Imigrar para o Quebec pelo processo federal

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Imigrar para o Quebec pelo processo federal

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
      SANDROMS
      Participante

Pessoal,

alguns parentes meus se interessaram em imigrar também para o Quebec, eles já têm um nível intermediário de francês pois já trabalharam em multinacionais com sede na frança, e com o estudo podem chegar rapidamente a avançado. O problema que na avaliação do Quebec eles perdem muitos pontos por causa da idade, mas já no processo federal eles têm pontos de sobra.

Alguém aqui fez o processo federal em francês, ou conhece que o fez? É muito mais difícil (fora a comprovação de fundos que parece bem burocrática). Alguém sabe dizer como é a entrevista do processo federal?

E por último, ao chegar no quebec com o visto de trabalhador obtido pelo processo federal, mas sem o CSQ, este faz falta?

Compliquei né?

Abraços,

Sandro.

Patinha11
      Participante

Olá Sandro!
      Talvez possa te ajudar,já que primeiro pensamos em ir pelo federal pela mesma razão de seus parentes(idade)…depois resolvemos tentar Québec e conseguimos,graças a Deus !
      Pelo federal é a principio sem entrevista.
      Fizemos o teste on line em ingles e colocamos frances como segunda lingua.
      A comprovação de renda é um fator complicante se não puder deixar o dinheiro numa conta investimento por alguns meses já que eles pedem 6 meses se não me falha a memória…
      Sobre a chegada no Québec sem o CSQ já soube que não é problema se voce comprovar residencia lá.
      Sei que sobre isso tem mais informações na comunidade quero ir para o Québec,se não me engano foi falado sobre isso lá pela Mariana.
      Se quiser mais informações pode me adicionar no MSN ,ok ? patricia.manes@hotmail.com
      Um abraço.

Diogo
      Participante

Salut,
      até onde eu sei, não há uma programação de entrevistas no processo federal como é feita no provincial por quebec…

faz tempo que não pesquiso a respeito do processo federal, mas pelo que lembro, é possível haver entrevista, o que não é uma prática tão usual assim. enquanto no por quebec, é possível que não haja entrevista… mas normalmente tem…

outra coisa é que a comprovação de idioma deve ser feita a partir de certificados como IELTS (inglês)…

é de se avaliar se os pontos perdidos pela idade no processo por québec não podem ser compensados por um nível avançado de francês, ou algum sejour no québec… ou ainda uma oferta de emprego válida, pois tendo trabalhado em empresas gringas e tendo o idioma é mais fácil de se obter uma vaga a partir do brasil…  isso dá até 10 pontos se for fora de montreal…

enfim…  há que se pesquisar…  e tem mais gente que sabe bem mais que eu…

boa sorte!!!
      db

Carlos_Santos
      Participante

Veja os links oficiais do processo:

Estas são as FONTES PRIMÁRIAS de informação do próprio governo do Canadá.

Atenciosamente,

SANDROMS
      Participante

@Patinha11″;p=”24076 wrote:

Olá Sandro!
      Talvez possa te ajudar,já que primeiro pensamos em ir pelo federal pela mesma razão de seus parentes(idade)…depois resolvemos tentar Québec e conseguimos,graças a Deus !
      Pelo federal é a principio sem entrevista.
      Fizemos o teste on line em ingles e colocamos frances como segunda lingua.
      A comprovação de renda é um fator complicante se não puder deixar o dinheiro numa conta investimento por alguns meses já que eles pedem 6 meses se não me falha a memória…
      Sobre a chegada no Québec sem o CSQ já soube que não é problema se voce comprovar residencia lá.
      Sei que sobre isso tem mais informações na comunidade quero ir para o Québec,se não me engano foi falado sobre isso lá pela Mariana.
      Se quiser mais informações pode me adicionar no MSN ,ok ? patricia.manes@hotmail.com
      Um abraço.

Qual é o endereço da comunidade quero ir para o Québec?

P.S. Eles são de Joinville….

mrodolfo
      Participante

Sandroms,
      Pesquise “Québec” no Orkut e encontrará!
      Salut,
      MRodolfo

Patinha11
      Participante

Sandro,
      Segue o link…
      http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=834601

E se quiser por eles em contato, pode mandar !! morando na mesma cidade sempre facilita.
      Bjs.

Baratinha
      Participante

Sandro , se precisar de alguma informação eu posso passar te manda um email , eu e meu marido moramos em  Curitiba, mas meu marido passa a semana em Joinville por causa do trabalho , e outra coisa, a gente ta sempre organizandoe encontro de joinvilenses.Se vc e seus amigos quiserem participar , fiquem a vontade. O importante é pesquisar os sites que o Carlos já passou e também tentar fazer uma avaliação online. Um abraço.
      Meu contato é bibifreak@ig.com.br

SANDROMS
      Participante

Baratinha,

Também sou de Curitiba, meus primos morem em Joinville. Quanto ao processo do Québec, eu estou bem conhecedor, até dando consultoria (he he).

Mas quanto ao processo federal, fora a informação do site do cic, que eu já havia lido, não encontrei ninguém que passou por essa experiência, para poder comparar com a minha própria experiência no processo de Seleção do Quebec.

Qual é o caso de você e seu marido? Federal ou Québec? Se for federal vai ajudar bastante sim….

Sandro.

Pessoa
      Participante

Só um ponto precisa ser lembrado: CSQ.

O CSQ só é dado para quem faz o processo pelo Québec e o CSQ é de fundamental importância.

Com ele o governo do Québec vai te ajudar, vc vai conseguir descontos enormes nas faculdades, universidades e vai ter outras vantagens no Québec. Sem o CSQ vc vem para o Québec mas não pode usufruir da ajuda e demais vantagens reservadas para os Quebecois e portadores do CSQ.

Mas se a única forma de vir para cá, for pelo processo federal, então “go for it”! E boa sorte! :wink:

mariabrasil
      Participante

Olá Sandro,

Conheço um casal que optou pelo Processo Federal (pelo fator idade), mas intencionados de se estabelecerem em Montreal (onde vivem atualmente). Dá uma olhadinha no blog deles: http://canadiar.blogspot.com/

abç,
      Carol.

Baratinha
      Participante

Sandro

No nosso caso ,optamos pelo processo  do Quebec mesmo e as informações que eu tenho do processo Federal são apenas as do site oficial. No caso dos seus amigos , os dois tem mais de 35 anos? Pois se um deles tiver menos de 35,talvez o do Quebec seja viável , mas se a idade dos dois ultrapassou muito os 35 anos , ai acho que seria o caso de estudar o processo do federal mais a fundo.
      Um abraço e vamos combinar alguma coisa, já somos da mesma cidade.

Bianca

nanibialli
      Participante

Oi Sandro nós fizemos o processo federal por causa da idade.espero que consiga te ajudar;
      bem pelo processo federal vc tem que fazer 67 pontos no minimo ( o teste esta no site do consulado )
      1° passo – preencher o processo e fazer um deposito bancario de +- Can $ 550,00 por integrante da familia
      2° passo- eles mandam uma carta avisando da entrada do seu processo
      3° passo – o consulado manda uma carta pedindo os documentos
      5° passo – vc terá 4 meses para mandar esses documentos que são :
      certidões de casamento, nascimentos de todos os integrantes
      comprovante de que vc está empregado, carta de referencia do seu empregador, recibos de salarios dos ultimos quatro anos
      esse recibo é o total do salario anual, exemplo : a somatória dos 12 meses do ano 2004, 2005, 2006, 2007
      recibo do ultimo ano exemplo: de janeiro de 2007 até setembro de 2008.
      Se for autonomo o alvara para poder trabalhar na área.
      Ter mais de quatro anos de experiencia no cargo atual.
      Extratos bancarios dos ultimos 12 meses ( de preferenciacia com saldo heheh ), é necessário que vc comprove que  tem na conta no minimo
      Can$ 10.000 por integrante da familia. Quanto mais integrantes mais vai abaixando a taxa.
      Fazer as provas de ingles na cultura inglesa ou de frances na aliança francesa ( qualquer das linguas são aceitas para o processo federal )
      mas para contar ponto tem que estar no nivel intermediário ou avançado.
      Historico escolar de todos os integrantes da familia desde do ensino fundamental até superior.
      Comprovante da receita federal, estadual e municipal
      Atestado de bons antecedentes da policia federal e estadual
      Comprovante de que esta quites com serviço militar para os homens
      Comprovante eleitoral.
      Tudo são cópias menos os atestados  da policia, extratos bancarios, comprovantes da receita e eleitoral.
      Mandar tudo e esperar o pedido dos exames, apos recebe los e faze los, boa viagem.
      Espero te lo ajudado.

nanibialli
      Participante

Esqueci de falar que no processo federal não tem entrevista, e nós fizemos o processo em frances,
      como o processo foi  feito no meu nome porque eu estou dentro da faixa de idade do federal que vai
      até 49 anos quem fez os testes de frances fui eu. São em torno de 450 questões , duas redaçoes ( das 9 da manhã
      até as 12 ) e uma conversação de 40 min quase uma entrevista mas com assuntos diversos sem tocar no assunto de imigração.
      A prova assusta pela quantidade são 4 apostilas e vc tem pouquissimo tempo para responder tudo e não pode chutar, só pode
      preencher com certeza pois questões erradas é descontados pontos. Sobre Quebec vc entra com o pedido do CSQ
      bastando apenas comprovar que mora em Quebec.

petula
      Participante

Oi Sandro,

Não sou uma autoridade, mas vai aqui o que sei:

O processo federal é mais lento no total de meses comparando o de quebec+federal. Todos os meus amigos que fizeram estão numa faixa de 15 a 19 meses. Outra diferença é que a entrevista é um caso raro. Nenhum dos três casais passou por ela, então não tenho feedback sobre o assunto.
      A língua pode ser tanto o inglês quanto o francês.
      Com o visto na mão você pode se dirigir a qualquer província, seja via processo Pronvincial do Québec ou Federal Simplificado

Até onde sei CSQ faz falta para alguns casos como bolsa de estudo, bolsa para os filhos, auxílio ($) do governo e acho que na francisação também.

Vamos ver se alguém mais conhece algo. De dica fica também o : http://www.imigracaocanada.com/

[]s
      P

SANDROMS
      Participante

Petula obrigado pela informacão,

Na época que eu abri esse tópico a CBQ estava com TILT e acabou abrindo 4 tópicos com esse título!

O que mais andou foi esse: http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2468

Vc podia postar lá!

E algum moderador podia apagar esse e os outros tópicos duplicados.

Sandro.

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.