Imigração nível técnico profissionalizante

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Imigração nível técnico profissionalizante

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      fepublio
      Participante

Olá a todos.
      Meu marido e eu preenchemos o teste online e segundo ele teriamos os requisitos para imigrar. Porém gostaria de confirmar já que não temos nível superior completo.
      Meu marido fez um curso profissionalizante no SENAI de técnicas de mecânica. Técnico em mecânica está na lista de profisões em demanda de Quebec, no campo de educação profissionalizante, onde seriam necessárias 1800hs de estudo, ele fez 3200hs e tem cinco anos de experiencia nessa área.

Gostaria de saber se é isso mesmo, podemos mandar os documentos, ou esperamos eu terminar minha graduação.
      Outra pergunta é a respeito do tempo de processamento da imigração para aqueles na lista das profissões em alta demanda.

Carlos_Santos
      Participante

@fepublio wrote:

…Gostaria de saber se é isso mesmo, podemos mandar os documentos, ou esperamos eu terminar minha graduação.

Se o teste online foi positivo. Nao precisa esperar…. a nao ser que as informacoes preenchidas no teste sejam para saber o que falta para vcs passarem nele!

@fepublio wrote:

Outra pergunta é a respeito do tempo de processamento da imigração para aqueles na lista das profissões em alta demanda.

tem sido amplamente diferente. Vejas os relatos dos colegas que sempre postam aqui no forum!

Boa sorte

fepublio
      Participante

Colocamos no teste online tudo o que temos hoje, ate desconsiderei minha faculdade ja que ainda estou no 4a. Estranhei termos passado com tao pouca exigencia pois considerei termos nivel de frances minimo e nivel tecnico.

Obrigada pela ajuda Carlos

Anonymous
      Participante

Olá “fepublio”.
      Digamos que seu caso é similar ao meu…
      Sou Técnico em desenho de projetos (SENAI) e minha esposa te Curso Superior, passei na entrevista como Demandante principal, pois tenho mais de 5 anos de experiência, minha esposa completa a lista, mas passamos com folga.
      Fiquei classificado como “técnologo”, e o Mr. Carl Teixeira foi claro, o ponto principal é o francês, alias, todos do bureau foram claros: FRANCÊS, ou seja, se a area de atuação de vcs (vc e seu marido) esta na lista do Québec e vcs tem experiência nela, pode ter certeza que o ponto principal é o francês, completou isso, nos veremos no Quebec…rsrs

Com CSQ em mãos, estamos aguardando o nascimento de nossa filhinha para poder continuar com o processo federal

Abraço a todos

fepublio
      Participante

É muito bom conhecer outros tecnologos que ja passaram pelo processo. Fico muito feliz de saber que deu certo com você.
      Acho interessante, e ate me preocupou um pouco, que mesmo com conhecimentos mínimos de frances do meu marido, mais o meu básico e avançado em ingles meus, passamos no teste online.
      Apesar de resposta positiva, vamos ambos corres com o frances. Ja contratamos uma professora particular para nos dar 6hs por semana. Depois de 3 meses dessas aulas é que vamos entrar com o processo, pois queremos garantir uma boa pontuação. E ainda assim continuar estudando bastante para a entrevista.

Você acha necessário ter um nível maior para ter pontuação?

Anonymous
      Participante

Olá,
      O Francês é muuito importante pois é a sua base, se vc fala o inglês, otimo também, mas aí depende de onde vc pensa em ficar…
      O Francês vc vai falar em todo o Quebec, o ingLês mais em Montreal. Quanto ao seu nivel de Francês, quanto maior for, melhor será, assim ao chegarem no Quebec, suas chances de arrumar um emprego melhor aumentam, pois, aumentam tabém a sua adaptabilidade.
      Outro ponto muito importante é o planejamento, digo, o seu projeto de imigração:
      Qual cidade?; porquê?; Custo de vida? $$ vai levar ?; Pesquisa de empregos; O que sabe da região em que quer ficar; Etc…;
      Estude o Frances, e vai montando um planejamento, mesmo que no dia da entrevista o agente não olhe, ele será importante para vcs terem como um guia.

Meu relato: Eu passei na entrevista do Sr. CARL TEIXEIRA (Tido como um terror), não sei se foi por simpatia ao meu nome (Carlos Teixeira)..rsrs, mas passei e ele foi claro, não importa sua pontuação em quisitos de menos importantes, o que o Québec quer é : PROFISSIONAL / EXPERIENCIA / ESTUDO, eu entendo isto por, Trabalhadores especializados (vcs são), Experiencia profissional vcs tem; Estudo, são tecnologos e estão ESTUDANDO FRANCÊS. Ou seja, se fez o teste on line e passou com estes quisitos, de entrada agora, mas continue estudando o francês (vai demorar uns 6 meses até a entrevista)
      Abraço e boa sorte.

fepublio
      Participante

Nos demos conta de que o curso profissionalizante não é equivalente ao curso técnico.
      Isso significa que não nos enquadramos nos requisitos mínimos para a imigração? O “Professional high school diploma” não é o mesmo que este curso profissionalizante, esta correto?

Agradeço

Anonymous
      Participante

Olá,
      Professional high school diploma – Curso Profissionalizante no Brasil até onde eu sei é curso simples de 150h, 200, 400, 500h… até conta pontos, mas poucos, mas no seu caso é Técnico ou Técnologo mesmo, a opção, à escolher no teste “on line” é Technical post-secondary diploma – 1, 2 ou….. 3 years.

Os diplomas do SENAI geralmente são TECNICOS “Profissionalizantes”, ou seja, são os dois, pois atendem a população que ainda não finalizou o 2° grau, ou melhor… :D , os diplomas do SENAI geralmente são 3 ou 4 diplomas profissionalizantes que juntos formam o curso técnico.
      Exemplo: TÉCNICO EM DESENHO DE PROJETOS –

3 diplomas + 1 Técnico, são pequenos modulos de 600h (c/estagio), que formam o técnico :
      – Desenhista Copista (profissionalizante);
      – Desenhista Mecânico (profissionalizante);
      – Aux. Desenhista Projetista (profissionalizante);
      + o diploma de – Técnico em Desenho de Projetos (Técnico, para obter este, deve ter concluido os 3 anteriores + o 2°grau e solicitar a escola que faça o registro dele).

Ps.: Na demanda de profissões do Québec, técnico em mecânica ou desenho, não é mais prioridade, porém não quer dizer que será reprovado e sim apenas que não poderá furar a fila :D

Passou no ON LINE, sem se “auto-enganar”… manda ver é facil pra quem estuda !!!!!

fepublio
      Participante

Oi Carlos obrigada pelo esclarecimento.
      Mas acontece que ligamos no Senai para tirar nossa dúvida: curso profissionalizante é um curso técnico? A resposta que tivemos é que não, não é. A diferença entre eles é que o primeiro é feito no ensino fundamental, após 8 anos de estudos. O segundo é feito no ensino médio. E na hora que preenchemos o teste online a opção que colocávamos, equivocadamente, era professional high school diploma.
      O curso que meu marido fez foi um curso de apredizagem industrial em mecânica geral, de 3200 horas.
      Acredito que nos equivocamos ao pensar que esse curso valeria com um técnico, e que poderíamos dar entrada no processo do Quebec com esse diploma.

Vou fazer o teste novamente e ver no que dá. Se tivermos resposta negativa esperarei até o final do ano, quando me formo na universidade para então enviarmos nossos documentos.

fepublio
      Participante

Analisando novamente a tabela de comparacao de estudos (http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/pdf/fr/diplome-bresilien.pdf) percebi que é provável que você esteja certo, Carlos.
      Segundo ela, o diploma técnico é aquele que é feito depois de 8 anos de estudos primários, no qual a aprendizagem industrial se enquadra. O que equivaleria ao “Diplôme d’études secondaires professionnelles”. Então ao preencher o questionário online, o curso profissional do Senai se enquadraria nessa classe?

Anonymous
      Participante

Sim é isso mesmo, conheço o curso dele.

Agora sei o seu perfil, ele estudou o complemento do SENAI (ele era CP… :D :D :D “Candidato a Peão”) esse era uma apelido que os veteranos davam aos mais novos no SENAI…mas vamos lá.

Teoricamente, pelas informações que madame Tandel dá nas reuniões, vc’s podem não passar, pois o quisito minimo é Técnico, depois vem graduação, Doutorado, Mestrado, etc…

Porém, no quadro existe a comparação e seu marido tem experiência na area… sugestão ?

Mande um email para o BIQ-SP ou vá em uma palestra e se informe (informação oficial !!!!).

Conselho ?
      Se não atender, estude francês (comece agora), termine a Faculdade e vai montando o plano de imigração… quando faltar uns 3 meses para terminar a faculdade, mande o DOSSIER ( o processo leva +/- 1 ano e 1/2, talvez um pouco mais agora, devido a profissão não ser mais prioridade) , ou seja, 2013 estará lá, entrevista..jun/jul de 2012 (+/-)
      Me baseio na minha história (o que certamente não é a sua) mas é valido como referencia…

Estou nessa brincadeira a 3 anos e passou rapido !

Abraço

fepublio
      Participante

Valeu Carlos!
      Já mandamos o email para o Biq e vamos aguardar a resposta deles. E se tivermos resposta negativa teremos duas alternativas: ir com bolsa da universidade (que estou tentando) ou aguardar meu diploma. Só espero que na segunda opção não demore tanto…

Mais uma vez obrigada!

Abraço

fepublio
      Participante

Olá!
      Depois de um mês, tive finalmente resposta do BIQ sobre a equivalência do curso profissionalizante do SENAI. Segundo o escritorio de imigração mecânico geral de 3200 horas equivaleria ao Mécanique de machines fixes – DEP de 1800 horas. Acontece que esse curso não tem o mesmo conteúdo. Acredito que fizeram uma confusão na hora de digitar ou coisa parecida. O curso certo seria Techniques d’usinage (DEP – 1800 hres / 2 ans), que era o que considerávamos na hora do preenchimento do teste online. O mais importante mesmo é que é aceito como um Diplôme d’études secondaires professionnelles.
      Estaremos enviando os documentos mês que vem.

Abraços,
      Fernanda

Carlos_Santos
      Participante

obrigado Fernanda pela contribuicao ;-)

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.