Hugo Marques

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      hugomarques
      Participante

Olá a todos,

Primeiramente é um prazer participar da comunidade e e já agradeço de antemão a todas as informações que foram disponibilizadas, ajudam bastante a clarear o processo todo.

Meu nome é Hugo e sou Analista de Sistemas JAVA atualmente fazendo uma pós em arquitetura de software. Moro em Brasília e sempre tive o sonho de imigrar pro Canadá e essa semana eu e minha mulher decidimos ir, nos matriculamos no francês da cultura francesa graças a uma dica que pegamos aqui na comunidade e estámos planejando passar 1 mês em montreal ano que vem para conhecer a cidade.

Naturalmente surgem alguns milhares de dúvidas, se possível poderiam me ajudar com elas?

1. Minha mulher também é formada em Ciência da Computação mas deseja trabalhar com modelagem 3D/animação, vi que tem muitas empresas em Montreal de jogos. Existe um mercado/cursos para isso por aí? Alguém indica olhar alguma coisa?

2. Já eu tenho 4 anos de experiência como desenvolvedor JAVA, trabalhei em uma multinacional famosa (inclusive tem aí em Montreal), 3 certificações JAVA e tenho um inglês que considero avançado. Além do francês que naturalmente estão nos planos, recomendam mais alguma coisa? Qual o valor de um CV com certificações aí? Uma pós em arquitetura de software contaria alguma coisa? E no âmbito de ferramental como tecnologias IBM SOA ou Oracle, temos mercado aí? Pois estou pensando em estudar mais a fundo SOA para unir com meus conhecimentos em JAVA EE.

3. Quais as chances de se conseguir fazer um mestrado aí depois de conseguir o visto de residente? O nosso diploma é reconhecido ou temos que entrar com algum tipo de processo? Existe espaço para mestrado e trabalho?

Tantas dúvidas, mas agradeço qualquer informação que vocês possam me dar. Vi os links que foram passados na apresentação do Jonata e vou dar uma lida. Também estou a disposição caso alguém precise de alguma ajuda/informação.

Abraços,

Hugo

SANDROMS
      Participante

Hugo, bem vindo ao forum e quanta pergunta!!! :lol:

@hugomarques wrote:

1. Minha mulher também é formada em Ciência da Computação mas deseja trabalhar com modelagem 3D/animação, vi que tem muitas empresas em Montreal de jogos. Existe um mercado/cursos para isso por aí? Alguém indica olhar alguma coisa?

Sim existe mercado para modelagem 3d e animação principalmente na indústria de jogos. A primeira produtora a tentar é a Ubisoft, mas existe outras empresas menores por aqui. Existem também cursos em CEGEP e universitários voltados para essa área, inclusive a Ubisoft tem uma parceiria com Universidade de Sherbrooke (em Longueil) desde 2005: http://www.usherbrooke.ca/medias/communiques/2005/fevrier/communiques-detail/c/2674/

@hugomarques wrote:

2. Já eu tenho 4 anos de experiência como desenvolvedor JAVA, trabalhei em uma multinacional famosa (inclusive tem aí em Montreal), 3 certificações JAVA e tenho um inglês que considero avançado. Além do francês que naturalmente estão nos planos, recomendam mais alguma coisa? Qual o valor de um CV com certificações aí? Uma pós em arquitetura de software contaria alguma coisa? E no âmbito de ferramental como tecnologias IBM SOA ou Oracle, temos mercado aí? Pois estou pensando em estudar mais a fundo SOA para unir com meus conhecimentos em JAVA EE.

J2EE, SOA, Oracle, tudo isso tem grande procura em Montreal, mas vão te pedir experiência mais do que as certificações. Quanto a pós, ninguém entende por aqui. O conteúdo, formato e carga horária não bate com o sistema de ensino aqui. E mesmo as certificações tem reconhecimento mais ou menos. Eu sou Sun Certified Programmer for Java e os recrutadores acabam me pedindo para fazer os testes deles. De tudo o que você listou o que mais vale aqui é: “…eu tenho 4 anos de experiência…”

@hugomarques wrote:

3. Quais as chances de se conseguir fazer um mestrado aí depois de conseguir o visto de residente? O nosso diploma é reconhecido ou temos que entrar com algum tipo de processo? Existe espaço para mestrado e trabalho?

Geralmente o diploma é reconhecido (alias qual é o seu diploma?). E o mestrado é possível, e após terminar o mestrado você entra no processo de experiência canadense. O problema é que como estudante estrangeiro o mestrado vai sair muuuuuuito caro. O ensino aqui é barato para os residentes porque é subsidiado. Para estrangeiros é necessário pagar caro.

Você pode aplicar já, pois informatica ainda está na lista de profissões admissíveis ao processo. Só precisa aprender um pouco mais do francês, o que vc pode aperfeiçoar durante os ~3 anos de processo.

Mestrado aqui (e em todo o mundo, exceto no Brasil) é para quem quer seguir carreira acadêmica ou para um redirecionamento de carreira. Ninguém faz pós ou mestrado para “enriquecer” o currículo. São as diferenças de cultura.

Boa sorte,

hugomarques
      Participante

Bem interessante suas respostas, muito obrigado.

No caso eu sou formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande.
      Não pretendo entrar no mestrado como estrangeiro, a idéia (se valer a pena) seria tentar depois de ter o visto Resident Permanent.
      Outra coisa é que não posso iniciar o processo já porque ainda tenho zero de francês e o requisitos exigem 150h de francês + teste de língua. Estou agilizando meus estudos para enviar a documentação ano que vem.
      Sobre a minha mulher muito bom saber disso, dá um fôlego a mais e uma motivação para tentarmos.
      Se mais alguém tiver informações a compartilhar são muito bem vindas :)

Abraços,

gabi-infirmiere
      Participante

como disse o Sandro, o mestrado vale para um redirecionamento de carreira ou para seguir na universidade.
      Aqui nao ha a febre de pos graduaçoes e tao pouco a realizaçao de mestrados e MBAs apenas para incrementar o CV.

em muitas areas, experiência vale mais do que diploma.

explore bastante o forum, ha muito material sobre os novos processos.
      bonne chance

mCerqueira
      Participante

Hugo,

no próximo domingo haverá um encontro da turma de imigração inclusive com a participação de uma pessoa q trabalha no emploiquebec. É uma excelente oportunidade para se ambientar e aprender mais sobre o processo.

Será no Naturetto da asa sul a partir das 16:30h

:)

#

Carlos_Santos
      Participante

Ola Hugo,

Seja bem vindo!

obrigado pela apresentacao e por ja ter comecado a ler o forum…

vamos por partes…

@hugomarques wrote:

….

Curso de animacao tem cegep de 3 anos, como o Sandroms informou. Veja aqui um deles:

http://www.climoilou.qc.ca/fr/programmes_et_formations/fiche_de_programme.php?id=7

se ela ja é formada em TI, melhor comecar a trabalhar na area direto, nao?

O que ela precisa é de experiencia na area ou afins.

@hugomarques wrote:

….2. Já eu tenho 4 anos de experiência como desenvolvedor JAVA, trabalhei em uma multinacional famosa (inclusive tem aí em Montreal), 3 certificações JAVA e tenho um inglês que considero avançado. Além do francês que naturalmente estão nos planos, recomendam mais alguma coisa?

imagine que com um francês médio, vc tera menos chances de ser empregado e mesmo ter um melhor salario ;-(

Entao no francês coloque o que vc disse que tem de inglês!

@hugomarques wrote:

….Qual o valor de um CV com certificações aí? Uma pós em arquitetura de software contaria alguma coisa?

as certificacoes sao bem vistas e sempre ajudam na hora de decidir entre varios candidatos (se existir uma igualidade de condicoes, claro!)

a pos, concordo com a Gabi e o Sandro, aqui, vc pode fazer uma e mesmo sendo paga pelo seu empregador!

A minha empresa entre outras fazem isso pelos empregados!

@hugomarques wrote:

….E no âmbito de ferramental como tecnologias IBM SOA ou Oracle, temos mercado aí?

SOA esta na moda por aqui!

Com oracle e java existem bastante ofertas, mas nao se esqueca que so isso na basta!

Vi varios colegas com os mesmos bons CV sendo recusados nas entrevistas por conta do bendito francês ;-)

@hugomarques wrote:

….
      3. Quais as chances de se conseguir fazer um mestrado aí depois de conseguir o visto de residente?

aqui sendo RP, vc pode trabalhar ou estudar, como vc preferir. O mestrado ou outro curso, depende da universidade te aceitar, e cada uma tem os critérios para isso.

Pode ser que a Ulval nao te aceite e a UQAM aceite ou o inverso!

So entrando em contato e tentando é que vc sabera!

@hugomarques wrote:

….O nosso diploma é reconhecido ou temos que entrar com algum tipo de processo?

Na nossa area, basta ter o diploma. Se quiser saber o que é equivalencia de diploma, veja o topico sobre isso no forum:

http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/30.html

@hugomarques wrote:

….Existe espaço para mestrado e trabalho?

os dois aos mesmo tempo, nao!

mas um de cada vez sim ;-)

SANDROMS
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

Vi varios colegas com os mesmos bons CV sendo recusados nas entrevistas por conta do bendito francês

Carlos, isso que você disse é verdade, mas em Montreal existem muitas empresas de TI que são anglofonas. Tenho colegas chineses que não falam nada de francês, é claro que sem o francês suas opções ficam reduzidas. Mas tenho colegas em Montreal que tiveram o CV negado por falta do inglês, em diversas áreas de atuação. Se em Ville de Quebec o fancês é tudo, aqui em Montreal é preciso ter os dois (gostaria de que saber disso antes…)

Hugo,

Como o Carlos disse é impressindível um bom nível de francês para trabalhar por aqui, mas vc não precisa das 150h, isso não existe em nenhuma fonte oficial. No teste online vc pode avaliar qual o nível mínimo de francês para receber o CSQ. Quando tiver esse nível faça o TCF e mande o dossiê. A1 ou A2 podem ser adquiridos com poucos meses de estudo.

Mas não pare por aí, ponha em mente um nível B2 ou C1 como meta para quando chegar aqui. Isso se o seu inglês for realmente bom, se não B2 pode ser pouco…

hugomarques
      Participante

Muito obrigado a todos pela calorosa recepção e atenção,

Estive lendo vários tópicos no fórum e sempre vejo o Carlos falando sobre o francês tanto que tracei o requisito francês como prioridade -1. Minha meta é cursar até o final do A2 aqui no Brasil e fazer um curso de imersão em Montreal de 1 mês ano que vem para melhorar o nível, se ainda não for suficiente pretendo estudar mais e continuar estudando mesmo após a entrevista para não ter surpresas.

Quanto ao inglês sou avançado mas não fluente (me comunico com certa facilidade e já cheguei a apresentar trabalhos mas as vezes me foge uma palavra ou expressão especifica), este ano devido a pós estou dando prioridade ao francês mas ano que vem devo retorna ao inglês até com o foco de obter uma boa nota que me ajude no processo.

A pós eu acho que no contexto de Quebec se encaixa mais para eu dar um direcionamento na minha carreira me especializando em trabalhar com arquitetura de software e não pelo título em si.

Carlos, sobre a minha esposa:

Curso de animacao tem cegep de 3 anos, como o Sandroms informou. Veja aqui um deles:

http://www.climoilou.qc.ca/fr/programme … e.php?id=7

se ela ja é formada em TI, melhor comecar a trabalhar na area direto, nao?

O que ela precisa é de experiencia na area ou afins.

A questão é que embora ela seja formada em Ciência da Computação ela deseja mudar de área e trabalhar com modelagem/animação 3D, inclusive este é um dos nossos motivacionais visto que praticamente não há mercado aqui no BR (o pouco que há está em Sampa) enquanto que no Canadá temos pólos de Jogos como Montreal e de cinema como Vancouver. Vou dar uma olhada no CEGEP, muito obrigado.

Estou realmente surpreso, nunca participei de uma comunidade tão ativa como este fórum.

Abraços,

Jonata182
      Participante

@SANDROMS wrote:

No teste online vc pode avaliar qual o nível mínimo de francês para receber o CSQ. Quando tiver esse nível faça o TCF e mande o dossiê. A1 ou A2 podem ser adquiridos com poucos meses de estudo.

Mas não pare por aí, ponha em mente um nível B2 ou C1 como meta para quando chegar aqui. Isso se o seu inglês for realmente bom, se não B2 pode ser pouco…

Desculpem me intrometer mas tenho uma dúvida em especial quanto ao nível de francês, portanto não queria criar um tópico só para isso.

Enfim, já estou vendo para começar um curso semi-intensivo na AF que pelo que entendi vai até o A1.2 e ano que vem vou fazer outro que vai até o A2.1. De acordo com a simulação que fiz, o nível de francês que preciso para entrar no programa é Beginner (levels 3 and 4). Vocês acham que fazendo esses cursos, levando a sério os estudos, eu consigo passar no TCF-Q pelo menos como Beginner?

Pretendo continuar estudando o francês cada vez mais mesmo depois da entrevista, mas o que eu gostaria era de garantir o CSQ já que nunca se sabe o que vai acontecer no meio dessas mudanças que a Ministra está fazendo.

Alguém saberia me dizer?

gabi-infirmiere
      Participante

Jonata, essa pergunta so vc pode responder.

como vc aprende linguas, tem facilidade ou dificuldade?

quanto tempo pretende se dedicar diariamente?

qual sua base de francês? começar do zero é diferente de ja ter um conhecimento minimo ….

minha bola de cristal esta nebulosa hoje … :mrgreen: :mrgreen:

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.