Imigração com visto de estudante

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Imigração com visto de estudante

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
      kelsan
      Participante

Boa noite,
      Fui admitida na uni. concordia, mas gostaria de tirar o visto de permanencia antes de ir para Montreal para pagar a menor taxa na universidade. Fiz o teste no site para testar os pontos pra imgracao e passei, entretanto nao sei se posso dar continuidade no processo estando no Canada.
      As perguntas sao:
      1- Se eu der entrada na papelada aqui, existe algum emprcilho se eu estiver em Montreal quando receber o CSQ ?
      2- Existe mesmo uma entrevista para testar a proficiencia no frances? Nesse caso, essa entrevista poderia ser feita em Montreal?
      3- O fato de eu ter o visto de estudante no meu passaporte impede que eu receba o visto de permanencia (ja que pelas regras, um estudante na minha categoria so pode pedir imigracao no ultimo ano da faculdade no Quebec)…?
      4 – Se preencher os formularios em frances, ajuda alguma coisa no processo?
      5 – E, finalmente, no caso de meu visto de imigracao ser negado, existe alguma outra possibilidade de consegui-lo estando ja em montreal, como estudante, sem ter cursado ja quase todo o meriodo do meu curso?

Agradeço desde ja a atenção dispensada,
      Att,
      Raquel

brandaogu
      Participante

Olá, Raquel.

Bom para começar já te digo que se sua intenção em fazer o processo de imigração for para pagar menos na universidade, não faça o processo.
      O québec está procrando por pessoas que querem trabalhar e se estabelecer lá.
      Para fazer o processo de imigração com uma intenção que não é essa, você provavelmente cairá em contradição e já era. Sugiro fazer sua faculdade e no final, querendo ficar no Québec, aí sim faça o processo de imigração.

Mas mesmo assim, respondendo suas perguntas:

1- Se eu der entrada na papelada aqui, existe algum emprcilho se eu estiver em Montreal quando receber o CSQ ?

Dando entranda por aqui, você terá que vir aqui para entrevista.

2- Existe mesmo uma entrevista para testar a proficiencia no frances? Nesse caso, essa entrevista poderia ser feita em Montreal?

A entrevista é para verificar um monte de coisa, uma delas é sua proficiência no francês. Existe também os testes de francês oficiais da Aliança que comprovam a proficiência. Você pode fazer, mas não é garantido que vc ficará de fora da entrevista.

3- O fato de eu ter o visto de estudante no meu passaporte impede que eu receba o visto de permanencia (ja que pelas regras, um estudante na minha categoria so pode pedir imigracao no ultimo ano da faculdade no Quebec)…?

Não impediria nada seu visto de estudante

4 – Se preencher os formularios em frances, ajuda alguma coisa no processo?

Preencher os documentos em francês não ajuda em nada. Acredito que todos preencham em francês já por ser uma forma de se acostumando aos procedimentos etc (para entrar no clima).
      Os documentos podem ser preenchidos em francês, inglês, português ou espanhol

5 – E, finalmente, no caso de meu visto de imigracao ser negado, existe alguma outra possibilidade de consegui-lo estando ja em montreal, como estudante, sem ter cursado ja quase todo o meriodo do meu curso?

Nao. De repente casando com um canadense, mas o processo tb é demorado.Tenho um amigo francês que namora uma canadense e está no processo de imigração pelo fato do visto de casamento demorar tanto quanto (e é até mais burocrático)

Mais uma vez repito, Raquel : não dê entrada no processo pra pagar menos na universidade, mesmo que vocè tenha interesse em ficar no québec. O interesse deles é de alguém que vá pra trabalhar e estudar seja o segundo plano.

Abs,

Gustavo Brandão

Carlos_Santos
      Participante

dê uma olhada aqui:

Demeurer au Québec à titre permanent em

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/demeurer-quebec/index.html

Boa sorte na sua decisao!

kelsan
      Participante

Oi Gustavo/ Carlos,
      Obrigada pelas respostas.
      Sim, eu pretendo ficar no Quebec, por isso queria entrar com o processo agora, ja que mesmo estudando vou trabalhar na minha area.
      Eu ja havia visto esse link para estudantes que querem permanecer no quebec, mas em uma das categorias eu teria que ter me formado la, e em outra eu precisaria estar ha um ano de me formar. Tenho duvidas, pois se eu entro com o processo aqui, mesmo que eu volte pra entrevista, vou estar com um visto de estudante no passaporte, logo, morando em Montreal. Isso seria um empecilho? Existe alguma regra para isso?

Muito obrigada,
      Raquel

brandaogu
      Participante

pelo bastante que eu já li e vi eu não vejo problema isso. Só teria que confirmar isso com o BIQ ou então numa dessas palestras que sempre tem…

Felpa83
      Participante

Boa tarde pessoal.

Meu nome é Felipe, penso seriamente em ir pro Canadá.

Gostaria de tirar algumas dúvidas, se eu for pra lá pra aprender o francês, tem como eu pedi o visto de permanência já estando lá?

E estando lá, estudando, vamos dizer que o visto é de 6 meses, pode-se pedir mais tempo?

Faz alguns meses que recebi um email sobre imigração e falava algo assim.
      No caso eu iria pra Quebec mesmo.

Obrigado

brandaogu
      Participante

Não, peraí. Você está confundindo. Há um visto para estudantes. No caso para ir estudar francês você vai solicitar um visto de estudante.
      Se você for fazer uma faculdade lá, no final dela você pode dar entrada no pedido pra imigração.

A validade do visto e´geralmente regrado pela duração do curso. Você pode sim pedir extensão, mas tem que provar que vc tem condições financeiras pra bancar o tempo que vc vai ficar, além de mostrar a carta de aceitação da instituição.

kelsan
      Participante

Bom, pra quem tá no mesmo caso que eu, ai vão as respostas:
      Fui a uma palestra há duas semanas, e fiz exatamente essa pergunta pra mulher que tava dando a palestra. Nao me lembro o nome, Soraia, talvez, começava com S, uma loira razoavelmente fascista e mal educada. Ela, bem grosseiramente, me respondeu que ” se você for estudante seu pedido vai ser recusado peloe enrevistador, e não queo mais falar disso”.
      Depois entrei em contato com a tal Maria Joao, que me disse extamente o oposto, que uma coisa não exclui a outra, e ate seria bom eu dizer na entrevista q estudo em Montreal, pois contaria pontos de adaptabilidade. A unica coisa, é que eu teria que voltar pra entrevista.
      E agora, fiquei mais perdida.Se alguem tiver mais algum esclarecimento quanto a questao, por favor, divulguem.
      Raquel

Carlos_Santos
      Participante

ola Raquel,

tudo esta coerente.

O processo de imigracao para trabalhador qualificado, percebeu o nome do processo?
      para aqueles que possuem uma profissao e querem exercê-la no Québec!

Fico claro o objetivo do processo ? por isso a Soraia (sim ela é loira, ou estava loira quando a conheci ai no Brasil) disse o que disse!

O que ela nao queria falar é que uma pessoa que faz este mesmo processo PODE decidir nao trabalhar e sim estudar e ai pedir uma bolsa/emprestimo do governo do Québec e isso é LEGAL E POSSIVEL. Mas nao é o objetivo deles!!!

Por isso ao fazer o processo de imigracao e sendo aceito (CSQ) e para trabalhar!!! logo nao fale nem mostre interesse em ESTUDOS!

Se vc você decidir (uma vez tendo o CSQ) estudar, o problema é seu! e ninguém ira te impedir.

Entendeu agora ?

Atenciosamente

Anonymous
      Participante

Oi Raquel,

Também tenho interesse em continuar meus estudos no Québec, mas, no caso, não sou a requerente principal e sim o meu marido.

Em uma das palestras que fui eles falaram que o requerente principal deve ir inicialmente para trabalhar, os estudos devem ficar para um segundo momento. Se bem que já vi vários blogs de pessoas que não conseguiram entrar no mercado de trabalho e começaram a estudar numa universidade assim que chegaram no Québec. É compreensível pois facilita a integração, o aprendizado da língua e a entrada no mercado de trabalho (com um título canadense).

Se vc puder espere mais um pouco, não tire o visto de estudante agora. Faça o processo de seleção do Québec e quando vc chegar lá tenta entrar na faculdade e em seguida no mercado de trabalho.
      Eu também já fui aceita, mas vou esperar o processo de seleção do Québec terminar para poder começar meus estudos, já o meu marido vai para trabalhar e, talvez, depois voltar a estudar.

Qualquer coisa me manda uma MP que podemos conversar melhor.
      Espero ter ajudado.
      Abs
      Liliana

kelsan
      Participante

Oi Carlos,

sim eu li e entendi, nao apresento nenhum problema cognitivo.
      A questao eh que nao sei quanto a voce, mas eu ja estudei (fiz duas universidades e uma pos graduacao) trabalhando ao mesmo tempo, no que se chama ‘ trabalho qualificado’. Eu nao vejo nenhum problema em estudar e trabalhar o mesmo tempo. Por isso acho que uma coisa nao exclui a outra. Estudo E sou profissional qualificado.
      Entendeu?
      Atenciosamente,

Cabeda
      Participante

Na verdade…. acho que está havendo uma falha de compreensão, na verdade É SIM, um problema, principalmente em países “desenvolvidos” tu fazeres isso…

Fiz meu mestrado em Mônaco, e alem das aulas serem em tempo integral ( as 9 da manhã até as 16 horas ) a demanda “extra-classe” era MUITO intensa, eu não teria chance NENHUMA de trabalhar e estudar, simplesmente não FECHA.

eu não sei onde tu fizeste tuas pós e tua graduação, mas a minha graduação fiz numa federal no Brazil, e CANSEI de ouvir aluno chegando pra professor e dizendo, a professor, não fiz a lição de casa pq eu tava trabalhando, ou, por favor não passa trabalho para casa que não vai dar tempo… coisa que NUNCA poderia acontecer numa faculdade – pelo menos na europa – professor nenhuma ia conceber isso.. estudo é estudo, trabalho é trabalho…. são mutuamente excludentes em sociedades mais desenvolvidas sim.

kelsan
      Participante

Entao, mas como eu nao nasci em pais desenvolvido e nao fiz mestrado em monaco e sim na usp, esses nao era o meu caso. Nao tenho pai rico pra bancar meus estudos, e portanto tenho q trabalhar. Ate recebi uma bolsa da CAPES, mas que no caso de mestrado nao é o suficiente para viver bem em SP.
      Assim endo, acho essa ” incompatibilidade” muito mais culural do que economica.

Cabeda
      Participante

Pois então Raquel…. tu não tens nem 10 menssagens ainda na comunidade e já conseguiste ser grosseira comigo e com o Carlos moderador da comunidade!!! Isso deve ser um novo recorde.

De repente tu não entendeste o espirito colaborativo do espaço…. ninguem aqui está te atacando, as pessoas estão apenas de BOA VONTADE contribuindo com suas experiências passadas, sem normalmente não ganhar NADA em trocar ( e nem falo por mim, mas por todos os que JÁ ESTÃO no Canadá e CONTINUAM contribuindo )

Desculpa, mas eu não lido bem com malcriação, eu poderia tentar contribuir mais um pouquinho, quem sabe contribuir com alguma coisinha de quem ( apesar do tom de pilhéria da tua parte ) justamente já teve a oportunidade de estudar em um país desenvolvido e por isso mesmo TEM mais experiência que tu com isso, mas vou me abster.

Te desejo boa sorte na tua caminhada

Abraços

Cabeda

kelsan
      Participante

Desculpa Cabeda, nao foi a intencao.
      Quando tiver mais noticias sobre o topico posto aqui

Boa sorte pra vc tb.

Carlos_Santos
      Participante

@kelsan wrote:

Oi Carlos, sim eu li e entendi, nao apresento nenhum problema cognitivo.

excelente ;-)

@kelsan wrote:

Estudo E sou profissional qualificado.

aqui no Québec, nao é assim!

por isso fiz questao de te informar a logica do pessoal que faz a selecao no processo. Mas o processo é seu…. acho que vc tem todo o direito de fazer como achar melhor ;-)

So uma informacao: fiz doutorado em 4 anos e trabalhando ai no Brasil…. mas como disse aqui isso nao é possivel!

@kelsan wrote:

Entendeu?

Parfait!

Anonymous
      Participante

Oi Raquel,

Também fiz mestrado fora do Brasil (na Suíça). Quando cheguei lá achava que conseguiria trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas, realmente, é impossível. Além da grade horária ser muito maior que um mestrado no Brasil (aulas o dia todo – manhã e tarde), a quantidade de leitura e trabalhos a serem elaborados é enorme. Realmente não dá para conciliar. O que fiz foi trabalhar no verão, juntar uma grana para me manter durante o ano já que não tinha bolsa.

Repense seus planos. Concordo com o pessoal que se vc for para a entrevista do processo de seleção do Québec dizendo que quer estudar vai ser mais difícil de conseguir o CSQ. No entanto, eles disponibilizam essa possibilidade para quando vc termina seus estudos.

Boa sorte!

Bru
      Participante

Ola,

Aguem pode me ajudar?

Gostaria de saber se alguem fez a entrevista no Quebec?? Se ela é diferente da entrevista no Brasil? Se existe uma exigência maior da lingua francesa.
      Estou em duvida por onde optar de fazer a minha entrevista.

Obrigado,

bruna

Carlos_Santos
      Participante

Ola Bruna,

nunca ouvi ninguém dizer que fez uma entrevista de CSQ aqui no Qc ;-)

Com certeza o nivel deve ser o do entrevistador. O que pode acontecer aqui é você pegar um québécois com sotaque do Saguenay.

Atenciosamente

FCelso
      Participante

Boas pessoal,

Raquel e Bruna,

Fiz o pedido de CSQ por Montréal, quando eu estava morando na Cidade do Québec.

Para a Raquel, sugiro que primeiro vá como estudante, experimente o local por uns 6 meses, no inverno de preferência, e depois faça o pedido do CSQ. Entre o pedido e a entrevista demorou 1 mês, e o CSQ é emitido na hora. Porém, para poder fazer essa solicitação no QC, você precisa dos teus documentos traduzidos com tradutor juramentado. No meu caso, como era para duas pessoas (esposa e eu), foram mais de R$ 2.000,00 somente nessa parte de traduções (até doutorado para mim e mestrado para ela, na época).
      Ainda, bem como o Cabeda e outros mencionaram, o sistema é diferente do Brasil, se você for para o QC e quiser bolsa, OK, depois que conseguires a residência permantente, a escolha é sua. Entretanto, o valor da bolsa lá também não dá para “viver bem”. A minha que era de pós-doutorado, era CAD$2.600 por mês. Pode parecer bastante, mas para os padões quebecas é pobre. Para a Cidade do Québec, que tem pouca coisa pra gastar, deu pra economizar um pouco em 1 ano, mas tive colegas em Montréal e Ottawa que reclamaram ser insuficiente. Você paga as contas, como qualquer bolsista no mundo inteiro. Quem quer ganhar dinheiro para ter mais conforto ou poder de consumo faz uma coisa chamada trabalho. As bolsas deveriam ser destinadas, na minha opinião, para quem quer realizar treinamento para depois ser pesquisador, naquele assunto que realmente GOSTA.

Bruna,

O esquema de entrevista é o mesmo que é realizado no Brasil. Em relação ao grau de formalidade, o entrevistador (um senhor de cabelos brancos descabelado – era inverno) vestia camisa pólo e calça jeans, iniciou confirmando os dados do formulário que enviamos, depois perguntou do porquê de imigrar ao QC, seguido das perguntas sobre o trabalho, mudando para inglês e finalmente algumas questões em francês sobre as minhas impressões no cotidiano quebeca. Detalhe que o francês dele é de Québec, com bastante sotaque e o inglês tinha um nível bem básico.

Alguns dertalhes a respeito do meu perfil:graduado em universidade privada (RS), mestrado e doutorado em universidade pública (RS e RJ) e pós-doutorado em universidade canadense mista (ULaval em QC). Depois de solicitar o CSQ voltei ao RS e em 6 meses estava empregado em universidade privada. Quando chegou a hora da decisão em seguir com a imigração, optei por desistir. Atualmente sou pesquisador (24h) e professor (16h) em universidade privada na área de eng. química e minha esposa em universidade pública na área do design com a mesma distribuição de carga horária que eu. Com nosso perfil conseguimos dar mais conforto e educação ao nosso filho e demais familiares, isso aqui no RS. Portanto, não fechem portas, matenham as possibilidades abertas e busquem o que lhes dá prazer em fazer.

Abraço,

Fabrício

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.