Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Intercâmbio ou processo de imigração
- Este tópico contém 24 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por mrodolfo.
-
AutorPosts
-
-
26 de setembro de 2011 às 18:29 #7674yumiyumiParticipante
Olá a todos!
Estou em um dilema…
Vinha juntando um $ pra fazer intercâmbio, enviei meus documentos ao consulado e fui aprovada com visto SX-1 (só não fui com o visto americano…).
Só que fiquei sabendo a respeito do processo de imigração por meio de um casal de amigos…e eles estão me animando muito quanto a isso…mas eu queria fazer o intercâmbio para ter uma experiência e tb sair daqui um pouco, pois estou muito desanimada com o Brasil, com a violência (recentemente fui assaltada a mão armada), com minha área (design) que aqui não tem nenhuma importância ou apoio, o que me faz passar um pouco de aperto tb por ganhar pouco.Sinto como se depois de anos estudando, de me esforçar, que esse país não me dá o apoio necessário para realizar meus sonhos, e mesmo qd com muito esforço consigo algo os bandidos vem e tomam de mim…tanto os bandidos de colarinho branco qt os pé rapados…
Então estou na dúvida…queria muito conhecer o Canadá para sentir na pele o que é viver lá, mas ao mesmo tempo fico com receio de gastar esse $ que poderia me ajudar no processo de imigração…estou indo para Vancouver em Novembro, mas pelo que vi sobre o processo de imigração, teria que entrar por Quebec, já que o federal é mais complicado e exige tb mais $…
O que vcs acham? Faço o intercâmbio, arranjo um emprego aqui e passo uns 2 anos estudando francês e juntando $, ou meto a cara no processo sem nem conhecer o país? Tenho 29 anos.
Como esse intercâmbio de pode me ajudar no processo imigratório, visto que não iria para Quebec e sim para Vancouver?Ah, ficaria lá 1 mês e meio estudando inglês e pretendo fazer trabalho voluntário.
Obrigada!
-
26 de setembro de 2011 às 19:23 #47512javabeatsParticipante
Bom, em primeiro lugar, é preciso que você reflita sobre as diferenças entre Québec e o resto do Canadá. Fazer o processo de imigração via Québec como “atalho” para o resto do Canadá, é possível, mas é bastante desagradável, para dizer o mínimo. É o “jeitinho brasileiro” do qual você diz estar cansada
Então, para considerar qualquer plano de imigração, pense primeiro onde você gostaria de se instalar.
Em segundo lugar, aconselho a seguir em frente com o seu intercâmbio. O processo de imigração, não importa a província, vai demorar bastante (exceto em alguns casos… cabe uma pesquisa da sua parte para saber quais são). E nesse meio tempo, você consegue estudar e economizar novamente, para um plano mais definitivo.
Acho importante você ir para lá, não só para conhecer o país, mas também para esfriar a cabeça (literalmente né), e tomar uma decisão mais informada.
Bonne chance!
-
26 de setembro de 2011 às 20:01 #47514yumiyumiParticipante
Olá java!
Muito obrigada pela resposta!
Não estou querendo dar jeitinho não, é que fiquei sabendo que minha profissão não se encaixa no processo federal (Design Gráfico), daí meu amigo me disse que eu teria então que tentar o self employed ou então morar no Quebec. Daí que veio minha dúvida, se um intercâmbio em outra parte da Canadá serviria como ponto no processo (pq não sei se consigo mudar esse curso para o Quebec ou Montreal, já que paguei matrícula e recebi a carta da escola).
Se eu soubesse desse processo de imigração antes teria feito tudo diferente…já que meu problema com inglês é mais o treino mesmo, já de francês não sei NADA. >_<
Se esse intercâmbio em Vancouver servir pra alguma coisa eu pretendo ir, mas antes gostaria da opinião de várias pessoas, inclusive de quem mora no Canadá e passou pelo processo.
Obrigada!
-
26 de setembro de 2011 às 23:28 #47523Marcelo_AndradeParticipante
Olá yumiyumi…..
Sei o que você está passando… Situação muito complicada…. Se você não tivesse com visto, matricula feita etc., te aconselharia estudar Frances e fazer um intercambio em Quebec, é o que eu e minha esposa vamos fazer. Começamos estudar mês passado e em Março/12 iremos ficar um mês lá, logo após entrar com o processo. Compensa muito pra quem quer imigrar realmente.
Caso você puder fazer isso será melhor, pois você iria aprimorar mais seu Frances, que é o idioma exigido para o processo.
Agora, com relação ao Money, o Java está coberto de razão, o processo é longo e dá pra juntar mais grana até se mudar, claro que com muita disciplina. O governo de Quebec te fornece alguns benefícios também que ajudam muito, como bolsa estudo, etc…
> Reembolso para candidatos selecionados pelo Québec que estudem no exterior em escolas parceiras do governo quebequense, nos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2. O imigrante pode requerer o dinheiro preenchendo um formulário ao chegar no Québec. Cada pessoa pode receber no máximo C$1.500 de reembolso. Para ser admissível, o residente permanente deve residir no Québec no momento do pedido, além de ter estudado francês em uma escola parceira no exterior, já com CSQ e 16 anos no mínimo.
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html>Auxílio para pessoas que participam do PILI. Estudantes de francês em período integral podem receber: “subsídio de participação” (C$115 por semana, para “trabalhadores qualificados”), “subsídio de creche” (no máximo C$25 por dia por criança), “subsídio de transporte”. Estudantes de francês em período parcial também têm direito ao auxílio financeiro, mas parece que as normas são outras. Perdi este Link.
No Canadá você é livre, pode ir pra qualquer lugar, mas as coisas podem mudar tb, eu, por exemplo, tinha intenção de ir para Alberta depois, mas estou gostando tanto do Frances e das informações de Quebec que já mudei de idéia…rssss
É isso aí, vá em frente. Pesquise bastante, pois quanto mais informação você tiver, melhor. Boa sorte e conte conosco!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
27 de setembro de 2011 às 02:27 #47521FCelsoParticipante
Olá yumiyumi…..
Minha sugestão é que prossigas com o intercâmbio, faça suas experiências e decida-se depois de vivê-las. O $ você recupera, o tempo não.
Mesmo assim, tens que tomar cuidado porque Vancouver/Colúmbia Britânica e Montréal/Québec não são a mesma coisa. Se fosse considerar as duas cidades iguais, seria como comparar Manaus/Amazonas com Curitiba/Paraná. Língua e cultura muito distintas, além do clima.
P.S. Qual a sua cidade? Aqui no RS (Porto Alegre e Novo Hamburgo) conheço vários designers de produto, calçado, moda e web que estão bem no mercado.
-
27 de setembro de 2011 às 12:11 #47530Carlos_SantosParticipante
Ola Yumi,
os demais colegas colocaran varios pontos que eu também penso, nao vou repeti-los.
Mas algo em que acredito é que devemos se arrepender (se for o caso), do que fazemos e nao do que deixamos de fazer ;-)
Eu continuaria os planos, afinal os motivos nao mudaram, nao é?
O processo para o Qc é longo, basta ler mais aqui no forum e ver os tempos de entrevista, de espera pelos exames e depois do visto, pelo que percebo dois anos…. nao acho que seja isso que vc possa esperar ;-)
No mais vir para a parte francesa ou inglesa é uma questao de objetivos…..
Espero que aproveite o nosso forum, lendo-o um pouco mais antes de tomar uma decisao ou mesmo continuar a perguntar sobre detalhes extensivamente discutidos aqui no forum.
Boa leitura e boa decisao!
-
27 de setembro de 2011 às 13:27 #47516yumiyumiParticipante
Decidi pelo intercâmbio em Maio desse ano, e fiquei sabendo do processo de imigração por volta de junho…mas desanimei qd não vi minha profissão na lista, e o self employed eu não senti firmeza pq não vi muita gente aplicando por esse processo…li pouco sobre Quebec pq eu não sabia nada de francês…mas ao falar com esse amigo que já está no processo com a namorada me senti mais segura.
Logo depois conversando com um amigo que mora no Nordeste ele tb me disse que foi em palestras sobre o Quebec e tb me animou mais ainda (ele pretende entrar com o processo qd terminar a faculdade).
Mas daí tinha o intercâmbio, o que me deixou em dúvida se contaria pontos e tb fiquei confusa pois uns diziam que era besteira, enquanto outros me animavam.
Resolvi postar aqui como último teste pra ver o que as pessoas acham, mesmo pq minha dúvida se refere a um intercâmbio na parte inglesa e tomar como base suas experiências tb, o que me deixaria mais confiante (mesmo sabendo que é uma decisão pessoal).
Agradeço a todos e espero que meu tópico ajude indecisos como eu! :P
E espero no futuro ajudar outros com minhas experiências tb. Em breve volto para contar ;) -
27 de setembro de 2011 às 14:27 #47534JFParticipante
Yumiyumi,
Fazer um intercâmbio – mesmo que você fosse para qualquer outro país do mundo – é sempre uma experiência muito enriquecedora. Você vai conhecer outro país, aprimorar uma língua, conhecer pessoas diferentes, culturas diferentes, lugares diferentes. E o mais importante: vai SE conhecer melhor. Vai ver como você se sente estando longe de casa e das pessoas que gosta. Vai sair da sua zona de conforto.
Você vai voltar diferente e isso já faz parte da preparação para a imigração.
Tenho certeza que vai te ajudar na decisão de imigrar e vai te dar forças para enfrentar todo o processo.E, já que estará no Canadá, tente passar pelo menos alguns dias no Québec. Assim você verá as principais diferenças entre Vancouver e, digamos, Montreal e ainda ganha uns pontinhos extras no processo via Québec.
Bonne chance! :-)
Julia.
-
1 de maio de 2012 às 15:46 #53012lozinha26Participante
Vou aproveitar este post, pois meu dilema é o mesmo da nossa amiga Yumiyumi, pois também sou designer gráfico e nossa profissão não é privilegiada e nem equivale a nenhuma, então resolvi explorar outras possibilidades, e o intercâmbio é uma delas. Porém eu não queria somente fazer o curso de francês e “perder tempo”, pois já tenho 27 anos, queria estudar algo, por exemplo engenharia civil. Como as faculdades no Canadá são muito caras para o meu bolso, pensei fazer um curso técnico, e é daí que vem minhas dúvidas. Se eu fizer um curso técnico por lá, eu posso conseguir permissão para trabalhar? E se posso fazer o processo de imigração estando lá. E se sim, posso entrar com o processo depois de quanto tempo? Agradeceria se alguém pudesse me responder. Obrigada.
-
1 de maio de 2012 às 18:51 #53013Carlos_SantosParticipante
Ola lozinha26,
Seja bem vinda ao nosso forum!
Nao sei que curso tecnico você viu o preco, mas vc viu o custo para um estudante estrangeiro nos CEGEPs (tecnico) ?
Veja abaixo os valores:
http://www.sracq.qc.ca/etranger/nrc.aspSe vc conseguir se manter pelos tres anos de estudo dele, vc consegue fazer o processo estando aqui e pode dar entrada em seguida.
Atenciosamente
-
1 de maio de 2012 às 19:22 #53016lozinha26Participante
Oi Carlos, muito obrigada por responder, eu sempre vejo seu avatar nas respostas, você é muito prestativo. Eu procurei pelo curso de engenharia civil, e vi que o preço era esse mesmo, é mais barato e mesmo assim é caro. Mas eu estive pensando, eu tenho diploma de graduação em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual. O que me faz ser Designer Gráfico. Porém meu curso tem muito a ver com Arquitetura, e também Engenharia Civil, algumas cadeiras são comuns. Me corrija se eu estiver errada, mas olhei muita gente falando no forum sobre “encaixar” a profissão, então queria saber se é possível eu me encaixar como “Technologie du génie civil”, claro com uma devida especialização. Obrigada mais uma vez.
-
1 de maio de 2012 às 19:44 #53018lozinha26Participante
Uma pós-graduação em Engenharia Civil, ou um curso técnico em Edificações.
-
2 de maio de 2012 às 12:55 #53028FCelsoParticipante
@lozinha26 wrote:
Uma pós-graduação em Engenharia Civil, ou um curso técnico em Edificações.
Olá Lozinha26,
Veja bem, embora tu penses que Design Gráfico e engenharia civil ou arquitetura são similares, na verdade são bastante diferentes. Por exemplo, no curso de design não tem disciplinas de cálculo e física, que são básicas para a engenharia.
Tens que verificar se aceitam a tua formação de graduação em design para fazer pós-graduação (especialização) em engenharia civil. Mestrado e Doutorado, dificilmente aceitarão. Isso no Brasil.
Em relação ao técnico em edificações, tanto no Brasil como no Canadá, é um curso independente do design, então seria uma nova formação, e não uma complementação no seu currículo. Acredito ser mais fácil de obter trabalho no Canadá se você for fazer lá esse técnico.
Abç,
Fabrício -
2 de maio de 2012 às 13:38 #53031Carlos_SantosParticipante
Olá Lozinha26,
uma coisa a tomar cuidado aqui no Québec é que fazer pos na area que vc quer trabalhar as vezes (quando existe uma formacao especifica ou tendo uma ordem) é que nao da acesso ao mercado de trabalho.
Cada profissao especifica tem uma formacao técnica ou universitaria e é ela que te da acesso.
Nao adianta ter um mestrado pois o que te da acesso é a sua graduacao.
Veja as vagas de emprego que vc deseja trabalhar e depois veja qual é a formacao que o empregador exige.
Assim vc tera uma idéia mais clara do que vc deve procurar como formacao!
Isso é apenas uma sugestao!
-
3 de maio de 2012 às 01:57 #53057lozinha26Participante
Voltei à estaca zero. Alguém poderia me dar uma luz?
-
3 de maio de 2012 às 02:37 #53058lozinha26Participante
Eu estive pesquisando, percebe-se que estou meio obcecada com isso, eu poderia me adequar ao “Techniques d’intégration multimédia”? Eu andei vendo a estrutura curricular é muito igual ao Design Gráfico, eu poderia aplicar?
-
3 de maio de 2012 às 12:20 #53059Carlos_SantosParticipante
@lozinha26 wrote:
…. eu poderia aplicar?
aonde? para um intercambio (assunto do topico), trabalhp temporario? no processo de imigracao?
Vc pediu uma luz e eu ja tiunha dado…. Vamos de novo : O que eu sugeri foi…
1) é olhar uma vaga que acha que combina como as suas competencias e formacao
2) olhar a formacao exigida para esta vaga
3) validar estas informacoes e se realmente quiser ter certeza de que vc tem o que eles pedem, peca uma avaliacao comparativa de estudos ao MICC, assim vc pode provar que tem o que eles pedem.
So que isso nao tem nenhuma relacao com o topico de intercambio que é feito dentro das universidades e sim com emprego e poder trabalhar aqui!
Espero que tenha ficado mais claro, agora!
-
4 de maio de 2012 às 01:06 #53113lozinha26Participante
Carlos, esta última luz que você me deu, é muito boa, vou fazer a avaliação dos meus estudos. Assim, posso ter uma diretriz à seguir. Merci beaucoup!
-
25 de novembro de 2012 às 00:22 #58912CaseoliParticipante
Olá pessoal,
Observando este tópico me veio umas idéias:
Eu poderia fazer um intercâmbio de estudo (com ou sem trabalho) para estudar francês em Québec de 1 ano de duração, mas nesse meio tempo se eu achar que eu já tenha competência para encarar um teste oficial de idiomas aí eu faria lá no Québec mesmo.
Bom, depois de posse em mãos desse documento com notas boas (espero) tipo B2/B2 +, então eu me matricularia em um CEGEP para se não me engano com 6 meses de curso eu já poderia dar entrada na minha papelada para o CSQ através do programa de L’Expérience Québécoise.
Isso tem sentido pessoal?
Eu teria que cancelar o visto de estudo que foi tirado devido a matrícula no curso de idiomas e entrar com um novo visto de estudos para o CEGEP?
Nessa troca de vistos eu teria que retornar ao Brasil?
Abraço forte a todos.
-
25 de novembro de 2012 às 04:34 #58915RonaldoMacielParticipante
Fala Caseoli, vou responder só uma parte do teu post pois não tenho todas as respostas.
Primeiro, sobre a possibilidade de fazer a demanda do CSQ pelo PEQ (Programme d’Expérience Québécoise) como estudante estrangeiro. Vc disse que após 6 meses, vc poderia fazer a solicitação. Na realidade vc só pode abrir seu pedido quando estiver faltando 6 meses ou menos para se formar:
– détenir un diplôme du Québec admissible au PEQ ou prévoir avoir complété votre programme d’études dans les six mois suivant la date du dépôt de votre demande;
Sobre ter de voltar ao Brasil para fazer uma troca de vistos, creio que não seja necessário. Neste caso, imagino que bastaria que vc fosse num posto de fronteira para fazer os trâmites imigratórios. Há um em St-Bernard-de-Lacolle, por exemplo, na fronteira com os EUA.
Não se esqueça que ser estudante estrangeiro aqui significa pagar preço de estrangeiros e isso implica muito $$$$$.
Abraco
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
27 de novembro de 2012 às 01:32 #58938CaseoliParticipante
Olá Ronaldo,
Valeu pelos esclarecimentos!
Uma outra dúvida seria se durante um curso em um CEGEP eu poderia trabalhar como estagiário por aí?
Vc conhece qual o site para eu pesquisar os cursos na área de TI dos CEGEP’s aí em Québec?
Sds.
-
5 de fevereiro de 2013 às 19:11 #60224Yporto92Participante
Posso Pedir o processo de imigração no Canada estando como turista ?
-
5 de fevereiro de 2013 às 19:36 #60230SANDROMSParticipante
Yporto92,
Olá, sei que é a sua segunda mensagem no forum, mas atente para a regras do mesmo. Você não deve aproveitar um tópico aberto para discutir um assunto “diferente” nem deve abrir um tópico duplicado.
Você é muito bem-vindo no forum, mas tome cuidado com as regras. Sei que o forum é grande, mas você pode usar a busca para encontrar tópicos relacionados com o assunto.
O tópico abaixo seria o mais adequado para postar sua pegunta, mas acredito que a resposta já esteja lá:
APLICAR MORANDO NO CANADÁ
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/6/832.htmlSandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
4 de setembro de 2013 às 17:39 #63349BrazilianRafaParticipante
@Carlos_Santos wrote:
Olá Lozinha26,
uma coisa a tomar cuidado aqui no Québec é que fazer pos na area que vc quer trabalhar as vezes (quando existe uma formacao especifica ou tendo uma ordem) é que nao da acesso ao mercado de trabalho.
Cada profissao especifica tem uma formacao técnica ou universitaria e é ela que te da acesso.
Nao adianta ter um mestrado pois o que te da acesso é a sua graduacao.
Veja as vagas de emprego que vc deseja trabalhar e depois veja qual é a formacao que o empregador exige.
Assim vc tera uma idéia mais clara do que vc deve procurar como formacao!
Isso é apenas uma sugestao!
Será que vc poderia me ajudar? Quero ir agora esse final de ano para o Canadá estudar inglês. Já pesquisei vários preços e escolas. O que está pesando mais na minha decisão é o seguinte:
Toronto ou Montréal?
-Vou para estudar com work permit
-Sei que Toronto tem um custo de vida mais caro, mas penso que posso me encaixar em uma vaga de trabalho durante o curso de internship.
-Minha graduação é Relações Internacionais, por isso também faço planos para outra graduação lá.-Montréal é atrativo para mim (Tenho DELF A2), tbm é mais barato pra morar, mas não sei quanto às chances de emprego e aplicação do processo de imigração.
-Qual processo escolher? Qual deles teria mais chances de aplicar?
Merci!
-
5 de setembro de 2013 às 13:55 #63360mrodolfoParticipante
@BrazilianRafa wrote:
-Vou para estudar com work permit
-Sei que Toronto tem um custo de vida mais caro, mas penso que posso me encaixar em uma vaga de trabalho durante o curso de internship.
Você está vindo pra estudar ou para trabalhar? O work permit nao estaria relacionado ao seu trabalho (sem trabalho, sem work permit – a nao ser que seu visto esteja pendurado no visto de outra pessoa…)? – até entao, esse é o meu entendimento.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.