intercambio + trabalho + validação do diploma

Home Fórum Ainda no Brasil Geral intercambio + trabalho + validação do diploma

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      Rafael Pessoa
      Participante

Bonjour,

Eu meu chamo Rafael, tenho 23 anos, sou enfermeiro e quero exercer minha profissão em Quebec, mas tenho algumas dúvidas.

Amigos me ajudem,

Como disse anteriormente, quero trabalhar em Quebéc como enfermeiro, sabemos que o prazo para conseguir a autorização é muito longo e burocrático e tem que ter nivel intermidiário do frânces, no mínimo 150H.

No segundo semestre de 2012, vou fazer intercambio em montral, na qual irei cursar essas 150H de frânces.

A minha dúvida é, eu estando em montrel posso trabalhar? supondo que eu consiga um emprego qualquer, eu posso pedir a validação do meu diploma e autorização para trabalhar lá (montreal) sem voltar para o Brasil ??

Aguardo resposta.

Abraços.

Helen Hartung
      Participante

Rafael,
      Não sou enfermeira, mas aqui no CBQ existem muitos tópicos na área de enfermagem que estão bem atualizados. Você vai encontrar bastante informação lá. Caso não ache o que precisa, se você postar sua pergunta lá, tenho certeza que rapidamente irão sanar suas dúvidas.
      Boa leitura e bonne chance!

SANDROMS
      Participante

@Rafael Pessoa wrote:

Como disse anteriormente, quero trabalhar em Quebéc como enfermeiro, sabemos que o prazo para conseguir a autorização é muito longo e burocrático e tem que ter nivel intermidiário do frânces, no mínimo 150H.

No segundo semestre de 2012, vou fazer intercambio em montral, na qual irei cursar essas 150H de frânces.

Rafael, sei que a culpa não é sua mas por favor apague esse número 150H, cada vez que leio isso me dá uma revolta inexplicável. Isso não existe, nunca existiu, foi só um exemplo dado numa palestra que virou um boato maluco, mas o que vale mesmo agora é o teste. Leia meus comentários sobre o mito das 150h horas:

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/5046.html?p=48627&hilit=150#p48627

@Rafael Pessoa wrote:

A minha dúvida é, eu estando em montrel posso trabalhar? supondo que eu consiga um emprego qualquer, eu posso pedir a validação do meu diploma e autorização para trabalhar lá (montreal) sem voltar para o Brasil ??

Não! Não pode, e ninguém vai te oferecer emprego, é crime! O visto de estudante só permite estudar, não a como mudar para um visto de trabalho. A não ser que você faça universidade aqui, nesse caso você pode estagiar na própria universidade e existe um processo para visto permanente que pode ser feito no Quebec.

mrodolfo
      Participante

Rafael,

Com relação às 150 horas, elas representam o fim do curso básico de françês, que normalmente é composto por 3 livros de 50 horas cada. Com esse conhecimento (básico) você conseguiria manter uma nível razoável de conversação.

Já no tocante ao trabalho, nada te impede de fazer um trabalho voluntário na sua área que depois possa ser considerado com uma primeira experiência por aqui.

Bonne chance,

gabi-infirmiere
      Participante

Ola Rafael.
      Voce deu uma busca no forum ? Ha um grande material sobre enfermagem
      ha alguns passos obrigatorios. A dica é que vc faça o processo da OIIQ em paralelo ao processo de imigraçao e venha para o QC quando estiver com o *OK* da OIIQ em maos.
      E com um bom nivel de frances, para nao precisar fazer a francisaçao e poder entrar rapidamente no curso (ou estagio) exigidos pela OIIQ.

Sobre seu intercambio =
      se o seu visto for de ESTUDANTE voce podera trabalhar até 20h por semana.
      Estes trabalhos serao coisas simples que nao exigirao equivalencia de estudos nem comprovaçao, pois mesmo para trabalhar como PAB é preciso estar com, no minimo, a analise do MICC feita.
      Se voce planeja ficar pouco tempo, sera praticamente impossivel conseguir um trabalho, pois conseguir algo que limite-se à 20h por semana e por um curto periodo de tempo é bem complicado (pode ser mais facil no verao ou se vc fizer seu intercambio em universidade, pois podera dai arrumar algum emprego no proprio campus)

se seu visto for de TURISTA voce nao podera exercer nenhuma atividade laboral remunerada, mas podera atuar como voiluntario.
      Porém, o voluntariado também exigira uma certa assiduidade e tempo disponivel, nao se se aceitarao para curta permanencia.

Explore bastante a comunidade
      Estude o processo de imigraçao, conheça as etapas, familiarize-se com os prazos
      Estude bastante francês (as 150h sao uma piada)
      Encaminhe desde ja um mail para a OIIQ mostrando-se interessado em trabalhar no QC e aguarde o pacote com as instruçoes (que vem pelo correio, em geral em 2 semanas, nao mais do que 1 mês)
      Estude francês até obter as respostas positivas

Et bienvenue au Québec

SANDROMS
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

Sobre seu intercambio =
      se o seu visto for de ESTUDANTE voce podera trabalhar até 20h por semana.
      Estes trabalhos serao coisas simples que nao exigirao equivalencia de estudos nem comprovaçao, pois mesmo para trabalhar como PAB é preciso estar com, no minimo, a analise do MICC feita.
      Se voce planeja ficar pouco tempo, sera praticamente impossivel conseguir um trabalho, pois conseguir algo que limite-se à 20h por semana e por um curto periodo de tempo é bem complicado (pode ser mais facil no verao ou se vc fizer seu intercambio em universidade, pois podera dai arrumar algum emprego no proprio campus)

Isso só é valido para quem tem um visto de estudante e está matriculado num curso de nível superior. Não serve para que está fazendo apenas cursinho francês. Fonte:

http://www.cic.gc.ca/francais/etudier/travailler.asp

@mrodolfo wrote:

Já no tocante ao trabalho, nada te impede de fazer um trabalho voluntário na sua área que depois possa ser considerado com uma primeira experiência por aqui.

Puxa não tinha pensado nisso, é possível sim fazer trabalho voluntário.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.