Imigrante ou Bolsista????

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Imigrante ou Bolsista????

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
      Blue_Butterfly
      Participante

Pessoal, gostaria da opinião de vcs.

Estou na dúvida se eu e meu marido entramos com processo de imigração para Quebec (Montreal) ou se tentamos uma bolsa para o doutorado e lá, depois das coisas arranjadas e emprego certo, entrarmos com pedido de imigração.
      O q vcs acham? Estou na dúvida……
      Ah! Nós temos uma filhinha de 5 anos.

Abç, Juliana Castro

mrodolfo
      Participante

Juliana,

Quem seria a agência de fomento da bolsa de doutorado? Se for uma agência brasileira (CAPES/CNPq/FAPESP) você deverá retornar ao país e cumprir o período de “quarentena”. Ainda assim, não sei se as agências estão financiando doutorados integrais no exterior ou apenas o sandwich (faz tempo que saí dessa vida de bolsista).

Já se for um agência canadense, penso que será mais fácil se você já for residente permanente, inclusive pelas “tuitions”, que são mais baratas…

Blue_Butterfly
      Participante

@mrodolfo”;p=”26221 wrote:

Juliana,

Quem seria a agência de fomento da bolsa de doutorado? Se for uma agência brasileira (CAPES/CNPq/FAPESP) você deverá retornar ao país e cumprir o período de “quarentena”. Ainda assim, não sei se as agências estão financiando doutorados integrais no exterior ou apenas o sandwich (faz tempo que saí dessa vida de bolsista).

Já se for um agência canadense, penso que será mais fácil se você já for residente permanente, inclusive pelas “tuitions”, que são mais baratas…

Oi Marcos!

Só p/ ver se eu entendi….
      P/ conseguir bolsa numa agência canadense é mais fácil se já estiver lá como imigrante? Será que elas financiam num valor razoável?
      Outra pergunta: a gente precisa pagar de volta depois?
      São tantas dúvidas…..

Já agradeço a atenção,
      Juliana

mrodolfo
      Participante

Juliana,

Tenho um amigo que atualmente faz PhD na HEC em Montréal e o pouco que sei aprendi com ele…

Ele hoje tem uma bolsa de estudos da própia Escola, que é pouca mas em contrapartida o exclui do pagamento das “tuitions”. Ele também conseguiu uma outra bolsa, junto ao orientador dele para trabalhar em um projeto de pesquisa (essa ele conseguiu depois que já estava estudando)…

O que ele me disse é que, NA OPINIÃO DELE (para deixar beeeem claro), é que ele não achava uma boa entrar num Prêt et Bourses. Quando ele avaliou, o montante de BOLSA era muito baixo frente ao montante EMPRESTADO…

Dê uma pesquisada (para ir esquentando os motores de pesquisador) nos posts que já existem aqui na CBQ que vão ser muito úteis. A própria Adriana hoje é bolsista na USher…

à la prochaine,

marcocanada
      Participante

Se vocês tiverem já um perfil adequado para imigrar em definitivo, essa seria a escolha mais adequada, pois como o Marcos já disse, se vocês utilizarem bolsa de origem brasileira, vocês obrigatoriamente tem de retornar para cumprir um prazo de estadia mínima no Brasil, o que pode atrapalhar vocês em relação  a própria permanencia de vocês no Canada, o que pode ser agravado com algumas mudanças que ainda pode ocorrer nas novas regras que punirão quem não se estabelecer na provincia logo após o processo, lembro que isso ainda está sendo proposto e ainda não está valendo!!!

Falando sobre as taxas, vou dar um exemplo rápido da diferença de valores pagos por semestre entre um imigrante e um aluno internacional na Bishop’s University:

Taxa 2008/2009 para residente de Québec: 1.668 dólares

Para residente no Canada (outra provincia):  4.790 dólares

Estudante Internacional: $11,575

Como vocês percebem a diferença é tão grande que vale a pena fazer logo o processo de imigração, pois a bolsa de vocês iria facilmente sumir nos valores internacionais, vale lembrar que mesmo não sendo o melhor a Prêt et Bourse estará disponível para vocês terminarem os estudos de vocês, e você só inicia o pagamento após o término do curso e estar empregado!

Bonne chance!!!

Blue_Butterfly
      Participante

Valeu galera!!!!

Vou continuar pesquisando qual é a melhor opção, mas como temos perfil para imigrar, acho que essa vai ser a melhor alternativa….

Abçs, Juliana

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.