Interior de São Paulo

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Interior de São Paulo

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      Malaman
      Participante

Olá a todos !

Eu e minha noiva pretendemos imigrar para o Québec em 2009. Já estamos estudando o Francês na Aliança Francesa de Campinas aos sábados, estamos preparando toda a documentação, pesquisando o mercado, etc. Vamos entrar com a papelada em Julho de 2008. Eu sou administrador com MBA de Marketing e minha noiva é bacharel em Direito.

O que sinto falta e certa dificuldade é de encontrar com outras pessoas da região que moramos, que tem o mesmo objetivo e que habitem relativamente perto, para podermos realizar encontros, nos conhecer-mos melhor (pessoalmente) aqui e podermos nos ajudar e nos apoiar aqui e lá no Québec. Acho isso muito importante.

Moramos em Limeira, no Interior de São Paulo, a 60Km de Campinas, portanto quem estiver relativamente próximo desta região e gostaria de realizar um encontro. Podemos marcar em Campinas em alguns dos shoppings ou coisa assim.

Fico no aguardo.

Até

apgois
      Participante

Malaman

Seja bem-vindo à CBQ. Aqui vc encontrá muita gente bacana afim de te ajudar e que tbm contam com suas dicas e informações.
      Moramos em Sampa e acredito que em outubro passaremos um dia em Campinas para fazer uma prova, quem sabe a gente não consegue marcar alguma coisa?? Até lá, manteremos contato.

Abços.

Ana e Eliseu.

Diogo
      Participante

Malaman,

bem vindo…
      uma primeira dica que te dou…

avalie bem o período do ano pra chegar lá no quebec…  pelas datas que falastes, entrar com o processo em julho de 2008… se for conforme a média, estarás conseguindo todos os documentos do quebec e federal lá por julho de 2009, sendo otimista…
      com isso, ou vc embarca no dia seguinte pra lá pra chegar no verão, ou chegarás no início/meio do inverno…

segundo diversos relatos, a adaptação no verão é mais fácil, dá pra pelo menos sair pra caminhar mais tranquilamente… rsrs

se conseguires preparar todo o necessário pra iniciar o processo antes de julho, tens mais chances de pegar o verão de 2009 lá…
      pretendo chegar lá em abril de 2009…  talvez consigamos ir na mesma época…

boas pesquisas, até…

db

fabiopolonio
      Participante

Seja bem Vindo!!   :D
      Parabéns por ter escolhido o CBQ, é uma grande familia unida com o mesmo objetivo, Abraços.

Fábio   :wink:

Malaman
      Participante

Obrigado a todos pelas respostas !

Estamos sempre em Campinas, principalmente aos sábados que estudamos na Aliança. Meu e-mail é ricardo.malaman@gmail.com . Quem quiser marcar um almoço algum sábado em algum Shopping (Iguatremi, Dom Pedro, Galeria) entre em contato por e-mail.

A nossa opção por entrar com o processo em Julho de 2008 é para conseguir pelo menos 150 horas de Francês pela Aliança Francesa até a data da nossa entrevista, pois só conseguimos fazer aulas aos sábados, embora estudamos pelo menos umas 2 horas por dia em casa por conta. Eu também estou fazendo aulas de reforço de Inglês, lingua da qual me sinto muito mais a vontade do que o Francês.

Agradeço a dica referente a data de chegada no Québec. A data que eu disse (Julho/2008), é porque queremos aprender a língua o máximo possível aqui no Brasil, pois de nada adianta a capacidade profissional se não conseguirmos falar, entender, escrever, etc. Aqui temos emprego e podemos estudar com tranquilidade, podemos fazer aulas particulares sem pressão e preocupações.

Não tenho receio quanto ao clima, pois sabemos como é. Tenho receio quanto a língua. Eu e minha noiva decidimos que enquanto não estivermos a vontade com o Francês iremos adiar o tempo necessário para estudar e nos preparar aqui no Brasil. Sei que após a confirmação do processo federal, temos um prazo de 1 ano para viajar. Com certeza iremos dar tempo ao tempo e fazer as coisas com calma e com a certeza que iremos para ficar.

Mesmo com esta base do Francês no Brasil, sabemos que teremos que nos aperfeiçoar lá, mas esperamos que isso leve menos tempo.

Mais uma vez agradeços as respostas. Espero conhece-los pessoalmente um dia.

Ricardo Malaman

ricafe
      Participante

Caro Malaman

Somos de Sorocaba. Estamos estudando francês por conta própria, por enquanto, pois aqui as opções de ensino nesta língua são muito poucas. Pretendemos entrar com a documentação no início de 2008. Sou engenheiro etalurgista e minha espsa é fonoaudióloga. Como Sorocaba fica a menos de uma hora de Campinas, quando você marcar um encontro por aí, favor nos avisar pois gostaríamos de participar.

Abraços

Ricardo e Elaine

Malaman
      Participante

Ok !

Estamos todos os sábados em Campinas. É só vocês combinarem qual sábado estarão lá, e combinamos o shopping para nos encontrar. Podemos conversar e trocar experiências sobre o assunto. Fico no seu aguardo.

Abraço

rcsmelo
      Participante

Malaman

Seja bem-vindo à CBQ. :D
      Eu também sou do interior, bem interiorrrr, moro perto de São José do Rio Preto, como por aqui não conseguir ninguem que esteja na mesma caminha, a comunidade ajudou bastate, aqui podemos tiar nossas duvidas e compartilhamos a ansiedade.

Abraços

Ro9bson

RICKY
      Participante

Ola Malaman,

Bienvenu à.. Welcome to CBQ!!!! :lol:

Sou de Araraquara e já estou quase lá…. estou aguardando o pedido dos exames médicos, os quais fiz ontem 19/09 em Sampa.   Conte comigo para uma reunião dos futuros imigrantes do interiorrrr…  

Para onde vc tem intenção de ir?  Eu pretendo me instalar em Montréal em Junho de 2008…

Uma dica para o aprendizado do francês que para mim funcionou mto bem é assistir às émissions da televisão de Québec no site http://www.radio-canada.ca.  É mto bom para se acostumar com o sotaque Québecois que é diferente do francês…

Enquanto estuda, vá se preparando para a entrevista:  faça uma pesquisa ampla sobre Québec (num aspecto macro de Québec)… não esqueça tbm sobre as pesquisas mais especificas para vc e sua esposa, mercado de trabalho, interesses pessoais que liguem/conectem vcs à Québec….  assim, vc consegue estruturar melhor sua proposta de imigração…

Não esqueça tbm de ser paciente e perseverante….

Um grande abraço….

Ricky

Malaman
      Participante

Oi Ricky,

Obrigado pelo apoio e dicas.

Quanto a cidade, ainda não decidimos, mas tenho receio que o custo de vida em Montreal seja muito alto, pelo menos é o que estamos pesquisando. Nossa intenção é aperfeiçoar o Francês lá e fazer cursos para então nos inserirmos no mercado de trabalho. Portanto de início pensamos em Ville de Québec ou Sherebrook.

Estou sempre em São Carlos, pelo menos 2 vezes por semana. Sou consultor em uma empresa de TI lá.

Abraço

Ricardo Malaman

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.