Indústria farmacêutica

• Este tópico contém 51 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Sgmille.
Visualizando 51 respostas da discussão
  • Autor
      Chum
      Participante

Olá!

Estou aguardando o pedido dos passaportes e planejando ir para o Quebec em maio. Terminei há pouco meu doutorado em farmacologia, e minha idéia é ir para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento na indústria farmacêutica. Pelo que consegui levantar pela internet, há um pólo de indústrias farmacêuticas bem grande em Montreal e Laval.

Alguém que já está no Canadá trabalha nessa área?

Estou pensando em tentar um pós-doutorado para fazer contatos e ter boas referências para depois me candidatar a um emprego na indústria. O que vocês acham? Vale a pena fazer isso ou é melhor já dar as caras de uma vez?

Todo palpite será bastante apreciado. :D

Belinassi
      Participante

Olá Chum!
      Sou farmacêutica e eu e meu marido tb temos intenção de ir em maio (se o pedido de exames assim permitir!). Realmente, Laval tem um polo industrial muito grande e cheio de indústrias farmacêuticas. E acredito q vc tenha escolhido uma ótima área. Se precisar de alguma coisa podemos manter contato.

Abracos
      Bibi

http://www.ilhaebibi.blogspot.com

Rogerio e Juli
      Participante

Olá Chum.
      Me chamo Rogério e estou fazendo mestrado em farmacologia, na UFMG. Já sou casado e tenho 32 anos, tendo exercido a profissao de farmaceutico nos ultimos 8. Estou iniciando meu processo ainda, mas talvez possamos nos ajudar.
      Na minha opinião vc deveria fazer o posdoc. Vai uma resumida lista de motivos.
      1 – Entrada suave na sociedade canadense, conhecendo já pessoas que conhecem pessoas e na sua área de atuação.
      2 – Renda, pois o posdoc é pago.
      3 – treinamento profissional, pois o posdoc é um tipo de emprego temporario como pesquisador.
      4 – Após o posdoc vc é um candidato forte a vaga de professor em universidades canadenses.
      5 – Enquanto faz o posdoc pode se licenciar em sua profissão, se for do seu interesse.

Em que área da farmacologia vc pesquisa?
      Abração e até breve.
      Rogério.

Chum
      Participante

Bibi,

É sempre bom manter contato. :wink:

Vamos nos falando, a gente pode ir se atualizando também pelos nossos blogs. O meu e da minha esposa é pantoute.wordpress.com

Um abraço,

Tiago

@Belinassi wrote:

Olá Chum!
      Sou farmacêutica e eu e meu marido tb temos intenção de ir em maio (se o pedido de exames assim permitir!). Realmente, Laval tem um polo industrial muito grande e cheio de indústrias farmacêuticas. E acredito q vc tenha escolhido uma ótima área. Se precisar de alguma coisa podemos manter contato.

Abracos
      Bibi

http://www.ilhaebibi.blogspot.com

Chum
      Participante

Rogério,

Com quem você trabalha na UFMG?

Eu trabalhei com sinalização celular, mais especificamente com a sinalização do AMP cíclico no músculo esquelético, na Unifesp.

As razões que vc mencionou são as que me levaram mesmo a considerar um pós-doc… Parece que essa vai ser minha opção mesmo.

Um abraço,

Chum

pantoute.wordpress.com

@Rogério e Juli wrote:

Olá Chum.
      Me chamo Rogério e estou fazendo mestrado em farmacologia, na UFMG. Já sou casado e tenho 32 anos, tendo exercido a profissao de farmaceutico nos ultimos 8. Estou iniciando meu processo ainda, mas talvez possamos nos ajudar.
      Na minha opinião vc deveria fazer o posdoc. Vai uma resumida lista de motivos.
      1 – Entrada suave na sociedade canadense, conhecendo já pessoas que conhecem pessoas e na sua área de atuação.
      2 – Renda, pois o posdoc é pago.
      3 – treinamento profissional, pois o posdoc é um tipo de emprego temporario como pesquisador.
      4 – Após o posdoc vc é um candidato forte a vaga de professor em universidades canadenses.
      5 – Enquanto faz o posdoc pode se licenciar em sua profissão, se for do seu interesse.

Em que área da farmacologia vc pesquisa?
      Abração e até breve.
      Rogério.

Rogerio e Juli
      Participante

Trabalho com a Professora Miriam Tereza Paz Lopes, substancias antitumorais, mas meu projeto é mais focado em hemostasia e trombose. Depois de eu terminar o mestrado tenho o plano de fazer doutorado lá no Quebec. Até lá, espero, meu processo estará completo. A industria farmaceutica é tb o meu alvo.
      Se vc for como posdoc sua entrada na sociedade canadense será provavelmente mais suave do que como uma cara procurando emprego, ainda que doutor. Na verdade, pelas minhas pesquisas, o fato de ter um doutorado não é assim garantia de bom emprego, pelo menos de cara. Para certos empregos podemos estar “overqualified” e para os do nosso nível, o numero e qualidade de nossas publicações tem que ser maior/melhor que dos nossos concorrentes. O posdoc te daria este diferencial em termos de publicação, ou te empataria com os concorrentes. Já que posdoutorando lá vc publicaria em excelentes revistas, provavelmente. Bom, está é uma opinião, não um fato. De todo modo, mudar de país é uma mudança tão grande, um salto, que eu preferiria ter rede de proteção em baixo. rsrsrs. Eu já debati isto com um amigo que vai imigrar pro Quebec e que já tem posdoc, mas que pensa seriamente em ir pra “fazer outro posdoc” pelos motivos que ja discutimos aqui.
      VocÊ está de olho especificamente em alguma empresa/universidade ?
      Abraço.
      Rogério
      Se quiser adicionar
      email, msn, orkut: robilheiro@hotmail.com

faley
      Participante

Oi, Tbm sou farmacêutica e tenho pensado em fazer um mestrado no Canadá. Ainda não faço ideia qual área pretendo seguir, mas gostaria muito de ficar na parte da indústria farmacêutica – patentes, pq trabalho com isso.
      Nas minhas pesquisas de emprego nas indústrias farmacêuticas vi muitas vagas que exigem mestrado, portanto acho que (do blog pantoute, sorry esqueci o nome) vc tem muitas chances de conseguir emprego com o seu doutorado…
      E o bom é que a maioria dessas vagas não exigia ser da ordem!!!
      Boa Sorte a todos, especialmente os farmacêuticos!!!
      Tbm estou indo pra Laval, mas acredito que estarei lá em março!!!
      Que Deus me ajude!!!!

Rogerio e Juli
      Participante

Olá Faley.
      Com o visto de residente permanente fica fácil fazer mestrado lá, o que te cologaria muito proxima de um emprego na industria ou de um doutorado se vc achar melhor na época.
      A propósito, em quais sites vc tem olhado vaga pra indústria? Poderia me enviar o link? Sou farmacêutico e estou fazendo mestrado em farmacologia e termino só em 2011. Ainda não apliquei pra imigração,nem sei direito quando, pois to ainda esperando alguns documentos que estao vindo de outras cidades… Além disto minha esposa apenas começou a estudar françês. Mas eu já gostaria de ir olhando as possibilidades de emprego pra alguem com mestrado mas não licenciado na ordem.
      Abraço.
      Rogério

Chum
      Participante

@Rogério e Juli wrote:

Olá Faley.
      A propósito, em quais sites vc tem olhado vaga pra indústria? Poderia me enviar o link? Sou farmacêutico e estou fazendo mestrado em farmacologia e termino só em 2011. Ainda não apliquei pra imigração,nem sei direito quando, pois to ainda esperando alguns documentos que estao vindo de outras cidades… Além disto minha esposa apenas começou a estudar françês. Mas eu já gostaria de ir olhando as possibilidades de emprego pra alguem com mestrado mas não licenciado na ordem.

Rogério,

Para sites de emprego, você pode começar com os governamentais:
      Quebec: http://emploiquebec.net/index_en.asp
      Canadá: http://www.jobbank.gc.ca/intro_eng.aspx

Você também pode tentar o Workopolis (http://www.workopolis.com/) e o Jobbom (http://www.jobboom.com).

Abraços,

Chum
      http://pantoute.wordpress.com

faley
      Participante

Rogério, tem esses sites que o Chum recomendou e tbm tem esse:
      http://www.pharmaceutical.ca/?gclid=CKGX6I3r2poCFQ-5FQodtExy3Q

E tem o http://www.monster.ca/

Rogerio e Juli
      Participante

Obrigado Faley e chum.
      Ontem eu já fiquei até tardasso tando uma olhada neste link especifico pra área farmacêutica e vi postos bem interessantes, a minoria requerendo licença na ordem.
      Eu fico em dúvida sobre se eu, quando for, preocupo-me em correr atrás de um doutorado ou se meteria as caras direto no mercado atrás de um emprego, claro, onde conte o fato de eu ter MSc. (alguns ads lá pediam)
      Fico pensando que além do tempo que leva pra fazer o doutorado, as oportunidades para doutores frequentemente são em grandes indústrias farmacêuticas que exigem, pelo que vi, pelo menos 2 anos de “posdoctoral trainning”. Essa brincadeira deve levar de 6 a 7 anos… ufa.
      Minha esposa diz que eu deveira ir já com um doutorado engatilhando, por segurança, mas fico pensando o quanto compensa…
      Me ajudem ai com o seu bom senso.
      :discuss:

PS. Parabéns pelo dia do(a) Farmaceutico(a) Faley.
      A bientôt a tous.

Chum
      Participante

Rogério,

A minha experiência com o doutorado é a seguinte: vale a pena se for para ficar na área acadêmica. Tem algumas vantagens nisso, geralmente o pessoal das universidades na América do Norte têm mais tempo de férias do que aqueles que trabalham no mundo “de verdade”. Talvez o Carlos_Santos possa falar sobre isso, já que eu sei que ele trabalhou na UFRJ (não sei se ele continua na área acadêmica).

Quanto a fazer o doutorado para trabalhar na indústria farmacêutica depois, eu tenho minhas dúvidas se vale a pena. Aqui no Brasil cheguei à conclusão que fazer o doutorado não vale para nada a não ser professor universitário. Espero sinceramente que a coisa não seja assim no Canadá.

Agora, sempre tem uma vantagem: a bolsa. É por isso que estou considerando um pós-doc. Por isso, vou devolver para você a resposta que você me deu quando perguntei sobre o pós-doc: se você conseguir a bolsa, talvez valha a pena para chegar com um dinheiro garantido até se adaptar.

Chum
      http://pantoute.wordpress.com

@Rogério e Juli wrote:

Ontem eu já fiquei até tardasso tando uma olhada neste link especifico pra área farmacêutica e vi postos bem interessantes, a minoria requerendo licença na ordem.
      Eu fico em dúvida sobre se eu, quando for, preocupo-me em correr atrás de um doutorado ou se meteria as caras direto no mercado atrás de um emprego, claro, onde conte o fato de eu ter MSc. (alguns ads lá pediam)
      Fico pensando que além do tempo que leva pra fazer o doutorado, as oportunidades para doutores frequentemente são em grandes indústrias farmacêuticas que exigem, pelo que vi, pelo menos 2 anos de “posdoctoral trainning”. Essa brincadeira deve levar de 6 a 7 anos… ufa.
      Minha esposa diz que eu deveira ir já com um doutorado engatilhando, por segurança, mas fico pensando o quanto compensa…
      Me ajudem ai com o seu bom senso.
      :discuss:

GabiLocatelli
      Participante

Vocês aí falando de mestrados, doutorados e etc… e eu aqui doida pra terminar a graduação pra poder ir logo! Nem vou esperar mestrado não, se der eu faço por lá!

E quanto ao processo de equivalência? O que vocês já viram sobre isso?
      Enviei um e-mail pra Ordre des Pharmaciens du Québec, eles me responderam e enviaram um mini dossiê… Não consegui anexa aqui pq tá em pdf, mas pra quem se interessar, pode me mandar um e-mail que eu encaminho! (gabipipoka@gmail.com)

Queria relatos de quem já tentou essa equivalência, pq parece ser tão complicado! :roll:
      Beijos!

GabiLocatelli
      Participante

anexaR!

Chum
      Participante

Gabi,

Não posso dar palpite porque não sou farmacêutico, sou biomédico. Trabalhar como biomédico é meu plano C, então deixei pra ver o que eu precisaria para entrar na ordem dos biomédicos lá no Canadá.

Mas o que eu vejo é que, de modo geral, equivalência de diplomas é uma coisa demorada, cara e complicada. Não é impossível, mas tem que estar preparado para trabalhar em outra coisa enquanto a equivalência não sai. Ou, se você tiver dinheiro para se manter enquanto isso, precisa de no mínimo bastante paciência.

GabiLocatelli
      Participante

É eu não me imagino trabalhando na minha área logo de cara não… tenho consciência que vou precisar trabalhar um pouquinho em outras coisas, pra juntar um dinheirinho e aí sim poder entrar com o pedido de equivalência.

Mas eu quero imigrar já levando toda a documentação necessária. Então tô vendo desde já o que eu vou precisar mais na frente pra deixar preparado.

Obrigada pela resposta, Chum!

Rogerio e Juli
      Participante

Oi Gabi. Eu sou farmacêutico e ja andei olhando sobre a equivalencia… mas não no Quebec. Olhei diretamente no PEBC, o CFF deles. Acho que tudo passa inicialmente pelo PEBC (http://www.pebc.ca/). Correr atras de licenciar-se no Quebec, só depois q passar nas provas do PEBC. Voce consegue ler muita coisa no site e facilmente verá que o processo é demorado e dispendioso. Primeiramente tem a avaliação da sua qualificação como farmaceutico. Voce pode enviar os documentos do Brasil pra eles e eles te dizem se voce passa para o segundo passo.
      Se passar vc faz um prova, no canadá, de conhecimentos gerais da área farmaceutica, com questões fechadas. Há alguns forums na internet onde as pessoas trocam questões. Há um booklet no site.
      O terceiro passo é uma prova clínica, onde os conhecimentos de farmacoterapia são cobrados. Normalmente são casos clínicos.
      Finalmente, um estágio supervisionado.
      Lá anos pra se licenciar, pelo menos uns 2. Logo, muita gente procura emprego como tecnico em farmacia, enquanto procura se licenciar.
      Ah, esqueci, depois de passar pelo estágio supervisionado vc passa por processo seletivo na provincia onde quer atuar. Este processo parece ser geralmente uma prova de conhecimentos de legislação farmaceutica (claro, do canadá) e da apresentação de um certificado de linguas, o IELTS no canadá inglês e ainda não sei qual no quebec.
      qualquer coisa me add no msn ou skype. o nome nos 2 é robilheiro@hotmail.com

GabiLocatelli
      Participante

Credo mas quanta coisa… Depois reclamam de não ter mão de obra qualificada lá!
      Essa documentação que eu posso mandar daqui já é paga?

Vou dar uma olhada nesse site que você falou.
      Obrigada viu? Você passou por tudo isso?

Rogerio e Juli
      Participante

Non, mademoiselle.
      Eu apenas me informei até agora. Estou ainda organizando os documentos para aplicar. Depois, meu próximo passo será organizar e enviar os documentos pro PEBC. Já tenho muita coisa traduzida (diploma de graduaçõ, histórico, … tudo por um tradutor juramentado), mas faltam ainda outras pra completar a papelada. Mas é isso ai, demoraaaaado e dispendioso, mas…
      uma vez licenciado(a), um novo mundo de possibilidades (com boa remuneração) se abre. Em que etapa do precesso voce está?
      Abraço.
      Rogério

GabiLocatelli
      Participante

Por enquanto estou só juntando a documentação pro CSQ. Ainda não me formei, falta um ano, vou usar esse ano pra juntar tudo pra imigrar.
      A equivalência eu vou tratar só quando chegar lá, mas vou adiantar tudo o que eu preciso agora pra não ter que ficar pedindo pra me mandarem os documentos.

Te adicionei no msn!

faley
      Participante

Pois é gente, pelo que li não tem como não voltar para a faculdade, no mínimo tem que fazer as matérias de legislação farmacêutica. Isso é bem caro pq a validaçãção do diploma na ordem não tem auxilio do governo, então vc tem que pagar valores bem alto.
      Eles calculam uns CA$ 10.000.
      Mas sendo da ordem é quase impossível ficar desempregado.
      Alguém já deu entrada no MICC?
      Alguém aqui fez farmácia na UFF?
      Pq o currículo da UFF é bem velho tenho medo que isso atrapalhe na minha validação do MICC.

Rogerio e Juli
      Participante

Oi Faley.
      Que entrada é necessária dar no MICC?
      Até onde eu sei, o licenciamento, pelo menos da profissão de famacêutico,
      não é atribuição do MICC e sim do conselho de Farmácia: Pharmacy Examinig Board of Canada (PEBC).
      Pelo que sei, pelo menos em tese, licenciar-se como farmacêutico no Canada não está ligado a imigrar
      para lá. Claro que só quem imigra quer se licenciar para lá exercer a farmácia.
      Abração.

Ah.. alguém mora ou conhece alguem que mora em BH?

Dri_Torres
      Participante

Olá a todos,

Nao sou farmaceutica, mas acho que posso dar minha opiniao…

Como sou biologa, e tendo começado um mestrado em microbiologia aqui, posso dizer que pos graducaçao aqui é mais voltado para a area academica…poucos profissionais com mestrado ou doutorado ficam em grandes empresas, geralmente estao em pesquisas dentro das universidades, e via muitos (qdo estava no meu mestrado) que acabavam ficando com a parte administrativa da pesquisa enquanto os mestrandos e doutorandos botavam a mao na massa…ou seja, se você é como eu que gosta de fazer as coisas, nao sei se vale a pena investir numa pos. Atençao!!! sou totalmente a favor de uma pos, so estou fazendo uma analise sobre o ponto de vista tecnico e pratico!!!

Por outro lado, esta formaçao aqui sera muito importante para se fazer contatos e ter a famosa experiencia canadense… mesmo mestrandos podem conseguir bolsa de estudo na faixa de 1500 a 2000 dolares por mês, um outro ponto positivo. A dica que dou para quem quiser vir para fazer a pos, é entrar em contato desde o Brasil com pesquisadores que te interessam, pois assim você ja chega com a faca e o queijo nao mao ($$$) :D

Para aqueles que pretendem seguir na industria, é logico que uma formaçao é interessante, mas afirmo que o QC precisa de mao de obra tecnica, é nesta area que vemos muitas ofertas de emprego. Para pessoas muito qualificadas vejo menos ofertas…mas vejo ofertas realmente excelentes, so resta saber se a concorrencia é grande e feroz…

Sobre a questao do MICC, creio que o Faley quis dizer sobre a évaluation comparative des études effectués hors du QC. Nao sei que a ordem dos farmaceuticos exige este documento, mais muitas outras ordens o exigem, visto que ele é o documento oficial do ministerio que compara os seus estudos.

Boa sorte a todos

Chum
      Participante

Dri,

A pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) é isso mesmo no mundo inteiro, é voltado para a área acadêmica e quem bota a mão na massa mesmo são os alunos. É assim que esse mundo funciona. A diferença pro Brasil, principalmente nesta área, é que no Canadá e EUA há alguma chance de você migrar para a indústria. No Brasil, essa chance é praticamente nula, já que a nossa indústria farmacêutica aqui não faz muito mais que embalar, fazer propaganda e distribuir.

Agora, minha dúvida é: se eu chegar aí no QC com meu doutorado consigo uma vaga de técnico? Ou vão dizer que eu sou superqualificado pra vaga, como ouço por aqui?

Rogerio e Juli
      Participante

Pois é, a Adriana foi direto no ponto. Concordo, chegar fazendo pós, no meu caso doutorado, nos dá contatos e garante uma grana. Por outro lado te limita ao mundo acadêmico. Dai vc vai concorrer a uma vaga de prof universitário, e pra entrar tem que ter paper publicado pra todo lado. O q é possível, posto que a produção científica no Canadá é grande (tem muito material, equipamento e pessoal bem treinado). Mas e quanto a indústria? Bom, pra entrar na indústria não basta ter produção, tem que ter perfil. Acho que os headhunters são experientes suficiente pra procurar algo que diferencia o candidato, afinal papers todos têm. Na indústria os caras procuram atitude, coisa que nem todo pesquisador tem. Quanto a mim, vou manter-me firme no plano de chegar pra fazer doutorado. Para isto os contatos já estou fazendo, primeiro aqui no Brasil, e através destes no QC. Só que não vou abrir mão de me licenciar como farmacêutico. Não é um plano B, são planos complementares. Sei que leva tempo, sei que é caro, sei que é foda, mas com persistência a gente consegue (Acho que todo farmaceutico que imigrar pro Canadá deveria ter esta meta como prioridade). Vou levar as duas coisas e ao fim de 4 anos no QC sou cidadão, doutor e farmacêutico. Alguma coisa de bom deve sair dessa mistura. Em uma província como QC, onde o setor de serviços (saúde inclusive), ciência e tecnologia são tão fortes, ninguém perde por buscar melhor qualificação.
      Aguardo comentários.
      Grande abraço a todos.
      Rogério.

Dri_Torres
      Participante

Olá Chum e Rogerio,

Sim uma graducaçao strctu sensu é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo, e nao tem muita diferençao do Brasil nao…aqui se vc for para a area academica, grandes empresas nao se interessaram por voce, pois como disse o Rogerio, nem sempre bom pesquisador é bom trabalhador… por isso nao se engane, sem contar que vagas com perfil doutorado ou mais sao raras, visto que os profissionais que ja estao no mercado nao saem tao facilmente dos seus empregos, a rotatividade é baixa entao a quantidade de empregos também. E sem contar que em crise economica a primeira area afetada é a area de pesquisa nas grandes empresas. Ontem mesmo saiu no jornal que uma grande empresa farmaceutica em Montréal vai fechar, com isto em torno de 250 profissionais altamente gabaritados (segundo a reportagem) estarao de volta à procura de emprego, ou seja, mais concorrencia… Vejam o link da reportagemhttp://www.google.com/hostednews/canadianpress/article/ALeqM5inRoLZKDLoHF-KAq7P919gaLKUbQ

Sobre você trabalhar como técnico, é logico que eles nao te aceitaram pois você será mega qualificado e eles pensam que você sairá rapido da vaga, que você vê a vaga como um trampolim para melhores oportunidades. A soluçao neste caso é omitir…mas ao mesmo tempo nao sei se você irá querer ganhar um salario de tecnico (dependendo da area entre 20 a 35 dolares a hora)…E o que mais vejo aqui sao os imigrantes serem muito qualificados para as vagas, pois a oferta aqui é forte para a area tecnica…

Sobre trabalhar como professor, como disse o Rogerio, nao é tao facil assim pois as universidades daqui querem pessoas que realmente tenham um bom nome no mercado… sem contar que para chegar ao posto de professor, você tem que passar por varios outros postos. Pois aqui vc tem professeur régulier, professeur suppléant, professeur associé, chargé de cours entre outras nominaçoes… geralmente você começa por baixo e somente depois de anos você vira realmente professeur régulier.

Boa sorte no caminho escolhido por vocês

tatinana
      Participante

Olá Pessoal, estou com uma duvida!!
      Para trabalhar como técnica em farmácia basta eu ter o diploma ou eu preciso de autorização do governo para trabalhar??
      Obrigada

Tatiana

Rogerio e Juli
      Participante

Oi Tatiana.
      Ao que sei, vc não precisa nem mesmo ter graduação em farmácia no Brasil para
      arrumar um emprego de técnica em farmacia no Canadá. Precisa, isto sim, convencer ao empregador a te dar uma oportunidade. A melhor forma de fazer isto seria provar que tem experiência no tipo de emprego que procura, ou em área afim.
      Prova de estágio ou trabalho (com numero de horas e atividades realizadas descritas) e carta de recomendação do responsável (tudo devidamente carimbado e com traduções certificadas) deveriam ser suficientes. Isto tudo somado ao seu nível de conhecimento do inglês (e/ou francês no Québec) e carisma pessoal.
      A profissão de técnico em farmácia, até onde sei, não é regulamentada.
      Um abraço.
      Rogério.

tatinana
      Participante

Olá Rogério, obrigada pela resposta!!
      Eu sou Quimica e tenho formação técnica em Farmácia. Eu queria saber se era regulamentada, pois ainda vou fazer a entrevista para obtenção do CSQ e caso eles fizessem esse tipo de pergunta sobre o curso técnico eu não achei nenhum lugar que falasse da regulamentação para técnico em Farmácia somente para Quimicos.
      Abraços

Tatiana

Carlos_Santos
      Participante

@Rogério e Juli wrote:

Ao que sei, vc não precisa nem mesmo ter graduação em farmácia no Brasil para arrumar um emprego de técnica em farmacia no Canadá.

Le diplôme d’études professionnelles (DEP) en assistance technique en pharmacie est demandé.

Comme le nombre de nouveaux titulaires du DEP est insuffisant pour satisfaire la demande de main-d’œuvre, des personnes possédant un diplôme d’études secondaires (DES) et une expérience en service à la clientèle peuvent également accéder à cette profession. L’autonomie, la ponctualité, la capacité de travailler sous pression et l’entregent sont recherchés. Le bilinguisme est demandé.

fonte:
      http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&type=01&motpro=pharmacie&PT1=25&PT2=21&PT3=10&PT4=53&pro=3414&aprof=3414

GabiLocatelli
      Participante

Ressuscitando o tópico!

Aqui pra trabalhar na Indústria Farmacêutica não precisa nem ser formado… Trabalhei em uma indústria renomada, que a grande maioria era sim farmacêutico, mas um colega nosso nem curso superior tinha e ocupava um cargo acima do meu.

As indústrias aí em Quebec querem experiência ou diploma? Ou os dois?

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gabi,

nao sou da area e nem conheço que esteja na area trabalhando para perguntar :(

Mas sugiro procurar uma vaga neste setor que procura e veja o que eles pedem (expêriencia ou diploma ou os dois) :idea:

GabiLocatelli
      Participante

Pois é Carlos, eu vi uns anúncios no Emploi Québec, digitei “industrie pharmaceutique” e apareceram uns empregos sem exigência de diploma, mas todos exigem cerca de um ano de experiência.
      O que me deixou besta foi que alguns empregos de supervisão de produção, supervisão de controle de qualidade, essas coisas que exigem mais responsabilidade, a maioria exigia só o “college” ou o “secondaire”, nada de “universitaire”.

tati06
      Participante

ola meus amigos farmaceuticos….gostaria de saber, se vcs sabem como eh a area de laboratorio???analises clinicas…eu particularmente nao gosto da area farmaceutica, e toda minha exp eh na area de analises clinicas…sabem q regiao eh boa???se preciso fazer equivalencia???tenho duvida se minha ordre seria a de chimist ou de technologiste medical…alguem sabe???socorroo….rsrsrsrrs…obrigada desde jah…

bjus

GabiLocatelli
      Participante

Oi Tati, tudo bom?
      Então, eu acho que depende do seu foco no laboratório, com o que você quer trabalhar… qual cargo quer ocupar… e principalmente quanto tempo tem pra atender às exigências deles! Eu por exemplo pretendo começar a trabalhar logo e depois pedir equivalência, o que me leva a aceitar um trabalho que exija menos formação do que a que eu tenho.

Olha o que eu achei nesse site (http://www.metiers-quebec.org/sante/tech_labo_medical.htm)

“PERMIS DE PRATIQUE :
      Au Québec, il n’est pas obligatoire de détenir un permis de pratique afin de pratiquer en tant que technicien ou technicienne en laboratoire médical.

Mais, il est fortement recommandé de devenir membre de l’Ordre des technologistes médicaux du Québec et obtenir le titre de “technologiste médical” qui te permettra d’effectuer certaines tâches exclusives telles que des prélèvements sanguins ou de tissus humains pour fins d’analyses.

Pour devenir assistant(e) pathologiste, il faut obtenir un permis de pratique de la thanatopraxie du Ministère de la Santé et des Services sociaux et ensuite effectuer un stage de formation en pathologie de quelques mois offert dans un hôpital universitaire sous la supervision d’un(e) assistant(e) pathologiste d’expérience et d’un(e) médecin anatomo-pathologiste.

Pour devenir assistant(e) pathologiste médico-légal, en plus des exigences mentionnées pour un assistant pathologiste il faut réaliser un stage d’environ 3 ans en tant que stagiaire (rémunéré) dans un laboratoire de médecine légale sous la supervision d’assistant pathologiste médico-légal d’expérience et d’un médecin pathologiste médico-légal. Note : très rare sont les postes disponibles au Québec pour cet emploi. Il n’y a que quelques assistants pathologistes médico-légaux à peine qui travaillent à l’Institut de médecine légale à Montréal.”

Espero ter ajudado!

tati06
      Participante

oi GAbi..entao…..eu nao me importo nem um poko de trabalhar como tecnica de laboratorio mesmo, depois peço equivalencia neh?
      mas vc qual eh a nossa ordem???tem gente que fala que eh dos quimicos, outros falam de technologiste medical…fico confusa……sabe se nossa area eh boa em monteregie????achei uma cidade boa p se morar….vc quer ir p onde??bjos e obrigada

GabiLocatelli
      Participante

Oi Tati!
      Então, se você é formada em farmácia mesmo, e quer trabalhar com isso (em drogaria, em hospital, em indústria de medicamento, em manipulação) a ordem é a dos farmacêuticos.
      Acontece que pra ingressar na ordem dos químicos e bioquímicos é mais fácil pelos relatos que eu li, por isso muitos preferem ir direto pra ela, pois é caro pra tentar (sem ter garantia que vai conseguir).

A atuação dos farmacêuticos lá é diferente da atuação aqui, lá parece ser mais ativo inclusive quando se diz respeito a avaliar prescrições e ter a liberdade de trocar as medicações quando necessário. Tem isso também naquele site que eu te passei.

Mas pra área que você quer, análises clínicas, eu não vi nenhuma menção de farmacêuticos, mas vi no de bioquímicos.
      Como você já definiu o que você quer, eu sugiro que entre em contato com as ordens (eu ja entrei com a dos farmacêuticos e eles são bem receptivos) e tire suas dúvidas ;)
      Aqui no blog do Yuri e da Dani (http://vachequebec.blogspot.com/2011/07/frances-ou-ingles-como-validar-seu.html) tem um post q tem os links das ordens, pega o email! Vale a pena!

Então, eu não sei a respeito da nossa área em Monteregie porquê eu pretendo trabalhar na indústria mesmo, e em Quebec elas se concentram mais em Montréal – e é pra lá que eu vou!

Beijo!

GabiLocatelli
      Participante

Tati, complementando a minha resposta…

Pra trabalhar no laboratório, pelo que eu entendi (por favor alguém me corrija se estiver errado), precisa do “curso técnico”, e pra ter mais responsabilidades dentro do mesmo laboratório, precisa ser membro da Ordre des Technologistes Médicaux (http://www.optmq.org/) – apenas com o curso técnico.

Existem duas profissões de biochimiste: o médical (que deve ter cursado medicina) e o biochimiste clinique, este com a função de supervisão e coordenação de técnicos e prepostos do laboratório de bioquímica. E precisa ser membro da Ordre des Chimistes du Québec (http://www.ocq.qc.ca/), exceto se você tiver um doutorado.
      Pra ser membro da Ordem, precisa fazer estágio de um ano como bioquímico junior, sendo supervisionado por um químico/bioquímico.

Acho que agora eu clareei minhas idéias e organizei minha cabeça… hehehe!

Bisous!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Gabi,

@GabiLocatelli wrote:

….
      Acho que agora eu clareei minhas idéias e organizei minha cabeça… hehehe!

é por isso que eu gostava de ser professor, quanto mais explicava mais aprendia ;-)

Obrigado pela ajuda!

tati06
      Participante

obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa Gabi…ja meajudou muuuuuuuuuuito….
      boa sorte p vc tbm…

bjusss :)

Cris POA
      Participante

Bonsoir!
      Estou procurando ofertas de emprego em Quebéc e estou encontrando algumas dificuldades. Sou farmacêutica bioquímica. De acordo com Gilles, do consulado, farmacêutico lá não tem chances. A ordem dos farmacêuticos lá é super fechada. Bom, vou para plano B, bioquímico. Bioquímico tem ou não ordem?? Ainda não tenho resposta pra essa pergunta. Será q aqui alguém conhece algum bioquímico trabalhando em Quebéc? Obrigada!!!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Christiane,

vc ja leu esta informacao abaixo?

http://imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&type=01&motpro=biochimiste&PT1=25&PT2=21&PT3=10&PT4=53&pro=2112&aprof=2112

e veja aqui a ordem indicada no site acima:

http://www.ocq.qc.ca/

Respondendo a sua questao, nao nao conheco nenhum bioquimico trabalhando. Mas o Erasmo é da area de quimica e pode te ajudar.

Escreve para ele aqui:

http://www.linkedin.com/profile/view?id=67300893&authType=name&authToken=rvMN&goback=%2Eanp_3749582_1322002410370_1&trk=anetppl_profile

Atenciosamente

Cris POA
      Participante

Obrigada!!
      Não fica bem claro… porque ali regulamenta quimíco trabalhando com Bioquímica, mas vou continuar em busca!!!
      À bientôt

RonaldoMaciel
      Participante

De uma olhada neste link tambem: http://www.opq.org/fr/admission/diplomes_hors_quebec

É da Ordem dos Pharmaciens du Québec. Será realmente impossível? Vale a pena tentar e ter um plano B no meio tempo.

O mercado de Bioquímicos e Farmacêuticos em Montreal pelo menos deve ser muito forte pois há muitas empresas. De uma olha nos sites de Merck, Pfizer, Novartis e tambem neste site: http://www.investquebec.com/fr/index.aspx?page=398

http://www.toutmontreal.com/eetp/pharmaceutique.html

Bonne recherche!

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

GabiLocatelli
      Participante

Oi Cris, tudo bem?

Pra ser Bioquímico (laboratório) tem que ter registro na ordem dos Químicos.
      Eu fiz umas pesquisas e falei sobre isso nesse post aqui –>
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/31/3572.html?start=15&Itemid=0

(inclusive se algum moderador puder mover esses posts eu agradeço muuuito, porquê eles estão no tópico de “indústria farmacêutica”)

Na verdade, a Ordem dos Farmacêuticos não é fechada. Só é difícil entrar! Hehehehe!!
      Quando chegar lá, a primeira coisa a fazer é pedir a equivalência do diploma. Aí você vê se o seu curso tem mais matérias semelhantes ao curso de bioquímica ou se é mais pro curso de farmácia.
      Depois da equivalência é que a gente pede pra ingressar em uma ou na outra ordem.

E prepare o bolso, porquê é caro tanto pra pedir equivalência quanto pra obter permissão. :alright:

Beijos!

Carlos_Santos
      Participante

topico reunido ;-)

Obrigado Gabi pela sugestao ;-)

GabiLocatelli
      Participante

Farmacêuticos queridos!

Fui na palestra ontem. O Gilles perguntou se tinha algum farmacêutico no auditório. Quando levantei a mão, ele olhou pra mim e deu uma risada de pesar… e disse “Olha… um dia você vai ingressar na Ordem. Assim como um dia vai ter paz no Oriente Médio.”

Super animador, não?!

Mas enfim, ele me explicou que só precisa de cadastro na Ordem os farmacêuticos que trabalham nas drogarias e hospitais. Se eu quiser trabalhar em indústria, com cosméticos, com pesquisa, com desenvolvimento de novas drogas, na universidade… aí eu não preciso do cadastro. Menos mal!

Beijos pra vocês!

Mama
      Participante
      GabiLocatelli
      Participante

Que notícia boa!
      Por quê será que o Gilles não comentou nada sobre esse programa na palestra? Ele comentou do acordo com o “COREN” do Quebec para os enfermeiros, mas nada sobre essa agilidade no curso pra nós.

Obrigada, Mama!

erismarlima
      Participante

Oi pessoal! Vcs conheceriam alguém que é representante de vendas na Ind. farmacêutica?

Sgmille
      Participante

Olá pessoal, sou nova no pedaço… rs, inclusive no processo de migração para Quebec.
      Estou fazendo muuuuita pesquisa e gostaria que voces me ajudassem numa informação:

O curso técnico de farmácia, na simulação seria assistance technique en pharmacie, correto?
      E na pontuação, requerente principal, 12 pontos e 3 conjuge? Podem me confirmar?

Já estou com 35 anos e estou procurando o melhor caminho, com o menor tempo…

Sou formada em Ciencias da Computação, porém em 2001 e nao segui na área, ou seja, experiencia zero! Por isso, estou querendo investir nesse curso. Precisa de alguma validação do diploma, assim como enfermagem?

Agradeceria muito se pudessem me ajudar… estou meio perdida! :cry:

Abraço
      Michelle

Sgmille
      Participante

Olá Pessoal,
      Sou nova aqui no forum e em todo o processo de imigração…

Bem, tenho feito muuuuita pesquisa na área da saude (farmacia e enfermagem).
      Hoje encontrei uma informação muito importante que pode ajudar a decisão dos interessados:

o Curso de Tecnico de Farmacia > Assistance technique en pharmacie (DEP) equivale a 12 pontos segundo a tabela (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf), ok? Para nós, no Brasil é Técnico e para os Quebecois é Niveau secondaire professionnel.

A carga horária aqui é no Brasil é de 1200hs a 1446hs (depende se fará no Senac, Famesp ou Albert Einsten) e no Quebec é 1230hs veja em:(http://www.infoatp.ca/ecole.php – nesse link poderá entrar em varias escolas técnicas de Quebec) . Vejam esse link que escolhi para compartilhar como voces (tem varias informações, icnclusive sobre o salario): http://www.metiers-quebec.org/sante/ass_tech_pharmacie.htm

Bem, espero que essas informações os ajudem, assim como está me direcionando para definir meu plano.
      Abraço
      Michelle

Visualizando 51 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.