceber, você precisa ter uma resposta para essa pergunta sim – por inúmeros motivos.
Mas apesar do resultado dado pela ferramenta, as considerações feitas pelo Sandro são inestimáveis, uma vez que o PayScale não consegue medir o “fator imigrante” do seu perfil!
-
7 de março de 2012 às 18:16 #51110RonaldoMacielParticipante
Javabeats, ainda também estou me ambientando com estas questões de impostos aqui no Canadá/Québec e acho tudo beeeem complicado.
Achei este site da Revenu Canada, que explica que a renda máxima do cônjuge para que vc peça para transferir um montante é de $10 527. Veja mais detalhes aqui:
http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/tpcs/ncm-tx/rtrn/cmpltng/ddctns/lns300-350/303/menu-fra.html
e
http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/tpcs/ncm-tx/rtrn/cmpltng/ddctns/lns300-350/326/lgbl-fra.html
Também recomendo a leitura desta brochure que fala especificamente dos imigrantes quando de sua chegada:
http://www.cra-arc.gc.ca/F/pub/tg/t4055/t4055-11f.pdf
E aqui os links para a Revenu Quebec: http://www.revenuquebec.ca/fr/citoyen/impots/guide/aideligne/
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
8 de março de 2012 às 00:29 #51129mrodolfoParticipante
Para calcular as deduçoes na fonte, recomendo a seguinte página:
http://impot.net/fr/entreprises/das/index.html
Abraços,
-
26 de março de 2012 às 12:53 #51836javabeatsParticipante
Vi em outros tópicos menções ao profissional “pigiste” na área de TI, equivalente ao PJ aqui no Brasil. Aqui no Brasil temos sites como a apinfo que lidam com estas questões e esclarecem as dúvidas dos profissionais interessados em “migrar de categoria”. Existe algo assim aqui no Québec?
Estou pesquisando à respeito da abertura de empresa, encargos específicos da área, etc. Qualquer ajuda para me apontar na direção certa será bem vinda. Obrigado!
-
28 de março de 2012 às 18:19 #51895RonaldoMacielParticipante
Como falaram dos pigistes, hoje recebi por email do Jobboom um link. Agora parece que criaram uma seção específica para os pigistes no jobboom. A conferir:
http://www.jobboompigistes.com/
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
28 de março de 2012 às 18:28 #51896Carlos_SantosParticipante
Ola Rodrigo,
@javabeats wrote:
Vi em outros tópicos menções ao profissional “pigiste” na área de TI, equivalente ao PJ aqui no Brasil. Aqui no Brasil temos sites como a apinfo que lidam com estas questões e esclarecem as dúvidas dos profissionais interessados em “migrar de categoria”. Existe algo assim aqui no Québec?
veja aqui:
-
1 de novembro de 2013 às 16:43 #64072haohmaruParticipante
Tenho visto no fórum que a média salarial anual de um profissional da TI recém chegado no Quebec é por volta de 45 a 60 mil.
Estou ingressando agora na área da TI, recém vou iniciar faculdade, tenho 24 anos, durante a faculdade, farei também curso de francês para poder investir em alguma experiência no Canadá.
A minha pergunta é: com projeção para 2020, como nos EUA que é de terminar o ano com um déficit de 1 milhão de profissionais na área, essa média salarial oferecida no Quebec, pode oferecer uma vida digna?
-
1 de novembro de 2013 às 17:18 #64074mrodolfoParticipante
Difícil de fazer projeçoes assim a médio prazo, tendo em vista que os mercados ainda estao abalados…
Porém, se há uma falta de X profisisonais de TI nos EUA/Canada, na Índia está sobrando Y, custando muito menos…
-
1 de novembro de 2013 às 17:29 #64075kalibParticipante
O que você quer dizer com vida digna? E para quantas pessoas?
Se você fizer os cálculos de forma bem bruta e seca..sem considerar impostos, férias e outras coisas… puramente 45.000 divididos por 12 meses, resultaria em torno de 3.750. A quantia de 3.750 é o suficiente para dar uma condição de vida razoável para um casal, sem muito luxo.
Mas, do meu ponto de vista.. era o suficiente para alugar um apê pequeno, comprar o pass de transporte público mensal, alimentação mensal e algum lazer.
Ao menos fui o que percebi nas duas vezes em que estive no Canadá. A primeira em 2006, quando morei por quase um ano e a segunda em Janeiro do atual ano, quando passei 20 dias com minha noiva.
PS: Não estou alegando que você vai ganahr isso ou que vai conseguir emprego rapidamente na área.. apenas dizendo que HOJE essa quantia proporciona uma vida razoavelmente confortável. ;] Diria que, inclusive, mais confortável do que a de um brasileiro ganhando 3.750 reais por mês.
-
1 de novembro de 2013 às 17:44 #64077danilosrsParticipante
Se você ganhar 45 mil por ano, vai ter um liquido em torno de 2.500 dolares…se voce é um casal, vai dar pra pagar aluguel, conta de energia eletrica, supermercado e algum passeio de fim de semana e SÓ… Não tera nem dinheiro para ir pro Brasil visitar a familia…
Agora, Se as duas pessoas trabalharem, ai a situacao muda bastante.@kalib wrote:
Se você fizer os cálculos de forma bem bruta e seca..sem considerar impostos, férias e outras coisas… puramente 45.000 divididos por 12 meses, resultaria em torno de 3.750. A quantia de 3.750 é o suficiente para dar uma condição de vida razoável para um casal, sem muito luxo.
Mas, do meu ponto de vista.. era o suficiente para alugar um apê pequeno, comprar o pass de transporte público mensal, alimentação mensal e algum lazer.
Ao menos fui o que percebi nas duas vezes em que estive no Canadá. A primeira em 2006, quando morei por quase um ano e a segunda em Janeiro do atual ano, quando passei 20 dias com minha noiva.
PS: Não estou alegando que você vai ganahr isso ou que vai conseguir emprego rapidamente na área.. apenas dizendo que HOJE essa quantia proporciona uma vida razoavelmente confortável. ;] Diria que, inclusive, mais confortável do que a de um brasileiro ganhando 3.750 reais por mês.
-
1 de novembro de 2013 às 18:12 #64078lbernardoParticipante
@danilosrs wrote:
Se você ganhar 45 mil por ano, vai ter um liquido em torno de 2.500 dolares…se voce é um casal, vai dar pra pagar aluguel, conta de energia eletrica, supermercado e algum passeio de fim de semana e SÓ… Não tera nem dinheiro para ir pro Brasil visitar a familia…
Agora, Se as duas pessoas trabalharem, ai a situacao muda bastante.@kalib wrote:
Caramba amigo, de 3750 bruto mensal cai pra 2500 liquido? Achei bastante, é quase 33% de desconto na folha? (desculpe a ignorancia, realmente nao imaginava que fosse tanto rsss)
-
1 de novembro de 2013 às 18:15 #64079kalibParticipante
@danilosrs wrote:
Agora, Se as duas pessoas trabalharem, ai a situacao muda bastante.Sim, como eu disse.. paga as contas e o dia a dia.. também paga algum lazer do fim de semana.. Se for levar filhos, essa quantia já vai ficar um pouco apertada..
O ideal é, de fato, que ambos procurem emprego. Sempre existem vagas em empregos mais simples que, apesar de não pagarem muito, já são uma ótima ajuda.
Eu mesmo, quando morei lá por quase um ano, fiz alguns bicos como auxiliar em restaurante, lava jato, construtora, shopping, etc.
-
1 de novembro de 2013 às 18:22 #64080danilosrsParticipante
Lembrando que mesmo que você ganhe 60 mil por ano, a diferença no liquido nao é la grandes coisas, por causa dos impostos sobre o salario que sao bem altos…
O liquido de alguem que ganha 60 mil anual, é em torno de 3.000 dolares mensais…@kalib wrote:
@danilosrs wrote:
Agora, Se as duas pessoas trabalharem, ai a situacao muda bastante.Sim, como eu disse.. paga as contas e o dia a dia.. também paga algum lazer do fim de semana.. Se for levar filhos, essa quantia já vai ficar um pouco apertada..
O ideal é, de fato, que ambos procurem emprego. Sempre existem vagas em empregos mais simples que, apesar de não pagarem muito, já são uma ótima ajuda.
Eu mesmo, quando morei lá por quase um ano, fiz alguns bicos como auxiliar em restaurante, lava jato, construtora, shopping, etc.
-
1 de novembro de 2013 às 18:26 #64081kalibParticipante
@lbernardo wrote:
Caramba amigo, de 3750 bruto mensal cai pra 2500 liquido? Achei bastante, é quase 33% de desconto na folha? (desculpe a ignorancia, realmente nao imaginava que fosse tanto rsss)
Rapaz, eu não acho um absurdo..
Assim como os impostos que se paga no Canadá como um todo..
O que eu sempre digo é: No Canadá a pessoa paga impostos.. no Brasil a pessoa é assaltada pelo Governo.
Sim, imposto implica e ter aquilo de volta de alguma forma.. seja em uma prestação de serviço ou outra coisa.
No Brasil pagamos impostos, mas não temos transporte público de qualidade, educação pública de qualidade, saúde, SEGURANÇA PÚBLICA, etc..
Prefiro os descontos e impostos canadenses.. hehehe
-
1 de novembro de 2013 às 18:28 #64082danilosrsParticipante
Pois eh, quando eu recebi o meu primeiro salario aqui achei que ia passar fome…kkkk…
@lbernardo wrote:
@danilosrs wrote:
-
1 de novembro de 2013 às 18:37 #64083kalibParticipante
Minha sugestão é: Faça um pé de meia razoável antes de ir.. Leve uma quantia e tente poupar ao máximo essa quantia por lá enquanto ainda não tiver emprego.. de forma que ainda possa contar com este pé de meia durante os primeiros meses de EMPREGO, quando os salários ainda não são tão bons pelo fato de você ser recém chegado, não dominar tanto o idioma, não ter experiência canadense, etc..
-
1 de novembro de 2013 às 18:45 #64084lbernardoParticipante
@kalib wrote:
@lbernardo wrote:
O que eu sempre digo é: No Canadá a pessoa paga impostos.. no Brasil a pessoa é assaltada pelo Governo.
Sim, imposto implica e ter aquilo de volta de alguma forma.. seja em uma prestação de serviço ou outra coisa.
No Brasil pagamos impostos, mas não temos transporte público de qualidade, educação pública de qualidade, saúde, SEGURANÇA PÚBLICA, etc..
Eu concordo com voce rsss, só não esperava que fosse tanto de desconto. Mas seu comentario é exatamente oque eu penso, eu pagaria nossa carga tributaria brasileira com gosto, se tivesse pelo menos metade dos serviços prestados ai no canada rssss
-
1 de novembro de 2013 às 18:55 #64085danilosrsParticipante
O problema é vir como trabalhador temporario (é o meu caso), eu pago essa quantidade enorme de impostos e não tenho muito retorno pelo fato de ser temporario…
Por exemplo, seu eu quiser fazer um curso na faculdade pagarei tao caro quanto um estrangeiro que vem de fora so para estudar, se eu tivesse filhos e dependesse da creche tambem estarei ferrado porque pagaria o dobro do preco que uma pessoa que ja é residente permanente aqui…@kalib wrote:
@lbernardo wrote:
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.