Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Universidades › Iniciar ou não uma graduação ainda no Brasil?
- Este tópico contém 21 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 11 meses atrás por JuliaIracema.
-
AutorPosts
-
-
10 de janeiro de 2012 às 17:56 #7850FilipevsmParticipante
Olá pessoal.
Estive lendo bastante sobre como funciona o processo de transferência de cursos de graduação do Brasil para o Canadá, e apesar de trocar emails com todas as principais universidades de Montréal e também com a federal de Brasília, infelizmente não consegui muitas informações sólidas.
O que estive pensando era…
Como meu processo (se seguir o prazo máximo estipulado) terminará em meados de Dezembro de 2013, pensei em iniciar uma segunda graduação na qual desejo fazer ainda no Brasil.
Até lá, tería 4 semestres concluídos, realizaria a emigração, e pediria transferência do meu curso para Montréal para cursar os outros 4 semestres.
Levando isto em consideração, tenho algumas dúvidas.
1. Vale a pena, ou é melhor esperar para realizar a graduação toda no Canadá?
2. Já viram casos deste tipo?
3. É viável encarar uma segunda graduação e ao mesmo tempo trabalhar full-time?
4. É possível, logo na chegada, obter uma bolsa de estudos (e ajuda de custos) para um curso de graduação?
5. A transferência de créditos se dá de forma tranquila, ou perde-se muitos créditos no processo de transferência?
6. Há alguma outra experiência que vocês tenham sobre este assunto, que vale ser mencionada e ponderada nesta temática?NOTA: Não é um curso que tenha filiação a uma Ordem.
NOTA²: Acompanhei algumas informações detalhadas no post http://brasilquebec.com/forum-cbq/29/964.htmlFico imaginando algumas opções, mas prefiro ter uma idéia prática de vocês também.
Obrigado!
-
10 de janeiro de 2012 às 18:53 #49613mrodolfoParticipante
Alguns pontos a considerar:
– seu curso vai custar mais caro se você não for cidadão canadense ou residente permanente no Québec (para universidades québécoises);
– você não terá direito à prêt-et-bourse pelos mesmos motivos acima mencionados;
– pelo o que sei, há um limite na equivalência de créditos. Por exemplo, na Polytechnique de Montréal, são até 30 créditos e a nota deve ser superior a 7;
– aqui, se você não for estudante em tempo integral, penso que não é elegível às subvenções do governo (prêt-et-bourse); -
10 de janeiro de 2012 às 18:54 #49614RonaldoMacielParticipante
Olá Filipe, vou tentar te ajudar com as informações que tenho pois nao tivemos uma situação como a sua. O que aconteceu na realidade é que minha esposa começou uma segunda graduação no Québec, pois mudou de carreira. Ela era economista no Brasil e hoje é uma estudante de Biologia. Entào vamos às suas perguntas.
1. Vale a pena, ou é melhor esperar para realizar a graduação toda no Canadá?
Estudar aqui sempre vale a pena. Recomendo a todos a minha volta pois a qualidade das universidades aqui é excelente. Esta sua pergunta é um pouco difícil de responder pois tudo dependerá na verdade das equivalências que a universidade te dará quando vc chegar aqui. Será que reconhecerão todas suas matérias? Provavelmente vc terá de traduzir tudo por um tradutor da OTTIAQ, o que também gerará alguns gastos. Então inicar a faculdade no Brasil, sobretudo se for paga, vc ainda terá o risco de ter matérias sem a devida equivalência e portanto vc deverá fazer de novo. Qual curso vc pensa em fazer agora?
2. Já viram casos deste tipo?
Como te disse, infelizmente não, mas conheço algumas pessoas que fazem sua segunda graduação aqui e estão indo bem. Minha esposa estuda na Univ de Montreal e o francês ainda é algo que pega, mas ela consegue levar bem e tem até tirado notas boas.
. É viável encarar uma segunda graduação e ao mesmo tempo trabalhar full-time?
Isso vai depender de quantos créditos vc for fazer. Para ser considerado temps plein (e por isso ter direito ao prêt et bourse) vc precisa faer no mínimo 12 créditos, o que equivale a 4 matérias de 3 créditos (ou 3h de curso por semana). Na faculdade escutamos que 1h de estudo em sala equivale a 2h de estudo em casa. Isso geralmente é verdade mas pode ser mais para algumas matérias. Então pela nossa experiência e de outros amigos, estudar a temps plein e trabalhar também a temps plein acaba sendo impossível! :?
Eu faço 2 matérias de 3 créditos cada (tenho aulas terças e quintas das 18h45 às 21h45) e trabalho a temps plein, consigo levar bem assim. Talvez até 3 matérias seja possivel fazer, mas vc vai ficar um pouco apertado e provavelmente precisará sacrificar seus fins de semana.
4. É possível, logo na chegada, obter uma bolsa de estudos (e ajuda de custos) para um curso de graduação?
Sim, e isso não é difícil. Mas como falei acima, para ter direito ao prêt et bourse oferecido pelo governo vc precisará estudar a temps plein, o que significa 12 créditos por sessão (outono, inverno e verão – opcional). Uma parte da sua ajuda de custo é bolsa de fato então é sua mas a outra parte é empréstimo, que vc deverá devolver ao final da faculdade conforme negociação com o banco mantenedor do empréstimo. Até 6 meses após o fim do curso vc não paga nenhum juro. Após este período, eles começam a contar. Não sào nada alarmantes se comparados com os do Brasil.
5. A transferência de créditos se dá de forma tranquila, ou perde-se muitos créditos no processo de transferência?
É aqui que mora a dúvida. Se na sua ementa está escrito que vc estudou talvez uns 80-90% do que é a ementa do curso na universidade daqui, eles te dão a equivalência, senão vc terá de fazer novamente. Minha esposa conseguiu duas equivalências na faculdade para cursos que eram pré-requisitos (de matemática e cálculo com álgebra linear) sem problemas pois a ementa era bem clara e correspondia ao que exigiam aqui na Univ de Montreal.
6. Há alguma outra experiência que vocês tenham sobre este assunto, que vale ser mencionada e ponderada nesta temática?
Acredito ter respondido suas dúvidas. Seria interessante vc mencionar que curso deseja cursar aqui e qual curso vc já fez no Brasil anteriormente para melhor avaliar como seria esta transição. Como te falei minha esposa tinha feito Economia e para fazer Biologia aqui, ela teve de fazer algumas materias que eram pré-requisitos para entrar no curso pios eles exigiam um DEC (nível CÉGEP) em Ciências, o que ela não tinha. Assim teve de cursar umas 4-5 matérias antes de entrar oficialmente na faculdade.
Fora isso, se decidir por estudar aqui, prepare-se para ter um ensino de muito boa qualidade mas também esteja pronto para ser exigido na mesma medida. Aqui todo mudno estuda e ninguém passa sem estudar, nao existe trabalhinho pra ajudar na nota, nada. Realmente é preciso se dedicar mas acredito que os frutos que se colhem depois recompensam o esforço.Abraços e disponível para outras dúvidas!
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
10 de janeiro de 2012 às 18:57 #49615RonaldoMacielParticipante
E concordo com os pontos do Marcos sao tb todos válidos…
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
10 de janeiro de 2012 às 19:05 #49616alanluiParticipante
Pra quem esta dando a entrado no federal ou vai dar eu recomendo que comecem a faculdade aqui… pois até sair o visto vc vai estar formado ja…
Abraços…
-
10 de janeiro de 2012 às 22:30 #47354FilipevsmParticipante
Muito obrigado pelo grande detalhe de informações!
Acabei cometendo esse erro de não comentar meus cursos… Pois bem, hoje trabalho com TI (Tecnólogo com Pós-Graduação) que talvez me renderá um “CEGEP” quando chegar em Montréal, e gostaria de fazer Jornalismo.
É muito fácil notar que as oportunidades de TI são inúmeras, mas não sei por quanto tempo eu teria desejo de continuar fazendo o que faço hoje. Talvez seja somente uma sensação do local onde trabalho, ou mesmo o ambiente que estou hoje, e isto mude no Canadá, mas… É sempre bom pensar numa alternativa, não é mesmo?
Jornalismo é algo que também gosto bastante, e pensei em encarar essa transferência quando recebesse o visto de residente permanente.
Bom, apesar de tudo isto, somente serei capaz de enviar o dossiê em Abril devido as mudanças no processo (sobretudo sobre os exames de línguas), e levando em consideração que o processo provincial está levando algo na casa de 8-9 meses, e o federal 12-14 meses, creio que minhas estimativas para receber o visto não estão lá muito erradas.
Faria este ano o curso em uma Universidade privada (economizando menos para minha ida como emigrante), ano que vem efetuaria uma transferência para a Universidade federal (ou permaneceria na privada, em último caso), e então finalmente, transferiria para uma Universidade em Montréal.
Será que vale mais a pena então aguardar a chegada para realizar este curso?
Será que seria viável (e prudente) encarar um novo curso logo na chegada “en temps plein”? É possível viver com esta bolsa (considerando este curso, que é de 4 anos)?
Parece um tanto quanto clara a resposta, mas acham esta mudança de TI para Jornalismo uma opção acertada, levando em consideração o mercado para ambas as áreas?
Desculpem por tantas perguntas. Não quero tomar nenhuma atitude precipitada.
Obrigado novamente a todos!
-
11 de janeiro de 2012 às 12:20 #49455FilipevsmParticipante
Outra coisa que estive pensando, e que talvez seja relevante a nossa discussão é…
Devido a concorrência do mercado de Jornalismo em Montréal, e também pela dificuldade de deixar completamente o ramo de TI (com melhor salário para os primeiros anos de um imigrante), pensei em seguir com os estudos paralelamente, como nosso amigo Ronaldo pegando poucos créditos por período.
Atuaria em jornalismo talvez bem futuramente (pelo menos após uns 4-5 anos de Canadá), ou mesmo de forma autônoma/freelancer.
O que acham?
-
11 de janeiro de 2012 às 14:07 #49465mrodolfoParticipante
Felipe, você escreve em inglês e em francês sem erros? Jornalista tem que escrever….
Invista primeiro no idioma, pois é aí que o bicho vai pegar…
-
11 de janeiro de 2012 às 17:50 #49473RonaldoMacielParticipante
E aí Filipe, é a área de TI está visivelmente mais em demanda que a área de jornalismo, principalmente aqui no Québec. Tente pesquisar mais para realmente ver se não só o seu emprego atual que esteja te desanimando ou se é a profissão como um todo, pois ela é vasta e promissora.
Fazendo um pequeno aparte no assunto e sendo franco, eu acho que o jornalismo é uma área complicada para um estrangeiro atuar num outro país (a menos que ele seja corresondente obviamente). Pois muito além de redação perfeita no novo idioma (inglês e/ou francês), acredito que o profissional precise ter um conhecimento sólido dos hábitos, cultura e história deste país, por isso me parece uma área difícil de entrar mesmo estudando aqui. O conhecimento necessário não é somente técnico, ele é mais vasto…
Mas claro que não é impossível, então considerando as questões que vc colocou.
Será que seria viável (e prudente) encarar um novo curso logo na chegada “en temps plein”? É possível viver com esta bolsa (considerando este curso, que é de 4 anos)?
Pode até ser possível mas a vida será apertada. Se vc for solteiro, estudando a temps plein, sua bolsa/emprestimo variará conforme número de créditos, então se vc fizer entre 12-15 créditos, sua bolsa deve ser em torno de 700-800$. Como se vê, não é muito, então seria necessário vc dividir um ape com outra pessoa e tentar economizar bem. No verão vc poderia trabalhar pra fazer uma poupancinha e aproveitar um pouco. Poderia também tentar outras bolsas, além da governamental, mas as que oferecem alguns institutos privados que fazem convênio com a universidade. Vai ser um desafio.
Mas ainda acho que é melhor estudar aqui que no Brasil pois o seu diploma terá mais peso, sobretudo numa área como jornalismo ou comunicação social. E claro tb em razão da sua formação em si que será in loco.
As graduações aqui tem duração prevista de 3 anos, se vc seguir o calendário recomendado que deve exigir uns 15 créditos por sessão (15 no outono, 15 no inverno), fazendo 30 por ano e 90 no final (o número de anos médio de um baccaleauréat). Porém se vc fizer menos matérias por sessão seu curso vai ficar mais longo, então vc precisaria saber lidar com isso e fazer o possível para nao bater seus horarios etc…
Boa sorte!
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
12 de janeiro de 2012 às 00:01 #49483FilipevsmParticipante
Olá Ronaldo!
Mais uma vez agradeço a ótima mensagem e dicas!
Espero que as coisas sejam bastante diferentes profissionalmente no Canadá. Talvez me mantenha na TI. De toda forma, creio que ainda farei Jornalismo, para atuar em projetos próprios.
Vou pensar direitinho nisto!
-
21 de junho de 2012 às 11:55 #54566JuliaIracemaParticipante
Olá, Pessoal.
Também tenho uma duvida parecida.
Eu queria fazer a faculdade de Ciência Computação em 2013, que aqui no Brasil tem duração de 4 anos, mas o curso custa +/- R$570,00 :( .
Eu pretendo entrar com o processo de imigração em meados de 2014, com a Graça de Deus.
Só que corre o sério risco de eu concluir o processo e não ter terminado a faculdade.
Ai que fica minha dúvida: É melhor não fazer a faculdade e esperar pra faze-la no Quebec? Ou faço mesmo assim e torso para concluir antes?. E como funciona o sistema de curso Temps complet e Temps partiel? Da pra fazer tudo a noite?PS: Eu estava olhando os cursos de graduação no Quebec e um que me interessou foi esse aqui:Baccalauréat en informatique.
-
21 de junho de 2012 às 13:23 #54567gabi-infirmiereParticipante
@JuliaIracema wrote:
Olá, Pessoal.
Eu queria fazer a faculdade de Ciência Computação em 2013, que aqui no Brasil tem duração de 4 anos, mas o curso custa +/- R$570,00 :( .
Eu pretendo entrar com o processo de imigração em meados de 2014, com a Graça de Deus.
Só que corre o sério risco de eu concluir o processo e não ter terminado a faculdade.
Ai que fica minha dúvida: É melhor não fazer a faculdade e esperar pra faze-la no Quebec? Ou faço mesmo assim e torso para concluir antes?. E como funciona o sistema de curso Temps complet e Temps partiel? Da pra fazer tudo a noite?PS: Eu estava olhando os cursos de graduação no Quebec e um que me interessou foi esse aqui:Baccalauréat en informatique.
Julia, para o processo de imigraçao você ja deve ter uma profissao que conste na lista. Você ja trabalha na area de TI? Se ja tiver o equivalente minimo a um DEP (=curso técnico no Brasil, minimo de 1800h) você pode aplicar e obter seu CSQ e dai, se tiver realmente interesse em retornar aos estudos, podera fazê-lo estando aqui e pagando como quebeca (obtendo prêt-et-bourse e todo kit).
Se você ainda esta se profissionalizando, uma opçao seria finalizar a faculdade aqui via acordos como o do CREPUQ (ha topicos discutindo essas modalidades)
O programa de imigraçao visa candidatos ja aptos ao mercado de trabalho, nao é dito oficialmente mas o Québec nao quer imigrantes que mudem de profissao e que demorem mais 4 ou 5 anos para a entrada no marché.
Dizer na entrevista que pretendemos ir ao QC e mudar de profissao é algo como um *tiro no pé* na minha opiniao.Para os horarios, nao existe curso 100% noturno, o temps partiel contempla menos disciplinas por sessao e pode concentrar as disciplinas no verao, num modulo intensivo.
Ao ser admitido num bac aqui, provavelmente devera fazer disciplinas complementares, como a esposa do Ronaldo fez.
No seu caso, pegando por base o curriculo da UdeMConditions d’admissibilité
être titulaire d’un des diplômes d’études collégiales (DEC) suivants :
DEC en sciences, lettres et arts
DEC en sciences de la nature
DEC en sciences informatiques et mathématiques
Dec en techniques de l’informatique (Voir Remarques)
être titulaire de tout autre diplôme d’études collégiales (DEC) décerné par le ministre de l’Éducation du Québec ou faire la preuve d’une formation équivalente au DEC (voir section 8)
et avoir réussi, avant l’entrée dans le programme, les cours préalables suivants (dont on trouvera une description et des équivalences à la section 7) :
Mathématiques 103, 105 et 203para saber os horarios em que sao ministrados os cursos, veja no site da propria Universidade, no link *répertoire des cours*
Em geral as universidades darao uma proposta de horarios, mas você pode se matricular no horario que for mais conveniente para você.
Algumas vezes o curso oferece apenas 1 opçao de horario ….http://www.progcours.umontreal.ca/programme/index_fiche_prog/117510_struc.html
bonne chance
-
21 de junho de 2012 às 13:56 #54571SANDROMSParticipante
@JuliaIracema wrote:
E como funciona o sistema de curso Temps complet e Temps partiel? Da pra fazer tudo a noite?
PS: Eu estava olhando os cursos de graduação no Quebec e um que me interessou foi esse aqui:Baccalauréat en informatique.
Julia,
Além de tudo que a Gabi já respondeu, eu acrescento uma coisa: mesmo que você consiga encaixar todas as materias no periodo noturno, faculdade aqui é muito puxado. Dificilmente vc conseguirá conciliar com trabalho full-time.
O que as pessoas costumam fazer aqui é estudar tempo integral, pedir empréstimo e bolsa e se faltar grana fazer sanduiches no Subway ou no McDom, ou outro bico em tempo parcial ou no verão.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
21 de junho de 2012 às 19:27 #54582JuliaIracemaParticipante
@gabi-infirmière wrote:
@JuliaIracema wrote:
Olá, Pessoal.
Julia, para o processo de imigraçao você ja deve ter uma profissao que conste na lista. Você ja trabalha na area de TI? Se ja tiver o equivalente minimo a um DEP (=curso técnico no Brasil, minimo de 1800h) você pode aplicar e obter seu CSQ e dai, se tiver realmente interesse em retornar aos estudos, podera fazê-lo estando aqui e pagando como quebeca (obtendo prêt-et-bourse e todo kit).
Se você ainda esta se profissionalizando, uma opçao seria finalizar a faculdade aqui via acordos como o do CREPUQ (ha topicos discutindo essas modalidades)
O programa de imigraçao visa candidatos ja aptos ao mercado de trabalho, nao é dito oficialmente mas o Québec nao quer imigrantes que mudem de profissao e que demorem mais 4 ou 5 anos para a entrada no marché.
Dizer na entrevista que pretendemos ir ao QC e mudar de profissao é algo como um *tiro no pé* na minha opiniao.Para os horarios, nao existe curso 100% noturno, o temps partiel contempla menos disciplinas por sessao e pode concentrar as disciplinas no verao, num modulo intensivo.
Ao ser admitido num bac aqui, provavelmente devera fazer disciplinas complementares, como a esposa do Ronaldo fez.
être titulaire de tout autre diplôme d’études collégiales (DEC) décerné par le ministre de l’Éducation du Québec ou faire la preuve d’une formation équivalente au DEC (voir section 8)
et avoir réussi, avant l’entrée dans le programme, les cours préalables suivants (dont on trouvera une description et des équivalences à la section 7) :
Mathématiques 103, 105 et 203para saber os horarios em que sao ministrados os cursos, veja no site da propria Universidade, no link *répertoire des cours*
Em geral as universidades darao uma proposta de horarios, mas você pode se matricular no horario que for mais conveniente para você.
Algumas vezes o curso oferece apenas 1 opçao de horario ….http://www.progcours.umontreal.ca/programme/index_fiche_prog/117510_struc.html
bonne chance
Oi Gabi,
Eu sou tecnologa em analise de sistemas de 2,5 anos, que pode valer como DEC ou DEP.Fora dois anos de experiencia como suporte técnico.
Pelo teste online eu passo com inglês e francês intermediários.
Eu olhei a grade dos cursos e, realmente, são poucos as materiais a noite. E também eu fiz as contas e o que o eu vou gastar aqui com Ciências da Computação por 4 anos é = +/- CAD14.00,00 (SÓ A MENSALIDADE). Ou seja, o valor completo de uma faculdade no Quebec e ainda sobra. 8O
Por isso, acho melhor esperá até chegar no Quebec e depois fazer a faculdade. Ah, em algumas universidades no Quebec tem a opção de fazer estagio como matéria do curso a universidade junto com cooperativas te encaminham para estagiar em empresas, normalmente esses cursos vem com coopératif na descrição, mas só quem estuda a tempo pleno pode optar por ele.
Ah, Gabi não se preocupa não sou nem maluca pra falar na entrevista que vou iniciar um curso pleno na faculdade assim que chegar lá. :D -
21 de junho de 2012 às 19:30 #54583JuliaIracemaParticipante
@gabi-infirmière wrote:
@JuliaIracema wrote:
Olá, Pessoal.
bonne chance
Oi Gabi,
Eu sou tecnologa em analise de sistemas de 2,5 anos, que pode valer como DEC ou DEP.Fora dois anos de experiencia como suporte técnico.
Pelo teste online eu passo com inglês e francês intermediários.
Eu olhei a grade dos cursos e, realmente, são poucos as materiais a noite. E também eu fiz as contas e o que o eu vou gastar aqui com Ciências da Computação por 4 anos é = +/- CAD14.00,00 (SÓ A MENSALIDADE). Ou seja, o valor completo de uma faculdade no Quebec e ainda sobra. 8O
Por isso, acho melhor esperá até chegar no Quebec e depois fazer a faculdade. Ah, em algumas universidades no Quebec tem a opção de fazer estagio como matéria do curso a universidade junto com cooperativas te encaminham para estagiar em empresas, normalmente esses cursos vem com coopératif na descrição, mas só quem estuda a tempo pleno pode optar por ele.
Ah, Gabi não se preocupa não sou nem maluca pra falar na entrevista que vou iniciar um curso pleno na faculdade assim que chegar lá. :D -
21 de junho de 2012 às 19:41 #54584SANDROMSParticipante
@JuliaIracema wrote:
Se você já tem formação superior, qual é a motivação para fazer o Bacharelado? No Quebec vc ainda pode optar por um AEC (college), ou por um certificado universitário de primeiro ciclo (30 créditos). Ambos são cursos complementares de +- 1 ano.
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
21 de junho de 2012 às 20:15 #54585JuliaIracemaParticipante
@SANDROMS wrote:
@JuliaIracema wrote:
Se você já tem formação superior, qual é a motivação para fazer o Bacharelado? No Quebec vc ainda pode optar por um AEC (college), ou por um certificado universitário de primeiro ciclo (30 créditos). Ambos são cursos complementares de +- 1 ano.
Oi Sandroms.
É que o DEP ele não é aceito fora do Quebec. Então achei melhor fazer o bacharelado.
mas vou dar uma olhada nesses que você citou. Vc tem algum para indicar nos aredores de Gatineau? -
22 de junho de 2012 às 14:14 #54607SANDROMSParticipante
@JuliaIracema wrote:
Oi Sandroms.
É que o DEP ele não é aceito fora do Quebec.
Julia o DEP é aceito fora do Quebec sim, olhe nas profissões do Grupo 2: [http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf]
Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans) pontua 6 pontos.
Sciences de l’informatique (BACC. – 3 ans) pontua 6 pontos.
Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans) pontua 6 pontos. Essa é a formação normalmente aceita para tecnólogos.Entretanto, a pontuação pelos anos de estudo são diferentes. Começar um um bacharelado agora no Brasil pensando em imigrar, pode ser arriscado, pois quando vc se formar daqui a 4 anos quem garante que o processo de imigração não terá mudado de novo?
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
22 de junho de 2012 às 14:57 #54609JuliaIracemaParticipante
Desculpa Sandroms, é que eu me confundir. Me disseram que é o DEC que não é aceito fora do Quebec. Sobre isso o meu tecnólogo é de 2,5 anos será que esmo assim ele pode ser tratado como DEC .
Mas vc tem razão sobre iniciar a faculdade no Brasil. Pelas minhas contas, mesmo que eu inicie em 2013, como eu pretendo da inicio ao dossie em 2014 e como o processo todo leva em média 15 meses,corre o sério risco de eu não ter o diploma na mão quando o visto de RP chegar. Sem falar que como eu disse acima, o valor que vou pagar aqui só com a mensalidade da pra eu iniciar um curso lá ou pra eu me sustentar por um bom tempo sem emprego.
Enquanto 2014 não chega, eu vou me preparando de outra maneira.
Como a minha empresa (trabalhei como clt) não quer dá aquela carta de experiência que é cobrada no dossie, eu vou tirar certificações na minha areá de suporte técnico(CompTIA, Cisco, Linux, Windows,etc.) para me ajudar quando eu chegar no Quebec, já que elas são aceitas mundialmente.Desculpa pelo tamanho do post :oops: .
-
22 de junho de 2012 às 16:22 #54612SANDROMSParticipante
Julia,
Não me interprete mal, mas acho que vc está tomando decisões baseadas em informações erradas:
Quem te disse que o seu curso não aceito? E o que vc quer dizer com isso?
1) Para o CSQ ele pode ser interpretado como DEC ou DEP, ambos são aceitos para o processo de imigração como grupo 2. Sendo que DEC pontua mais (vc precisa desses pontos extras? Já fez as duas simulações online?)
2) Para o mercado de trabalho o DEC é muito bem aceito, e DEP nem tanto. Mas se você tem experiência na área a formação importa menos. Qual é a sua experiência? Desenvolvimento ou suporte? Que tecnologias?
O processo todo não dura 15 meses. Hoje está entre 2 e 3 anos! Só a fase federal está batendo os 20 meses.
No dossiê vc pode comprar a experiência pela Carteira de Trabalho, holerites etc… para se inserir no mercado de trabalho você fará testes de conhecimento, apresentará referências de empregos anteriores no Brasil (já selecione uns colegas que falam inglês ou francês) e as certificações ajudam bastante também.
Um abraço e boa sorte,
Sandroms -
Os Patos no Facebook -
22 de junho de 2012 às 16:48 #54613JuliaIracemaParticipante
Obrigada Sandroms,
Fico aliviada por saber que o meu tecnologo pode ser aceito como DEC e ainda pode ser aceito em todo Canadá.
Quanto minha experiência tenho 2,5 anos como assistente de suporte técnico. Também fiquei tranquila ao saber que posso comprovar minha experiência sem a tal carta. Para provar minha experiência eu tenho minha carteira de trabalho, minha carta de rescisão (sem justa causa), e para provar minhas horas eu tenho guardada meu crachá da empresa (nele tem a horas diárias). Espero que só isso basta.
Quanto ao teste eu passo em ambos os casos (DEC ou DEP), como francês e inglês intermediário.
Só dependo agora de conseguir um emprego pra começar a juntar a grana necessária.Muito obrigada.
-
29 de dezembro de 2012 às 23:13 #59399JuliaIracemaParticipante
Oi, pessoal.
Só lembrando o post anterior. Eu já me decidir!
Para compensar a falta da tal carta eu irei tirar umas certificações em redes, windows server e linux (eu prestava suporte a rede e aos servidores.) pois além de me ajudar a conseguir um emprego, também podera me ajudar na entrevista, já que me disseram que os entrevistadores costumam olhar com bons olhos quem tem certificações.)
Quanto a faculdade deixarei para fazer no Quebec mas só depois de ter 2 anos de experiência canadenses, pois como vcs disseram o governo do Quebec quer uma pessoa que já entrei no mercado por isso eu acho que seria meio injusto com o Processo de Quebec se eu entrasse uma faculdade sem ter trabalhado para retribuir a gentileza deles de me aceitarem com residente.
Por isso, eu já iniciei um curso de francês online que só vai até o básico (fora que eu ja estou terminando meu curso de inglês e já consigo assistir alguns filmes com o audio em inglês sem a legenda) e no momento estou estudando para concursos públicos para minha área (pois pagam melhor que na iniciativa privada) assim eu poderei juntar o dinheiro necessário para dar inicio ao processo. Sem falar que poderei fazer um curso de francês.Grata e desculpa pelo tamanho do post :oops:
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.