Idioma na França

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Idioma na França

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
      CaduPimenta
      Participante

Mais uma dúvida sobre o idioma.
      Tenho disponibilidade das minhas férias para fazer um curso de francês de 1 mês no exterior. Estou cotando preços para Montreal. Porém, me animo com a idéia de fazer em Paris, pois assim nos finais de semana eu poderia conhecer um pouquinho da Europa.

O que vocês podem me dizer sobre o aproveitamento do idioma na França para uso no Canadá ?
      É viável ? As diferenças são rapidamente contornadas após um período de adaptação ou chegando no Canadá encontrarei um idioma totalmente diferente ?

Agradeço se alguém puder compartilhas experiências sobre esse assunto.

ps. Carlos (moderador), se me lembro bem, li que você morou 2 anos na França, talvez você tenha bagagem para me dar uma opinião bem concreta :)

Abs !

csleite
      Participante

Olá Cadu,
      Eu estudei francês em Montréal por quatro meses em uma escola (LSC)que ensinava o francês da França. O material didático vinha de lá e os professores tinham na maioria sotaque francês. Só tive um professor québécois. Meu aproveitamento foi muito bom. Os professores eram ótimos. E isso não me impediu de hoje entender o sotaque quebeca. Mas confesso que na sala de aula eu entendia tudo, e quando saia nas ruas, nada. Mas é só questão de treinar o ouvido.

Em Montréal apesar de ouvir sotaque francês na aula, quando você sair às ruas você ouvirá o sotaque quebeca, além de rádio, TV, etc… toda sua experiência fora de aula será canadense. Acho legal pois você poderá conhecer um pouco do Québec e já ir se familiarizando com a cidade, os costumes, etc.

Por outro lado, Montréal é bilíngüe. Não tem jeito. E serei bem sincera, o inglês pode comer ter francês. Em todas as lojas, restaurantes, bares que você for, as pessoas falam as duas línguas, e a minha experiência (e dos meus amigos Tb) foi de que se vc não tem um francês bom o povo na rua já troca pro inglês. É automático. Vc chega num lugar, e tropeça no francês, já te atendem em inglês. Não sei se você fala inglês ou não, mas eu passei 80% do meu tempo em Montréal falando inglês. Infelizmente. Não só nas ruas, como também com os amigos, que mesmo fazendo curso de francês, saia da aula e falava inglês (por já estar mais acostumado).
      Agora, se vc não fala inglês pode ser uma boa pois aí vc será forçado à imergir no Frances mesmo. É Tb mta questão de disciplina.

Quanto à França, vc não terá a vivencia canadense, mas lá a galera detesta falar inglês, portanto acho que você terá que se virar com seu Frances estando ele bom ou ruim. Talvez seja um processo mais intenso pois nao tera a interferencia do ingles.

Acho que vc tem que pesar os prós e contras e ver o que será melhor pra vc. Se sua preocupação for apenas uma questão de sotaque e pequenas diferenças no vocabulário e expressões, eu iria pra onde estivesse com mais vontade mesmo. São pequenas diferenças contornáveis, e mesmo no Canadá vc ouvirá muitos sotaques diferentes, dos próprios canadenses e dos imigrantes, pois cada um terá o seu jeito de falar.

Abs,
      Camila

Carlos_Santos
      Participante

Ola Cadu,

apesar de ter uma boa base antes de vir pro Québec, eu passei uns meses escutando as radios daqui antes de desembarcar do aviao pois sabia que era diferente.

As pronuncias, sotaques e expressoes, existem em todo o lugar, mesmo na França, existem! basta visitar as regioes fora de Paris.

Sempre damos o nosso jeito e ir para a França e vir pro Québec nao sera problematico se vc fizer seu esforco pessoal para compensar.

O que a Camila conta que aconteceu com ela aqui em Montréal, acontece até com québécois ;-)

Varios colegas que tem uma pronuncia complicada, se fizeram responder em inglês em Montreal :lol:

Se você ja tem o seu CSQ e nao precisa de pontos e impressoes para uma entrevista, eu nao pensaria duas vezes em ir para a França ;-) minha opiniao apenas,ok?

Atenciosamente

_TAZ_
      Participante

Olá Cadu,

Deixa eu meter a minha colher torta nesse angu.
      Eu vejo pela sua assinatura que você ainda não tem o CSQ. Então … No seu lugar, eu viria para o Canadá. Aqui você pode estudar francês e conhecer algumas cidades destino, além de já ver como as coisas são por aqui. Ir para a França, conhecer a Europa … não vão faltar oportunidades. É barato ir para Paris a partir daqui.
      Vindo para cá, você vai ganhar os pontos de estadia no Québec e mais pontos imponderáveis na adaptabilidade, já que o entrevistador vai gostar de ver que você mostrou interesse em conhecer a região, etc. Quanto à mistura do inglês em Montréal … depende de você. Se você bater o pé, dá pra ficar quase 100% no francês.

Agora, eu não posso perder a oportunidade de malhar a LSC. Eu e minha esposa fizemos 2 semanas de curso nessa escola e eu particularmente me arrependi. Quem me conhece sabe que o meu francês não é ruim. Eu sempre tive as melhores notas da minha turma na Aliança Francesa (tenho facilidade e estava bem mais motivado do que o pessoal). Então … chegamos na LSC e nos botaram pra fazer teste de nivelamento junto com uma boiada lá. Teste escrito e depois um teste oral EM DUPLA. Me botaram com uma italiana que não conseguia falar nada e, é claro que não saiu conversa nenhuma …
      Logo depois, saiu o ensalamento. Me colocaram numa turma do nível básico e a minha esposa no nível avançado (sendo que nós dois tínhamos nível intermediário). Fiquei muito puto e fui reclamar com a diretora … marcaram rendez-vous pro dia seguinte. Na sala de aula, verifiquei que a turma era muito heterogênea, inclusive com pessoas que não conseguiam nem se apresentar em francÊs. Na conversa com a diretora ela ficou “avaliando” o meu francÊs e disse que, realmente, o meu francês era bom mas que ela não podia fazer nada … tinha que esperar até a avaliação do professor no fim da semana e ver se ele recomendava a mudança de nível e que não era pra eu ficar comparando o meu nível com os dos outros alunos da mesma classe… Já na turma da minha esposa, ela estava achando muito puxado e não estava conseguindo acompanhar direito a turma.
      Só sei que passei a semana vendo gramática que já conhecia e gabaritando os exercícios e os testes aplicados. Por fim, me passaram de nível na segunda semana.
      Já na sala do nível intermediário, tive o PIOR professor da minha vida. Não só de francÊs, de qualquer coisa. Era um rapaz de Ontario que estudava na McGill e dava aula de francês pra ganhar uma grana.
      Ou seja, passei 50% do tempo em uma turma sem aprender nada (ainda tinha uma m#rd@ de um brasileiro que vivia vindo pro meu lado falando português) e outros 50% do tempo com um professor horrível, que mal conseguia passar a matéria.

CaduPimenta
      Participante

Pessoal, aqui vai um agradecimento mútuo pela prestatividade em digitar textos longos para expor pontos de vista. Obrigado mesmo !

Camila, entendo pelo que digitou que terei mais imersão na França. Lá em teoria não terei o inglês para me “safar” em certas situações :) . Minha atual professora de francês é francesa e noto diferenças grandes no sotaque, mas nada que eu não consiga me adaptar. E além disso aproveito a Europa um pouquinho, já que não conheço… Valeu !

Carlos, ainda não tenho CSQ, estou aguardando convocação para entrevista. No meu teste online, passo com francês básico. A idéia de ir pra Montreal antes da entrevista de imigração é muito boa, para ganhar pontos preciosos na avaliação, porém eu não tenho disponibilidade. Só posso tirar férias do meu trabalho a partir de 01/01/2012. E até esta data espero já ter sido entrevistado. Por isso a opção da França :) … Valeu pelos comentários.

TAZ, no caso de seu comentário, mesma coisa que comentei no texto acima com o Carlos. Não tenho tempo de ir para conhecer antes da entrevista. E, uma vez com o CSQ na mão, não vejo motivos para ir pra lá com o intuito de “conhecer”. No futuro terei muuuito tempo para conhecer a região rs. A título de curso+diversão, a França oferece um pedaço da Europa e não perco o foco do idioma. Mas mesmo assim seus comentários foram muito válidos, e quanto ao seu caso da LSC, é desanimador, triste :( … Valeu !

Merci à tout le monde !
      Abs !!!

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.