Home › Fórum › Ainda no Brasil › Geral › Imigrar sozinho é mais difícil?
- Este tópico contém 31 respostas, 18 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 6 meses atrás por vivi0508.
-
AutorPosts
-
-
24 de fevereiro de 2009 às 17:20 #6464gustavobkParticipante
Olá pessoal,
Esta é minha primeira mensagem para este fórum…espero não estar repetindo a pergunta, procurei no fórum mas não achei resposta, então aí vai:
Eu decidi recentemente encarar a jornada e estou iniciando o processo, juntando a papelada e ingressando em curso de francês. Porém tenho percebido um padrão em todas as minhas pesquisas, de que todos que estão imigrando para o Canadá são casais, com filhos ou não, casados ou não, mas sempre casais.
E aí veio a minha dúvida…por que será que quase não vejo solteiros falando em imigrar (pelo menos aqui no fórum e em outros sites)? será que o processo de aceitação por parte do governo Candadense favorece casais em detrimento de quem quer ir pra lá para formar família e ter filhos já estando instalado no Canadá?
Me preocupo com isso pra não ter que passar por todo o processo, gastar tempo e dinheiro para depois não receber o visto por não ter família aqui. Lembrando que já passei dos 30 anos. :-/
Abraços a todos e obrigado.
-
24 de fevereiro de 2009 às 19:17 #34111Patinha11Participante
Gustavo,
Temos alguns amigos que imigraram sozinhos, estão aquí,trabalhando,vivendo suas vidas sem problemas.. se nao fez ainda, faça o teste on line que saberá de suas chances.
Se tiver menos que 35 anos, melhor ainda, se tiver mais terá que compensar com mais frances, mais estudo,etc.. mas nao é isso que irá te impedir de ser aprovado na entrevista.
Aquí no Forum tem muitas dicas e experiencias de outros que imigraram e sozinhos também! Vale dar mais uma procuradinha..
Boa sorte!
-
24 de fevereiro de 2009 às 20:40 #34115Carlos_SantosParticipante
seja bem vindo ao nosso forum Gustavo.
Tem um topico aqui no forum so falando sobre o assunto:
voces estao pretendendo ir sos para o quebec em
http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=549
-
24 de fevereiro de 2009 às 22:06 #34117gustavobkParticipante
Valeu a dica pessoal, é que na busca usei “sozinho” ao invés de “ir só”. :)
Bom saber que existem mais casos como o meu. Na questão de idade estou com 34, ou seja, tenho que correr pra encaminha tudo. rs
Obrigado.
-
24 de fevereiro de 2009 às 22:52 #34118Carlos_SantosParticipante
a ferramenta de busca nao esta funcionando como deveria :oops:
quando quiser “buscar” uma informacao passe pelos foruns, um à um!
é o que eu faço :idea:
-
12 de abril de 2012 às 16:53 #52391Elaine NevesParticipante
Bom eu ainda não sei, mas sou solteira e estou imigrando. Ainda me encontro no Brasil aguardando o tão demorado comunicado do consulado canadense. Se prepara pois a fila de espera esta. Dei entrada em agosto de 2011 e eles até agora não abrirão meu processo.
Mas creio que o difícil de imigrar sozinha seja o dia-a-dia e não o processo em si, pois na entrevista no escritório de imigração de Quebec foi tudo tranquilo.
-
12 de abril de 2012 às 17:14 #52392Rodrigo777Participante
Boa tarde,
Acho que vou montar um site de relacionamento especialmente para quem esta migrando para o Canada! Se imigrar sozinho fosse bom os patos não migrariam em bando… Falando sério, grande parte das pessoas que participam das palestras, pelo menos das que acompanhei, eram solteiras… A melhor maneira de saber se você esta apta para migrar é fazer o teste sugerido pelo site de Quebec e estudar francês claro…
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/assess/Education.asp
Abraço
-
12 de abril de 2012 às 17:39 #52395Helen HartungParticipante
Elaine, sou do final de julho de 2011…vamos colocando informações sempre por aqui, vou ficar de olho em vc pois somos de datas próximas!
abraços -
12 de abril de 2012 às 20:36 #52398vivi0508Participante
Eu tambem tinha esta impressao, mas tem sim muita gente imigrando sozinha!!!
Eu sou uma delas!!!
Acho que precisamos marcar um encontro!!!
Acho que um dos problemas de ir sozinho e nao ter com quem compartilhar as dificuldades do comeco… e encontrar um lugar para morar… mas em relacao ao processo, se vc tem pontos suficientes sozinho, isso nao e um problema!!!
Bem vindo!! -
12 de abril de 2012 às 20:46 #52399julianalima2Participante
Finalmente os solteiros começam a se manifestar… rsrs
Bem eu também sou solteira e quanto processo não tive nenhum problema (até então), e estou na longa fila do federal! Mas como disseram eu acho que o grande desafio é a adaptação por lá, aliás acho que tem o lado bom também, e por isso sou a favor de um encontro de solteiros rumo ao Québec!!! :o :o
-
12 de abril de 2012 às 22:26 #52400Rudney SantosParticipante
Eu também sou solteiro e vou imigrar sozinho! espero fazer amigos no Québec, assim eu não dou uma pirada por lá! apesar de já viver longe da familia e sozinho, mesmo assim sempre é bom ter amigos por perto!
Bom… até agora não juntei nenhuma papelada, apenar dei uma olhada em alguns documentos, e estou esperando me formar para dar entrada no processo, e enquanto isso estou estudando francês sozinho em casa, comprei um livro que vem com dois CDs e encontrei um site muito bom para estudar aqui mesmo na comunidade, enquanto não abre turmas na Aliança Francesa para os sábados, já que trabalho e estudo e não tenho tempo disponivel para outros dias! optei pela Aliança Francesa, poís assim posso ter o reembolso de uma parte dos gastos com o curso de francês. Então lendo o site de imigração do Québec me surgiu uma dúvida para a elegibilidade do reembolso.• Segure um certificado de seleção du Quebec (CSQ) antes de iniciar aulas de francês;(trecho retirado do site).
Isso significa que terei que ter o CSQ antes de iniciar as aulas de francês? não entendi.. como posso ter o CSQ sem ter feito o DELF, DALF, TCFQ ou o TCF? já que essas são algumas das novidades para aqueles que ainda não enviaram dossiê!!
Alguém pode me tirar essa dúvida? :bangwall::bigups: desde já agradeço!!!
-
13 de abril de 2012 às 11:24 #52423cleo.noireParticipante
Olá pessoal! Também sou solteira e estou imigrando sozinha. Esperando os exames médicos do processo federal, sou da turna das novas regras (sydnei) e mandei meu processo em dez 2011.
Bonne journée
-
13 de abril de 2012 às 15:13 #52435aninhasParticipante
Eu também estou encarando esta jornada sozinha. Sou de agosto de 2011, mas ainda estou no aguardo da entrevista. O processo em si acredito que não seja difícil, dá para ver antes se você terá os pontos necessários ou não. Claro, a espera é difícil sim, mas imagino que seja o mesmo para quem vai com família, talvez até pior para quem tem filhos, pois tem que se preocupar com o ano escolar. Imagino que no Québec o desafio seja grande, pois serão muitas dificuldades que deverão ser encaradas sem ninguém para dividir, como a saudade. Mas, o negócio é conhecer gente nova e fazer novos amigos por lá. Vai muito de pessoa também… tem gente que é mais introspectivo, outros não.
Acho legal a idéia do encontro dos solteiros rumo ao Quebec que a vivi e a julianalima falaram… sei que tenho muito chão pela frente no processo, mas seria legal já conhecer o pessoal que está no mesmo barco!!
-
13 de abril de 2012 às 16:27 #52415Carlos_SantosParticipante
é claro que vir com a familia ajuda por um lado, mas ja pensaram que as preocupacoes sao maiores também?
morar sozinho precisa apenas um quarto como colocataire, por exemplo, mas com esposa e filhos as necessidades de moradia sao outras e mais caras!
Alimentacao, nem se fala, é super simples para um, mas quando falamos de muitas bocas para alimentar, a conversa muda.
Escolas para os filhos, que filhos? vou sozinho!
como podem ver…. o que é mais dificil, vir sozinho ou com familia?
Cada caso é um, mas nao existe facil ou dificil nesta situacao, existem casos diferentes apenas!
O que eu acho que pode ser mais complicado no comeco é ter com quem compartilhar as etapas do processo estando aqui. Mesmo as alegrias ;-)
No mais, acho que quem vem sozinho deve vir mais aberto à se integrar mais rapidamente na sociedade québécoise.
Fica uma dica pessoal porém que sucinta sempre controvérsias : Nao tentem tomar parte unicamente de grupos de brasilieiros uma vez estando aqui! isso nao ajuda na integracao de vocês!
Atenciosamente
-
13 de abril de 2012 às 21:08 #52457brito_49Participante
Bonjour,
Também estou fazendo o processo sozinho. Submeti meus papeis no final do mes de Setembro 2012 e até agora esperando a 2a carta…
De qualquer forma estou estudando o frances na Aliança Francesa em um cusro super intensivo e na esperança de um dia ser chamado para o CSQ. -
13 de abril de 2012 às 21:31 #52461vivi0508Participante
Faremos um encontro em Campinas com futuros imigrantes no ultimo fds de abril alguem é daqui ou toparia vir ate aqui?
-
13 de abril de 2012 às 23:49 #52464gabi-infirmiereParticipante
concordo com o Carlos, quem vem sozinho deve estar aberto.
Eu passei tranquilamente pela fase de integraçao, consegui um co-loc (quebeca) rapidamente e assim so fui me preocupar com moveis, coisinhas de cozinha e afins quando resolvi juntar as escovas de dente com o namorido, e *bingo*, ele ja tinha quase tudo!
E sobre os grupos de brasileiros, mesmo ajudando virtualmente no que posso, tenho pouquissimos contatos com brasileiros em *em carne e osso*, e isso nem foi proposital, mas com certeza foi um fator decisivo para ajudar na minha integraçao.
Nao fiz francisaçao, mas parece-me ser um excelente meio de aumentar a rede de contatos com pessoas **hors Brésil**.
-
14 de abril de 2012 às 01:14 #52466vivi0508Participante
Eu concordo com ideia de ter amigos de outros paises, ja morei 6 meses em Toronto e tenho amigos do mundo inteiro, e o melhor era que a unica forma de nos comunicarmos era falar em ingles, o que me forcava a praticar a lingua :-)
Alem disso o fato de conhecer varias culturas, comidas e costumes faz com que a gente se adapte e sinta menos falta das coisas boas do Brasil. Sao tantas descobertas…
Mas gosto muito tambem desta rede de apoio aqui no Brasil!!!
-
16 de abril de 2012 às 15:53 #52503brito_49Participante
Bom dia Vivi,
Também sou de Campinas. Conheço algumas pessoas da Aliança Francesa que estão na minha classe e também pretendem submeter o processo (eu sou o único que já enviei o meu processo).
De qualquer forma favor avisar quando tiver algum encontro, ou mesmo um bate papo virtual para tirar dúvidas e compartilhar idéias.Obrigado,
Diego -
16 de abril de 2012 às 17:06 #52512marcellojordanParticipante
Vivi
quero fazer parte desse encontro no ultimo fds de abril! sou de são paulo capital e to começando a correr atras de todas as informações!abraços!
-
16 de abril de 2012 às 22:16 #52537vivi0508Participante
O encontro sera em 29 de abril as 18 h no Zin Bar!!!
Todos serao bem vindos!!!
Entrem no grupo campinas-quebec@googlegroups.com
e confirmem a presenca!
-
16 de abril de 2012 às 23:55 #52540marcellojordanParticipante
Tem alguém que vai sair de Sampa, capital? Tenho mais dois lugares no carro e podemos rachar a gasosa né 8)
-
6 de junho de 2012 às 23:48 #54088Syl sylParticipante
Olá solteiros,
Fico muito feliz em ver este tópico aqui, pois o quê mais encontro online, são blogs e relatos de casais.
Sou de dezembro 2010, ainda aguardo contato do consulado para envio do combo, mas espero tudo dando certo, imigrar em agosto 2012.
Difícil??? Tudo depende do ponto de vista.
Sou bem otimista e tenho certeza que será uma mudança ótima na minha vida.
Na minha opinião o obstáculo esta na cabeça de cada um.
Talvez seja um saco, não ter com quem conversar no começo, se enturmar, sair para comer….mas será uma nova experiência para carregar por toda a vida.
Eu iria sugerir entrar em contato com o pessoal de Québec, a partir do Brasil, existem vários sites para fazer amizade com quebequenses. Estou usando e aprendendo muito sobre a cultura dos quebecoises, além de fazer amizades com locais e aperfeiçoar e muito o francês.
Nunca estaremos sós.
Bonne chance -
7 de junho de 2012 às 01:09 #54090FABIAParticipante
Olá !!
Eu também estou indo solteira.
Meu processo teve o recebimento confirmado em janeiro de 2011 e eu ainda estou aguardando o combo/visto….De tanto esperar, me deu a louca eu já pedi o visto de turista para não ficar vendo a minha vida passar e eu ficar dependendo do consulado. Se Deus quiser, já pego esse visto na semana que vem e parto para Montreal no dia 26.
Vocês falaram muito bem dos solteiros que não vão ter com quem conversar lá…
Sugestão: por que a gente não marca uma data, uma vez por mês de nos encontrarmos lá? Tipo primeiro domingo de cada mês num Pub na Rue Crecent ?
Aqueles que forem chegando, vão se integrando e daí montamos uma rede de brasileiros que no mínimo vão dar boas risadas.
O que vocês acham da ideia ?
Abs.
-
7 de junho de 2012 às 01:37 #54091vivi0508Participante
Adorei a idéia !!!
estou embarcando sozinha na próxima quarta!!! -
7 de junho de 2012 às 17:35 #54106hugocParticipante
Aos que estão imigrando sozinhos, parabéns pela coragem e determinação!
Me mudei sozinho para Montreal 2 anos atras e, pode ate parecer mais difícil no começo, mas eu pessoalmente acho que facilita na ambientação e integração. Você se ve obrigado e procurar e interagir com os quebequenses, ao inves de ficar em casa com sua familia (nenhum problema em ficar em casa com a familia :), mas quem vem sozinho não tem essa opção).
Os quebequenses que conheci foram bem abertos e amigáveis (se você se esforçar e mostrar interesse), em pouco tempo eu fiz amigos quebequenses, conheci amigos de amigos, me ofereceram lugar pra ficar, emprego pra trabalhar (claro que dei sorte e não é todo mundo que vai fazer isso..).
Os que vem sozinhos ainda tem a chance de um dia achar um parceiro(a) quebequense, todos dizem ser a melhor maneira de se aprender o francês.
Bom, boa sorte a todos e tenho certeza que, se se esforçarem, dará tudo certo!
Hugo
-
23 de junho de 2012 às 03:08 #54630vivi0508Participante
@FABIA wrote:
Olá !!
Eu também estou indo solteira.
Meu processo teve o recebimento confirmado em janeiro de 2011 e eu ainda estou aguardando o combo/visto….De tanto esperar, me deu a louca eu já pedi o visto de turista para não ficar vendo a minha vida passar e eu ficar dependendo do consulado. Se Deus quiser, já pego esse visto na semana que vem e parto para Montreal no dia 26.
Vocês falaram muito bem dos solteiros que não vão ter com quem conversar lá…
Sugestão: por que a gente não marca uma data, uma vez por mês de nos encontrarmos lá? Tipo primeiro domingo de cada mês num Pub na Rue Crecent ?
Aqueles que forem chegando, vão se integrando e daí montamos uma rede de brasileiros que no mínimo vão dar boas risadas.
O que vocês acham da ideia ?
Abs.
Ola!!!
Ha um tempo atras havia um topico dos imigrantes solteiros… sera que alguem ja chegou aqui?
Cheguei ha uma semana e ja estou me ambientando na cidade, mas quero conhecer a noite quebeca mas nao tenho com quem sair… alguem mais esta nesta situacao?
Fabia me procure qd chegar!!!
-
23 de junho de 2012 às 14:24 #54632gabi-infirmiereParticipante
Oi Vivi!
bem vinda,
ja foi na OIIQ ? Eu batia cartao por la.nao sou solteira (cheguei sozinha, conheci namorido aqui) e quando cheguei aqui foi uma decisao proposital nao procurar apenas amigos brasileiros, entao eu me inscrevi em sites de relacionamentos para poder conhecer pessoas. Ha alguns que fornecem atividades em grupo.
Um outro bom meio é através de cursos coletivos, como dança social ou culinaria :-)
Participar de atividades comunitarias também ajuda na integraçao(e hoje tem arraial brasileiro, você vai?)
-
23 de junho de 2012 às 15:14 #54633vivi0508Participante
Oi Gabi!
Obrigada!!!Eu ja fui na OIIQ sim, estou com o numero do processo porem ele ainda nao esta completo, pois eu pedi para uma prima enviar parte do doc pra mim e ela nao enviou, de qq forma agora com o numero ficou mais facil, ela disse que eu posso ligar tb para ter informacoes.
Eu estava mesmo pensando em fazer isso que vc falou (cursos, aulas…), mas ainda nao encontrei nada… ainda estou meio perdida (menos de 10 dias aqui ainda), estou aguardando a fracisation (estou na lista de espera), hj vou ver uma academia e na semana que vem meditacao.
O site de relacionamentos tb estava na minha lista, mas falta coragem! Sei la pq…
Pensei em postar aqui pra ver se encontro alguem para pelo menos ir tomar uma cerveja e entao conhecer mais gente!
Vc pode me dar as dicas de quais lugares vc foi? Qual o site de relacionamento vc se cadastrou?
Pergunto isso pq ja morei em Toronto e la eu cai em varias frias… uns cursos nada ver e tal… seria legal ja saber um lugar bacana.
Obrigada!!!
beijos!
Vivi -
23 de junho de 2012 às 16:07 #54635gabi-infirmiereParticipante
Oi Vivi.
eu conheci o namorido a partir de um site que nao é o mais recomendado, na época eu nao sabia … acho que dei sorte. Fou no POF (plenty of fish). Me cadastrei la pois era gratuito ;-) Nao tenha medo, o mundo virtual permite que você simplesmente *delete* pessoas indesejaveis … no POF a maioria queria *one night stand* de forma que acho que dei mesmo sorte. Tenho amigas que usaram o match e o eharmony, com sucesso.
cursos, eu fiz no studio dance montreal. Academia eu frequentava a YMCA (cancelei meu contrato pois me mudo em setembro, estou em fase de economias)
eu ia às atividades do centro comunitario local, bom local para encontrar gente bacana. Ia muito aos festivais alternativos, envolvendo arte experimental e cinema …
em Témis fiz parte de uma equipe de curling, me apaixonei pelo esporte mas aqui em Montréal os clubes cobram taxas carissimas, entao neste ano nem pratiquei ….enfim, você deve achar algo que satisfaça e ir atras!
Mas a maioria dos amigos quebecas que fiz, fiz no ambiente de trabalho mesmo… Tenho bons amigos da época de Témis, que estao agora espalhados pelo Québec (alguns em Témis, outros em North Bay, outro em Natasquan, outro em Gatineau ….)
minha época de *baladas* ja passou, entao nao posso dizer quais os locais *in* da noite montrealense ….
daqui a pouco estaremos indo no arraial, sera minha segunda vez em evento brasileiro, a primeira foi uma noite de chorinho organizada por um centro espirita, muito bacana.
-
23 de junho de 2012 às 20:10 #54636Lu_campinasParticipante
Oi Vivi,
off topic
Fiquei muito feliz com as novidades, que bom que já está ai!!!
Beijo e mande notícias, ok?
Luciana
-
24 de junho de 2012 às 00:41 #54641vivi0508Participante
Valeu pelas dicas Gabi!
Obrigada Lu, espero vcs aqui!!!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.