Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Biológicas, Ambientais e Saúde › Instrutora de Pilates: É necessário fazer equivalência?
- Este tópico contém 9 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 11 meses atrás por Helen Hartung.
-
AutorPosts
-
-
5 de outubro de 2012 às 01:55 #8384skyhawksParticipante
Pessoal,
Boa noite!
Tem alguém no grupo que trabalha com Pilates no Canadá?
Minha esposa é graduada em Fisioterapia e tem uma especialização em Pilates Rehabilitação pela Polestar, uma renomada organização de profissionais reconhecida mundialmente, inclusive no Canadá.
Dado que ela não pretende exercer a função de fisioterapeuta no Canadá, ela precisaria solicitar uma equivalência de diploma para exercer a profissão de instrutora de Pilates?
Fiz este questionamento durante o Processo do Quebec ao BIQ e eles não souberam informar.
Abraços
Hugo -
5 de outubro de 2012 às 02:29 #57869gabi-infirmiereParticipante
Hugo, nas atuais circunstâncias fisio esta fora da lista. (so aceitam diplomas do QC ou equivalentes)
se isso vai mudar apos março de 2013 ? ninguém sabe.
para trabalhar como Pilates nao posso dizer. Sei que aqui é uma pratica comum mas nao é a febre que é no Brasil, nao.
-
5 de outubro de 2012 às 03:56 #57873Helen HartungParticipante
Na época que eu entrei no processo provincial (fev 2011) fisio estava na lista. Como sou da área, procurei muito na net e nunca achei em nenhum fórum e nem em nenhuma das clínicas que trabalham com Pilates (e que responderam aos vários emails que mandei) no Québec a obrigatoriedade de ser fisio pra trabalhar com Pilates. O que consegui entender na época é que o curso de Pilates que eles requisitam são cursos internacionais. Até hoje não encontrei uma Ordem de profissional de Pilates do Québec. Sinceramente não sei se existe.
O que consegui saber é que existem muitos cursos de formação de Pilates no Québec, mas são beeeem caros. O único relato que encontrei sobre um(a) brasileiro(a) que trabalho com Pilates e que não é fisioterapeuta foi esse:Vamos torcer pra que fisio entre na lista de novo, pq pelo que percebi até hj, o Québec assim como muitos outros lugares mundo afora, precisam de bons profissionais de saúde.
-
5 de outubro de 2012 às 14:22 #57887skyhawksParticipante
Helen/Gabi,
Me desculpem pelo post duplicado. Depois que postei a mensagem no outro post, percebi que não era o melhor lugar para tratar do assunto, pois era uma discussão ligada ao tema fisioterapia. Daí preferi abrir um tópico apenas para discutir sobre o tema Pilates.
Ainda sobre o que vocês falaram, segundo minha esposa existe duas grandes linhas em se tratando de Pilates internacional: Polestar e Stott Pilates. Embora ambas sejam mundialmente conhecidas, a primeira é mais amplamente conhecida no EUA e a segunda no Canada.
Ela é formada pela Polestar e pretende se certificar como instrutora da Stott tão logo consiga se comunicar bem na língua inglesa/francesa, após chegarmos ao Canadá.
Para nós, mesmo após inúmeras pesquisas, não está claro se uma equivalência de diploma precisa ser realizada.
Ficamos pensando se o caso do Pilates não é similar ao caso da acumpuntura?!?!?!
Abraços
Hugo -
5 de outubro de 2012 às 16:00 #57897gabi-infirmiereParticipante
o atual processo, de imigraçcao qualificada, é baseado na lista de profissoes.
Se esta na lista (6 pontos ou 12 pontos), você pode começar o processo. Senao, é esperar até 2013 e ver se a profissao sera incluida.
Enviar a demanda por profissoes que nao estao na atual lista é literalmente jogar $ fora.Nao ha nenhuma profissao que se adapte à de instrutor de pilates na lista.
Acupuntura, no QC, é uma profissao de nivel colegial (DEC 3 anos) e autonoma. E nao esta na lista tb.
Se ela ja tiver uma proposta valida de emprego como instrutora de Pilates, ela poderia aplicar pelo outro processo.
O atual, de trabalhadores qualificados, nao se aplica. -
5 de outubro de 2012 às 17:23 #57906skyhawksParticipante
Gabi,
Acho que me expressei mal. Nós já passamos por todas essas fases, já estamos nos “finalmentes” aguardando o pedido de exames médicos do Processo Federal.
Minhas dúvidas dizem respeito ao exercimento da profissão no Canadá.
Ou seja, se ela vai poder se candidatar e exercer a função de instrutora de pilates sem ter uma equivalência de diploma de fisioterapia. Essa é minha dúvida.
Até onde descobrimos, a certificação dela é reconhecida como uma pós-graduação no Canadá.
Obrigado
Hugo -
5 de outubro de 2012 às 18:18 #57914gabi-infirmiereParticipante
entao se ja passaram do funil, parabéns.
para atuar como instrutora de pilates nao sei qual o processo.
Achei uma oferta de emprego no studio Pilates de Montréal, vocês podem entrar em contato e verificar os critérios…
(busca google *instructeur de pilates + offre de travail*)Nous sommes toujours à la recherche de professeurs certifiés et qualifiés en pilates et en yoga. Faites nous parvenir votre curriculum vitae à l’adresse courriel suivante à l’attention de Mélissa Dussault: info@mstudiopilates.com.
bonne chance
-
5 de dezembro de 2012 às 02:24 #59030Helen HartungParticipante
Essa pergunta vai pra Gabi ou pra qualquer pessoa que saiba! rs
Estou pesquisando sobre acupuntura e gostaria de saber sobre a demanda desse profissional no Quebec. Sei que é um DEC. Eu faria esse curso então em um Cegep?
Abraços à todos,
Helen. -
7 de dezembro de 2012 às 02:24 #59071gabi-infirmiereParticipante
Oi Helen.
nao sei se vale a pena responder aqui ou criar um outro topico (se ja nao existe)
acupuntura é um curso CEGEP e so o College de Rosemont que fornece esse curso.
Os dados do CEGEP =
TAUX DE PLACEMENT DES DIPLÔMÉS EN 2011 = 100%
Salaire moyen en 2012 :
58 $ par traitement
Variable selon les frais fixes à assumer et l’achalandage de la clinique.
Admission – Automne 2012
60 admis sur 180 demandesPréalables exigés
Sciences physiques 436 ou STE 4e ou SE 4eCritères de sélection
Une présélection est effectuée sur la base de l’excellence du dossier scolaire. Les candidats retenus sont reçus en entrevue individuelle et/ou de groupe. Aucun rendez-vous n’est accordé avant l’admission.
Les candidats doivent joindre à leur demande d’admission une lettre faisant état des raisons du choix de ce programme et de tout élément d’expérience et de formation approprié à la pratique de l’acupuncture.Vale a pena lembrar que acupuntura nao faz parte do sistema publico de saude, os profissionais serao sempre autônomos e trabalharao em clinicas privadas (proprias ou como associados)
dados bacanas =
Le Collège collabore avec diverses institutions de médecine traditionnelle chinoise de Chine. Il est possible pour des professeurs et des étudiants du Département de se rendre en Chine pour suivre un stage de pratique clinique dans les hôpitaux rattachés à ces institutions.dados nao tao bacanas assim =
La durée du programme est de trois ans, même pour les candidats ayant déjà terminé des études collégiales ou universitaires.maiores infos
http://www.crosemont.qc.ca/admission-programmes/formations-techniques/acupuncture -
7 de dezembro de 2012 às 03:58 #59072Helen HartungParticipante
Super obrigada Gabi!
É uma pena realmente a acupuntura não fazer parte do sistema de saúde…
Vou pensar a respeito.
Obrigada e grande abraço pra vc!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.