mrodolfo e Carlos, obrigado!
Sobra as alíquotas canadenses eu até que achei bastante coisa. Aqui no Brasil é 15% mesmo (em meses onde o lucro foi maior do que 20k), e no Canada é metade da taxa de imposto que vc se enquadra (então se a pessoa estiver na faixa de 44% de imposto, pagará 22% sobre todos os ganhos com ações no decorrer do ano, sendo que perdas podem ser deduzidas).
Já tinha dado uma lida neste acordo, mas não encontrei nenhum artigo que tratasse de ganhos de capital. Os artigos são sempre específicos como Business Profits, Dividends, Interest, Royalties, etç.. E o pior é que ele nunca é exato. Lá existem muitas frases que terminam com “may be taxed” ou seja, “pode ser taxado”. Por isso criei o tópico, pois esse termo deixa muito espaço para que a prática seja diferente da teoria.
Se funcionar como o mrodolfo falou, até que não seria tão ruim. No fim das contas pagaria o valor de imposto referente a taxa canadense, o que é justo. Se não tiver que declarar valores acima de 100k CAD, melhor ainda =).
Segue o link do acordo Brasil-Canada sobre taxas em inglês, caso alguém tenha interesse futuramente http://www.treaty-accord.gc.ca/text-texte.aspx?lang=eng&id=102239
Abraço, e obrigado!